SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA...

23
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL DO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Este regulamento dispõe sobre as diretrizes dos Estágios do Curso Superior em Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis. CAPÍTULO I DOS ESTÁGIOS E SUAS FINALIDADES Art. 1º. Estágio, conforme previsto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular do curso. § 1º. O estágio faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de integrar o itinerário formativo do Educando. § 2º. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Artº 2º O Estágio Profissionalizante, aqui definido como Estágio Obrigatório, que consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á de acordo com este regulamento. O estágio visa proporcionar ao aluno a vivência no mundo do trabalho, facilitando sua adequação à vida profissional e permitindo a integração dos diferentes conceitos vistos ao longo da sua vida acadêmica. § 1º A duração mínima do Estágio Profissionalizante, bem como o pré-requisito do mesmo, será de acordo com o previsto no PPC. § 2º Para realizar o Estágio Profissionalizante o aluno deverá ter o aceite de um orientador, que será um professor do curso e o aceite de um supervisor da empresa ou unidade onde será realizado o estágio, conforme Termo de Compromisso de Estágio, apresentado no anexo I. § 3º Dentro de trinta dias após a conclusão do estágio o aluno deverá entregar o Relatório Final de Estágio Obrigatório, conforme anexo V, e obter nota mínima 6 (seis) para aprovação. § 4º As atividades de monitoria, bolsas de pesquisa e bolsas de extensão não poderão ser validadas como estágio em ambas modalidades. § 5º A experiência profissional anterior à matrícula não poderá ser utilizada para validação do Estágio Profissionalizante. § 6º Para a realização de Estágio Profissionalizante no Exterior é necessária a aprovação pelo Colegiado do Curso, que deverá considerar a forma de acompanhamento do desenvolvimento das atividades. § 7º O Termo de Compromisso de Estágio poderá contabilizar carga horária maior que a prevista no PPC, mas para o histórico escolar contará a carga horária prevista no PPC. Art. 3º. O Estágio não Obrigatório poderá ser realizado a qualquer momento do curso desde que sejam atendidos os requisitos do regulamento de estágio do IFSC, e que as

Transcript of SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA...

Page 1: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL DO CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Este regulamento dispõe sobre as diretrizes dos Estágios do Curso Superior em Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Florianópolis. CAPÍTULO I DOS ESTÁGIOS E SUAS FINALIDADES

Art. 1º. Estágio, conforme previsto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular do curso.

§ 1º. O estágio faz parte do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), além de integrar o itinerário formativo do Educando.

§ 2º. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.

Artº 2º O Estágio Profissionalizante, aqui definido como Estágio Obrigatório, que consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á de acordo com este regulamento. O estágio visa proporcionar ao aluno a vivência no mundo do trabalho, facilitando sua adequação à vida profissional e permitindo a integração dos diferentes conceitos vistos ao longo da sua vida acadêmica.

§ 1º A duração mínima do Estágio Profissionalizante, bem como o pré-requisito do mesmo, será de acordo com o previsto no PPC.

§ 2º Para realizar o Estágio Profissionalizante o aluno deverá ter o aceite de um orientador, que será um professor do curso e o aceite de um supervisor da empresa ou unidade onde será realizado o estágio, conforme Termo de Compromisso de Estágio, apresentado no anexo I.

§ 3º Dentro de trinta dias após a conclusão do estágio o aluno deverá entregar o Relatório Final de Estágio Obrigatório, conforme anexo V, e obter nota mínima 6 (seis) para aprovação.

§ 4º As atividades de monitoria, bolsas de pesquisa e bolsas de extensão não poderão ser validadas como estágio em ambas modalidades.

§ 5º A experiência profissional anterior à matrícula não poderá ser utilizada para validação do Estágio Profissionalizante.

§ 6º Para a realização de Estágio Profissionalizante no Exterior é necessária a aprovação pelo Colegiado do Curso, que deverá considerar a forma de acompanhamento do desenvolvimento das atividades.

§ 7º O Termo de Compromisso de Estágio poderá contabilizar carga horária maior que a prevista no PPC, mas para o histórico escolar contará a carga horária prevista no PPC.

