Seg, 13/08/2012

16
PÁGINA 5 PÁGINA 6 PÁGINA 7 No mês passado, o Ministério da Saúde suspendeu as vendas de 268 planos de saúde, de 37 empresas diferentes, por desrespeito a prazos máximos de atendimento aos consumidores Restaurantes, shoppings e parque da Cidade foram os lugares escolhidos pelos brasilienses. Pais fizeram questão de estarem presentes com filhos, já que não podem todos os dias Estudantes da rede pública e privada podem participar do programa PROCON REGISTROU MAIS DE 3 MIL QUEIXAS CONTRA PLANOS DE SAÚDE DOMINGO FOI DIA DE REUNIR FAMÍLIAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS SUPERDOTADOS TÊM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DF Divulgação Fotos: Roberval Eduão Nicole Bahls fez vídeo na faculdade antes da fama e aí... Vazou! CUSTA CARO AO DF BRASÍLIA ALO ANO 3 - Nº 848 SEGUNDA-FEIRA, 13 DE AGOSTO DE 2012 www.alo.com.br 44.000 EXEMPLARES - D ISTRIBUIÇÃO G RATUITA 44.000 exemplares Tiragem BRASIL FECHA JOGOS COM CHAVE DE BRONZE YANE MARQUES SOBE AO PÓDIO NA ÚLTIMA PROVA COM UM REPRESENTANTE BRASILEIRO EM LONDRES JÔ FAZ O GALO MANDAR POEIRA NO VASCO ATLÉTICO-MG VENCE CLUBE CARIOCA E ABRE BOA VANTAGEM NO G4 DO CAMPEONATO BRASILEIRO PÁGINA 16 PÁGINA 15 Divulgação Divulgação A RECUPERAÇÃO DAS PICHAÇÕES CUSTA, EM MÉDIA, R$ 72 O METRO QUADRADO AOS COFRES PÚBLICOS. PRÁTICA É CRIME PÁGINA 7 PÁGINA 10

description

Edição de Segunda-feira - 13/08 do Jornal Alô Brasília

Transcript of Seg, 13/08/2012

Page 1: Seg, 13/08/2012

PÁGINA 5PÁGINA 6

PÁGINA 7

No mês passado, o Ministério da Saúde suspendeu as vendas de 268 planos de saúde, de 37 empresas diferentes, por desrespeito a prazos máximos de atendimento aos consumidores

Restaurantes, shoppings e parque da Cidade foram os lugares escolhidos pelos brasilienses. Pais fi zeram questão de estarem presentes com fi lhos, já que não podem todos os dias

Estudantes da rede pública e privada podem participar do programa PROCON REGISTROU MAIS DE 3 MIL

QUEIXAS CONTRA PLANOS DE SAÚDEDOMINGO FOI DIA DE REUNIR FAMÍLIAS EM COMEMORAÇÃO AO DIA DOS PAIS

SUPERDOTADOS TÊM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DF

DivulgaçãoFotos: Roberval Eduão

Nicole Bahls fez vídeo na faculdade

antes da fama e aí... Vazou!

CUSTACAROAO DF

PÁGINA 7

Estudantes da rede pública e privada podem participar do programa

SUPERDOTADOS TÊM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO DF

Nicole Bahls fez vídeo na faculdade

antes da fama e aí... Vazou!

BRASÍLIABRASÍLIABRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

ANO 3 - Nº 848 SEGUNDA-FEIRA,

13 DE AGOSTO DE 2012

www.alo.com.br

44

.00

0 E

XE

MP

LA

RE

S -

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TU

ITA

ALO

ALO

44.000

exemplare

s

Tiragem

BRASIL FECHA JOGOS COM CHAVE DE BRONZE

YANE MARQUES SOBE AO PÓDIO NA ÚLTIMA PROVA COM UM REPRESENTANTE BRASILEIRO EM LONDRES

JÔ FAZ O GALO MANDARPOEIRA NO VASCO

ATLÉTICO-MG VENCE CLUBE CARIOCA E ABRE BOA VANTAGEM NO G4 DO CAMPEONATO BRASILEIRO PÁ

GINA

16

PÁGI

NA 1

5

Divulgação Divulgação

Restaurantes, shoppings e parque da Cidade foram os lugares escolhidos pelos brasilienses. Pais fi zeram questão de estarem presentes com fi lhos, já que não podem todos os dias

A RECUPERAÇÃO DAS PICHAÇÕES CUSTA, EM MÉDIA, R$ 72 O METRO QUADRADO AOS COFRES PÚBLICOS. PRÁTICA É CRIMEVA

NDAL

ISM

OVA

NDAL

ISM

OVA

NDAL

ISM

O

PÁGINA 7

PÁGINA 10

Page 2: Seg, 13/08/2012

emtodolugar

planoplanoplanogeralgeralgeralplanoplanoplanogeralplanoplanoplanogeralplanoplanoplanogeralplanoplanoplanoO SINDICATO DOS POLICIAIS Civis do Distrito Federal (Sinpol) marcou

para hoje a tarde uma reunião com todos os representantes

sindicais no auditório da Entidade. Eles devem avaliar como andam

os pedidos da categoria e o posicionamento do governo

S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 22

BRUNO REZENDELEVANTADOR DA SELEÇÃO DE VÔLEI

“Em vez de musa da CPI, ela passa a fazer parte de uma nova dupla, Cachoeira e Cascata, por ser uma mentirosa (referindo-se a Andressa Mendonça, esposa

de Carlos Cachoeira)”.

“Fica difícil falar mais alguma coisa agora!!! Valeu a torcida de todos !!! (após

a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres)”.

“Por mim, podia ter Olimpíada todo ano, mas

sem cerimônia de abertura e fechamento.”

KÁTIA ABREUSENADORA (DEM-GO)

MAURÍCIO STYCERCRÍTICO DE TV

Videoconferência

Rio 2016

Endividamento

O INSTITUTO NACIONAL do Seguro Social (INSS) incluiu uma nova ferramenta no sistema de processos digitais, o e-Recursos. A partir de agora a defesa oral poderá ser apresentada por meio de videoconferência, o que deve reduzir pela metade o trâmite dos processos. Antes, o prazo era de até 85 dias. Além disso, a nova ferramenta também vai diminuir os custos com a postagem de malotes, por exemplo.

O COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO (COB) fez um balanço da participação dos atletas do país nas competições. Apesar de ter alcançado a meta de medalhas, alguns resultados do Brasil foram classifi cados como “pontos de atenção” para o trabalho que se segue até 2016. Entre eles, o fato da ginástica artística feminina não ter chegado a nenhuma fi nal.

EMBORA A INADIMPLÊNCIA tenha caído 5,68% em julho, conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, nos últimos cinco anos o endividamento dos brasileiros está crescendo a um ritmo de 20% ao ano, como avalia o professor de Varejo da Fundação Getulio Vargas, Daniel Plá. O economista destacou que os apelos do comércio são grandes e podem levar o consumidor a fi car endividado.

INSS usa serviço paraagilizar julgamento

COB vê esportes como“pontos de atenção”

Endividamento está crescendo 20% ao ano

A Secretaria de Habi-tação reabre o cadastro do Morar Bem, de 13 a 31 de agosto, para novas inscri-ções ou atualização de dados das pessoas já cadastradas na Relação de Inscrições In-dividuais (RII). Se não hou-ver dados a serem alterados, não é necessário participar da atualização. Para fazer o cadastro basta acessar o site www.morarbem.df.gov.br.

Um pedaço da his-tória do Brasil começou a ser esclarecida na úl-tima sexta-feira. Quatro décadas após ser en-contrado sem vida no fosso de um elevador, no Rio de Janeiro, um depoimento inédito po-de mudar a versão ofi -cial da morte de Anísio Teixeira, fundador da Universidade de Bra-sília e um dos nomes mais importantes da educação brasileira.

O relato foi feito inesperadamente du-rante a instalação da Comissão da Verdade da UnB. Ao pedir a pala-vra, João Augusto de Li-ma Rocha, professor da Universidade Federal da Bahia, surpreendeu os cerca de 150 docen-tes, alunos e autoridades presentes. Na tribuna do auditório da Reitoria, o professor revelou o con-teúdo de três depoimen-tos colhidos por ele nos anos seguintes ao sepul-tamento do pioneiro da Educação Nova.

As narrativas re-forçam a suspeita de que Anísio Teixeira foi assassinado pelo regi-me militar, ao contrá-rio do que relatam os documentos da época. O professor João Au-gusto afi rma ter ouvido de Luiz Viana Filho, governador da Bahia quando Anísio Teixeira foi encontrado morto, que o educador foi pre-so no dia 11 de março de 1971 e levado para o quartel da Aeronáutica.

Estimativa do Banco de Brasília (BRB) é oferecer mais 90 postos de atendimento no DF e Entorno até o fi nal des-te ano para os clientes. Com isso, o banco espera alcançar a marca de 300 unidades em funcionamento. Atualmente, o BRB possui 210 agências, a última foi inaugurada na sexta-feira (10) em um super-mercado do Novo Gama (GO).

De acordo com Humberto Augusto Coelho, superinten-dente dos Correspondentes Não Bancários do BRB, os serviços serão expandidos nos 300 postos do BRB Conveni-ência. “Isso signifi ca que o cliente poderá realizar qual-quer operação nessas unida-des do BRB, e não somente na agência em que tem conta”.

Outra novidade anun-ciada pelo banco é o funcio-namento de cinco unidades móveis de correspondente bancário para atender áre-as rurais do DF e Entorno. A “agência itinerante” cir-culará nas localidades mais afastadas, principalmente nos dias de maior movi-mentação bancária. Essas unidades entrem em opera-ção até o fi nal de 2012.

Inscriçõesretornam hoje Depoimento

inédito na UnB

BRB inaugura unidade no Novo Gama

MORAR BEM COMISSÃO DA VERDADE

ATENDIMENTO

Mega-sena (Concurso 1415)26 36 40 46 49 51

PrevisãodotempoPrevisão

tempoCLARO A PARCIALMENTE NUBLADO

COM NÉVOA SECA. MAX.: 26°C MIN.: 14°C

LoteriasLoterias

Quina (Concurso 2967)07 19 34 59 62

IMAGEM DO DIAIMAGEM DO DIA

UMA DAS BELAS imagens de nossa cidade: Lago Paranóa

Lotomania (Concurso 1270)

02 11 12 17 18

31 34 41 46 52

53 56 74 79 83

86 87 89 91 96

Roberval Eduão

Div

ulga

ção

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Div

ulga

ção

Antônio Cruz/ABr

Divulgação

Page 3: Seg, 13/08/2012

etcetc...

“Acho que foi mais um rompante demagógico do presidente Federico

Franco do que realidade. Ele tem que responder a seguinte

pergunta: Se ele suspender a geração de

energia para o Brasil, para quem ele vai

vender? Ele tem uma dívida para honrar.”

DR. ROSINHADEPUTADO FEDERAL (PT/PR)

Itaipu

Saúde

Transparência

A INTENÇÃO do Paraguai de renegociar o valor da tarifa paga pelo Brasil pela energia gerada pela Usina Hidrelétrica de Itaipu é desconhecida ofi cialmente pelas autoridades brasileiras. O MRE informou que não houve comunicado ofi cial por parte do Paraguai.

O CONSELHO Federal de Medicina (CFM) recomendou para que os partos sejam feitos em ambiente hospitalar de forma preferencial, por se tratar da opção mais segura. Por meio de nota, o órgão alertou sobre os riscos de morte envolvendo partos fora de hospitais.

O TRIBUNAL Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza formulário na internet para pessoas físicas e jurídicas que fi zeram doações aos partidos e candidatos que concorrem nas eleições municipais deste ano declararem diretamente os recursos repassados.

Renegociaçãonão é ofi cial

Parteiras nãorecomendadas

Doações declaradas pela internet

NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

PoderPoderPoder&&&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoder&PoderPoderPoderPoderPoderPoder&&&Poder&&&Poder&&&Poder&&&NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA, ECONOMIA, FINANÇAS E NEGÓCIOS

S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 23 O BANCO CENTRAL (BC) lançou duas moedas comemorativas em homenagem à entrega da

bandeira olímpica ao Brasil. Ao todo, serão produzidas

2.016.000 moedas de R$ 1 e 20 mil moedas de prata com o valor

de R$ 5 para colecionadoreswww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

Os integrantes da CPI do Cachoeira deverão debater temas polêmi-

cos na próxima reunião ad-ministrativa, na terça-feira (14). A criação de sub-re-latorias e a possibilidade de fazer questionamentos diante do silêncio de con-vocados munidos de habe-as corpus são dois assuntos que que voltarão à tona.

