Seitas e Heresias

33
Hermenêutica Falsas Interpretações 1. Introdução 2. O Espiritismo 3. Meditação Transcendental 4. Hare Krishna 5. A Família 6. A Legião da Boa Vontade 7. As Testemunhas de Jeová 8. Igreja Messiânica 9. Seicho-No-Iê 10. Mormonismo 11. O Movimento Nova Era 12. Passos Práticos Para Evangelizar um Membro de Seita 1

description

Conhecendo as heresias bíblicas que deram origem às seitas mais famosas e como combatê-las

Transcript of Seitas e Heresias

Page 1: Seitas e Heresias

HermenêuticaFalsas Interpretações

1. Introdução

2. O Espiritismo

3. Meditação Transcendental

4. Hare Krishna

5. A Família

6. A Legião da Boa Vontade

7. As Testemunhas de Jeová

8. Igreja Messiânica

9. Seicho-No-Iê

10. Mormonismo

11. O Movimento Nova Era

12. Passos Práticos Para Evangelizar um Membro de Seita

1

Page 2: Seitas e Heresias

Seitas e Heresias

IntroduçãoSeitas e Heresias é uma aula designada a ensinar ao aluno tanto como reconhecer as doutrinas erradas ensinadas pelas grandes seitas como também conduzir uma conversa que realmente edifique com aqueles que são participantes de algumas destas seitas, a fim de não entrarmos em discussões frívolas, mas sabermos responder com mansidão, baseados na Palavra, a todos os que questionarem nossa fé e esperança.

1Pe. 3:15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.”

ObjetivoO objetivo desta aula é fazer com que o aluno aprenda a discernir quais pontos doutrinários são importantes. Encontrar soluções bíblicas para refutar estes erros. E aprender a fazer uma apresentação do evangelho de forma clara.

1Tm. 1:3-6 “...para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina, nem se ocupem com lendas e genealogias sem fim, que, antes, promovem discussões do que o serviço de Deus, na fé. Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Alguns abandonaram essas coisas e se perderam em discussões inúteis.”

O que é uma seita?A palavra ‘Seita’ deriva do grego (hairesis) e significa escolha, partido, grupo, cisão ou preferência. Pode designar um subgrupo de dentro de alguma religião organizada, como os saduceus (At. 5:17), fariseus (At. 15:5), ou dissensões no seio da própria Igreja (Rm. 16:17, 1Co. 11:19).

Do ponto de vista cristão, é o ato de um indivíduo ou grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias ideias, ou as ideias de outrem, em matéria de religião. Em suma, é o abandono da Verdade.

Rm. 16:17 “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.”

Há 10 grandes religiões no mundo: Cristianismo, Budismo, Confuncionismo, Hinduísmo, Taoísmo, Jainismo, Xintoísmo, Zoroastrismo, Islamismo e Judaísmo. Já o número de seitas é infinitamente maior. Novas seitas religiosas e filosóficas estão surgindo a cada dia. Essa confusão de ideias, despejada sobre pessoas ingênuas, acaba muitas vezes em tragédias de grandes proporções.

Em 1978, Jim Jones foi responsável pela morte de 900 seguidores, na Guiana Francesa, todos envenenados após ter anunciado a eles o fim do mundo.

Em 1993, David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus, promoveu um verdadeiro inferno no rancho onde ficava a seita Branch

2

Page 3: Seitas e Heresias

Davidian. Seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças.

Em 1997, uma seita denominada Heaven’s Gate (Portão do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo religioso levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria na cauda do cometa Halley Bop.

Todas as seitas e falsas religiões têm em comum o ataque às doutrinas fundamentais do Cristianismo, tais quais: Jesus Cristo; o Espírito Santo e a pureza do Evangelho.

2Co. 11:3,4 “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.”

As falsas religiões e seitas ensinam falsas doutrinas em algumas destas áreas:

Com relação a DeusDeus é sempre rebaixado com relação à sua singularidade e identidade. Podemos nos tornar deuses. Há muitos deuses. Há um Deus superior e muitos outros deuses. Não existe diferença entre Deus e o homem. Deus não é uma pessoa. Com relação ao homemO homem é sempre colocado em um nível mais elevado com relação à sua natureza.Dizem que a natureza do homem é boa. O Hinduísmo diz que todo homem é deus. A Meditação Transcendental diz que podemos encontrar Deus se olharmos para dentro de nós mesmos, os espíritas dizem que as obras do homem podem salvá-lo.

Com relação a JesusCristo é sempre deixado em um nível inferior com relação à sua missão e identidade. Para o Islã Jesus não é Deus, mas um mero profeta. Moon diz que a missão de Cristo fracassou. A Ciência Cristã crê que Jesus não morreu vicariamente e que seu sangue não tinha poder.

Comparemos agora Deus e o homem com relação aos padrões bíblicos:

DEUS HOMEMPai Perfeito (Mt. 5:48) Porque todos pecaram (Rm. 3:23)Deus é bom (Sl. 100:5) Não há quem faça o bem, nem um só (Sl.

14:3)Deus é Santo (1Pe. 1:16) O homem é carnal (Gn. 6:3)Deus é justo (Jr. 12:1; Dt. 32:4) Nossa Justiça = Trapos da imundícia (Is.

64:6)Deus é imparcial (At. 10:34) Não há um justo sequer (Ec. 7:20)

3

Page 4: Seitas e Heresias

Deus é incapaz de mentir (Nm. 23:19)

O coração do homem é enganoso (Jr. 17:9)

Deus é amor (1Jo. 4:8) Homens são amantes de si mesmos (Cl. 2:23)

4

Page 5: Seitas e Heresias

O Espiritismo

Resumo HistóricoO Espiritismo é, sem dúvida, o mais antigo engano religioso já surgido. Porém, em sua forma moderna, seu surgimento se deve a duas americanas, Margaret e Kate Fox. Em Dezembro de 1847 as duas irmãs com 12 e 9 anos começaram a ouvir batidas em diferentes pontos da casa em que moravam. A princípio julgaram que esses ruídos fossem produzidos por ratos. Porém, quando os lençóis começaram a ser arrancados por mãos invisíveis, cadeiras e mesas tiradas de seus lugares percebeu-se que o que estava acontecendo eram fenômenos sobrenaturais. Daí as meninas criaram um meio de comunicar-se com o autor dos ruídos, que respondia às perguntas com determinado número de batidas. Partindo desses acontecimentos, que receberam ampla cobertura dos meios de comunicação da época, propagaram-se sessões espíritas por todos os Estados Unidos. Neste ambiente propício, a doutrina espírita se espalhou com extrema facilidade.

