SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta...

23
Escola Secundária José Estêvão SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS DEOLINDA – O COMPLEMENTO OBLÍQUO Sequência didática Os Formandos: Albano Rojão, Alda Oliveira, Ana Paula Medeiros, Carla Silva, José Ferreira, Liliana Oliveira A Formadora: Graça Rodrigues 2011-07-13

Transcript of SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta...

Page 1: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Escola Secundária José Estêvão

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS DEOLINDA – O COMPLEMENTO OBLÍQUO

Sequência didática

Os Formandos: Albano Rojão, Alda Oliveira, Ana Paula Medeiros, Carla Silva, José Ferreira, Liliana OliveiraA Formadora: Graça Rodrigues2011-07-13

Page 2: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

INTRODUÇÃO

Esta sequência didática pretende fornecer uma proposta de trabalho que facilite a realização de atividades letivas durante 3 blocos de 90 minutos, no âmbito do Novo Programa de Português.

A sequência didática está estruturada em função do CEL como competência foco, associada às restantes quatro competências. Foi selecionado o seguinte descritor de desempenho associado ao produto final: Sistematizar funções sintáticas internas ao grupo verbal – complemento oblíquo.

Na planificação são referidos os descritores de desempenho, os conhecimentos prévios e os respectivos conteúdos a trabalhar. Enumeram-se as atividades a realizar durante as aulas, isto é, o percurso didático-pedagógico para a sua melhor consecução. No final, apresentamos os resultados esperados após a conclusão da sequência didática.

Incluímos, em anexo, as fichas de trabalho realizadas para esta sequência, nomeadamente, compreensão oral da entrevista, compreensão e interpretação da letra da música Fado Toninho, Flipchart, oficina de CEL-funções sintáticas (identificação e distinção de funções sintáticas internas ao grupo verbal: complementos direto, indireto e oblíquo) e exercícios de aplicação de conhecimentos. Esperamos com esta proposta contribuir para a melhoria das nossas práticas e, por consequência, para o sucesso dos nossos alunos.

Os Formandos

2

Page 3: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS DEOLINDA – O COMPLEMENTO OBLÍQUO 7.º ANODESCRITOR DE DESEMPENHO ASSOCIADO AO PRODUTO FINAL:

Sistematizar funções sintáticas internas ao grupo verbal – complemento oblíquo

NOME DA SEQUÊNCIA: OFICINA DE CEL COM OS DEOLINDA – O COMPLEMENTO OBLÍQUO

DURAÇÃO: 3 x 90 minutos

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

- audição de uma entrevista à banda “Deolinda”;

- realização de uma ficha de compreensão oral;

- visionamento do videoclip do “Fado Toninho”;

- leitura do texto “Fado Toninho”;

- resolução de uma ficha de compreensão e interpretação;

- levantamento de expressões idiomáticas e exploração dos seus significados;

- identificação e distinção de funções sintáticas internas ao grupo verbal: complementos direto, indireto e oblíquo;

- resolução de exercícios de consolidação e sistematização;

- exercício de escrita criativa.

3

EO

CO

L

E

CEL

Page 4: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Aula 1 (90 minutos)COMPETÊNCIAS

DESCRITORES DE DESEMPENHOCONHECIMENTOS

PRÉVIOS CONTEÚDOS ATIVIDADESRECURSOS/MATERIAISCO

E scut ar p ar a ap r en der e con st r uirco nh ec im en to

- Dispor-se física e psicologicamente a escutar, focando a atenção no objecto e nos objectivos da comunicação .- Utilizar procedimentos para clarificar, registar, tratar e reter a informação, em função de necessidades de comunicação específicas:

- identificar ideias-chave; tomar notas;- solicitar informação complementar.

- Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade:

- formular, confrontar e verificar hipóteses acerca do conteúdo;- agir em conformidade com instruções e informações recebidas;- identificar o assunto, tema ou tópicos;- fazer inferências e deduções.

- Reproduzir o material ouvido recorrendo a técnicas de reformulação.

CO- Saber escutar para reterinformação essencial.- Interpretar a informação ouvida.