Mais de 200 requeri-mentos constam da pauta de deliberações da CPMI, que trata das relações do con-traventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carli-nhos Cachoeira, com agen-tes públicos e privados.

A pressão pela di-visão dos trabalhos em sub-relatorias vem aumen-tando a cada encontro do colegiado. O senador Pe-dro Taques (PDT-MT), por exemplo, já se levantou em defesa de uma votação so-bre o tema. “Isso não pode ser uma palavra suprema do relator. Precisa ser de-cidido pelo colegiado e, de forma democrática, co-lhem-se os votos favoráveis

e contrários”, argumentou.Para o deputado Ru-

bens Bueno (PPS-PR), a criação das sub-relatorias é necessária principalmen-te devido ao grande volume de informações manipula-

das pelos parlamentares. “Há sobrecarga de traba-lho, e estamos informan-do, em respeito ao relator, que ele indique os sub-re-latores, para que haja ra-cionalidade nas nossas

atividades”, defendeu.Diante das manifesta-

ções, o presidente da CP-MI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), assumiu o compromisso de avaliar o assunto amanhã: “Nós ha-

veremos de discutir de for-ma colegiada, como tem sido a tônica desta CPI em todos os seus momentos, sem arredar o pé um milí-metro que seja, na reunião do dia 14.”

CPI Na pauta a criação de sub-relatorias e o questionamento dos convocados que fi cam em silêncio

Reunião administrativaterá temas polêmicos

A presidenta Dilma Rousseff parabenizou

ontem (12), por meio de nota, todos os atletas olím-picos brasileiros que parti-ciparam das Olimpíadas de Londres. Dilma saudou os ganhadores de medalhas e também aqueles que se es-forçaram nas competições para superar seus limites e representar bem o Brasil na competição.

“Neste dia de encerra-mento dos Jogos Olímpicos de Londres, quero saudar todos os atletas que estão voltando para o Brasil com suas medalhas - de ouro, prata e bronze - e ainda to-dos os demais atletas que se

esforçaram em Londres pa-ra superar seus limites e tão bem representar a nossa na-ção nestes Jogos.”

A presidenta Dilma tam-bém fez uma saudação espe-cial à equipe feminina de vôlei, à judoca Sarah Me-nezes e ao ginasta Arthur Zanetti, que conquistaram medalhas de ouro.

“Nossos atletas mos-traram, nas mais diversas modalidades, exemplos de garra, esforço e abnegação e provaram que o Brasil es-tá ajudando a construir, por meio do esporte, exemplos de vida e perseverança para todos os nossos jovens”, dis-se a presidenta.

Dilma parabeniza atletas brasileirosJOGOS OLÍMPICOS

PRESIDENTE destacou, em nota, o esforço dos ateltas para superar seus limites

SILÊNCIO de Cachoeira e outros convocados na CPI volta a ser tema de debate, 200 requerimentos precisam ser votados

Wilson Dias/ABr

José Cruz/ABr

Leonardo Prado/Ag. Câmara

Div

ulga

ção

Page 4: Seg, 13/08/2012

ALÔ BRAS Í L I A 4 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2ALÔ BRAS Í L I A 4 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2Poder&Poder

Compra Venda

Dólar comercial R$ 2,01 R$ 2,01

Dólar turismo R$ 1,94 R$ 2,08

Euro R$ 2,47 R$ 2,47

Libra R$ 3,15 R$ 3,16

Pesos arg. R$ 0,43 R$ 0,43

Indicadores

Bovespa 0,82%

Nasdaq (EUA) 0,07%

FTSE 100 (Reino Unido) -0,08%

Nikkei (Japão) -0,97%

IBEX-35 (Espanha) -0,88%

CAC 40 (França) -0,61%

BOLSAS

MOEDAS

INFLAÇÃOIPCA IBGE (mês) 0,21%

INPC IBGE (mês) 0,18%

IPC Fipe (mês) 0,15%

IPC-DI FGV (mês) 0,53%

IGP-DI FGV (mês) 0,43%

IGP-M FGV (mês) 0,43%

IPA-DI FGV (ano) 2,09%

ICV Dieese (mês) 0,93%

OBS: DE ACORDO COM NORMA DO BANCO CENTRAL, OS RENDIMENTOS DOS 29, 30 E 31 CORRESPONDEM AO DIA 1º DO MÊS SUBSEQUENTE.

Dia Indice

07/08 0,5000

08/08 0,5034

09/08 0,5172

10/08 0,5213

11/08 0,5144

12/08 0,5000

13/08 0,5000

14/08 0,5000

15/08 0,5000

16/08 0,5177

17/08 0,5016

18/08 0,5009

19/08 0,5000

POUPANÇA CORREÇÃO

SALÁRIO MÍNIMO

Janeiro 2012 - R$ 622,00

ATIVIDADE ECONÔMICADesemprego (mês) 5,20%

PIB (variação em relação ao trimestre

imediatamente anterior) 0,80%

PIB (variação em relação ao mesmo

trimestre do ano anterior) 3,10%

Dívida pública como proporção

do PIB 38,20%

Produção industrial (mês) -0,60%

Produção industrial (ano) -2,20%

Vendas do Varejo (mês) 0,00%

INSS

SEGURADOS DE EMPREGO, INCLUSIVE DOMÉSTICOS E TRABALHADORES AVULSOS

Até R$ 1.107,52 8

de 1.107,53 a R$ 1.845,87 9

de R$ 1.845,88 até R$ 3.691,74 11

Salário de contribuições (R$) Alíquotas(%)

TAXA SELIC

8,5% ao ano

OFFS&OFFS&OFFSONS

Jornalista, editor-chefe do Alô Brasília e amante das facetas da política

Lívio di Araújo

Romaria

Encontro A troco de que?

Quem te pressiona, deputado?

Após verdadeira romaria ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) para agendar uma audiência com a direção-geral do órgão, a deputada distrital Liliane Roriz (PSD) conseguiu a primeira vitória. Ela foi convidada pelo diretor-geral do DNIT, general Jorge Fraxe, para um encontro já nesta semana, em Brasília. Acompanhada de uma comitiva de moradores, a parlamentar quer pedir empenho do governo federal para autorizar a duplicação da BR-080 - que liga Brazlândia a Taguatinga -, que é considerada uma das mais perigosas do Distrito Federal. “É claro que obras para duplicar a rodovia são importantíssimas, porém temos que lutar também que o governo local invista em educação de trânsito para que os motoristas dobrem os cuidados das pistas do DF”, afi rmou Liliane.

A direção do PEN, hoje partido com a segunda maior bancada na Câmara Legislativa do DF, realiza a sua primeira reunião, às 11 horas, na sede do partido na QE 26, conjunto R, casa 39, Guará II. O objetivo da reunião é discutir medidas e estratégias para a estruturação do partido no Distrito Federal, que está sob o comando do deputado Alírio Neto, atual secretário de Justiça do DF.

Pimenta: No quadro com três distritais eleitos (Alírio Neto, Dr. Michel, Israel Batista) e uma suplente (Luzia de Paula), o PEN espera receber, em breve, o suplente Paulo Roriz, hoje DEM.

Malagueta: Resta saber se até as eleições, algum desses nomes disputará um cargo pelo partido. Afi nal, dependendo da coligação que for feita em 2014, as chances do PEN eleger um distrital sequer são muito, muito pequenas. O partido pode então, estar sendo usado como escada para que os deputados cheguem aonde querem, exatamente.

Nos bastidores, comenta-se que dois conselheiros do Tribunal de Contas do Distrito Federal estariam dispostos a concorrer nas eleições de 2014. Um deles, Manoelzinho, o outro, Renato Rainha. Segundo o que corre por aí é que ambos estariam sendo assediados por diversos partidos políticos e, ainda segundo o disse-me-disse, estariam dispostos a abrir mão do cargo vitalício para o pleito. Sei não...

O deputado federal Reguffe (PDT) fi cou com a relatoria do PL 3998/12, que obriga os planos de saúde a terem que pagar tratamento de quimioterapia oral dos pacientes. E já tratou de avisar, pelo seu Twitter, que não vai defender os planos de saúde não! “Não adianta pressionar. Relatório será favorável e não vou usar as 20 sessões. Será apresentado já na próxima reunião da CDC”, disse. Hoje, os planos cobrem quimio endovenosa, mas não oral. “O que está em jogo é a vida das pessoas”, disse Reguffe.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra que 73% da população acha que os acusados de participar do Mensalão devem ser mandados para a cadeia. No entanto, o retrato do descrédito do brasileiro com a política e com a Justiça se refletiu intensamente quando perguntaram aos entrevistados se eles acreditam que isso acontecerá: só 11% disseram que “sim”. Os números se invertem em relação à hipótese de absolvição dos réus. Apenas 5% torcem para que eles sejam inocentados, mas 43% estão convictos de que este será o resultado do julgamento.

Retratos

Entre 16 e 18 de agosto, será pro-movido em Brasí-lia o 1º Seminário

de Comunicação Pública do Distrito Federal. De ini-ciativa da Secretaria de Co-municação Social do GDF, o #ComunicaDF representa um marco na abertura do di-álogo entre governo e setores da sociedade civil ligados ao tema, e estabelece um espa-ço para reunir contribuições e consolidar um processo plural de discussões pela democratização da comuni-cação pública.

Estão programados pai-néis e grupos de trabalho com a participação de inte-grantes do governo e repre-sentantes do mais diversos setores ligados à Comunica-ção, que poderão comparti-lhar projetos e experiências inovadoras na área para ad-ministrações populares.

Responsável pela inicia-tiva de realizar o seminário, a secretária de Comunicação

Social, Samanta Sallum, ex-plica o evento pretende ou-vir críticas e propostas que vão ajudar na construção da política pública de comu-nicação. “Estou sendo co-erente com tudo aquilo que sempre defendi como profi s-

sional da comunicação. Ne-nhum governante do Distrito Federal havia enfrentado es-se debate junto à sociedade. Há anos estes setores pleite-avam uma relação mais pró-xima e transparente com o GDF. Todos são comuni-

cadores e precisam ter voz junto a um governo verda-deiramente democrático”.

Segundo Samanta, o #ComunicaDF é importan-te porque levará, para todos os membros do GDF, “um debate que já está nas ru-

as, nos movimentos sociais e nos fóruns de debate sobre a democratização da comu-nicação”. “Não podíamos nos eximir dessa responsa-bilidade que é nossa, pois, além de sermos comunica-dores, somos cidadãos que pensamos numa cidade de-mocrática, num estado de-mocrático”, defendeu.

A secretária garantiu que, a partir do evento, o que for proposto pelo cole-tivo será examinado e enca-minhado para o governo que irá abraçar institucional-mente a interlocução com os segmentos que atuam na democratização da co-municação. “Não podemos prometer encaminhar tudo, pois o setor que discute co-municação no DF está com muitas demandas acumula-das por falta de um diálo-go com governos anteriores, mas temos um compromis-so com a temática, e, assim que for possível, as deman-das serão respondidas”.

Governo vai dialogar com a sociedadeCOMUNICAÇÃO PÚBLICA

PARA SAMANTA, o #ComunicaDF será o pontapé da nova política pública de comunicação

Lula Lopes/Agecomdf

Page 5: Seg, 13/08/2012

etcetcetcetc...Divulgação

“A impressão é que as vítimas só têm o direito de chorar, enquanto

os assassinos têm todos os seus

direitos preservados. Entregamos carta aberta ao Senado para pedir revisão do Código Penal”

KEIKO OTADEPUTADA FEDERAL

Trânsito I

Trânsito II

Trânsito III

POR VOLTA das 7h30 de ontem, carro conduzido por Michael Kerson Rodrigues, de 32 anos, capotou no Km 43 da BR-020, em Planaltina e acabou matando Gilson Gomes de Jesus, 25 anos, que estava no veículo. A 31ª DP (Planaltina) investiga o caso.

O VEÍCULO em que estava Ivanice Cícero Cordeiro, 44 anos, capotou na DF-463, em São Sebastião. Ele foi lançado para fora do carro, e morreu. Outros três ocupantes do veículo – Josimar da Silva Nunes, de 32 anos; Francisca Iara Alves Cordeiro, de 17 anos; e Fracisco Ivan Alves Cordeiro, de 20 anos – foram levados para o hospital com ferimentos leves.

