Segurança e Bem

5
Segurança e Bem-estar social Afiliação e necessidade. 1. Afiliação- membros de uma comunidade política devem coisas uns aos outros que não devem (ou não no mesmo grau) aos demais. PRIMEIRA COISA: PROVISÃO COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA E BEM ESTAR SOCIAL. 1.1 Ao inverso: a provisão comunitária ensina o valor da afiliação. 1.2 Comunidade política em nome da provisão, provisão em nome da comunidade política. 2. Contrato social feito para atender necessidades humanas. 2.1 comunidade:cultura, religião, política, a partir das quais as outras coisas se tornam necessidades socialmente reconhecidas( com forma histórica e definida). 2.3 DEFINIÇÃO: CONTRATO SOCIAL ACORDO PARA DECISÃO CONJUNTA DE QUE BENS SÃO NECESSÁRIOS `A VIDA COMUM E ENTÃO PROVÊ-LOS UNS AOS OUTROS. 2.4 COROLÁRIO: Os membros devem mais que auxílio mútuo- devem provisão mútua das coisas pelas quais se destacaram da humanidade e se uniram em certa comunidade. A vida em comum é pré-requisito da provisão e um de seus produtos. 3. Os seres humanos vivem juntos pois sua sobrevivência e seu bem estar dependem de esforço comum. 3.1 Mas vivem juntos de diversas maneiras pois as experiencias e conceitos distintos levam a variados modelos de de provisão. As pessoas reconhem e criam as necessidades uns dos outros e dão forma a uma esfera de segurança e bem estar social. 3.2 Alguns bens são absolutamente necessários, mas não existe um bem que de pronto se compare aos outros e se saiba qual quantidade dele se deva às outras pessoas.A natureza da necessidade não é evidente. (INTERMEZZO: A provisão comunitária é tanto eral quanto particular. Geral fundo público é gusto em beneficio de todos sem distribuição individual. Particular quando os bens são distribuídos a todos e a qualquer dos membros) Agua 4. Ninguém tem necessidades, mas ideias sobre necessidades.

description

resumo capitulo 3 de esferas da justiça

Transcript of Segurança e Bem

Page 1: Segurança e Bem

Segurança e Bem-estar social

Afiliação e necessidade.1. Afiliação- membros de uma comunidade política devem coisas uns aos outros que

não devem (ou não no mesmo grau) aos demais. PRIMEIRA COISA: PROVISÃO COMUNITÁRIA DE SEGURANÇA E BEM ESTAR SOCIAL.

1.1 Ao inverso: a provisão comunitária ensina o valor da afiliação.1.2 Comunidade política em nome da provisão, provisão em nome da comunidade

política.

2. Contrato social feito para atender necessidades humanas.2.1 comunidade:cultura, religião, política, a partir das quais as outras coisas se tornam necessidades socialmente reconhecidas( com forma histórica e definida).2.3 DEFINIÇÃO: CONTRATO SOCIAL ACORDO PARA DECISÃO CONJUNTA DE QUE BENS SÃO NECESSÁRIOS `A VIDA COMUM E ENTÃO PROVÊ-LOS UNS AOS OUTROS.2.4 COROLÁRIO: Os membros devem mais que auxílio mútuo-devem provisão mútua das coisas pelas quais se destacaram da humanidade e se uniram em certa comunidade. A vida em comum é pré-requisito da provisão e um de seus produtos.

3. Os seres humanos vivem juntos pois sua sobrevivência e seu bem estar dependem de esforço comum.

3.1 Mas vivem juntos de diversas maneiras pois as experiencias e conceitos distintos levam a variados modelos de de provisão. As pessoas reconhem e criam as necessidades uns dos outros e dão forma a uma esfera de segurança e bem estar social.

3.2 Alguns bens são absolutamente necessários, mas não existe um bem que de pronto se compare aos outros e se saiba qual quantidade dele se deva às outras pessoas.A natureza da necessidade não é evidente.

(INTERMEZZO: A provisão comunitária é tanto eral quanto particular. Geral fundo público é gusto em beneficio de todos sem distribuição individual. Particular quando os bens são distribuídos a todos e a qualquer dos membros) Agua

4. Ninguém tem necessidades, mas ideias sobre necessidades.4.1São prioridades e graus de necessidade que tem relação com a natureza humana, a história e a cultura4.2 Os recursos para satisfazê-las são sempre escassos e é preciso fazer escolhas difíceis, que são políticas. Impôrtancia das decisões políticas e irrelevancia de qualquer estipulação meramente filosófica.4.3 as necessidades são enganosas e dilatáveis, mas não por isso deixa de ser passível de ser princípio distributivo. É um princípio sujeito a limitação política e os limites são arbitrários definidos por alguma coalizão temporária de interesses ou maioria (Segurança)4.4 como todos precisam dela a necessidade é o padrão fundamental, ainda que nãoseja possível definir prioridade e grau.

Provisão comunitária.