Ouvinte (DT C.1.1.)

Discurso; universo de discurso (DT C.1.1.)

Entrevista

Relato; paráfrase; síntese

Contexto (DT C.1.1.)

- Apresentação da sequência aos alunos.- Pré-escuta: distribuição da ficha de compreensão oral relativa à entrevista aos Deolinda, realizada no programa Pessoal e Transmissível da TSF.- Audição da entrevista.- Resolução da ficha decompreensão oral sobre a entrevista (trabalho individual - TI).- Correção oral da ficha.

QIM

Áudio:http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=917512&audio_id=1029046

Ficha de trabalho

Caderno

4

Page 5: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

COMPETÊNCIASDESCRITORES DE DESEMPENHO

CONHECIMENTOSPRÉVIOS CONTEÚDOS ATIVIDADES

RECURSOS/MATERIAIS

LL er p ar a con str uir conh ecim ent o( s)- Definir uma intenção, seguir uma orientação e selecionar um percurso de leitura adequado.- Utilizar, de modo autónomo, a leitura para localizar, selecionar, avaliar e organizar informação.- Utilizar procedimentos adequados à organização e tratamento da informação:

- tomar notas;- identificar ideias-chave.

- Interpretar textos com diferentes graus de complexidade, articulando os sentidos com a sua finalidade, os contextos e a intenção do autor:

-formular hipóteses sobre os textos;-identificar temas e ideias principais;-identificar pontos de vista e universos de referência;-fazer inferências e deduções;-explicitar o sentido global do texto.

EE s c r e v er p a r a c o n s t r ui r e e x p r es s a r c o n h e c i m e n t o( s ) - Recorrer à escrita para assegurar o registo e o tratamento da informação ouvida ou lida.- Utilizar a escrita para estruturar o pensamento e sistematizar conhecimentos.

L- Ler textos variados em diferentes suportes, com precisão, rapidez e alguma expressividade;

- Ler para entretenimento, concretização de tarefas, recolha e organização de informação, construção de conhecimento e fruição estética.

E- Escrever para responder a

diferentes propostas de trabalho, recorrendo a técnicas de seleção, registo, organização e transmissão da informação.

Leitor (DT C.1.2.)

Enunciados instrucionais

Plano do texto (texto poético)

Escrita (DT C.1.1)

- Visionamento do videoclip do “Fado Toninho”.

- Leitura do texto “Fado Toninho”.

- Resolução (TI) e correção (trabalho de turma - TT) de uma ficha de compreensão e interpretação.

Trabalho de casa: pesquisa/ levantamento de três expressões idiomáticas do texto e descodificação do respetivo significado.

Ficha de trabalho

QIM

InternetVideoclip:http://www.youtube.com/watch?v=0T43cfsASi0

Caderno

5

Page 6: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Aula 2 (90 minutos)COMPETÊNCIAS

DESCRITORES DE DESEMPENHOCONHECIMENTOS

PRÉVIOS CONTEÚDOS ATIVIDADESRECURSOS/MATERIAIS

CEL (competência foco)

Plano Lexical e Semântico- Determinar os significados que dada palavra pode ter em função do seu contexto de ocorrência.

Plano Sintático- Sistematizar funções sintáticas internas ao grupo verbal.

CEL

- Identificar diferentes significados de uma mesma palavra ou expressão em distintos contextos de ocorrência.

- Distinguir os constituintes principais da frase (DT B4.1)

- Distinguir as funções sintáticas de constituintes selecionados e não selecionados pelo verbo.

Estrutura lexical; campo semântico (DT B.5.2.)

Funções sintáticas (DT B.4.2.):complementos direto, indireto e oblíquo.

- Correção do trabalho de casa (flipchart para sistematização dos conteúdos relativos às expressões idiomáticas).

- Resolução de uma ficha de trabalho para descoberta de regularidades do grupo verbal com verbos transitivos diretos e indiretos.

- Correção do exercício.