UM ACIDENTE no Eixão Norte resultou na morte de uma pessoa na madrugada de ontem por volta das 4h, na altura da SQN 115, sentido Sul. O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).

Homem morreem capotagem

Mais morte emSão Sebastião

Acidente no EixãoNorte mata um

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

cidadescidadescidades&&&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidades&cidadescidadescidadesNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

BrasíliaBrasíliaBrasília&&&Brasília&&&Brasília&&&Brasília&&& S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 25 O NÍVEL de emprego na indústria

voltou a apresentar queda em junho, com variação negativa de 0,2% em relação a maio e

de 1,8% na comparação com o mês de junho de 2011. Os dados

são do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE)www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

FÁBIO MAGALHÃES

A alta dos alimentos impactou direta-mente as famílias com renda até dois

salários mínimos. No mês de julho, o Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) fi cou em 0,27%, segundo dados a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A maior variação sentida no período foi dos produtos alimentícios que alcançou o patamar de 0,9%. Devido a este aumento, o tomate re-gistrou alta de 63,98%, se-guido da cenoura, que fi cou 31,43% mais cara. Outros setores também acompa-nharam a tendência e rea-justaram valores. Serviços de educação, leitura e re-creação passaram de -14% para 0,48%, comunicação que antes registrava 0% sofreu um acréscimo de 0,5% e a habitação saltou de -0,01% para 0,11%.

O coordenador de Índi-ce de Preço ao Consumidor da FGV, André Braz, expli-

ca que as pessoas de bai-xo poder aquisitivo sentem mais os efeitos da alta por-que chegam a comprometer 30% da renda com alimen-tos e transporte. De acordo com ele, o aumento não é tão alarmante por causa de pro-dutos que alcançaram ín-dices negativos, como o açúcar, -0,35, e a carne bo-vina, -0,67. “A alta foi con-centrada no hortifrúti e a boa notícia é que isso é pas-sageiro e os produtos com alta podem ser substituí-dos”, diz o economista.

O aumento da infl ação é sentido, sobretudo, na hora de ir ao supermercado. Pa-ra pessoas que se sustentam com um salário mínimo e meio, como a diarista Cleide Aparecida, 25 anos, é preci-so fazer uma verdadeira má-gica para o dinheiro render. “Os preços dos alimentos sobem sempre e fi ca muito difícil para os menos favo-recidos. Um saco de açúcar, por exemplo, custa R$ 10. Isso é muito caro”, reclama.

Com uma visão diferen-

INFLAÇÃO Alimentação foi o que mais apresentou alta. Tomate e cenoura foram os grandes vilões

Baixa renda sofre mais

te, a psiquiatra Kátia Gon-çalves, 37 anos, ganha mais de cinco salários mínimos e afi rma que sente a alta dos preços principalmente nas mensalidades escolares. Em sua visão, aos aumentos che-gam a ser abusivos. “A edu-cação está com valores nas

alturas e isso tem que ser es-tabilizado. Está cada vez mais difícil custear esse serviço que é essencial”, conclui.

Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Res-taurantes, Bares e Simila-res de Brasília (Sindhobar), Clayton Machado, mesmo

com a alta dos alimentos, o aumento, considerado pe-queno, não deve ser repas-sado aos consumidores. “Em casos de variações pe-quenas, como esta, em geral, os restaurantes os bares não costumam alterar os pre-ços”, garante.

PREÇO do tomate apresentou maior alta no mês de julho chegando a fi car 63,98% mais caro

PROCON-DF recebeu 3.142 reclamações durante esse ano

LUCAS DUTRA

A qualidade dos planos de saúde voltou a ser ques-

tionada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Esta se-mana, o órgão condenou uma empresa a indenizar uma mulher em R$ 15 mil, após a insatisfeita entrar com ação alegando que houve recu-sa da operadora em custear internação de seu fi lho, de-pendente químico. Entre ja-neiro e agosto deste ano, os problemas na área da saúde renderam 3.142 reclama-ções no Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF).

Em meio ao caos da saú-de no DF, operadoras cau-sam ainda mais dor de cabeça aos usuários. A em-pregada doméstica Valdete Medeiros, 43 anos, assinou contrato com um plano para

Mulher recebe R$ 15 mil de indenizaçãoPLANOS DE SAÚDE

O promotor de Justi-ça de Defesa do Consu-midor, Trajano Sousa de Melo, explica o que de-ve ser feito diante de um problema com o planos de saúde. “Se questão for urgente e o interes-sado tenha condições de arcar com advogado, de-ve ir ao Judiciário. Ca-so não tenha condições, deve procurar a Defen-soria Pública. Se a ques-tão não exige urgência, o consumidor deve pro-

curar o Procon-DF ou o MPDFT”, indicou.

As reclamações mais comuns sobre os planos de saúde são por falta de cobertura.

De acordo com o pro-motor, antes de assi-nar qualquer contrato de plano de saúde, o con-sumidor precisa pres-tar atenção na área de cobertura e conferir se a empresa é registrada na Agência Nacional de Saúde (ANS).

Cuidados ao contratarCuidados ao contratar

sua família, no valor de qua-se R$ 300 mensais, desistiu após três meses sem poder utilizar e, semanas depois, teve seu nome inscrito no Serasa, por falta de paga-

mento. “Cancelei e continu-am cobrando a mensalidade. Quando nos venderam dis-seram que teriam clínicas no Gama, mas não têm. Se passássemos mal, teríamos

que ir ao Plano Piloto ou La-go Sul”, comentou.

No mês passado, o Mi-nistério da Saúde suspen-deu vendas de 268 planos de saúde, de 37 empresas

diferentes, por desrespeito a prazos máximos de atendi-mento. Levantamento do ór-gão contabiliza cerca de 22 mil planos, oferecidos por 1.016 operadoras no Brasil.

Div

ulga

ção

Roberval Eduão

Divulgação

Page 6: Seg, 13/08/2012

etcetc...

“O Código Penal esqueceu esses

cidadãos (vítimas da violência). Ele é

voltado apenas para o Estado manter a sua estrutura. Por isso, não há interesse em registrar. É preciso buscar participação

da sociedade para que as pessoas voltem a

registrar ocorrências”

ALÍRIO NETOSECRETÁRIO DE JUSTIÇA DO DF

Plano Piloto

Entorno

Candangolândia

UM ADOLESCENTE de 18 anos foi morto na madrugada de ontem em um tiroteio após um show de rap no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Ele levou três tiros e morreu no Hospital de Base. Um rapaz de 16 anos também foi baleado, mas está consciente e estável.

NA NOITE de sábado, dois homens foram assassinados em Santo Antônio do Descoberto (GO), enquanto participavam de um torneio de futebol. Eles levaram tiros de um homem não identifi cado. que fugiu a pé. No Novo Gama, mais duas pessoas morreram assassinadas. A polícia não deu detalhes do crime.

UM RAPAZ de 18 anos foi detido na Candangolândia suspeito de espancar e esfaquear a mulher grávida na manhã de ontem. O Batalhão Ambiental da cidade fez a prisão. O homem foi encontrado sujo de sangue. A vítima foi levada para o Hospital de Base e não corre risco de morte.

Morto em tiroteioem show de rap

Quatro homens foram assassinados

Homem suspeito de esfaquear grávida

ALÔ BRASÍL IA 6 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2ALÔ BRASÍL IA 6 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2cidades&Brasília

NO ÚLTIMO SÁBADO de julho, tivemos uma grande festa em homenagem a São Cristóvão, uma das testemunhas desse episódio foi o próprio governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli. Nosso governante teve a oportunidade de ver com seus próprios olhos os trabalhadores em festa e, durante seu discurso, não poupou palavras para afirmar que o GDF atenderia às reivindicações da classe, que estão sendo engavetadas ao longo do último ano. Inclusive, pontuando datas em que as decisões seriam tomadas e os problemas, resolvidos.

Fato é que alguns prazos

já espiraram e a realidade em nada mudou até agora. Temos uma agenda positiva de ações a serem tomadas. Contudo, exceto as promessas de providências, nada foi feito.

Depois da festa vem o trabalho. Os compromissos firmados no afã das comemorações devem ser levados em conta no expediente seguinte. Se não, são meras palavras jogadas ao vento.

Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014, alguns assuntos são prementes para que, à altura de eventos de renome internacional, Brasília não deixe a desejar na recepção dos

turistas. Bem como não deixe a desejar no atendimento da própria população local.

Entre as demandas mais importantes, está a liberação de uma nova área para a construção de um novo Ponto de Apoio no Aeroporto, tendo em vista que a área que os taxistas ocupam hoje pertence à Infraero, que requereu a reintegração de posse. Além disso, o GDF tem que regulamentar a profissão de taxista em nível local, com base na lei federal sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, e analisar a necessidade de reajuste da tarifa, que está defasada há muitos anos.

Sem observar esses aspectos, será impossível ter um sistema de transporte público individual melhor em Brasília. O GDF precisa agir proativamente antes que seja tarde demais, pois não adianta cobrar melhorias, qualidade e carros novos dos taxistas amanhã se o poder público não der condições de financiamento para tanto hoje.

Os compromissos fi rmados no afã das comemorações devem ser levados em conta no expediente seguinte para não virarem palavras ao vento

conceitoconceitoAcabou a festa, é hora de trabalhar sério

MARIA DO BONFIM, presidenta do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi) e vice-presidenta da Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros (Fencavir)

Fez-seJustiça Indenização

A COMPANHIA Energética de Brasília se dirigiu à casa de Abraão Lopes do Nascimento e cortou o seu fornecimento de energia, alegando falta de pagamento. O consumidor procurou uma agência e comprovou que não havia nenhuma fatura em atraso. O atendente da CEB então verifi cou que na verdade o corte deveria ter sido feito na casa ao lado. Assim, fez com que fosse transmitida uma ordem de religação, o que aconteceu duas horas depois. Mesmo assim, segundo Abraão, ele fi cou sem energia elétrica em sua casa por mais de 24 horas. Resolveu então entrar com um pedido de indenização por dano moral. Ele alegou que em sua casa há quatro estudantes que, na semana do corte de energia, tinham trabalhos acadêmicos para entregar e provas para fazer, e por isso “a interrupção do serviço acarretou difi culdades ao cotidiano do lar”. Ele também afi rmou ter sido “envergonhado” diante dos vizinhos. O Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública fi xou indenização de R$ 2 mil a ser paga pela CEB.

CEB corta luz porengano e pagará A construção de mais

86,6km de ciclovias continuam em andamen-to em todo o DF. O GDF destinou aproximada-mente R$ 20 milhões, e as empresas contratadas pela Novacap, sob a co-ordenação da Secretaria de Obras, já deram início aos trabalhos. Os servi-ços no Plano Piloto, Cei-lândia, Paranoá, Guará e Gama devem ser concluí-dos até o mês de outubro.

Só no Plano Piloto se-rão construídos 44,5km de vias exclusivas para ci-clistas, passando pelas L2 Sul e Norte e comerciais das quadras 200 e 400, nas Asas Sul e Norte. Ou-tros 89km serão executa-dos na segunda etapa dos trabalhos e incluirão as avenidas W2, W4 e L4 Sul e Norte, Eixo Monumental e Setor Militar Urbano.

Além dos 44,5km na área central de Brasí-lia, são 5,8km no Guará, 3km no Paranoá e 25km no Gama. Ceilândia ga-nha o quarto trecho, com 8 km de extensão. Ou-tros três, que totalizam 31km, já estão prontos. Ao todo, a região terá 39km de ciclovias.

GDF investe mais deR$ 20 mi

CICLOVIAS

ISA STACCIARINI

O Dia dos Pais foi animado para os brasilienses que passaram o segundo

domingo de agosto ao lado dos fi lhos e da família. Além dos presentes e abraços carinho-sos, os homens aproveitaram o dia para descansar. Locais co-mo restaurantes, Parque da Ci-dade, Torre de TV e shoppings tiveram um intenso movimen-to na tarde de ontem (12).

Na comercial da 405/406 Sul, conhecida como a rua dos restaurantes, praticamente todos os estacionamentos es-tavam ocupados. Até às 15h, a movimentação era grande. Já do lado de dentro dos es-tabelecimentos, o clima era de confraternização.

Foi o caso do aposenta-do Vieira, 73 anos, que con-seguiu reunir quatro fi lhos, cinco netos e uma das noras para o almoço. “É uma ale-gria. Procuramos estar sem-pre juntos no Dia dos Pais. O mais importante é estar com a família, mas o presente mate-rial também é gostoso, como a caneca linda que ganhei de uma das minhas netas”, des-tacou o patriarca da família.

