Sementeira de Bolotas e Castanhas

5
começar a sua sementeira e a actividade sobre os factores do meio ambien Quais os materiais que necessitas para dar inicio à sem Primeiro terás de preparar os vasos para depois poder PROJECTO FIP – 1ºCICLO ANO LECTIVO 2010/2011 4º ANO NOME:__________________________________ TURMA_____ Nº_____ SEMENTEIRA DE CASTANHAS E DE BOLOTAS MATERIAL PARA A SEMENTEIRA caroços dos teus frutos favoritos (laranja, pêra, maçã, pêssego, limão, castanhas, bolotas de carvalho) vasos grãos de argila expandida turfa (substâncias vegetais em decomposição: “terra vegetal”) vermiculite ou perlite solo escuro (substrato universal para vaso: “terra comum de jardim ou de quintal”) cobertura de casca de árvore 1 pá de jardinagem (ou uma colher de chá) etiquetas para identificar as plantas dos vasos 1 saco de plástico preto e 1 saco de plástico transparente régua bacia de plástico gobelé de 50ml 1 de 4 | Professora Joana Carvalho

Transcript of Sementeira de Bolotas e Castanhas

Page 1: Sementeira de Bolotas e Castanhas

Agora que já recolheste castanhas e bolotas de carvalho, podes começar a sua sementeira e a actividade sobre os factores do meio ambiente que podem afectar o desenvolvimento da semente numa pequena planta!

Quais os materiais que necessitas para dar inicio à sementeira?

Primeiro terás de preparar os vasos para depois poderes colocar as sementes!

PROJECTO FIP – 1ºCICLO

ANO LECTIVO 2010/2011

4º ANO

NOME:__________________________________ TURMA_____ Nº_____

SEMENTEIRA DE CASTANHAS

E DE BOLOTAS

MATERIAL PARA A SEMENTEIRA

caroços dos teus frutos favoritos (laranja, pêra, maçã, pêssego, limão, castanhas, bolotas de carvalho) vasos grãos de argila expandida turfa (substâncias vegetais em decomposição: “terra vegetal”) vermiculite ou perlite solo escuro (substrato universal para vaso: “terra comum de jardim ou de quintal”) cobertura de casca de árvore 1 pá de jardinagem (ou uma colher de chá) etiquetas para identificar as plantas dos vasos 1 saco de plástico preto e 1 saco de plástico transparente régua bacia de plástico gobelé de 50ml

1. Cobre 3 cm de altura a partir do fundo dos vasos com uma camada de grãos de argila expandida.2. Mistura, na bacia de plástico, três “mãos em concha” de solo escuro com 9 “mãos em concha” de turfa e uma “mão em

concha” de vermiculite.3. Adiciona à mistura anterior 30ml de água com o auxílio do gobelé.4. Mexe bem a mistura com as mãos.5. Coloca a mistura preparada anteriormente no vaso, por cima da argila expandida até perfazer 1 cm

de altura entre o topo do vaso e a superfície da mistura de solo que lá colocaste (tal como mostra a figura ao lado).

1 de 4 | Professora Joana Carvalho

Page 2: Sementeira de Bolotas e Castanhas

Agora que tens os vasos preparados para receber as sementes, já podes começar a sementeira!

O que vais fazer com os vasos semeados que sobraram? Simples! Umas experiências…

Eis algumas dúvidas que gostaria que me esclarecesses antes de avançares

para o preenchimento da tabela de observações em anexo:

Porque se coloca a argila expandida no fundo do vaso?Porque se mistura a turfa com o solo e com a vermiculite?

Porque se coloca a cobertura de casca de árvore sobre o solo? Para que servirá o saco de plástico transparente? O que acontecerá às sementes desse vaso?

Caso germine uma planta no vaso com o saco transparente, será necessário continuar a usar o saco? Porquê?Para que servirá o saco de plástico preto? O que acontecerá às sementes desse vaso?

O que acontecerá às sementes do vaso que não irá ser regado?Se as sementes germinarem achas necessário mudar o local dos vasos? Porquê?