QIM

Flipchart Caderno

Ficha de trabalho

Quadro

6

Page 7: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Aula 3 (90 minutos)COMPETÊNCIAS

DESCRITORES DE DESEMPENHOCONHECIMENTOS

PRÉVIOS CONTEÚDOS ATIVIDADESRECURSOS/MATERIAIS

CELPlano Sintático- Sistematizar funções sintáticas internas ao grupo verbal.

EE s c r e v er e m t e r mo s p es s o a i s e c r ia t iv o s -Explorar formas de interessar e implicar os leitores, considerando o papel da audiência na construção do sentido.

CEL

- Descobrir regularidades na estrutura e no uso da língua, com base em práticas de experimentação.- Distinguir os constituintes principais da frase (DT B4.1).- Distinguir as funções sintáticas de constituintes selecionados e não selecionados pelo verbo.

E- Escrever para responder a diferentes propostas de trabalho, recorrendo a técnicas de seleção,registo, organização e transmissão da informação.

Estrutura lexical; campo semântico (DT B.5.2.)

Funções sintáticas (DT B.4.2.):complementos direto, indireto e oblíquo.

- Resolução e correção de uma ficha de trabalho.

- Exercício de produção escrita criativa - elaboração de uma quadra de continuação do poema “Fado Toninho”, aplicando o novo conteúdo de CEL lecionado (Trabalho de Pares-TP).

-Partilha dos textos produzidos.

Ficha de trabalho

Caderno

7

Page 8: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

RESULTADOS ESPERADOS APÓS A CONCLUSÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CO- Saber escutar, visando diferentes finalidades, discursos formais em diferentes variedades do português, cuja complexidade e duração exijam a atenção por períodos prolongados.- Interpretar criticamente a informação ouvida, analisando as estratégias e os recursos verbais e não verbais utilizados.- Compreender o essencial da mensagem, apreendendo o fio condutor da intervenção e retendo dados que permitam intervir construtivamente em situações de diálogo ou realizar tarefas específicas.

EO- Tomar a palavra em contextos formais, selecionando o registo e os recursos adequados às finalidades visadas e considerando as reações dos interlocutores na construção do sentido.- Produzir discursos orais corretos em português padrão, usando vocabulário e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de organização e coesão discursiva.

L- Ler de forma fluente, apreendendo o sentido global de textos de diferentes intencionalidades e registos.- Ler textos de diferentes tipos e em suportes variados para obter informação, organizar o conhecimento ou para aceder a universos no plano imaginário, adequando as estratégias de leitura às finalidades visadas.- Posicionar-se criticamente quanto à validade da informação, selecionando os dados necessários à concretização de tarefas específicas e mobilizando a informação de acordo com os princípios éticos do trabalho intelectual.- Apreciar textos de diferentes tipos, analisando o modo como a utilização intencional de recursos verbais e não verbais permite alcançar efeitos específicos.

CEL- Refletir sobre o funcionamento da língua para, a partir da realização de atividades de caráter oficinal, analisar e questionar os sentidos do texto.- Explicitar, usando a terminologia apropriada, aspetos fundamentais da estrutura e do uso do português padrão nos diferentes planos do conhecimento explícito da língua.- Analisar marcas específicas da linguagem oral e da linguagem escrita, distinguindo diferentes variedades e registos da língua e adequando-os aos contextos de comunicação.

8

Page 9: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

E- Escrever para responder a necessidades específicas de comunicação em diferentes contextos e como instrumento de apropriação e partilha de conhecimento.-Escrever com autonomia e fluência diferentes tipos de texto adequados ao contexto, às finalidades, aos destinatários e aos suportes da comunicação, adotando asconvenções próprias do género selecionado.- Produzir textos em termos pessoais e criativos, para expor representações e pontos de vista e mobilizando de forma criteriosa informação recolhida em fontes diversas.

Aveiro, 13 de Julho de 2011

Os Formandos:

Albano RojãoAlda Oliveira

Ana Paula MedeirosCarla Silva

José FerreiraLiliana Oliveira

A Formadora:

Graça Rodrigues

9

Page 10: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Anexos da sequência didática

10

Page 11: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Entrevista aos Deolinda, TSF

Compreensão oral – Ficha de trabalho

Vais ouvir um excerto de uma entrevista a uma conhecida banda musical portuguesa,

realizada no programa “Pessoal... e transmissível” da autoria de Carlos Vaz Marques, na

Rádio TSF.