Art. 3º. O Estágio não Obrigatório poderá ser realizado a qualquer momento do curso desde que sejam atendidos os requisitos do regulamento de estágio do IFSC, e que as

Page 2: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

atividades a serem desenvolvidas tenham relação com a formação de Engenharia Civil.

§ 1º O Estágio não obrigatório será orientado e supervisionado.

§ 2º O estágio não obrigatório seguirá o fluxo apresentado no anexo VII (Fluxograma para Implementação de Estágio Curricular).

Art. 4º. Os estágios, em ambas modalidades, devem ser planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com o PPC e Plano de Atividades (Anexo I).

CAPÍTULO II DO PROCEDIMENTO DE MATRÍCULA EM ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Art. 5º. A matrícula em Estágio Profissionalizante será efetuada em fluxo contínuo, conforme Anexo VIII, mediante a entrega de requerimento de matrícula na secretaria do Curso.

Parágrafo único: A Coordenação do Curso fará a análise do requerimento e, nos casos de deferimento, emitirá documento à Coordenadoria de Estágio do Câmpus, atestando o cumprimento dos pré-requisitos, para que esta possa dar encaminhamento à documentação pertinente.

Art. 6º. Poderá ser matriculado na unidade de Estágio Profissionalizante o estudante que estiver regularmente matriculado no curso, respeitados os pré-requisitos previstos no PPC.

Art. 7º. A matrícula será efetivada pelo registrador Acadêmico do Departamento, após aprovação do Plano de Estágio pelo Professor Orientador.

Art. 8º. O estágio será precedido da celebração do Termo de Compromisso de Estágio entre o estudante e a Unidade Concedente de Estágio, com interveniência do IFSC, por meio da Coordenação de Estágio do Câmpus (COEST).

SEÇÃO I - DO PLANO DE ATIVIDADES

Art. 9º. O Plano de Atividades (Anexo I) deverá ser apresentado pelo estudante à Coordenação de Estágio do Câmpus, no prazo mínimo de 10 (dez) dias úteis antes da data prevista para início da atividade de estágio.

Art. 10º. A Coordenação de Estágio do Câmpus deverá encaminhar o Plano de Atividades ao Professor responsável pela Unidade Curricular de Estágio, no prazo mínimo de 6 (seis) dias úteis antes da data prevista para início da atividade de estágio. O professor responsável pela Unidade Curricular de Estágio encaminhará o documento para análise e aprovação por parte do professor orientador.

Parágrafo Único – A aprovação do Plano de Atividades é condição prévia para a assinatura de Termo de Compromisso de Estágio entre o estudante e a Unidade Concedente de Estágio, com interveniência do IFSC.

CAPÍTULO III DO LOCAL DE REALIZAÇÃO

Page 3: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Art. 11º. O Estágio Profissionalizante deverá ser desenvolvido em uma única Unidade Concedente de Estágio, podendo ser em organizações públicas, privadas, em escritório de profissional liberal ou do terceiro setor, que apresentem condições de proporcionar experiência prática na área de formação do estudante.

§ 1º. O Estágio Profissionalizante poderá ser realizado na instituição ou empresa com a qual o aluno tem vínculo empregatício, desde que o aluno solicite matrícula na disciplina e cumpra os demais requisitos.

§ 2º. Caso o estágio seja encerrado antes do prazo previsto, por interesse de qualquer uma das partes envolvidas, Estagiário ou Unidade Concedente de Estágio, o estudante deverá realizar todos os procedimentos que envolvem o Estágio Profissionalizante novamente, não computando a carga horária de estágios não concluídos.

CAPÍTULO IV DA DURAÇÃO E DA JORNADA DIÁRIA DO ESTÁGIO

Art. 12º. A duração mínima do Estágio Profissionalizante é definida no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), atendida a legislação vigente.

§ 1˚. A duração do estágio é contabilizada a partir da data da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio, firmado entre o IFSC, a Unidade Concedente do Estágio e o estudante.

