SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve ›...

14
Página 1 de 14 SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA EM SAÚDE O Health Cluster Portugal gere a SciPort, uma base de dados disponível em www.scienceportugal.com que se destina a divulgar as instituições, os projetos e os centros de serviços de I&D portugueses no domínio da Saúde. A base de dados conta atualmente com cerca de 130 instituições, 90 projetos e 90 centros de serviços já registados e recebeu 50 mil visitas e 120 mil visualizações de página com origem em 140 países. O objetivo é colocar à disposição de investigadores e empresas de todo o mundo uma plataforma onde podem facilmente identificar potenciais parceiros científicos/tecnológicos no universo de instituições de I&D, hospitais e empresas do setor português da Saúde. Se é responsável por uma entidade portuguesa com atividades de I&D e/ou que presta serviços de suporte à I&D na área da Saúde, e quer promover os seus projetos e serviços, poderá submeter um pedido de registo na SciPort em: http://www.scienceportugal.com/en/projects/new _account.php A Agência Nacional de Inovação é a entidade responsável pela área sectorial “Healthcare” no consórcio Enterprise Europe Network Portugal, coordenando-se com o Health Cluster Portugal enquanto parceiro-chave para o sector. FONTE: https://ani.pt/tag/saude/

Transcript of SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve ›...

Page 1: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 1 de 14

SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DE CIÊNCIA & TECNOLOGIA EM SAÚDE

O Health Cluster Portugal gere a SciPort, uma base de dados disponível em www.scienceportugal.com que se destina a divulgar as instituições, os projetos e os centros de serviços de I&D portugueses no domínio da Saúde.

A base de dados conta atualmente com cerca de 130 instituições, 90 projetos e 90 centros de serviços já registados e recebeu 50 mil visitas e 120 mil visualizações de página com origem em 140 países.

O objetivo é colocar à disposição de investigadores e empresas de todo o mundo uma plataforma onde

podem facilmente identificar potenciais parceiros científicos/tecnológicos no universo de instituições de I&D, hospitais e empresas do setor português da Saúde.

Se é responsável por uma entidade portuguesa com atividades de I&D e/ou que presta serviços de suporte à I&D na área da Saúde, e quer promover os seus projetos e serviços, poderá submeter um pedido de registo na SciPort em: http://www.scienceportugal.com/en/projects/new_account.php

A Agência Nacional de Inovação é a entidade responsável pela área sectorial “Healthcare” no consórcio Enterprise Europe Network Portugal, coordenando-se com o Health Cluster Portugal enquanto parceiro-chave para o sector.

FONTE: https://ani.pt/tag/saude/

Page 2: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 2 de 14

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E INOVAÇÃO NA SAÚDE EM DEBATE NO “PORTUGAL EHEALTH SUMMIT”

ARTIGO DE OPINIÃO DE HENRIQUE MARTINS

A transformação digital no setor da saúde é um processo contínuo que

visa a criação de um novo ecossistema

de informação e valor, com

novas oportunidades para o desenvolvimento da qualidade e uma melhor utilização dos recursos, devendo estar alinhado, não só a nível nacional, como também com as melhores práticas europeias e iniciativas transfronteiriças. Assente nesta premissa, o Ministério da Saúde, através da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE) promove a 2.ª edição do “Portugal eHealth Summit”, iniciativa de cariz internacional, que irá decorrer entre os dias 20 e 23 de março de 2018, em Lisboa, na Sala Tejo – Altice Arena e no PT Meeting Center.

Inserindo-se no processo de transformação digital, têm sido desenvolvidos, implementados e atualizados diversos sistemas, para melhorar a qualidade da informação na prestação e gestão de cuidados de saúde, aumentar a eficiência e atualizar tecnologicamente os sistemas existentes, permitindo uma melhoria nos serviços públicos prestados aos cidadãos, e em alinhamento com as medidas do Simplex + Saúde.