1. Assinala a resposta correta.

1.1. A banda é constituída pelos seguintes elementos:

(A) Ana Bacalhau, Pedro Silva Martins, Zé Pedro Leitão, Luís José Martins.

(B) Ana Bacalhau, Pedro Silva Martins, Zé Pedro Leitão, António Ferreira Leitão.

(C) Ana Bacalhau, Pedro Sousa Martins, Zé Luís Leitão, Pedro José Martins.

1.2. “Canção ao Lado” é:

(A) O título do primeiro disco gravado.

(B) A canção preferida da banda.

(C) O nome do álbum mais recente da banda.

2. Associa cada elemento da coluna A ao único elemento da coluna B que lhe corresponde.

Escreve os números correspondentes da coluna B às letras da coluna A.

COLUNA A COLUNA B

(a) Ana Bacalhau

(b) Luís José Martins

(c) Pedro Silva Martins

(d) Zé Pedro Leitão

(1) autor das letras

(2) voz

(3) teclas

(4) guitarra

(5) contrabaixo

(6) flauta

(7) bateria

11

Page 12: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda.

(a) bem humorada

(b) intimista

(c) arisca

(d) dada ao fado

(e) tímida

4. O “Fado Toninho” retrata

(a) o irmão da Deolinda.

(b) uma criança mimada.

(c) uma personagem tipo lisboeta.

12

Page 13: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Ficha de trabalho

FADO TONINHO

Dizem que é mau, que faz e acontece,arma confusão e o diabo a sete.Agarrem-me que eu vou-me a elenem sei o que lhe faço...desgrenho os cabelosesborrato os lábios.Se não me seguramdou-lhe forte e feio:beijinhos na boca,arrepios no peito.e pagas as favaseu digo: - "enfim,ó meu rapazinhoés fraco pra mim!"

De peito feito ele ginga o passoarregaça as mangas e escarra pró lado.

Anda lá, ó meu cobardolasvem cá mano a manoeu faço e aconteçoeu posso, eu mando.Se não me seguramdou-lhe forte e feio:beijinhos na boca,arrepios no peito.e pagas as favaseu digo:"-enfim,ó meu rapazinhosou tão má pra ti!"

Ó meu rapazinho, aieu digo assim:"- Se não me seguramdou cabo de ti!"

DeolindaComposição: Pedro da Silva Martins

Atenta no verso, “Agarrem-me que eu vou-me a ele”1. Identifica as personagens a que se referem os pronomes pessoais sublinhados.___________________________________________________________________________2. O sujeito poético dirige-se a uma personagem com um comportamento peculiar.

2.1. Retira do texto quatro expressões que caracterizam o tu poético.__________________________________________________________________________________________________________________________________________2.2. Faz o retrato desta personagem por palavras tuas._______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Transcreve expressões em que seja evidente a atitude provocatória da figura feminina.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.1. Que sentimentos estão na origem desta atitude do sujeito poético.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________

13

Page 14: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Páginas do Flipchart

14

Page 15: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

OFICINA DE CEL Funções sintáticas

1. Considera as seguintes frases:“Pagas as favas.”

“Desgrenho os cabelos.”

“Esborrato os lábios.”

“Arregaça as mangas.

1.1. Se eliminares os grupos nominais em destaque, as frases mantêm o sentido?

__________

1.2. É possível substituir esses grupos nominais pelos pronomes pessoais o, a, os, as?

__________

1.2.1. Reescreve então as frases, substituindo esses grupos nominais.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

1.3. Qual será então a função sintática dos constituintes sublinhados?

________________________________________________________________

1.4. Conclui agora, preenchendo os espaços em branco.

15

Page 16: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

- O complemento_______________________ é uma função sintática

desempenhada por um grupo nominal.

- Pode ser substituído pelo pronome pessoal ____ ____ ____ ____.

- Faz parte do predicado, sendo selecionado pelo ___________________________.