§ 2˚. O estudante que deixar de cumprir as atividades de estágio nas datas previstas e divulgadas pelo professor orientador do estágio, perderá o direito de participar da avaliação do estágio naquele período letivo.

CAPÍTULO V DAS ATRIBUIÇÕES DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE

Art. 13º. Ao Coordenador do Curso incumbe supervisionar o desenvolvimento das atividades de estágio e indicar um membro do corpo docente do Curso como Professor responsável pela Unidade Curricular de Estágio Profissionalizante, junto ao Chefe do Departamento Acadêmico de Construção Civil, DACC.

Art. 14º. Ao professor responsável pela Unidade Curricular de Estágio Profissionalizante compete:

i. deferir o requerimento de matrícula do estudante na unidade curricular de Estágio Profissionalizante, após aprovação do Plano de Atividades;

ii. deferir o Professor Orientador de Estágio;

iii. organizar o processo de avaliação de Estágio Profissionalizante;

iv. intermediar o fluxo de documentos entre a COEST o aluno e o Professor Orientador;

Page 4: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

v. inserir o resultado da avaliação final de estágio no Sistema de Registro Acadêmico;

vi. comunicar à COEST o resultado final do Estágio Profissionalizante.

Art. 15º. Ao Professor Orientador de Estágio compete:

i. Assinar o Termo de Aceite de Orientação de Estágio (Anexo III)

ii. aprovar o Plano de Atividades apresentado pelo estudante, levando em consideração os objetivos estabelecidos neste Regulamento;

iii. acompanhar o cumprimento do Plano de Atividades;

iv. vistoriar as instalações do local de estágio durante o período de realização do mesmo a fim de certificar-se de que as mesmas oferecem condições mínimas para a realização do estágio, conforme Anexo II;

v. comunicar ao Professor Responsável pela Unidade Curricular de Estágio Profissionalizante a desistência da orientação de estágio, caso o aluno não cumpra o plano de estágio;

vi. exigir do discente a apresentação de Relatório Final de Estágio Obrigatório (Anexo V);

vii. Exigir do estagiário o relatório parcial de atividades de estágio (Anexo IV) e fazer a devida avaliação, sendo uma ao final do estágio e, no mínimo, uma avaliação intermediária, não podendo ter intervalo superior a 6 (seis) meses entre a entrega das avaliações.

viii. Encaminhar parecer sobre as avaliações do estágio ao Professor responsável pela Unidade Curricular de Estágio Profissionalizante.

Art. 16º. Ao Supervisor de Estágio da unidade concedente compete:

i. elaborar o Plano de Atividades em comum acordo com o estagiário e zelar pelo seu cumprimento;

ii. orientar o estagiário durante o período de estágio;

iii. manter-se em contato com o Professor Orientador de Estágio;

iv. proceder à avaliação de desempenho do estagiário, por meio de instrumentos próprios, fornecidos pelo IFSC;

v. enviar à Instituição de Ensino, as fichas de avaliação de desempenho de estágio (modelo conforme anexo IV) com ciência obrigatória ao estagiário, sendo uma avaliação ao final do estágio e, no mínimo, uma avaliação intermediária, não podendo ter intervalo superior a 6 (seis) meses entre a entrega das avaliações.

Art. 17º. Ao estudante estagiário compete:

i. tomar conhecimento deste regulamento;

ii. em caso de Estágio Profissionalizante, convidar um professor do IFSC para ser seu orientador de estágio e comunicar o aceite ao professor responsável pelo componente curricular

iii. apresentar o Plano de Atividades e a documentação requerida pela Coordenação de Estágio do Câmpus, junto à mesma;

Page 5: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

iv. assinar Termo de Compromisso de Estágio com a Unidade Concedente de Estágio, com interveniência do IFSC;

v. acatar as normas da Unidade Concedente de Estágio;

vi. respeitar as cláusulas estabelecidas no Termo de Compromisso de Estágio;

vii. entregar o relatório parcial de atividades de estágio (Anexo IV), sendo uma avaliação ao final do estágio e, no mínimo, uma avaliação intermediária, não podendo ter intervalo superior a 6 (seis) meses entre a entrega das avaliações.

viii. uma vez concluído o estágio, apresentar o Relatório Final de Estágio Obrigatório (Anexo V) ao Professor Orientador de Estágio, no prazo máximo de 30 (trinta) dias. No caso da data limite de entrega do relatório coincidir com as férias docentes, este relatório deverá ser entregue no primeiro dia de trabalho do professor orientador. O Relatório Final de Estágio Obrigatório deverá ser entregue impresso e em pdf.

