SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

18
Iniciativa do vereador Marcos Cantor (PSDB) teve grande repercussão nes- ta semana. O parlamentar anunciou que deve propor projeto para modificar o Regimento Interno da Câ- mara. Para Marcos deve ser estipulado um expediente no legislativo também para os edis. A medida proposta pelo vereador, atinge diretamen- te Luiz Carlos Novaes Mar- ques, o Psiu, que costuma atravessar as madrugadas na Câmara. Apesar de per- tencerem ao mesmo parti- do, a relação entre os dois há tempos está estreme- cida, principalmente pela postura oposicionista de Psiu enquanto Marcos cos- tuma apoiar os projetos do governo. O assunto tomou con- ta das redes sociais, com a maior parte de comentários sendo contrários à proposta. Ao ter conhecimento das crí- ticas na rede social, Marcos registrou boletim de ocor- rência contra os autores das supostas ofensas publicadas no grupo da Câmara de San- ta Cruz, no Facebook. Foi enterrado na manhã da última quarta-feira (21), o corpo do jovem santa- -cruzense Pedro Migliani Monfernatti,19, que se afogou no rio Paranapanema de- pois de pular da ponte Pênsil em Chavan- tes. O corpo do jovem foi encontrado na tarde de terça-feira (20) na divisa dos es- tados de São Paulo e Paraná pelo Corpo de Bombeiros de Jacarezinho (PR). As equi- pes de resgate trabalhavam desde à tarde do sábado (17) à procura de Pedro. O cor- po apareceu boiando perto do ponto onde ele havia sido visto pela última vez. Marcos Cantor quer proibir trabalho dos vereadores durante a madrugada www.gruposcn.com.br /scnnoticias Ano I Edição 34 Santa Cruz do Rio Pardo e Região (SP) TRANSPORTE- Usuários criticam mudança de ponto no Jardim São João Fechamento da edição: Sexta-feira(23) às 20:48 Pedro Figueira Pedro Figueira Pedro Figueira CIbele Martins Mudança de ponto de ônibus irrita usuários da circular “Nasci de novo”, diz sobrevivente de acidente na Raposo Doutores Sorriso levam alegria ao hospital Inclusão produtiva é objetivo do Ateliê de Costura do CRAS Praias, artesanato e culinária local são destaques de Maceió Corpo de jovem é encontrado após três dias no Paranapanema Temporal deixa estragos por toda a cidade; show de Jorge e Mateus é adiado para dia 5 Estatuto dos servidores será debatido na Câmara Polícia apreende haxixe em rodovia Pressionado, Otacílio volta atrás e reduz valor da Taxa de Bombeiros página 03 páginas 14 e 17 página 03 página 14 página 04 página 08 página 15 Santa Cruz passa a contar com Sindicato da Alimentação Cinco mil pessoas devem passar pelo cemitério no Finados ‘Invasão’ de pernilongos perturba moradores Polpetone recheado é dica gourmet desta semana página 15 página 05 página 09 página 09 página 15 página 14 página 14 R$ 2,00 24 de Outubro de 2015 Circulação semanal Medida proposta atinge diretamente Psiu, que costuma atravessar as madrugadas na Câmara página 03 Jovem blogueira, Bruna Miranda faz sucesso com vídeos no YouTube página 04 @scnnoticias

description

 

Transcript of SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Page 1: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Iniciativa do vereador Marcos Cantor (PSDB) teve grande repercussão nes-ta semana. O parlamentar anunciou que deve propor projeto para modificar o

Regimento Interno da Câ-mara. Para Marcos deve ser estipulado um expediente no legislativo também para os edis.

A medida proposta pelo

vereador, atinge diretamen-te Luiz Carlos Novaes Mar-ques, o Psiu, que costuma atravessar as madrugadas na Câmara. Apesar de per-tencerem ao mesmo parti-

do, a relação entre os dois há tempos está estreme-cida, principalmente pela postura oposicionista de Psiu enquanto Marcos cos-tuma apoiar os projetos do

governo. O assunto tomou con-

ta das redes sociais, com a maior parte de comentários sendo contrários à proposta. Ao ter conhecimento das crí-

ticas na rede social, Marcos registrou boletim de ocor-rência contra os autores das supostas ofensas publicadas no grupo da Câmara de San-ta Cruz, no Facebook.

Foi enterrado na manhã da última quarta-feira (21), o corpo do jovem santa--cruzense Pedro Migliani Monfernatti,19, que se afogou no rio Paranapanema de-pois de pular da ponte Pênsil em Chavan-tes.

O corpo do jovem foi encontrado na

tarde de terça-feira (20) na divisa dos es-tados de São Paulo e Paraná pelo Corpo de Bombeiros de Jacarezinho (PR). As equi-pes de resgate trabalhavam desde à tarde do sábado (17) à procura de Pedro. O cor-po apareceu boiando perto do ponto onde ele havia sido visto pela última vez.

Marcos Cantor quer proibir trabalho dos vereadores durante a madrugada

www.gruposcn.com.br/scnnoticias

Ano IEdição 34Santa Cruz do Rio Pardo e Região (SP)

TRANSPORTE- Usuários criticam mudança de ponto no Jardim São João

Fechamento da edição: Sexta-feira(23) às 20:48

Pedro Figueira

Pedro Figueira

Pedro FigueiraCIbele Martins

Mudança de ponto de ônibusirrita usuários da circular

“Nasci de novo”, diz sobrevivente de acidente na Raposo

Doutores Sorriso levam alegria ao hospital

Inclusão produtiva é objetivo do Ateliê de Costura do CRAS

Praias, artesanato e culinária local são destaques de Maceió

Corpo de jovem é encontrado após três dias no Paranapanema

Temporal deixa estragos por toda a cidade; show de Jorge e Mateus é adiado para dia 5

Estatuto dos servidores será debatido na Câmara

Polícia apreende haxixe em rodovia

Pressionado, Otacílio volta atrás e reduz valor da Taxa de Bombeiros

página 03páginas 14 e 17

página 03

página 14

página 04

página 08página 15

Santa Cruz passa a contar com Sindicato da Alimentação

Cinco mil pessoas devem passar pelo cemitério no Finados

‘Invasão’ de pernilongos perturbamoradores

Polpetonerecheado édica gourmetdesta semana

página 15página 05 página 09página 09

página 15página 14

página 14

R$2,00

24 de Outubro de 2015

Circulação semanal

Medida proposta atinge diretamente Psiu, que costuma atravessar as madrugadas na Câmara

página 03

Jovem blogueira, Bruna Miranda

faz sucesso com vídeos no

YouTube

página 04

@scnnoticias

Page 2: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20152

Empregadores domésticos, em todo o Brasil, que haviam feito o cadastramento no site do eSocial, da Receita Federal, até dia 21 de outubro. Por meio da plataforma é possível aderir ao Simples Doméstico, regime unificado de pagamento de todas as contribuições e encargos do trabalhador doméstico.

DeOlho

Eles não se firmam onde estão, aliás, são mais de 30 partidos no país e é de conhecimento de todos que o Brasil não tem isto tudo de ideologia, muito menos Santa Cruz” (Celso Prado, memorialista, sobre Leandro Mendonça e Murilo Sala, ao falar de possíveis nomes fortes à prefeitura )

EDITORIALVENTOS DA INVEJA

Não parece, mas somos de uma terra rica. Um lugar que em um passado não tão distante foi considerado uma grande cidade. Tivemos por aqui personalidades históricas. Deputados, Senado-res, até filhos de governadores residiram em nossa querida e hoje tão sofrida, Santa Cruz.

Em algum lugar perdido no tempo já fomos comparados a ci-dades hoje bem maiores e pujantes como Ribeirão Preto. Mas por que este ribeirão engoliu nosso rio?

O que era visto como pró passou a ser contra, quando com o passar do tempo a postura de nossos coronéis acabou por minar e afogar uma evolução natural que se desenhava no início do sé-culo. Com isso, o tempo tratou de ver nossa Santa Cruz sendo ul-trapassada por cidades bem mais jovens no interior paulista como Ourinhos e Bauru.

É bem verdade que nossos coronéis também nos garantiram várias benesses neste período. A influência política de barões do café costumava falar alto. Mas com o passar do tempo, e a cres-cente briga pelo poder entre “Vermelhos ”e “Azuis” vimos nossos coronéis e sua maneira de governar ficando ultrapassada. Aqueles que antes eram benfeitores se tornaram responsáveis pela estag-nação.

Neste período, pensava-se no crescimento pessoal, no poder e em tudo que ele representava. A ideia destes poderosos era ficar cada vez mais fortes fazendo tudo que fosse necessário para que o inimigo político da vez se enfraquecesse, mesmo que isso sig-nificasse uma involução da então promissora cidade. Em outras palavras, se remava contra.

Foi assim. Por culpa da vaidade e da inveja que nossos avôs e pais assistiram o apequenamento de nossa amada Santa Cruz.

Por aqui, tornou intrínseca a cultura do torcer contra, do co-memorar o fracasso daqueles por qual não nutrimos alguma em-patia.

Empatia essa que também não precisaria existir, caso fosse di-vidido conosco alguma fatia do bolo. Em outras palavras, “Se não gosto e não estou ganhando nada com isso, tomara que dê errado!”.

Foi assim que com o passar dos anos, filhos ilustres e talen-tosos desta terra se viram obrigados a abandonar a cidade caso quisessem ter o reconhecimento merecido em suas profissões. E assim cada vez mais está.

Triste observar que boa parte da sociedade santa-cruzense, mesmo vivendo de migalhas e tendo que ver seus jovens abando-narem suas casas precocemente a fim de que possam sobreviver com dignidade, ou simplesmente ter algumas horas de bom lazer, ainda consigam praticar a inveja com tanta desenvoltura.

Uma população que não lê, não ouve, não se educa, não cresce, e que continua torcendo contra aqueles poucos competentes que aqui restaram. Um povo que é capaz de comemorar o insucesso de um trabalho, que mesmo não agradando o gosto musical de todos, antes de qualquer coisa coloca o pão na mesa de muitos.

O nome disso? Inveja. E por que será que costumamos falar tão pouco de inveja e

muito menos admitir que ela exista quando se pararmos para ana-lisar veremos que ela ocupa tanto espaço na nossa vida?

Uma resposta plausível é que todos preferem não pensar na relação que têm com pecados que cometemos tão frequentemen-te. Não falamos de inveja, ira, gula, preguiça, soberba, avareza e luxúria. Para disfarçar, preferimos ‘postar’ ou falar de amor, enquanto torcemos para que as lonas do circo peguem fogo. Ou água, ou vento.

Tenha certeza, a culpa não é de São Pedro.

Descaso com a história

Uma das obras que marcou o governo de Maura Macieir-inha, o Museu Histórico, dá sinais de abandono. O local é pouco frequentado, inclusive alunos das escolas da cidade, dificilmente comparecem ao prédio. Amantes da história e cultura santa-cruzense confidenciaram que os funcionári-os responsáveis por acompanhar as visitas não estão aptos a explanar sobre o acervo exposto. Mais um fato que depõe pelo abandono do setor é o mato alto ao redor do local, um prédio histórico onde funcionou a antiga Estação Fer-roviária de Santa Cruz.

Renúncia

São reais as chances de Souza Neto (DEM) renunciar ao cargo de vereador em breve. O candidato que foi muito bem votado em seu primeiro mandato, e que se reelegeu mesmo com grande queda no número de votos se mostra insatisfeito. O radialista costuma faltar a diversas sessões por conta de problemas de saúde. Além do mais, sua es-posa também está com a saúde comprometida, fator que pode ser decisivo para o afastamento do vereador da Câ-mara.Há alguns meses, a saída do parlamentar da Casa chegou a ser ensaiada, na ocasião, o mesmo teria sido convidado para assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social, dando lugar a Jorge Araújo, primeiro suplente, em uma manobra que serviria para dar mais força a bancada gov-ernista, e travar as ações principalmente de Psiu. Pelas informações, Jorge deverá ser mais um para engrossar o apoio do legislativo ao prefeito Otacílio Parras Assis nos próximos dias com a renúncia de Souza.

Assessor do Marsola

O vereador Marcos Cantor vem superando as expectativas como defensor assíduo do prefeito Otacílio Parras Assis. Assim como em outras ocasiões, Marcos foi o único par-lamentar a comparecer para uma reunião no gabinete do prefeito na última segunda-feira (19). Desta vez o assunto era a tão famigerada Taxa de Serviços de Bombeiros. O en-contro contou com a presença do chefe do executivo e a te-nente regional da corporação Camila Beniti, além de Mar-cos. Ao ser questionado sobre o por que estava na reunião, o vereador esclareceu que o presidente Marsola havia lhe pedido que o representasse no encontro. No entanto, pelo visto Marcos se esqueceu de combinar a versão com o pres-idente da casa, pois no mesmo dia, Marsola disse que nem estava sabendo que a tal reunião aconteceria. Vale lembrar que há poucos meses, Marcos já havia participado de uma reunião na prefeitura e tomado conhecimento em primeira mão sobre um projeto que só foi apresentado posterior-mente aos demais edis durante uma sessão extraordinária. Na época, o Cantor se justificou dizendo que estava de pas-sagem pela prefeitura e por acaso pode ler o projeto. Em tempo, nesta sexta-feira, Marcos criou sua conta no Face-book.

Na mesma moeda

Uma nova reunião para definições relacionadas a implan-tação do regime estatutário aos servidores municipais acontece na próxima quinta-feira (29). Porém, desta vez além dos vereadores, foram convidados apenas os fun-cionários e representantes do sindicato da categoria, fi-cando de fora qualquer membro do executivo. Pelo lado dos vereadores foi grande a pressão ao presidente da Casa para que nenhum tipo de convite fosse enviado à adminis-tração. A conduta é uma nítida retaliação pelo fato de que os vereadores foram proibidos de opinar sobre o assunto durante a audiência pública realizada no Palácio da Cul-tura, com a presença do prefeito e todo o quadro jurídico da prefeitura. Na ocasião, apenas Leandro Mendonça se pronunciou, por ser dentista rede de saúde municipal. Será que os anseios do funcionalismo serão atendidos com toda esta hostilidade entre os poderes?

Incompatibilidade numérica

Ultimamente os cálculos matemáticos têm ganhado es-paço na política santa-cruzense. Primeiro, a fórmula uti-lizada pela prefeitura para cálculo da Taxa de Serviços de Bombeiros foi bastante contestada pela população e vereadores, fazendo com que inclusive o prefeito voltasse atrás, e revesse os valores cobrados. Agora, o próprio Otací-lio declarou que as contas para os repasses à Câmara an-dam sendo mal feitos, e por isso o dinheiro do duodécimo costuma sobrar todo ano. O presidente Marsola que recentemente efetuou a devolução de mais de R$ 500 mil a prefeitura, não quis co-mentar o assunto. Resta saber quem está precisando mais de calculadora.

No mudo

Na última segunda-feira, foi realizada sessão extraordinária na Câmara, logo após o termino dos trabalhos normais (ses-são ordinária). A nova reunião foi bastante criticada pelo vereador Psiu, principalmente pelo fato de que por conta de “alguns minutos a mais” da permanência do técnico de som no recinto, o custo seria de R$ 400 a mais. O valor está acordado no contrato firmado com o profissional respon-sável pelo som da Casa. Ao perceber o questionamento de Psiu, o técnico se irritou e falou inclusive em devolver o dinheiro, mas foi desaconselhado por Marsola.O serviço de técnica de som na Câmara se tornou ne-cessário desde que o sistema implantado na gestão do ex-presidente José de Paula, ao custo de R$ 126 mil, deixou de funcionar corretamente.

Greve por um fio

A greve dos bancários deve se encerrar na próxima segun-da-feira (26), quando ocorrem as assembleias dos sindi-catos em todo o país para decidirem se aceitam ou não a proposta apresentada na tarde de ontem (23) pelos ban-queiros. Foi proposto reajuste de 10% sobre todos os valores como salários, comissões e PLR (Participação dos Lucros e Resul-tados) e 14% de aumento no valor do ticket alimentação, atualmente fixado em R$ 1.040. A paralisação da categoria completa hoje 19 dias, o impasse na negociação é referente à compensação de dias parados. Os banqueiros querem o desconto ou compensação e o comando de greve deve reivindicar 50% de compensação até 15 de dezembro e anistia das horas restantes. O movi-mento gera divergência de opiniões entre a população que se sente prejudicada com as dificuldades no atendimento, mas também espera por melhorias nos serviços.

465.911

Deixemos de prosa!Se deixarmos de lado a nossa mesquinhez cotidiana e ana-

lisarmos a situação atual do país (e porque não dizer, do mun-do), constataremos facilmente a insignificância de qualquer ato isolado que vá contra o sistema criado e recriado pelos que estão no alto escalão do poder. Mancomunados e dispostos a manter o “status quo”, não moverão uma palha em prol de uma sociedade equânime. Se o povo permanecer em desar-monia, os podres poderes continuarão “harmônicos” demais entre si. Diante desta pasmaceira, há os que estão contentes! Paciência?! Realmente, não há muito mais o que fazer..

Seguem alguns versos, tal como ocorreu numa época em que houve censura nos jornais (da próxima vez, quem sabe, uma receita de bolo).

Algumas poesias enclausuradas,longe de amigos que me restam...bons aliados, quase completos,vivendo em prosa, não em verso.

Noites longas em conversas,músicas ruins, risos aéreos,vozes em eco, lugar comum,amplo o vazio, cheio de erros.

Toda a ingenuidade de ideiase vãs palavras, imprecisas...a verdade querida em teoria,porém sem a práxis dolorida.

Um viver como o de amantes,avesso a conflitos cotidianos;parceria de seres mundanos,imprestáveis ao sério contato.

Cada um fechado em seu mundo,com olhos para o próprio umbigo...toda a conduta que se esperado omisso e bom corpo social.

Em desarmonia

CIRCULAÇÃO SEMANAL(Aos Sábados)

[email protected]

Diagramação: Rafael Berti

Chefe de redaçãoAndré Rubio

Editor ChefeClaudio Antoniolli

Gerente comercialAira Gasparini

ReportagensCibele Martins

FotografiaPedro Figueira

Representante comercialKamila Xavier

Empresa Jornalística SCN Ltda/MECNPJ 22.094.573/0001-64Av. Tiradentes, 360 - 7o AndarSanta Cruz do Rio Pardo-SPFone: (14) 3372 6758

ÂNGELO ANDRADEColunista

QuANTO CuSTA SEu CARRO?

Você já fez as contas de quanto você gasta por mês com seu carro? Não pense só na prestação, vamos levantar todos os gastos e você vai ver que é bem mais que os pagamentos men-sais. Imagine um carro de 20 mil reais, onde você deu entrada de cinco mil. Vai financiar 15 não é? Não, para financiar já vai aumentar a Tarifa de Abertura de Cadastro, hoje em torno de mil reais. Então o financiamento já sobe para 16 mil, co-meçamos perdendo já. Aí o banco te faz uma simulação de fi-nanciamento, coloca o IOF para você pagar. Você vai financiar R$ 16.200,00. Para um carro zero km a taxa de juros está em torno de 2% ao mês. Você irá pagar 36 parcelas de R$ 635,57, mais a Tarifa de Emissão do Carnê, R$ 7,50. Ok, legal. Então

vamos a uma troca de pneu, os mais baratos a gente encontra por R$ 130,00, vamos supor que você troque dois pneus por ano, R$ 21,67 por mês. O IPVA é 4% do valor do carro, o que daria R$ 800,00, Seguro Obrigatório de R$ 210,00 e taxa de licenciamento R$ 70,00. Duas trocas de óleo ao ano, mais R$ 200,00. Vamos imaginar que gastamos dez reais por mês com estacionamento e que pagamos uma ducha no carro por pelo menos dois meses, mais dez reais por mês. Se você não troca de carro todos os anos, considere uma taxa de 10% de depreciação por ano, caso contrário seria 20%. Você não sabe, mas existe o Custo de Oportunidade por não usar o seu dinhei-ro investindo em uma poupança, por exemplo. Só aquela sua entrada de R$ 5.000,00 daria R$ 25,00 por mês de juros na poupança, e esse ainda é o pior investimento do mercado meu amigo. Então, supondo que o seu carro não estrague durante o ano inteiro, que você não tenha recebido nenhuma multa e também não pagou nenhum pedágio. Você ainda tem o seguro de (supostamente) R$ 2.000,00 por ano. Você gasta por mês, nada menos que R$ 1.133,07. E tem gente que prefere gastar com o carro e não ter um plano de saúde. Quando passar aque-le cara na frente da sua casa com o som alto, pergunte à ele quanto ele já gastou com dentista. Mas saiba que ele não vai te ouvir, muito menos responder por “N” motivos.