Allan KardecA figura de Allan Kardec é a principal no meio espírita. Léon Hippolyte Rivail nasceu na Franca em 1804, tomou o pseudônimo de Allan Kardec por acreditar ser a reencarnação de um poeta celta desse nome. Dizia ter recebido a missão de pregar uma nova religião, o que começou a fazer a 30 de abril de 1856. Um ano depois publicou o ‘LIVRO DOS ESPÍRITOS’ que muito ajudou na propaganda espírita. Tornou-se notável por introduzir no espiritismo a ideia de reencarnação.

As práticas espíritas nos tempos bíblicos eram chamadas de necromancia e magia. O Brasil, considerado o líder mundial do espiritismo, tem os estados do Rio de Janeiro e Bahia como os dois principais focos espíritas.

Teoria da Reencarnação

A teoria da reencarnação é o cerne de toda doutrina espírita. Destruída esta, o espiritismo não poderá sobreviver.

Sobre o assunto, escreve Allan Kardec: ‘A reencarnação fazia parte dos dogmas judaicos sob o nome de ressurreição.’ (O evangelho segundo o espiritismo- pág. 24).

‘A reencarnação é a volta da alma, ou espírito, à vida corporal, mas em outro corpo novamente formado para ele, que nada tem de comum com o antigo.’ (O evangelho segundo o espiritismo- pág. 25).

RefutaçãoA Bíblia jamais faz qualquer referência à palavra reencarnação; tampouco a confunde com ressurreição. Biblicamente entende-se o termo ressurreição

Uma estatística publicada por uma revista de circulação nacional afirma que mais de 70% dos católicos brasileiros frequentam os

centros espíritas.

5

Page 6: Seitas e Heresias

como o mesmo que a união da alma e do espírito ao mesmo corpo, após a morte física.

Vamos ver o caso de Lázaro:O testemunho bíblico no capítulo 11 de João é que Lázaro: Estava morto (14,21,32,37) Estava sepultado havia 4 dias (17,39) Já cheirava mal (39) Ressuscitou ainda amortalhado (44) Ressuscitou com o mesmo corpo e aparência que possuía antes de

morrer (44)

Portanto, a ressurreição não é, de forma alguma, comparável à reencarnação, pois os mortos ressuscitados na Bíblia voltaram em seu mesmo corpo original, não em novo corpo conforme afirma o espiritismo.

João Batista era Elias Reencarnado?Prevalecendo-se do literal nestas passagens:

Mt. 17:10-13 “Perguntaram-lhe os discípulos: Por que dizem então os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? Respondeu ele: Na verdade...Elias já veio, e não o reconheceram; mas fizeram-lhe tudo o que quiseram... Então entenderam os discípulos que lhes falava a respeito de João Batista.”

Mt. 11:14 “E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias, que estava para vir.”

Allan Kardec escreveu: ‘A noção de que João Batista era Elias e de que os profetas podiam reviver na terra, depara-se em muitos passos dos evangelhos, especialmente nos acima citados... Se tal crença fosse um erro, Jesus não o deixaria de combater, como o fez com muitas outras, mas, longe disto, a sancionou com sua autoridade... É ele mesmo o Elias que há de vir. Aí não há nem figuras nem alegorias; é uma afirmação positiva.’ (O evangelho segundo o espiritismo págs. 25/27).

RefutaçãoComo ensina a hermenêutica, a Bíblia mesmo dá a resposta às suas perguntas.

Jo. 1:19-21 “Este foi o testemunho de João... Então, lhe perguntaram: Quem és, pois? És tu Elias? Ele disse: Não sou. És tu o profeta? Respondeu: Não.”

Sobre João Batista, Lucas 1:17 diz “irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, a fim de habilitar para o Senhor um povo preparado.”

Isto não quer dizer que João batista fosse Elias, mas que no seu ministério profético haveria peculiaridades do ministério de Elias. De fato, a Bíblia não trata de nenhum outro caso de dois homens tão parecidos como João Batista e Elias.

6

Page 7: Seitas e Heresias

Se reencarnação é a pluralidade de existência com um só espírito, é evidente que um vivo não pode ser reencarnação de alguém que não morreu. Fica claro assim que João Batista não era reencarnação de Elias, pois este não morreu (2Rs. 2:11).

7

Page 8: Seitas e Heresias

Elementos do Espiritismo

Embora consideremos o espiritismo igual em toda sua maneira de ser, os próprios espíritas preferem admitir haver diferentes formas de espiritismo. Assim sendo, para efeito de estudo, vamos dividir o espiritismo da seguinte forma:

Espiritismo Comum Baixo Espiritismo Espiritismo Kardecista Espiritismo Científico

O Espiritismo Comum Quiromancia – adivinhação pelo exame das linhas da palma da mão. Cartomancia – adivinhação pela decifração de combinações de cartas. Grafologia – estudo dos elementos de uma personalidade através da

sua escrita. Astrologia – estudo da influência dos astros, principalmente dos signos,

no destino e no comportamento dos homens.

Baixo EspiritismoConhecido como Espiritismo pagão, identifica-se pelas seguintes práticas:

Vodu – culto de negros antilhanos que se vale de certos elementos do ocultismo.

Candomblé – religião dos negros iorubá, na Bahia. Umbanda – designação dos cultos afro-brasileiros que se confundem

com os da macumba e dos candomblés da Bahia e outros cultos sincréticos.

Quimbanda – ritual de macumba que se confunde com o da umbanda. Macumba – sincretismo religioso afro-brasileiro derivado do candomblé

com elementos de várias religiões africanas, religiões indígenas brasileiras e catolicismo.

Espiritismo CientíficoConhecido como Alto Espiritismo, Espiritismo Ortodoxo, Espiritismo Profissional ou Espiritualismo. Ele se manifesta inclusive como sociedades (LBV).

Ecletismo – método filosófico dos que não seguem sistema algum, escolhem de cada sistema a parte que lhes parece mais próxima da verdade.

