[Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

8

description

Entenda como o monitoramento das redes sociais foi utilizado nas eleições municipais de 2012 numa candidatura vitoriosa em Duque de Caixas - RJ. Saiba como o Scup pode te ajudar: http://scup.it/554d Baixe ebook grátis sobre política e redes socais: http://scup.it/554e

Transcript of [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

Page 1: [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais
Page 2: [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

Acesso à opinião dos eleitores

Identificação de militâncias e problemas da cidade

Geração de insights para estratégias de campanha

Page 3: [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

Monitoramento eficiente; Classificação de menções; Resposta imediata do ambiente; e Relatórios e métricas.

Candidato Alexandre Aguiar Cardoso

Votos no 2º Turno

51,51% dos votos válidos

Cidade Duque de Caxias - RJ

População +850 mil

Eleitores +600 mil

Page 4: [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

Alexandre Aguiar Cardoso, natural de Duque de Caxias, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, se candidatou em 2012 à prefeitura da sua cidade. O político foi cinco vezes Deputado Federal e duas vezes Deputado Estadual, estando à frente da Secretaria de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos e da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. Felipe Papel, juntamente com Leonardo Quintella e Tatyane Lima, foi responsável pela gestão das redes sociais durante a campanha de Cardoso.

Felipe Papel, Coordenador de Redes Sociais da Campanha

Page 5: [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

“Numa campanha, a gente precisa saber o que o morador fala voluntariamente sobre a cidade, qual é a sua percepção, o seu comentário sobre determinada localidade e a sua opinião espontânea sobre o nosso candidato na rede”, lembra Felipe Papel sobre alguns dos desafios que existiam na pré-campanha eleitoral. No entanto, Felipe pondera que não havia condições de avaliar o candidato, os adversários e a cidade contando apenas com uma equipe monitorando manualmente as redes sociais.

Felipe Papel, Coordenador de Redes Sociais da Campanha

Page 6: [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

“Com o Scup, pudemos ver a visibilidade que cada político tinha nas redes sociais, as opiniões da população sobre o atual prefeito, as avaliações sobre governo e os pontos positivos e negativos do mandato”, lembra Felipe Papel. “O Scup nos trazia de imediato a insatisfação do morador. Quando ela reclamava da coleta de lixo em determinado bairro, por exemplo, nós procurávamos saber se era um problema crônico do bairro ou uma reclamação isolada de determinado morador, rua ou parte do bairro. De olho no monitoramento, o núcleo conseguia saber em tempo real o que acontecia na cidade, inclusive a repercussão imediata do programa eleitoral. “Sabíamos pelas redes sociais a reação das pessoas ao programa eleitoral, do que eles gostavam e não gostavam no nosso candidato e no adversário”.

Felipe Papel, Coordenador de Redes Sociais da Campanha

Page 7: [Scup] Case - Vitória nas urnas pelas redes sociais

Saindo em terceiro lugar, atrás do prefeito em exercício e de um ex-prefeito, Cardoso conseguiu reverter a situação e terminou o primeiro turno em 1º lugar e venceu a eleição no segundo turno. “A presença dele nas redes sociais foi melhor do que a dos outros, graças ao nosso planejamento e ao monitoramento que fizemos no Scup” diz Felipe. Atualmente, o político continua usando o Scup, para conhecer a avaliação do seu governo e identificar problemas da cidade.

Felipe Papel, Coordenador de Redes Sociais da Campanha