Page 2: Segurança e Bem

1.Jamais existiu comunidade política que que não atendesse ou tentasse atender as necessidades dos membros conforme se entendiam tais necessidades, nem jamais existiu comunidade política que não empenhasse sua força coletiva capacidade de dirigir, regular, pressionar, coagir nesse projeto.1.2 Toda comunidade política é em princípio um Estado de bem estar social, todo o conjunto de membros está empenhado em suportar os fardos necessários quanto de segurança e bem estar sao necessários, de que tipos, distribuidos e pagos como?1.3 Soluções são próprias e impróprias para comunidades específicas. Portanto

exemplos de Atenas clássica e comunidades judaicas medievais.1.4 Resultado. Em toda comunidade são construídos padrões com um conjunto de

provisões gerais e particulares com o objetivo de sustentar e aprimorar a cultura comum. Isso é estruturado por valores coletivos e opções políticas.

Parcelas Justas.1. Parcela justa:1.1Escala dos bens a repartir: limites da esfera de segurança e bem estar social-próxima seção1.2 Princípios de distribuição apropriados dentro da esfera de segurança e bem estar social.

2.Ajudar os pobres proporcionalmente a suas necessidades2.1 Estreitar o elo entre necessidade e provisão liberta o processo de distribuição de fatores extrínsecos. Exercio de algo humilhante, benevolencia do doador.2.3 A lógica social e moral da provisão é fornecer um bem necessário aos que precisam em proporção às necessidades. A distribuição será limitada pelos recursos disponeveis, mas todos os outros critérioas além da necessidade são considerados distorções2.4 a distribuição não depende de excedentes economicos, pois o primeiro encargo do produto social são as necessidades socialmente reonhecidas e só existe excedente real quando elas são atendidas. O excedente financia a produção fora da esfera de necessidade. quando se apropria de vastas somaas quando há necessidades a attender distorce-se a segurança e o bem estar social2.5As necessidades não são apenas fenomenos físicos mas também culturaissempre que o objetivo da provisão for abrir caminha a participação a forma de proviso deve ser igual para todos os membros.

A amplitude da provisão1.Justiça distributive: reconhecimento da necessidade e afiliação1.1 fornecer bens aos membros necessitados em razão de sua necessidade e para que se sustente sua afiliação.1.2 NNao é o caso que se reivindique qualquer conjunto específico de bens. Argumentos contra a adoção de certos programas pelo character de um povo.1.3 O direito que os membros podem reivindicar é de um tipo mais geral: subsistência básica, fome.

2. O governo é o artifício humano para atender os desejos humanos O homem tem o direito de ter seus desejos satisfeitos por meio desse saber da comunidade

Page 3: Segurança e Bem

2.1 a cultura o caráter e os entendimentos comuns não são fixos ou automáticos os cidadãos precisam discutir a amplitude da provisão mútua2.3 NNao há uma fórmula única ou um caminho que leve a um conceito com listas de bens de tal conceito2.4 A força só se adquire em determinadas circunstancia e requer diversos tipos de provisão em tempos e lugares2.5 quando se altera o equilíbrio entre as capacidades individuais e coletivas mudam os tipos de assit˜encia ( EX SAÚDE PÚBLICA)

3. A provisão é recíproca e deifinida eplas noçnoes de necessidade que são problemáticas.Os trabalhos sérios de provisão comunitária tem caráter distributivo. 3.1 A redistribuiçãoo é assunto político, seu apelo são aos valores coletivos, ãs interpreta√ões compartilhasa de saúde alimento trabalho lazer

4.0 definicao mais precisa do contrato social: acordo de redistribuir os recursos dos membros segundo alguma definição consensual de suas necessidades, sujeito a constantes determinações políticas em suas minúcias. O contrato é um vínculo moral que provem da história da cultura religião etc. Quanto mais unida e abrangente maior o reconhecimento das necessidades maior o número de bens sociais transportados para a esfera de segurança e bem estasr4.1 a categoria das necessidades socialmente reconhecidas é aberta e anoção abrange não só a vida, mais a vida boa.

Um estado norte-americano de bem estar social1. proviso é apropriada para os EUA?

2 Sua ideia é que os cidadãos da moderna democracia induatrial devem muito uns aos outros. A comunidade política deve attender as necessidades dos membros conforme eles entendam as necessidasdes devem ser atendidos na medida de suas necessidades e a distribuição deve reconhecer a igualdade da afiliaçaoa

3 Um dos mais mesquinhos sistemas de provisão.4 Apesar de reconher a reflexNao do processo decisório democrático diz que o

modelo de proviso não esta a altura dos requisites internos de segurança e bem estar.

Nota sobre a caridade e a dependência.1. A conseguencia a longo praz da proviso é restringir o raio de ação do livre

nercado e também da beneficencia2. A benficencia fer a que recebe pois dá um espetaculo indecoroso e coloca-se

em situaçnao de humilhaçao e de compra de influencia e respeito3. A caridade ger dependencia e complacencia de um lado e arrogancia do outro4. E claro, tudo requer planejamento centralizado5. Visa supercar o predominio do dinheiro na esfera da necessidade.