Henrique FedattoEconomista

Page 3: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20153

PRESIDENTE - Marsola prepara estrutura para receber grande número de servidores

RECUOU – Prefeito Otacílio anunciou redução nos valores da Taxa de Serviços de Bombeiros

“Para Psiu, o fato de trabalhar até mais tarde não causa nenhuma despesa para a Câmara

NOTURNO - Psiu sempre evidencia sua jornada durante a madrugada

Pedro Figueira

Pedro Figueira

Pedro Figueira

AUTOR - Marcos Cantor propõe fixar horário de trabalho aos vereadores

CIBELE MARTINS

Iniciativa do vereador Marcos Cantor (PSDB) teve grande repercussão nesta semana. O parla-mentar anunciou que deve propor projeto para modificar o Regimento Interno da Câmara. Para Marcos deve ser estipula-do um expediente no le-gislativo também para os edis.

A medida proposta pelo vereador, atinge di-retamente Luiz Carlos Novaes Marques, o Psiu, que costuma atravessar as madrugadas na Câma-ra. Apesar de pertence-rem ao mesmo partido, a relação entre os dois há tempos está estremecida, principalmente pela pos-tura oposicionista de Psiu enquanto Marcos costu-ma apoiar os projetos do governo.

O assunto tomou con-ta das redes sociais, com a maior parte de comen-tários sendo contrários à proposta. Ao ter conhe-cimento das críticas na rede social, Marcos regis-

trou boletim de ocorrên-cia contra os autores das supostas ofensas publica-das no grupo da Câmara de Santa Cruz, no Face-book.

Sobre o projeto para adequar os horários, Mar-cos afirmou que o objeti-vo é padronizar a Câmara de Santa Cruz em relação às Casas da região, que segundo ele, tem horários determinados para que se permaneça no local. O

parlamentar também pre-tende reduzir os custos. “A Câmara funciona das 8h às 18h, neste período é possível fazer muito pela população, fora isto é tempo para politicagem. Além disso, em tempos como de agora é neces-sário economizar”, disse Marcos durante entrevis-ta a Radio Band FM.

O vereador tucano também afirma não te-mer ser mal interpretado.

“Não pretendo tirar tem-po de trabalho. O fato é que de madrugada não é possível executar muitas das funções, por exemplo, o vereador não consegue resolver um problema do munícipe junto a algum dos secretários do gover-no ou ter acesso a um re-presentante das esferas estadual e federal”, co-mentou.

Marcos Cantor tam-bém espera apoio dos

outros colegas para apro-vação do projeto. “Já ex-pliquei para alguns deles e receberam bem, mas na Câmara tudo pode ocor-rer então não podemos saber”.

Para contra-atracar, Psiu postou no mesmo grupo uma foto de seu trabalho e o relógio mar-cava 3h35.

Para Psiu, o fato de trabalhar até mais tarde não causa nenhuma des-

pesa para a Câmara. “O guarda trabalha a noite toda, a luz e a internet também ficam ligadas o tempo todo Então não é mais despesa para o mu-nicípio, e pelo contrário, é neste horário que tenho tranquilidade para atuar e estudar documentos, e assim realizar a principal função do vereador, a de fiscalizar”.

CLAUDIO ANTONIOLLI

Na próxima quinta--feira (29) os vereadores de Santa Cruz se reunirão com os servidores do município para discutir a possível mu-dança do regime celetista para estatutário. O projeto de lei com a alteração já foi enviado pela prefeitura para a Câmara, mas os ve-readores querem ao menos duas reuniões com os ser-vidores antes de votar qual-quer alteração.

O encontro inicialmen-te estava marcado para o dia 27, véspera de feriado em comemoração ao dia do Funcionário Público, mas segundo o presidente do legislativo, Roberto Ma-riano Marsola (PTB), como

acontecerão algumas co-memorações nesta data, a reunião foi transferida para o dia 29.

“Estamos preparados para receber todos os ser-vidores municipais, como o espaço no plenário não é o suficiente para os mais de mil servidores, já prepa-ramos telão e microfones para as pessoas que ficarem na parte debaixo da Câma-ra”, ressaltou o presidente.

O assunto ainda gera muita polêmica, pois a maioria dos servidores se mostra receosa com a pos-sível alteração, já o jurídico da prefeitura garante que os funcionários só terão a ganhar com a mudança.

Marsola também co-mentou estar sendo cons-

tantemente procurado pelos servidores receosos com o assunto. “Ainda exis-tem muitas dúvidas, uma das maiores preocupações é em relação a Fundo de Garantia e outros questio-namentos como aposen-tadoria. Esse é o principal objetivo da reunião, escla-recer as dúvidas e deixar os vereadores tranquilos para votarem o projeto”.

O presidente da Câma-ra também não quis estipu-lar um prazo para colocar a matéria em votação. “É um assunto muito importante, mexe com a vida de muitas famílias, então temos de ter cuidado e responsabilida-de, sendo assim o projeto só irá para o plenário quan-do não existir mais dúvi-

das”, concluiu Marsola.Já o Sindicato dos Servi-

dores Municipais não deve-rá participar deste encon-tro. Segundo o presidente, Ademir Palko, já foram re-alizados encontros entre funcionários, prefeitura e os vereadores e a partir de agora os próprios colabora-dores e Câmara decidirão o melhor caminho.

“Só participaremos se por acaso recebermos um convite oficial o que até agora não aconteceu. Já realizamos várias reuni-ões com os vereadores e eles preferiram conversar diretamente com os servi-dores, então vamos deixá--los à vontade para tomar a melhor decisão”, falou Palko, que também citou

as várias dúvidas como um entrave.

Para ele, o sindicato não deverá interferir, pois não vê prejuízos com a possível alteração e tam-bém não vê problemas em manter o regime celetista, uma vez que a administra-ção atual tem aceitado vá-rias reivindicações.

“Nós vamos continuar orientando os servidores e

ficar atentos a tudo, e tanto faz celetista ou estatutário, independentemente do regime estaremos na luta para que jamais os servi-dores municipais sejam prejudicados”, concluiu o sindicalista.

O assunto também ain-da causa muitas dúvidas nos próprios vereadores que ainda não tem opinião formada sobre o assunto.

CIBELE MARTINS

Depois de se mostrar irredutível quanto às mu-danças na fórmula de cál-culo da Taxa de Serviços de Bombeiros, o prefeito Otacílio Parras Assis, vol-tou atrás e decidiu baixar os valores da nova contri-buição. Com isso, além do valor também serão modi-

ficados vencimento e local de pagamento da taxa. A notificação aos proprietá-rios de imóveis será publi-cada na edição do Semaná-rio Oficial deste sábado.

Os contribuintes terão desconto nos valores que já foram lançados e distri-buídos em forma de carnê. Para aqueles que ainda não haviam efetuado o paga-

mento, basta comparecer à prefeitura, a partir de 29 de outubro até 30 de dezem-bro, das 8h30 às 11h e das

13h às 16h. O proprietário irá efetuar o pagamento na Tesouraria do município e terá o desconto na hora.

Para aqueles que já tenham realizado o paga-mento será possível resti-tuir os valores que forem pagos a mais ou deixar para abatimento no próximo ano. O interessado deve apresentar requerimento no Setor de Protocolos da Prefeitura.

O anúncio do chefe do executivo foi feito na ma-nhã de sábado (17), quatro dias após reunião realizada na Câmara para discussão do assunto. Otacílio afir-mou ser uma decisão polí-tica e que para muitos con-tribuintes, o desconto será mínimo.

Na ocasião, os repre-sentantes da prefeitura, o secretário municipal de Finanças, Armando Cunha e o diretor de Fiscalização Tributária, João Carlos Za-rantonelli tentaram expli-car como os valores foram calculados. O principal questionamento dos vere-

adores é sobre o limitador que deveria estipular o va-lor máximo da taxa para cada tipo de prédio, como por exemplo, para residên-cias não poderia passar de R$ 45. Inclusive, durante a reunião os ânimos dos par-lamentares se alteraram. Ao tentar defender o gover-no, Marcos Cantor discutiu com os vereadores Murilo Sala e Leandro Mendonça.

Na sexta-feira (16), o vereador Luiz Carlos Nova-es Marques, Psiu, chegou a protocolar duas denúncias ao Ministério Público, uma para questionar a criação da taxa e outra a fórmula de cálculo, a última apre-sentada na capital. Psiu diz não se arrepender de ter tomado a atitude e tem esperança da suspensão do encargo.

O vereador do PSDB mantém a conduta de pa-gar a taxa de seu imóvel em juízo.

Medida proposta atinge diretamente Psiu, que costuma atravessar as madrugadas na Câmara

Assunto ainda gera dúvidas, de acordo com administração mudança é necessária para adequação à lei

Encargo terá desconto direto na prefeitura. Notificação aos proprietários de imóveis será publicada na edição do Semanário deste sábado

Marcos Cantor quer estabelecer horário de trabalho aos vereadores

Legislativo se reúne com servidores para debater implantação de regime estatutário

Pressionado, prefeito Otacílio volta atrás e reduz valor da Taxa de Bombeiros

política

Page 4: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20154

Praias, artesanato e culinária atraem turistas a Maceió

Os personagens da coluna Fui e Contei desta semana

são Carla Umezu Molitor e Eduardo Molitor. O casal viajou para Maceió, entre os dias 5 e 13 de agosto. O viagem foi feita por meio da agência de viagens PITOLTUR.

Entre os passeios destacados pelo casal em Maceió estão Ponta Verde, Pajuçara, Bairro das rendeiras, Praia do Francês, Maragogi, Paripueira, Praia do carro quebrado, Praia do Gunga, São Miguel dos Milagres e Foz do Rio São Francisco.

Um dos pontos mais marcantes para Carla e Eduardo foi o passeio de buggy nas belas falésias, na praia do Gunga. Além

da visita na Foz do Rio São Francisco. O barco parte da cidade de Piaçabuçu até o encontro das águas do “Velho Chico” com o mar. “O lugar é belíssimo com muitas dunas e coqueiros. Apreciamos a culinária local, com deliciosas cocadas, bolo de aipim e artesanato”, conta Carla.

Outros diferenciais da culinária são tapiocas e o famoso “ Chiclete de camarão”.

O artesanato regional também é um capítulo a parte. “É muito bonito o “Filé”, trabalho lindo das rendeiras, uma arte que costuma ser passada de geração a geração”.

O casal ficou satisfeito com a recepção do povo alagoano. “Foi excelente, tanto por parte do

Receptivo da agência como do Hotel Ponta verde, além da acolhida do povo alagoano, sempre sorridente e alegre”.

Apesar de a viagem ter agradado ao casal, a temporada escolhida não foi propicia, pois os dois chegaram após grande volume de chuvas ocorridas em julho. “Com isso não vimos águas tão cristalinas e quentes, mas é um local que com certeza voltaremos em breve”, diz Eduardo.

Carla e Eduardo indicam a agência de viagens PITOLTUR que prestou um serviço de excelência para concretizar o sonho dos dois.

“Passamos o ano todo planejando nossa viagem, então só poderíamos

colocar nosso sonho nas mãos de pessoas experientes como da equipe da Pitoltur. Com ótimo atendimento e excelentes dicas”.

“Casal ficou encantado com a recepção do povo alagoano

Senai terá processo Seletivo no dia 8 de novembro

Cia Satyros apresenta a comédia “Pessoas Perfeitas”

Prova será a partir das 8h. Interessados devem ter entre 14 e 18 anos

Peça será apresentada no Palácio da Cultura Umberto Magnani, às 20h30

agenda

Terminaram na úl-tima terça-feira (20) as inscrições para o pro-cesso seletivo de Apren-dizagem Industrial de 2016 no Senai de Santa Cruz.

O curso de confec-cionador industrial de calçados é oferecido gratuitamente. A prova acontece no dia 8 de no-

vembro, um domingo, às 8h.

Para participar é obrigatório ter 14 anos de idade mínima no iní-cio do curso e conclusão com menos de 18 anos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3332-1620 ou pelo site www.santa-cruz.senai.br

A Cia. de Teatro ‘Os Satyros’ apresenta a co-média “Pessoas Perfei-tas” neste domingo (25), às 20h30, no Palácio da Cultura Umberto Mag-nani Netto. Com texto de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, “Pesso-as perfeitas” foi criado a partir da observação, de entrevistas e investiga-ções “in loco” das vidas de moradores do centro de São Paulo. Os ingres-sos gratuitos são distri-buídos no local do even-to desde ontem.

A peça dá continui-dade às pesquisas do grupo sobre os mora-

dores da região central da cidade, e revela o encontro e o convívio entre moradores anôni-mos da metrópole. Nem as profundas diferenças entre eles são capazes de impedir esse conta-to.

Na trama, Medalha é uma jovem que sai do interior para o centro de São Paulo em busca de experiências espiri-tuais. Ela frequentará a Igreja das Pessoas Per-feitas com seu namora-do, Binho, um garoto de programa que abando-nou os pais na periferia sem nenhuma notícia.

ESPETÁCULO - Atores da Cia. de Teatro Os Satyros

Arquivo pessoal

Divulgação

Um dos pontos mais marcantes para o casal Carla e Eduardo que viajou pela PITOLTUR, foi o passeio de buggy nas belas falésias, na praia do Gunga

Page 5: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20155

“Prazo para reforma e limpeza de túmulos termina nos dias 27 e 30

Cinco mil pessoas devem passar pelo cemitério durante feriado de FinadosCinco missas serão celebradas no dia 2, além de evangelização da igreja Comunidade Cristã Grande Deus

Bruna Miranda sempre teve facilidade em se maquiar e gosta de passar dicas sobre maquiagem e outros assuntos do mundo feminino

cidades

Jovem blogueira santa-cruzense faz sucesso com vídeos no YouTube

CIBELE MARTINS

Desde pequena, Bruna Miranda,17, é apaixonada por maquiagem. Para ex-pressar esta admiração e proximidade com o mun-do da beleza feminina, a jovem estudante do ter-ceiro ano do ensino mé-dio, lançou há um ano e meio o canal Beleza By B, no YouTube. Neste perío-do o canal conta com 400 mil visualizações, apenas um dos vídeos de Bruna foi visto 270 mil vezes. Além disso, o canal da blogueira possui dez mil seguidores.

Bruna costuma publicar três tutoriais por semana, as terças, quintas e sába-dos. A jovem também pos-ta dicas em redes sociais como no Facebook e Ins-tagram.

Além de falar de ma-quiagem, a estudante am-pliou o leque do conteúdo com informações sobre ca-belos e até mesmo decora-ção. Entre suas inspirações estão as blogueiras Camila Coelho e Taciele Alcolea.

“Desde os 11 anos acompanhava o trabalho das blogueiras, mas como tinha muita vergonha não

conseguia emplacar os ví-deos. Pretendo seguir nes-te caminho, pois para mim dez mil inscritos é um nú-mero considerável”.

A jovem destaca ainda a repercussão e contato com o público. “Recebo mensa-gens de pessoas de outros estados. No meu aniver-sário recebi cumprimen-tos de muitos seguidores”, conta.

Por seu envolvimento com esta área, Bruna Mi-randa, participa do ‘Desa-fio Meluiz’. A competição envolverá blogueiras de todo o país e premiará a vencedora com a opor-tunidade de gravação de vídeos com as ‘tops’ do segmento, Camila Coelho, Niina Secrets e Evelyn Re-gly.

Bruna fez a pré-inscri-ção no desafio, caso seja selecionada juntamente com outras nove garotas terá de gravar vídeos de acordo com os temas pro-postos. Entre os critérios para ser selecionada está a quantidade de votos. Para votar na santa-cruzense, basta acessar o site, www.meliuz.com.br/desafio/ref_brunarmiranda.

MODA - Bruna Miranda atendeu aos pedidos das amigas e lançou canal no YouTube

CIBELE MARTINS

O cemitério da Sauda-de deve receber cinco mil pessoas entre 30 de outu-bro e 2 de novembro, Dia de Finados. O número de visitantes é maior em re-lação ao ano passado por conta do feriado prolon-gado.

O horário de funciona-mento do cemitério é das 7h às 18h, já no domingo (1) e segunda-feira (2) a abertura será a partir das 6h.

No domingo será cele-brada uma missa às 17h, no feriado serão cinco mis-sas: às 7h, 9h, 10h30, 15h e 17h. Além disso, a Igreja Comunidade Cristã Gran-de Deus também estará no local com atividades de evangelização.

Para evitar tumulto na véspera e no dia do feria-do, a realização de serviços nos túmulos é antecipa-da. A reforma ou qualquer outro tipo de construção civil, dentro do cemitério, pode ser feita até esta ter-ça-feira (27). É bom lem-brar que para intervenções é necessário o pagamento de uma taxa no valor de uma UFM (Unidade Fede-rativa do Município) - R$ 81,66. Para emissão do

boleto o proprietário deve comparecer à secretaria do cemitério, na rua Fabiano Pereira da Silva, 569, no bairro São José. O horário de funcionamento é das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Na tarde de terça-feira (20), a movimentação no cemitério já era grande. O pedreiro José Aparecido Rufino Pereira, 33, traba-lhava na reforma de um tú-mulo. De acordo com ele, o serviço completo é conclu-ído em média em três dias. “Nesta época é tradicional o aumento de serviço”.

Para a limpeza dos tú-mulos o prazo é até sexta--feira (30). O oficial admi-nistrativo do cemitério, Gagrione Fernando Silva, lembra da importância da prevenção contra a den-gue, segundo orientação da Vigilância Sanitária. “Se forem utilizados vasos, é necessário colocar areia ou colocar as flores artifi-ciais, pois em caso de algo irregular, o adorno terá de ser dispensado”.

No dia 2, será cobrado estacionamento dos visi-tantes. O valor arrecadado será encaminhado ao Fun-do Social de Solidariedade. Para este ano o espaço terá fresa asfáltica para evitar o barro ou poeira.

Atualmente o Cemité-rio da Saudade conta com cerca de sete mil túmulos cadastrados, com os não computados, o número chega a dez mil. O registro de sepultados no local é de 50 mil.

Desde 2013, a adminis-tração iniciou o recadastro dos túmulos. Quem ain-da não se cadastrou deve comparecer na secretaria do cemitério munido de RG, CPF e comprovante de residência. “O objetivo é a informatização e evitar violações de túmulos. Com o cadastro antecipado, evi-tamos burocracia no dia de um sepultamento, por exemplo, caso o proprie-tário necessite utilizar o túmulo para o enterro de outro ente”, explica Silva.

AMBULANTES

Como de costume, nas proximidades do cemitério os ambulantes aproveitam o movimento intenso para incrementar as vendas de produtos como velas, flo-res, alimentos e bebidas.

Até o momento 37 dos 43 boxes disponíveis fo-ram adquiridos. É cobrada uma taxa de R$ 12 a cada três metros. Para fiscalizar a utilização correta do es-paço delimitado fiscais da prefeitura farão plantão no local.

Pedro Figueira

OBRAS - Pedreiro José Aparecido Rufino trabalha na reforma de túmulo

FINADOS - Cemitério da Saudade conta com cerca de sete mil túmulos cadastrados

Divulgação

Page 6: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20156

CIBELE MARTINSCLAUDIO ANTONIOLLI

A entrevista do SCN NOTÍ-CIAS desta semana passa pela história de Santa Cruz. O papo foi com o memorialista Celso Prado, 63. O escritor do livro Santa Cruz do Rio Pardo - Me-mórias, documentos e referên-cias, faz um apanhado do con-teúdo publicado e cita algumas curiosidades narradas.

Prado escreveu o livro em parceria com a mulher, a den-tista Junko Sato, pela qual ele não esconde a admiração. Os dois pesquisaram durante cinco anos até chegar a publi-cação do livro. Pelo caminho foram diversas descobertas.

