Segurança Na Mineracao

25
Introdução Será abordado através deste os conceitos e as aplicações da Saúde e Segurança na Mineração. Através deste trabalho vamos poder entender um pouco melhor sobre como é aplicado este conceito nas minerações espalhadas por todo país, pois este conceito foi retirado da NR22 a qual julga as condições e deveres de todos que irão trabalhar em uma mina. Será abordado também o ciclo de operações na mina, atuação da segurança do trabalho, higiene ocupacional e medicina do trabalho, assim como todos os tipos de acidentes que existem na NR22 a qual se aplica dentro das mineradoras. 1

Transcript of Segurança Na Mineracao

Page 1: Segurança Na Mineracao

Introdução

Será abordado através deste os conceitos e as aplicações da Saúde e Segurança na Mineração.Através deste trabalho vamos poder entender um pouco melhor sobre como é aplicado este conceito nas minerações espalhadas por todo país, pois este conceito foi retirado da NR22 a qual julga as condições e deveres de todos que irão trabalhar em uma mina.

Será abordado também o ciclo de operações na mina, atuação da segurança do trabalho, higiene ocupacional e medicina do trabalho, assim como todos os tipos de acidentes que existem na NR22 a qual se aplica dentro das mineradoras.

1

Page 2: Segurança Na Mineracao

Saúde e Segurança na Mineração

A NR22 tem como objetivo julgar os conceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineira com a busca permanente da segurança e saúde dos trabalhadores

Ciclo de operações na Mina

Algumas minas trabalham com a extração mecânica e através de perfurações e detonações de minério de ferro, sendo utilizados neste processo trator de esteira, escavadeira, trator de pneu, patrol, carregadeira, caminhão fora de estrada que transporta o minério para ser beneficiado nas instalações de britagem e de concentração de minérios.Geralmente nas minas existem horários e avisos de detonações em diversas áreas. Isso ocorre para que essas áreas sejam evacuadas antes da detonação para que não haja nenhum tipo de acidente com os trabalhadores.

É imprescindível nas minas ter uma equipe especializada de manutenção elétrica e principalmente uma Brigada de Emergência para que, em caso de acidentes, os trabalhadores tenham onde recorrer para a solução do mesmo.Alguns funcionários trabalham em equipamentos,mas para isso é necessário que neste equipamento tenha sido feito o bloqueio elétrico corretamente. E se necessário esses funcionários devem passar por um treinamento de bloqueio específico de cada unidade.Um dos maiores riscos de acidentes em uma mina ocorre por problemas com a eletricidade e para prestar socorro todos devem estar ciente de que o circuito esteja desligado antes de tocar na vítima para não ocorrer novos acidentes.Portanto o cuidado no manuseio da parte elétrica é essencial e deverá sempre ser feito por profissionais.

2

Page 3: Segurança Na Mineracao

Organização do SESMT (Segurança do Trabalho)

O SESMT tem por objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade física do servidor no seu local de trabalho, e a norma que rege esses serviços é a NR4..Nela são dispostas as seguintes obrigações:

Propor melhorias das condições de trabalho; Trabalhar em conjunto com a CIPAMIN*; Inspecionar equipamentos, veículos e áreas de trabalho; Especificar EPI; Prestar acessória técnica às diversas áreas de trabalho; Assessorar na elaboração da análise preliminar de tarefa; Acompanhar a execução de obras e reformas; Treinar empregados/ contratados; Elaborar procedimento de segurança; Acompanhar visitas; Realizar auditorias nas áreas de trabalho; Elaborar relatórios gerenciais e estatísticos.

*CIPAMIN = Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração- NR 22

Atuação da Higiene Ocupacional

Reconhecer, avaliar e monitorar os riscos do ambiente de trabalho.Atuação da Medicina do Trabalho

A Medicina do Trabalho deverá elaborar e implementar o PCMSO (PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL - NR 7); realizar exames de Saúde Ocupacional; elaborar e implementar PCA (Programa de Conservação Auditiva - NR 7 e 9) e PPR (Programa de Proteção Respiratória – NR 7 e 9);participar da adequação ergonômica dos postos de trabalho; atender e acompanhar urgências e médicas; desenvolver projetos de promoção da saúde e prevenção de acidentes; cumprir legislação municipal, estadual e federal.

