Seleção do brasileirão 2011

44
Seleção do Campeonato Seleção Campeonato Brasileiro 2011 por Joaquim Lo Prete Nota: A ordem de apresentação dos jogadores é proposital. Nos goleiros, por exemplo. Para mim, o melhor foi Fernando Prass, depois, Jéfferson. Entendido?

description

 

Transcript of Seleção do brasileirão 2011

Page 1: Seleção do brasileirão 2011

Seleção do Campeonato

SeleçãoCampeonato Brasileiro 2011

por Joaquim Lo Prete

Nota: A ordem de apresentação dos jogadores é proposital. Nos goleiros, por exemplo. Para mim, o melhor foi Fernando Prass, depois, Jéfferson. Entendido?

Page 2: Seleção do brasileirão 2011

Goleiros

Page 3: Seleção do brasileirão 2011

Fernando Prass (Vasco)

O melhor goleiro da competição, com certeza. Jogou todas as partidas do campeonato, e o Vasco é a segunda melhor defesa do BR-11. Muito desta marca é responsabilidade dele, que fez também defesas espetaculares.

Page 4: Seleção do brasileirão 2011

Jéfferson (Botafogo)

De grão em grão, o goleiro do Botafogo se tornou titular da Seleção. Foi muito bem num geral do Campeonato Brasileiro, apesar de ter caído de produção no fim do torneio.

Page 5: Seleção do brasileirão 2011

Felipe (Flamengo)

O goleiro flamenguista, mesmo com uma defesa limitada em sua frente (David Braz, Léo Moura, Jr. César, todos jogadores que, defensivamente falando, estão abaixo do esperado), fez grandes defesas e foi um dos melhores jogadores do Mengão neste campeonato.

Page 6: Seleção do brasileirão 2011

Laterais Direitos

Page 7: Seleção do brasileirão 2011

Fágner (Vasco)

O lateral vascaíno foi muito bem ofensivamente e foi peça importante da boa campanha vascaína no campeonato. Gols e Assistências marcaram a performance do lateral direito.

Page 8: Seleção do brasileirão 2011

Mariano (Fluminense)

O Fluminense ascendeu no segundo turno, e um dos nomes que se destacou foi o de lateral direito Mariano, que ainda não tinha jogado o que jogou no Brasileirão de 2010. Destacou-se no ataque.

Page 9: Seleção do brasileirão 2011

Marcos Rocha (América-MG)

Muitos pensam que foi Kempes, mas eu acho que Marcos Rocha foi o melhor jogador do rebaixado América Mineiro. Deve sair para Santos, São Paulo, Internacional ou Flamengo em 2012. 4º maior ladrão de bolas do Brasileirão.

Page 10: Seleção do brasileirão 2011

Zagueiros

Page 11: Seleção do brasileirão 2011

Dedé (Vasco)

Dedé foi um dos melhores jogadores do campeonato. Roubou muitas bolas, foi referência na saída de bola vascaína, marcou muitos gols, virou “mito” para a torcida do Vasco. “Uma pena” ter Neymar no futebol brasileiro, caso contrário Dedé seria o melhor do campeonato.

Page 12: Seleção do brasileirão 2011

Mário Fernandes (Grêmio)

Ele jogou como lateral direito, mas é zagueiro de origem e, apesar de ter ido bem ofensivamente, jogou muito defensivamente falando também. Mostrou-se um jogador completo, e é uma pena ter recusado servir a Seleção no amistoso contra a Argentina, o que deve dificultar sua presença em futuras listas.

Page 13: Seleção do brasileirão 2011

Réver (Atlético-MG)

Melhor jogador do Galo no Campeonato. O Atlético, que montou um time para brigar por título, foi o grande fiasco da competição, brigando para permanecer na Série A. Réver, porém, foi regular durante todo o Brasileirão, tanto defensivamente como ofensivamente.

Page 14: Seleção do brasileirão 2011

Antônio Carlos (Botafogo)

O zagueiro botafoguense fez uma boa dupla de zaga ao lado de Fábio Ferreira, roubando bolas e marcando gols. Mostrou regularidade durante quase todo o campeonato, mas, tal como toda a equipe botafoguense, caiu de produção na reta final.

Page 15: Seleção do brasileirão 2011

Édson Silva (Figueirense)

Édson Silva foi uma das principais peças do Figueirense, que foi a surpresa deste Brasileirão. Seguro na defesa, era o principal homem da equipe do técnico Jorginho na bola aérea ofensiva. Marcou três gols.