Exemplo concreto de um projeto bem-sucedido, e já consolidado no SNS, é a Receita Sem Papel (RSP), com benefícios claros para cidadãos, médicos, farmacêuticos e instituições de saúde. A sua implementação no SNS permite termos, hoje, um sistema mais seguro, menos favorável a comportamentos inapropriados, com índices mais baixos de utilização abusiva da receita para a dispensa de medicamentos porque, por um lado, os agentes sabem que o controlo é poderoso e porque

os instrumentos de deteção precoce permitem combater a fraude.

Quando nos referimos à transformação digital em curso, temos que falar, imperativamente, nas condições indispensáveis para se assegurar o avanço desta mudança, e que serão temáticas de debate no decorrer dos quatro dias do eHealth Summit 2018.

Cibersegurança é uma questão que está subjacente a esta mudança digital, mas não é específica do setor da saúde, contudo, a informação em saúde é vital para os cidadãos. Gradualmente, tem sido alterado o paradigma de comportamento face às medidas para garantir a segurança da informação e, cada vez mais, são implementadas medidas para reforçar a segurança dos Sistemas de Informação.

A TeleSaúde, área integrada no âmbito dos princípios da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação da Saúde até 2020, é fundamental para esta revolução digital. A dinamização da TeleSaúde, em particular das teleconsultas, tem vindo a ser realizada através da criação de condições necessárias e muitos dos postos de trabalho de Unidades Locais de Saúde (ULS) já foram equipados com webcam e microfone. Ao nível de projetos estratégicos para 2018 destaca-se o desenvolvimento de áreas como a Telepatologia, a Teledermatologia, a Telenutrição ou os Telecuidados, e a Via verde do AVC, onde a TeleSaúde já é utilizada como instrumento na triagem e referenciação para tratamento adequado, evitando tempos de espera e contribuindo para a diminuição da mortalidade.

O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), organismo integrado na SPMS, EPE, tem contribuído para esta dinamização, eliminando barreiras de acesso e levando o SNS a todos os cidadãos, por exemplo, médicos de diferentes especialidades, que se encontram em grandes meios urbanos, já podem

Page 3: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 3 de 14

tratar e acompanhar pacientes que estejam em zonas rurais, ou do interior.

Mas há outras condições para que a transformação digital continue a avançar, aliando tecnologia e inovação, de forma a melhor servir cidadãos, profissionais, instituições e organizações. As soluções digitais, ou o Princípio Móvel-à-Partida, essenciais para a saúde estar disponível, em qualquer lugar e a qualquer hora, são outro exemplo. Esta mudança de paradigma e de programação, criação e relação das ferramentas digitais tem como fatores chave os eSkills dos profissionais de saúde e a literacia digital dos cidadãos.

As competências técnicas dos quadros técnicos no Estado e nas empresas constituem, também, uma condição fundamental nas diretrizes europeias sobre transformação digital, integrada no eGovernment Action Plan 2016-2020, de modo a promover mobilidade transfronteiriça, convergindo, assim, para o Mercado Único Digital. O fortalecimento da ação dos agentes da mudança digital é igualmente importante, sendo os verdadeiros change agents, muitas vezes, informais jovens médicos internos no SNS; os próprios doentes e famílias na pressão que exercem, ou técnicos diversos. Infraestruturas robustas, redes rápidas e hardware apropriado são imprescindíveis para que esta mudança se concretize.

De facto, em Portugal, quer na SPMS, quer nos prestadores de saúde ou nos seus fornecedores tecnológicos, existem bolsas de experiência que permitirão dar um salto necessário, conseguindo, ao mesmo tempo, quick wins.

O debate sobre inovação e transformação digital é o foco da 2.ª edição do “Portugal eHealth Summit”, passando por temáticas sobre comunicação estratégica digital, mercados digitais, compras públicas, inteligência artificial e dados, e contando com a participação de diversas entidades, organismos da Administração Pública, empresas do setor tecnológico, indústria farmacêutica, startups, entre outras organizações.