O escritor conta que Santa Cruz teve os seus dias de gló-ria e chegou a ser comparada a Ribeirão Preto pela sua impor-tância. No entanto, a política coronelista atrapalhou a evo-lução da cidade. Para o memo-rialista, o melhor prefeito que Santa Cruz já teve por conta do destaque e liderança foi Anice-to Gonçalves.

Ainda na política, Prado cri-tica a administração Adilson Mira e relembra as denúncias apresentadas contra seu go-verno na época. Por outro lado, elogia a administração Otacílio Parras Assis e confessa que de-seja ver uma nova disputa elei-toral entre os dois no próximo ano.

Prado é natural de Paragua-çu Paulista e casado há 38 anos. Ele é pai de quatro filhos.

Também é formado em pe-dagogia e teologia, mas jamais exerceu o magistrado, atuando como funcionário público do governo do Estado.

Porque escolheu morar em Santa Cruz?

Era funcionário da Secreta-ria Estadual da Saúde e tive a oportunidade de escolha. Des-ta forma, optei por Santa Cruz por ouvir dizer que era a terra dos meus antepassados. No lado materno tinha parentes no bairro Alambari. Também havia aqui a família Sales e Pra-do, inclusive o Juiz comissário de terras era da família Prado.

Cheguei a Santa Cruz, em abril de 1977, e vim para ficar. Acredito que o homem não tem absolutamente nenhum controle para saber o destino de onde vai nascer, mas quan-do escolhe ele é consciente e de coração, vim para morrer aqui, sem prazo de validade.

O que encontrou na cidade na época?

O último cacique da políti-ca, Joaquim Severino de An-drade. Depois dele não houve nenhum líder neste patamar e com tamanho destaque e liderança. Já o prefeito Leôni-das Camarinha era ufano, pois falava de uma glória inexisten-te em Santa Cruz. Para mim, Aniceto Gonçalves foi o melhor prefeito de 1947 para cá, pois foi ele quem trouxe a Sabesp. Foi o chefe do executivo com a coragem de abrir as porteiras para Chácara Peixe. Aniceto instituiu a Codesan (Compa-nhia de Desenvolvimento San-tacruzense), pois desonerou a prefeitura na época e melho-rou a situação dos funcioná-rios. O acesso à rodovia Orlan-do Quagliato também foi obra

dele. Gonçalves foi ainda o único prefeito que nunca usou o duodécimo da Câmara para depositar na poupança.

Além de Aniceto, tivemos o professor Silvério dos Reis que doou 40 bolsas de estudos da Escola de Comércio para filhos de funcionários públicos, além de ter sido responsável pela construção das primeiras redes de esgoto.

Como analisa a situação atual da Codesan e Sabesp?

A questão da Sabesp é um problema, pois a companhia assumiu um compromisso com a administração e não cumpriu. No entanto, se o sa-neamento voltar a ser respon-sabilidade da administração municipal seria um caos, isto porque não haveria funcioná-rios treinados para isso. A Sa-besp está arrebentada em todo o estado de São Paulo, pois se transformou em cabide de em-prego, haja vista Edson Giribo-ni que era do PV, e se aliou ao governado Geraldo Alckmin. Desta forma, faltou estrutura, mas por outro lado pagou-se muito bem funcionários. Não se cuidou com antecipação dos fenômenos advindos da seca.

Em relação à Codesan quando se diz que em gover-nos anteriores não haviam ir-regularidades é mentira. Pois um sobrinho de Paraguaçu Paulista, advogado da empresa na época, vinha trazer notas e levar dinheiro. Quando estou-rou o escândalo da compra de pneus, ele foi demitido para abafar e manter o bom nome, mas como eu conhecia a o funcionamento da máquina em Paraguaçu fiz a ligação das informações. Desta forma um advogado funcionava como caixa dois do prefeito daqui, Paraguaçu e toda a região.

Portanto, escândalos pode-riam ter sido divulgados e não foram. O governo inteligentís-simo do senhor Adilson fazia as distribuições das cotas em partes perfeitas, mas da cabe-ceira do secretariado ao povo é onde havia as irregularidades. Tanto é que o prefeito foi con-denado em alguns processos e ganhou outros é evidente. De 100 processos, 30 ainda estão em andamento.

No meu ponto de vista faltou a administração atual fazer uma auditoria em rela-ção aos anos anteriores como 2004. Além disso, foram vários apontamentos do Tribunal de Contas em relação a serviços não executados, no governo de Maura.

Fora isso, o Tribunal de Con-tas exigiu uma revisão de fatos, como a necessidade de licita-ção para realização da limpeza pública e isto gerou um custo.

Penso que falta gerência.

Otacílio colocou muita gen-te da UDN (União Democrá-tica Nacional), apesar de que sou amigo dele e o adoro. Aliás, eu e minha esposa não com-pomos o governo, pois prefiro colaborar com o prefeito por meio dos seus assessores que apresentam as ideias.

Em relação a outros fatos também nada foi feito como da iluminação do Estádio Leô-nidas Camarinha. E neste caso há um empecilho que poucos sabem. A Esportiva que doou o estádio para a prefeitura, para mim um presente de grego, mas neste caso como o clube está inadimplente não poderia receber verbas da administra-ção pública.

Não sou contra o apoio ao esporte, mas ao desvio do di-nheiro públicoquanto as suas finalidades. Ali houve desvio de recursos, pois não havia es-trutura para colocar toda a ins-talação de iluminação exigida, tanto é que a aprovação não ocorreu.

Santa Cruz já viveu tempos de glória?

O município em 1901 era comparado a Ribeirão Preto e suas terras férteis como a de São Manoel, esta realidade está documentada inclusive em jornais da época.

Santa Cruz só contava com ricos, pois com a guerra no Paraguai, entre 1864 e 1870, os mineiros venderam suas ter-ras caras e vieram todos para cá, até mesmo para fugir do recrutamento de soldados. Os ricos venderam as proprieda-des e compraram onde já era civilizado, como Santa Cruz já era. Enquanto isso, os pobres deixaram aqui e foram para Minas, meus parentes, por exemplo, foram para Concei-ção de Monte alegre. Então quem aproveitou vendia 100 alqueires aqui e comprava mil alqueires lá. Desta forma a ci-dade se expandiu.

A cultura do café que iniciou em 1887 teve a primeira crise em 1901, em Santa Cruz.

No entanto, tivemos o pro-blema do coronelismo, embo-ra Tonico Lista tenha propor-cionado benfeitorias à cidade, mas ao mesmo tempo implan-tou a política de bugre, aquela do ‘eu mando e você obedece’. Assim foram criados os feudos, como o de Tonico Lista.

Para se ter uma ideia, os filhos de governador e presi-dente da época, moravam em Santa Cruz. Como no caso de Cerqueira César, que depois daria o nome ao bairro em São Paulo. Estas pessoas mais ricas preferiam Santa Cruz, primeiro por ser a boca para o ‘Sertão’, depois por ser caminho para abastecer todo o nordeste pa-ranaense e sul mato-grossense.

Santa Cruz não está hoje

como uma Ribeirão Preto, não apenas por conta dos coronéis, mas sim daqueles que sucede-ram os coronéis. O município participou de revoluções desde 1889, mas não melhorou a sua política fundada nos ‘velhos’ nomes. Esta política coronelis-ta só foi terminar recentemen-te com o prefeito Manezinho, que a meu ver fica no meio termo, a dona Maura também e Aniceto idem. Tivemos tam-bém a política do ‘capachismo’ de Adilson Mira, e agora esta-mos com Otacílio aguardando o que pode acontecer. Uma curiosidade, é que as melhores e reais histórias de Santa Cruz estão em inglês e alemão, pu-blicadas nos Estados Unidos, por descendentes daqui.

Como vê a corrida eleitoral no próximo ano?

Vejo Otacílio com grande possibilidade de ser reeleito, e ele inclusive talvez seja o últi-mo, pois será encerrada a ree-leição.

Particularmente gostaria que Mira concorresse com Otacílio para que pudésse-mos comprovar se o Adilson é aquele carisma forjado nas es-querdas e na igreja católica ou se foi apenas algo passageiro. O PSDB, que está ligeiramente distante de Adilson Mira, não tem outro nome. O governo da Maura foi melhor em compa-ração ao do Mira.

Ele para mim foi uma gran-de decepção, pois era um rapaz novo, com origem em grupos da igreja católica, mas logo no primeiro ano de governo, tive-mos a famosa compra irregular de botijões de gás. Outro caso foi referente aos computa-dores, ficou claro o vicio para compra de uma mesma loja em Ribeirão Preto e Ourinhos. Além disso, culminou na saída da minha mulher da adminis-tração. Com o conhecimento de que ela iria embora em no-vembro para Paraguaçu Paulis-ta, ele fez a transferência antes às pressas. Não discuto ordens administrativas, pois já fui che-fe e sei que certas vezes funcio-nários não se adaptam a de-terminado setor, mas não era necessário criar um espetáculo em torno disso. Ficou claro que a situação foi determinada por conta das denúncias. Inclusive, uma denúncia referente a em-presa que executou o asfalto no Parque São Jorge. Já questionei o paradeiro do dinheiro, pois os moradores pagaram, mas a empresa não teve acesso e a obra não foi recebida pela pre-feitura.

Acredita que faltam lideran-ças políticas em Santa Cruz?

Sim, temos uma carência. Há nomes expressivos e com potencial como de Murilo Sala e Leandro Mendonça, mas se perdem na política de lá e de cá, pois precisam de um nome de expressão para lançá-los no futuro como prefeito. Murilo por exemplo, não sabe o par-tido de destino, Leandro saiu do PSDB, mas agora não sabe o novo paradeiro, se voltar, ele terá de se justificar. Edvaldo e Leandro seriam uma boa al-ternativa, mas lá atrás algumas discussões tornaram insusten-táveis a parceria. Eles não se firmam onde estão, aliás, são mais de 30 partidos, é sabido

que o Brasil não tem isto tudo de ideologia, muito menos Santa Cruz.

Como observa a saída de Otacílio do PT?

O PT traiu não apenas a ele, mas todo o Brasil. Votei na Dil-ma, já pensando em eleger o Michel Temer. Me senti traído, eu não votaria jamais no Aécio Neves com o Aluizio Nunes como vice. O que fizeram com a Petrobras não é brincadeira, o problema não é o partido político, é a corrupção de Es-tado. O erro não está nas siglas, mas nos nomes por detrás das siglas. Com o ordenado men-sal, muitos políticos não fazem esta fortuna. O Estado é cor-rompido e isto já vem desde Pedro Alvares Cabral.

Como surgiu o desejo de escrever um livro sobre Santa Cruz?

Nunca quis vender e ganhar dinheiro com livro, mas Santa Cruz me cativou por São Do-mingos do Tupá, onde meu avô nasceu. Além disso, a ci-dade não contava com a sua própria história. Eu descobri as sesmarias de Santa Cruz e o paradeiro dos índios. Foram cinco anos de pesquisa e con-tato com amigos historiadores. Conseguimos descobrir a his-tória dos fundadores, José Teo-doro de Souza e Manoel Fran-cisco Soares. O último chegou no bairro rural da Jacutinga. No local era mais fácil derrubar os índios. Em 1859 Santa Cruz já tinha eleitores. Com a publica-ção da história, nos tornamos referência no Brasil, e hoje te-mos trabalhos publicados até na Bélgica.

Também escrevi alguns ro-mances e histórias de espiritis-mo.

Como teve acesso às infor-mações?

Primeiro em cartórios e nos cemitérios para saber quem morreu primeiro. Na época consegui o registro dos mór-mons, que hoje está disponibi-lizado publicamente. Também fiz amizade com um padre historiador de Minas Gerais. Ele possuía amplo conheci-mento sobre famílias mineiras que vieram para o Sul. Então descobri José Souza Pereira, fazendeiro em Ribeirão dos Cubas, ele foi até a cúria me-tropolitana de São Paulo, en-tão descobrimos as primeiras cartas de Santa Cruz de 1862. Quando atingimos esta desco-berta, a igreja regional nos ce-deu seus arquivos. Como do-ações de terras, entre elas a de 22,5 alqueires do outro lado do Ribeirão São Domingos, feita pela filha de Manoel Francisco Soares.

Eu comecei este trabalho em 1995, e minha esposa Junko comigo, em 2005, aliás, foi gra-ças a ela que consegui concluir a história.

Há algo que ainda deseja descobrir?

A história de Santa Cruz tec-nicamente está fechada, pro-curo estudar mais sobre temas relacionados a outras cidades quando sou chamado para pa-lestras. Enfim possuímos um trabalho completo referente ao

trecho desde antes da Serra de Botucatu entre Tietê e Parana-panema até a barranca do rio Paraná.

Algo não foi comprovado como verdadeiro?

Se não tiver documento, não narramos, tem que ter vontade de pesquisar e paciência.

Por exemplo, vou ministrar uma palestra sobre o coronel Ataliba Leonel, em Piraju, mas muitos conhecem sua história naquela cidade, então narrare-mos fatos que não constam na biografia. Como a primeira vez em que saiu no jornal como sa-cristão de padre. Além disso, o seu título de Coronel era invá-lido.

Muitas famílias dizem que são naturais de Santa Cruz, mas se esquecem de pessoas que vieram de outros países. Nos estudos descobrimos fa-tos curiosos como o crime da mãozinha. A mulher do Co-ronel Clementino Gonçalves desconfiou que o marido tinha um caso com a ex-escrava, após a comprovação mandou matar a criança, e para que o autor levasse as mãos e cora-ção da criança. A história é real e divulgada nos jornais do es-tado de São Paulo, assim como ‘compra’ da justiça para liber-tação desta mulher.

Também descobrimos que o famoso médico Abreu Sodré não apresentava diploma em Santa Cruz por questões de problemas políticos e também os motivos pelos quais o Coro-nel Botelho se suicidou, além de ser sua a autoria dos roubos na Câmara.

Por que o nome Santa Cruz do Rio Pardo?

Na ocasião foi consagrada à Fazenda Santa Cruz - e Nossa Senhora Aparecida pela prote-ção da cruz. Lá atrás as ‘vilas’ eram ligadas a algum santo, desta forma a igreja cobrava laudêmios e tinha a missão de fazer benfeitorias.

Isto ocorreu, pois Manoel Soares doou as terras em 1862, a parte direita era Fazenda San-ta Cruz e esquerda São Domin-gos.

Celso Prado relata história do passado ao presente de Santa CruzNARRAÇÃO - Celso Prado relata as descobertas sobre a história

de Santa Cruz

Pedro Figueira

PTTRAiu o BRASil

SANTA CRuzumA CiDADE A quAl

TENho ESPERANçA DE DiAS mElhoRES

ADiLSON MiRAmEu ADvERSáRio

PolíTiCo, PioR E mAiS NEFASTo PREFEiTo DE

SANTA CRuz

OTACíLiOAmigo, Bom

ADmiNiSTRADoR E Não TEm RAzõES PARA

DESviAR o DiNhEiRo PúBliCo

JuNkO SATOTuDo DA miNhA viDA

PINGPONG

“O que fizeram com a Petrobras não é brincadeira, o problema não é o partido político, é a corrupção de Estado

Page 7: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20157

VaRiedades

Alunos da Etec expõem em feira protótipo de cadeira de rodas automatizada por voz

ESPORTES - Estudantes do Sesi e Apae posam para foto antes de amistoso de futsal

Equipamento visa auxiliar principalmente os tetraplégicos proporcionando maior independência aos usuários

CIBELE MARTINS

Os estudantes do ensino médio integrado ao técnico em informática da Etec Orlan-do Quagliato, Lucas Roberto Martins, 17, e Eduardo Gazo-la Santineli participaram da Feteps (Feira Tecnológica do Centro Paula Souza), realiza-da entre o dia 20 e ontem (23), na Expo Barra Funda, em São Paulo. Para representar Santa Cruz, os alunos apresentaram o protótipo de uma cadeira automatizada comandada por voz que atende as necessida-des dos deficientes.

O projeto é um dos 254 sele-cionados entre 1.100 inscritos para a Feira. As apresentações práticas e teóricas foram ana-lisadas por três fiscais, apenas o primeiro colocado de cada categoria foi premiado. Os alu-nos santa-cruzenses concorre-ram na categoria tecnologia e informática 4.

Nos três dias de evento cer-ca de dez mil pessoas passa-ram pelo local de exposições. Esta foi a quarta vez que a Etec de Santa Cruz participou da Feira.

“A intenção principal é mos-trar os projetos desenvolvidos nas Etecs e Fatec ao público, mas como toda feira também há premiação”, destaca o pro-fessor Ricardo Aparecido Sela-ni.

O evento contou ainda com a participação de instituições de outros países da America Latina como Chile e Uruguai. Entre os projetos expostos, alguns chamaram a atenção como de automação industrial e residencial, outros no seg-mento de desenvolvimento de software, de páginas e controle de acesso.

Auxiliados pelo docente, os jovens aderiram à tecnologia Bluetooth por meio do qual a pessoa pode comandar a ca-deira utilizando qualquer tipo de celular. “O deficiente pode

parar, pedir para seguir em frente, retornar, enfim funções variadas. O projeto visa a qua-lidade de vida dos tetraplégi-cos”, ressalta o professor.

Para facilitar o uso foi criado um aplicativo que integra o ce-lular a cadeira.

“Me sinto honrado em par-ticipar do projeto que ajudará os que mais necessitam deste tipo de equipamento para se tornarem mais dependentes”, fala Lucas.

O projeto foi iniciado em fe-vereiro, no entanto, a pesquisa em torno do tema já vem do ano passado. “Vivenciar o pro-jeto e colocar a mão na massa, assim como eles fizeram é im-portantíssimo para a carreira”.

Para execução do protótipo ao custo de R$ 700 os alunos buscaram ajuda de patroci-nadores. Agora a equipe espe-ra que empresas ‘comprem’ a ideia e viabilizem o projeto para o mercado. O custo em tamanho real gira em torno de R$ 10 mil.

“Foi bastante interessante manter contato com tantas ideias novas e também apre-sentar o nosso protótipo”, res-saltou Eduardo.

VESTIBULINHO

Estão abertas as inscrições para o curso técnico de infor-mática no período noturno. Os

interessados devem se inscre-ver até 10 de novembro no site www.vestibulinhoetec.com.br.

por dudu magnani

na outra coluna disse que fa-laria hoje sobre o 5 a seco, mas mudei de ideia no meio do ca-minho. ao invés de música re-solvi - excepcionalmente - falar sobre palavras..

é uma arte, sem dúvida...saber lidar com palavras é

uma arte!tá certo que nem sempre a

gente acerta o ponto que quer acertar, mas mesmo as tenta-tivas nutrem algo de especial...