CAPITULO VI DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO

Art. 18º. O Estágio Profissionalizante será avaliado pelo supervisor e pelo orientador de estágio, por meio dos relatórios parcial e final entregues pelo estudante.

§ 1˚ Caso o estudante seja aprovado pelo Supervisor de Estágio, mas reprovado pelo Professor Orientador na avaliação do relatório final (anexo V), ele poderá solicitar prorrogação de até 45 (quarenta e cinco) dias para apresentação de uma nova versão do relatório final, junto ao Professor Orientador, de acordo com o cronograma estabelecido semestralmente para tal finalidade.

§ 2˚ Caso o estudante seja reprovado pelo Supervisor de Estágio ele estará reprovado no componente curricular.

§ 3˚ Poderá ser solicitada a apresentação pública do relatório final de estágio, a critério do Professor responsável pela Unidade Curricular.

Art. 19º. Na avaliação do estudante em Estágio Profissionalizante serão considerados pelo Professor Orientador:

i. a compatibilidade das atividades desenvolvidas com o Plano de Atividades;

ii. a capacidade de aplicar o conhecimento técnico necessário para a realização das atividades previstas:

iii. a capacidade inovadora ou criativa demonstrada através das atividades desenvolvidas;

iv. a capacidade de adaptar-se socialmente ao ambiente.

Art. 20º O estudante fará avaliação das atividades desenvolvidas no Estágio Profissionalizante ou estágio não-obrigatório mediante o preenchimento do relatório parcial de atividades de estágio (anexo IV). Sendo uma avaliação ao final do estágio e, no mínimo, uma avaliação intermediária, não podendo ter intervalo superior a 6 (seis) meses entre a entrega das avaliações o qual será entregue na COEST.

Page 6: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

CAPÍTULO VII DO DESLIGAMENTO DO ESTUDANTE

Art. 21º. O desligamento do estudante da Unidade Concedente de Estágio ocorrerá automaticamente após encerrado o prazo fixado no Termo de Compromisso de Estágio.

Art. 22º. O estudante será desligado da Unidade Concedente de Estágio antes do encerramento do período previsto no Termo de Compromisso de Estágio nos seguintes casos:

i. a pedido do estudante, com justificativa, mediante comunicação à Unidade Concedente de Estágio e à Coordenação de Estágio do Câmpus;

ii. por iniciativa da Unidade Concedente de Estágio;

Parágrafo Único - Ocorrendo o desligamento do estudante no caso previsto nos Incisos I e II deste Artigo, a Unidade Concedente de Estágio comunicará o fato à Coordenação de Estágio do Câmpus, e encaminhará para efeito de registro, o Termo de Rescisão do instrumento jurídico firmado entre as partes, para análise e assinatura.

CAPÍTULO VIII ESTÁGIO NO PRÓPRIO LOCAL DE TRABALHO

Art. 23º. O estudante que exercer atividade profissional correlata ao seu curso na condição de funcionário, seja na iniciativa privada ou pública, poderá solicitar a consideração dessas atividades como Estágio Profissionalizante, respeitada a legislação vigente e os pré-requisitos previstos no Projeto Pedagógico do Curso a partir da matrícula em estágio obrigatório.

§ 1˚. O requerimento de matrícula do estudante deverá apresentar: uma declaração da organização onde atua dirigida à Coordenação do curso, devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da mesma, indicando o cargo que o aluno ocupa na empresa e as atividades profissionais que são desempenhadas pelo estudante, um documento que comprove o vínculo empregatício e o Plano de Atividades a serem desenvolvidas a partir da matrícula que serão consideradas no Estágio Profissionalizante.

