SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA Direção … · terá a forma de um estágio de curta...

2

Transcript of SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA Direção … · terá a forma de um estágio de curta...

Palacete Silveira e Paulo | Rua da Conceição9700 – 054 Angra do Heroísmo | Terceira | Açorestelefone: (+351) 295 403 000 | fax: (+351) 295 403 001email: [email protected] Direção Regional da Cultura

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURAGoverno dos Açores

Mais info:www.culturacores.azores.gov.pt

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

FINS DE SEMANATEMÁTICOS

3|SETEMBRO|21H30|TEATRO MICAELENSEPONTA DELGADA|S. MIGUELSÁ

BADO

Este será o segundo e último estágio do Projeto Lira Açoriana, que decorre sob a orientação do Maestro Henrique Piloto. Dando continuidade ao relevante trabalho já realizado, esta iniciativa, que culmina no presente concerto, permite o contacto entre os instru-mentistas da orquestra e formadores credenciados, contribuindo assim para o aperfeiçoamento técnico ee para uma maior expressividade artística dos jovens músicos participantes.

ORQUESTRA

ORQUESTRA REGIONAL LIRA AÇORIANA

TEMPORADAARTÍSTICA 2016

DIREÇÃO REGIONAL DA CULTURA

APOIO:

ProgramaDimitri Shostakovich Abertura Festiva

Edward ElgarPomp and Circumstance

Francisco de LacerdaAlmorol Almorol

Duarte PestanaArco-Íris

- Intervalo -

Carl Maria von WeberDer Freischütz

Béla BartókDanças Populares RomenasDanças Populares Romenas

Antero ÁvilaDoze Titãs

Orquestra RegionalLira AçorianaNo culminar da realização do seu segundo e último estágio do corrente ano, este concerto pelo Projeto Lira Açoriana encerra assim o biénio 2015/2016, em que a Orquestra Regional traba-lhou sob a direção do Maestro Henrique Piloto.Dando continuidade ao relevante trabalho já realizado, os jovens participantes, num total de 66 e pertencentes a filarmónicas de todas as ilhas, com exceção do Corvo e Santa Maria, e que se apresentam agora em concerto, tomaram parte num estágio, que teve lugar entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, no Conservatório Regional de Ponta Delgada e no Teatro Micaelense.ÀÀ semelhança do anterior, que decorreu também este ano, na Graciosa, entre 28 de março e 2 de abril, esta iniciativa permitiu o contacto entre os instrumentistas da orquestra e formadores credenciados, contribuindo assim para o aperfeiçoamento téc-nico e artístico dos jovens músicos participantes.Porque esta é uma oportunidade de valorização e evolução para os jovens selecionados, será atribuído um Prémio ao ele-mento participante do Projeto Lira que mais se destacou duran-te os quatro estágios realizados nesta edição bienal. Este Prémio terá a forma de um estágio de curta duração, em Portugal ou num país estrangeiro.

MaestroHenrique Piloto

ÉÉ formado em direção de orquestra e em direção coral. Possui o curso de canto gregoriano do Instituto Gregoriano de Lisboa. Di-rigiu a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académi-ca Metropolitana, a Orquestra Filarmonia das Beiras, a Orquestra do Algarve, a Orquestra da Musikskola de Ümea, o Oratory Choir of Hong Kong e o Coral Lisboa Cantat. Foi elemento fundador do Coro Gregoriano de Lisboa e do Coro Syntagma Musicum. Foi ainda maestro e diretor artístico do Coro Regina Coeli. Estudou com Christopher Bochmann, Jean-Marc Burfin e Jean-Sébastian Bérau. Dirigiu a Orquestra de Câmara de Macau e fez várias di-gressões pela China, dirigindo no V Festival de Artes da China em Chengdu e interpretando música de compositores portugueses. Ainda na China, gravou o Concerto em Ré Maior para Cordas, de Joly Braga Santos e dirigiu a cerimónia de transferência de autonomia de Macau para a China. Tem-se apresentado em Portugal, Espanha, França, Suécia, China e Japão. Leciona na Escola de Música N.ª Sr.ª do Cabo as classes de coro e foi convi-dado pelo Instituto Gregoriano a dirigir os seus coros em Festivais de Órgão na Sé de Lisboa e pelo Sintra Estúdio de Ópera a dirigir a ópera A Vingança da Cigana, de Leal Moreira. Estreou o Peer Gynt, de Eurico Carrapatoso, no Teatro Aberto, e Uma Cantata Portuguesa, de Pedro Faria Gomes, entre outras. Como composi-tor, o seu trabalho dirige-se sobretudo aos jovens músicos. É for-mador qualificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da For-mação Contínua de Professores e membro da direção da Asso-ciação Portuguesa de Educação Musical.