SEM.BRASIL-INCOMPLETO

9
Deus quer, o homem sonha, a obra nasce. Fernando Pessoa

description

PROJETO INCOMPLETO

Transcript of SEM.BRASIL-INCOMPLETO

Page 1: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.Fernando Pessoa

Page 2: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

Villa-Lobos

“O Brasil tem forma geográfica de um coração. Todo brasileiro tem este coração. A música vai de uma alma a outra. Os pássaros

conversam pela música. Eles têm coração.. Tudo que se sente na vida se sente no coração. O coração é o metrônomo da vida, e há muita gente na humanidade que se esquece disso. Justamente, o que mais precisa a humanidade é de um metrônomo. Se houvesse alguém

no mundo que pudesse colocar um metrônomo no cimo da Terra, talvez estivéssemos mais próximos da Paz. Por que se desentendem, vivem descompassados raças e povos? Porque não se lembram do metrônomo que guardam no peito, o coração.

Page 3: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

Humberto de Campos foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX. Membro da academia brasileira de letras, Campos foi um cronista virtuoso que soube colorir o cotidiano nacional com uma prosa terna e mordaz, a um só tempo.Em O Brasil Anedótico, por exemplo, Campos comenta a vida social e política do país, registrando com humor inconfundível, fatos históricos negligenciados pela historiografia tradicional. Trata-se de literatura altamente qualificada a serviço da cultura nacional.Aliás, muito recentemente os historiadores de ofício se renderam ao valor da obra literária como documentação. Agora os livros de literatos como Humberto de Campos passam a ser revisitados pelo mundo acadêmico e se submetem ao olhar crítico de quem busca nas entrelinhas do texto, informações preciosas sobre um dado contexto.O que estamos a dizer, é que sempre serão relevantes os produtos culturais comprometidos com a formação de uma cultura historiográfica no Brasil. Obras que considerem a singularidade do processo histórico brasileiro, podem se tornar vigoroso instrumento de construção da cidadania quando lidas com criticidade.Reconhecer a complexidade que envolve a convivência social, cultural e étnica em nosso país será o primeiro passo para a superação da intolerância. Um povo deve conhecer a própria história, suas tradições, conscientizando-se quanto às suas crenças e valores. E muito se ganha nesse sentido quando resgatamos trabalhos literários cuja a temática é a história nacional.Essa é uma das bases concretas sobre as quais se erguem os preceitos éticos. E é a ética que norteia e exige de todos, propostas e iniciativas que visem à superação do preconceito e da discriminação.

Em 1910, quando contava 24 anos, pub-lica seu primeiro livro de versos, intitulado “Poeira” (1.ª série), que lhe dá razoável reconhecimento. Dois anos depois, muda-se para o Rio de Janeiro, onde prossegue sua carreira jornalística e pas-sa a ganhar destaque no meio literário da Capital Federal, angariando a amizade de escritores como Coelho Neto, Emílio de Menezes e Olavo Bilac. Torna-se cada vez mais conhecido em âmbito nacional por suas crônicas, publicadas em diver-sos jornais do Rio de Janeiro, São Paulo e outras capitais brasileiras, inclusive sob o pseudônimo “Conselheiro XX”.

Em 1919 ingressa na Academia Bra-sileira de Letras, sucedendo Emílio de Menezes na cadeira n.º 20. Um ano depois ingressa na política, elegendo-se deputado federal pelo seu Estado natal, tendo seus mandatos sucessivamente renovados até a eclosão da Revolução de 1930, quando é cassado. Após passar por um período de dificuldades financei-

ras, é nomeado, graças à admiração que lhe votavam figuras de destaque do Gov-erno Provisório, Inspetor de Ensino no Rio de Janeiro e, posteriormente, diretor da Casa de Ruy Barbosa.Em 1933, com a saúde já debilitada, Humberto de Campos publicou suas Memórias (1886-1900), na qual descreve suas lembranças dos tempos da infân-cia e juventude. A obra obteve imediato sucesso de público e de crítica, sendo objeto de sucessivas edições nas déca-das seguintes. Uma segunda parte da obra estava sendo escrita por Humberto de Campos quando de seu falecimento, vindo à lume postumamente sob o título de Memórias Inacabadas.