Acidente do Trabalho (Conceito Legal)

Acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho à serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Conceito Prevencionista Acidente é uma ocorrência indesejada, imprevista, que interfere no processo normal de uma rotina, gerando danos materiais e/ou pessoais.

Conceito de Quase Acidente

É todo fato ou acontecimento não desejado que por questão de espaço e tempo não resultou em lesão ou danos materiais.

Tipos de Acidentes

3

Page 4: Segurança Na Mineracao

Acidente Pessoal:é o acidente que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.

Acidente Impessoal:é o acidente no qual não há existência de vítimas, embora haja danos materiais.

Classificação dos Acidentes

First Aid Case – FACÉ todo o acidente que decorre em trauma de menor intensidade, e requer apenas tratamento de primeiros socorros, que pode ser adequadamente tratado por um socorrista qualificado.

Medical Treatment Case - MTCÉ todo o acidente ou doença ocupacional que requer o tratamento por um médico ou pela equipe de saúde, sob supervisão médica, ou qualquer caso que necessite de tratamento subseqüente por médico.São classificadas como MTC lesões moderadas ou graves (traumas moderados ou graves) que necessitam de tratamento por uma equipe de saúde. Todas as doenças ocupacionais devem ser consideradas pelo menos MTC.

Restricted Workday Cases - RWC Todo acidente ou doença ocupacional que não resulte em afastamento do trabalho, mas resulte em restrição laboral (uma ou mais tarefas), imediatamente após a lesão.Lost Workday Case - LWCTodo acidente ou doença ocupacional que resulta em afastamento do trabalho a partir do turno seguinte ao que ocorreu a lesão. Quando o acidente ocorrer em data anterior a folga, o médico do trabalho, deve decidir se o empregado estaria ou não capaz de exercer suas atividades normalmente no dia seguinte imediato ao acidente.Caso o empregado, fique internado para observação e não retorne ao trabalho no dia seguinte ao acidente, é considerado um LWC, mesmo não tendo ocorrido tratamento médico.

Comunicação, Investigação e Análise de Acidente e Quase Acidente

Tem como objetivo, analisar as causas que provocaram o acidentes e propor melhorias para a não repetição dessas causas, evitando a ocorrência de novos acidentes.

Todo acidente ou quase acidente deve ser comunicado imediatamente ao supervisor/chefia imediata, gestor do contrato e segurança/medicina do trabalho.

Principais Causas de Acidentes de Trabalho em uma Mina

4

Page 5: Segurança Na Mineracao

Falta/falha de procedimento; Falta de treinamento; Treinamento ineficaz; Falha/falta de equipamento; Negligência do empregado; Negligência de terceiros; Falta de atenção ao executar a tarefa; Brincadeiras; Agente nocivo; Falha na comunicação; Falta de sinalização; Condição do ambiente; Não utilização de EPI; Falha de projeto; Não seguir procedimentos de segurança; Stress/Fadiga;

Riscos Físicos• Ruído, Radiação ionizante, Radiação não ionizante, Temperaturas extremas,

Vibração.

Símbolos que indicam material radioativo:

CUIDADO

ÁREA RADIOATIVA

As áreas que possuem esses símbolos são de acesso restrito.Havendo qualquer ocorrência com esses matérias deve-se comunicar imediatamente o Supervisor de Radioproteção ou a Segurança do Trabalho.Riscos QuímicosPoeira, Gases, Fumos metálicos, Névoas, Vapores

SISTEMA DE IDENTIFICAÇÃO DE PRODUTOSQUÍMICOS - “DIAMANTE DE HOMMELL”