é engraçado pra mim - às vezes - quando dizem que uma imagem vale mais que mil pa-lavras...

mas ninguém, pelo menos nunca que eu tenha ouvido, diz que uma palavra também podem valer mais que mil ima-gens...

ou será que não? o que é que você acha?PAZ - vale mais que mil ima-

gens...GRATIDÃO - também não

vale?AMOR - inquestionável?e por aí vai... tem algumas...pra mim, no meu modo de

ver e pensar o mundo, uma palavra faz a gente acender a imaginação...

e quando uma palavra acende a imaginação a gente pode tudo...

se bem que uma imagem também pode percorrer exata-mente o mesmo percurso: o de acender a imaginação...

tim maia, por exemplo,

compôs “azul da cor do mar” a partir de um poster pendurado em uma parede... mas não sem pensar - também - nas pala-vras/sussurros/gritos/ais que vinham dos quartos daquele apartamento onde morava de favor...

pois é...acho que na verdade ima-

gens e palavras se complemen-tam. sempre...

mesmo quando uma ima-gem valer mais que mil pala-vras...

ou uma palavra valer mais que mil imagens...

nos vemos daqui 15 dias, tá bom?

http://dudumagnani.band-camp.com

Palavras

“Estudantes santa-cruzenses concorreram na categoria tecnologia e informática 4

FEIRA- Estudantes mostram projeto aos visitantes durante a Feteps

DIvulgação

Page 8: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20158

Editais dE proclamas

Marcelo Cacciacarro Soares, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tutelas da Sede deste Município e Comarca de San-ta Cruz do Rio Pardo, neste Estado, FAZ SABER, que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo

1525 do Código Civil Brasileiro:

1. FRANCISCO HENRIQUE RAIMUNDO GOMES e ALINE PINTO FERREIRA. Ele, natural de Ipaussu, Estado de São Paulo, nascido aos seis de dezembro de um mil novecentos e noventa e quatro (06/12/1994), profissão pedreiro, estado civil solteiro, domiciliado e residente à rua José Antonio de Oliveira n. 172, Nagib Queiroz, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de DORIVAL RAIMUNDO GOMES e de dona IRE-NE CONCEIÇÃO ALVES DE SÁ GOMES. Ela, natural de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nascida aos seis de fevereiro de um mil novecentos e noventa (06/02/1990), profissão auxiliar administrativo, estado civil solteira, domiciliada e residente à rua Polonia n. 251, Parque das Nações, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filha de VICENTE CICERO FERREI-

RA e de dona NAIR MACHADO PINTO.2. WIILIAN DE PAULA FAUSTINO e JÚLIA CAROLINA CAM-POS DE FRANÇA. Ele, natural de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nascido aos dez de setembro de um mil novecen-tos e noventa e sete (10/09/1997), profissão pintor, estado civil solteiro, domiciliado e residente à rua Guilherme Wolf n. 462, Vila Oitenta, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de EVANDRO APARECIDO FAUSTINO e de dona VANDERLEIA DE PAULA. Ela, natural de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nascida aos doze de setembro de um mil novecentos e noventa e nove (12/09/1999), profissão do lar, es-tado civil solteira, domiciliada e residente à rua Guilherme Wolf n. 462, Vila Oitenta, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, Esta-do de São Paulo, filha de JOÃO ANTÔNIO DE FRANÇA e de dona

NEIDE ELIZABETH DE CAMPOS.3. SERGIO PIRES DE OLIVEIRA e ODETE APARECIDA ALVES. Ele, natural de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, nascido aos doze de maio de um mil novecentos e setenta e quatro (12/05/1974), profissão trabalhador rural aposentado, estado civil solteiro, domiciliado e residente à Sítio Gruta Nossa Senhora das Graças, Água dos Pires, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filho de SINVAL BISPO DE OLIVEIRA e de dona ROSA PIRES. Ela, natural de Espírito Santo do Turvo, Estado de São Paulo, nascida aos dezesseis de abril de um mil novecentos e sessenta e três (16/04/1963), profissão dona de casa, estado civil solteira, domiciliada e residente à Sítio Gruta Nossa Senhora das Graças, Água dos Pires, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, Estado de São Paulo, filha de dona MA-

RIA BATISTA ALVES.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da lei.

Marcelo Cacciacarro SoaresOficial de Registro Civil

CIBELE MARTINS

O grupo de mulheres do projeto “Alinhavando So-nhos”, desenvolvido pelo Cras (Centro de Referên-cia de Assistência Social) Betinha, do bairro São José, observou na costura e confecção de artesanatos a oportunidade do novo aprendizado e geração de renda.

No ateliê de costura que funciona há três anos, as integrantes [moradoras no bairro São José e adjacên-cias] que em sua maioria não tinham nenhum tipo de experiência na área produzem artigos para co-mercialização. O foco do ateliê, monitorado pela ar-tesã, Regina Celia Terezan Mariani, é a técnica de pa-tchworks.

A próxima exposição e bazar dos produtos será no dia 17 de novembro, uma terça-feira, na Praça Depu-tado Leônidas Camarinha. Na ocasião estarão expos-tos durante o dia todo itens como nécessaires, porta moedas, porta papel higi-ênico, peso de porta, capa para máquina, agulheiro, panos de prato, mantas para bebês, além de muitos outros.

A primeira feira realiza-da no ano passado fez su-cesso. Nesta edição além da venda dos artesanatos, a população também terá oportunidade de aprender algumas dicas sobre pa-tchworks em oficinas rá-pidas realizadas na praça. Com auxílio da professora, as próprias integrantes do grupo aplicaram os conhe-cimentos nas aulas ao pú-blico presente.

A diretora do Cras, An-tiela Carrijo Ramos, expli-ca que o projeto é voltado para o grupo de mulhe-res, mantido pelo Centro. A meta em médio prazo é proporcionar a geração de renda por meio da inclusão produtiva.

“Chegamos ao consenso de que era necessário sair da teoria e propor algo prá-tico que possibilite o rom-pimento da exclusão social e outras dificuldades”, in-forma.

No primeiro ano, as 12 integrantes do ateliê passaram pela etapa de aprendizagem, no segun-do momento a fase foi de aperfeiçoamento profissio-nal e atualmente as mulhe-res recebem formação para atuar no empreendedoris-mo.

O dinheiro, arrecada-do na primeira feira, por exemplo, foi depositado em uma conta para posterior investimento em material, outra quantia foi investida em um passeio escolhido pelas próprias mulheres. O sonho futuro é a trans-formação em uma coope-rativa. “Por enquanto todo o material necessário foi repassado pelo Cras, mas a intenção é que elas apreen-dam a trabalhar com o ad-ministrativo e a logística do negócio”, destaca Antiela.

Aliás, o projeto tem ex-trapolado o campo social proporcionando até mes-mo promoção da saúde das atendidas. “Relatos de funcionários do PSF da Vila Fabiano dão conta que as pacientes com histórico de consultas regulares apre-sentaram melhora no qua-dro”.

As aulas no ateliê ocor-rem nas terças e quintas das 13h30 às 16h30, mas a oficina fica disponível às participantes para uti-lização às quartas. As má-quinas de costura e outros móveis foram conquista-dos por meio do Fussesp (Fundo Social de Solidarie-

dade do Estado de São Pau-lo). Após o final do curso, as alunas participam de um lanche.

Com certa experiên-cia no ramo, Maria Tereza Rosário dos Santos Rodri-gues, 56, aperfeiçoou seus conhecimentos na oficina. “Acho que temos futuro, nossas produções já che-garam até mesmo à França por meio da diretora. Além disso, fazemos um trabalho de divulgação boca a boca para venda dos artesana-tos, na feira deste ano espe-ramos vender ainda mais”.

Para se atualizar e ter contato com as tendências, a professora Regina parti-cipa anualmente da feira Mega Artesanal, em São Paulo, e da Feira Artesanal em Ourinhos.

Neste ano, a integrante Luzia Henrique Cainé, 57,

também participou das visitas. “O desejo é de am-pliação para que todos te-nham acesso a esta forma de atualização na área”.

Luzia é mãe de quatro fi-lhos, mas apenas um mora com ela. O marido é cons-trutor e frequentemente viaja a trabalho. “A oficina é oportunidade de conviver com outras companheiras e não ficar sozinha, somo realmente parceiras. Aqui além do trabalho também é espaço para desabafo”.

Os interessados em ad-quirir algum dos produtos confeccionados no ateliê também podem ligar no 3372-3663 ou comparecer no Cras, na rua Coronel Ar-lindo Piedade, 36.

MULHERES

As integrantes do Ate-liê de Costura e outras dez atendidas participam do grupo de mulheres, rea-lizado há cinco anos. Os encontros são realizados quinzenalmente. Durante as reuniões as participan-tes e mediadores tratam de assuntos do cotidiano como relacionamento fa-miliar, maioridade penal, direitos femininos e impor-tância dos filhos na escola. No entanto, de acordo com Antiela, o mais importante deste trabalho é o vínculo existente entre as partici-pantes. “Este sentimento de solidariedade e apre-ço existente entre elas as apóia na resolução de ou-tros problemas”.

Ateliê de Costura é oportunidade de geração de renda para mulheresProjeto desenvolvido no Cras do bairro São José e conta com 12 integrantes. Feira para apresentação e venda de produtos será em 17 de novembro

VaRiedades

PROJETO - Professora Regina e diretora Antiela ao lado das alunas da oficina

ARTESANATO - Parte das peças produzidas no ateliê a serem expostas na feira em novembro

Pedro Figueira

Page 9: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 20159

CIBELE MARTINS

Parceria entre Cejusc (Centro Judiciário de Con-flitos e Cidadania) e CDHU (Companhia de Desenvol-vimento Habitacional e Urbano) resultou em 40 au-diências de conciliação rea-lizadas na última terça-feira (20). No total foram convo-cados para renegociação 80 mutuários de Santa Cruz, São Pedro do Turvo e Es-pírito Santo do Turvo, em débito com a companhia, a metade compareceu e rea-lizou algum tipo de acordo.

A maior parte dos inadimplentes estava com a dívida referente aos últimos meses. Neste caso a CDHU não entrou nem mesmo com o processo, e sim apre-sentou uma reclamação ao Cejusc. Os mutuários de Santa Cruz convocados são do bairro Nagib Queiroz. “Interessante, pois não se espera passar muito tempo para acionar a pessoa e com isso o índice de acordos é alto”, diz o chefe de seção judiciário, Vinícius Gonçal-ves Rodrigues.

Em caso de reparcela-

mento, o mutuário sai da audiência com o novo carnê para pagamento em mãos. Os funcionários da CDHU também prestaram orienta-ções aos convocados sobre outros assuntos, como à si-tuação de contratos de ga-vetas em que o indicado é a transferência da residência para o atual proprietário.

O auxiliar Adenilson No-vato de Souza, 41, de São Pedro do Turvo saiu satis-feito com o acordo firma-do. “O valor negociado está dentro do orçamento, inte-ressante esta forma de au-diência”, falou.

O objetivo da conciliação é disseminar a cultura da pacificação, independente da espera no judiciário, de forma gratuita e com a van-tagem de sair com a homo-logação do juiz.

O Cejusc de Santa Cruz funciona desde 2013 e neste ano, além de trabalhar com os processos enviados pelo fórum, também tem atua-do na área pré-processual. Atuam nas audiências dez conciliadores, em ações va-riadas, na área de família, civil e consumidor.

“A conciliação é interes-sante, pois não é apenas solucionado um proble-ma, e sim um sentimento de satisfação por ambas as partes. Muitas vezes as pes-soas entram carrancudas e saem conversando entre elas”, comenta a advoga-da Sara Cristina de Souza Scucuglia, conciliadora no Cejusc.

Sara destacou a agilida-de com a conciliação. “Em dois meses é possível resol-ver a pendência, enquanto no judiciário padrão a situ-ação pode se arrastar por muito tempo”.

O Cejusc funciona no prédio da Faculdade de Di-reito Oapec. O horário de atendimento é das 10h às 18h. O telefone é 3372-8026.

CIBELE MARTINS

A aparição de verdadei-ras nuvens de pernilongos tem gerado transtornos aos moradores dos bairros São José, vila Fabiano, vila Ma-dre Carmem e adjacências. Nas duas últimas semanas o número de insetos que entra nas residências, prin-cipalmente no período da noite, preocupa a popula-ção.

“Para conseguir dor-mir só mesmo comprando o repelente eletrônico. O aparelho não mata, mas afasta os pernilongos”, diz a costureira Dirce Aparecida Rossi, 59, moradora na rua Benedito Marques.

Apesar de o número maior de insetos aparecer a noite, Dirce já flagrou al-guns pernilongos durante o dia. “Estava costurando e senti um passar pela per-na. A preocupação maior é com o mosquito da dengue. Esperamos que seja desco-berto o foco”, diz.

De acordo com Marcelo Aparecido de Souza, o sur-gimento de insetos nesta época, quando as tempera-turas aumentam é comum, mas neste ano a quantidade assusta a população. “É re-almente um enxame, o pro-blema é que não podemos fechar a janela, pois senão o calor fica ainda maior”.

Morador na vila Madre

Carmem, o vereador An-tônio Ferreira de Jesus, o Teco, também sofre com o problema. Na última sessão da Câmara, na segunda-fei-ra (19), o parlamentar apre-sentou um requerimento de pedido de informações sobre as providências ado-tadas pela Vigilância Epi-demiológica em relação ao assunto. “É importante de-tectar o foco, por isso pedi-mos uma intensificação do trabalho de fiscalização no local”. O vereador também pede atenção dos respon-sáveis para a necessidade da realização de limpeza dos terrenos nos bairros afetados. “Pois é no mato alto que estes insetos se proliferam”, pontua.

A presença maciça de pernilongos nesta região de Santa Cruz é uma reclama-ção antiga dos munícipes. A causa estaria atrelada a proximidade dos bairros ao matadouro e frigorífico, no entanto, agentes da Vigi-

lância Epidemiológica vis-toriaram as empresas nesta semana e não foram encon-trados focos.

Para o secretário mu-nicipal de Saúde, Diego Singolani, o calor extremo e a proximidade dos rios colaboram para a prolife-ração do inseto. “Diferente do mosquito da dengue, o pernilongo se prolifera em qualquer tipo de água, além disso, Santa Cruz é cercada por rios. Por conta da legislação fica proibida a poda de árvores próximas as águas o que aumenta a incidência do inseto, por-tanto a erradicação é im-possível, mas os agentes têm orientado tanto as em-presas como a população sobre as condutas adequa-das”.

O secretário adiantou ainda que na próxima se-mana será realizada audi-ência pública para tratar sobre as ações relativas à dengue.

Mutirão de renegociação com a CDHu termina com 40 acordos

‘Invasão’ de pernilongos preocupa moradores do São José e Fabiano

A maior parte dos inadimplentes estava com dívida referente aos últimos meses

Apesar de o número maior de insetos aparecer a noite, uma das moradoras já flagrou alguns pernilongos até mesmo durante o dia. O temor é em relação à dengue

cidades

POLPETONE RECHEADO, UMA

INOVAçãO NA culinária

O Polpetone Recheado foi cr iado no século XIV na Itál ia. Há relatos de que ele foi inventado com o objetivo de aproveitar sobras de carnes, adicionando er vas e pão, garantindo a refeição das famílias i tal ianas. Com o tempo, o modo de preparo foi mudando conforme a personalidade de cada lugar.

Poster iormente, o Polpetone passou a ser apreciado pelas camadas sociais mais pr ivi legiadas. Atualmente, o prato possui muitas variações, tanto no modo de preparo como nos recheios e acompanhamentos. Os recheios mais comuns são os queijos.

Mais uma vez buscando inovação para a gastronomia de Santa Cruz do Rio Pardo, a Cantina Dinatti trouxe o Polpetone recheado para cidade. Na Cantina, o cl iente encontra um delicioso Polpetone feito com um blend (mistura de carnes nobres bovinas), recheado com mussarela, coberto com molho ao sugo e gratinado com queijo parmesão.

A delícia está entre os i tens mais pedidos do cardápio da Cantina.

A Cantina Dinatti f ica na rua Rangel Pestana, 688, cruzamento com a rua Quintino Bocaiuva.

APETITOSO - Polpetone feito com um blend, recheado com mussarela, coberto com molho ao sugo e gratinado com queijo parmesão

Divulgação

CONCILIAÇÃO - Adenilson ficou satisfeito após acordo feito com a companhia

Pedro Figueira

NASCIMENTOSEduardo Lorenzo

13/10 Pais:Valdirene/

Josias

Maria Vitória Z. de O. pinto 13/10

Pais: Mª Aparecida/ Rogerio

Miguel Fernando de S. Silva 14/10

Peso:2.690g Pais:Elaine/Diego

Abygail Souza 17/10

Pais: Denise/Leonardo

Lorenzo Henrique

R. B. da Cruz 19/10

Pais: Natalia/Cristian

Mirian Vitória da

Silva 19/10Pais:Andreia/

Sebastião

Livia M. Zareski

19/10Pais:Joice/Willian

Sophia T. Turin 20/10

Pais:Keila/Alex

Luis Fernando Ap. Martins 20/10

Pais: Joice/Alison

INCOMODO - Dirce reclama do grande número de insetos que invade a residência à noite

Pedro Figueira

Page 10: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201510

Fotos: Carol Rosalem

Bodas de Prata de Edna e Carlos Rosalem

o casal Edna e Carlos Rosalem comemorou 25 anos de casados. Para marcar a data foi realizada uma missa em ação de graças na matriz de São Sebastião. A festa no Buffet galego foi uma surpresa proporcionada pelas filhas mayara e lorrany. A decoração do evento ficou por conta Flores Santa Cruz. Parabéns ao casal pelas Bodas de Prata.

Page 11: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201511

CIBELE MARTINS

A Santa Casa de Mise-ricórdia de Santa Cruz tradicionalmente serve como escola de formação prática para alunos do curso técnico de enfer-magem da Etec Orlando Quagliato. Diariamente, dezenas de estudantes trabalham com os pa-cientes do hospital, em uma parceria benéfica tanto para instituição como para os futuros profissionais da área da

saúde. Tanto é que gran-de parte dos alunos é contratada para atuar na Santa Casa após o térmi-no do curso.

Atualmente o curso de enfermagem da Etec conta com 115 alunos que recebem formação prática e teórica. No caso do técnico de enferma-gem, os módulos são de-senvolvidos ao longo de dois anos e o de auxiliar concluído em um ano.

Os estudantes entram em contato com desde os

procedimentos básicos, passando pelos setores de pediatria, maternida-de, centro cirúrgico, clí-nica médica, até UTI no caso do curso técnico. Os estágios da escola são realizados também na UPA (Unidade de Pron-to Atendimento), Caps (Centro de Atenção Psi-cossocial) e unidades de saúde (Postos de Saúde).

“Porém todos ficam empolgados com o início das atividades na Santa Casa, onde ocorrem as

primeiras atividades. O estágio serve como uma prova de compatibilida-de com a área, pois se a pessoa não se identifica deixa o curso”, ressalta a coordenadora do curso, Lígia de Souza Pichinin que compõem a equipe de nove professores.

A participação dos alunos no estágio é obri-gatória e a avaliação é diária com supervisão por conta dos docentes. Além disso, há uma con-seqüente avaliação por

parte dos funcionários e enfermeiros dos setores.

“A própria Secretaria Municipal de Saúde nos consulta antes da con-tratação de algum profis-sional”, diz Ligia.

“A recepção dos es-

tagiários pelos funcio-nários da Santa Casa é bastante positiva e para a instituição este apoio também é interessante. É importante ressaltar que há discernimento nas in-tervenções”, completa a coordenadora.

Estela da Silva Pereira, 43, é uma das estagiárias e se diz realizada com o caminho escolhido. Após trabalhar como agricul-tora e vendedora, ela de-cidiu mudar para o seg-mento de saúde. “Aqui realmente é o local para formar profissionais, nos identificamos com os pa-cientes. Tenho certeza de que optei pela carreira correta”.

INSCRIçÕES

O vestibulinho para 40 vagas no curso de enfer-magem está com inscri-ções abertas até 10 de novembro. As inscrições devem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova aconte-ce em 13 de dezembro.

Formação de mais de 100 alunos do curso de enfermagem é realizada na Santa Casa

saúde

Drª Mariana Nardi Fisioterapeuta especializada em Osteopatia e Terapia Craniossacral

CREFITO: 189809-F

A osteopatia e a terapia craniossacral podem ser feitas em bebês?

Sim, o tratamento na pediatria traz inúmeros benefí-cios ao desenvolvimento neuropsicomotor das crianças. Trabalhamos sobre as limitações de mobilidade para prevenir possíveis alterações. As consultas geram grande conforto para a criança, assegurando que todas as fases importantes do desenvolvimento se cumprem dentro da normalidade.

A partir de quanto tempo pós-parto o bebê pode rece-ber o tratamento?

O tratamento pode ser feito com apenas alguns dias após o parto, e é interessante que quanto antes melhor para o bebê, já que durante a gestação o bebê precisa se adaptar dentro do útero, e acaba sofrendo modificações cranianas, que aumentam na hora do parto e geram pres-sões intracranianas, já que os ossos do crânio não são fun-didos, e se adaptam mesmo nos partos mais naturais.

Se o bebê não for tratado pós-parto o que pode acon-tecer?

As adaptações do crâ-nio tendem a se resolver sozinhas com o desenvol-vimento do bebê, porém quando persistem preci-sam de intervenção, e mui-tas vezes não são percep-tíveis ao olhar, apenas ao toque de um profissional especializado e geram vá-rios sintomas, que com a ajuda da osteopatia pediátrica podem ser resolvidos rapidamente, sem a necessidade de intervenção medicamentosa, e sem sofrimentos para os pais e para o bebê.

Quais sintomas podem aparecer se as adaptações cra-nianas não forem tratadas?