§ 2˚. Aos estudantes citados no caput do Art. 24º, fica a unidade concedente de estágio dispensada do pagamento de bolsa.

CAPÍTULO IX DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 24º. Nos termos da legislação vigente, o estágio, em qualquer uma de suas modalidades, não cria vínculo empregatício.

Page 7: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Art. 25º. Será permitida renovação do estágio, desde que se obedeça ao prazo máximo estabelecido em legislação vigente.

Art. 26º. Os casos omissos serão resolvidos pelo Colegiado do Curso Superior em Engenharia Civil.

Art. 27º. O presente regulamento terá vigência após aprovação pelos Colegiados do Curso Superior em Engenharia Civil, Departamento Acadêmico da Construção Civil e Câmpus Florianópolis.

Florianópolis, SC, 05 de setembro de 2017.

Page 8: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ANEXO I TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO – TCE

As partes a seguir nomeadas firmam o presente Termo de Compromisso para a realização de estágio curricular, na forma da Lei n° 11.788, de 25/09/2008. 1. INSTITUIÇÃO DE ENSINO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC - Câmpus Florianópolis CNPJ: 11.402.887/0001-60

Endereço: Av. Mauro Ramos, 950 - Centro - CEP 88020-300 - Florianópolis – SC Representada por: Profª Andréa Martins Andujar – Diretora Geral do Câmpus Florianópolis Coordenador de Estágios: Marcos Pacheco

Fone: (48) 3211-6043 e-mail: [email protected] Art. 1º - O estágio curricular, obrigatório ou não, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente

de trabalho e visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Art. 2º - O(A) ESTAGIÁRIO(A) desenvolverá atividades dentro de sua área de formação, respeitados a etapa,

modalidade de formação do aluno e o horário do calendário escolar. Art. 3º - Compete à CONCEDENTE: § 1 - Ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social,

profissional e cultural. § 2 - Indicar Supervisor, com formação na área, para orientar e avaliar as atividades do(a) ESTAGIÁRIO(A). § 3 - Contratar em favor do(a) ESTAGIÁRIO(A) seguro contra acidentes pessoais, compatível com valores de

mercado. Apólice nº_________________________________________Seguradora____________________________________ § 4 - Conceder ao ESTAGIÁRIO(A) bolsa ou outra forma de contraprestação, bem como auxílio transporte, sendo

compulsórios na hipótese de estágio não obrigatório. § 5 - Conceder ao ESTAGIÁRIO(A), sempre que o estágio tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano , período de

recesso de 30 (trinta) dias, a ser gozado preferencialmente durante suas férias escolares. I - O recesso deverá ser remunerado, quando o estagiário receber bolsa ou outra forma de contraprestação. II - Os dias de recesso serão concedidos de maneira proporcional, nos casos de o estágio ter duração inferior a 1 (um) ano. § 6 - Enviar ao IF-SC, relatórios de atividades, com vista obrigatória do aluno. § 7 - Entregar o Termo de Realização de Estágio - TRE, por ocasião do desligamento do(a) ESTAGIÁRIO(A),

descrevendo o resumo das atividades desenvolvidas, o período do estágio e a avaliação de desempenho do aluno. § 8 - Aplicar ao ESTAGIÁRIO(A) a legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho. Art. 4º - Compete ao ESTAGIÁRIO(A): § 1 – Acatar as normas da CONCEDENTE e do IFSC. § 2 – Atuar com empenho, interesse e ética no desenvolvimento das atividades previstas. § 3 – Submeter-se a avaliações de desempenho. § 4 – Entregar ao seu Orientador de Estágio do IFSC os relatórios de atividades semestrais e o relatório final, de

acordo com as normas pré-estabelecidas pela escola. Art. 5º - Compete ao IFSC: § 1 – Avaliar as instalações da parte concedente do estágio e sua adequação à formação cultural e profissional do

educando. § 2 – Indicar professor Orientador de Estágio, como responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades

do aluno. § 3 – Zelar pelo cumprimento do Termo de Compromisso de Estágio -TCE, encaminhando o ESTAGIÁRIO(A) para

outro local em caso de descumprimento das normas do TCE. Art. 6º - O estágio será desenvolvido de acordo com as seguintes condições:

Page 9: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

DADOS DO ESTÁGIO ( ) Estágio Obrigatório ( ) Estágio Não Obrigatório Departamento/Setor:_____________________________________________________________________________ Período de realização: ____ / ____ / _____ a ____ / ____ / _____ Horário: _____ às _____ e das _____ às _____, com recesso previsto de ________ dias. Carga horária semanal: _________ horas Carga horária total: ________ horas (somente para estágio

obrigatório) Bolsa Auxílio: R$ ________________ Auxílio Transporte: ( ) Sim ( ) Não

§ 1º - O período de estágio poderá ser prorrogado, por meio da emissão de Termo Aditivo, mediante prévio

entendimento entre as partes. § 2º - Tanto a CONCEDENTE, o IFSC, como o(a) ESTAGIÁRIO(A) poderão, a qualquer momento, dar por encerrado

o estágio, mediante Termo de Rescisão de Estágio. Art. 7º - A não observância do estabelecido neste Termo de Compromisso de Estágio – TCE implicará configuração

de vínculo empregatício e responsabilizará diretamente a CONCEDENTE de todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. Art. 8 - Fica firmado o presente em 3 (três) vias de igual teor e forma.

Florianópolis, ______ de _______________________ de 20______.

_________________________________________

REPRESENTANTE EMPRESA CONCEDENTE

__________________________________________

ESTAGIÁRIO

__________________________________________

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA Coordenadoria de Estágios - COEST

__________________________________________

RESPONSÁVEL (Obrigatório para menor de 18 anos)

Page 10: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

PLANO DE ATIVIDADES

( ) Estágio Obrigatório ( ) Estágio Não Obrigatório

Estagiário:______________________________________________________________________________ Matrícula:_______________________ Curso: _________________________________________________ Empresa: ______________________________________________________________________________ Supervisor de Estágio: __________________________________________________________________ Departamento/Setor:_____________________________________________________________________ Período de realização: _____/_____/_______ a _____/_____/____ Horário: ________ às ________ e das ________ às ________

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

%

EMPRESA CONCEDENTE: ____________________________________ Assinatura do Supervisor

IFSC: ( ) Deferido ( ) Indeferido _____________________________________________ Assinatura do Professor Orientador

Justificativa do indeferimento:

Page 11: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ANEXO II

PARECER DE VISITA DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO

DADOS DO ESTAGIÁRIO NOME

CURSO CÓDIGO CURSO:

MATRÍCULA: DEPARTAMENTO ACADÊMICO

TELEFONE: E-MAIL:

DADOS DO ESTÁGIO

Nome da Empresa:

Endereço:

Cidade: Estado:

Ramo de atividade:

Principais produtos (serviços):

Nº de empregados:

Há quanto tempo no mercado:

Estágio: ( ) Obrigatório ( ) Não-obrigatório

PERÍODO DO ESTÁGIO ____/____/____ a ____/____/____ CARGA HORÁRIA TOTAL: _______ HORAS

HORÁRIO DE TRABALHO:

DEPARTAMENTO, DIVISÃO OU SETOR EM QUE ATUA:

SUPERVISOR NA EMPRESA:

CARGO DO SUPERVISOR:

TELEFONE: E-MAIL:

PROFESSOR ORIENTADOR (IFSC)

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Page 12: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

PROGRAMA DE ESTÁGIO

AVALIAÇÃO DO LOCAL DO ESTÁGIO

( ) Escritório ( ) Laboratório ( ) Destacado ( ) (Fábrica ( ) Comércio ( ) Inst. de ensino ( )outros

Quais as atividades desenvolvidas pelo estagiário? Elas estão de acordo com o projeto pedagógico do curso?

As instalações disponíveis são adequadas para o desenvolvimento das atividades de estágio?

Os equipamentos disponíveis são apropriados para o desenvolvimento das atividades de estágio?

