Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal ... · João da Cruz e Sousa, está...

2
Educação Informativo da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa Boletim nº 304| Florianópolis, 07 de julho de 2014 Divulgação: Mariana Petry 1- Creche Poeta Cruz e Sousa – cobertura em seu anfiteatro 2- Escola Básica Osvaldo Machado – Construção de novo prédio 3- Escola Básica João Alfredo Rohr – construção de quadra coberta 4- Creche Abraão – Reforma Geral 5- Creche Nossa Senhora de Lurdes - reforma com a construção de uma sala de aula 6- Escola Desdobrada Marcolino José de Lima – reforma e construção de nova quadra de esportes 7- Escola Básica Luiz Cândido da Luz - reforma com construção de quadra coberta Legendas: Divulgação: Mariana Petry Divulgação: Mariana Petry Divulgação: Mariana Petry Divulgação: Mariana Petry Divulgação: Mauro Vaz Divulgação: Mauro Vaz 1 7 6 5 4 3 2 Ordens de serviço para construção e reforma de unidades educativas são assinadas

Transcript of Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal ... · João da Cruz e Sousa, está...

EducaçãoInformativo da

Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis | portal.pmf.sc.gov.br/entidades/educa

Boletim nº 304| Florianópolis, 07 de julho de 2014

Div

ulga

ção:

Mar

iana

Pet

ry

1- Creche Poeta Cruz e Sousa – cobertura em seu anfiteatro2- Escola Básica Osvaldo Machado – Construção de novo prédio3- Escola Básica João Alfredo Rohr – construção de quadra coberta4- Creche Abraão – Reforma Geral 5- Creche Nossa Senhora de Lurdes - reforma com a construção de uma sala de aula6- Escola Desdobrada Marcolino José de Lima – reforma e construção de nova quadra de esportes7- Escola Básica Luiz Cândido da Luz - reforma com construção de quadra coberta

Legendas:

Div

ulga

ção:

Mar

iana

Pet

ry

Div

ulga

ção:

Mar

iana

Pet

ry

Div

ulga

ção:

Mar

iana

Pet

ry

Div

ulga

ção:

Mar

iana

Pet

ryD

ivul

gaçã

o: M

auro

Vaz

Div

ulga

ção:

Mau

ro V

az

1

7

6

5

432

Ordens de serviço para construção e reforma de unidades educativas são assinadas

EducaçãoInformativo da

Boletim Informativo da Secretaria Municipal de Educação| Secretário: Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. |Secretária Adjunta: Maria José Brandão|Jornalista responsável: Ricardo Medeiros (SC 293). |Revisão: Heloisa de Campos Rotolo |Textos: Equipe Assessoria de Comunicação| Diagramação: Mariana Petry| Contato: 3251-6124 |Site: www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa |Facebook: www.facebook.com/pmfeduca |E-mail: [email protected]

EducaçãoInformativo da

Começa Semana Contra Cerol Para alertar crianças,

jovens e adultos sobre o perigo do uso de cortantes nas linhas, a

Secretaria de Educação da Capital está realizando nas escolas e creches uma semana de prevenção batizada

de “Soltar pipa sem cerol também é legal”. Com palestras, teatros e orientações, as atividades vão se estender até sexta-feira, dia 11.

Para finalizar a semana, sábado (12), ocorrerá uma série de atividades

no Parque de Coqueiros, das 9h às 12 horas. Haverá uma revoada de pipas e distribuição de material que alerta sobre o perigo de uso de cerol nas pandorgas.

Clube da Leitura chega ao Centro de Educação

ContinuadaO CEC, Centro de Educação Continuada,

recebeu a visita do autor Maurício Eduardo Graipel como parte do Projeto Clube da Leitura. Profissionais da educação conversaram com o autor sobre o seu processo criativo e as suas obras e também sobre o percurso trilhado desde a pesquisa científica até a publicação de um livro.

Lenda dos mares ajuda a trabalhar as diferenças

O grupo ‘Descobridores dos 7 mares’, formado por crianças de 04 a 05 anos da Creche Poeta João da Cruz e Sousa, está trabalhando o projeto ‘Encantos do Fundo do Mar’. O objetivo é mostrar que é dessa imensidão de água que muitas famílias tiram seu sustento.

São exploradas as espécies de peixes encontradas no litoral catarinense e os animais aquáticos. Figuras lúdicas não ficam de fora do imaginário da criançada: aparecem sereia e pirata.

O pirata se destacou nas brincadeiras. Foram aproveitadas as características do personagem- que tem uma perna de pau, um gancho no lugar de uma das mãos e só enxerga por um olho para serem discutidas as diferenças, relacionando-as com as das pessoas com necessidades especiais.

A conversa contribuiu para que os pequenos compreendessem melhor as necessidades do colega do grupo, Dudu, com paralisia cerebral . Cada criança escolheu um tipo de deficiência para desenhar e escrever sobre ela. Depois, foi montado um mural.

Educadora ganha prêmio internacional

Durante dois anos, Gabriela Albanás Couto conviveu com catadores de materiais recicláveis no Centro de São Paulo e trabalhou junto a eles na esteira de triagem para colher as informações, depoimentos e histórias de vida. Em discussão, alfabetização e letramento de adultos excluídos dos processos de escolarização, cooperativismo e economia solidária, inclusão social e educação ambiental.

Com esses subsídios, a orientadora educacional da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos desenvolveu sua dissertação de mestrado, vencedora do “Prêmio Crefal – a las Mejores Tesis sobre Educación de Personas Jóvenes e Adultas”, edição 2013.

Div

ulga

ção:

Goo

gle

Div

ulga

ção:

Clu

be d

a Le

itura

Div

ulga

ção:

Ric

ardo

Med

eiro

s

Div

ulga

ção:

Gab

riela

Alb

anás

Cou

to

No sábado (12), haverá revoada de pipas no Parque de Coqueiros

Maurício é autor do livro “Saru o guerreiro da floresta”

Professora Daiana com o pequeno Dudu

Gabriela Albanás Couto conviveu com catadores de materiais recicláveis

Na Escola João Alfredo Rohr foi dado o alerta que se a linhas das pipas tiverem cerol, o material pode provocar ferimentos e mortes. Foi lembrado que os motociclistas são as principais vítimas e que o pescoço é a parte mais atingida. É importante que a criançada solte pipa longe da rede elétrica. Ao ficarem presos aos fios, os brinquedos são responsáveis por curtos circuitos. Quem tentar retirar o brinquedo dos fios, pode receber descarga elétrica. Estiveram na escola bombeiros voluntários, Guarda Municipal e o Educa Samu.

Alerta na Escola Alfredo RohrJoão Vitor (centro), do quarto ano, solta pandorga sem cerol. “Os meus pais me explicaram que a linha vira uma arma, contra todo

mundo”. Os alunos do 2º ano sabem: em caso de algum acidente, todos devem ligar para o Samu (192) ou para os Bombeiros (193).