Esoterismo – doutrina cujos ensinamentos são comunicados apenas aos iniciados.

Teosofismo – conjunto de doutrinas religioso filosóficas que tem por objetivo a união do homem com a divindade, mediante a elevação progressiva do espírito até a iluminação.

Espiritismo KardecistaÉ a classe comumente praticada no Brasil.

Possibilidade de comunicação com espíritos desencarnados. Reencarnação. Ninguém pode impedir o homem de sofrer as consequências de seus

atos.8

Page 9: Seitas e Heresias

Deus, embora exista, é um se impessoal habitando um mundo longínquo.

Mais perto dos homens estão os espíritos guias.

9

Page 10: Seitas e Heresias

Falsas DoutrinasDeus‘Deve-se entender que existem tantos deuses quantas são as mentes que necessitam de um deus para adorar: não apenas um, dois ou três, mas muitos.’

Jesus Cristo‘Qual é o sentido da palavra Cristo? Não é, como se supõe geralmente, o filho do Criador de todas as coisas? Qualquer ser justo e perfeito é Cristo.’

‘Não obstante, parece que todo o testemunho recebido dos espíritos avançados mostra apenas que Cristo era um médium e um reformador da Judéia, e que agora é um espírito avançado na sexta esfera.’

‘Cristo foi um homem bom, mas não poderia ter sido divino, exceto no sentido, talvez em que todos somos divinos.’

A expiação‘A doutrina ortodoxa da expiação é um remanescente dos maiores abusos dos tempos primitivos... A razão dessa doutrina é que o homem nasce neste mundo como pecador perdido, arruinado, merecedor do inferno. Que mentira ultrajante!’

A queda‘Nunca houve qualquer evidência de uma queda do homem.’

‘Precisamos rejeitar o conceito de criaturas caídas. Pela queda deve-se entender a descida do espírito à matéria.’

A Bíblia‘Asseverar que ela é um livro santo e divino, que Deus inspirou os seus escritores para tornar conhecida sua vontade divina é um ultraje e um logro para o público.’

ConclusãoOs espíritas devem ser amados e evangelizados. As Escrituras mostram que a salvação é dom gratuito de Deus que é recebida pela fé (Rm. 3:10-12; 23-28; Ef. 2:8,9). Estejamos sempre de braços abertos para receber homens e mulheres oriundos de qualquer seita, para lhes dizer que só em Jesus Cristo há salvação.

At. 4:12 “Porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”

A Meditação Transcendental

FundadorMahesh Prasad Warma, que passou a se chamar Maharish Mahesh Yogi.Nascido em 1910 graduou-se em física e tornou-se discípulo de um líder religioso indiano chamado Guru Dev, que instruiu Maharish a desenvolver uma técnica de meditação para o Vedas (parte da escritura Hindu).

10

Page 11: Seitas e Heresias

HistóricoMaharish estava empenhado ao máximo para satisfazer o plano de Guru Dev em levar seus ensinamentos ao conhecimento do mundo. Em 1958, Maharish fundou o Movimento de Regeneração Espiritual, na Índia. No ano seguinte, veio para a América e estabeleceu sua organização enquanto espalhava o ‘evangelho’ de Guru Dev.

As Pretensões da Meditação TranscendentalVocê gostaria de ter uma saúde perfeita, sua autoestima e produtividade aumentada, sua inteligência e criatividade elevadas sem stress ou tensões? Estas são algumas das maneiras com que a Meditação Transcendental beneficiará o indivíduo. Pode ser praticada por qualquer sistema, religioso ou não, pelo fato de a Meditação Transcendental não ter base religiosa.

A verdadeira face da Meditação TranscendentalA Meditação Transcendental tem sido praticada por todos os seguimentos da sociedade. As pessoas entendem ser uma técnica não química e sem efeitos colaterais para tranquilizar as tensões do dia a dia. Contudo, a Meditação Transcendental não é uma disciplina neutra que possa ser praticada sem prejudicar o indivíduo. Na verdade, é uma técnica de meditação Hindu que tem o objetivo de unir o meditador com Brahma (a concepção hinduísta de Deus). A Meditação Transcendental tem uma natureza religiosa.

Sobre DeusA visão de Maharish sobre Deus reflete uma negação da pessoa infinita de Deus revelada nas Escrituras. A natureza é Deus, tudo é Deus revelado. Cada indivíduo é, em sua real natureza, o deus impessoal. Jesus nunca sofreu nem poderia ter sofrido.

ConclusãoA Meditação Transcendental conclama ser uma técnica de relaxamento e crescimento pessoal sem ‘efeitos colaterais’. Em verdade, a Meditação Transcendental pode trazer prejuízos na área emocional e espiritual. Existe, porém, uma alternativa cristã para a Meditação Transcendental que consiste em meditar na palavra de Deus, a única fonte da paz real.

Sl. 1 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”

Hare Krishna

OrigemDatada de antes do século 5 d.C.

FundadorChaitanya Mahaprabhu. Seus seguidores seguem a doutrina da reencarnação para pagarem os carmas. Pessoas que participaram da Hare Krishna e conseguiram libertar-se contam que embora preguem a pureza, nas comunidades o sexo é praticado constantemente sem que coisas como homossexualidade e prostituição sejam combatidas. As criancinhas da

11

Page 12: Seitas e Heresias

comunidade chegam a morrer por falta de cuidados, enquanto seus pais estão nas ruas angariando dinheiro para fortalecer os cofres da organização.

LivroBhagavad-Gita, uma literatura devocional hindu onde o principal orador é o deus Krishna, que declara ser a encarnação do deus Brahma. É a sua principal literatura, a sua Bíblia, como dizem. Todos os demais livros e revistas da seita têm a sua base doutrinária no Gita. Pelo menos nesse ponto há uma certa sinceridade. Não fazem como muitos falsos profetas que misturam cristianismo, budismo, hinduísmo e outras filosofias no intuito de abraçar o máximo possível. Raríssimas vezes se valem da Bíblia para justificar um ou outro ensinamento. Não são cristãos e não fazem questão de apelar para os ensinamentos de Jesus.

Falsas DoutrinasJesus CristoPara eles, Cristo foi apenas um ‘acarya’, como foram Buda, Maomé, e outros que ensinaram de acordo com as instruções védicas, cujo objetivo é alcançar a última meta da vida, ou seja, voltar ao supremo.