5

Page 6: Segurança Na Mineracao

Etiqueta NFSA

Riscos Biológicos• Vírus, bactérias, protozoários,

fungos, parasitas e bacilos.Conseqüências:Doenças infecciosas

Riscos Ergonômicos

SAÚDE (AZUL)4 - Mortal - exposição curta a esta substância há perigo de morte.3 - Extremamente perigoso - exposição a esta substância pode causar sérios danos à saúde.2 - Perigoso - exposição a esta substância causa danos à saúde.1 - Pequeno perigo - exposição a esta substância causa danos secundários à saúde.0 - Ausência de perigo - exposição a esta substância não oferece risco significante à saúde.INFLAMABILIDADE (VERMELHO)4 - Ponto de fulgor abaixo de 27ºC e ponto de ebulição abaixo de 37,7ºC - esta substância é muito inflamável, volátil ou detonadora. Estas características são dos gases inflamáveis ou líquidos extremamente inflamáveis. 3 - Ponto de fulgor abaixo de 37,7ºC - esta substância é inflamável, volátil ou explosiva.2 - Ponto de fulgor abaixo de 93,3ºC - esta substância pode se inflamar através de uma fonte de calor. Esta característica é dos líquidos combustíveis.1 - Ponto de fulgor acima de 93,3ºC - esta substância deve estar próximo de uma fonte com temperatura elevada para se inflamar. A maioria dos sólidos inflamáveis estão nesta categoria.0 - Não é inflamável - esta substância não queima (não combustível).REATIVIDADE (AMARELO)4 - Pode detonar - esta substância em condições normais de pressão e temperatura pode detonar (Km/s). 3 - Explosiva - esta substância explode (cm/s) em contato com fonte de calor, choque ou água.2 - Instável - esta substância provoca reação química violenta em contato com água em condições normais de pressão e temperatura.1 – Normalmente estável - esta substância pode ficar instável (não violenta) em condições de pressão e temperatura elevadas ou quando em contato com água.0 – Estável - esta substância permanece estável mesmo em condições de pressão e temperatura elevadas ou em contato com a água.

6

Page 7: Segurança Na Mineracao

• Os riscos ergonômicos estão relacionados a fatores fisiológicos e psicológicos do exercício das atividades profissionais, tais como: trabalho pesado, postura incorreta, tensões emocionais, repetitividade, monotonia.

• Os efeitos podem ser: artrite, artrose, bursite, hérnia de disco, lombalgia, tenossinovite etc.

Riscos de Acidentes• Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas

inadequadas ou defeituosas.• Exemplo de conseqüência: Quedas, choques, queimaduras e lesões em geral.

Ferramentas SSO

Análise Prevencionista da Tarefa (APT)

7

Page 8: Segurança Na Mineracao

Eliminar atos e condições inseguras nos locais de trabalho, levantando as causas e efeitos de cada risco, adotando medidas de prevenção ou correção. É realizada antes do início da execução da tarefa e utilizando formulário apropriado.

Como Elaborar a APT1 - Fazer no local da atividade e mantê-la em local visível;2 - Envolver toda equipe responsável pela execução da atividade, considerar a qualificação e habilitação do executante da tarefa;3 - Incentivar a participação ativa de todos os empregados.4 – Refazer a APT:

• quando houver mudanças nas condições ambientais;• Substituição/inclusão de executante;• Substituição de equipe.

Tarefa• Preparar a atividade;• Executar a atividade;• Desmobilizar.

Metodologiaa) Dividir a tarefa em etapas;b) Identificar todas as atividades da etapa;c) Identificar os riscos em cada atividades;d) Indicar ações para neutralizar/eliminar cada risco. Permissão para Trabalhos Especiais

Estabelecer procedimentos para realização de trabalhos especiais ou em condições especiais de forma a eliminar e/ou controlar os riscos.

Atividades Especiais

Espaços confinados; Detonações em local de risco; Testes radiológicos; Trabalhos em instalações elétricas sob tensão; Trabalho em altura; Trabalhos de oxi-corte e solda próximos a locais de risco Manutenção em depósitos de explosivos, inflamáveis, silos de armazenamento; Manutenção em redes de gás natural metano e inflamáveis; Retomada de sondagem, desenvolvimento e lavra em galerias subterrâneas e

poços paralisados.

Trabalho em Altura

Prevenir acidentes por quedas, seja de pessoa ou de objeto, com diferença de nível.

Tipos de Trabalho em Altura

8

Page 9: Segurança Na Mineracao

• Andaimes e plataformas;• Escadas móveis;• Trabalhos em taludes;• Trabalho em cadeiras suspensas (balancin individual);

Direito de RecusaObjetivo:

Assegurar aos empregados o direito de recusa ao trabalho quando identificar qualquer situação de risco grave e iminente de acidente.

Definições:

Risco grave e iminente: Toda condição ambiental ou situação de trabalho que possa causar dano grave e imediato.

O empregado não se sentindo seguro em iniciar ou continuar uma tarefa por julgar haver risco grave e iminente de acidente, comunica ao seu supervisor/ chefia imediata;

O supervisor/ chefia imediata analisa junto com o empregado a procedência do questionamento utilizando as ferramentas de análise disponíveis, Análise Preliminar de Tarefas.