DIA DOS PAIS Restaurantes, shoppings e parque da Cidade foram os lugares escolhidos pelos brasilienses

Domingo entre parentes

No Parque da Cidade, muitos pais aproveitaram o domingo de sol para fazer um churrasco de família ao ar livre e aproveitar a tarde com os fi -lhos. Depois do almoço, a op-ção foi estender uma rede ou jogar uma partida de futebol.

O aposentado João Ri-beiro, 50 anos, foi com toda a família para uma das chur-rasqueiras. Enquanto as car-nes assavam, os homens aproveitaram para fazer a bola rolar na quadra de es-portes. “Não tem presente maior do que estar com a fa-mília. Isso é o mais importan-te”, ressaltou. O fi lho Zaqueu

Henrique, 16 anos, confes-sou que este ano faltou o pre-sente, mas sobrou amor. “Ter pai é muito importante. Mui-tos já não têm e eu reconheço esse privilégio”, contou.

Nos shoppings, pais e fi -lhos aproveitaram para al-moçar juntos, tomar sorvete, passear e até mesmo comprar o presente juntos. O dia de Francisco Wesley da Silva, 29 anos, foi animado. O empre-sário ganhou dos dois fi lhos de 8 e 11 anos, quatro presentes. “É um momento muito bom e gratifi cante, pois na corre-ria do dia a dia não tem como aproveitar tanto os fi lhos”.

Roberval Eduão

VIEIRA reuniu fi lhos e netos para um almoço em família

Hmenon Oliveira/Agecomdf

Page 7: Seg, 13/08/2012

etcetc...

“Ninguém queria ver. Cotas estão servindo para lembrar

desigualdade no acesso à escola entre pobres e ricos, negros e

brancos”

CRISTOVAM BUARQUESENADOR

Detran

Energia

Parada LGBT

A PARTIR de amanhã, o Detran-DF abre inscrições para curso sobre legislação de trânsito e direção defensiva. O curso é voltado para candidatos que reprovaram pelo menos duas vezes no exame teórico para tirar a primeira carteira de habilitação. Mais informações pelo telefone 3901-6980.

NA MANHÃ de ontem, um apagão atingiu a Asa Sul, Cruzeiro, Octogonal e o Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) por uma hora. Segundo a CEB, houve problema no abastecimento de Furnas para as três subestações.

O GAMA foi o cenário para a Parada LGBT ontem que reuniu milhares de pessoas. Esta é a quarta edição da parada na cidade, que reuniu aproximadamente 10 mil pessoas em 2011. As bandeiras do evento são a criminalização da homofobia e a implantação de projeto contra homofobia nas escolas.

Curso sobre leis e direção defensiva

Falha em Furnas eapagão por uma hora

Milhares contra ahomofobia no Gama

ALÔ BRASÍL IA 7 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2ALÔ BRASÍL IA 7 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2cidades&Brasília

Roberval Eduão

Roberval Eduão

Divulgação

ISA STACCIARINI

Os brasilienses que trafegam pelo cen-tro da cidade se deparam com um

cenário poluído de picha-ção. As letras, indecifráveis aos olhos de leigos, estão por toda a parte e, de prefe-rência, em locais mais altos. No comércio da W3 Norte e Sul, é difícil encontrar uma fachada que não esteja pi-chada. Já nas residencias ao longo da avenida, o vanda-lismo é estampado nas por-tas, paredes, grades e tijolos. Os orelhões e até as cerâmi-cas de prédios não escapam da ação dos pichadores.

Pontos turísticos impor-tantes da capital também estampam as pichações. É o caso da Ponte JK e, mes-mo estando em processo de revitalização, o Teatro Na-cional exibe nos espaços antigos as letras garrafais. Os pichadores inclusive agem nos locais de passa-gens de carros, como de-baixo das tesourinhas e até

mesmo no Buraco do Tatu.De acordo com a Nova-

cap, a recuperação das pi-chações custa, em média, R$ 72 o metro quadrado. Segundo o órgão, além da questão fi nanceira, a ação traz prejuízos como a degra-dação do patrimônio públi-co, os riscos ao tombamento da área central de Brasília e o estímulo ao vandalismo.

Já o trabalho de limpeza dos pontos turísticos picha-dos é realizado sob demanda, desde que seja autorizado e incluído no orçamento do ór-gão solicitante.

Moradora da Asa Sul há mais de 15 anos, Marinal-va Bezerra, 61 anos, con-ta que a pichação aumentou nos últimos anos. Segundo a aposentada, é praticamente impossível manter uma pa-rede ou portão de casa lim-po. “É pintar e eles picham tudo de novo. Chega a ser re-voltante, pois é um dinheiro que gastamos para consertar algo que já estava sujo, além de desejarmos a fachada da nossa casa bem apresentá-

VANDALISMO Segundo a Novacap, são gastos R$ 72 por metro quadrado para recuperar a cidade

Prejuízo com as pichações

vel”, reclama.Apesar da pichação ser

considerada crime de dano ao patrimônio público, com pena de detenção de três me-ses a um ano, além de multa, a arte de grafi tar não é con-

siderado uma prática ilegal. Em maio do passado a pre-sidente Dilma Rousseff san-cionou a Lei nº 12.408/11 que descriminaliza o grafi te. O grafi teiro e designer Sírio Júnior ressaltou que tan-

to a pichação como o grafi te são manifestações que têm o mesmo fundamento. “Grafi -te é arte, mas não está asso-ciado à pichação como algo criminoso e refúgio para pi-chadores”, destacou.

Parque ganha mais de 6 mil m² e investimentos

BOSQUE DOS CONSTITUINTES

Decreto assinado pelo governador do Distrito

Federal, Agnelo Queiroz, e publicado no Diário Ofi cial do Distrito Federal amplia em 6 mil m² a área do Par-que Bosque dos Consti-tuintes, que agora passa a ter 76.354,10m².

A lei também prevê o investimento para a cons-trução de infraestrutura de uso comunitário, como ci-clovias, praças e outros equipamentos públicos. A unidade, administrada pelo Instituto Brasília Ambien-tal (Ibram), em parceria com a Câmara dos Deputa-dos, foi contemplada pelo programa Brasília, Cida-

de Parque em maio deste ano. No início das ações, o parque necessitou de am-pliação para comportar a instalação da maior obra do artista plástico Athos Bulcão: uma calçada de aproximadamente 800 metros de extensão.

O espaço possui cerca de 600 árvores, muitas de-las plantadas pelos parla-mentares que integraram a Assembleia Nacional Constituinte de 1987. O nome Bosque dos Consti-tuintes faz alusão ao plan-tio das primeiras mudas na área, realizado em ho-menagem à promulgação da Constituição.

JÉSSICA NASCIMENTO

Crianças com habilidades acima da média contam

com um programa da Secreta-ria de Educação para desen-volver aptidões. O trabalho que é feito pela equipe do Núcleo de Atividades de Al-tas Habilidades/Superdota-ção (Coedin). Os estudantes da rede pública e privada po-dem participar do programa e o acompanhamento ocorre em 22 salas em todo o DF.

São considerados alu-nos superdotados indivíduos que em determinada área do conhecimento possuem alto nível de criatividade e dedi-cação. Antes de participar do programa, o aluno é avaliado por uma equipe de psicólogos e pedagogos, que irão iden-tifi car as principais carac-terísticas do estudante para encaixá-lo em uma sala que apresente suas habilidades.

Segundo a professora da Sala de Recursos do Jardim de Infância da 303 Sul, Vera Lúcia, a superdotação pode ser identifi cada desde bebê. “Geralmente, eles começam a falar e ler mais cedo. São

Ensino especializado no DFSUPERDOTADOS

BOSQUE foi ampliado em decreto do governador Agnelo

NO COMÉRCIO da W3 Sul e Norte, é difícil encontrar uma fachada que não esteja pichada

SUPERDOTADOS são avaliados quanto às suas habilidades

mais curiosos e possuem a co-ordenação motora mais de-senvolvida”, explicou. Para a professora, os pais e educado-res devem perceber os sinais da criança. “Habilidade su-perior, envolvimento e criati-vidade são os três conjuntos que necessariamente preci-sam estar envolvidos”. Luiz Henrique, 6 anos, que estuda na 303 Sul, explicou o motivo de gostar da Sala de Recursos. “Aqui é muito legal porque aprendo lego robótica”.

Para a chefe do Coe-din, Márcia Chrysóstimo, o atendimento educacional

especializado favorece o reco-nhecimento das característi-cas de aprendizagem distintas e individuais dos estudantes. “Esse trabalho contribui para o desenvolvimento do poten-cial dos alunos, possibilitan-do sua autonomia cognitiva e desafi ando-os a aprofundar seus conhecimentos”.

O atendimento especia-lizado é oferecido em diver-sas escolas do DF no contra turno do horário da criança, uma vez por semana. Qual-quer pessoa pode indicar um aluno ao programa, inclusive ele mesmo ou um colega.

Divulgação

Page 8: Seg, 13/08/2012

Com tanto auê que o Brasil vem fazendo sobre o esporte, o qua-dro de medalhas que o país conquistou nas Olimpíadas de Londres poderia ter sido um pouco melhor. Não desmerecendo os nosso atletas, claro. Mas o intuito é justamente merecê-los mais. Se a bandeira brasileira nos últimos anos foi tão intensa para os espor-tes, porque nossos atletas não recebem mais incentivos e assim, certamente conseguirão resultados ainda melhores.

O Time Brasil deixou Londres com um total de 17 medalhas, ocupando a 22ª posição no ranking geral dos Jogos. Para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o número supera a previsão do que era esperado em Pequim, em 2008. Entre as conquistas alcançadas por 57 brasileiros que disputaram sete modalidades, três vitórias representaram ouro, como a da seleção feminina de vôlei e as vi-tórias de Sarah Menezes, do judô feminino, e de Arthur Nabarrete Zanetti , da ginástica artística masculina.

Os brasileiros também conquistaram cinco medalhas de pra-ta. Entre os segundos lugares, o pugilista Esquiva Falcão divide espaço com as equipes masculinas de futebol, vôlei de quadra, vôlei de praia e natação. As nove medalhas de bronze foram al-cançadas por Adriana Araujo (boxe feminino), Yamaguchi Falcão (boxe masculino), Felipe Kitadai e Mayra Aguiar (judô), César Cielo (natação), Robert Scheidt e Bruno Prada (vela) e Juliana e Larissa (vôlei de praia feminino).

O número de medalhas pode ter agradado o COB e até o gover-no – que jamais dirá o contrário -, mas deixa o brasileiro com gosto de quero mais. Principalmente os brasileiros que representaram os brasileiros em Londres, os nosso atletas. Quem sabe, haja al-guém que pensará diferente para colocar o Brasil no pódio como ele merece: mais investimento na educação, na alimentação dos nosso atletas, mais cuidado com a saúde e mais incentivos. Assim, teremos esportistas cada vez melhores, imbatíveis, como sãos os próprios brasileiros. A primeira oportunidade ao nosso atletas tem que ser a brasileira. Tem que ser.

Foi bom, mas...

VALTER LUIS

Ed

it

or

ia

l

Infelizmente muitas pessoas ainda não têm consciência e misturam bebida com volante. É constante ver muitos casos assim em saídas de bares, shows e boates. O Detran deveria intensifi car essas fi scalizações, principal-mente aos sábados, quando a situação é mais crítica.

AMANDA VALENTE

ASA SUL

Bebida e volante, mistura brasiliense

Ceilândia está cada dia mais perigosa. Os usuários de droga estão tomando conta da região. O mais problemático disso tudo são as ações dos policiais que nem intimidam o público que continuam vendendo e comercializando drogas em plena luz do dia. Um perigo para a população!

FRANCISCO MENEZES

CEILÂNDIA

Muito perigo nasruas de Ceilândia

Incrível como em datas comemorativas o mercado lucra de forma absurda. São tantas pro-pagandas, anúncios e pro-messas de porcentagem de descontos que muitos fi lhos ainda se iludem que o Dia dos Pais precisa ser comemorado apenas com presentes materiais.

VINÍCIUS BALMARES

TAGUATINGA

Nem sempre é preciso presente

Envie sua reclamação ou sugestão com no máximo 5 linhas, incluindo nome e endereço completo, número da identidade e telefone de contato / e-mail: [email protected]

No sábado fui a um hos-pital particular e somente na hora de realizar a fi cha de encaminhamento fui informada de que cancela-ram o meu plano de saúde. Isso é um desrespeito para os pacientes que pagam caro pelo serviço e não são informados com certa ante-cedência sobre o ocorrido.