SalvaçãoDeve ser ganha por uma série de obras. Auto negação e sacrifício são essenciais para se alcançar tal salvação.

Os Krsnas têm o hábito de saírem às ruas distribuindo suas literaturas e vendendo incenso. Vestem-se com um manto alaranjado (simbolizando humildade) e usam os cabelos raspados, deixando somente um pequeno rabo de cavalo amarrado para trás. Andam em grupo, e cantam mantras de invocação e saudação a Krishna.

ConclusãoOs Krsnas têm um deus diferente, um Jesus diferente e um caminho diferente para a salvação se comparados com a Bíblia. Por isso, torna-se impossível conciliar as duas crenças (2Co. 11:4). Nosso dever é mostrar a eles com sabedoria a superioridade de Jesus Cristo, sem afrontar suas crenças.

A Família

FundadorO fundador do original ‘Meninos de Deus’, conhecido atualmente como ‘A Família’ é David Berg, filho de uma evangelista e de um pastor.

David tornou-se pastor em 1949, mas, um ano depois abandonou após uma discussão com a liderança da igreja. Esta experiência o deixou com uma grande mágoa e um desprezo permanente por organizações religiosas. Ele acreditava que Deus tinha um destino especial e uma missão para ele, desenvolvida logo após este acontecimento.

Em 1968, com sua esposa e seus quatro filhos, David mudou-se para uma cidade na Califórnia e ali desenvolveu um pequeno grupo de seguidores

12

Page 13: Seitas e Heresias

formado basicamente pelos hippies. Já em 69, o grupo contava com 75 seguidores que viajavam pelos Estados Unidos e Canadá. Foi durante este período que adotaram o nome de ‘Meninos de Deus’ e Berg tomou o nome de Moses David ou simplesmente ‘Mo’. Todos os adeptos trocaram seus nomes por nomes bíblicos simbolizando assim seu ‘novo nascimento’.

Em 1970 foi permitido ao grupo utilizar-se das facilidades de uma rede de TV através de um evangelista chamado Fred Jordan. Em um ano e meio o grupo cresceu para 250. Contudo, um desacordo entre Jordan e o grupo sobre uma propriedade fez com que fossem banidos de todas suas propriedades. Os Meninos de Deus foram então divididos em pequenos grupos e espalhados pelo país.

Falsas DoutrinasDavid Berg é a maior fonte de autoridade; um homem que se considera um profeta. Os membros da seita somente podem receber as verdades de Deus através do Pai David. Ele se comunica com seus discípulos pelas cartas MO, que são consideradas autoridades. Lendo todo o ensino doutrinário da Família, podemos perceber que o intento deles é agradar a todos quantos virem a ter contato com este grupo de falsos seguidores de Jesus Cristo. Falam sobre Deus, mas também creem na mediação dos mortos: ‘Acreditamos que além dos espíritos ministradores angelicais, há ocasiões em que Deus usa espíritos de santos falecidos para ministrarem e darem mensagens ao povo de Deus’. (Nossas Crenças, pg. 3).

ConclusãoNa realidade, o que acontece com uma pessoa que se torna adepto da seita é que pouco a pouco vai se transformando em um verdadeiro robô. Torna-se totalmente alienada do mundo e da sociedade, acumulando traumas. Os que têm se libertado das garras dessa seita falsa têm dito que viviam totalmente escravizados, sem vontade própria e dirigidos pelos desejos dos membros da organização.

A Legião da Boa Vontade

HistóriaO fundador, Alziro Elias David Abraão Zarur, nasceu em 25 de dezembro de 1914 e faleceu em outubro de 1979. Zarur era filho de um casal de católicos ortodoxos que viera da Síria. Em 1926, Zarur diz ter recebido uma revelação de Jesus, dando-lhe a missão de revelar e pregar o Novo Testamento no sentido culto e prático. Em 1949, lançou o programa ‘Hora da Boa Vontade’. Em 1950 a LBV foi organizada oficialmente.

Zarur fez três juramentos: Voto de pobreza, celibato e não envolvimento político. Não cumpriu nenhum: montou uma imensa fortuna sob o manto da LBV, casou-se e, depois, candidatou-se à Presidência da República.

Após a morte de Zarur, o seu secretário José Simões de Paiva Neto assumiu a presidência da LBV. Paiva Neto promoveu um verdadeiro culto à personalidade de Alziro Zarur: ‘Alziro Zarur está vivo enquanto a LBV executa suas ideias’.

13

Page 14: Seitas e Heresias

Falsas DoutrinasAs obras assistenciais da LBV fazem com que ela tenha um enorme prestígio perante a sociedade. Mas, por trás do cuidado com o corpo está um doutrinamento severo do espírito e da mente.

Espírito Santo ‘O Espírito Santo não era, e não é um Espírito Especial, mas uma designação figurada, e indica o conjunto dos espíritos puros’ (A Saga de Alziro Zarur, Vol. 2, p. 123).

A Bíblia‘Os erros da Bíblia são consequências naturais dos seus autores’ (idem, p.86).

Jesus Cristo‘Há quase dois mil anos, Jesus ensinou a verdade, mas não toda a verdade...’.‘Agora, o mundo inteiro pode compreender que Jesus, o Cristo de Deus, não é Deus nem jamais afirmou que fosse Deus’ (idem, p.112).

A Expiação‘Jesus veio para morrer por nós ou para viver por nós? Portanto, Jesus, que não morreu por nós, mas viveu por nós, está mais vivo do que nunca na direção do planeta que ele próprio criou’ (idem, p.99).

Diabo‘Se Deus sempre é perfeito no que faz/E nada do que fez ao mal destina,/ Por que odiarmos nós a Satanás,/Se ele, também, é criação divina?/ Amigos meus, oremos por Satã,/Amemo-lo de todo o coração,/ E respondamos sempre com o perdão/Aos males que nos faça, hoje e amanhã’ (Poema ao Irmão Satanás, de Alziro Zarur no livro Mensagens de Jesus para os sobreviventes, págs. 29-31).

As Testemunhas de Jeová

IntroduçãoA seita das Testemunhas de Jeová é falsa e anticristã. Falsa por que diz obedecer a Bíblia, mas deturpa os seus ensinamentos. Anticristã porque, além de negar a divindade de Cristo, nega também as doutrinas básicas do cristianismo.