Após vários anos de enfermidade, que lhe provocou a perda quase total da visão e graves problemas no sistema urinário, Humberto de Campos faleceu no Rio de Janeiro, em 5 de dezembro de 1934, aos 48 anos, em virtude de uma síncope ocorrida durante uma cirurgia.

Humberto de Campos1886 - 1934

Page 4: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

O Seminário Litero-musical Brasil, Coração do Mundo articulará teatro, música, dança, artes plásticas e poesia em torno de um estudo multidisciplinar de uma obra literária de mesmo nome escrita por Humberto de Campos.

Será uma grande reunião de artistas e pesquisadores que estarão socializando suas impressões sobre um livro singular que romanceia a História Colonial e Imperial do Brasil.

A contribuição de eventos dessa natureza se dá no campo da construção de uma democracia plena, que promova a experiência do respeito mútuo. Será a música, o livro, o teatro, a dança e a pintura transcendendo perspectivas estreitas e apontando para um horizonte social mais feliz.Um espetáculo artístico assim, que trata da formação de nossa engrenagem civilizatória, têm um papel fundamental nessa tomada de consciência. Em primeiro lugar, porque a arte é o espaço em que se dá a convivência entre os diferentes. Em segundo, porque é na interação cultural em torno de uma obra literária de natureza histórica que, muitas vezes, são repensadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. Em terceiro lugar, porque esse evento apresenta ao cidadão conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões em torno de questões sociais no mundo inteiro.

Page 5: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

No cenário mundial, o Brasil representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade. A singularidade que permite essa esperança é dada por sua constituição histórica peculiar no campo cultural.

SEMINÁRIO LÍTERO-MUSICAL “A CAMINHO DA LUZ”

Page 6: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

Constelação da Cruz, cheia de graças,Transfundi numa só todas as raças,No país da esperança e da bondade.

Pedro de AlcântaraParnaso de Além de TúmuloChico Xavier

Page 7: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

Reconhecer a complexidade que envolve a convivência social, cultural e étnica em nosso país será o primeiro passo para a superação da intolerância. Um povo deve conhecer a própria história, suas tradições, conscientizando-se quanto às suas crenças e valores.

Page 8: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

Brasileiros, vivamos a aliançaDo trabalho, do bem e da esperança,No País da Bondade, almo e fecundo!...

Pedro de AlcântaraChico Xavier

Page 9: SEM.BRASIL-INCOMPLETO

SÁBADO – 8:00 ÀS 19:00H

1) Apresentação Artística – Grande Teatro - Ainda dependemos de resposta efetiva quanto a data e local para fecharmos com artistas que planejamos convidar para o evento. Nomes como Rolando Boldrim, Altay Veloso (Alabê de Jerusalém), Selma Reis, Ladston do Nascimento, Lima Duarte, Cia Laboro de Teatro, Luciano Luppi, entre outros.

2) Painel – Grande Teatro - Com a participação de 5 especialistas sobre História do Brasil e conhecedores da obra de Humberto de Campos.Trata-se da apresentação da obra com enfoque na sua contribuição para o povo brasileiro nos seus aspectos culturais, histórico, étnico e literário. Participam deste debate multidisciplinar, professores, doutores, literatos, magistrados.

3) No hall de entrada, exposição da pesquisa realizada sobre a obra e intervenções artísticas (esquetes baseadas na obra).

4) Venda de Livros e DVDs – No hall de entrada

5) Início da Montagem do seminário de Domingo a partir das 19 horas.

DOMINGO – 8:00 às 22:00h

1) Termino da montagem para o Seminário, ensaios, etc.2) Gravação para DVD do Seminário Lítero-Musical Brasil, coração do mundo.

a. Seminário proferido por Haroldo Dutra Diasb. Apresentações musicais com participação de:

i. Ladston Nascimento ii. Altay veloso iii. Ricardo Marçal - Violonista iv. Demósthenes Junior e quarteto de cordasv. Apresentação de peças de Villa Lobosvi. Outros convidados dependem da data e local da apresentaçãovii. Dança com Natália Samarinoviii. Intervenções Multimídiac. Sonorização – EMERSOMd. Iluminação e projeções – Df Audio Visual - Fabio Duraes

PROPOSTA ARTÍSTICA PARA O SEMINÁRIO LÍTERO-MUSICAL BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDOOs dois dias dedicados a este seminário, contemplam as seguintes atividades