SEED1403_305_019085

9
 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Processo de Promoção / 2014 Quadro do Magistério – QM 029. PROVA DISSERTATIVA Professor de Educação Básica II  Você recebeu este caderno contendo uma questão dissertativa e a folha definitiva para transcrição da resposta.  Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno e na folha definitiva.  A folha denitiva deverá ser destacada com cuidado e assinada apenas no local indicado; qualquer identicação feita pelo candidato no corpo deste caderno ou no verso da folha denitiva acarretará a atribuição de nota zero à prova.  Quando for permitido abrir o caderno, verifique se está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.  Redija a resposta da questão com caneta de tinta azul, preferencialmente, ou preta, na folha definitiva. Os rascunhos não serão considerados na correção. A ilegibilidade da letra acarretará prejuízo à nota do candidato.  A duração das provas objetiva e dissertativa é de 4 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas e a transcrição da resposta definitiva.  Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorridas 2 horas do início das provas.  Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas, o caderno de questões objetivas, a folha definitiva da questão dissertativa e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferência.  Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas.  AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR EST E CADERNO DE QUESTÃ O. 31.08.2014 | tarde

description

prova

Transcript of SEED1403_305_019085

  • GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAOCOORDENADORIA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS

    Processo de Promoo / 2014 Quadro do Magistrio QM

    029. Prova dissertativa

    Professor de Educao Bsica II

    Voc recebeu este caderno contendo uma questo dissertativa e a folha definitiva para transcrio da resposta. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno e na folha definitiva.Afolhadefinitivadeverserdestacadacomcuidadoeassinadaapenasnolocalindicado;qualqueridentificaofeita

    pelocandidatonocorpodestecadernoounoversodafolhadefinitivaacarretaraatribuiodenotazeroprova.

    Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.

    Redijaarespostadaquestocomcanetadetintaazul,preferencialmente,oupreta,nafolhadefinitiva.Osrascunhosnoseroconsideradosnacorreo.Ailegibilidadedaletraacarretarprejuzonotadocandidato.

    A durao das provas objetiva e dissertativa de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas e a transcrio da resposta definitiva.

    S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridas 2 horas do incio das provas. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas, o caderno de questes objetivas, a folha definitiva da questo

    dissertativaeestecaderno,podendo levarapenasorascunhodegabarito, localizadoemsuacarteira,parafuturaconferncia.

    At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

    aguarde a ordem do fiscal Para abrir este caderno de questo.

    31.08.2014 | tarde

  • 2SEED1403/029-PrDissertativa

    NO ASSINE ESTA FOLHA

  • GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAOCOORDENADORIA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS

    Processo de Promoo / 2014Quadro do Magistrio QM

    029. Prova dissertativa

    Professor de Educao Bsica II

    no escreva nesta Pgina

  • 4SEED1403/029-PrDissertativa

    NO ASSINE ESTA FOLHA

  • 5 SEED1403/029-PrDissertativa

    NO ASSINE ESTA FOLHA

    rascun

    Ho

    Em hiptese alguma ser considerado o texto escrito neste espao.

    formao Pedaggica

    Em uma determinada escola da rede pblica, o professor Joo procurou o diretor com o objetivo de se queixar do comporta-mento dos alunos do 7.o Ano do Ensino Fundamental, classe para a qual lecionava. Esse professor disse que no conseguia ensinar porque os alunos eram indisciplinados, desrespeitosos com as figuras de autoridade e sem limites. Aps ter descrito o mau comportamento deles, ele disse as seguintes palavras ao diretor:

    A disciplina fator essencial para o aproveitamento escolar dos alunos e indispensvel para o homem civilizado. A escola deve adotar uma postura mais rigorosa com os alunos, aplicando penas e correes disciplinares necessrias para manter o silncio nas aulas, a ateno ao que est sendo ensinado e um controle e ordenao de seus corpos. Ns deveramos ter saudades da educao de antigamente, quando os alunos entravam em filas para assistir s aulas, sentavam-se em fileiras, levantavam-se e falavam apenas quando o professor autorizava.

    Levando em considerao o olhar scio-histrico apresentado por Aquino (1996) para investigar a indisciplina na escola, ana-lise esse relato e, sobretudo, a fala do professor Joo. Em seguida, responda s seguintes perguntas:

    a) Os professores devem olhar com saudosismo para a escola de outrora, como sugere o professor Joo? Em conformidade com Aquino (1996), responda pergunta, apresente e desenvolva dois argumentos para fundamentar sua resposta.

    b) O que prope o professor Joo pode ser considerado uma espcie de militarizao difusa das relaes entre professores e alunos? Em conformidade com Aquino (1996), responda pergunta, apresente e desenvolva dois argumentos para fundamentar sua resposta.

  • GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

    SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAOCOORDENADORIA DE GESTO DE RECURSOS HUMANOS

    Processo de Promoo / 2014Quadro do Magistrio QM

    029. Prova dissertativa(Folha Definitiva)

    Professor de Educao Bsica II

    Confiraseusdadosimpressosnestafolha.Assineapenasno local indicado;qualquer identificao feitapelocandidatonoversodesta folhaacarretara

    atribuiodenotazeroprova. Destaque esta folha com cuidado.Redijaarespostadefinitivacomcanetadetintaazul,preferencialmente,oupreta,noespaoreservadoparatal.

    Osrascunhosnoseroconsideradosnacorreo.Ailegibilidadedaletraacarretarprejuzonotadocandidato.Aosair,vocentregaraofiscalafolhaderespostas,ocadernodequestesobjetivas,ocadernodeprovadissertativa

    eestafolha,podendolevarapenasorascunhodegabarito,localizadoemsuacarteira,parafuturaconferncia.

    Assinatura do candidato

    31.08.2014 | tarde

    uso exclusivo do fiscal

    ausente

    DO

    BRE

    NA

    SERR

    ILH

    A AN

    TES

    DE

    DES

    TACA

    R

  • NO ASSINE ESTA PGINA

    FORMAO PEDAGGICA

    Resposta definitiva

    SEED1403/029-PrDissertativa-Folha