HistóriaCharles Russell, fundador da seita, nasceu em 1852 na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Foi criado na Igreja Presbiteriana. Foi membro a Igreja Congregacional e ingressou na Igreja Adventista, abandonando-a depois. No ano de 1874 iniciou o seu próprio movimento, chamando-o ‘Religião Organizada’. Escreveu uma obra de 6 volumes, sob o título: ‘Estudos nas Escrituras’, que foi muito divulgada. Russel foi um homem de maus procedimentos. Por várias vezes compareceu a tribunais, inclusive por ações movidas por sua esposa que dele divorciou-se alegando vida imoral. Russel

14

Page 15: Seitas e Heresias

viu-se muitas vezes em apuros na justiça devido a escândalos financeiros. Após a morte de Russel, Joseph Rutherford, advogado e juiz tomou a direção da seita e somente a deixou na sua morte em 1942. Rutherford efetuou 148 alterações doutrinárias nas crenças da seita.

Falsas DoutrinasBíbliaDizem que ninguém pode interpretar a Bíblia sem a revista ‘A SENTINELA’. Não reconhecem qualquer outra versão da Bíblia, além da sua versão deturpada chamada Tradução Novo Mundo. Muitos testemunhas de Jeová adquirem outras versões da Bíblia simplesmente porque se interessam por alguns versículos para o seu trabalho de proselitismo, dando assim a impressão de que conhecem outras versões.

DeusDizem que Deus não é onipresente nem onisciente. Jesus CristoDizem que Jesus é igual à Satanás. Afirmam que Jesus é Abadom (Ap. 9:11).

Espírito SantoOs Testemunhas de Jeová negam a personalidade do Espírito Santo dizendo que é apenas um poder invisível, uma influência impessoal emanada de Deus, um mero fluido para executar a vontade divina.

A SalvaçãoAs Testemunhas de Jeová ensinam que o número dos salvos será de 144.000. Russel começou ensinando que somente as fiéis Testemunhas de Jeová iriam para o céu. Quando completassem os 144.000 adeptos fiéis, estaria pronto o rebanho de Deus. Acontece que a seita cresceu mais do que seu fundador imaginou e o total de adeptos superou esse número. Em 1935, Rutherford apresentou a Doutrina da Grande Multidão, que se resume no seguinte: 144.000 são os servos escolhidos para reinar com Cristo. As demais ‘Testemunhas’ viverão aqui na terra sob o domínio de Cristo e da sua Igreja. Os 144.000 também são chamados de Pequeno Rebanho, e são a única e verdadeira Igreja. Os que ficarem na terra não serão considerados como Igreja.

LivrosSeu livro guia é o ‘Estudos das Escrituras’, escrito por seu fundador, e a Tradução do Novo Mundo das Escrituras. Os mais conhecidos e traduzidos para o Português são: Religião, Criação, Salvação, Seja Deus verdadeiro, Jeová e A Verdade vos tornará livres.

Igreja Messiânica

FundadorMokiti Okada, o fundador da seita denominada Igreja Messiânica Mundial, nasceu em dezembro de 1892, no Japão. Aos 45 anos passou a anunciar que recebera uma revelação de Deus de que estava iniciando no mundo uma

15

Page 16: Seitas e Heresias

nova era de luz. Os adeptos de Okada o chamam de Meishu-Sama que quer dizer ‘O Senhor da Luz’. Segundo as revelações de Meishu-Sama, a Igreja Messiânica é a responsável pela construção do paraíso terrestre e pela difusão da nova era de luz que a humanidade viverá. Atualmente, sua filha, conhecida e adorada por seus adeptos como Kyoshun-Sama (Mestre que ensina luz), é a líder do movimento.

O nome brasileiro (Igreja Messiânica Mundial do Brasil) é bastante enganoso. De messiânica, a igreja só tem o nome. Não é evangélica, não crê em Jesus Cristo, e seus ensinamentos nada têm a ver com o do verdadeiro Messias revelado na Bíblia. É uma seita nascida na mente de um falso profeta auto intitulado messias que reuniu ingredientes do budismo, do hinduísmo e do panteísmo para formular a sua receita doutrinária.

Falsas DoutrinasJohreiÉ o ponto forte da Igreja Messiânica. Trata-se de uma cerimônia especial onde os líderes espirituais estendem a palma da mão sobre as outras pessoas. Dizem que é a canalização da Luz Divina, através de Meishu-Sama para ajudar à humanidade sofredora. Dizem ainda que o Johrei liberta o homem da miséria e o prepara para viver num mundo ideal de verdade, bondade e beleza.

OhikariÉ o sagrado ponto focal, através do qual é canalizada a luz de Deus e Meishu-Sama. Antigamente era um saquinho de pano, hoje é uma medalha dourada que a pessoa leva junto ao peito pendurada por um cordão.

ConclusãoA Igreja Messiânica prega uma religião bem de acordo com as expectativas de muitas pessoas: não há necessidade de renúncias, de compromissos ou de responsabilidades. O adepto, segundo ensinam, poderá receber tudo aquilo que necessita através da canalização da luz. A única coisa que deve dar são as ofertas voluntárias. Ninguém se preocupa com a sua vida particular ou social. Pecado é uma palavra que não consta no seu vocabulário e não acreditam no inferno, em condenação ou nenhuma pena vindoura. Seus ensinamentos convergem para um mundo perfeito de paz, felicidade e alegria. Para um mundo sem problemas, de amor e constante progresso. Não importa os meios usados para chegar a isso. Afirmam que qualquer meio é válido (todo caminho leva a Deus), desde que haja esperança no coração do homem.

Seicho-No-Iê

HistóriaO movimento Seicho-no-iê foi iniciado por Taniguchi Masaharu, no Japão. Foi educado por um tio de maneira severa. Seu temperamento era retraído e entregava-se à leitura com avidez. Começou a sentir desgosto pela vida e a maldizer a sociedade. Alimentava ideias pessimistas sobre a vida, e procurava uma explicação lógica do mundo e do homem. Taniguchi

16

Page 17: Seitas e Heresias

entregou-se ao estudo das ciências psíquicas que, acreditava, poderiam salvar espiritualmente o homem e a sociedade.