2. Atenta agora nas seguintes frases:

Ela gritou ao rapaz.

Ela dá beijos ao rapaz.

A rapariga lançou piropos ao Toninho.

Ele não deu importância às suas provocações.

2.1. Se eliminares os grupos preposicionais em destaque, as frases mantêm o sentido? __________

2.2. É possível substituir esses grupos pelo pronome pessoal lhe(s)? ________

2.2.1 Reescreve então as frases, substituindo esses grupos preposicionais.

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

2.3. Qual será então a função sintática dos constituintes sublinhados?

________________________________________________________________________

2.4. Conclui agora, preenchendo os espaços em branco.

- O complemento_____________________ é uma função sintática

desempenhada por um grupo preposicional.

16

Page 17: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

- Pode ser substituído pelo pronome pessoal ______________.

- Faz parte do predicado, sendo selecionado pelo

_________________________.

17

Page 18: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

OFICINA DE CEL Funções sintáticas

1. Repara nas seguintes frases.

O Toninho precisava de aulas de civismo.

Ela pensava nele todo o dia.

Ela sentia-se bem.

Eles moram em Lisboa.

1.1. Se eliminares os grupos preposicionais e adverbiais em destaque, as

frases mantêm o sentido? _________

1.2. É possível substituir esses grupos pelo pronomes pessoais o, a, os, as,

lhe(s)? ________

Concluis, assim, que estes grupos preposicionais e adverbiais não desempenham as

funções sintáticas de complementos direto e indireto.

Acabaste de descobrir uma nova função sintática: o complemento oblíquo.

-O complemento oblíquo é uma função sintática desempenhada por um

grupo preposicional ou adverbial.

-Não pode ser substituído pelos pronomes pessoais o, a, os, as, lhe(s).

-Faz parte do predicado, sendo selecionado pelo verbo.

-A sua supressão pode originar agramaticalidades ou alterações de sentido.

18

Page 19: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

Exercícios de aplicação de conhecimentos1. Lê as seguintes frases.

a) Ela engraçou com o rapaz.b) Todos reparavam nele.c) Ela gostava do Toninho.d) Ela enamorou-se dele.e) Eles vagueavam pelo jardim.f) O rapaz mora em Lisboa.g) Eles participaram nas marchas de Santo António.

1.1. Sublinha, em cada uma delas, o complemento oblíquo.

1.2. Verificaste que todos os verbos são regidos por uma preposição.Completa o quadro seguinte conforme o exemplo.

Ela engraçou com o rapaz. engraçar comTodos reparavam nele.Ela gostava do Toninho.Ela enamorou-se dele.Eles vagueavam pelo jardim.O rapaz mora em Lisboa.Eles participaram nas marchas de Santo António.

2. Lê as seguintes frases:a) A rapariga levou longe as suas provocações.b) O Toninho não se sentiu mal.c) Os Deolinda colocaram ali os instrumentos da banda.

2.1. Sublinha, em cada uma delas, o complemento oblíquo.

2.2. Verificaste que todos os complementos que sublinhaste pertencem à classe dos advérbios. Transcreve-os para a coluna da direita.

A rapariga levou longe as suas provocações.O Toninho não se sentiu mal.Os Deolinda colocaram ali os instrumentos da banda.

3. Identifica a função sintática dos elementos destacados, assinalando com um X a opção correta: complemento direto (CD), complemento indireto (CI) e complemento oblíquo (CO).

CD CI COO Pedro colocou o álbum na gaveta.O Pedro colocou o álbum na gaveta.Hoje vou cedo para a praia.Comprou-lhes o novo disco dos Deolinda.A Marta gosta das músicas deste grupo.A Ana telefonou ao Pedro ontem.O João levou longe as suas ambições.A Ana Bacalhau interessa-se pelo fado.Os alunos ouviram-na na sala.Eles emprestaram-nos o disco.

19

Page 20: SEQUÊNCIA DIDÁTICA: OFICINA DE CEL COM OS Web viewguitarra (5) contrabaixo (6) flauta (7) bateria. 3. Assinala a opção que não corresponde à caracterização da Deolinda. bem

20