JANAÍNA VIEIRA

GUARÁ

Desrespeitos dosplanos de saúde

O Calçadão da Asa Norte à noite e de madruga-da virou mais um ponto para refúgio de moradores de rua e usuários de droga. A situa-ção se torna um perigo para nós que moramos a pou-quíssimos quilômetros dali. Seria mais do que necessá-rio uma intensa fi scalização da Polícia Militar.

MÁRCIA ARAÚJO

ASA NORTE

Muito boa a matéria so-bre os preços cobrados pelos lavadores e guardadores de carros no centro de Brasília. É um absurdo perceber que o mercado dos estaciona-mentos públicos está sendo comercializado como um espaço particular. E isso é a realidade da maioria dos locais de Brasília.

RAPHAEL AMARAL

TAGUATINGA

Moradores de rua no Calçadão Norte

Flanelinhas cobram muito caro na cidade

Ca

rt

as

tuitandotuitando

Emocionante ver o Brasil dando uma pequena amostra do que será a nossa participação como a sede das Olimpíadas. #Rio2016, estamos a caminho.

Secretária de Habitação enviará à CLDF projeto para incentivar o desenvolvimento econômico, ambiental e social do DF.

Saudade do meu pai.Ele foi um grande exemplo de vida,mas sobretudo pelo seu amor à família e ao próximo a sua ausência é mais sentida.

@silva_marina

@dep_patricio

@Eliana_Pedrosa

MARINA SILVA � �AMBIENTALISTA E EX-MINISTRA

PATRÍCIO � DEPUTADO DISTRITAL

ELIANA PEDROSA � � DEPUTADA DISTRITAL

pontopontopontodededepontopontopontodepontopontopontodepontopontopontodepontopontoponto vistavistavistadededevistadededevistadededevistadededeA SECRETARIA de Segurança Pública do DF divulga hoje os

dados dos sete dias anteriores dos crimes ocorridos na capital

como homicídios, tentativas de homicídio, latrocínios,

sequestros relãmpagos, roubos e outras ocorrências

S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 28

GERENTE DE CIRCULAÇÃO / Paulo Sé[email protected]

O Alô circula diariamente em todo o Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente no portalwww.alo.com.br

MATRIZ / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73. Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000Fone: 3335-9200

Alô Brasília Comunicação Ltda.CNPJ: 09612937/0001-92

O Alô Brasília é auditado pela Moore Stephens InternationalPRESIDENTE / Hélio QueirozDIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda [email protected] / ( 61) 3335 - 9232e-mail: [email protected]

EDITOR-CHEFE Lívio di Araú[email protected]

SUBEDITORJoão [email protected]

EDITOR DE VIDA & LAZER Fernando [email protected]

EDITOR DE ESPORTESÁdamo Araú[email protected]

REDAÇÃO / Telefone (61) 3335-9200 e-mail - [email protected] CIRCULAÇÃO / (61) 3335-9235 IMPRESSÃO

GRÁFICA ALÔ BRASÍLIA / Quadra 10 Lote 25 / 26, São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600

TIRAGEM AUDITADA POR:

44.000 EXEMPLARES (de segunda à sexta)

10.000 EXEMPLARES(sábado e domingo)

BRASÍLIA

ALO

ALO

ALO

Rep

rodu

ção

Page 9: Seg, 13/08/2012

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

LazerLazerLazer&&&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazer&LazerLazerLazerCULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

VidaVidaVida&&&Vida&&&Vida&&&Vida&&& S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 29 O ENCERRAMENTO do Invasão

Paraense será na área externa do CCBB Brasília no sábado (18), e de graça, com uma festa comandada

pelos shows de Felipe Cordeiro, Gang do Eletro (foto) e Jaloo, com os mais modernos e eletrizantes

novos ritmos paraenseswww.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALO

TROPICALISMO E CONTRACULTURA

SARAU DE IDEIAS CCBB recebe Jards Macalé e Capinan para mais um encontro sobre um dos mais efervescentes momentos da MPB

O projeto

Sarau de Ideias acontece mensalmen-te até novembro e tem por objetivo discutir alguns dos principais movimentos e mani-festações culturais ocorridos no Brasil, no século XX, como a Semana de 22, o Samba, a Bossa Nova, o Concretismo, a Poesia Mar-ginal, o Mangue Beat.

Com mediação do poeta Nicolas Behr, os encontros reúnem artistas e intelectuais de projeção nacional. Entre os profi ssionais que devem participar do projeto, até o fi nal do ano, estão Antonio Cícero, Chacal, Miú-cha, Moraes Moreira, Otto.

Capinan - Poeta e músico, Capinan é

considerado um dos grandes letristas de sua geração, tendo participado ativamente da Tropicália, no fi m da década de 1960. Po-eta desde a adolescência, em 1964 foi morar em São Paulo, onde iniciou os primeiros po-emas de seu livro de estreia,

Macalé - Jards Macalé é músico, compo-sitor, poeta. Criou canções com seus parcei-ros Capinan, Torquato Neto, Carlos Eduardo Machado (Duda), Xico Chaves, Waly Salo-mão, Vinicius de Moraes, Abel Silva; além de temas instrumentais dedicados a gran-des músicos brasileiros, como João Gilber-to, Garoto, Radamés Gnatalli, Tom Jobim, Severino Araújo (Orquestra Tabajara), Do-rival Caymmi.

Serviço - Debate Tropicália e Contracultura acontece no espaço em frente ao bistrô Bom Demais e à livraria Dom Quixote, na quarta-feira (15), às 19h30, com entrada franca no CCBB – que fi ca na SCES, Trecho 2, conjunto 22. Debatedores: Capinan e Macalé. Mediação: Nicolas Behr. Classifi cação indicativa: 12 anos.

CONTRACULTURA

Foi na voz e nas atitudes de Gilberto Gil, Ca-etano Veloso, Gal Costa, Torquato Neto, Ca-pinan, Jards Macalé, entre outros, que o Brasil entrou defi nitivamente na libertá-

ria cultura jovem dos anos 1960/70. Para discutir o Tropicalismo e sua relação com a contracultura, o Centro Cultural Banco do Brasil reúne, no dia 15 de agosto, a partir das 18h30, os músicos Capinan e Jards Macalé, que vão conversar com o público. Eles também apresentam algumas canções que fi -zeram juntos e marcaram época, como “Movimento dos Barcos”, “Gotam City”, “Meu Amor Me Agarra” e “Farinha do Desprezo”.

A plateia poderá participar fazendo perguntas aos debatedores ou mesmo apresentando músicas ou poe-sias relacionadas ao tema. As senhas para o evento po-dem ser retiradas na bilheteria uma hora antes do início.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 10: Seg, 13/08/2012

nemnemnemtetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContoContoContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemContonemnemnemteteteContoteteteContoteteteContotetetenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemContonemnemnemtenemnemnemtenemnemnemtenemnemnemA L Ô B R A S Í L I A 1 0 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2Lazer&Vida

O cantor Péricles Faria, 43 anos, está internado da Unidade Cardio-lógica do Hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, após ter passado mal em um show, na quadra da escola de sam-ba Grande Rio, em Duque de Caxias. Ontem, ele avisou pelo Twitter que estava bem, mas seguindo o hospital, não há previsão de alta

Quem fi cou melhor?Nana ou Rihanna?

Vídeo mostra Nicole Bahls antes da fama

A atriz Nana Gouvêa disparou no twitter: “Acho que Rihanna realmente é minha fã. Primeiro ela faz uma música pra mim: ‘Oh Nana! What's my Nana! Oh Nana! What's

my Name!”. Na verdade, Nana viria com um tweet ainda mais polêmico: “E se não bas-tasse a primeira homenagem, ela reproduz

minha foto do Reveillon 2011". Agora, quem fi cou melhor, é com você. Pode escolher!

Calma, gente. O vídeo não tem nada demais e não mostra nada caliente. Está circulando na internet um vídeo em que Nicole Bahls aparece novinha, antes de virar panicat, ainda cursando faculdade de jornalismo em Londrina. Na gravação, feita na própria universida-de, a participante da Fazenda (Record) conta que fez o clipe da mú-sica Desatino, do cantor Daniel em Brotas, no interior de São Paulo, e que foi chamada para um teste no Caldeirão do Huck (Globo), mas não passou. “Estava fora de forma e não consegui passar para outras fases”. Agora, porém, quem ousaria reprovar Nicole, heim?

A atriz Juliana Paes não resistiu ao ver um imenso painel com uma

foto sua em frente a uma obra de uma loja num shopping da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A atriz fez uma foto e colocou em seu Twitter, na noite deste domin-

go, 12. "A caminho do cinema olha o que eu vejo!!! Para mostrar para os netos: olha, vovó batia um

bolão (risos)", escreveu Juliana. Informações do site Ego.

FOI BRINCADEIRA

VAZOU

TAMANHO FAMÍLIA

Sem previsão de alta

ALOALOALOCULTURALApresenta

APO

IO

Instituto Brasileiro de Gestão SocialInstituto Brasileiro de Gestão SocialIBGSREALIZAÇÃO: PATROCÍNIO: B

RASÍLIA

BRASÍLIAALO

BRASÍLIAALOALO

LOCAL: SETOR COMERCIAL SUL, QUADRA 5 - (NA PRAÇA DA CULTURA) DAS 12H AS 14H

INFORMAÇÕES:8400-47199252-17703335-9200

FACEBOOK: ALOCULTURAL

E-MAIL:[email protected]

[email protected]

PRODUÇÃO: ROGÉRIO AVELLAR

17 AgostoSEXTA-FEIRA ACESSE O WWW.ALO.COM.BR E CONCORRA A INGRESSOS PARA OS MELHORES EVENTOS DA CIDADE

Classifi cação Livre Acesso Livre

FORROZÃO PEGOU BEIJOU. PREPARE SEU CORAÇÃO... A BANDA APRESENTA UM SHOW

DE ARREPIAR NA BATIDA E NO COMPASSO. VENHA DANÇAR COM ELES NESTA SEXTA-

FEIRA, PELO PROJETO ALÔ CULTURAL.

NESTA SEXTA-FEIRA, PELO PROJETO ALÔ CULTURAL, TAMBÉM TEM É ARTE DANÇA E

MAGIA. PULSO FORTE, CORAÇÃO RADIANTE EM UM TRIBUTO À CAPOEIRA COM A ORQUESTRA

DE BERIMBAU E CLARO, COM MUITO ORGULHO.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

“É para mostrar para os netos”

Wag

ner C

arva

lho/

Div

ulga

ção/

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

do T

witt

erFo

tos:

Div

ulga

ção

Page 11: Seg, 13/08/2012

Fla

shFla

sh

Fernando Lackman

O RESTAURANTE BABEL, do chef Diego Koppe, recebeu o grupo Sorriso Maroto que veio a Brasília para lançar novo DVD “Sorriso 15 anos” em show produzido por Fernando Borges. O chef preparou um jantar especial e a noite foi encerrada com sorvetes da Yogoberry, de Guilherme Bismark e João Neto.

Sorrisão

MUITO VERÃO

A L Ô B R A S Í L I A 1 1 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2Lazer&Vida

Na coluna da última

sexta-feira (10), o crédito das imagens da nota intitulada “Aniversário entre amigos” foi dado erroneamente para Thiago Miranda/ASCOM/RA1. Na verdade, as fotos são de Kathlen Amado/ASCOM/RA1.

BRUNCH

Bruno Cardoso, Fernando Borges, Adriana Samartini e Vinícius Augusto

Fotos: Thiago Maia/Divulgação

Guilherme Bismarck, Adriana Samartini,Vinícius Augusto e Bruno

Diego Koppe e Adriana Samartini

Lula Lopes/Divulgação

Divulgação

A Ornare rece-beu com brun-ch, profi ssionais da arquitetura e

da decoração na quarta-fei-ra (8), em seu showroom no Shopping CasaPark, para celebrar a inauguração ofi -cial da regional da Associa-ção Brasileira de Designer de Interiores (ABD) do Dis-trito Federal. A arquiteta

Ângela Borsoi foi eleita di-retora da entidade. Antes, no Espaço Itaú de Cinema, foi realizada uma palestra exclusiva de Hugo França. O designer que reaprovei-ta resíduos fl orestais para a produção de esculturas mo-biliárias únicas, falou para os convidados sobre “Re-síduo Florestal, Escultura Mobiliária”.

