Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos...

8
1 0 F e v e r e i r o a 1 0 M a r ç o 1 3 A n o X V - N º 1 7 1 - I m p r e s s o D i s t r i b u i ç ã o g r a t u i t a S e m p r e a o l a d o d o P r o d u t o r R u r a l S e m p r e a o l a d o d o P r o d u t o r R u r a l C o o p e r A b a e t é f i r m a n o v o s c o n v ê n i o s e p a r c e r i a s p a r a i n c r e m e n t a r a a s s i s t ê n c i a t é c n i c a e a p r o f i s s i o n a l i z a ç ã o d o h o m e m d o c a m p o . C o o p e r A b a e t é f i r m a n o v o s c o n v ê n i o s e p a r c e r i a s p a r a i n c r e m e n t a r a a s s i s t ê n c i a t é c n i c a e a p r o f i s s i o n a l i z a ç ã o d o h o m e m d o c a m p o . P a r t i c i p e d a I I C a m i n h a d a e m c o m e m o r a ç ã o a o D i a I n t e r n a c i o n a l d a M u l h e r , n o p r ó x i m o 1 0 d e m a r ç o . P á g . 0 5

Transcript of Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos...

Page 1: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

10 Fevereiro a 10 Março 13Ano XV - Nº171 - ImpressoDistribuição gratuita

Sempre ao lado do Produtor RuralSempre ao lado do Produtor RuralCooperAbaeté firma novos convênios e parcerias para incrementar a assistência técnica e a profissionalização do homem do campo.CooperAbaeté firma novos convênios e parcerias para incrementar a assistência técnica e a profissionalização do homem do campo.

Participe da II Caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no próximo 10 de março.Pág. 05

Page 2: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

10 de Fevereiro a 10 de Março13Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.02

CNPJ - 16.505.554/0001-80IE - 002.088.863-0042Praça Amador Álvares, 12235.620-000 - Abaeté - MGGeral: (37) 3541-5454Atendimento ao Cooperado:(37) 3541-5437e (37) [email protected]

COOPERABAETÉ

DisTRiBuiçãO GRATuiTA

CONsELHO DE ADMiNisTRAçãO

Diretor Presidente: Henrique Sousa SaldanhaDiretor Administrativo: Eustáquio Márcio de OliveiraDiretor Comercial: José Eustáquio MarcelinoConselheiros Vogais: Eugênio Antônio da Costa Filho José Soares dos SantosGeraldo Magela de CarvalhoTelismar de Lima Ferreira

CONsELHO FisCAL

Abaeté - R. Francisco Antônio Ro-drigues, 90 - Fone (37) 3541-5456Paineiras - R. Orestes Cordeiro, 69 Fone (37) 3545-1014Biquinhas - R. Goiás, 1015 Fone (37) 3546-1145Morada Nova de MinasR. Coronel Arnaldo Xavier, 414Fone (38) 3755-1273

FiLiAis:

Jornalista Responsável: Christiane Ribeiro - MTb 4815/MGiMPREssãO: Fumarc TiRAGEM: 2.800 exemplares

Publicação da Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e

Região Ltda.

Silvano Lourenço da SilvaMauri Soares da SilvaElismar Noronha de Limasuplentes:Adelson E. de Campos RamiroJosé Pereira dos SantosSérgio Otávio Álvares

Neste mês, a boa notícia para o produtor de leite é a celebração do convênio com o veterinário Domício Rogério Valadares de Faria Júnior, que prestará assistência aos asso-ciados, conforme divulgação em matéria nesta página.

Por outro lado, a fábrica de ração, em fase de ajuste fino, a cada dia, adota novas medi-das que visam a agregar mais qualidade aos produtos, sem-pre com o objetivo de atender melhor aos seus clientes.

Neste mês, foi iniciada a

fase de visitas de técnicos às fazendas, para apoiar os produtores na formulação da dieta adequada a cada plan-tel, bem como para colher sugestões que possam con-tribuir para melhorar o nosso atendimento.

Para finalizar, reiteramos o convite aos associados para que venham participar da as-sembleia geral ordinária, que deverá acontecer em março, possivelmente, no dia 23.

A Cooperativa Somos To-dos Nós.

Neste ano de 2013, como já foi divulgado na edição do mês passado, haverá eleições na Cooperabaeté, para renova-ção da diretoria executiva, do conselho de administração e do conselho fiscal.

A Assembleia Geral Ordi-nária será realizada, possi-velmente, em 23 de março e, além da eleição dos membros da diretoria e dos conselhos, tratará, também, dos outros assuntos relacionados no arti-go 31 do Estatuto Social.

Para tomar parte nas as-sembléias gerais, propor, dis-cutir e decidir a respeito de me-didas de ordem social, votar e ser votado para cargos sociais, o associado deve, conforme a regra do art. 6º, Item I, letra “d” do Estatuto Social, estar em

dia com seus compromissos financeiros perante a Coopera-tiva, até o dia 15 de fevereiro anterior à assembleia.