Em 1922, Taniguchi lançou uma revista, denominada Seicho-no-iê. Prometeu que a assinatura da revista garantiria afastar o medo de qualquer mal. Em 1923, escreveu o livro ‘Crítica a Deus’, tendo Judas, o traidor, como herói. Em 1941 transformou a Seicho-no-iê em seita religiosa centralizada no princípio ‘Você é realidade, você é Buda, você é Cristo, você é infinito e inesgotável’.

No dia l0 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional da Seicho-no-iê, no Japão, foi instituída a Sociedade Religiosa Seicho-no-iê no Brasil. Está espalhada, principalmente, pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.

Falsas DoutrinasO Mal ‘Os males não têm existência real nada mais são que simples sombra de imaginação’.‘O mal, a infelicidade, a doença e a depressão econômica apagam-se quando são firmemente negados, porque eles nada mais são do que ilusões falsamente criadas pela morte’ (Convite à Prosperidade, p. 16,27).

O Pecado‘O Pecado Não Existe’ (Revista Acendedor, nº 75, p. 36).

Doenças‘As doenças não existem; a dor não é real, porque a matéria não tem existência real’.Uma pergunta: ‘Se não existisse a doença, como a Seicho-no-iê prega curas milagrosas através de seus livros e revistas?’

O Homem Para a Seicho-no-iê todos os homens são filhos de Deus. O homem é bom. Sem o homem Deus não pode manifestar-se. O homem é puro e perfeito. Como filho de Deus o homem também é Deus.

DeusNa literatura da Seicho-no-iê não se tem uma noção clara sobre Deus. Ele é panteísta, uma vez que se encontra em cada pessoa, em cada coisa deste mundo.

A BíbliaA Seicho-no-iê não dá qualquer relevância à Bíblia. Cita-a de maneira vaga e parcial, sem identificação e fora de contexto, sem qualquer exegese, interpretação ou explicação; utiliza alguns textos para favorecer a seita. A regra de fé e prática da Seicho-no-iê são os escritos de Taniguchi.

17

Page 18: Seitas e Heresias

CristoTaniguchi já afirmou que sua religião é superior ao cristianismo porque opera maiores e mais milagres do que Cristo. Sente-se com autoridade para interpretar as palavras de Cristo segundo suas próprias convicções.

ConclusãoO fato de na Seicho-no-iê haver milagres não indica que é verdadeira. Os feiticeiros no Egito fizeram milagres diante de Moisés. Cristo disse que muitas pessoas comparecerão diante dele dizendo que profetizaram, expulsaram demônios e fizeram milagres, mas Cristo dirá que nunca as conheceu. A Bíblia diz que no fim haveria muitos cristos aparecendo como salvadores. A Seicho-no-iê é uma seita humanista, pensando no aqui e agora; muda os ensinamentos de Jesus; enfatiza o poder de cada pessoa em dominar sua mente, sua vida, sua felicidade.

Mormonismo

IntroduçãoO nome oficial é ‘A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias’, mas é frequentemente chamada de ‘Igreja Mórmon’, e seus membros são, em geral, tratados como ‘mórmons’ ou ‘santos dos últimos dias’.

FundadorJoseph Smith Jr, nascido em dezembro de 1805. Confuso pelos conflitantes apelos das várias crenças, o jovem de quatorze anos, retirou-se para um bosque, perto da fazenda da família e orou por orientação. Foi ali que teve a visão de dois personagens que se identificaram como Deus Pai e seu Filho Jesus Cristo. A Joseph foi dito que não se filiasse a nenhuma das igrejas existentes, e que, caso se provasse digno, seria um instrumento na restauração da Igreja originariamente organizada por Jesus Cristo, Igreja esta que havia desaparecido da terra devido à apostasia. Joseph Smith tinha 17 anos quando recebeu a visita de um anjo chamado Morôni, o qual lhe revelou a existência de um livro escrito em placas de ouro, de cuja tradução originou-se o ‘Livro de Mórmon’.

O ProfetaFoi Joseph Smith um profeta de Deus? Foi um falso profeta?Como se fazer um julgamento correto neste e em outros casos?A própria Bíblia nos ensina como julgar um profeta.

Dt. 18:20-22 “Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.”

Dt. 3:1-3 “Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e

18

Page 19: Seitas e Heresias

sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.”

À luz destas passagens percebemos duas maneiras para se julgar um profeta:

1. Se a palavra que ele proferiu não se cumprir.2. Se a palavra que ele proferiu se cumprir, mas ele se prevalecer disto

para incitar o povo a seguir outros deuses ou pessoas.

Algumas Profecias de Joseph SmithConcernente à Nova Jerusalém e seu templo, deve ser erigido no estado de Missouri nesta geração. Confirmando esta profecia, Orson Pratt, apóstolo do mormonismo declarou ostensivamente ‘Os Santos dos Últimos Dias esperam o cumprimento desta profecia durante a geração em existência (1832) assim como esperam que o sol nasça e se ponha amanhã. Por quê? Porque Deus não pode mentir. Ele cumprirá todas suas promessas’.

Concernente à sua casa em Nauvoo, Joseph Smith profetizou que ela haveria de pertence à sua família para sempre. Porém, após sua morte, os mórmons deixaram a cidade e sua casa não pertence a nenhum de seus familiares.

Aplicou sobre si o texto de 2 Nefi 3:14, dizendo que seus inimigos seriam confundidos e destruídos ao procurarem destruí-lo. No entanto, ele foi morto por uma multidão que invadiu a prisão onde se encontrava.

A revista de Oliver B. Huntinton, vol. 2, pg. 166, cita a seguinte profecia de Joseph Smith: ‘Os habitantes da lua têm tamanho mais uniforme que os habitantes da terra, têm cerca de 1,83m de altura. Vestem-se muito à moda dos Quakers e seu estilo é muito geral, com quase um tipo só de moda. Têm vida longa chegando geralmente a quase mil anos’. Evidentemente, Joseph Smith jamais sonhara que os homens, um dia, haveriam de chegar à lua e verificar que lá não existe nenhuma espécie de vida, as condições de massa, temperatura, gravidade e meios não permitem condições de vida semelhantes à da terra na lua.