Alguns dos sintomas que podem aparecer são torcico-los, cólicas, refluxo gastresofágico, dificuldade na sucção, alteração do ritmo respiratório e cardíaco, alterações de sono, choro excessivo, déficit de desenvolvimento motor e cognitivo, entre outros.

COORDENADORA - Ligia ressalta significado da parceria entre Santa Casa e Etec na formação dos profissionais

Divulgação

Parceria com a Etec possibilita contato direto entre estudantes e pacientes “Vestibulinho

para 40 vagas no curso de enfermagem está com inscrições abertas

Page 12: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201512

Dirceu Ferrari, 67, autônomo: “Leio muitos livros e gosto de vários estilos como ficção e espiritismo. Acredito que falte o hábito da leitura e cultura como um todo para a população. Para mim aquele que não lê, mal fala, escreve e entende”.

G1.com

As vendas de carros usados registraram queda em setembro, pelo 2º mês seguido, conforme dados da federação dos

concessionários, a Fenabrave. O resultado é em relação a 2014. Conforme essa comparação, desde fevereiro último, os emplacamentos de seminovos e usados não emendavam 2

meses consecutivos de baixa nas vendas.No acumulado do ano, no entanto, os emplacamentos de carros usados seguem em alta de 2,36% em relação ao período de janeiro a setembro de 2014, com 7.476.566 unidades.Para a federação dos revendedores de seminovos e usados, a Fenauto, um dos motivos para a venda de usados ainda se manter em alta sobre 2014 é o fato de que, desde o ano passado, a maioria das montadoras parou de vender modelos mais básicos.Queda em agosto e setembroEm setembro, foram vendidos 867.525 carros usados, montante 7,5% menor que o de 1 ano atrás. Em agosto, a queda havia sido bem menor, de 0,14%.Com isso, a relação usado/zero quilômetro mudou e, a cada 3 carros novos vendidos, foram negociados 4 usados. O que a Fenabrave considera normal é 3 usados para cada zero quilômetro emplacado.“Com tudo o que ele vê, com tudo o que é publicado, o consumidor pensa se não é melhor segurar (a troca do carro), mesmo que ele não esteja apertado”, avalia Elis Siqueira, coordenador do sistema de informações da Fenauto.Enquanto a associação das montadoras, a Anfavea, projeta que 2015 termine com baixa de 27,4% nos emplacamentos de carros novos, a Fenauto não faz projeções, mas Siqueira diz que, se as negociações terminarem o ano empatando com 2014, “vai ser um bom resultado”. Segundo ele, há chances de 2015 terminar no negativo também para os usados.

Antônio Reginaldo Picinin, 54, cobrador: “Eu gosto um pouco, neste ano li apenas um livro. Acredito que o fato do brasileiro ler pouco acaba influenciando em um vocabulário fraco”.

Você gosta dE lEr? Quantos liVros já lEu EstE ano?fala poVo!

Presentear crianças com um pet, especialmente cães, pode ser sempre algo cogitado pelos pais. A convivência de cães e crianças tem muitos benefícios, mas adotar um cão é mais do que simplesmente dá-lo ao filho em uma data festiva. Diferentemente de outras opções de presentes, um cão requer muita responsabilidade, o que não são todas as famílias que podem oferecer.Para o bem do cão, pesquise! Os cães precisam de espaço, de atenção, de alimentação – o que requer condições financeiras -, entre outros requisitos. Entender essas necessidades é fundamental para que ele viva bem. Por isso é importante se questionar: “Eu terei tempo para me dedicar ao animal? ”. Afinal, o filho é o presenteado, mas uma criança não tem condições de garantir o bem-estar do pet, logo a responsabilidade está sempre a cargo dos adultos. Pensar no cão como um filho pode ajudar. Muitos casais planejam a vinda dos filhos considerando fatores muito parecidos com os citados acima. Quando se dá um cão de presente devido a uma data comemorativa, o planejamento pode não existir. Neste caso, a ação é feita por impulso e sem

considerar as consequências de o animal viver com uma família despreparada. “Ele era pequeno e fofo, depois ficou enorme e dá muito trabalho” é um exemplo de reclamação comum feita por pessoas que não pesquisaram.

Inocentes, as crianças podem não entender certos limites. Uma brincadeira pode machucar o animal e vice e versa. Será que os pais, na correria do dia-a-dia, terão tempo disponível para acompanhar o filho e o pet?

planejamento e pesquisa são essenciais antes de decidir presentear com um pet

Andreza Macedo Rodrigues, 17, estudante: “Gosto, neste ano li um livro até o momento, infelizmente falta tempo, mas é sim por meio da leitura que temos acesso a mais conhecimento”.

Wagner Donizete Figueira, 36, motorista: “Não li nenhum livro, costumo dedicar a minha leitura aos jornais. Não é desculpa, mas o nosso tempo é muito reduzido e acabamos deixando de lado este hábito tão importante”.

Vendas de carros usados caem pelo segundo mês seguido

Divulgação

CUIDADOS - Inocentes, as crianças podem não entender certos limites

Quando se dá um cão de presente devido a uma data comemorativa, o planejamento pode não existir

Não se desespere diante das dificuldades, colhemos aquilo que plantamos. Somos escravos do ontem, mas somos donos do nosso amanhã. Se construir um presente doloroso, fique alerta, é melhor construir um futuro alegre e saudável, no qual possamos colher os frutos do amor e da felicidade sem limites.Faça o bem de todas as formas, para preparar um futuro melhor, um futuro de amor. O amor é uma doação e não uma exigência. Quem realmente

ama, dá tudo, e nada pede. Quem pede e exige da pessoa que diz amar, demonstra verdadeiramente que não ama, ao contrário, revela o egoísmo em alto grau.Amar não é receber, é doar-se, não é pedir, mas proporcionar felicidade desinteressadamente. O verdadeiro exemplo de amor é o amor das mães, que ama incondic ionalmente, que sabe amar com renúncias de bens.

Mário Scarpin

Refletir para um futuro melhor!

O PODER DA PALAvRACerta vez, um homem tanto falou que seu vizinho era ladrão, que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente, ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho (o caluniador).No tribunal, o caluniador disse ao juiz:-Comentários não causam tanto mal...E o juiz respondeu:-Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel, depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã, volte para ouvir a sentença!O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:-Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem! -Não posso fazer, meritíssimo! - Respondeu o homem- o vento deve tê-los espalhados por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!Ao que o juiz respondeu:-Da mesma maneira, um simples comentário que pode destruir a honra de um homem, espalha-se aponto de não podermos consertar o mal causado: se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada! Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras.

Moral da história: No mundo existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se! Quem ama não vê defeitos. Quem odeia não vê qualidades e quem é amigo vê as duas coisas!!!

Antônio Roberto de Paula vieira (Toninho Pato)

Page 13: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201513

CLASSIFICADOS

ALUGAM-SE:-Kitnet Santana II - R Rufino Botelho de Souza,875- Apto 02

- 1dor,sala, cozinha,banheiro,lavanderia e garagem R$650,00;-Casa Santana III - R Antonio da Costa Junior,1.236 -

3dorm(suíte),sala, cozinha,banheiro,lavanderia e garagem R$850,00;

-Casa Centro - piso superior da antiga Loja “Sobrado” - R Conselheiro Dantas,722 - 3dorm,sala,cozinha,banheiro,lavanderia R$1.000,00;

-Casa Centro - R Simão Cabral,239 - 2dorm.,sala,cozinha,banheiro e garagem - R$950,00;

-Casa Centro - R Antonio Mardegan,451 - 3dorm,sala ampla,2banh,coz,fundo amplo,lavanderia,despensa,edicula no fundos c/1dorm,coz,banh,garagem coberta 2 carros - R$1.500,00 + IPTU Residencial ou R$2.000,00 + IPTU Comercial;

-Casa Centro Residencial ou Comercial - Praça Dr. Pedro César Sampaio 555, 3dorm,sala,cozinha,banheiro,lavanderia - R$1.100,00;

-Casa Centro - R Catarina Etsuco Umezu,604 3dorm,sala,cozinha,banheiro, lavanderia e garagem R$800,00;

-Casa Centro - R Coronel Julio Marcondes Salgado,41 2dorm,sala,cozinha, banheiro,lavanderia,garagem R$750,00;

-Casa Centro - R Carlos Gomes,117 3dorm,sala,cozinha,banheiro,lavanderia e garagem R$700,00;

-Casa Centro - R Carlos Gomes,125 2dorm,sala,cozinha,banheiro,lavanderia e garagem R$ 650,00;

-Casa Centro - R Conselheiro Dantas,231 3dorm,sala,cozinha,banheiro, lavanderia e garagem R$ 2.500,00 residêncial ou comercial;

-Casa Sta Aureliana - R Major Gabriel Botelho,393 2dorm,sala,cozinha, banheiro,lavanderia e garagem R$800,00;

-Casa V Sidéria - Trav Fernando Lorenzeti,181 - 2dorm,sala,cozinha, banheiro,lavanderia e garagem R$750,00;

-Casa Jd Brasilia - R Romeu José Batista,402 2dorm,sala,cozinha, banheiro,lavanderia e garagem R$650,00;

-Casa Paraiso - R João Severino Martins,1.392, 2dorm (suíte),sala,coz banh,lavanderia,churrasqueira,piscina e garagem R$1.250,00;

-Casa Paraiso - R Benedita Oliveira Melo,144 1dorm,sala,cozinha, banheiro,lavanderia e garagem R$550,00;

-Casa Jd União - R Angelo Nardo,325 2dorm,sala,cozinha,banheiro, lavanderia e garagem R$800,00;

-Casa Prq das Nações - Av Portugal,90-02 - 2dorm,sala,cozinha,banheiro, lavanderia e garagem R$600,00;

-Casa Bela Vista - R Luiz Gozzo,26 2dorm,sala,cozinha,banheiro, lavanderia e garagem R$ 700,00;

-Casa na Vila Fabiano - Rua José Amorim Ribeiro 401, 03 dorm, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem R$ 850,00;

-Casa V Fabiano - R Evanira Chaves do Carmo,76 3dorm,sala,cozinha, banheiro,lavanderia e garagem R$1.100,00

-Casa Madre Carmem - R Pedro Perin,150 - 2dorm,sala,cozinha,banheiro, lavanderia e garagem R$750,00;

-Casa Madre Carmen - R Pedro da Silva,92 3dorm(suíte),sala,copa,cozinha, banheiro,lavanderia e garagem R$850,00;

-Casa Madre Carmen – R José Caetano,112 3dorm(suíte),sala,copa,cozinha, banheiro,lavanderia e garagem R$ 750,00 + IPTU;

-Sala Comercial no Ed. Pinheiro Guimarães 6ºandar,sala 63,61 m² - R$ 600,00 + condominio

-Sala Comercial no Centro - Av. Dr., Cyro de Melo Camarinha 726 - Piso Superior - R$ 1.200,00 + ou – 40m2

-Ponto Comercial - Av Cel Clementino Gonçalves,amplo espaço,cozinha, 2 banheiros + ou - 310m² - R$5.000,00; (Piso Superior)

-Ponto Comercial - Av Cel Clementino Gonçalves,amplo espaço,cozinha,2 banheiros,terreno nos fundos + ou - 310m² - R$6.000,00; (Terreo)

-Ponto Comercial Centro - Av Tiradentes,1.200 - uma sala 16 m²no prédio da Crod - R$700,00

-Ponto Comercial Centro - Av Coronel Clementino Gonçalves esquina com José Zacura - R$1.500,00;

-Ponto Comercial Antigo Ringo - R Marechal Bitencourt,492 - R$3.000,00;

-Ponto Comercial Centro (descendo a loja “Castor”)- R.Euclides da Cunha, 20-A - R$1.000,00;

-Ponto Comercial Centro - R Cons Dantas,722 (Antiga Loja “Sobrado”) - Excelente Localização- R$ 5.000,00;

VENDEM-SE: -Casa no Bosque dos Eucaliptos - terreno amplo de

838,60m² c/ 272,00m² de construção,madeiramento nobre,1dorm no piso superior,2 apartamentos externos,lavabo,cozinha americana,jardim amplo,espaço Gourmet c/churrasqueira,piscina interna,garagem p/4 carros - R$800.000,00;

-Imóvel no Centro - Rua Conselheiro Antônio Prado, 497 - 02 construções em bom estado de conservação - 01 casa e 01 comércio - amplo terreno - 928 m² - localização privilegiada (agências bancárias, prefeitura, correios, clubes, sindicatos, etc) - R$900.000,00;

-Casa Centro - R Regente Feijó,833 - 3q,sala,coz,banh,quintal nos fundos, despensa,garagem 2 carros - R$280.000,00;

-Casa Centro - R Marechal Bitencourt,919 - 4dorm(2suítes),1closet,sala de jantar ampla,coz. planejada,lavabo,sala de tv ampla,copa/area de jogos, area de serviço,quintal amplo,garagem 4 carros - R$1.200.000,00;

-Casa Joaquim Paulino - R Belizário Teodoro Nogueira,177 – 4dorm(3 suítes),2 salas,copa,cozinha planejada,armários embu-tidos em mogno, quintal amplo c/ churrasqueira e despensa,area de serviço coberta, garagem - R$520.000,00;

-Casa Jd Ipê - Trav Carmelo Comegno,56 3dorm(suíte),sala,copa/coz, quintal amplo c churrasqueira balcão,despensa,area de serviço coberta, garagem 2 carros R$350.000,00;

-Casa V Saul - R José Rosso,162 – terreno 275,00m² - 2dorm,sala ampla, banh,coz,despensa,quintal amplo,garagem 2carros - R$220.000,00;

-Casa Pq.São Jorge - Av.Ricardo Campbell - terreno amplo de 12 x 25 (300 m²), 1dorm,sala,cozinha,banheiro,garagem p/ 4car-ros - R$120.000,00;

-Casa Pq. São Jorge - Av. Ricardo Campbell,252 - 3dorm(suíte),sala,coz, banh,lavanderia e garagem - R$250.000,00;

-Casa Pq.São Jorge - Av.Ricardo Campbell,258 - 3dorm(suíte),sala,coz, banh,lavanderia e garagem - R$250.000,00;

-Casa Resid Paraíso - R Durval Gonçalves,283 - 2dorm(suíte),sala,coz, banh,lavanderia e garagem 2 carros - R$185.000,00;

-Casa V 80 - R José Vidor,766 – 2dorm,2banh,garagem - R$170.000,00;

-Casa Chác Peixe - R Augusto Singulani,77 – 3dorm(suíte),sala,coz,banh, área de serviço,garagem 2 carros - R$280.000,00;

-Casa Chác Peixe - R Jaime Castanho de Almeida – 3dorm(suíte),sala,coz, despensa,banh nos fundo,garagem 2 car-ros – R$320.000,00

-Casa Chác Peixe - R Guerino Angelo Maitan,87 - 3dorm(suíte)c/ closed, sala,coz,cozinha externa coberta c/ churrasqueira,garagem 2 carros - R$ 430.000,00;

-Casa Chác Peixe - R Bernardino Araujo de Souza,223 3dorm(suíte),sala, coz planejada,banh social,área de serviço coberta,garagem 2 carros - R$ 350.000,00;

-Casa Mo Jardim Fernanda - Rua Francisco Garcia, 67 - 03 quartos sendo 01 suíte, sala, cozinha, area de serviço, garagem para 01 carro - R$ 300.000,00

-Casa Jd Eldorado - R José Peatto,340 – 3dorm(suíte),sala,coz,banh social,área de serviço,garagem 2 carros – R$500.000,00;

-Casa Jd Eleodoro - R Avelino Lamoso,41 – 3dorm,2banh,sala,coz,garagem - R$200.000,00;

-Casa V Saul - R José Rosso,162 2dorm,sala ampla,2banh,quintal amplo, garagem 2 carros; R$220.000,00;

-Casa V Fabiano - R General Glicerio,333 – 3dorm,sala,copa/cozinha ampla, quintal nos fundos garagem 1 carro; - R$240.000,00;

-Casa V Fabiano - R Ines Cardoso,69 – 2dorm,sala,coz,quintal amplo, garagem - R$230.000,00;

-Casa V Fabiano - R Ines Cardoso - 40 TERRENO DE 1.096 m²- 3dorm(suíte) c/ banheira,sala,coz,quintal amplo,garagem - R$500.000,00;

-Casa Jd Santanna I - R Benedito Pedro Raimundo,668 -

2dorm,sala,coz, banheiro,garagem - R$160.000,00;-Casa Jd Santanna II - R Targino Rodrigues do Prado,235

- 3dorm,sala, coz,banh,quintal amplo,garagem 2 carros - R$220.000,00;

-Casa Jd Planalto - R Antonio Maximiano de Souza,171 - 2dorm,sala,coz, banh,lavanderia e garagem - R$160.000,00;

-Casa Jd Planalto - R Luiz Gozzo,401 3dorm(suíte),sala,coz,banh, lavanderia,despensa,garagem 2 car-ros - R$230.000,00;

-Casa Jd União - R André Martins,542 - 3Qdorm(suíte),sala,Coz americana, banheiro social,garagem 2 carros - R$240.000,00;

-Casa Espirito Santo do Turvo - R André Luciano Retz,2-82, 2dorm,sala, coz,banheiro - R$65.000,00;

-Terreno amplo Av Jesus Gonçalves,1121 Itaípu,c/ edicula nos fundos 2 suítes,sala,cozinha,quintal,barracão na frente garagem 3carros - R$ 230.000,00;

-Terreno Joaquim Paulino - R Hideshi Yoneda,279 - 13 x15 (195,00 m²) - R$ 130.000,00;

-Terreno Morada do Sol - 245,00 m² - R$75.000,00;-Terreno Jd Ipê - 300m² - R$200.000,00;-Terreno Centro - Av Dr.Cyro de Mello Camarinha,844

202,50m² - R$ 220.000,00;-Terreno Vl Joaquim Paulino - R Hideshi Yoneda - esquina,

todo murado, 330m² - R$215.000,00;-Terreno Jd Paulista - 250,00m² - Quadra H - R$35.0000,00

+ parcelas;-Terreno União - R João Severino Martins,1032 Quadra G lote

9 - 200m² - R$65.000,00-Terreno Nova Brauna, Quadra - H, 270 m² - R$63.000,00 +

parcelas;-Terreno Nova Brauna, Quadra - G, 255 m² - R$70.000,00 +

parcelas;-Terreno Jd Europa - Entrada + prestações;-Terreno ChacPeixe - 12x25m² (300m²) , Asfalto-

R$135.000,00;-Terreno Chac Peixe 150m² - R$95.000,000;-Terreno Chac Peixe 150 m² - R$75.000,00;-Terreno Chác Peixe - R João Andreolli, (12x25) 300m² ,ja mu-

rado e plano - R$100.000,00; -Terreno Chác Peixe - R João Andreoli,26 - 287,50m² -

R$100.000,00;-Terrenos Pq das Nações a partir de - R$35.000,00;-Terreno Resd Paraíso - 250 m² - R$75.000,00;-Chacara Graminha - 3.000 m² - Casa com

2dorm,sala,coz,banh,área lazer c/ piscina,churrasqueira,forno a lenha - R$300.000,00;

-Sitio 8,50 alq,excelente para plantio,16 km da cidade - R$850.000,00;

-Area na Beira da Rod Orlando Quagliato, 23.229,58 m² - R$600.000,00;

TEMOS MAIS OPÇÕES DE CASAS, FAZENDAS E SÍTIOS EM TODA REGIÃO VENHA CONFERIR!!!