Neste sentido, consideran-do que o dia 15 de fevereiro será uma sexta-feira de car-naval, o Conselho de Adminis-tração, para dar mais oportu-nidades a todos de cumprirem essa obrigação, decidiu manter a data de 15 de fevereiro como referência para apuração do saldo devedor e prorrogar até o dia 20 do mesmo mês a data limite para a sua quitação.

Os pagamentos ou nego-ciações de eventuais saldos devedores poderão ser efetiva-dos, portanto, até o dia 20 de fevereiro no escritório central da cooperativa, ou em qual-quer uma de suas filiais.

Carta da Diretoria

SEMPRE AO LADO DO PRODUTOR RURAL

Participe da Assembleia Geral Ordinária da CooperAbaeté

Na visão da CooperAbaeté, não basta vender um produto de qualidade e preço competiti-vo aos associados e clientes. É preciso também oferecer-lhes toda a assistência necessá-ria para que tenham o melhor resultado e aumento de pro-dutividade. Nesse sentido, a Cooperativa acaba de firmar uma parceria com o médico ve-terinário Domício Rogério Vala-dares de Faria Júnior, para dar assistência técnica gratuita aos compradores da Ração Coo-perAbaeté.

“Vamos agendar visitas mensais para dar uma assistên-cia técnica ao produtor, fazer a dieta para o gado, separar as vacas em lotes, acompanhar a gestação, fazer a vacinação de brucelose. Além disso, va-mos dar atendimento clínico de urgência aos fornecedores de leite pela metade do preço de mercado, com desconto na folha do leite”, declara o vete-rinário, empenhado em desen-volver o trabalho da melhor ma-

neira possível.

Para o produtor Sérgio Otá-vio Alves (Chico), da Fazenda Andorinha, “esse novo progra-ma de assistência veterinária da CooperAbaeté é a melhor notícia para nós, pequenos e médios produtores. Isso vai nos incentivar a procurar orien-tação, porque sem orientação técnica nenhuma produtor vai para frente”.

Muito satisfeito com a quali-dade da Ração CooperAbaeté, ele destaca que, após passar a utilizá-la, sua produção de lei-te aumentou de 230 para 340 litros/dia. “Nós, produtores ru-rais, devemos prestigiar a Fá-brica de Ração CooperAbaeté, que é uma fabrica nossa, dos produtores rurais de Abaeté e região. O produto é de quali-dade excelente, notamos uma grande diferença na produção do leite, e o preço é ótimo. Sem dúvida nenhuma, hoje o menor custo beneficio é a ração Coo-per Abaeté”, declara Sérgio.

Um novo veterinário à disposição dos produtores rurais da região

As visitas do veterinário Domício Júnior podem ser agendadas pelos telefones (37) 9904-8522 e 9116-7310.

Arquivo CooperAbaeté

Page 3: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

03Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.

Conforme demons-tra o gráfico 01, no mun-do haverá uma diferen-ça muito pequena entre produção e consumo, diferentemente do Bra-sil, cujo estímulo por melhores rentabilidades com a lavoura possibi-litará um aumento con-siderável no volume de soja produzido.

A atual crise climáti-ca que afetou as lavou-ras nos E.U.A., dentre outros fatores, fará com que a produção

A recente elevação nos preços do milho no mercado interno e mun-dial parece não ter uma perspectiva de redução considerável para a pró-xima safra (2012/2013). Esta é a conclusão que se pode chegar ao ana-lisar a variação na pro-dução e no consumo, no Brasil e no Mundo, conforme nos mostra o gráfico 01.

Com uma relação de estoque/consumo historicamente baixa no mundo, conforme

Perspectivas para os Mercados de Milho e Soja em 2013

Confira, abaixo, trechos de informativos do SEBRAE, encaminhados pelo médico veterinário e técnico do Educampo Geraldo Magela Carvalho Jr (Juninho), com informações importantes para os produtores:

detalha o gráfico 02, as oscilações no preço do cereal tornam-se cada vez mais intensas quan-do ocorrem problemas nas safras das principais regiões produtoras, a exemplo do que ocorreu nos Estados Unidos em 2012.

Para evitar surpresas, o produtor precisa acom-panhar o mercado e, se possível, fazer estoques estratégicos, buscar pro-dutos alternativos e tor-nar eficiente a utilização do milho nas fazendas.

brasileira corresponda por 41,7% do total ex-portado no mundo em 2012/2013, passando a ser o líder mundial de ex-portação também neste setor. (Veja gráfico 02.)

Por outro lado, o pro-dutor de leite deve estar atento a alternativas na alimentação dos animais e estratégias de com-pras, já que o mercado internacional terá grande influência sobre os pre-ços do farelo de soja no Brasil.