Ângela Borsoi, Esther Schattan, Carolina Szabó e Hugo França

Juliana Schreurs e o arquiteto André Alf

Silvana Monte Rosa, Rogério Cavanellas e Soraya Brixi

As arquitetas Ana Baratae Tânia Franco

May Moura e Silvana Andrade Renata Borsoi Leal e Ângela Leal

A fashionista Clari Gonzaga é a sortuda que viajará para o Kenoa Beach Spa & Resort, em Alago-as. Ela foi a grande vencedora do Best look of the day, realizado pe-la 049 Schutz na quarta-feira (8). Mulheres antenadas nas últimas tendências da moda lotaram a lo-ja do Shopping Iguatemi, conhe-ceram a nova coleção e tiveram seus looks fotografados enquanto degustavam Chandon Rosé, água de coco, chá gelado, picolés, sor-vetes, drinks coloridos e canapés. Ao fi nal do dia, o stylist Yan Acio-li elegeu o melhor visual.

Clauda Amaral e Raquel Araújo Amanda Labecca e Fernanda Labecca

Janaína Jório e Caroline Meyer

Stahel Bianchi, Carolina Torres, Yan Acioli e Débora Brito

Page 12: Seg, 13/08/2012

RoteiroA L Ô B R A S Í L I A 1 2 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2

CINEMARK IGUATEMI (61) 3577-5140

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 10 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 12). QUARTA (R$ 9). SEXTA A DOMINGO (R$ 12 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 14).

Cinemark 1 O Espetacular Homem Aranha DIG - 10 Anos 12h30 - 18h50 - 22h00 O Espetacular Homem Aranha DIG (Dub) - 10 Anos 15h40

Cinemark 2 E Aí, Comeu? - 14 Anos 15h00 F - 20h00 Para Roma Com Amor - 12 Anos17h20 - 22h15 E Aí, Comeu? - 14 Anos 14h00 I Valente (Dub) - Livre 12h40 F

Cinemark 3 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 11h30 K - 14h40 - 17h50 - 21h00 - 00h10 C

Cinemark 4 O Porto - 16 Anos 21h20 J A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h20 - 13h50 - 16h15 - 19h00 - 21h20 G

Cinemark 5 Madagascar 3: Os Procurados (Dub) - Livre 11h00 Sombras da Noi-te - 14 Anos 22h05 Na Estrada - 16 Anos 13h00 - 16h00 - 19h10

Cinemark 6 Prometheus 3D - 14 Anos 00h00 C A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre12h00 - 14h30 - 17h10 - 19h25 - 21h50

Cinemark 1 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 11h00 - 14h00 - 17h20 - 20h30 - 23h40 C

Cinemark 2 Prometheus - 14 Anos 00h20 C A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre11h50 - 14h15 - 16h50 - 19h20 - 21h50

Cinemark 3 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 11h30 - 14h40 - 17h50 - 21h00 - 00h10 C

Cinemark 4 E Aí, Comeu? - 14 Anos 12h35 D - 15h00 - 17h40 - 20h20 - 22h50 C

Cinemark 5 Na Estrada - 16 Anos 13h20 - 16h40 - 20h00 - 23h10 C

Cinemark 6 Girimunho - 10 Anos 13h55 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h35 - 16h20 E - 18h40 E - 21h10 E - 23h30 A Além da Liber-dade - 14 Anos16h20 B - 19h25 B - 22h15 B

Cinemark 7 Madagascar 3: Os Procurados (Dub) - Livre 11h45 - 14h05 - 16h30 Sombras da Noite - 14 Anos19h00 - 21h40 -

00h15 C

Cinemark 8 O Espetacular Homem Aranha (Dub) - 10 Anos12h00 - 15h10 - 18h20 - 21h30

Cinemark 9 E Aí, Comeu? - 14 Anos - 11h40 Valente (Dub) - Livre14h30 - 17h05 - 19h35 Chernobyl - Sin-ta a Radiação - 14 Anos22h10 - 00h30 C

Cinemark 10 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h10 - 13h35 - 16h05 Para Roma Com Amor - 12 Anos18h35 - 21h20 - 00h00 C

Cinemark 11 A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre12h20 - 14h55 - 17h30 - 19h55 A Era Do Gelo 4 3D - Livre22h30

Cinemark 12 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos19h10 - 22h20 O Espetacular Homem Aranha 3D (Dub) - 10 Anos12h50 - 16h00

Cinemark 13 O Espetacular Homem Aranha - 10 Anos 12h30 - 15h40 - 18h50 - 22h00

CINEMARK PIER 21(61) 3352-4708

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).

KINOPLEX PARKSHOPPING(61) 3223-1617

Kinoplex 1 Na Estrada16 anos 15:10 18:00 20:50

Kinoplex 2 O Espeta-cular Homem Aranha - 10 anos 14:00 17:00 20:00

Kinoplex 3 O Espetacu-lar Homem Ara-nha - 10 anos 14:30 17:30 20:30 DUB

Kinoplex 4 A Era do Gelo 4 - Livre 14:00 16:10 DUB 3D O Espeta-cular Homem Aranha - 10 anos 18:20 DUB21:10 LEG

Kinoplex 5 Madagascar 3 - Os Procu-rados - Livre 13:00 DUB O Espetacu-lar Homem Ara-nha - 10 anos 15:00 18:00 21:00 LEG

Kinoplex 6 O Espeta-cular Homem

Aranha - 10 anos 13:00 15:50 18:40 21:30 LEG

Kinoplex 7 Para Roma Com Amor - 12 anos 16:10 20:50 LEG Sombras da Noite - 14 anos13:50 18:30 LEG

Kinoplex 9 E aí, comeu? - 14 anos 14:40 16:50 19:00 21:20 NAC A Era do Gelo 4 - Livre 13:30 15:30 17:30 19:30 21:30 DUB

Kinoplex 10 A Era do Gelo 4 - Livre 13:00 15:00 17:00 19:00 DUB Chernobyl - Sinta a Radiação - 14 anos 21:00 LEG

Kinoplex 11 A Era do Gelo 4 - Livre 14:30 16:30 18:30 DUB Prometheus - 14 anos 20:30 LEG

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 10 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 12). QUARTA (R$ 9). SEXTA A DOMINGO (R$ 15 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 17).

Cinemark 1 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre12h30 - 15h00 - 17h40 - 20h10 - 22h30 B

Cinemark 2 O Espetacular Homem Aranha (Dub) - 10 Anos 12h50 - 16h00 - 19h10 - 22h20 B

Cinemark 3 O Espetacular Homem Aranha 3D - 10 Anos 18h20 - 21h30 O Espetacular Homem Aranha 3D (Dub) - 10 Anos 12h00 - 15h10

Cinemark 4 Madagascar 3: Os Procurados (Dub) - Livre13h00 - 17h30 E Aí, Comeu? - 14 Anos 22h10 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre15h20 - 19h50

Cinemark 5

O Espetacular Homem Aranha 3D (Dub) - 10 Anos11h50 - 14h50 - 18h00 - 21h10

Cinemark 6 E Aí, Comeu? - 14 Anos 17h50 - 22h40 B Valente (Dub) - Livre 12h10 - 14h40 - 20h30

Cinemark 7 Prometheus 3D (Dub) - 14 Anos22h50 B A Era Do Gelo 4 3D (Dub) - Livre11h20 - 14h10 - 17h10 - 20h00

Cinemark 8 A Era Do Gelo 4 (Dub) - Livre11h40 - 14h20 - 17h00 - 19h30 - 22h00

Cinemark 9 O Espetacular Homem Aranha (Dub) - 10 Anos 10h50 - 14h00 - 17h20 - 20h20

CINEMARK TAGUATINGA(61) 3481-8283

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).

Lazer&Vida

Na próxima quarta-feira (15), o heavy metal se-tentista invade o proje-to Capital do Rock. É

o show da banda Sabotage, que presta Tributo ao Black Sabbath. Nas picapes, DJ Maraskin, com o melhor do rock’n’roll.

O projeto Capital do Rock, já é realizado há três anos pela Ho-mem da Marreta Produções, toda quarta-feira a partir das 21h, na Stadt Bier Cervejaria, e visa res-gatar a vertente do rock’n’roll de Brasília – grande sucesso e reper-cussão nacional nos anos 70 e 80. Os shows começam sempre por volta das 23h, ao fi nal do 1º tempo dos jogos de futebol das quartas.

E a programação de agosto segue agitada. Dia 22, é a vez da L.E.D. Zeppelin, que traz as me-lhores músicas da banda inglesa. E, para encerrar o mês, no dia 29, a banda Crush presta tributo aos canadenses do Rush.

SERVIÇOCapital do Rock – Tributo a Black Sabbath – Banda Sabotage. Quar-ta-feira, às 21h. Na Cervejaria Sta-dt Bier (SIG Sul quadra 6 lote 2190). Com nome na lista ([email protected]), até 22h, Grátis (mulher) e R$ 13 (homem). Após 22h ou Sem nome na lista, R$ 13 (mulher) e R$ 18 (homem). Classifi cação indicati-va: 18 anos.

Invade capital do Rock´n Roll

BLAC

K SA

BBAT

HHEAVY METAL Banda Sabotage apresentaos clássicos de todas as fases da banda de metal

Como uma pausa para respiração, o cronogra-

ma central da programação do Projeto de Ocupação pa-ra a Sala Cássia Eller 2012 apresenta entre os dias 2 e 10 de agosto uma seleção de alguns dos melhores con-certos de câmara do Maestro Claudio Santoro.

Alessandro Santoro, de sofi sticada formação inter-nacional, Dolce Duo, for-mado pela fl autista Luciana Morato e pela harpista Cris-tina de Carvalho, o Quarteto de Cordas de Brasília (fo-to), uma verdadeira institui-ção de nossa música em seus 26 anos de carreira e o grupo KTZ e Davi Abreu dividem a cena nesta homenagem ao maestro Cláudio Santoro. O

projeto se constitui em pre-ciosa oportunidade de valo-rizar e estimular o hábito de apreciar a boa música ins-trumental e erudita.

O projeto Maestria faz parte da Ocupação Funar-te Sala Cássia Eller 2012. O projeto de Ocupação do Complexo Cultural Funar-te para a Sala Cássia Eller é uma produção Armazém

Produções e conta com o apoio da Rádio Cultura FM e La Ursa.

SERVIÇOMaestria, uma homenagem a Cláudio Santoro. Na Sala Fu-narte Cássia Eller, até 17 de agosto. Às quintas e sextas, sempre às 20h. Ingressos a R$ 10 (inteira). Classifi cação indicativa: 14 anos.

Uma homenagem a Cláudio SantoroCLÁSSICO

Divulgação

Page 13: Seg, 13/08/2012

1010minutos

ÁRIES – Busque a companhia de quem você gosta, aprenda coisas novas, incorpore ideias diferentes das suas. Aproveite as oportunidades para multiplicar suas amizades. Em família, deixe os ressentimentos para trás. A dois, converse com o par. Cor: vermelho.

TOURO – Ótimo dia para ir às compras, mas procure controlar melhor suas despesas. Para o relacionamento amoroso prosperar, converse mais com o seu par. Também estará com seu poder de comunicação aguçado para seduzir quem quiser: aproveite! Cor: azul.

GÊMEOS – Mantenha o foco e não se aborreça com as pessoas que adoram se intrometer na sua vida. Preserve a sua independência, até para evitar encrencas. Busque a companhia dos seus familiares neste dia e marque presença na vida do seu par. Cor: laranja.

CÂNCER – Tensão exagerada poderá levar você a atitudes extremas. Por isso, mantenha os pés no chão. Cuide de uma tarefa por vez e não deixe a família em segundo plano. No amor, compreenda melhor seu par. Na paquera, conheça as vontades do seu alvo. Cor: rosa.

Cruzadas Diretas Quiz Lista 10

Luluzinha Teen

HoróscopoFRASE DO DIA

“Nenhum exercício é melhor para o coração humano do que se abaixar e levantar alguém.”

(John Andrew Holmes)(Lua em trígono com Urano)

ANIVERSARIANTES DO DIA

Kate Hansen – atrizBeto Guedes – cantor e compositorRodrigo Piva – cantor

Fatos históricos do dia1521 – A tropa do espanhol Hernán Cortés conquistou Tenochtitlán, atual Cidade do México, colocando um fi m no império asteca.1940 – Começou a Batalha da Inglaterra, com o bombardeio alemão no território inglês. O objetivo era aniquilar a RAF, a Força Aérea Inglesa, para permitir a invasão alemã por mar. A batalha durou até outubro e os nazistas foram derrotados.1942 – Estreou, em Nova York, Bambi, da Disney, um dos clássicos da animação.