Só podemos concluir que Joseph Smith foi um falso profeta, um enganador que iludiu e tem iludido pessoas por todo o mundo. Este homem nunca conheceu a Deus, muito menos ouviu sua voz ao abrir a boca e proferir falsas profecias que nunca se cumpriram e nunca se cumprirão.

Principais LivrosEsses livros são chamados de obras-padrão da Igreja.

Gl. 1:8,9 “Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema.”

O Livro de MórmonConsiderado acima da Bíblia. Ezra declarou: ‘O Livro de Mórmon é a pedra angular de nossa religião, no testemunho de Cristo e em nossa doutrina’.

19

Page 20: Seitas e Heresias

O livro fala sobre a visita de Jesus Cristo ao povo das Américas, logo após Sua ressurreição. Sua origem não pode ser comprovada. Não existe o idioma ‘egípcio reformado’ mencionado ali. Nada dos relatos do Livro de Mórmon pôde ser confirmado até agora. Ainda não se descobriu nenhuma cidade sequer das trinta e oito mencionadas.

Doutrina e ConvêniosSão as ‘revelações’ de Joseph Smith, que tratam sobre a Doutrina de Deus, da Igreja, do sacerdócio, da ressurreição, do homem após a morte e dos níveis da Salvação.

Pérola de Grande ValorEste Livro tão conceituado entre os Mórmons já foi amplamente desmascarado como fraude, apesar de Joseph Smith alegar tê-lo traduzido milagrosamente para o inglês a partir de escritas hieroglíficas egípcias.

Falsas DoutrinasDeus‘Agora ouvi, ó habitantes da terra! Quando nosso pai chegou ao jardim do Éden, entrou nele com um corpo celestial e trouxe consigo Eva, uma de suas esposas... Ele é Miguel, o Arcanjo’ (Brigham Young – Revista de Discursos, Vol.1, pp. 50,51).

Jesus Cristo‘Jesus Cristo foi polígamo: Maria e Marta, as irmãs de Lázaro, eram suas esposas e Maria Madalena era outra. Também a festa nupcial de Caná da Galileia, onde Jesus transformou água em vinho, realizou-se por ocasião de um dos seus casamentos’ (Brigham Young, Wife no. 19, pg. 384).

BatismoEnsinam que os que morreram sem ter conhecido o Evangelho podem ser batizados em um templo, vicariamente. Essa ordenança abre o caminho para a salvação.

Satanás‘… Lúcifer, o filho da alva, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo’ (Doutrina Mórmon por Bruce McConkie, pp. 163,164).

Matrimônio‘O matrimônio, na teologia Mórmon, é um contrato sagrado ordenado divinamente. Sob a autoridade do sacerdócio, um homem e uma mulher são casados não somente para esta vida como maridos e esposas legais, mas também para a eternidade’.

O Movimento Nova Era

IntroduçãoO movimento não apresenta uma data específica de fundação e nem fundador. Não tem liderança humana a que esteja subordinada, embora ele esteja indo exatamente para onde deseja. Porém é errôneo afirmarmos que a Nova Era não apresenta nenhum tipo de liderança. Os verdadeiros líderes,

20

Page 21: Seitas e Heresias

reconhecidos pelos adeptos, são seres espirituais, a quem chamam de espíritos, anjos ou extraterrestres.

Expansão do MovimentoNos anos 60 ocorreu o aparecimento dos Hippies, exaltando o amor à natureza, a liberdade sexual, a paz e a Nova Era de Aquário. Este movimento deixou sequelas. A rejeição aos valores e princípios cristãos em nossos dias é resultado direto do movimento. Essa sequela teve um papel importante para a infiltração do movimento da Nova Era, fruto do trabalho de vários indivíduos e grupos que trabalharam de maneira direta para a existência do movimento, não só no século XX, mas em todo o decorrer da História, através de filósofos, como Aldous Huxley (autor do livro Admirável Mundo Novo) e grupo de intelectuais, artistas e cientistas, com suas reflexões de transcendência (Chegar a um alto grau de superioridade. Que vai além da pessoa para alguma coisa fora dela), pregando a cura por meios paranormais e o desenvolvimento da consciência humana. Sua meta é estabelecer uma Nova Ordem Mundial e uma Nova Religião Mundial.

O termo ‘Nova Era’ refere-se à Era de Aquário que, de acordo com seus seguidores, está se iniciando. Supostamente trazendo uma promessa de paz, iluminação e reunificação do homem com Deus.

O AvatarOs adeptos da Nova Era esperam por um tipo de messias (Maitreya) que coloque ordem no mundo e estabeleça a paz. Acreditam que cada era possui o seu avatar e que para a era de aquário também se levantará uma espécie de messias. Esse líder mundial surge de forma a satisfazer as religiões, pois é apresentado como o esperado de todas elas. Explicam que todos esses esperados são um mesmo ser, com nomes diferentes: O messias dos Judeus O quinto Buda dos budistas O Iman Mahdi dos muçulmanos O Krishma dos hindus O Cristo dos cristãos

Com relação ao Cristo dos cristãos, eles fazem uma importante distinção entre Jesus e o Cristo que voltará. Benjamim Creme, que afirma ser porta-voz de Maitreya, explica essa distinção dizendo que Jesus é um discípulo de Maitreya. Assim, Jesus teve o seu momento de Cristo, mas já não é mais.

Falsas DoutrinasDeusO conceito de divindade é resgatado dos antigos conceitos orientais, que refutam a ideia de um Deus pessoal, detentor de atributos pessoais. Deus não está sentado em seu trono como Rei soberano regendo todas as coisas; é apenas uma energia universal de onde derivam todas as coisas. Em suma, acreditam que tudo o que existe no universo é Deus, que toda matéria apresenta natureza divina.

21

Page 22: Seitas e Heresias

O HomemO Homem é o centro de todas as doutrinas da Nova Era, não sendo em nada menor do que Deus. Acreditam que todas as forças do Universo estão dentro do homem e que através do poder da mente podemos realizar qualquer milagre. Creem na existência de forças opostas dentro do ser humano, sendo assim ele é igualmente masculino e feminino; cristo e demônio; positivo e negativo.

LúciferÉ ponto básico no pensamento da Nova Era a existência de um ser superior a todos os outros em nível de evolução. A Nova Era, através de diversas artimanhas, tem sugerido às pessoas a imagem de um Lúcifer ‘Emanador de luz’, inocente e que na realidade é um mestre cósmico bom e que deseja ajudar a humanidade, sendo superior ao próprio Jesus Cristo.