Outras observações:

Outras observações:

Professor Orientador:

Page 13: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Assinatura: Florianópolis, ____/____/_______

ANEXO III

TERMO DE ACEITE DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO

Eu, Professor(a) _______________________________________________ declaro

que aceito orientar o ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE do(a) estudante

____________________________________________________ durante o semestre

letivo de _________.

Florianópolis, ____ de __________ de ______.

________________________________________________ Nome do professor

Page 14: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ANEXO IV

RELATÓRIO PARCIAL DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO

Este relatório deve ser preenchido pelo estagiário, com avaliação do(a) supervisor(a) da empresa.

Estagiário:

Matrícula: Departamento: Fase/ Módulo:

Curso: Código:

Período do estágio / / a / / Horário do estágio: às

Empresa:

Supervisor na empresa :

Professor Orientador :

1.Quais as atividades desenvolvidas com maior frequência?

A

B

C

D

E

2. As atividades desenvolvidas estão de acordo com aquelas previstas no Plano de Atividades de Estágio aprovado pelo professor orientador? ( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente – Justifique ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Quais as dificuldades que tem encontrado para desenvolver as atividades:

Nenhuma

Integração pessoal na empresa

Falta de embasamento teórico/técnico

Falta de supervisão na empresa

Falta de orientação no IFSC

Outra(s)

4. Como você avalia seu estágio nos seguintes aspectos

E MB B R I

Oportuniza aprendizado em termos de relacionamento pessoal Proporciona articulação entre teoria e prática Recebe treinamento e orientação para as atividades que realiza

Page 15: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

Como analisa a atuação do seu supervisor de estágio na empresa Como avalia a adequação do curso ao mercado de trabalho Oportuniza atualização e desenvolvimento tecnológico

E: excelente MB: muito bom B: bom R: regular I: insuficiente No caso de insuficiente, explicar por quê: _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

__

5. Os conhecimentos adquiridos no seu curso são adequados para as atividades

executadas no seu estágio? ( )Sim ( ) Não - Sua opinião:

______________________ ____________________________________________________________________________________

__ ____________________________________________________________________________________

__ ____________________________________________________________________________________

__

5.1 - Quais as disciplinas que mais se relacionam com as atividades do estágio?

6. Sugestões

7. Benefícios recebidos:

Bolsa-auxílio R$ ........................... Auxílio-transporte: ( )Sim ( ) Não Outros:______________________________________________________________ Data ____/_____/ _____

Page 16: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

____________________________ Assinatura do Estagiário

Supervisor de Estágio da Empresa: Parecer:___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Assinatura do Supervisor: ___________________________________________ Data: ____/____/_______

Page 17: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ANEXO V

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

IFSC CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

DADOS DO ESTAGIÁRIO

NOME

CURSO CÓDIGO CURSO:

MATRÍCULA DEPARTAMENTO

ANO/SEM CONCLUSÃO

TELEFONE E-MAIL

DADOS DO ESTÁGIO

EMPRESA

PERÍODO DO ESTÁGIO _____/____/____ a ____/____/____

CARGA HORÁRIA TOTAL: _______________ horas

DEPARTAMENTO, DIVISÃO OU SETOR EM QUE ATUOU:

SUPERVISOR NA EMPRESA:

CARGO

PROFESSOR ORIENTADOR (IFSC):

Anexar: 1) Cópia do Termo de Compromisso de Estágio - TCE, Termo Aditivo (se houver), Termo de

Rescisão (se houver). 2) Termo de Realização de Estágio

Page 18: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

INTRODUÇÃO

A introdução é importante para orientar aquele que vai ler o relatório. Deve conter informações de quem fez o relatório, o que contém, como e por que foi feito o estágio. Aborda o assunto de maneira generalizada e breve. Por tratar-se de relatório (relato pessoal), em todo o relatório é usada a 1ª pessoa do singular explicitando, claramente, o que você fez e o que você aprendeu. O relatório deve ter redação técnica e será a base da avaliação de seu desempenho no estágio obrigatório.