MERCADO DO MILHO 2012/2013

MERCADO DA SOJA 2012/2013

(Fonte Informativo Leite - Nº 129 - 20/10/2012)O saldo entre a produção e o consumo

interno, da safra 2011/2012 de soja, reafir-ma o potencial brasileiro para a produção do grão e nos credencia a grande provedor do alimento no mundo na safra 2012/2013, ultrapassando os Estados Unidos.

Fonte: Educampo / Sebrae: levando informação de qualidade ao homem do campo

(Fonte Informativo Leite - Nº 128 - 05/10/2012)

Page 4: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

10 de Fevereiro a 10 de Março13Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.04

BOLO DE CASCA DE FRUTAS

Bata no liquidifica-dor 2 copos de cas-cas de frutas lavadas (manga, goiaba, bana-na, pera) com 1 copo de leite. Depois coe o líquido e reserve.

Bata as gemas de 2 ovos, 1 ½ colher (sopa) de manteiga e 1 copo de açúcar.

Acrescente as cas-cas batidas, 1 colher (chá) de fermento em pó, 2 ½ copos de fari-nha de trigo e 1 pitada de sal. Misture bem.

Por último, coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

DOCE DE CASCA DE BANANA

Bata 3 copos de cascas de banana la-vadas no liquidificador.

Coloque em uma panela junto com 2 copos de açúcar, leve ao fogo brando e mexa sempre.

Retire do fogo quando estiver soltan-do da panela.

Despeje em um tabuleiro untado para esfriar.

Depois enrole e passe no açúcar.

• 1 Kg de inhame • 1 Kg de banana da terra• 1 Kg de mandioca• 1/2 Kg de couve• 200 gr de tomate maduro• Cenoura • 200 gr de calabresa• 600 gr de carne de porco ou pertences de feijoada• 300 gr de peito de frango• 300 gr de feijão vermelho ou feijão carioca• 100 gr de ervilha seca ou ervilha em lata (se for em lata, acrescente só quando tiver quase pronto)• 1/2 kg de milho verde • 2 cebolas grandes• 3 dentes de alho• 150 dl de azeite• 150 dl de vinho branco• Sal a gosto

Na véspera, coloque o milho, o fei-jão e a ervilha seca de molho em água fria. No dia, cozinhe-os num tacho, com água fria por duas horas e meia. Pode temperar a água da cozedura com cebola, alho e azeite.

Depois de cozinhar o milho, o fei-jão e a ervilha, adicione a couve, man-dioca, banana, inhame e cenoura.

Numa caçarola, coloque a cebola, o alho e o azeite e refogue o tomate, as carnes, a calabresa. Corte o refo-gado com vinho branco e adicione o milho, feijões e vegetais já cozidos. Tempere com sal e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo brando. Sirva numa travessa com rodelas de cala-bresa.

Confira algumas receitas que o abaeteense Geraldo Antônio Mendonça Costa (Zé) trouxe de Portugal,

onde morou por vários anos e cursou Gastronomia:

Uma boa forma de evitar o desperdício é utilizar as cascas, talos e folhas dos vegetais

em receitas. Seguem alguns exemplos:

BOLINHO DE VEGETAIS

• 3 xícaras (chá) de cas-cas de chuchu, cenoura, berinjela; • ½ xícara (chá) de talos de agrião e salsa; • ½ xícara (chá) de cebola ralada; • 1 dente de alho; • 2 colheres (sopa) de óleo para refogar; • 4 colheres (sopa) de fa-rinha de trigo; • ½ xícara (chá) de leite;• ½ xícara (chá) de água; • 1 xícara (chá) de arroz cozido; • ½ xícara (chá) de fari-nha de rosca; • 1 xícara (chá) de óleo para fritar.

Lave bem as cascas dos legumes e os talos das hortaliças, pique-os e reserve.

Refogue a cebola e o alho no óleo. Junte as cascas e os talos e, se necessário, meia xícara (chá) de água. Refogue até ficarem macios.

À parte, dissolva a fa-rinha de trigo no leite e na água e junte ao refogado. Cozinhe, mexendo sem-pre, até desprender do fundo da panela.

Desligue o fogo e mis-ture o arroz cozido. Faça bolinhos, passe-os na fa-rinha de rosca e frite.

CACHUPA CABOVERDIANA

Page 5: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

05Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.10 de Fevereiro a 10 de Março13

Segundo o meu amigo José Soares do Santos, há muitos anos, havia um catireiro lá pelas bandas do Rio Indaiá que não gostava de praticar o es-porte “pagar dívidas”. O povo da região costumava dizer que ele não pagava nem promessa.

Mas, naquele tempo, havia também naquele rincão um grande cobra-dor, famoso por não levar prejuízo de ninguém. Ele era insistente, colava no devedor e não desistia enquanto não recebesse o seu crédito.

Quis o destino que esses dois personagens se encontrassem numa operação de compra e venda de gado, que resul-tou numa dívida de alguns contos de réis desse mau pagador em favor do gran-de cobrador.