Será que todas as sementes irão germinar ao mesmo tempo? Porquê?O que deverás fazer às arvorezinhas que nascerem no mesmo vaso?

Quais os factores do meio ambiente que fizeste variar nas experiências nº1, nº2 e nº3?Porque motivo não se deve “encharcar” (alagar) de água o solo dos vasos?

Não comprimas em demasia a mistura no vaso, ela deve ficar um pouco solta.

1) Com a ajuda da colher de chá faz 3 a 5 buracos espaçados entre si no solo do vaso, com cerca de 2 cm de profundidade.

2) Identifica e enumera com uma etiqueta cada um dos vasos; nessa etiqueta deve também constar:a. o nome da planta que surgirá quando a semente germinar,b. e a data em que a procedeste à sementeira.

3) Coloca as sementes nos buracos dos respectivos vasos, e tapa-os com solo, mas não comprimas o solo sobre as sementes, deixa-o ligeiramente solto.

4) Cobre a superfície do solo com cascas de árvore.5) Coloca 3 vasos com castanhas e outros 4 vasos com bolotas num local da sala que seja quente e que tenha alguma luz

solar directa. A estes vasos vais chamar de vasos-controlo.6) Rega com cerca de 30ml de água (verifica que o solo não fica alagado), com o auxílio do gobelé, todos os vasos-controlo

sempre que o solo fique seco na superfície.7) Regista o que observas na tabela em anexo.

EXPERIÊNCIA Nº1

1. Envolve um dos vasos em que semeaste castanhas (e que não pertence ao grupo dos vasos-controlo) com o saco de plástico transparente.

2. Ata o saco e certifica-te de que não sai humidade.3. Coloca esse vaso no mesmo local onde colocaste os vasos-controlo.4. Rega com cerca de 30ml de água (verifica que o solo não fica alagado), com o auxílio do gobelé, o vaso sempre que o

solo fique seco na superfície, para isso terás de abrir o saco e depois voltar a fechá-lo.5. Regista o que observas na tabela em anexo.

EXPERIÊNCIA Nº2

1. Envolve um dos vasos em que semeaste bolotas (e que não pertence ao grupo dos vasos-controlo) com o saco de plástico preto.

2. Ata o saco e certifica-te de que não sai humidade.3. Coloca esse vaso num local escuro da sala.4. Rega com cerca de 30ml de água (verifica que o solo não fica alagado), com o auxílio do gobelé, o vaso sempre que o

solo fique seco na superfície, para isso terás de abrir o saco e depois voltar a fechá-lo.5. Regista o que observas na tabela em anexo.

EXPERIÊNCIA Nº3

1. Num outro vaso em que semeaste castanhas (e que não pertence ao grupo dos vasos-controlo) não procedas a qualquer rega, mesmo que o solo esteja a ficar cada vez mais seco.

2. Coloca esse vaso no mesmo local onde colocaste os vasos-controlo.3. Regista o que observas na tabela em anexo.

2 de 4 | Professora Joana Carvalho

Page 3: Sementeira de Bolotas e Castanhas

De certeza que ao longo desta actividade encontraste e ouviste palavras científicas que desconhecias. Procura o significado de:Solo

GerminaçãoTurfaArgila

PorosidadePermeabilidade

RochaGobelé

SubstratoHumidade

Radiação Solar (luz solar; raios solares)Factores do meio ambiente

Bom trabalho!

ANEXO (imprime este anexo as vezes que forem necessárias)

Preenche a tabela todas as 2ª, 4ª e 6ª feiras até ao dia 15 de Março, indicando se:- foi necessário proceder a uma rega;- surgiu algum rebento de planta (germinação);- o tamanho de rebento aumentou (medir com uma régua em cm.

3 de 4 | Professora Joana Carvalho

Page 4: Sementeira de Bolotas e Castanhas

Nº DO VASO2ª feira dia

____/____/2011

4ª feira dia

____/____/2011

6ª feira dia

____/____/2011

4 de 4 | Professora Joana Carvalho

Page 5: Sementeira de Bolotas e Castanhas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

5 de 4 | Professora Joana Carvalho