Havendo concordância de que é necessária medida corretiva/ preventiva, esta deverá ser providenciada antes de se iniciar ou recomeçar a tarefa;

Não havendo concordância, o empregado interrompe o trabalho, preenche o formulário e entrega a primeira via para seu supervisor/ chefia imediata que a encaminha para o gerente de área;

O gerente da área e o SESMT, em conjunto com o supervisor/chefia imediata e o empregado, analisam a situação e concluem sobre a procedência da recusa. Preenchem o campo apropriado do formulário e providenciam as medidas necessárias para corrigir a situação.

Equipamento de Proteção Individual (EPI)

É todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a saúde e a integridade física do empregado.

9

Page 10: Segurança Na Mineracao

Tipos de Proteção

Proteção para o corpo inteiro macacão de segurança jaquetas calça Proteção para o tronco aventais jaquetas capas Proteção para a cabeça / protetores faciais

óculos máscaras para soldadores capacete de segurança

Proteção contra queda cinto de segurança

Proteção para os membros superiores luvas mangas

Proteção respiratória respirador

Proteção auditiva protetor auricular

Proteção para membros inferiores Botina de segurança

Cintos de SegurançaABDOMINAL, não é mais usado por ser inseguro, a não ser o cinto para eletricista com talabarte para evitar quedas ou usado como limitador de movimento.

PARA-QUEDISTA, usado nas áreas acima de 2 metros quando não houver proteção contra queda. Ao estar suspenso fica-se preso por quatro pontos. Preso nas costas, este forçará a coluna a dobrar-se para a frente, evitando o esforço ou impacto na mesma. Usar ajustado ao corpo não deixando pontos frouxos.

Utilização de Trava QuedaPara movimentação na vertical em subida e descida com cinto de segurança conectado ao trava queda e este ao cabo ou corda guia.A extremidade superior do cabo/corda guia deve estar ligado a estrutura e a extremidade inferior pode estar solta.O cabo do sistema de fixação da cadeira suspensa ou andaime suspenso não deve ser usado para afixar o trava queda como cabo guia.Atado a barra fixa, para movimentação vertical e horizontal. Cabo guia horizontal, para movimentação em telhados, descarga de caminhões em armazéns.Cabo guia vertical, para subir em andaimes e escadas em alturas elevadas acima de 6 metros. Para trabalhos em cadeira suspensa, proibido usar corda.

Equipamento de Proteção Individual• São distribuídos pela supervisão imediata do empregado;• Todo EPI recebido é lançado na Ficha Individual do empregado;

10

Page 11: Segurança Na Mineracao

• Para substituição, procurar o supervisor.

Responsabilidades do Empregador• Adquirir o EPI;

• Fornecer somente EPI aprovado pelo Ministério do Trabalho;

• Orientar e treinar os empregados;

• Tornar obrigatório o seu uso.

Responsabilidades do Empregado

• Usar o EPI apenas para a finalidade a que se destina;

• Responsabilizar-se pela guarda e conservação;

• Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio;

• Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado;

• Guardar e higienizar seus EPI’s.

Regras de Circulação

Circulação e Transporte de Pessoas e Equipamentos• A mina possui norma de tráfego.• É obrigatório o uso de cinto de segurança para todos os ocupantes de veículos.• Os veículos de pequeno porte que transitam nas áreas deverão possuir bandeirolas,

sinal sonoro de ré, giroflex e faróis ligados.

11

Page 12: Segurança Na Mineracao

• Não transitar a pé na mina, exceto topografia e manutenção de sinalização.• Fique atento aos sinais sonoros de ré dos equipamentos e saia o mais rápido possível

do local.

Autorização de TráfegoPara as pessoas que irão dirigir em área de lavra é necessário ser treinado e aprovado no Treinamento de Norma de Tráfego em Mina a Céu Aberto, onde o mesmo receberá uma autorização.