Se é verdade que Portugal já esteve no fim da linha, e ainda está em algumas áreas, hoje está na linha da frente no que diz respeito ao ranking digital da saúde, merecendo reconhecimento dos nossos parceiros europeus, que distinguiram a SPMS, EPE para liderar a próxima Joint Action for Supporting the eHealth Network, ou seja, a Ação Conjunta que visa traçar, apoiar e acompanhar os esforços em ehealth nos Estados-membros da União Europeia, até 2021.

“Portugal eHealth Summit” assume, deste modo, um posicionamento estratégico essencial para o país se manter nesta linha da frente da desburocratização, simplificação, desmaterialização e aposta na informatização, em alinhamento com as melhores práticas internacionais, para facilitar e melhorar a vida dos cidadãos e o desempenho dos profissionais. Em 2017, foi a maior iniciativa sobre transformação digital no setor da saúde, já realizada no país. Para este ano, as expetativas são ainda mais elevadas, com 200 oradores confirmados, a participação de cerca de 80 empresas e 45 startups e vai contar com milhares de visitantes.

FONTE: https://www.publico.pt/2018/03/19/sociedade/opiniao/transformacao-digital-e-inovacao-na-saude-em-debate-no-portugal-ehealth-summit-1806956

Page 4: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 4 de 14

INOVAÇÃO EM SAÚDE

Deteção precoce da doença de Alzheimer, transmissão de material genético entre células tumorais e modelação 3D de pele são projetos tecnológicos na área da Saúde apoiados pelo COMPETE.

FERRAMENTA PARA MODELAÇÃO 3D DE PELE

SkinChip é um projeto que junta a Universidade do Minho, o CENIMAT-I3N (Centro de Investigação de Materiais (Lab. Associado I3N) da Universidade Nova) e o INEB (Instituto Nacional de Engenharia Biomédica) no objetivo de criar um sistema à base de celulose, inovador, de baixo custo, seguro, descartável, sustentável, capaz de suportar o crescimento de um modelo funcional de pele. A equipa irá desenvolver um dispositivo de pele-on-chip, tendo por base materiais de baixo custo e tecnologias amplamente disponíveis. A celulose vegetal e a celulose bacteriana vão ser exploradas no sentido de servirem de base para a construção de uma plataforma de microfluídica, utilizando a tecnologia lab-on-paper , para a introdução de estímulos externos (elétricos ou mecânicos), e para apoiar o crescimento (multi)celular de pele.

TRANSMISSÃO DE MATERIAL GENÉTICO ENTRE CÉLULAS TUMORAIS

O projetoTHoR - Transferência horizontal de resistência à terapia: mudança de paradigma na

monitorização de pacientes com cancro, promovido pelo IPATIMUP, tem como objetivo esclarecer os possíveis mecanismos como se propagam as mutações de resistência às terapias entre células tumorais. Os investigadores delinearam como objetivos demonstrar que os mecanismos de resistência à terapia são transferidos entre células tumorais e determinar se as células recetoras integram de forma estável os mecanismos de resistência à terapia. A colaboração com a empresa Life Technologies garante acesso privilegiado (sob termos de um acordo de desenvolvimento) a ferramentas exclusivas, que permitem a deteção de mutações com elevada sensibilidade.

DIAGNÓSTICO PRECOCE E PREDITIVO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

O aumento do número de casos de pessoas com demência, consequência da maior esperança de vida, coloca em cima da mesa a necessidade premente de encontrar mecanismos de melhoria das condições de vida da população.

Se, por um lado, urge apostar na formação de cuidadores formais e (também no apoio) dos informais, também é importante inverter a atual situação de diagnóstico tardio.

Page 5: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 5 de 14

A pensar nisso, a Universidade de Aveiro está a promover um projeto cujo objetivo é investigar e validar proteínas no sangue como preditores da doença de Alzheimer e conversão para demência e definir perfis específicos de acordo com o estado da doença.