INFORMAÇÕES DA EMPRESA

Deve conter um texto que apresente a empresa em que o estágio foi realizado, abordando informações sobre um breve histórico da organização, área de atuação, número de empregados, natureza (pública, privada, de economia mista, etc), infraestrutura do local de trabalho e principais atividades realizadas no setor, redigidos de forma resumida.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

A maior parte de seu texto estará no desenvolvimento, que tem por objetivo expor, de maneira clara, objetiva e com aspectos fundamentais, as ideias principais das tarefas realizadas no estágio, analisando-as e ressaltando os detalhes mais importantes. Pode conter gráficos, tabelas, figuras, fotos, dentre outros. O relato de cada atividade desenvolvida no estágio deverá conter:

o que foi feito; por que foi feito; como foi feito.

CONCLUSÃO - ANÁLISE DO ESTÁGIO E DO CURSO

A conclusão consiste em uma análise crítica do estágio em termos de contribuição para a formação profissional do estagiário (troca de experiências com outros profissionais, trabalho em equipe, aquisição de novos conhecimentos etc.). Comente como foi seu relacionamento com a chefia imediata e os demais funcionários ou estagiários do setor. Avalie se o programa de estágio foi cumprido. Se for necessário descreva as mudanças ocorridas. Opine sobre seu desempenho como estagiário, seu aproveitamento, sua capacidade profissional e se você se considera estar preparado para o mercado de trabalho.

REFERÊNCIAS

Se houver citações, fazer a relação dos autores e obras consultadas no decorrer das atividades desenvolvidas e na redação do relatório, seguindo as normas da ABNT. Ex.

Livros:

DINA, Antonio. A fábrica automática e a organização do trabalho. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1987. 132 p.

Dicionários

AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Delta, 1980. 5 v.

Atlas:

MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Atlas celeste. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1984. 175 p. Normas técnicas: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 3 p. Outras referências: http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#4.1.1

ESPAÇO RESERVADO PARA ASSINATURA DO ESTAGIÁRIO

DATA:

ASSINATURA DO ESTAGIÁRIO:

Page 19: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ESPAÇO RESERVADO PARA EMPRESA - SUPERVISOR

Declaro que li o relatório de estágio obrigatório do estagiário acima identificado e que aprovo o conteúdo apresentado. O estagiário cumpriu todas as atividades constantes do presente relatório, com uma carga horária total de ____________________ horas. DATA:

ASSINATURA E CARIMBO DO SUPERVISOR:

ESPAÇO RESERVADO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO

Aprovado em: ____/___/_____

NOTA

Pendente: ____/___/_____ Motivos:

Observações:

DATA:

ASSINATURA E CARIMBO:

Page 20: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ANEXO VI

TERMO DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO-TRE

Estudante:___________________________________________________________________ Matrícula:______________-___ Curso:_________________________

Estágio: ( ) obrigatório ( ) não obrigatório

Empresa:____________________________________________________________________________

Período de estágio ____/____/_____ a ____/____/____ Carga horária total de ______ horas

Período de recesso ____/____/____ a ____/____/____.

Nome do Supervisor:_____________________________________Cargo________________________

AVALIAÇÃO DO ESTAGIÁRIO NOS SEGUINTES

ASPECTOS

Ótimo Bom Regular Insatisfatório

Comparecimento com regularidade e pontualidade ao estágio. Interação com os colegas e grupos, proporcionando uma convivência

harmoniosa. Participação de forma ativa no desenvolvimento das funções, com

independência e iniciativa

Organização e responsabilidade no uso de materiais e equipamentos

Realização das tarefas com qualidade Aplicação dos conhecimentos técnicos/teóricos para o melhor

desenvolvimento dos trabalhos.

Motivação, interesse e disposição nas atividades de estágio.

Reconhecimento dos seus erros e limitações.

_____/_____/_____

Assinatura do Supervisor

RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Page 21: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

ANEXO VII Fluxograma para Implementação de Estácio Curricular do DACC

1° Fase – Processo de Matrícula em Estágio

Page 22: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS

2° Fase – Processo de realização e finalização de estágio

Page 23: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ...sites.florianopolis.ifsc.edu.br/dacc/files/2018/06/... · consta da estrutura curricular no Curso de Engenharia Civil, far-se-á

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS FLORIANÓPOLIS