Page 16: Seleção do brasileirão 2011

Laterais Esquerdos

Page 17: Seleção do brasileirão 2011

Cortês (Botafogo)

O lateral botafoguense, de fato, caiu de produção após ser convocado (e representar muito bem) a Seleção Brasileira na Supercopa das Américas. Porém, ele foi uma das principais revelações deste campeonato, e foi diretamente responsável por vários pontos conquistados pelo Fogão, que brigou até o fim por vaga na Libertadores.

Page 18: Seleção do brasileirão 2011

Kléber (Internacional)

Mais um bom campeonato de Kléber, do Inter. Além de ter se tornando um dos líderes da equipe dentro de campo, sob a batuta de Dorival Júnior o jogador recuperou o bom futebol de antigamente, marcando gols e dando assistências.

Page 19: Seleção do brasileirão 2011

Carlinhos (Fluminense)

A lateral esquerda não foi um bom setor deste campeonato, e Carlinhos figura nesta seleção por eliminação. Apresentou um futebol regular e, de fato, jogou bem na arrancada do Fluminense no segundo turno.

Page 20: Seleção do brasileirão 2011

Volantes

Page 21: Seleção do brasileirão 2011

Paulinho (Corinthians)

Ano passado, Paulinho era motivo de chacota no Corinthians. Na minha escola, o cara que jogasse pior no futebol do recreio levava para casa o fictício “Troféu Paulinho”. Pois é, ano novo, vida nova. Paulinho foi o terceiro melhor jogador deste brasileiro, o melhor corintiano. Foi o segundo que mais marcou gols e o segundo que mais roubou bolas, para se ter uma ideia do equilíbrio que ele apresentou em campo.

Page 22: Seleção do brasileirão 2011

Rômulo (Vasco)

O jovem volante do Vasco, de apenas 21 anos, ganhou espaço na equipe titular do Gigante da Colina esta temporada, se destacou e chegou à Seleção Brasileira de Mano Menezes. Tem propostas para sair, mas deve permanecer no Rio de Janeiro em 2012.

Page 23: Seleção do brasileirão 2011

Ralf (Corinthians)

Ralf foi outro pilar da conquista corintiana. Com uma média de três desarmes e cinco bolas roubadas por jogo, o volante chegou à Seleção Brasileira no segundo semestre de 2011. Formou com Paulinho a melhor dupla de volantes do campeonato.

Page 24: Seleção do brasileirão 2011

Marcos Assunção (Palmeiras)

O Palmeiras de fato se recuperou nas últimas três rodadas, batendo Bahia (fora de casa), São Paulo e empatando com o campeão Corinthians. Mas, se não fosse por Marcos Assunção, tenho certeza absoluta que o alviverde imponente teria sido rebaixado. O Verdão terminou a nove pontos do descenso, e eu me lembro de cabeça de umas quatro, cinco partidas nas quais o Palmeiras venceu apenas por causa dele.

Page 25: Seleção do brasileirão 2011

Willians (Flamengo)

Willians foi, como também foi nos últimos dois anos, o maior ladrão de bolas do Campeonato. O desentendimento que teve com comissão técnica/diretoria do Flamengo no segundo turno tirou consideravelmente o brilho de seu desempenho, mas não o suficiente para tirá-lo desta lista.

Page 26: Seleção do brasileirão 2011

Meias

Page 27: Seleção do brasileirão 2011

Thiago Neves (Flamengo)

Thiago Neves arrebentou em sua primeira temporada como jogador rubro-negro. Marcou gols, deu assistências, e foi o sexto jogador flamenguista que mais bolas roubou no campeonato. Também chegou à Seleção Brasileira.

Page 28: Seleção do brasileirão 2011

Diego Souza (Vasco)

Diego Souza decidiu muitas partidas para o Vasco, sobretudo fora de casa. Depois de Dedé e Prass, foi o principal jogador vascaíno na competição. Merece novas chances na Seleção Brasileira.

Page 29: Seleção do brasileirão 2011

Elkeson (Botafogo)

Eu tinha visto Elkeson jogar ano passado, quando ele se destacou no Vitória. Eu sabia que ele ia ser bom, tinha certeza. Fiquei com um pé atrás quando ele foi para o Botafogo, achei que ele podia se destacar mais em outros lugares. Queimei a língua. Um dos jogadores que mais demonstrou completude neste campeonato, Elkeson, no Fogão, foi o terceiro que mais bolas roubou, o segundo que mais gols marcou e o que mais assistências deu.