As abordagens neuroquímicas em doenças neurodegenerativas têm ganho aceitação nos últimos anos, com monitorização de biomarcadores no líquido cefalorraquidiano e soro. O diagnóstico neuroquímico de demência baseado no CSF (CSF-NDD - neurochemical dementia diagnostics) é o estado-da-arte, mas o CSF-NDD apresenta limitações, como o reduzido número de biomarcadores e a necessidade de uma punção

lombar, para recolha do CSF, o que dificulta o seu uso como um procedimento de rastreio generalizado.

O foco tem, por isso, incidido na identificação de biomarcadores no sangue, que apresentam soluções com um menor custo e um método de diagnóstico não-invasivo. Atualmente ainda não existe nenhum biomarcador no sangue que seja sensível, fiável e usado de rotina para o diagnóstico clínico. Apesar de já terem sido identificados alguns candidatos, estes precisam de ser validados e bem estabelecidos em avaliações clínicas. Além disso, testes de demência e doença de Alzheimer no sangue vão para além de uma ferramenta de diagnóstico, permitem também a avaliação de risco, prognóstico, ensaios farmacológicos e avaliação do potencial terapêutico e toxicidade.

A conclusão bem-sucedida deste projeto permitirá avaliar e validar os biomarcadores da doença de Alzheimer baseados em sangue, podendo ser traduzido para a prática clínica.

Fonte: http://www.tecnohospital.pt/noticias/inovacao-saude/

Mais informação em:

www.poci-compete2020.pt/newsletter/detalhe/Proj16904_AD_Blood_Assay

http://www.poci-compete2020.pt/newsletter/detalhe/Proj16602-THoR-NL144

http://www.poci-compete2020.pt/destaques/detalhe/Proj16595_SkinChip

Page 6: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 6 de 14

PARTICIPAÇÃO PORTUGUESA NO HORIZONTE 2020 POR NÚMERO DE PARTICIPAÇÕES - 2014-2017

O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado

para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração.

O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas. As entidades nacionais participam em 1261 projetos do Horizonte 2020:

Estes projetos resultam de 8972 propostas submetidas e correspondem a uma taxa de sucesso de 14,05% face a 13,05% de média da UE.

2014 2015 2016 2017 Total

Projetos Aprovados PT 334 293 319 315 1261

Projetos Coordenados PT 79 85 98 94 356

Propostas Apresentadas PT 2208 2575 1986 2203 8972

Propostas Coordenadas PT 816 861 738 848 3263

Taxa de sucesso PT 15,13% 11,38% 16,06% 14,30% 14,05%

Propostas Apresentadas UE 35312 41600 40884 42183 159979

Projetos Aprovados UE 5460 4645 5986 4790 20881

Taxa de sucesso UE 15,46% 11,17% 14,64% 11,36% 13,05%

Número de Participações PT (propostas retidas p/a financiamento)

Ensino Superior 128 94 113 98 433

Grandes Empresas 46 48 52 58 204

PME 92 86 111 90 379

Centros de Investigação 126 132 117 131 506

Outros 91 69 79 59 298

Total 483 429 472 436 1820

Page 7: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 7 de 14

CASOS DE SUCESSO No âmbito do Projeto Inova Algarve 2020 tivemos a oportunidade de entrevistar diversos empresários algarvios com projetos inovadores nos setor da Saúde e Bem Estar. Ficam aqui registadas algumas das ideias-chave das entrevistas concedidas – patentes na íntegra no website do projeto em: http://www.inova-algarve.pt/pt/casos-de-sucesso

PEDRO LIMA - SEA4US

Pedro Lima, Co-fundador e Diretor da empresa

Sea4Us apresenta a empresa na primeira pessoa –

uma biofarmacêutica

especializada na descoberta e no

desenvolvimento de novos medicamentos

baseados em novos compostos de origem marinha para atender a condições clínicas ainda sem resposta.

Um dos projetos visou a obtenção de uma patente nacional e internacional para um analgésico para alívio da dor crónica.

Em concreto, o projeto envolveu a contratação de serviços especializados de proteção de propriedade industrial, com o objetivo de garantir a proteção de patentes para as moléculas marinhas bioactivas descobertas pela Sea4Us.

