SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA … · Cortot", gravou o seu primeiro CD de guitarra...

2

Transcript of SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA … · Cortot", gravou o seu primeiro CD de guitarra...

Palacete Silveira e Paulo | Rua da Conceição9700 – 054 Angra do Heroísmo | Terceira | Açorestelefone: (+351) 295 403 000 | fax: (+351) 295 403 001email: [email protected] Direção Regional da Cultura

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURAGoverno dos Açores

Mais info:www.culturacores.azores.gov.pt

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

FINS DE SEMANATEMÁTICOS

30|ABRIL|21H30|AUDITÓRIO DO RAMO GRANDE|PRAIA DA VITÓRIA|TERCEIRASÁ

BADO

Na sua designação, este agrupamento toma o adjetivo “revirado”, que se refere à torção das fibras das árvores, que, ao crescerem, descrevem espirais em torno dos corações das mesmas.Assim se representam os sons deste Quinteto: quebrados e de emoções fortes, que se cruzam em torno do coração do tango contemporâneo.OO grupo concentra o seu foco atual sobre a música de Astor Piazzolla.

Gabriel Jimenéz|PianoRaúl Sánchez|ViolinoEduardo Callejo|Acordeão Carlos Ramos|GuitarraMiguel Rocha|Contrabaixo

JAZZ

QUINTETOTANGOREVIRADO

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

APOIO:

ProgramaAstor PiazzollaTanguediaSoledadMuerte del ÁngelConcierto para QuintetoMumukiMumukiMichelangelo 70Milonga del ÁngelInvierno PorteñoAdiós Nonino

Eduardo Callejo|AcordeãoAoAo longo da sua carreira, Eduardo Callejo realizou inúmeros concer-tos a solo e com diversas formações, tendo colaborado com a J.O.N.D.E (Jovem Orquestra Nacional de Espanha), a O.R.C.A.M. (Orquestra da Comunidade de Madrid) e a O.N.E (Orquestra Nacio-nal de Espanha), interpretando composições de Dimitri Shostakovi-ch, Kurt Weill, entre outros. Como membro do Quinteto de Tango Ze-rilla, apresentou-se em diversas salas de concerto de Espanha. Participou na orquestra do projeto social “Cantania”, impulsionado pelo Teatro del Liceo de Barcelona, no qual um grupo de crianças realiza uma Cantata com uma orquestra profissional. Atualmente é profes-sor de Acordeão no Conservatório de Música de Múrcia e membro do Quinteto Revirado.

Raúl Sanchéz|Violino Intérprete versátil de diversos instrumentos de corda, concluiu o grau superior do Real Conservatório de Madrid em guitarra espanhola e violino. Ao longo da sua carreira, apresentou-se em inúmeros recitais a solo e colaborou com variadas orquestras, grupos de câmara e música contemporânea. Gravou já dois CDs como solista, acompa-nhado pelos grupos Quartetoscopio e Los Navatos. Tem participado em vários projetos, tais como, Quinteto Revirado, Jazz Trappe, entre outros.outros. Atualmente leciona na Escola Municipal de Música de Três Cantos de Madrid e colabora com o projeto “Musica Reciclagem”, que consiste numa orquestra juvenil de instrumentos construídos a partir de materiais reciclados.

Miguel Rocha|Contrabaixo Nasceu no Porto, onde começou a estudar na Escola de Jazz desta cidade. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Música e Dança de Roterdão, no departamento de Jazz e Músicas do Mundo. Os 6 anos que viveu e estudou na Holanda contribuíram decisivamente para o seu enriquecimento musical em diversos instrumentos, improvi-sação, arranjos, etc. Em 2006 mudou-se para Espanha, onde traba-lha em diferentes projetos de jazz, música contemporânea e amplia a sua formação em contrabaixo clássico, estudando com Roberto Terrón, solista da Orquestra RTVE. Atualmente trabalha como docen-te na Escola de Música Creativa, e na Fundación Social por la Música, cuja missão é implementar o sistema de orquestras da Ve-nezuela em colégios desfavorecidos de Madrid.

Carlos Ramos|Guitarra Após licenciar-se na École Normale de Musique de Paris "Alfred Cortot", gravou o seu primeiro CD de guitarra clássica, com o qual realizou concertos em diversos eventos, e em diversos países, tais como, "Musica espanhola em Santiago de Compostela" ou "XIII Bienal de Guitare em Tricastin" (França). A sua participação como improvisador no IX Festival de Cinema Mudo de Cracóvia levou-o a explorar o jazz e a improvisação, bem como, posteriormente, a formarformar o grupo de Gipsy Jazz “Tran Tran Manush”, que se dedica ao repertório de jazz e swing europeu dos anos 30 e 40. Sempre apaixo-nado por músicas do mundo, investiga a guitarra no tango, e as suas relações com o jazz no Quinteto Revirado.

Gabriel Jiménez|Piano Conta com uma ampla experiência como pianista em montagens de Zarzuela (La rosa del azafrán, Luisa Fernanda, La Verbena de la Paloma, El barbeiro de Lavapiés, entre outras), assim como na pre-paração musical e vocal para atores (José Sacristán para El hombre de la Mancha e Penélope Cruz para La niña de tus ojos). É membro fundador do grupo Mesoyeios, especializado em música grega con-temporânea, com o qual estreou, em Espanha, obras de Manós Hatzidakis y Mikis Theodorakis para o ciclo de concertos de câmara da Orquestra e Coro da RTVE, na Real Academia de Belas-Artes de São Fernando, que foi gravado e transmitido pela Rádio Nacional de Es-panha. Colabora como pianista com o projeto “Cantania” de Parla, Escola de Teatro e Coro da Escola Municipal de Música de Parla.