C O M E R C I A I S -MEIO TERREnO –Pq SãO JORgE –

6x25 – 38MIl – COd. 2767;-TERREnO – Ch PEIxE – 12 x 25 –

ÓTIMA lOCAlIzAçãO – 110 MIl – COd. 2768

-TERREnO COMERCIAl – CEnTRO/VIlA SAul – 50 METROS MARgEAndO A AV. dR. PEdRO CAMARInhA – 20 dE FundOS – 350MIl – COd. 2765;

-TERREnO – CEnTRO – AV. CEl. ClEMEnTInO gOnçAlVES – 40 x 60 – ÁREA nObRE COMERCIAl – R$1.600.000,00 – COd. 2766

- SObRAdO – COM FREnTE COMERCIAl - TERREnO 12 x 30M – 400M2 dE COnSTRuçãO – PARTE dE CIMA: 3quARTO-SuITE-SAlA-COPA-COzInhA- EM bAIxO: bARRACãO – FREnTE COMERCIAl -2 EdíCulAS - POTEnCIAl P/ 4 AluguEIS – TROCA-SE COM PROPRIEdAdE RuRAl – R$500MIl – COd. 2754

-CASA PARA FInS COMERCIAIS – AO lAdO dO MERC AVEnIdA-CEnTRO-100M2 dE COnSTRuçãO- TERREnO 6,40 x 25-COnTEndO 2quARTOS-SA l A-CO PA-CO z I n h A-WC-dE S P E n S A – gARAgEM – 250 MIl – COd. 2732

-CASA PARA FInS COMERCIAIS-SAnTA AuRElIAnA-TERREnO 10x25 – 180MIl COd. 2728;

-TERREnO COMERCIAl – Jd. hORIzOnTE- 11x 33 - AV. JESuS gOnçAlVES-40MIl + PARCElAS- COd. 2648;

-POnTO COMERCIAl – Jd. bRASIlIA – AV. dR. PEdRO CAMARInhA-2 q u A R T O S - S A l A - C O z I n h A - W C - 3 CARROS-EdíCulA – 250MIl – COd. 2629

-bARRACãO EM COnSTRuçãO – POnTE nOVA – TERREnO 11,70 x 27 – FundAçãO – PAREdES lEVAnTAdAS – R$65MIl + PARCElAS – COd. 2641;

-PRédIO COMERCIAl – IPAuSSu – CEnTRO – TERREnO 169,63 M2 – COnSTRuçãO 151,57 M2 – TESTAdA 6,60 x 25,70 – FREnTE COMERCIAl – PASTElARIA –SAlãO-COzInhA-2 WC- FundOS SObRAdO: PARTE InFERIOR: SAlA quARTO-SuITE- PARTE SuPERIOR: 2quARTOS-2WC. – AO lAdO dO bRAdESCO; COd. 2598

-gRAndE ÁREA COMERCIAl nO CEnTRO-1.480 M2 – 400 MIl – COd. 2532

-CASA/COMERCIAl-CEnTRO – FREnTE P/ EuClIdES dA CunhA EM 14,5 x 24-4quARTOS-SAlA-COPA-COzInhA-WC-EdíCulA -ÁREA lAzER-ESCRITÓRIO – 800MIl-COd. 2552;

-TERREnO gRAndE nO CEnTRO – 18 x 44 – 400 MIl – COd. 2518

-RESTAuRAnTE-bERnARdInO dE CAMPOS-SP- CEnTRO-REndA MEnSAl 25MIl – AluguEl 750,00 – 140MIl; 2498

-PRédIO COMERCIAl – AV. dR. PEdRO CAMARInhA-V MATIAS (SAídA PARA OuRInhOS)-COMPOSTO dE uMA CASA 3quARTOS-SAlA-COPA-COzInhA-2WC-240MIl-COd.2486;

-PRédIO COMERCIAl R COnSElhEIRO dAnTAS – TERREnO 9 x 22M - COM RESIdênCIA nOS FundOS-220M2-FREnTE COMERCIAl P/ COnS dAnTAS – 700.000,00; 2388

-bARRACãO-V OITEnTA-PRÓPRIO PARA SuPERMERCAdO – R$220MIl;

-bARRACãO COMERCIAl-SãO JOãO-600M2 dE ÁREA ÚTIl Ou TRêS PARTES dE 200M2, TOdAS COM WC-ESCRITÓRIO-SAlAS-COzInhA – 450MIl; 2165

-FREnTE COMERCIAl COM CASA nOS FundOS- V. 80 – SAlãO COMERCIAl C/ WC- ÁREA PARA dEPÓSITO – CASA nOS FundOS C/ 2quARTOS-SAlA-COzInhA-WC-180MIl; 789

-AREA COMERCIAl – FREnTE P/ ROd PlACIdO lOREnzETTI -3.000 Ou 4.000 M2 MARgEAndO A ROdOVIA – 55MIl O M2; 1911

-PRédIO COMERCIAl-CEnTRO-SAlãO dE 240M2-PRÓCIMO AO FORuM-TERREnO 16x23-02 WC ExTERnO – 1 InTERnO-MESAnInO—FundOS C/ AndAR SuPERIOR EM 4M-650MIl; 1937

-ÁREA COMERCIAl-CEnTRO – COnTEndO 4 IMÓVEIS, SEndO 3 CASAS E uM bARRACãO-1.000.000,00; 1310

-4 SAlAS COMERCIAIS - PRédIO COMERCIAl-10M dA EuClIdES dA CunhA- C/APROxIMAdAMEnTE 30M2 CAdA uMA-EnTRAdA COMuM-ÁguA E EnERgIA SEPARAdOS-280MIl; 2051

-FREnTE COMERCIAl-V SAul-SAlãO-2 CôMOdOS-VARAndA E WC – SIMPlES-90MIl; 1522

-bARRACãO – V ROChA (FInAl dO IPê) -650M2 dE TERREnO-176M2 dE

bARRACãO-2 WC-120MIl; 1608-bARRACãO-ESTAçãO-AV. JESuS

gOnçAlVES – 275M2 dE TERREnO -179,25 M2 dE COnSTRuçãO – 260MIl; 1938

-SuPERMERCAdO- COMERCIAl-OuRInhOS-bAIRRO RECAnTO dOS PÁSSAROS-InSTAlAdO SuPERMERCAdO-COM ESCRITÓRIO-MÓVEIS-bAlCâO-gOndOlAS-TudO PARA AçOuguE-PAdARIA-SACOlãO-MATERIAIS E uTEnSílIOS COMPlETO – 950MIl; 1603

-PRédIO COMERCIAl-CEnTRO-PRÓx PREFEITuRA MunICIPAl-PARTE EM CASA COM TERREnO dE 12x25- + TERREnO AO lAdO dE 11x48-600MIl; 1234

-gRAndE ÁREA COMERCIAl-2.500 M2 dE ESPAçO ÚTIl – SEndO: bARRACãO 460 M2-bARRACãO dE 1.500M2-7WC FEMInInO-4WC MASCulInO-5 MICTÓRIOS-2 COzInhA gRAndE InduSTRIAl-2ChuRRASquEIRA gRAndE-1 CASA dE 250M2-TudO dEnTRO dE 6 TERREnOS dE 300M2-3.900M2 dE TERREnO-2.500M2 dE COnSTRuçãO-2.500.000,00; 1691

-PRédIO COMERCIAl /SObRAdO- JA

I M Ó V E I S R u R A I S

-SíTIO – 11 Alqu – TERRA – PASTO – bEIRAndO A PISTA – 950 MIl – COd. 2764;

-SíTIO – 12 Alqu-SãO PEdRO dO TuRVO – CuRVA dE níVEl – PASTO – 25 KM dE SAnTA CRuz –R$65 MIl O Alq. – COd. 2725;

-FAzEndA – CAPORAngA-80 Alq-ARREndAdO PARA CAnA dE AçuCAR-70MIl O Alq. COd. 2723;

ChÁCARA – bAIRRO gRAMInhA—1800M2 – CASA VARAndAdA 3quARTOS-SuITE-SAlA-COzInhA-WC-ChuRRASquEIRA-4 CARROS-POMAR – 180MIl – COd. 2690;

-SíTIO/ESTânCIA – 4,5 Alq.- PORTEIRA FEChAdA – ExCEPCIOnAlMEnTE ECOlOgICO –ESPECIAl PARA VERAnEIO - R$500.000,00 – COd. 2691;

-ChÁCARA – ÁguA dOS PIRES – 2,4131 Alq-200MIl – COd. 2679;

-ChÁCARA- CEnTRO dA CIdAdE – 700M2 dE ÁREA – 200 M dE COnSTRuçãO- COnTEndO uMA CASA 2 q u A R T O S - S u I T E - S A l A - C O z I n h A -2WC-2 CARROS- VARAndA -JARdIM -ÓTIMO ACAbAMEnTO E PAdRãO – R$250MIl – COd. 2676;

-SíTIO – 5,93 Alq – bAIRRO AlECRIM – TERRA MISTA-POçO ARTESIAnO-CASA SIMPlES-AO lAdO dA ROdOVIA – COd. 2675;

-SíTIO – dEFROnTE À ROd CASTElO bRAnCO – 3,17 Alq- MARgEAndO EM 400M A ROdOVIA – R$60MIl O Alq. – 60 MIl – COd. 2637;

-ChÁCARA – bAIRRO SãO JOSé-500 M2 – CASA quARTO-SlA-COzInhA-WC-ÁREA dE SERVIçO – 180 MIl – COd. 2551

-IMÓVEIS dESTInAdOS A lAzER- RIbEIRãO ClARO-PR-COndOMInIO FEChAdO- C/ PISCInA-RESTAuRAnTE-PRAInhA-MARInA-ÁREA VERdE EnTRE OuTROS-ChAléS dE 2 Ou 3 SuITE- 85 E 100M2 dE COnSTRuçãO – TERREnO 252M2- 250MIl; 2535

– 65 MIl O Alqu. – COd. 2462;-ChÁCARA – 4.200M2 – ESPíRITO

SAnTO dO TuRVO – FREnTE InTEIRA MARgEAndO A ROdOVIA – CASA 4 q u A R T O S - S u I T E - S A l A - C O P A -COzInhA-3 WC-dESPEnSA-5 CARROS- EdICulA nOS FundOS WC E quARTO-bARRACãO 70 M2-POMAR-POçO ARTESIAnO-EnERgIA 220/110 – 300MIl – COd. 2461;

-ChÁCARA-5KM dA CIdAdE-2.500M2-C/ CASA- 3quARTOS-SAlA-COPA-COzInhA-2 WC-4 CARROS—126 M2 dE COnSTRuçãO-PISCInA-POMAR-TOdA MuRAdA-PARTE AlAMbRAdO – TERREnO 30x80-TROCA-SE COM CASA-380MIl-COd. 2441;

-SíTIO-21 Alq-ROd CASTElO bRAnCO – 55 MIl O Alq.; 2337

-ChÁCARA-RESORT ÁguAS dE SAnTA bARbARA-1.530 M2 – R$153MIl; 2338

-SíTIO – 13,3 Alq-ACESSO POR ASFAlTO-CulTuRA SOJA E MIlhO-8KM dA CIdAdE-CASA-SEdE gRAndE-duAS MInAS-RIbEIRãO-MARgEAndO ROdOVIA-TERRA ROxA-POSSE IMEdIATA-R$1.000.000,00;

-ChÁCARA-1.250 M2- 25 x50 –COM SAlãO EM COnSTRuçãO-PRÓx AO ClubE dE TIRO-75MIl; 2237

-ChÁCARA-ÁguAS dE SAnTA bARbARA-71.955,00M2 Ou 2,97 Alq – 334 M2 MARgEAndO A ROd CASTElO bRAnCO – 100MIl O Alqu.;

2238-SíTIO-CAPORAngA- 9Alq- 20 KM

dA CIdAdE-CASA MAnguEIRA-FORçA-RIbEIRãO – 65MIl O Alq.; 2184

-gRAndE ÁREA EM COndOMInIO FEChAdO-REPRESESA dE ChAVAnTES-110.000 M2- COndOMInIO FEChAdO C/ CAPACIdAdE P/ 100 TERREnOS dE 500M2 CAdA-4,5MIlhõES; 2230

-MÓdulO dEnTRO dO “TAyAyA”- unIdAdE EM RESORT-RIbEIRãO ClARO-quARTO-SuITE-SAlA gRAndE-C O P A - C O z I n h A - W C - P I S C I n A -ACAdEMIA-TEnIS-MARInA-SEguRAnçA, TudO dE uSO COndOMInIAl – 360MIl; 2229

-ChÁCARA-REPRESA dE ChAVAnTES-bAIRRO uSInA dA CESP-35 KM dA CIdAdE-22M MARgEAndO REPRESA-TERRAPlAnAgEM PROnTA PARA ChAléS E MARInA-5.500M2-550MIl; 2203

-ChÁCARA – JACuTIngA – 1 Alq E ¼ -CASA SIMPlES-POçO ARTESIAnO-FORçA E AguA-250MIl; 2186

-ChÁCARA-ThERMAS dE ÁguAS dE SAnTA bARbARA-TERREnO 450M2-COnSTRuçãO -115,41M2-CASA 2 quARTOS-SuITE-SAlA-COPA-COzInhA-3WC-dESPEnSA-200MIl; 2097

-ChÁCARA-bARREIRInhO-2 Alq-POMAR-FundOS C/ RIO PARdO-bOMbA d´AguA-EnERgIA-CERCAdO-PORTAl-250MIl; 1908

-ChÁCARA-RESORT RESIdEnCIAl ThERMAS dE ÁguAS dE SAnTA bARbARA – ROd CASTElO bRAnCO, KM 292-CASA 3quARTOS-SuITE-SAlA-COzInhA-3 WC-2 CARROS-TERREnO dE 450M2-ÁREA COnSTRuídA 138 M2-COndOMínIO 243,00-IPTu 190,00-CASA PRÓx AO bAlnEÁRIO -4 ClubES COMPlETOS-230MIl; 1909

-ChÁCARA-ÁguAl Azul – 3.000 Ou 4.000M2 MARgEAndO A ROd PlÁCIdO lOREnzETTI--55MIl O M2; COd 1911

-ChÁCARA-SAnTA CRuz-bAIRRO P R I M A V E R A - 5 . 0 0 0 M 2 - E n E R g I A -CERCA-PlAnO-150MIl; 1836

-4 ChÁCARAS-ÁguA dAS PERÓbAS-SAnTA CRuz-TOdAS C/ 20.000M2- CAdA, SEndO: 2 COM C A S A S - b A R R A C ã O - M A n g u E I R A -POMAR-2 SOMEnTE TERRA-200MIl E 110MIl RESPECTIVAMEnTE; 1837

-ÁREA PARA lOTEAMEnTO-PRESIdEnTE EPITÁCIO-15 Alq-PROx dA REPRESA-50,00 O M2; 1923

-ChÁCARA-SãO ROquE-5 KM SãO ROquE – ROd CASTElO bRAnCO—7.500 M2-CASA C/3 quARTOS-SAlA-2 COzInhAS-2 WC-VARAndA-POMAR-215MIl; 1451

-SíTIO CAPORAngA-5 AlquEIRES-C A S A - 4 q u A R T O S - C O z I n h A - 2 W C -d E S P E n S A -C h u R R A S q u E I R A -F O g ã O A lEnhA-POçO ARTESIAnO-POçO C A I P I R A - C E R C A d O - F O S S A - A ç u d E -POMAR-TROCA-SE COM IMÓVEl SãO PAulO-450MIl; 1402

-TERREnO ThERMAS dE ÁguAS dE SAnTA bARbARA-600M2- ROd CASTElO bRAnCO-65MIl; 1398

-Ch Á C A R A-RO d- IPA u S S u-bA u R u-1Alq-EnERgIA-FundOS C/ RIO PARdO-150MIl; 1403

-ChÁCARA-SAlTO bOnITO- 1Alq E ¼ -ASFAlTO ATé O RIO PARdO—4 CASAS-POçO ARTESIAnO-AçudE-MInA-ÁguA E EnERgIA-350MIl;

-COndOMínIO FEChAdO-ARAndu/AVARé – 800M2 dE ÁREA-COndOMínIO FEChAdO-MuRAdO-g R A M A d O - P A l M E I R A - C O q u E I R O -VARAndA-ClubE COM: PISCInA OlIMPICA-RESTAuRAnTE-quAdRA dE TEnIS, ETC-CASA 3quARTOS-SuITE-2 WC-SAlA-COzInhA ESTIlO AMARICAnA – 200MIl; 1335

-ChÁCARAS-ROd IPAuSSu-bAuRu-11.000M2 C/ CASA 2quARTOS-SAlA-COzInhA-WC-ChuRRASquEIRA-gARAgEM-POçO-TAnquE PARA PEIxE- 9.000M2 COM TAnquE PARA PEIxE PIquET-8.000M2 COM TAnquE E PIquET-8.000M2 COM TAnquE E PIquET-250MIl E 200MIl RESPECTIVAMEnTE; 1275

-ChÁCARA-ÁguA dOS PIRES—1.000 M 2-E n E R g I A -F O R ç A -C E R C A -70MIl; 775

-ChÁCARA dE RECREIO-2.000M2-quIOSquE 2 quARTO-COzInhA-WC-2 PISCI nA-CAMPO-POMAR-PARquInhO-dE S P E n S A-CA S C ATA-CA n I l -400M I l ; 831

-ChÁCARA-ÁguAS dE SAnTA bARbARA-3,5 AlquEIRES-CASA-2 q u A R T O S - S A l A - C O z I n h A - W C - 3 CARROS-250MIl; 2096

-ChÁCARA-3.800-SAídA PARA bAuRu-MARgEAndO ROdOVIA-350MIl;

Rua José Ephifânio Botelho, 445-B - Cx P. 112 Santa Cruz do rio Pardo

(14)3372 2528

Corretores João ap. Nantes Creci/SP n°15.755 e João R. B Nantes Creci/SP nº79.146

CORRETOR RESP.: DR. SEBASTIÃO MORBI – CRECI 80491VENDA E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E RURAIS | LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS

ASSISTENCIA JURÍDICA – DESMEMBRAMENTO DE LOTES, PLANTAS | REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS JUNTO A PREFEITURA – SERVIÇOS DE CARTÓRIOS CERTIDÕES E CONTRATOS EM GERAL | Avenida Batista Botelho, 632 – Centro – Fone (14) 3372.1386 – (14) 97138424

www.morbiimoveis.com.br – e.mail: [email protected]

YAMAHA XJ6 mod e ano 2012 , ret-rovisores, manetes,slides, escapa-mento esportivos (originais guar-dados ) chave reserva, moto sem detalhes 11000 km ,pneu traseiro zero e o da frente novinho Fone: (14)99623 5660 Paulinho

Gol 1.000 8 V 98, branco, gasolina, R$9.500,00Só vendaFone: (14)99796 2523

Honda Civic LX 2000Fone: (14) 99739 2181

Space Fox 2013, 1.6, único dono, completa, R$ 39.000,00.Fone: (14) 99783.7465 Paulo

Escort 1.6 prata,álcool original mo-tor AP R$4.000,00Fone: (14)99742 3242 Sotero

Vendo expositor de refrigerante marca Frilux 450I R$1.500,00 Fone: (14) 99880 1565 Leandro

T i t a n 150 completa 2008, vermelha, super conservada R$4.000,00 à vista (14) 99748 4734 Carlos

Suzuki Yes 125 2009, prata, partida elétrica, freio a disco R$1.500,00 (14)3372 4668 99654 2586

V e n d o Terreno medindo 10 X 25m, por ser de esquina, 257,63m2., Quadra I lote 18, Rua João N.Gonçalves cruzamento c/ Dr Amauri César, no Jd Paulista R$ 72.000,00 = Quitado, aceito carro como parte de pagamentoFone: (14) 99633 1517 Delourdes

Vendo Chácara 1.450 m², localizado na chácara Solange.Tratar fone (14) 99669-6666VENDE-SE TERRENO 10X25 NO BAIRRO PONTE NOVA.ENTRADA DE 15.000,00 +PRESTAÇÕESTEL PARA CONTATO: 996421759(JOSIANE)

Terreno 10x25m Jd Europa R$70.000,00Fone:(14) 3372 7143/99633 3193Vendo 2 Pionner de 12 polegadas 400 RMS bobina dupla novo na caixa R$250,00 cadaFone: (14) 99706 9900

Vendo Youkshire macho/fêmea(14)99737 4215/99679 6686

CLASSIFICADOS PARTICULARES

Page 14: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201514

policial

Temporal derruba árvores, destelha casas e deixa população sem energia por mais de dez horas

“Nasci de novo”, diz sobrevivente de acidente na Raposo Tavares

Corpo de jovem de 19 anos é encontrado depois de três dias no Paranapanema

Campanha visa arrecadar dinheiro para Esportiva

Polícia apreende dez quilos de haxixe com passageira de ônibus

Rajadas de vento causaram estragos em 11 cidades da região. Apesar dos danos, não foi registrada nenhuma vítima

Motorista, Edvaldo Pontes morreu no local do acidente. No momento chovia e a pista estava escorregadia

CIBELE MARTINS

Temporais se tornaram cada vez comuns em Santa Cruz e demais cidades da re-gião, o último registrado no final da tarde de quinta-feira (22) novamente assustou a população.