1946 – O escritor inglês H. G. Wells, considerado o pai da fi cção científi ca, morreu aos 79 anos durante o sono.1960 – O senador democrata John Fitzgerald Kennedy venceu as eleições presidenciais nos Estados Unidos.1961 – Escondidos na madrugada, soldados comunistas começaram a construção do muro de Berlim. O bloqueio pretendia evitar a fuga da população para o lado ocidental da cidade, controlado pelas forças capitalistas americanas.

LEÃO – Fique perto de crianças e adolescentes da família. Se possível, desenvolva um hobby ou pratique esportes com eles. Proponha um programa animado com a sua cara-metade. Se estiver só, saia de casa para se divertir com os amigos! Cor: verde-claro.

VIRGEM – O tempo passado em casa é precioso: aproveite o máximo que puder, mas não recuse os convites para sair. Aprenda a selecionar os bons amigos e descartar aqueles que não acrescentam em nada. Faça algo diferente com sua cara-metade. Cor: tons claros.

LIBRA – Estará com energia de sobra para se dedicar ao planejamento de seus projetos pessoais. Mas cuidado com a ansiedade ou pode por tudo a perder. Talvez não seja o melhor momento para colocá-los em prática. No amor, busque o entendimento. Cor: laranja.

ESCORPIÃO – Mantenha o controle sobre suas fi nanças. Não se empolgue com a possibilidade de prestações de baixo valor, pois a ocasião não é favorável para dívidas a longo prazo. A dois, ouça a pessoa amada com atenção e vai evitar desentendimentos. Cor: verde.

SAGITÁRIO – Evite discussões na hora decidir o local para um passeio. É melhor chegar a um meio-termo do que cancelar o programa. Aproveite o dia para fazer novas amizades e trocar ideias. No amor, converse e conheça melhor as vontades do par. Cor: roxo.

CAPRICÓRNIO – Em casa, aceite toda a ajuda oferecida na execução de suas atividades. Deixe essas obrigações mais divertidas e não se preocupe tanto com a perfeição. No relacionamento amoroso, tente compreender melhor os desejos de sua cara-metade. Cor: branco.

AQUÁRIO – Saia para se divertir na companhia de amigos e familiares. A ordem do dia é buscar alegria nas pequenas coisas. O relacionamento afetivo está tudo de bom, apenas tenha cuidado para não cansar seu amor com a agitação do seu dia. Cor: tons claros.

PEIXES – Terá que conciliar seus interesses pessoais e os familiares. Sair para passear com os parentes pode trazer muitas alegrias, mas reserve um tempo para os amigos. Passe mais tempo com os jovens. Invista no diálogo no contato com seu par. Cor: vinho.

Font

e: g

uiad

oscu

rioso

s.co

m.b

r

Segundo a agência de notícias Reuters, em junho de 2001, funcionários de uma cadeia francesa receberam um fax falso que pedia a libertação de três prisioneiros. Como o documento estava em papel timbrado e assinado por uma pessoa que investiga os crimes, os funcionários nem levantaram dúvidas quanto à sua veracidade e os presos foram soltos.

A revista Forbes e a consultoria IHS Global divulgaram um estudo sobre os dez carros mais vendidos do mundo e peguei os dados ofi cias da Fenabrave para compararmos com os carros mais vendidos no Brasil. Vamos ver se essa lista muda em 2012, não é?

OS 10 CARROS MAIS VENDIDOS NO MUNDO E NO BRASIL EM 2011

Cont

eúdo

gen

tilm

ente

ced

ido

pelo

site

ww

w.li

sta1

0.or

g

Abobrinha do dia10A L Ô B R A S Í L I A 1 3 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2Lazer&Vida

Resposta: mãos

Quiromancia é a arte de prever o futuro por meio da leitura de quê?

( ) bola de cristal( ) mãos( ) cartas

1 - Toyota Corolla: 1,02 milhão de unidades vendidas2 - Hyundai Elantra: 1,01 milhão3 - Wuling Sunshine: 943 mil4 - Ford Focus: 919 mil5 - Kia Rio: 815 mil6 - Ford Fiesta: 781 mil7 - Volkswagen Jetta: 745 mil8 - Toyota Camry: 726 mil9 - Chevrolet Cruze: 691 mil10 - Volkswagen Golf: 648 mil

1 - Gol: 293.454 de unidades vendidas2 - Uno: 273.5373 - Celta: 149.0444 - Corsa Sedan: 125.7775 - Palio: 105.7946 - Fox: 102.8267 - Siena: 90.1678 - Voyage: 87.2109 - Fiesta: 86.20410 - Sandero: 81.780

MUN

DO

BRAS

IL

Page 14: Seg, 13/08/2012

mundoafora

“O Maláui é nosso vizinho, não gostaria que os dois países se envolvessem em uma guerra. Mas, caso seja necessário, a Tanzânia

não descarta essa hipótese.”

EDWARD LOWASSAPRESIDENTE DA COMISSÃO PARLAMENTAR DA DEFESA, SEGURANÇA E RELAÇÕES

EXTERIORES DA TANZÂNIA

etcetc...

Terremotos

Egito

Síria

EQUIPES DE RESGATE chegaram à Região Nordeste do Irã, afetada por dois fortes terremotos no sábado, e buscam sobreviventes entre os escombros. Pelo menos 250 pessoas morreram e mais de 2 mil estariam feridas. Milhares passaram a noite em abrigos de emergência ou ao relento.

VÁRIOS ATIRADORES foram mortos ontem (12) em vários locais da Península do Sinai, no Egito, durante a última operação do Exército. Forças de segurança também fi zeram disparos contra atiradores na estrada para o ponto de entrada na fronteira de Gaza e de Rafah.

MINISTROS DO EXTERIOR dos países-membros da Liga Árabe adiaram uma reunião planejada para ontem (12), na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, para discutir a crise na Síria. A nova data ainda não foi marcada.

Equipes procuram sobreviventes

Confrontos no Sinaideixam vítimas

Liga Árabeadia reunião

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMESNOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

BrasilBrasilBrasil&&&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil&Brasil&BrasilBrasilBrasil&Brasil MundoMundoMundo&Mundo&&&Mundo&Mundo&Mundo&&&Mundo&maismaismaisBrasilBrasilBrasilmaisBrasilBrasilBrasilmaisBrasilBrasilBrasilmaisBrasilBrasilBrasilATÉ O FIM DO ANO, os pedidos de autorização de trabalho para estrangeiros no Brasil serão feitos integralmente pela internet. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o novo processo vai reduzir pela metade o prazo de análise atual, que varia de sete dias a 30 dias.

S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 214

Lei Seca

Reencontro

2,4 km

O AMERICANO James David Gray, de 68 anos, foi preso em Citra, no estado da Flórida (EUA), acusado de dirigir alcoolizado um cortador de grama motorizado. Gray, que disse beber desde os 16 anos, foi fl agrado pela polícia dirigindo o cortador de grama por uma rua de Citra. Ele foi levado para a cadeia do condado de Marion.

EM CINGAPURA, a jovem Leonora Lai encontrou se cão que estava desaparecido há dois anos. A façanha foi possível graças a um chip de identifi cação que o pastor alemão ‘Eddy’ possuia. O animal foi encontrado por uma entidade de defesa dos animais.

APROXIMADAMENTE 1.200 pessoas seguraram colchões ontem (12) em Gründau-Lieblos, na Alemanha para bater o recorde mundial da categoria. Segundo a imprensa alemã, eles formaram uma fi la de 2,4 quilômetros e quebraram o recorde anterior, que pertencia aos chineses.

Cortador de gramaembriagado

Dona acha cãosumido há 2 anos

Alemães fazem superdominó de colchões

LEGISLAÇÃO Associação defende norma para regular segurança nos espaços

Parques de diversões com mais segurança

Juiz desiste de tirar Facebook do arELEIÇÕES

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Roberval Eduão

Divulgação

Uma lei federal que regulamente a operação de par-ques de diversão

é o que defende a Associa-ção das Empresas de Par-ques de Diversões do Brasil (Adibra) para trazer mais se-gurança ao setor. “A partir do momento em que o poder constituído fi zer isso, nós te-remos uma segurança, mes-mo nos parques menores, muito aumentada”, expli-ca o presidente da entidade, Francisco Donatiello Neto.

Em parceria com a As-sociação Brasileira de Nor-mas Técnicas (ABNT), a Adibra elaborou as regras para o setor, em um docu-mento lançado em 2011. “São aproximadamente 300 páginas, aceitas interna-cionalmente. Nós estamos trabalhando agora para que os governos municipais as-sumam essas normas para a abertura de parques.”

Mas o ideal, de acordo com ele, é que o padrão seja

O juiz da 13º Zona Elei-toral de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch, sus-pendeu no sábado as san-ções impostas ao Facebook por descumprimento da le-gislação eleitoral.

Em sua decisão, Schu-ch alega que os represen-tantes da rede social no Brasil mostraram-se dis-postos “em colaborar com a Justiça Eleitoral” para construir ferramentas que evitem a utilização da rede social em uso indevido e fo-ra das regras previstas pela Justiça Eleitoral.

Luiz Felipe Schuch dis-se ainda que a decisão de tirar o Facebook do ar por 24 horas, em caráter limi-nar, tomada na sexta-feira (10), “não tem ou teve por objetivo o cerceamento de manifestações de usuários

sobre outros temas que não ofensivos ou violadores da legislação eleitoral”.

No parecer o juiz acres-centou que defender pontos de vista sob os mais varia-dos temas não é proibido, desde que feito por pesso-as devidamente identifi ca-das e que não se escondam no anonimato.

O objetivo, de acor-do com o juiz, é garantir a apuração da responsabili-dade “sobre tudo o que se afi rma e divulga”. Desta forma, acrescentou Schu-ch, é possível garantir “um parâmetro ético mínimo no plano da liberdade de ex-pressão no mundo virtual”.

A decisão pela retirada do Facebook do ar decor-reu do descumprimento de uma liminar anterior que determinou que fosse reti-

estabelecido nacionalmente. Assim, nenhum parque fi ca-ria de fora da regulação. “Es-tá faltando o Poder Público assumir as normas técnicas como lei”, defende.

Apesar de pedir que o

setor seja regulamentado, Donatiello garante que as empresas brasileiras de par-ques trabalham de acordo com os padrões internacio-nais de qualidade. “Parques de diversões são lugares al-

tamente seguros. Nós traba-lhamos em perfeita sintonia com os fabricantes mun-diais. Há alguns aparelhos com sistema de modem, que manda informações para os fabricantes.”

ADIBRA desenvolveu com a ABNT documento de 300 páginas com regras para o setor

rada do ar a página “Reage Praia Mole”. A suspensão foi solicitada pelo vereador Dalmo Deusdedit Menezes (PP), de Florianópolis, que concorre à reeleição.

O parlamentar argu-mentou que houve vei-

culação de “material depreciativo” contra ele, feita de maneira anônima por um usuário. O juiz elei-toral também determinou a identifi cação das pesso-as que criaram a página no Facebook.

Page 15: Seg, 13/08/2012

Bronze com sabor de ouroJogorápido

“Agora é esperar que cicatrize essa ferida que, com certeza, vai fi car por muito tempo

aberta”

BRUNINHOLEVANTADOR DA SELEÇÃO

BRASILEIRA DE VÔLEI QUE PERDEU A FINAL PARA A RÚSSIA

Otimismo

Rio 2016

Modelo

O COMITÊ Olímpico Brasileiro apresentou um balanço da participação do país nos Jogos de Londres. Os executivos da entidade consideraram o desempenho satisfatório, com 16 medalhas no total, vale destacar que o investimento brasileiro foi de R$ 11,6 milhões.

AS AUTORIDADES olímpicas vão rever o processo de venda de ingressos para os Jogos do Rio de Janeiro em 2016, depois das críticas já que vários eventos fi caram com cadeiras vazias em Londres e por acusações de vendas não autorizadas.

O COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO apontou modelos internacionais de países pequenos bem-sucedidos como caminhos a serem seguidos. O caso mais decantado é o do Cazaquistão, com seis medalhas de ouro (além de quatro bronzes), o dobro do país-sede da próxima edição.