Os vizinhos todos já previam um desfecho ruim para esse negócio e, sem-pre que havia possibilida-de de encontro dos dois, os curiosos se aproxima-vam.

Pois bem, numa tarde, depois de um jogo de fu-tebol no povoado, o bom cobrador se aproximou do seu devedor e efetuou a cobrança, na presença de várias testemunhas.

Para encerrar aquele assunto e arquivar o ne-gócio de vez, o “caloteiro” disse ao seu credor: - Eu não lhe devo mais nada, a dívida já está prescrita, pode esquecer esse ne-

gócio.O credor, que era

o melhor cobrador da região, como já foi dito, não se conformou e de-cretou:

- Ninguém me dá ca-lote, você não se livra de mim, eu recebo de você nem que seja no inferno.

Foi um silêncio no local, o ar ficou pesado, o ambiente ficou tenso, a “plateia” ficou trêmula. Estava armado o encon-tro do pior pagador com o melhor cobrador.

O devedor, perceben-do que o outro era insis-tente mesmo, deu tom definitivo à conversa:

- Então venha ao in-ferno receber.

E, após falar isso, sacou o revólver que portava e deu um tiro na própria cabeça.

O credor não se fez de rogado, apanhou o mesmo revólver e, de-pois de dizer: “estou indo”, se matou tam-bém.

Nesse momento, um senhor que estava assistindo à tragédia e que era muito curioso e fofoqueiro, apanhou a arma que estava ao lado das vítimas e, antes de se matar, disse aos ami-gos:

- Gente, essa disputa eu não perco por nada.

Por favor, ninguém me pergunte o que acon-teceu depois, eu não te-nho o menor interesse no desfecho dessa peleja.

O cobrador eficienteEustáquio Márcio de Oliveira

Participe da Caminhada Festiva no Participe da Caminhada Festiva no Participe da Caminhada Festiva no Participe da Caminhada Festiva no Participe da Caminhada Festiva no Participe da Caminhada Festiva no Participe da Caminhada Festiva no Dia Internacional da MulherDia Internacional da MulherDia Internacional da MulherDia Internacional da MulherDia Internacional da MulherDia Internacional da MulherDia Internacional da Mulher

Todas as cooperadas, colabora-doras, esposas, filhas, sobrinhas, parentes e amigas de cooperados e colaboradores estão convidadas a participar da Caminhada em co-memoração ao Dia Internacional da Mulher, seguida de churrasco, almoço e uma tarde de lazer com várias atividades surpresa e sorteio de brindes.

A concentração está marcada para as 8:30 horas do dia 10 de março, domingo, em frente ao Su-permercado CooperAbaeté. Dali, as mulheres seguirão em caminha-da até a AABB, onde será servido o almoço de confraternização.

Este ano, o evento será promo-vido em parceria com a Casa da Amizade do Rotary Club de Abaeté e é aberto também à participação masculina. Cada participante deve contribuir com a quantia de 10 re-ais, para cobrir despesas com o almoço e as camisas, que serão

distribuídas às mulheres. A expec-tativa é reunir 200 pessoas, e as inscrições já podem ser feitas na CooperAbaeté, com Marcos e Ma-ria Luíza.

A caminhada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher foi um dos temas da primeira reunião do ano do Núcleo de Mulheres Co-operativistas, realizada dia 05 de fevereiro, na CooperAbaeté. Nes-se encontro, Ivone César de Faria foi eleita a nova coordenadora do Núcleo e Maria Aparecida da Silva Cunha foi reeleita secretária. “Es-tamos bastante motivadas e conta-

mos com a colaboração de todas para desenvolvermos um bom tra-balho”, declaram.

Dentre os projetos do Núcleo para 2013, destacam-se a promo-ção de cursos profissionalizantes em parceria com o Senar e a cria-ção de uma Associação para esti-mular a geração de renda através da produção e comercialização de “Lembranças de Abaeté”, artesana-to, doces, geleias, licores caseiros, dentre outros produtos. “São mui-tas ideias, muito entusiasmo, a tur-ma está muito unida, o que é muito bom” ressalta Ivone. “Queremos fortalecer cada vez mais o Núcleo de Mulheres e fazer muita coisa boa em 2013”, completa Cida.

Elas convidam todas as mulhe-res vinculadas ao meio rural ou à CooperAbaeté a se integrarem ao Núcleo. As reuniões acontecem na primeira terça-feira de cada mês, às 19 horas, na CooperAbaeté.

Na Fazenda Poções, lugar Lagoa, a Ração CooperAbaeté também está fazendo a diferen-ça. Em nome do proprietário José Rafael da Sil-va, produtor de 1.500 litros de leite/dia, o gerente Alcimar (foto) declara:

“Estamos usando a ração da CooperAbaeté e estamos gostando muito, ela fez até o gado en-gordar mais. Não houve quebra no leite, sempre mantém o nível, ou até melhora. Além disso, ela sai mais barata, num preço ideal para o produtor. Como ela tem um cheiro e uma cor agradáveis, houve uma aceitação boa demais e o gado, in-clusive, está agradando mais dessa ração”.