As rajadas de ventos de 80 km por hora, iniciaram por volta das 17h e seguiram por mais de uma hora quan-do começou a chuva. Depois de um intervalo de três ho-ras voltou a ventar e chover forte, por volta da meia noi-te. O mau tempo atingiu ao menos 11 cidades da região, São Pedro do Turvo e Ipaussu foram as mais afetadas.

Em Santa Cruz os princi-pais bairros atingidos foram Parque São Jorge, Parque das Nações, Chácara Peixe e a área central da cidade.

Por conta do rompimen-to da fiação elétrica em di-versos pontos, alguns bairros ficaram sem energia elétrica por mais de dez horas.

Apenas o Corpo de Bom-beiros atendeu a cerca de 30 ocorrências entre quinta e sexta-feira. Ainda na tarde de ontem, a guarnição tra-balhou na remoção de ár-vore caída sobre uma casa localizada na rua Joaquim Severino Martins, no Jardim Planalto, apesar dos estragos à residência não terem sido grandes, a remoção do local foi complexa.

Outros casos de maior impacto foram o destelha-mento de parte da cobertura da rodoviária e queda de ár-vore próximo ao Supermer-cado São Sebastião.

Algumas empresas, lo-calizadas na rodovia SP-225, rodovia João Batista Cabral Rennó sofreram prejuízos com a tempestade, como a destruição da cobertura de uma marmoraria.

No começo da manhã de quinta-feira uma chuva de granizo já havia atingido a cidade. Com isso, de acordo com a Secretaria Municipal

de Meio Ambiente, em 24 horas foram 27 milímetros de chuvas.

De acordo com o IPMet (Instituto de Pesquisas Me-teorológicas) da Unesp (Uni-versidade Estadual Paulista) de Bauru, há previsão de chuvas até terça-feira (27).

“Os temporais são decor-rentes da área de instabilida-de com a frente fria que está sobre o litoral de São Paulo, isto também é chamada de baixa pressão”, explica a me-teorologista, Zildene Predo-sa.

As temperaturas devem seguir mais amenas no final de semana com mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 28ºC e 30ºC.

A meteorologista alerta a população sobre os cuidados necessários para evitar aci-dentes durante os temporais. “Procure locais protegidos e evite áreas descampadas e ficar embaixo de árvores por conta das descargas elétri-ca”.

CIBELE MARTINS DÁRIO MIGUEL

O santa-cruzense, Mau-ricio Garcia, um dos ocu-pantes do caminhão que se envolveu em acidente na Rodovia Raposo Tavares, entre os municípios de Pira-ju e Bernardino Campos, na tarde de quarta-feira (21), deu um depoimento emo-cionado.

“Agradeço a Deus, nasci de novo, infelizmente o mo-torista não teve a mesma sorte”, afirmou ao repórter

Dário Miguel em entrevista à rádio Band FM.

O policial aposentado Edvaldo Pontes, 46, mora-dor de Assis-SP, não teve a mesma sorte e morreu no local do acidente.

Agnaldo Pinto, que tam-bém era passageiro não so-freu ferimentos.

De acordo com teste-munhas, chovia no mo-mento do acidente e a pis-ta estava escorregadia. No instante em que Edvaldo foi realizar uma curva per-deu o controle da direção

e saiu da pista quando o caminhão Mercedes Benz que estava carregado com adubo e soja capotou. Era a segunda vez que os santa--cruzenses viajavam com o motorista.

“Só me lembro do cami-nhão desgovernado, todos permaneceram calados, quando olhei para frente, vi outro caminhão vindo, en-tão o motorista desviou pela contra mão, quando saímos pelo acostamento pensei que já morreria na batida de frente com as árvores.

Ele tentou voltar para pista duas vezes e não conseguiu. Na primeira pancada em que o vidro quebrou, já fe-chei os olhos e giramos vá-rias vezes na cabine. Quan-do o caminhão parou, olhei para o Aguinaldo, achei que ele estava morto, mas ele

saiu na sequência. Então vi-mos que o condutor estava embaixo da cabine, então sentei na pista e comecei a chorar”.

No momento do aciden-te o caminhão estava a 80 km por hora, na descida.

A Polícia Rodoviária Es-

tadual esteve no local para controlar o trânsito e regis-trar o fato.

O caminhão carregado com produtos agrícolas, ha-via saído de Santa Cruz com destino a região de Piraju, onde iria entregar a carga na área rural.

Em meio a uma crise fi-nanceira, assim como cen-tenas de clubes de menor porte espalhados pelo Brasil afora, a diretoria da Associa-ção Esportiva Santacruzen-

se organizou a campanha “SOS ESPORTIVA”, que visa arrecadar dinheiro junto aos torcedores, para o clube dis-putar o Campeonato Paulis-ta da Série B (quarta divisão)

no próximo ano. O investigador da po-

lícia civil, Edilson Arcoleze Ramos de Castro, é um dos entusiastas da campanha. Na página da Câmara Mu-nicipal no Facebook, o tor-cedor ele se coloca à dispo-sição para recebimento dos valores daqueles que dese-jam colaborar com a causa. Os valores solicitados são R$5, R$10, R$15, R$20, R$50, R$10, ou mais. “Deixem seu

endereço que me coloco a disposição para buscar a doação”, disse o torcedor do tricolor.

Como forma de comover demais torcedores, Castro publicou um acervo de fotos da ocasião em que Esportiva foi campeã da Segunda Divi-são do Campeonato Paulista em 1962. A publicação do investigador também serviu para homenagear seu Tio--avô Otavio Lorenzetti.

DÁRIO MIGUEL

O TOR (Tático Ostensi-vo Rodoviário) apreendeu aproximadamente dez qui-los de haxixe durante fisca-lização pelo KM 28+400 da SP 327, em Ourinhos.

A abordagem foi rea-lizada em ônibus da Via-ção Motta, com itinerário Campo Grande-São Paulo. Durante entrevista com a passageira, Rafaela Ramires ,22, a mesma apresentou nervosismo. Em sua baga-gem foi localizada quanti-dade de Haxixe. Segundo

acusada a droga foi adqui-rida em Ponta Porã (MS) e a mesma levaria para São Paulo e receberia R$ 3 mil pelo transporte. A ocorrên-cia foi apresentada à Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) de Ourinhos.

CIBELE MARTINS

Foi enterrado na manhã da última quarta-feira (21), o corpo do jovem santa-cru-zense Pedro Migliani Mon-fernatti,19, que se afogou no rio Paranapanema depois de pular da ponte Pênsil em Chavantes.

O corpo do jovem foi en-contrado na tarde de terça--feira (20) na divisa dos es-tados de São Paulo e Paraná pelo Corpo de Bombeiros de Jacarezinho (PR). As equipes de resgate trabalhavam des-de à tarde do sábado (17) à procura de Pedro. O corpo apareceu boiando perto do ponto onde ele havia sido

visto pela última vez.A vítima estava com

amigos e pulou de uma al-tura de seis metros. Os bom-beiros acreditam que ele foi puxado por uma correnteza e não conseguiu mais voltar à superfície.

O jovem trabalhava como menor aprendiz em uma arrozeira da cidade. Ele deixa os pais e uma irmã.

O afogamento de Pedro traz à tona riscos ignorados por muitos banhistas, como de serem arrastados por cor-renteza, bater em alguma pedra ou se enroscar em ga-lhos escondidos debaixo da água.

Há menos de um mês,

também no Paranapanema, outro jovem morreu afoga-do. Diego dos Santos Silva, 16 , estava com colegas e, como não sabia nadar, ficou na beira do rio, mas também foi levado pela correnteza.

QUEDA - Árvore, ao lado do mercado São Sebastião, caiu durante o temporal e danificou totem do estabelecimento

Américo da Costa, 88, 16/10Rosa Maria Ciardulo, 59, 17/10José Alécio Rosseto, 64, 17/10Teresinha Morihama, 50, 18/10Pedro Migliani Monfernatti, 19, 21/10Irineu Fernandes de Oliveira, 82, 21/10Rosa Maria Azevedo Ferreira, 83, 21/10

óBITOS

Pedro Figueira

CAPOTAMENTO - Parte da pista foi interditada em decorrência do acidente

Renata Tibúrcio

JOVEM - Pedro estava com amigos, em Chavantes

APREENSÃO - Droga estava escondida dentro da bolsa da passageira

Pedro Abordagem foi realizada em veículo da Viação Motta, com itinerário Campo Grande - São Paulo

Divulgação

Page 15: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201515

Entidade representa 1.200 funcionários, na cidade, do segmento. Homologações e reclamações trabalhistas poderão ser apresentadas no local

Passageiros afetados são do bairro São João. Alteração teria sido feita em decorrência de incomodo aos moradores

PRESIDENTE - Wilson Vidoto Manzon está a frente do Sindicato da Alimentação

ALTERAÇÃO - Ponto retirado da avenida Santos Dumont gera críticas dos passageiros

Santa Cruz passa a contar com subsede do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação

Mudança de ponto de ônibus irrita usuários do transporte coletivo

economia

CIBELE MARTINS

Funcionará a partir da próxima terça-feira (27) a subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indús-trias de Alimentação e Afins, em Santa Cruz. O prédio está localizado na avenida Tira-dentes, 1.079.

Na subsede poderão ser realizadas as homologações tanto de admissões como demissões, além de ser es-paço para apresentação de reclamações trabalhistas. Anteriormente as rescisões

eram realizadas em cartórios pelo juiz de paz.

“Como não há conhe-cimento das convenções coletivas pelo juiz, os em-pregados poderiam ser pre-judicados”, diz o presidente do Sindicato, Wilson Vidoto Manzon.

A instalação da subsede em Santa Cruz também foi estratégia para atendimento aos trabalhadores da região. O local servirá de referência para as cidades localizadas em um raio de até 140 quilô-metros, como Bernardino de

Campos, Timburi e demais cidades da região.

Em Santa Cruz, o sindi-cato representa 1.200 fun-cionários distribuídos em diversas empresas como Special Dog, Pão de Alho Santa Massa, arrozeiras, Fri-gorífico Itajara, Sorvetes Be-guetto e Irlofil.

De acordo com o presi-dente do sindicato, por en-quanto, o funcionamento da subsede será as terças, quar-tas e quintas, quando um dos diretores plantonistas atenderá no local. “Até o final do ano, quando iniciam fé-rias coletivas, e melhoria da situação econômica do país, funcionaremos desta forma, caso haja mudanças contra-taremos um funcionário”.

A crise econômica tam-bém tem atrapalhado as ne-gociações do setor. A data base dos trabalhadores das arrozeiras, por exemplo, venceu em setembro e até o momento não foi fechado nenhum acordo. O sindica-to pede ao menos o repasse da inflação fixada em 9,88%. “Com a situação da econo-mia temos muitos proble-mas, pois o consumo dimi-nuiu demais, mas no caso das arrozeiras caminhamos para o término nas negocia-ções”, explica Vidoto.

O Sindicato da Alimen-tação e Afins de Marília e Região representa hoje apro-ximadamente 12 mil traba-lhadores em 33 municípios.

Entre os setores representa-dos estão laticínios, frigorí-ficos, doces, massas e bebi-das.

A sede fica em Marília, mas há duas bases de apoio, uma em Ourinhos e outra em Garça. No total, são 2.049 associados entre trabalha-dores ativos e aposentados dos setores de usinas, doces, ração, massas, balas e biscoi-tos, sorvetes, cacau e deriva-dos, bebidas, padarias, tor-refação e moagem de café, laticínios, frigoríficos, sucos e água mineral.

CIBELE MARTINS A retirada do ponto de

ônibus da avenida Santos Dumont, na altura do nú-mero 1.500, no bairro São João, provocou revolta de usuários do transporte co-letivo de Santa Cruz. Desde o início da semana o ônibus da Viação Riopardense dei-xou de parar para os passa-geiros no local.

A alteração prejudicou a cozinheira, Sônia Maria Correa, 52. Há 12 anos, Sô-nia utiliza o transporte dia-riamente para retornar do trabalho durante a tarde. De acordo com ela, o tempo de caminhada do novo ponto (próximo à Cohab) até sua casa é de 15 minutos.

“Não precisa ser neces-sariamente no mesmo lu-gar, mas pedimos por um ponto mais próximo”, rei-vindica.

Segundo o diretor de trânsito, Osvaldo Gomes

Junior, a alteração foi ne-cessária por conta de so-licitação feita pelos mora-dores próximo ao ponto. “De acordo com o pedido, o ponto era utilizado por usu-ários de drogas e era motivo de perturbação a todos os vizinhos. Mas procuramos mudar para o local mais próximo possível”.

De acordo com Sônia em contato com outros vi-zinhos, os mesmos permi-tiram a colocação do ponto em frente suas residências. “Apenas uma pessoa não quer o ponto em frente de casa, o restante está de acordo”.

A mudança de ende-reço do ponto é mais uma das críticas dos usuários da Viação Rio Pardense. Entre os problemas relatados es-tão as péssimas condições dos ônibus e falta de lim-peza nos veículos. “É um verdadeiro pau de arara. Os bancos estão quebrados,

até mesmo vômito já pre-senciei dentro do ônibus. Estamos cansados de recla-mar e tememos pela nossa segurança”.

A cozinheira espera uma resolução para os proble-mas. “Em 2017 vence o con-trato da empresa e aguarda-mos por novidades.”

LOjA MEGA MODAS

Com uma ampla variedade de opções para agradar o público feminino, a Loja Mega Modas está localizada na rua Fernando Souza Santos, 30, no centro. Há dois meses o estabelecimento que até então contava apenas com roupas da marca Malwee, agora possui estoque multimarcas para agradar a todos os gostos.

“Notamos que com outras marcas além de oferecermos mais novidades temos variedades de preços”, fala o proprie-tário, José Eleodoro dos Santos Junior.

A equipe da Mega Modas está preparada para prestar um bom atendimento aos clientes, tendo em vista que os cola-boradores participam com freqüência de cursos oferecidos pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) e Sebrae.

Junior está há dez anos no mercado. O empresário iniciou com a venda de enxovais, passou a confeccionar uniformes pela empresa Qualitex que recentemente também passou por reformulação e agora leva o nome de Quality Uniformes e funciona anexo a Mega Modas.

O horário de funcionamento da Mega Moda é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 15h. O telefone é (14) 3372-6823 e celular e WhatsApp 9 9843-3883. No Facebook, basta acessar facebook.com/megamodas-roupas

cantinho Mágico

O Centro Recreativo Cantinho Mágico mudou de endereço para proporcionar maior conforto e espaço para aos alunos. O prédio está localizado na rua Major Gabriel Botelho, 800, na vila Santa Aureliana, em frente a Floricultura Victoria Regia.

Com atendimento voltado às crianças com idade entre qua-tro meses e três anos, o berçário é o local ideal para que os pais possam deixar os filhos para trabalharem sossegados.

No Centro Recreativo são realizadas atividades recreativas, brincadeiras lúdicas e trabalhos pedagógicos. O berçário tam-bém oferece alimentação. Para manter os pais tranqüilos o acesso às crianças é liberado durante todo o dia, além disso, as monitoras, por meio de mensagens pelo WhatsApp, passam as informações em tempo real.

O horário de atendimento no Cantinho Mágico é das 6h30 às 18h. O telefone é 3372-2479. No Facebook, a página é facebook.com/cantinhomagico

PONTO DO CARIMBO

Santa Cruz agora conta com Ponto do Carimbo, um local onde o cliente tem diversos serviços à disposição. Localizado na rua Euclides da Cunha, nº590, o estabelecimento é especializado na confecção de carimbos, além de contar com máquina a laser que faz gravações em diversos tipos de matérias como vidros, madei-ra, acrílico e aço inox.

As peças geralmente são utilizadas como decoração. No Pon-to do Carimbo também é realizada afiação de alicate de cutícula, facas e tesouras.

O diferencial do Ponto é a agilidade no serviço, carimbos, por exemplo, são confeccionados em até dez minutos. O proprietário Pedro Andrade dos Santos atuou bastante tempo como chaveiro. “Agora optamos por um novo segmento e oferecemos várias no-vidades”.

O horário de funcionamento no Ponto do Carimbo é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. O e-mail é [email protected]. O telefone é 9 9616-2113.

BERÇÁRIO - Cantinho Mágico atende crianças de quatro meses a três anos

LOJA - Mega Modas oferece diversidade no vestuário feminino

ESPAÇO EMPREENDEDOR

EMPREGOSVagas do PAT

1 Vaga Para Tecnico Eletronico – Ambos Os Sexos, Formado , Com Experiencia..1 Vaga De Auxiliar De Contabilidade - Com Experiencia Em Escrita Fiscal -Curriculo1 Vaga Para Vendedor Externo (Licitação) – Com Experiencia - Ambos Os Sexos, Residir Em Sta Cruz Disponibilidade De Horario Para Viagens Cnh “B”, Conhecimento Em Informatica Basica, Vai Analisar, Acompanhar E Participar De Processo Licitatório, Participar De Licitação Presencial Ou On-Line, Visitar Cidades Prospectando Clientes No Setor Publico.1 Vaga Para Confeiteiro – Ambos Os Sexos, Experiencia Comprovada. Curriculo1 Vaga Para Caixa/Frentista – Masculino, Com Experiencia, Acima De 18 Anos, Com Curriculo E Referencia1 Vaga De Auxiliar De Pizzaiolo – Ambos Os Sexos, Experiencia Comprovada. Trabalhar A Noite Nos Finais De Semana . Curriculo1 Vaga Para Serviços Gerais Em Confecção – Masculino, Com Experiencia Em Fabricas De Calçados. Curriculo1 Vaga Para Soldador /Montador – Masculino, Com Experiencia, Vai Soldar Peças E Montagem De Estrutura Metalica. Salario R$ 1.800, Vale Transporte, Refeição Na Empresa. Curriculo1 Vaga Para Tecnico Em Informatica – Masculino , Habilitação “Ab”, Formado.1 Vaga Para Desossador – Masculino, Acima De 18 Anos, Com Experiencia. Curriculo.1 Vaga Para Caixa De Açougue – Feminino, Com Experiencia Na Função, E Noções Em Cortes De Carne. Disponibilidade De Horario Para Trabalhar Nos Finais De Semana Tambem. Curriculo1 Vaga Para Trabalhar Em Granja De Suinos – Masculino, Com Experiencia Na Função. Curriculo1 Vaga Para Engenheiro De Produção – Ambos Os Sexos, Formação Superior Completo Na Area. Ambos Os Sexos, Residir Em Sta Cruz. Curriculo1 Vaga Para Administração De Pessoal – Dp , Ambos Os Sexos, Superior Completo Na Area Ou Cursando, Conhecimentos Em Rotinas Trabalhistas, Possuir Cnh, Residir Em Sta Cruz. Curriculo Ate Dia 26/10/2015.1 Vaga Para Faxineira - Feminino, Trabalhar De 01 A 02 Xs Por Semana, Experiencia E Referencia. Curriculo1 Vaga Para Empregada Domestica - Feminino, Com Experiencia E Carta De Referencia. Curriculo

Pedro Figueira

Pedro Figueira

Pedro Figueira

Pedro Figueira

SERVIÇOS - Ponto do Carimbo fica na rua Euclides da Cunha, 590

Pedro Figueira

“Subsede servirá de referência para as cidades localizadas em um raio de 140 quilômetros

Page 16: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201516

AQUÁRIOVocê inicia a semana com bastante energia e por essa ra-zão pode se empenhar bastante para resolver algumas pen-dências que estava adiando. Você obterá bons resultados de suas iniciativas e conseguirá o apoio de seus parceiros com conselhos úteis para alcançar seus objetivos.

ÁRIESCom a aproximação de Marte, seu regente, ao planeta Júpi-ter que se encontra em Virgem, você terá vontade de dar um gás nos seus projetos pessoais. No entanto, esta energia que o impulsiona para frente não deve ser razão para ações preci-pitadas ou exageradas que podem pôr em risco seus relacio-namentos.

CANCER É possível que, por causa das difíceis configurações astro-lógicas, você se sinta novamente desafiado por causa da alteração das circunstâncias que impedem sua ação. Talvez seja necessária uma pausa para poder examinar com calma a situação e encontrar novos caminhos para alcançar suas metas.