Jesus CristoDe acordo com o pensamento da Nova era, Jesus Cristo não é nada mais do que um ser de nível evolutivo alto. Creem que qualquer um pode chegar a esse nível. Pregam que na Nova Era o homem atingirá um estágio de alta evolução crística e que esse fator faz da Era de Aquário uma era de profunda harmonia da humanidade cósmica.

ConclusãoSomos chamados a proclamar o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo aos adeptos da Nova Era, desenvolvendo estratégias evangelísticas apropriadas que não afrontem a pessoa, mas mostrem de forma clara que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida.

A Nova Era não oferece discernimento espiritual e ignora o fato de que Satanás mesmo se disfarça como ‘um anjo de luz’ (2Co. 11:14,15).

22

Page 23: Seitas e Heresias

Alguns Símbolos da Nova Era

Número da BestaEste número tem qualidades sagradas e por isso, deveria ser usado com maior frequência possível para representar a Nova era, segundo os ensinamentos da Alice Bailey, suma-sacerdotisa da Sociedade Teosófica. Na Bíblia aparece como sendo o número da besta.

Meio Arco-íris

Representa a ponte entre a alma humana individual e a Grande Mente Universal ou Alma Universal, que é Lúcifer. Também é considerado como Ponte Mental entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala, governada por Lúcifer.

Yin YangRepresenta o equilíbrio entre as forças contrárias: negativo e positivo, bem e mal, preto e branco. O bem e o mal são a mesma coisa, apenas são vibrações altas ou baixas. Assim, a Nova Era afirma que Deus e Lúcifer se completam, pois as forças opostas são parte da mesma perspectiva divina.

Fita entrelaçada – Sem Fim

Significa a vida entrelaçada, onde há sempre uma continuidade em outras encarnações. Também representa o pacto de sangue entre os adeptos, envolvendo pessoas ou organizações.

Estrela de cinco pontasAs duas pontas para cima, significam Lúcifer e seu reino; duas pontas para baixo, significam o homem como deus. É o símbolo da adoração a Satanás já estabelecida em várias partes do mundo. Alguns conjuntos musicais adotam este símbolo para garantir sucesso.

Mão chifrada

Usado por artistas ligados à música (principalmente Rock) e seus fãs. Simboliza o louvor em rituais satânicos.

Cruz virada para baixo

Simboliza zombaria da cruz de Jesus.

23

Page 24: Seitas e Heresias

Lua-estrela

Usados em roupas, adereços, artes e também em centros espíritas. Simboliza poder para transportar através do cosmos.

Pirâmide

É tida como elemento que capta a energia cósmica e beneficia as pessoas dando sorte nos negócios.

Anarquia

Símbolo da destruição de toda e qualquer forma de governo.

Cruz de Nero É uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de pé-de-galinha. Simboliza a verdadeira paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços quebrados e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies.

Cruz com laço Simboliza o desprezo da virgindade, troca da parceiros conforme a escolha pessoal. O movimento Nova Era ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos deuses promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias, a prostituição ritual, etc.

Netuno

Simboliza a transformação das crenças. A cruz para baixo significa que todas as crenças serão destruídas para que o planeta Terra seja governado por Maitreya o Novo Messias.

Mancha

Usada principalmente em automóveis. É uma gota de sangue em zombaria ao sangue redentor de Jesus.

24

Page 25: Seitas e Heresias

Passos Práticos Para Evangelizar um Membro de Seita

Prepare-se em oraçãoA oração é o alicerce da vida cristã. Deus procura um povo intercessor, disposto a se colocar na brecha a favor dos necessitados. A vitória é primeiramente conquistada nos céus, pela oração!

Mt. 21:22 “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis.”

Tenha uma atitude amistosa. Concorde em não contenderQuerer convencer qualquer pessoa a respeito de coisas espirituais pelo poder da eloquência ou da lógica é perda de tempo. Mantenha-se calmo e tranquilo, sabendo que o Espírito Santo estará te auxiliando e te fazendo lembrar tudo que tem aprendido.

Zc. 4:6 “Esta é a palavra do SENHOR: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”

Não se envolva em longas e inúteis discussõesAs discussões afastam-nos do propósito original de evangelizarmos uma pessoa e leva-nos a trilhar caminhos perigosos e desconhecidos, pois temos a tendência de nos irarmos e não chegarmos a lugar algum, perdendo a oportunidade de pregar sobre Jesus. Antes, ouça o que têm a dizer e seja paciente.

2Tm. 2:14 “Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.”

Seja firme, mostre autoridade, sem se imporNinguém gosta de ser confrontado em suas crenças. O ser humano se apega naquilo que acredita ser verdade, por isso devemos ter sabedoria ao conversarmos com um membro de qualquer seita para não ferir seus sentimentos e ao mesmo tempo não sermos negligentes em mostrar a verdade.

1Pe. 3:15 “... estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.”

Ensine a verdadeTemos a tendência de justificarmos nossa fé com bases biblicamente incorretas. Seja por ficarmos nervosos e preocupados, ou seja por desconhecermos a verdade o fato é que de vez em quando saímos do ensino da palavra e ficamos inventando histórias. Por isso lembre-se: Esteja preparado em todo tempo e não invente, ensine a verdade.

2Tm. 4:2 “prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina.”

A vitória final pertence ao Senhor Jesus!!!

“E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. A graça de nosso Senhor Jesus

seja convosco.”Rm. 16:20

25

Page 26: Seitas e Heresias

Tarefas para a próxima aula:

Em papel contendo seu nome e nome de seu professor, fazer uma lista de versículos que nos ajudem a refutar as falsas doutrinas do Espiritismo e do Mormonismo.

Exemplos:

1. Sobre Jesus: ‘Cristo foi um homem bom, mas não poderia ter sido divino, exceto no sentido, talvez em que todos somos divinos.’

RefutaçãoJesus foi e sempre será divino: Fp. 2:6 “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus”

2. Sobre Jesus: ‘Não foi gerado pelo Espírito Santo’.RefutaçãoLc. 1:35 “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.” Mt. 1:20 “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.”

26