Ração CooperAbaeté em destaque

Page 6: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.06 10 de Fevereiro a 10 de Março13

grátis para associadosClassifiCados

Vende-se terreno de 11 alqueires a 14 Km de Abae-té e a 2 Km do asfalto, com água e luz, em São Simão de Cima: (37) 9907-0846 / (31) 9929-2403.

Vende-se fazenda de 78 hectares, local Mau Cabelo: (37) 9957-8431.

Vende-se fazenda de 52 ha, a 6 Km de Biquinhas: (37) 9951-3038 / 9939-7844.

Vende-se terreno de 124 ha, banhado por córrego, a 12 Km de Morada Nova. Sede, energia, água, pasta-gens formadas: (38) 8805-7298 (Ednan) ou 8811-9456 (Aelson - Coca).

Vende-se terreno de 108 ha, em São Simão de Baixo, 20 Km de Abaeté: (37) 3541-1934.

Vende-se sítio de 48 ha a 18 Km de Abaeté, muito bom, ótimo preço: (37) 9955-1497 ou 9811-4025.

Vende-se Um sítio de 30 ha em São Simão de Baixo, a 12 Km de Abaeté. Casa de 4 cômodos, muita água: (37) 9909-8977 / 8812-8475 (Paulo).

Vende-se CháCara de 5000 m2, no Riacho das Áreas. Localização privilegia-da, direto na água, no centro do Vilarejo e toda arborizada: (37) 3541-1626.

Vende-se a melhor CháCara dentro da Vila das Tabocas, de 12 mil me-tros, a 13 Km de Abaeté: (37) 9928-2008 (Sabino).

Vende-se CháCara em Patos de Abaeté, com sitio lotes e casa: (37) 3541-3584 (Joana, na Rua 13 de maio, 202).

Vende-se fazenda de 52 ha, a 6 Km de Biquinhas: (37) 9951-3038 / 9939-7844.

arrendo fazenda de 530 ha, plana, cercada nos fun-dos, por água da barragem de Três Marias; a 2,5 Km do asfalto de Biquinhas - Morada Nova, para plantação de soja: (31) 9976-1133.

alUga-se Um terreno de 10 alqueires, todo forma-do, região de Abaeté: (37) 9962-3187.

Vende-se terreno Com Pomar plantado e Cister-na de 18 metros calçada: (31) 8843-5526. Vendem-se bezerras gi-rolandas. Ótima procedên-cia: (31) 9982-9037 (João)

Vendem-se toUros Gir Leiteiro, registrados na ABCZ, geração 2010, em até 10 ve-zes: (31) 9216-8800 (Manoel Carvalho) / (37) 9943-2798 (Ronaldo).

Vendem-se 30 VaCas meio sangue, sendo 23 paridas e sete solteira: (37) 9942-0483.

Vendem-se noVilhas e reProdUtores PO regis-trados, criadas a pasto, mais qualidade e menor preço: (37) 9968-3748 (Miranda).

Vendem-se 100 noVilho-tas 100% Brahman, genéti-ca da Querença: (37) 9955-3857.

Vende-se toUrinho Gir com registro: (37) 9952-7081.

Vende-se botijão de sêmen seminovo: (37) 9119-4730.

Vende-se bUjão com 120 dozes de sêmen: (37) 9943-2247. Vende-se Uma ordenha Frioleite de 3 conjuntos: (37) 8408-2280.

Vende-se tanqUe de 550 litros Frigomor: (37) 9812-0927.

Vende-se tanqUe de 1.500 litros Plurinox: (37) 9969-3233. Vende-se tanqUe de 1000 litros EtchaId: (31) 8751-4832.

Vende-se tanqUe de 1.000 litros Plurinox: (37) 9954-4453.

Vende-se tanqUe de 2.500 litros Plurinox, super conservado: (37) 9966-1625.

Vende-se oU troCa-se Um tanqUe de 3.000 litros Etichard: (37) 9943-2247.

Vende-se tanqUe de 550 litros Plurinox: (37) 9905-2977.

Vendem-se qUatro braUnas de 50 litros de alumínio: (37) 8802-4808. Vende-se Um motor de 10 cavalos, Búfalo: (31) 9982-9037. Vendo ranger cabine du-pla, 2002/02, a diesel, motor 2.8: (37) 8825-0260 (Paulo).

Vendem-se Carros de boi: 3 chapiados e 3 ferra-dos: (37) 9946-7525 / (31) 9984-2296. Vende-se trator MF 292 4x4, ao 99, controle remoto e madal. Só 5.800 horas de uso: (37) 9155-1222 (Alexandre).

Vende-se Um silo Casper de 11 toneladas: (37) 9952-7081.