Page 8: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 8 de 14

SÉRGIO GABRIEL – GYRAD

Sérgio Gabriel apresenta a GyRad, uma empresa sedeada na Universidade do Algarve, em Faro.

A GyRad apresenta-se como uma empresa spin-off proveniente das atividades de investigação científica em Física Médica na Universidade do Algarve, constituída por Engenheiros Físicos qualificados em proteção radiológica, com presença em todo o território nacional, e criada para responder às necessidades dos vários operadores

de serviços de saúde que possuem instalações de radiodiagnóstico.

A GyRad pretende garantir que as instalações, os seus profissionais e os seus equipamentos cumprem as disposições nacionais em matéria de proteção e segurança radiológica nos cuidados com os seus pacientes, não apenas como exigência legal, mas como difusão e promoção de uma política de qualidade e exigência nos serviços que apresentam.

Page 9: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 9 de 14

EVENTOS

PORTUGAL EHEALTH SUMMIT, 21 A 23 DE MARÇO 2018

www.ehealthsummit.pt

-

INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL, 26 DE JUNHO 2018

www.healthportugal.com

-

INNOVATION SESSIONS 2018 | HEALTHCARE SYSTEMS & FUTURE THERAPIES - BRUXELAS, 4 DE JUNHO DE 2018

Mais informações em:

https://europa.eu/newsroom/events/innovation-sessions-healthcare-systems-and-future-therapies_en

INDICADORES

FONTE APIFARMA MARÇO 2018

Page 10: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 10 de 14

ESTUDOS

ESTUDO UM NOVO MODELO DE ACESSO À INOVAÇÃO EM SAÚDE BASEADO EM RESULTADOS – BOSTON CONSULTING GROUP, NOVEMBRO 2016

Disponível para download em: https://www.sns.gov.pt/wp-content/uploads/2016/11/RelatorioBCGJanssen-

NovoModelodeAcessoaInovacao-Nov16_vff.pdf

Page 11: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 11 de 14

IFPMA DIVULGA RELATÓRIO DE 50 ANOS DE PROGRESSO DA SAÚDE GLOBAL

A Federação Internacional da Indústria Farmacêutica divulgou, a 22 de Maio de 2018, o relatório de 50 anos de progresso da saúde global.

Este relatório traça o progresso global da saúde nos últimos 50 anos, através dos principais avanços científicos alcançados pela Indústria Farmacêutica.

Disponível para download em: https://50years.ifpma.org/wp-content/uploads/2018/05/50-years-of-global-health-progress-report-ifpma-sustainability-2018.pdf

Page 12: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 12 de 14

ESTUDO DELOITTE: SAÚDE EM ANÁLISE

Neste estudo do sector da saúde e do medicamento a Delloite apresenta os principais desafios que o sector enfrenta. Estes desafios foram definidos com base no contexto atual do sector da saúde em Portugal, à luz das recentes reformas.

Disponível para download em: https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/pt/Documents/life-sciences-health-care/pt(pt)_lshc_saudeemanalise_04022011.pdf

Page 13: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 13 de 14

CADERNO DE CARACTERIZAÇÃO NACIONAL: TURISMO MÉDICO

Disponível para download em: http://www.healthyn.pt/images/Documentos/Caderno_carateriza%C3%A7%C3%A3o_nacionall_nov14.pdf

Page 14: SCIPORT – BASE DE DADOS DE PROJETOS E SERVIÇOS DEcdn.unykvis.com › Inova-algarve › Inova_algarve_2020_boletim... · 2018-06-19 · tratar e acompanhar pacientes que estejam

Página 14 de 14

LINKS ÚTEIS

Science Portugal Health Cluster Portugal APIFARMA

www.scienceportugal.com healthportugal.com www.apifarma.pt

Agência Nacional de Inovação IAPMEI AICEP Portugal Global

www.ani.pt www.iapmei.pt www.portugalglobal.pt