CAPRICÓRNIOOs natos de seu signo - especialmente os do segundo deca-nato -, poderão enfrentar um período difícil devido aos novos desafios que as perturbações econômicas e sociais atuais lhe apresentam a cada novo dia. Diante disso, você precisa de muita paciência e ponderação para ir adiante com seus projetos

ESCORPIÃOSeus projetos podem ainda dar certo se você considerar a possibilidade de experimentar novas abordagens para supe-rar os velhos problemas. Percorrendo impassível o mesmo e batido percurso, você não irá chegar a lugar nenhum e irá desgastar inutilmente as suas energias.

GEMEOSVocê precisa aprender a confiar mais em você mesmo se deseja conquistar aquilo que deseja! Certifique-se, porém, de não tentar alcançar o impossível, pois isso o levará inevitavel-mente a enfrentar alguma decepção. Conclua os projetos em andamento, insista nos assuntos com os quais já está com-prometido.

LEÃOApesar das turbulências que pairam no ar, o seu signo conti-nua sendo beneficiado por alguns aspectos planetários favo-ráveis que beneficiam especialmente o campo financeiro e o profissional. Você obterá sucesso em suas iniciativas e será recompensado com bons resultados.

PEIXESVocê está sendo submetido a uma grande quantidade de de-safios, porém, se você se empenhar bastante perceberá que o Cosmo está a lhe ensinar algo importante. Pense em novas estratégias para enfrentar as dificuldades e sairá dessas tur-bulências fortalecido e vitorioso!

SAGITÁRIOO sagitariano inicia um período de restrições, mas também de realizações, bastando que você enfrente as dificuldades com seu otimismo natural. Nem sempre, porem, você irá conseguir realizar os seus sonhos, a não ser que eles sejam realistas.

TOUROVocê precisa encontrar algumas soluções criativas para poder contornar os obstáculos que a vida lhe apresenta. Talvez nes-se momento fosse melhor não agir e deixar que as coisas se acomodem para você poder enxergar mais claramente suas metas.

LIBRASeu signo se beneficia com o trânsito do Sol que vem reno-var as suas energias e irá imprimir uma qualidade especial no novo ano solar dos aniversariantes da semana. De qualquer maneira, você está sob a direta influência de Urano que se opõe ao Sol, tornando seu dia a dia tão agitado.

VIRGEMO virginiano recebe as boas influências dos astros, e especial-mente de Vênus, Marte e Júpiter que se encontram todos em trânsito em seu signo. Seja no âmbito profissional que em sua vida privada, as coisas parecem estar dando certo.

HORÓSCOPO

domingo25/10

14° 26°min max

segunda-feira 26/10

15° 29°min max

terça-feira27/10

18° 27°min max

quarta-feira28/10

29° 34°min max

quinta-feira29/10

22° 33°min max

sexta-feira30/10

25° 35°min max

sábado31/10

25° 35ºmin max

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

BANCO 4

COMAEPRETENSÕES

COTURNOESTLEIBEMPU

DESEMPREGADO

NMOREOLDTRONOCOLHE

CALISLAAVI

FFOTOGRAFAROCAARFAB

DIREITOSTITETRAPROLALARLASI

HAMAFADA

PÃOASMADPROTESTANTE

Sacra-mento de

casais(Catol.)

ErnestoNazaré,pianistacarioca

Nome daletra quesimboliza"metro"

Alvo dos pro-gramas de re-qualificação profissional

A "tribo"do rockmelan-cólico

Alvo de dis-putas em

monarquias

Habite;resida

Pó brancocom quese pintam

muros

Extensãode arqui-vos devídeo

Interjei-ção queexprime

raiva

(?)-Fran-corchamps,

circuitoda F1

O "braço-armado" da Aeronáuti-ca (sigla)

"A justiça

Mulherque aleitacriançaalheia

Ente comoa Sininho,de Peter

PanA

Reformade Lutero

(Rel.)

É tratadacom

broncodi-latadores

Dia (?): 6de junhode 1944(Hist.)

Estimativa(abrev.)Tento, nofutebol

Em (?) de:a favor de

Último,em inglês

Dotarde asas

Conquistada Seleção brasileirade futebol

na Copa de1994 (red.)

Instrumen-to rústico

de fiar

(?) do con-sumidor:

são defen-didos pelo

Procon

VirtudeGlândulasexual

masculina

Tira re-tratos deTelefonepúblico

Ilha, emespanholAspecto

particular

Apanha(frutos)Fraude;

ardil

Desejos; aspiraçõesCalçado demilitares

Hernán (?): massa-crou os astecas Petisco de fubá

servido em bares

Na hora (?): nomomento precisoAlimento do café

da manhã brasileiro

Silício(símbolo)Ventilador,em inglês

ExcêntricaDesinênciado plural

O bairroem que orico mora

Procedimento técnico que ajuda o empresárioa avaliar o plano de investimen-

to a ser realizado

Filtrar

(?) Glory,a bandeirados EUA

tarda, (?)não falha"

(dito)

A M A

3/est — fan — old. 4/isla — last. 6/faceta. 8/próstata. 13/espalhafatosa.

Questão do Xis

Por que aqui os

difusores difundem diferente?

Diferenças de recepção?

Regional

Instituto Invepar lança 3º Edital de Seleção de Projetos Socioambientais

CIBELE MARTINS O Instituto Invepar e a

CART – Concessionária Auto Raposo Tavares lançam em outubro a terceira edição do Edital de Seleção de Projetos Socioambientais. As propos-tas devem contemplar os bairros no entorno dos mu-nicípios do Corredor CART, de Presidente Epitácio a Bauru. Os interessados em participar do processo deve-rão fazer a inscrição gratui-ta no site da Invepar: www.invepar.com.br, até as18h do dia 16 de novembro. Os investimentos contribuirão para promoção do desen-volvimento socioambien-tal e econômico das áreas localizadas no entorno das operações das empresas, so-bretudo nas regiões de vul-nerabilidade social. Os prin-cipais objetivos são o apoio a programas que valorizem a cultura local; estimulem o empreendedorismo para o desenvolvimento comuni-tário e a economia solidária; e promovam o aumento das

condições de empregabili-dade e que apresentem me-canismos para assegurar a sustentabilidade dos resul-tados alcançados.

“O papel do Instituto junto às empresas é ser um indutor da gestão sob os princípios da Responsabi-lidade Social Corporativa e do Investimento Social estratégico. Ou seja, aque-le que vai fazer realmente diferença para a comunida-de de forma que tenhamos, além do repasse de recursos, interação e colaboração ple-na”, explica Claudia Jeunon, Diretora Executiva do Insti-tuto Invepar. Serão analisa-das as propostas de atuação nas áreas da Educação, Meio Ambiente, Cultura e Espor-te. Os projetos de Educação deverão ser relacionados aos temas: trânsito, segurança, preservação da vida, for-mação empreendedora, de-senvolvimento profissional, gestão, empreendimentos comunitários, associativis-mo e formação para eco-nomia solidária. Na área de

Meio Ambiente serão sele-cionados programas de edu-cação ambiental/iniciativas produtivas, coleta seletiva, reciclagem, reflorestamen-to e conservação da fauna e flora. Na Cultura e no Es-porte, a seleção priorizará projeto aprovados ou em análise pelas Leis de Incen-tivo Municipais e Federais, buscando, respectivamente, atividades socioculturais e socioesportivas de base edu-cacional e participação e la-zer. Além dessas caracterís-ticas, as propostas deverão ter o empreendedorismo e apoio à gestão pública como temas transversais.

O edital estabelece que estão aptas a apresentar propostas apenas pessoas

jurídicas, que sejam organi-zações sem fins lucrativos (associações, fundações ou cooperativas), que atuam ou desejam atuar no entorno das empresas do grupo In-vepar e estejam regularmen-te constituídas e legalizadas há pelo menos um ano, a contar da data de sua ins-crição. Para projeto cultural incentivado, o proponente poderá ser, também, pessoa jurídica, com fins lucrativos, desde que atenda aos requi-sitos da respectiva Lei de Incentivo à Cultura na qual a iniciativa esteja enquadra-da. Os projetos apresenta-dos deverão ter duração de até doze meses e devem ser realizados nas áreas do en-torno do Corredor CART.

Municípios: Alvares Ma-chado, Anhumas, Assis, Bau-ru, Cabrália Paulista, Caiuá, Cândido Mota, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Maracaí, Martinópolis, Ou-rinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Paulistânia, Pique-robi, Piratininga, Platina, Presidente Bernardes, Pre-sidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Ven-ceslau, Rancharia, Regente Feijó, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo e Santo Anastácio.

A CART, uma empresa In-vepar Rodovias, administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Presidente Epitácio e Bauru, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais.

Inscrições podem ser feitas até 16 de novembro. Os principais objetivos são o apoio a programas que valorizem a cultura local

PARCERIA - Cart e Instituto Invepar lançam terceira edição do edital para Seleção de Projetos Socioambientais

Divulgação

Page 17: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201517

Estrutura dos camarotes e palco foi bastante danificada com o temporal do final da tarde de quinta-feira (22)

cultuRa

Show da dupla Jorge & Mateus é adiado para 5 de novembro

CIBELE MARTINS

O temporal na tarde de quinta-feira (22) culminou no adiamento do show da dupla Jorge & Mateus que deveria ter ocorrido na noite de ontem (23). A apresenta-ção foi transferida para 5 de novembro, uma quinta-feira.

O adiamento foi neces-sário, pois os ventos fortes causaram muitos estragos na estrutura preparada para o camarote e palco da apre-sentação.

Na manhã de sexta-feira uma força tarefa havia sido empreendida para desmon-tagem e remontagem da estrutura, no entanto, nova-mente as chuvas atrapalha-ram os planos e para evitar riscos ao público, a decisão foi pelo adiamento do even-to.

“Não teria condições de remover e montar nova-mente. Conversamos com o escritório, a única data da dupla até dezembro é 5 de novembro. Em janeiro eles estão de férias.

Poderíamos fazer hoje (ontem) no improviso, cor-rendo todos os riscos, mas temos de prezar pela pro-fissão exercida e entregar o produto da maneira como foi vendido”, explica o em-presário, Edison Aparecido Marrero, organizador do show, chamado de “A Festa da Festa” por marcar o lan-çamento da Festa do Peão Boiadeiro de 2016.

Na nova data, o empre-sário pensa em trazer mais uma atração musical além da dupla Jorge & Mateus. “Quero trazer um show para sexta-feira (6), de forma que quem já havia comprado o ingresso para pista ou cama-rote ainda teria uma bonifi-cação, indo aos dois shows nos dois dias. Já quem não adquiriu para Jorge & Ma-teus, ainda tem oportuni-dade e também para a nova apresentação”, esclarece Marrero.

A partir de segunda-feira (26) para aqueles que não se sentiram satisfeitos com

a nova data, será possível requerer o dinheiro de volta segundo o empresário.

Os presentes no recinto poderão contar com estacio-namento, praça de alimenta-ção, além de toda infraestru-tura de segurança com mais de 140 homens e 40 policiais militares.

A estimativa de público prevista pela organização é de mais de dez mil pessoas de Santa Cruz e região.

O show de Jorge & Mateus deve ser marcado por suces-sos atuais da dupla como ‘Calma’, ‘Os anjos cantam’, ‘Pra que entender’, além hits ‘Pirraça’ e ‘Flor’, entre outros sucessos da dupla.

O telefone para mais in-formações é (14) 3373-1010 ou o site www.marrrerosom.com.br. A Central do Rodeio, fica localizada na rua Benja-min Constant, 964.

Lazara Kremer foi con-templada com camarote

A balconista, Lazara Cle-

mentina Marchine Kremer Souza, 28, foi a ganhadora de um camarote para assis-tir ao show da dupla Jorge & Mateus. O sorteio foi trans-mitido ao vivo pela TV SCN, na terça-feira (20). Lazara também participou do pro-grama de quarta-feira (21) para receber os convites do camarote para oito pessoas. A promoção do Grupo SCN em parceria com a Festa de Peão Boiadeiro de San-ta Cruz iniciou no dia 18 de julho. Desde então todas as edições passaram a contar com o cupom para que o lei-tor pudesse recortar e parti-cipar do sorteio.

A moradora da rua Aprí-zio Pereira, na Vila Divineia, preencheu um total de 15 cupons e ficou eufórica ao ser informada sobre o prê-mio.

Lazara pretende ir ao show, acompanhada do marido, Dênis e de outras amigas, a balconista é fã da dupla Jorge & Mateus, mas nunca assistiu pessoalmente a uma apresentação dos ar-

tistas. “Desde que a promoção

iniciou, eu recorto os cupons para participar, além do jor-nal comxprado por mim também pedia para as pes-soas conhecidas me ajuda-rem”, contou.

Lazara aprovou a inicia-tiva do jornal. “Não são to-dos que têm a oportunidade de assistir a um show desta qualidade com a visão privi-legiada do camarote”, disse.

Esta foi a terceira promo-ção do SCN NOTÍCIAS em sete meses de existência. “A intenção é sempre interagir e proporcionar possibilidades novas ao leitor”, enfatizou o chefe de redação, André Ru-bio.

O delegado Renato Cal-deira Mardegan, um dos membros da comissão orga-nizadora da festa, participou do sorteio e ressaltou a qua-lidade do show.

DubladoHorário: 20h

Período: Até dia 28Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 1h30

Sinopse: Quando se muda para uma nova casa com a família, Ryan Fleege descobre uma caixa com dezenas de fitas cassetes de décadas

atrás. Estranhamente, as imagens parecem se comunicar com os vivos. Procurando mais, Ryan encontra uma câmera diferente, capaz de registrar atividades paranormais. Com a ajuda da esposa, do irmão e da filha, ele passa a gravar fenômenos malignos que ameaçam a sua

família.

Domingo não haverá sessão. Motivo: Comédia Adulta pelo Circuito Cultural Paulista “Pessoas Perfeitas” às 20h30. Gratuito.

Classificação: 16 anos;Segunda-feira o cinema não abre!

Terça-feira sessão gratuita do filme “O Menino e o Mundo” às 19h.QUARTA-FEIRA TODOS PAGAM MEIA ENTRADA!

A SOGRA NA JANELA....

- Alô, a minha sogra quer se atirar da janela.- Enganou-se no número, meu amigo. Aqui é da

carpintaria.- Eu sei, mas é que a janela não abre...

ENQUANTO ISSO...

Um grupo de mulheres se reuniu em um seminário sobre como melhorar a vida conjugal.

O palestrante perguntou quais delas ainda amam seus maridos. Todas levantaram a mão.Então ele perguntou qual a ultima vez que elas tinham dito aos maridos que os

amavam. A maioria não se recordava quando.Então ele sugeriu que elas pegassem seus celulares e escrevessem “Te amo,

querido” e enviassem aos maridos por SMS. Depois ele pediu que todas mostrassem as respostas. Segue abaixo algumas delas:1) Você está bem?2) O que foi? Bateu o carro de novo?3) Meu Deus, o que você fez agora?4) O que você quer dizer com isso?5) Nem tente me enganar. Diga logo de quanto você precisa.6) Estou sonhando?7) Se não me disser para quem era este SMS, eu juro que te mato!Mas a melhor de todas foi essa: 8) Quem é

Vamos rir

Atividade Paranormal: Dimensão Fantasma

PROGRAMAçãO CINEMAR$ 5,00

(MEIA ENTRADA)R$ 10,00 (INTEIRA)

DESTRUIÇÃO - Lona do palco se desfez após temporalESTRAGOS - Estrutura dos camarotes foi danificada com fortes ventos

ORGANIZAÇÃO - Marrero conversa com proprietários da estrutura danificada antes da decisão do adiamento

André Rubio

SORTUDA - Lazara Kremer foi a vencedora da promoção do Grupo SCN em parceria com a Festa de Peão de Boiadeiro

Page 18: SCN NOTÍCIAS - 24/10/2015

Edição 3424 de Outubro de 201518

Doutores Sorriso tornam ambiente hospitalar mais alegre

VaRiedades

Paciente internados recebem visitas semanais da ‘trupe’. Grupo também é convidado a realizar diversas atividades em prol da comunidade

CIBELE MARTINS

Com objetivo de trans-formar o clima sóbrio de um hospital em um am-biente mais alegre e acima de tudo levar descontra-ção e esperança aos en-fermos, o grupo ‘Doutores Sorriso’, faz visitas aos pa-cientes internados na San-ta Casa de Misericórdia de Santa Cruz.

O grupo que atualmen-te conta com sete vo-luntários fixos, realiza o trabalho todas as tardes de sábado. Para tornar a ‘brincadeira’ ainda mais divertida os integrantes têm nomes no mínimo inusitados como Drª Ne-osa Dina, Drª Rinite, Drª Bursite, Drº Pinguim e Drª Dipi Rona. Vestidos como palhaços e outras fanta-sias engraçadas, mas sem deixar de lado o jaleco dos médicos, o Doutores Sor-riso distribuem balas aos acompanhantes dos doen-tes, além de cantar, contar histórias e brincar com os pacientes. Para isso, con-tam com o auxílio instru-mentos musicais como pandeiro e cavaquinho. Os ‘Doutores’ também costumam visitar os pa-cientes munidos de suas ferramentas como cotone-te gigante, tesoura grande e estetoscópio colorido. “Com o soro dizemos que eles estão tomando pinga na veia, quando a pessoa tem pedra na vesícula, fa-lamos que está traficando e assim vai, improvisamos diversas palhaçadas”, con-

ta Dulce Maria Scarpin Pe-legatti, a Drª Neosa Dina do grupo.

Com o nome ‘Doutores Sorriso’ a equipe reali-za esta ação há um ano e meio, no entanto, há qua-tro anos e meio junto com membros de Ourinhos o grupo chamado de Douto-res da Alegria já realizava o mesmo trabalho. “Ocorreu esta separação, mas segui-mos com a atividade em Santa Cruz. Para nós, cada nova história significa um crescimento pessoal e nos sentimos felizes de ajudar a tornar este período de internação menos dolori-do”.

O caminhoneiro, Odair Ferreira Mendonça, 65, estava internado pelo aco-metimento de uma ane-mia, no último sábado (17), e aprovou a missão o grupo. Ele que estava dei-tado até o grupo entrar no quarto, se sentiu disposto para se sentar. “É anima-dor e muito bom para nós que estamos debilitados”.

A professora, Glaucia Regina Nicolau acompa-nhava a mãe que estava internada e ficou satisfeita com a animação do Dou-tores Sorriso. “Já havia presenciado este tipo de trabalho em Jau e fico fe-liz por a mesma iniciativa ser desenvolvida em Santa Cruz, principalmente pelo bem das crianças”, desta-cou.

Além do trabalho reali-zado no hospital o grupo também promove outras ações em prol da comu-

nidade. Inclusive, está em andamento a arrecadação de brinquedos a serem en-tregues para as crianças no Natal, através de cam-panha realizada em parce-ria com a ACE (Associação Comercial e Empresarial). Com isso, a arrecadação será realizada em diversos pontos de entrega distri-buídos na cidade. No ano passado 500 brinquedos foram arrecadados.

Além disso, o gru-po também participa da Campanha Outubro Rosa. Os integrantes visitaram

as escolas para divulgar de forma divertida a im-portância da prevenção da saúde feminina. Alguns dos integrantes participa-ram ainda do Encontro de Mulheres, promovido na Câmara, no início do mês.

A equipe esteve também na festa de Nossa Senhora Aparecida e proporcionou mais diversão no Dia das Crianças aos atendidos da Casa do Menor Carente.

Quem se interessar em participar do grupo pode entrar em contato pelo te-lefone 9 9606-4267 e falar com Dulce. O único crité-rio é ter acima de 15 anos. Os Doutores Sorisso grupo também possui pagina no Facebook.com/doutores-sorrisosantacruz

INTEGRANTE - Dulce fala do improviso para a realização de brincadeiras com os doentes

EMPENHO - Doutores Sorriso tem o objetivo de deixar pacientes mais felizes

Bezerro R$ 1262,42/cab

Boi R$ 148,55/@

Café R$ 469,24/sc

Milho R$ 32,76/SC

Soja R$ 79,53/sc

Divulgação

Divulgação