Vende-se ensiladeira com motor e trilho: (37) 9955-1497 ou 9811-4025.

Vende-se Uma Carre-ta ensiladeira Pinheiro: (37) 9957-1093 (Leo do Açougue).

Vende-se Um gerador de energia, de 15 KVA, trifá-sico / monofásico, super con-servado: (37) 9966-1625.

Vende-se Uma jUnta de bois de carro: (31) 8503-3951 (João Lima) / (37) 3545-1325 (Edmar).

ComPra - se Uma moto titan exceto verde e azul, bem conservada e Uma Xtz Yamaha: (37) 9962-0528 / 8813-0893.

Vende-se Um Caminhão 11.13 Truck Basculante, ano 86, ótimo preço: (37) 9962-3187.

Vende-se Camione-ta F 250 completa, ano 2008/2008: (37) 9955-5966 / 9988-3260.

Vende-se moto XTZ preta 2008, nove mil Km rodados, pneu novo: (37) 9943-2247 PreCisa fazer CerCa de Arame Liso e Arame Far-pado? Ligue: (37) 9968-0608 (Tivinho do Zé da Felicia).

PreCisa de aPliCação de Defensivo Agrícola? Li-gue: 9904-6058 / 9142-0109 (Wagner Renato).

Vendem-se 3 Cadeiras de madeira, 1 mesa e Uma CaiXa Baú Antiga: (37) 3541-1191.

Vendem-se dois lotes com 625 mts., sendo 25 metros de frente para a rua Antônio Amador: (37) 3541-2348 / 9127-3033.

Vendem-se Uma Casa de seis cômodos e Um lote de esqUina, no bairro São Pedro: (37) 9955-1497 / 9811- 4025.

Vendem-se 2 lotes de 15 m frente e 50 m fundos, na Represa em são Sebastião da Aldeia, Abaeté: (37) 9922-8624 / 8804-6754.

Vendem-se Uma Casa de seis cômodos e Um lote de esquina, no Bairro São Pedro: (37) 9955-1497 / 9811-4025.

VENDE-SE01 ORDENHA WEST FALIA RPS 80004 CONJUNTOS C/ MINI CIRCUITO

VENDE-SE01 TANQUE PLURINOX 2000 LT

SUPER CONSERVADO.

Informações no Armazém CooperAbaeté ou com Ederson (37) 3541-5456 ou 9942-5182

Informações no Armazém CooperAbaeté, com Cláudio: (37) 3541-5456 ou 9957-8554

Cronograma das Reuniões dos Núcleos Cooperativistas

em Fevereiro 13

DIA 18/02, ÀS 19 HORAS - VAU DAS FLORESLocal: Residência Anivaldo e Lindalva

DIA 19/02, ÀS 19 HORAS - BIQUINHASLocal: Cooperativa Biquinhas.

DIA 20/02, ÀS 19 HORAS - CACIMBASLocal: Fazenda Congonhas (Zada)

DIA 22/02, ÀS 19 HORAS - SANTA MARIALocal: Fazenda Santa Helena

DIA 25/02, ÀS 19 HORAS - PAREDÃO Local: Fazenda São Sebastião da Morada

DIA 26/02, ÀS 19 HORAS - SERRA DO PALMITALLocal: Rancho Igreja Serra do Palmital

DIA 28/02, ÀS 19 HORAS - PAINEIRASLocal: Cooperativa Paineiras

Fortalecer o Núcleo de Jovens Cooperativistas é um dos objetivos da CooperAbaeté para 2013. Participe!

A reunião do Núcleo São Simão foi realizada dia 07/02, no Bar do Tonho. E a reunião de Lideranças, dia 06/02, na CooperAbaeté.

Page 7: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

07Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.10 de Fevereiro a 10 de Março13

Contagem de Células SomáticasPRODUTOR (maTRícUla) ccS

Contagem BacterianaPRODUTOR (maTRícUla) cbT PRODUTOR (maTRícUla) % GORDURa

Porcentagem de Matéria Gorda Porcentagem de Proteína TotalPRODUTOR (maTRícUla) % PROTEíNa

1.7322.4492.4492.8283.0003.0003.0003.3173.4643.8734.0004.0004.0004.0004.0004.0004.0004.4724.5834.8994.8995.0005.0005.1965.4775.9165.9166.0006.0006.000