Instrução para Utilização de Veículos Leves Responsabilidades do

Usuário-Zelar pelo veículo que lhe foi entregue, verificando se todos os documentos estão em ordem e se o cartão com o telefone da Companhia de Seguros está junto à documentação do veículo;-Registrar todas as anomalias verificadas durante o uso;-Disponibilizar o veículo para manutenção de acordo com o plano de manutenção do veículo, relacionando os problemas detectados;-Responsabilizar-se pela Notificação de Infração de Trânsito que porventura vier a dar causa, arcando com o ônus financeiro e de pontuação da CNH;

Bloqueio de dispositivo de manobras

OBJETIVOEstabelecer práticas e instruções mínimas para o bloqueio de dispositivos de manobras - (de equipamentos, instalações e/ou circuitos) - que liberem energia de origem elétrica, térmica, mecânica, pneumática, hidráulica, radioativa ou outras, e cuja ativação inadequada ou indesejada possa resultar em acidentes.

TREINAMENTODeverão passar pelo treinamento específico da área, todos os empregados envolvidos em atividades nas quais possa haver liberação indesejada de qualquer tipo de energia.

Equipamentos móveis e semi-móveis

OBJETIVOEstabelecer práticas seguras para operação, de equipamentos móveis e semi-móveis.REGRAS BÁSICAS

Somente poderão operar equipamento móveis e semi-móveis, empregados autorizados e que portarem crachá de autorização;

Para transporte de produtos perigosos o condutor deverá possuir o curso MOPE – Movimentação de Produtos Perigosos.

12

Page 13: Segurança Na Mineracao

Obrigatório o uso de sinal sonoro quando manobrando de ré para todos os Equipamentos Móveis e semi-móveis, exceto quando operado em área de atuação devidamente sinalizada e isolada.

Todos devem ter extintores de incêndio instalados em local de fácil acesso.

Possuir proteção para o operador em caso de capotamento do equipamento e queda de objetos e materiais.

É proibido dar carona em equipamentos moveis e semi-móveis. Quando houver necessidade do uso de batedor nos

deslocamentos dos equipamentos deverão ser observados os procedimentos específicos de cada unidade e a legislação de trânsito quando aplicável.

Ergonomia

É um conjunto de ciência e tecnologia que procura a adaptação confortável e produtiva entre o ser humano e seu trabalho, basicamente procurando adaptar as condições de trabalho às características do ser humano.

OBJETIVOEstabelecer critérios para a elaboração e implementação de ações de ergonomia para levantamento, avaliação e melhorias dos postos de trabalho.

COMITÊ DE ERGONOMIAEquipe multidisciplinar que irá elaborar o programa ergonômico, visando a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos empregados e a natureza do trabalho a ser executado.

Atividades em Espaço Confinado

ESPAÇO CONFINADOLocal não projetado para ocupação humana, de acesso limitado ou restrito, sem condições seguras para trabalhos em seu interior, com possibilidade de contaminação atmosférica e/ou deficiência de oxigênio.

OBJETIVOEstabelecer os requisitos mínimos para prevenir acidentes nas atividades em espaços confinados.

Atividades em Espaço ConfinadoPRO 021 DECG

DESCRIÇÃOSomente poderão executar atividades em espaço confinado de acesso restrito os empregados treinados e credenciados pelo SESMT;Qualquer atividade em espaço confinado de acesso restrito só poderá ser realizada com a emissão da PTE;

13

Page 14: Segurança Na Mineracao

Operar em equipe de pelo menos 2 trabalhadores, onde um deles atuará como vigia, sempre do lado de fora.Os empregados que forem realizar trabalhos em espaço confinado, deverão ser treinados no Procedimento Específico.

Inspeção de SegurançaRealizada preferencialmente pela linha gerencial e segurança, com a função de detectar falhas individuais e condições inseguras no ambiente industrial ou administrativo, como por exemplo:

• Falta de proteção em máquinas e equipamentos;• Condição de pisos, passarelas e estruturas prediais;• Falta de limpeza e ordenação (5S);• Falta e descumprimento de procedimentos, etc.

Visando reduzir o potencial de acidentes através de medidas preventivas e corretivas nas ações, atitudes e nas condições inseguras do ambiente.

Inspeção em Veículos e Equipamentos MóveisTem como objetivo a verificação do funcionamento de itens de segurança do veículo / equipamento móvel. . Cinto de segurança;. Farol;. Seta;. Farolete;. Buzina;. Alarme de ré;. Retrovisor;. Outros itens.

Eventos de Segurança e Saúde Ocupacional• Diálogo de Segurança e Saúde ocupacional Reunião de segurança mensal;• CIPAMIN;• SIPATMIN;• Campanhas de Segurança.