Page 30: Seleção do brasileirão 2011

Douglas (Grêmio)

Não é à toa que o Corinthians deseja seu retorno. Douglas jogou muita bola pelo Grêmio neste Brasileirão. É impressionante como ele pega bem na bola. Com este talento, marcou muitos gols e deu muitas assistências no BR-11.

Page 31: Seleção do brasileirão 2011

D’Alessandro (Internacional)

D’Alessandro viveu neste Campeonato o que foi sua melhor fase no Inter desde 2009. Em companhia de Oscar e Leandro Damião, marcou gols e deu assistências. Deu trabalho fazer a escolha de quem ficaria com esta quinta vaga (pensei em Marquinho, do Flu, e em Oscar, do mesmo Inter), mas o argentino jogou muita bola e mereceu figurar nesta lista.

Page 32: Seleção do brasileirão 2011

Atacantes

Page 33: Seleção do brasileirão 2011

Neymar (Santos)

Neymar é único. Jogou menos (em quantidade!) do que todos os outros desta lista, e foi indiscutivelmente o melhor jogador do campeonato. 12 gols, 5 assistências e 104 faltas sofridas em apenas 19 partidas jogadas. Craque.

Page 34: Seleção do brasileirão 2011

Fred (Fluminense)

O que Fred, do Fluminense, jogou no segundo turno não é brincadeira. Foi o principal responsável pela classificação do Flu para a Libertadores do ano que vem. Fechou o campeonato com 22 gols, 3 assistências, 5 chutes na trave e 26 chutes defendidos. Tudo isto em apenas 24 jogos.

Page 35: Seleção do brasileirão 2011

Borges (Santos)

Borges mostrou porque Romário disse uma vez que ele era o melhor centroavante no Brasil, há alguns anos atrás. Como chegou no meio do primeiro semestre, não pode ser inscrito na Libertadores e focou o Brasileirão. Mesmo nos períodos que estava sem a companhia de Neymar e Ganso, ele mostrou qualidade, marcou gols e foi o artilheiro do campeonato.

Page 36: Seleção do brasileirão 2011

Leandro Damião (Internacional)

Leandro Damião teve muito azar de ter se contundido e ficado dois meses fora quando estava no auge de sua melhor fase. Mesmo assim, o que ele fez antes da lesão é mais do que suficiente para que ele figure nesta lista.

Page 37: Seleção do brasileirão 2011

Liédson (Corinthians)

Eis uma escolha difícil de fazer. Fiquei em dúvida entre Liédson, Rafael Sóbis e Dagoberto para esta vaga. Mas Liédson marcou mais gols do que os outros rivais, foi campeão e, de fato, jogou um pouquinho mais. Ficou com a última vaga.

Page 38: Seleção do brasileirão 2011

Técnicos

Page 39: Seleção do brasileirão 2011

Tite (Corinthians)

É difícil não dar um prêmio desses para o treinador campeão. Mas Tite teve méritos, conseguiu manter Adriano no banco quando, em tese, ele já podia jogar mais de 45 minutos, trocou a dupla de zaga no meio da competição para uma melhor ainda, fez de Paulinho e Ralf dois jogadores de Seleção e venceu o campeonato. Para mim, é o bastante para considerá-lo o melhor técnico da competição.

Page 40: Seleção do brasileirão 2011

Jorginho (Figueirense)

Fiquei em dúvida se considerava Jorginho ou Tite o melhor. Escolhi Tite, mas “a vida segue”. Jorginho foi muito bem no Figueirense, a equipe entrou no campeonato candidatíssima a retornar para a segunda divisão em 2012 e brigou até a última rodada por uma vaga na Libertadores.

Page 41: Seleção do brasileirão 2011

Ricardo Gomes/Cristóvão Borges (Vasco)

A dupla vascaína ficou com a última vaga para “Treinadores”. Ricardo Gomes foi bem no começo do campeonato e, mesmo após sua internação, soube seguir incentivando a equipe cruzmaltina. Cristóvão Borges conseguiu, mesmo pegando o bonde andando, fazer do Vasco uma equipe vencedor que brigou por título até a última rodada.

Page 42: Seleção do brasileirão 2011

Revelações

Oscar (Internacional)

1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar

Cortês (Botafogo) Rômulo (Vasco)

Page 43: Seleção do brasileirão 2011

Os Melhores 1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar

Neymar (Santos) Dedé (Vasco) Paulinho (Corinthians)

Page 44: Seleção do brasileirão 2011

Esta Apresentação é de Uso Exclusivo do Blog do JocaA republicação é proibida