Adilson Vieira da Costa (237)Ari José da Cunha (1.530)Éfren de Sousa Machado (2.018)José Romeiro de Menezes (93)Waldemar Rodrigues Pereira (4.299)Laércio Fernandes Pereira (56)Levi Altivo de Paulo (1.597)Fernando César de Mattos (3.715)José Vicente de Oliveira (2.650)João G. de Almeida - 1942 (2.167)João Batista Ferreira (3.474)Geraldo F. Damascena (3.594)Geraldo Donizete da Silva (3.655)José Lino da Cunha (1.577)Luciano Gonçalves de Oliveira (550)Laucides Pereira de Almeida (4.487)Geraldo Magela Carvalho (2.710)José Pereira da Silva (414)José Augusto Álvares da Silva (62)Valdir Vicente de Sousa (3.078)José Carlos dos Santos (4.056)Oldaíra Maria de Andrade (294)João Leivindo da Cunha (1.518)Sebastião Vicente de Paula (3.461)Valdir Ferreira de Andrade (2.003)Francisco e Valadares (3.764)Ricardo Macedo Valadares (406)Carlos Antônio Carvalho (365)Mauro de Araújo (38)Edmundo Soares Branco (3.009)

4,664,534,424,3

4,284,234,224,214,174,154,154,144,144,124,124,114,1

4,094,094,084,074,074,064,034,034,034,034,034,034,02

Amador Raul de Barcelos (1.221)Carlos Pereira Bueno (3.169)Márcio Túlio de Avelar e outro (813)José Soares dos Santos (4.054)José Vieira de Moura (3.657)José Ezequiel de Oliveira (2.112)Renato Toledo de Menezes (3.230)Carlos Antônio Carvalho (365)Mauro de Araújo (38)Isaelmon César Damasceno (4.110)Manoel F. Carvalho Filho (177)Douglas Marques de Lima (397)Evandro Pereira de Lima (196)Marconi A. de Avelar e outro (243)Mariana Arruda Avelar (387)Altamir José T. Sousa (3.216)Salvador Guimarães (1.208)José Gonçalves Pereira (1.552)Luiz Gonzaga de Lima (3.046)Ivagro Agropecuária Ltda. (4.625)Edi Ferreira da Silva (284)Alcides José Araújo (4.320)Jane Pedro José de Sousa (4.610)José Ronaldo Pereira (3.560)José Teófilo Pereira (2.059)Ricardo Teófilo Pereira (3.174)Hélio Pereira Andrade (2.192)Eduardo Antônio Noronha (2.015)Wilma Jane A. de Noronha (3.598)Maristene Teixeira Costa (270)

20.00037.78941.28047.56050.64681.00084.97188.12593.00095.11697.11897.488106.569111.911115.473124.539126.000131.453135.477140.000142.408150.000150.486150.669155.403155.997155.997159.480164.024164.791

Telesmar de Lima Ferreira (672)Durval Alves Pimenta (2.716)Paulo Roberto F. Andrade (2.066)Eustáquio Márcio de Oliveira (797)Maria Matilde de Sales (2.392)Rogério Lage de Oliveira (370)Sérgio Augusto Guimarães (368)Cléber Fernandes Pio (804)José Paulino Nunes (2.194)Helena Maria de Oliveira Alves (181)Adelino José C. Sobrinho (1.611)Feipe Alberto Xavier de Oliveira (358)Geraldo José Correa (3.656)Luiz Alberto de Oliveira (811)Marco Antônio de Oliveira (671)Maria Alexandrina de Oliveira (423)Oscar Ferreira Maia (3.579)Onésio Ferreira Maia (3.430)José Augusto Álvares da Silva (62)César Correa de Souza (613)Elismar Noronha Lima (3.459)Gelço Francisco de Castro (4.620)Nídia Caieiro da Silva (4.501)Isaelmon César Damasceno (4.110)João Eustáquio de Lima (3.130)Adílson Vieira da Costa (237)José Carlos dos Santos (4.056)Altivo Rodrigues Pereira (4.234)João Batista Ferreira (3.474)Marconi Afonso de A. e outro (243)

Osvaldo Xavier da Silva (174)Carlos Pereira Bueno (3.169)Nilson Alves de Oliveira (3.658)Célia Xavier da Silva (4.104)Wander Fernandes (325)José Carlos dos Santos (4.056)João César da C. Lemos 2 (1.531)Marconi A. de Avelar e outro (243)Mariana Arruda Avelar (387)Laucides Pereira de Almeida (4.487)Jair José da Cunha (3.760)Ivagro Agropecuária Ltda. (4.625)Carlos César da Cunha (4.406)Afonso Álvares da Silva (2.043)Carlos Antônio Carvalho (365)Adimar da Silva (416)Antônio da Cunha Resende (1.595)João Batista Ferreira (3.474)Isaelmon César Damasceno (4.110)Salmo Roberto de Oliveira (697)Jane Pedro José de Sousa (4.610)Márcio Túlio de Avelar e outro (813)Fernando César de Mattos (3.715)Otacílio Afonso Oliveira (3.444)Belchior José de Araújo (4.235)Adílson José de Melo (3.151)Mozar Pereira de Melo (2.055)Sebastião Alves da Silva (772)Manoel F. Carvalho Filho (177)Salvador Guimarães (1.208)

3,763,733,633,633,633,623,563,563,563,553,553,553,543,543,533,523,513,493,483,473,473,473,453,453,443,443,443,443,443,42

OBS: Na Contagem Bacteriana, Mariana Arruda Avelar (387) também empatou em 28º lugar, com 6.000 ufc/ml. Na Matéria Gorda, Sílvio Antônio da Costa (588) e João Carlos de Oliveira (670) também ficaram em 30º lugar, registrando 4,02%. E José Ezequiel de Oliveira (2.112) obteve 3,42% de proteína, empatando em 30º lugar.