Programa de Gerenciamento de Risco (PGR)

Cabe a empresa de mineração implantar o PGR, abordando no mínimo os seguintes aspectos:

a) riscos físicos, químicos e biológicos;b) atmosferas explosivas;c)proteção respiratória, de acordo com a Instrução Normativa nº1, de 11/04/94, da Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho;

14

Page 15: Segurança Na Mineracao

d) investigação e análise de acidentes do trabalho;e) ergonomia e organização do trabalho;f) riscos decorrentes do trabalho em altura, em profundidade e em espaços confinados;

g) riscos decorrentes da utilização de energia elétrica, máquinas, equipamentos, veículos e trabalhos manuais;

h) equipamentos de proteção individual de uso obrigatório, observando-se no mínimo o constante na NR-6;

I) estabilidade no maciço;

j) plano de emergência;

k) outros resultantes de modificações e introduções de novas tecnologias.

Proteção contra poeira mineralEm toda mina deve estar disponível água (pipa e sistema de aspersão) em condições de uso, com o propósito de controle da geração de poeiras, onde rocha ou minério estiver sendo perfurado, cortado, detonado, carregado, descarregado ou transportado.

• As superfícies de máquinas, instalações e pisos dos locais de trânsito de pessoas e equipamentos, devem ser periodicamente umidificados ou limpos, de forma a impedir a dispersão de poeira no ambiente de trabalho;

• Quando ultrapassados os níveis de ação para exposição a poeiras minerais, devem ser adotadas medidas técnicas e administrativas que, reduzam, eliminem seus efeitos sobre a saúde dos trabalhadores e considerados os níveis de ação estabelecidos nesta Norma.

PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOFogoÉ uma reação química que se caracteriza pela presença de Luz e calor.

ClassificaçãoPara provocar a reação química (fogo) há necessidade da presença de elementos essenciais: - Combustível- Oxigênio (Comburente)

15

Page 16: Segurança Na Mineracao

- Calor - Reação química

ELEMENTOS ESSENCIAISCombustívelÉ o elemento que serve de campo de propagação do fogo.

Pode ser:Sólido, Líquido e Gasoso

Exemplos:Madeira, Papel, Tecido, Óleo, Gasolina, Carvão, Álcool, Graxa, Gases, etc... Oxigênio (Comburente)É o oxigênio existente no ar atmosférico, que possibilita vida às chamas.

Composição do ar atmosférico: Nitrogênio – 78%Oxigênio – 21%Outros gases – 1%

CalorÉ o elemento que serve para dar início a um incêndio e que o mantém.

TRANSMISSÃO DO CALORRadiaçãoÉ o processo pelo qual o calor se transmite, por meio de ondas de energia calorífica que se desloca através do espaço ou matérias.

ConduçãoÉ o processo pelo qual o calor se transmite da matéria para a matéria e de molécula para molécula, isto é, sem intervalos entre os corpos.

ConvecçãoÉ o processo pelo qual o calor se transmite, por intermédio da massa de ar ou de gases quentes que se deslocam do local do fogo para outros, levando calor suficiente para incendiar corpos combustíveis com os quais entrem em contato.

CLASSES GERAIS DE INCÊNDIOIncêndio da Classe "A"É o incêndio em corpos combustíveis comuns, como: Madeira, Tecido, Borracha, ou seja, incêndios em materiais sólidos de natureza orgânica.

Método de Extinção- Resfriamento

Agente Extintor

16

Page 17: Segurança Na Mineracao

- Água- Espuma- Soluções contendo grandes porcentagens de água

Incêndio da Classe "B" É o incêndio envolvendo líquidos inflamáveis tais como:Gasolina, Óleos, Tintas, etc...

Métodos de Extinção- Por abafamento

Agentes Extintores- Pó químico Seco- CO2- Espuma- Água em forma de neblina

Incêndios da Classe "C"É o incêndio em equipamentos eletroeletrônicos energizados.

Método de Extinção- Abafamento

Agente Extintor- Co2- Pó químico

Incêndio da Classe "D"É o incêndio que ocorre em metais pirofóricos (magnésio).

Método de Extinção- Abafamento

Agente ExtintorAgente extintor especial a base de grafite, sal-gema etc.