COB fala em êxitode medalhas

COI promete rever política de ingressos

COB quer Brasil igual ao Cazaquistão

EsportesEsportesEsportesTHIAGO SILVA, capitão da equipe bronze em Pequim 2008, disse que mal conseguiu dormir após nova decepção olímpica. Depois de perder para o México e fi car apenas com a prata, o zagueiro e a Seleção de futebol partiram para a Suécia, onde disputam amistoso frente à equipe da casa, às 15h de quarta-feira (15)

S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 215

www.alo.com.br

Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

BRASÍLIA

BRASÍLIAALOALOALOALO

OLIMPÍADAS Yane supera cavalo velho e cansado e vê bronze como “divisor de águas”

Brasiliense chega em quinto lugar Brasil dá salto modesto nos Jogos Olímpicos

Prata com sabor amargo

MARATONA ABAIXO DO ESPERADO

Fotos: Divulgação

MARILSON foi um dos poucos a fazer frente aos africanos

O candango Ma-rílson dos Santos ba-teu na trave na sua tentativa de conquis-tar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Londres. O brasiliense chegou na quinta co-locação com o tempo de 2h11min10s ontem após ser ultrapassa-do na reta fi nal pelo eritreu naturalizado norte-americano Meb Kefl ezighie, deixando escapar um lugar no pódio que foi domina-do pelos africanos.

Além de Marílson, o Brasil viu os seus outros representantes fazerem o bom papel e terminarem entre os

Igualar o desem-penho obtido em Pe-quim era a meta do Comitê Olímpico Bra-sileiro em Londres, que tinha como re-ferência a conquista de três ouros, quatro pratas e oito bronzes.

O resultado foi superado por pouco - afinal, na capital britânica, foram três ouros, cinco pratas e nove bronzes -, mas agora resta saber se o esporte nacional está pronto para dar um salto rumo ao “top 10” do quadro de me-dalhas nos Jogos de

2016, no Rio de Ja-neiro, como deseja a entidade.

Resultados ruins – Decepções também não faltaram, tanto entre aqueles que car-regavam a cobrança de um grande resul-tado, como Leandro Guilheiro, Fabiana Murer e César Cielo, como com atletas que chegaram muito perto do ouro, mas acaba-ram sem ele: Alison e Emanuel no vôlei de praia, os jogadores das seleções masculi-nas de vôlei e futebol.

15 primeiros. Paulo Roberto foi o oitavo colocado, enquanto Franck Caldeira che-gou em 13º lugar. Foi a primeira vez que a delegação brasileira conseguiu colocar dois atletas no top 10 da maratona olímpica. A

medalha de ouro fi cou para Stephen Kiproti-ch, de Uganda, com o tempo de 2h08min01. Os quenianos Abel Ki-rui e Wilson Kipsang conseguiram segurar o brasileiro e fi caram com a prata e o bronze respectivamente.

A Rússia conseguiu o que parecia impossí-vel ontem. Depois de permanecer dois sets em desvantagem e sal-var dois match points, a equipe europeia venceu a seleção bra-sileira, de virada, por 3 sets a 2 e conquistou pela quarta vez a me-dalha de ouro nos Jo-gos Olímpicos - o país herdou os três títulos (1964, 1968 e 1980)

da União Soviética -, obtendo uma das recupera-ções mais incrí-veis da história do evento.

“Não tem jeito de não se

sair de qua-dra com

um gosto

muito amargo. É uma derrota que com certe-za vai doer para o resto de nossas vidas”, disse o levantador Bruninho.

Na decisão olímpica pela terceira vez con-secutiva, algo inédito no vôlei masculino, a seleção brasileira do-minou praticamente os três sets iniciais. De-pois de abrir 2 x 0 e 20 a 17 na terceira par-cial, a equipe nacional sofreu um enorme apa-gão, especialmente por conta de uma mudança tática da equipe adver-sária. O gigante Dmi-triy Muserskiy, de 2,18 m, deixou o meio de rede para atuar como oposto. Na nova posi-ção, o camisa 13 assu-miu a responsabilidade no ataque e modifi cou totalmente o panorama da decisão, revertendo de maneira histórica o placar em Londres.

var dois match points, a equipe europeia venceu a seleção bra-sileira, de virada, por 3 sets a 2 e conquistou pela quarta vez a me-dalha de ouro nos Jo-gos Olímpicos - o país herdou os três títulos (1964, 1968 e 1980)

da União Soviética -, obtendo uma das recupera-ções mais incrí-veis da história do evento.

“Não tem jeito de não se

sair de qua-dra com

um gosto

Na decisão olímpica pela terceira vez con-secutiva, algo inédito no vôlei masculino, a seleção brasileira do-minou praticamente os três sets iniciais. De-pois de abrir 2 x 0 e 20 a 17 na terceira par-cial, a equipe nacional sofreu um enorme apa-gão, especialmente por conta de uma mudança tática da equipe adver-sária. O gigante Dmi-triy Muserskiy, de 2,18 m, deixou o meio de rede para atuar como oposto. Na nova posi-ção, o camisa 13 assu-miu a responsabilidade no ataque e modifi cou totalmente o panorama da decisão, revertendo de maneira histórica o placar em Londres.

Ao fi nal do dia, um bronze no pesco-ço mostrava

toda a felicidade da pentatleta Yane Mar-ques. A brasileira começou uma manhã quase perfeita. Depois de sair em sexto lu-gar na esgrima, pulou para a vice-liderança na natação, entrando nas provas da tarde (hipismo e combinado de corrida e tiro) em uma boa posição para brigar por medalhas. O sorteio dos cavalos para a parte de equi-tação, no entanto, não ajudou a brasileira. “Over the Odds” era visto como um cava-lo velho e cansado, e Yane, ainda que goste muito dessa parte do pentatlo, sabia que te-ria que se superar ali, contando com a tam-

bém com a performan-ce do animal.

Yane disse esperar frutos para o esporte desse marco histórico. Espera que crianças possam se interessar e passar a praticar mais o esporte. A atleta fri-sou não gostar do fato de ser a “fi lha única” do pentatlo brasilei-ro na Olimpíada de 2012.

Londres foi a se-gunda Olimpíada de Yane. Em Pequim 2008, a brasileira ti-nha fi cado apenas na 18ª posição. Ela planeja encerrar a carreira logo após os Jogos de 2016 e refuta uma ló-gica de que, após essa evolução em Londres, pos-sa brigar pelo ouro no Rio. “O pentatlo é

incógnita muito gran-de. A campeã mundial fi cou para trás aqui. Tudo pode acontecer. Da mesma forma que treinei bem para estar aqui em Londres, vou treinar para estar bem no Rio”, afi rmou.

BRASILEIRA chegou a estar na vice-liderança eter desempenho melhor que todas as adversárias

Page 16: Seg, 13/08/2012

Jogorápido

“Um mau resultado não

poderá derrubar o que vem

sendo feito há meses. O Mano

Menezes continua merecendo

a nossa total confi ança”

JOSÉ MARIA MARINPRESIDENTE DA CBF

Inglaterra

Kaká

Veterano

O MANCHESTER CITY venceu de virada, o Chelsea por 3 x 2 e sagrou-se campeão da Supercopa da Inglaterra. Normalmente a partida seria realizada no estádio de Wembley, mas devido aos Jogos Olímpicos de Londres, o evento foi sediado em Birmingham, no Villa Park.

KAKÁ viu mais um time europeu se interessar em seu futebol, mas não se empolgou. O Galatasaray fez contato com o jogador para atender às exigências fi nanceiras das duas partes. No entanto, Kaká já disse que não deseja jogar na Turquia.

O CARRASCO do Brasil na Copa do Mundo de 1990 voltou a jogar. E bem. O argentino Claudio Caniggia, 45 anos, estreou pelo Wembley FC, de Londres, em grande estilo. O atacante marcou um gol e deu passe para outro na vitória por 3 x 2 sobre o Langford.

City é campeãoda Supercopa

Time turco entra na briga com Milan

Caniggia retoma carreira na Inglaterra

ALÔ BRAS Í L I A 1 6 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2ALÔ BRAS Í L I A 1 6 S E G U N D A - F E I R A , 1 3 D E A G O S T O D E 2 0 1 2EsportesBRASILEIRO Atlético-MG fura defesa do Vasco, vence e dispara na liderança

Galo mais à frenteDivulgação

Fotos: Divulgação

O goleiro Marcelo Grohe teve atuação destacada, André Li-ma marcou aos 46, e assim o Grêmio virou o confronto para 2 x 1 contra o São Pau-lo no Morumbi, e se-gue a perseguição ao líder Atlético-MG, que está sete pontos à frente.

Cícero deu a van-tagem para o São Paulo no primeiro tempo, mas Werley e André Lima ga-rantiram a virada na segunda etapa. A vi-tória deixa o Grêmio ainda na quarta co-locação, agora com 31 pontos, seis aci-

JÔ anotou o tento único que garantiu mais três pontos ao clube de Minas Gerais

ATACANTE balançou as redes adversárias quando o cronómetro já anotava 47 minutos

Após suar para superar o bloqueio da defesa ad-versária, o Atlético-MG derrotou, ontem, o Vas-

co por 1 x 0. O gol da vitória foi marcado aos 24 do segundo tem-po com o atacante Jô, após bela jogada de Ronaldinho. Com o re-sultado, o time mineiro, que foi a 38 pontos, disparou na liderança da Série A do Brasileirão.

Já os cariocas, que fi caram com 34, podem perder o segun-do posto na classifi cação para o rival Fluminense, que irá a cam-po mais tarde para enfrentar o Palmeiras.

Na próxima quarta-feira, o ponteiro do campeonato tentará embalar ainda mais visitando, na quarta-feira, o Atlético-GO. No dia seguinte, o Vasco buscará jun-tar os cacos recebendo o Coritiba.

Corinthians vence com gol de letra de Romarinho

Internacional sai atrás, masvira no fi nalzinho

Com um gol de letra de Romarinho aos 45 do se-gundo tempo, o Corinthians interrompeu a série de três empates consecutivos e der-rotou o Coritiba por 2 x 1, na tarde de ontem, no Cou-to Pereira, em duelo válido pela 16ª rodada do Campeo-nato Brasileiro. O ex-corin-tiano Éverton Ribeiro abriu o marcador nos acréscimos da etapa inicial e o sele-cionável Paulinho e Roma-rinho viraram o placar no segundo tempo.

Após um primeiro tem-po fraco, o Coritiba conse-guiu abrir o marcador nos acréscimos. Aos 46, Leo-nardo fez lançamento por cima, Éverton Ribeiro do-minou nas costas da defe-sa e fi nalizou com a perna direita e a bola passou en-

tre os meios da perna do go-leiro Cássio. O Corinthians igualou o placar aos 20 do segundo tempo. Jorge Hen-rique cruzou da esquerda e Paulinho apareceu livre na segunda trave para cabece-ar para o fundo das redes. Já aos 45, Romarinho comple-tou de letra passe de Pau-linho e garantiu o triunfo corintiano.

O Corinthians quebrou a sequência de empates na competição e alcançou a oi-tava partida sem derrota na Série A. ainda assim, o ti-me paulista está em 10º lu-gar com 21 pontos, a 17 do líder Atlético-MG. O próxi-mo jogo da equipe alvinegra será na quinta-feira, no Es-tádio do Pacaembu, contra o quinto colocado Internacio-nal, às 21h (de Brasília).

O Internacional rece-beu a Ponte Preta na tar-de de ontem no Beira-Rio e deu fim à sequência de dois empates consecu-tivos jogando em seus domínios. Em partida vá-lida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe gaúcha conseguiu virada aos 47 do segundo tempo com o garoto Mike e manteve a invencibili-

dade no comando do téc-nico Fernandão.

Mesmo com a vitória o Inter não entra no G-4, já que o rival Grêmio tam-bém venceu e continua em quarto. O time colora-do mantém a quinta posi-ção, agora com 30 pontos. Já a Ponte Preta perdeu posição para o Flamengo, que venceu no sábado e para o Corinthians, que

venceu o Coritiba, e ago-ra é o 11º, com 20 pontos.

Na próxima rodada o Internacional viaja até São Paulo onde vai en-frentar o Corinthians, no Pacaembu, na quinta-fei-ra, às 21h (de Brasília). Já a Ponte Preta enfren-tar o conturbado Bahia, na quarta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Moisés Lucarelli.

André Lima garante vitória do Grêmio sobre o São Paulo

EQUIPE de Romarinho chegou a estar em desvantagem no placar

ma do São Paulo, o séti-mo lugar.

As duas equipes vol-tam a jogar na quarta-fei-

ra pela 16ª rodada. O São Paulo encara o Náutico, nos Aflitos. Já o Grêmio recebe a Portuguesa.