Produtores destaques na Qualidade do Leite

Adilson Vieira da Cos-ta (Macarrão) foi, mais uma vez, destaque na Contagem de Células So-máticas, graças ao bom trabalho desenvolvido há dois anos pelo vaqueiro Vandelino Aparecido Lo-pes (foto) e sua esposa.

O produtor Telesmar de Lima Ferreira, campeão na Contagem Bacteriana (CBT), credita todo o mérito da boa qualidade do leite-aos colaboradores Lídio e Sandra. “Eles estão há cin-co meses trabalhando co-migo e, nos últimos quatro meses, nós ficamos duas vezes em primeiro lugar e duas em segundo. Assim, esse resultado não é por acaso, é fruto da dedicação, da boa vontade, da perse-verança, da determinação deles de fazer bem feito. O único mérito que eu tenho é motivá-los para continu-arem desenvolvendo esse

bom trabalho, que serve de exemplo para outros produ-tores e colaboradores ru-rais”, declara Telesmar.

Ele destaca também o

bom trabalho dos funcioná-rios da nova transportadora de leite, que fazem a cole-ta das amostras com muito capricho e higiene, estereli-

zando todos os equipamen-tos. “Não adiantaria um de-sempenho de qualidade se na hora da coleta eles não higienizassem bem os equi-

pamentos, o que poderia co-locar todo o nosso trabalho por água abaixo”, completa o produtor de 500 litros/dia, na Fazenda Malhada.

Page 8: Sempre ao lado do Produtor Rural - cooperabaete.com.br · 04 Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e egião ltda. 10 de Fevereiro a 10 de Março13 BOLO DE CASCA

10 de Fevereiro a 10 de Março13Publicação da cooPerativa dos Produtores rurais de abaeté e região ltda.08

Universidade do Leite chega à região de AbaetéTodos os produtores

de leite da região estão convidados a participar, com seus familiares e funcionários, da palestra de abertura da Universi-dade do Leite, no dia 27 de fevereiro, às 19 horas, na sede da CooperAbae-té.

O projeto, desenvol-vido pela MSD Saúde Animal, visa capacitar e profissionalizar a mão-de-obra na propriedade leiteira, resultando, con-sequentemente, na me-lhoria da qualidade e no aumento da produtivida-de. “Buscamos capacitar o produtor nas três bases do conhecimento: ouvir, ver e praticar”, destaca

o promotor técnico da empresa, Guilherme de Freitas Megali, ao assi-nar um convênio de co-operação técnica com a CooperAbaeté.

Ele explica que a Uni-versidade do Leite é um projeto inovador no Bra-sil. Os cursos são gratui-tos, subdivididos em mó-dulos e ministrados nas próprias fazendas, que se transformam em salas de aula. Ali, proprietários e funcionários participam de aulas teóricas e práti-cas sobre conceitos bási-cos, processos infeccio-sos, manejo e bem estar animal, manejo reproduti-vo, higiene e rotina de or-denha, qualidade do leite

e trabalho em equipe.Para fazer parte do

projeto, terão preferên-cia os cooperados que fazem parte dos Núcleos da Cooperativa, dentre os quais serão selecionadas as fazendas. Ao todo, se-rão cinco meses de cur-so, um módulo por mês, além da palestra de aber-tura, com o tema Gestão de Pessoas. “O projeto prevê aulas teóricas de 10 às 14 horas, almoço e a parte prática à tarde”, informa Guilherme.

Para facilitar a loco-moção, a ideia é formar dois grupos: um para os produtores de Biquinhas, Paineiras e Morada Nova e outro para o pessoal de

Abaeté. Cada turma con-tará, no máximo, com 25 participantes, para que todos tenham a oportuni-dade de praticar, e o pro-dutor que fizer a inscrição poderá levar um funcio-nário.

No final do curso, os participantes que apre-

sentarem, no mínimo, 80% de frequência nas aulas, receberão certi-ficado de conclusão do curso.

Guilherme destaca que, em mais de dois anos de atuação em vá-rias regiões brasileiras, a Universidade do Leite

tem ajudado a melhorar o desempenho das proprie-dades, com o aumento do índice reprodutivo, da produção, da produtivi-dade e da qualidade do leite, através da redução da contagem de células somáticas (CCS) e conta-gem bacteriana (CBT).

Guilherme Megali: nosso objetivo é capacitar a mão de obra na propriedade leiteira, para a melhoria da qualidade do leite e o aumento da produtividade.