MÉTODOS DE EXTINÇÃOÉ a retirada de um dos elementos essenciais, desfazendo o quadrado do fogo.O RESFRIAMENTO, ABAFAMENTO E O ISOLAMENTO constituem as três possibilidades básicas para extinção do fogo.

EXTINTORES DE INCÊNDIOSão aparelhos que utilizam agentes extintores para à proteção contra princípios de incêndio, devem ser manuseados por pessoas treinadas.

Uso ou FunçãoExtinguir princípios de incêndio.

17

Page 18: Segurança Na Mineracao

ClassificaçãoOs extintores são fabricados em vários e diferentes tipos, tamanhos e indicados segundo suas características, para uma ou mais classes de incêndios. - Portáteis (manuais)- Não portáteis (carretas ou estacionários)

EXTINTORES PORTÁTEIS

ManuaisSão aparelhos que podem ser transportados manualmente e seu peso total não deve ultrapassar:

- 20 kg para pó químico- 25 kg para CO2- 20 kg para espuma

EXTINTORES NÃO PORTÁTEISCarretasExtintores montados sobre rodas.

EstacionáriosExtintores estacionários de maneira fixa.

PREVENÇÃO E COMBATEQuando, a prevenção falha, os trabalhadores devem estar preparados para o combate ao princípio de incêndio o mais rápido possível.

Para que o combate seja eficiente é necessário que:a) Existam equipamentos de combate a incêndio em quantidade suficiente e adequados.b) As pessoas que trabalhem na área, saibam como usar os extintores e que avaliem a capacidade de extinção

Combate ao Fogo com Extintor de Água Pressurizada

Deve ser operado da seguinte forma:1) O operador leva o extintor ao local do fogo;2) Retira a trava ou o pino de segurança;3) Empunha a mangueira;4) Ataca o fogo (classe A), dirigindo o jato d’água para a sua base.

Extintor de Gás Carbônico - CO2O CO2 é encerrado num cilindro com uma pressão de 61 atmosferas.

Extintor de Pó Químico SecoUtiliza bicarbonato de sódio não higroscópico e um agente propulsor que fornece a pressão (CO2 ou N2). É fornecido para uso manual ou em carretas e pode ser de pressão permanente ou com pressão injetada.

Extintor de PQS a Pressurizar1) Operador leva o extintor ao local do fogo;

2) Abre o cilindro de gás;

18

Page 19: Segurança Na Mineracao

3) empunha a mangueira;

4) Ataca o fogo procurando formar uma nuvem de pó,cobrindo toda área atingida. BRIGADA DE INCÊNDIOFormada por um grupo de empregados de vários turnos, os quais são avaliados clinicamente, treinados e orientados para atuarem em situações de emergência.

Plano de EmergênciaEMERGÊNCIA é uma combinação de fatos, decorrentes de defeito em equipamentos, falhas no controle de processo, fenômenos naturais, ou falhas humanas, que podem resultar em incêndio, explosão, derramamento ou vazamento de produtos químicos, emissão atmosférica acidental, descarga acidental na água e no solo, ou qualquer acidente com lesão, dano à propriedade, ao meio ambiente, e até mesmo na comunidade.

O Plano de Emergência é o conjunto de medidas a serem adotadas no caso de uma emergência como: incêndio, explosão, derramamento ou vazamento de produtos químicos, evitando assim que estes acidentes se tornem maiores.

Conclusão

Sabendo-se que o uso de equipamentos de proteção e a colaboração de todos os funcionários é fundamental para a saúde e segurança, as mineradoras estão investindo cada vez mais em palestras sobre a NR22 para informar aos trabalhadores o quanto é importante cada um usar o seu EPI e tomar cuidado em todos os setores onde irão trabalhar.O trabalho de conscientização está sendo cada vez mais útil e vem fazendo com que o índice de acidentes do trabalho nas mineradoras diminua consideravelmente.Já um progresso maior requer ferramentas adaptadas às atuais necessidades para tomada de decisão, portanto para que esses métodos sejam cada vez mais eficazes é

19

Page 20: Segurança Na Mineracao

necessário a comunicação imediata de todos os acidentes e/ou quase acidentes ao superior hierárquico de cada setor.

Bibliografia

Internet: Google www.mte.gov.br/legislacao/normas_regulamentadoras

Pesquisas com técnico de Saúde e Segurança da Mineradora Vale

20