ELO Série 5 Nº 980 4 junho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em...

4
ELO Série 5 Nº 980 4 junho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Igreja Esta semana conclui a leitura de Dani- el. O último capítulo (12) é de difícil interpretação. Quando os meus olhos passaram pelo texto acima senti um aperto no coração porque liguei essa profecia com a tendência para o desa- parecimento da influência cristã na Europa e no mundo. Portugal não é exceção. Parece-me haver duas interpretações possíveis para aquele texto. A primei- ra relaciona essa profecia com Antío- co Epifânio (215 a.C a 162 a.C.). Antío- co reinou sobre a Síria e a Palestina no séc. II a.C. Amante da cultura, lín- gua e politeísmo gregos, assumiu como imperativo helenizar a Palestina. A imposição da língua e da cultura gregas não foi problema de maior. Mas Antíoco quis impor tam- bém a mitologia grega. Interditou as Escrituras sagradas judaicas (nosso Velho Testamento), perseguiu e execu- tou quem tivesse qualquer cópia das Escrituras, mandou instalar no tem- plo em Jerusalém uma imagem de Zeus, consagrando o templo do Se- nhor ao pai dos deuses e mandou ali sacrificar porcos como ato de profa- nação e de desprezo aos judeus. Nesse tempo os judeus esconderam cópias das Escrituras e fugiram para as montanhas onde cavaram cavernas para sobreviverem. A profecia em Da- niel 12.7 pode ter sido cumprida nessa época. Mas a perseguição de Antíoco pode também ter sido apenas um en- saio e um prenúncio de algo muitíssi- mo pior a acontecer durante o perío- do da grande tribulação, sob o domí- nio do anticristo. Inclino-me para esta hipótese e creio haver já sinais eviden- tes dessa proximidade. O cristianismo na Europa está mori- bundo. Milhares de templos cristãos estão encerrados, outros funcionam como museus, e ainda outros foram vendidos para discotecas, pubs, cen- tros comerciais, etc. Notícias recebi- das há dias informam que em Londres há já 423 mesquitas a funcionar e 500 igrejas cristãs fechadas. Na capital do Reino Unido surgiu um multicultura- lismo pró-Islão que afeta toda a socie- dade, desde as escolas aos próprios tribunais. A revista Visão desta semana (nº 1265) traz uma página encimada pelo título O novo calvário dos cristãos e diz que na Síria, havia milhão e meio de cristãos E, quando se acabar de destruir o poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão (Daniel 12.7).

Transcript of ELO Série 5 Nº 980 4 junho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em...

Page 1: ELO Série 5 Nº 980 4 junho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Igreja Esta semana conclui a leitura de Dani-el. O último

ELO Série 5Nº 9804 junho 2017

Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2)

Igreja

Esta semana conclui a leitura de Dani-el. O último capítulo (12) é de difícil interpretação. Quando os meus olhos passaram pelo texto acima senti um aperto no coração porque liguei essa profecia com a tendência para o desa-parecimento da influência cristã na Europa e no mundo. Portugal não é exceção.

Parece-me haver duas interpretações possíveis para aquele texto. A primei-ra relaciona essa profecia com Antío-co Epifânio (215 a.C a 162 a.C.). Antío-co reinou sobre a Síria e a Palestina no séc. II a.C. Amante da cultura, lín-gua e politeísmo gregos, assumiu como imperativo helenizar a Palestina. A imposição da língua e da cultura gregas não foi problema de maior. Mas Antíoco quis impor tam-bém a mitologia grega. Interditou as Escrituras sagradas judaicas (nosso Velho Testamento), perseguiu e execu-tou quem tivesse qualquer cópia das Escrituras, mandou instalar no tem-plo em Jerusalém uma imagem de Zeus, consagrando o templo do Se-nhor ao pai dos deuses e mandou ali sacrificar porcos como ato de profa-nação e de desprezo aos judeus.

Nesse tempo os judeus esconderam cópias das Escrituras e fugiram para as montanhas onde cavaram cavernas para sobreviverem. A profecia em Da-niel 12.7 pode ter sido cumprida nessa época. Mas a perseguição de Antíoco pode também ter sido apenas um en-saio e um prenúncio de algo muitíssi-mo pior a acontecer durante o perío-do da grande tribulação, sob o domí-nio do anticristo. Inclino-me para esta hipótese e creio haver já sinais eviden-tes dessa proximidade.

O cristianismo na Europa está mori-bundo. Milhares de templos cristãos estão encerrados, outros funcionam como museus, e ainda outros foram vendidos para discotecas, pubs, cen-tros comerciais, etc. Notícias recebi-das há dias informam que em Londres há já 423 mesquitas a funcionar e 500 igrejas cristãs fechadas. Na capital do Reino Unido surgiu um multicultura-lismo pró-Islão que afeta toda a socie-dade, desde as escolas aos próprios tribunais.

A revista Visão desta semana (nº 1265) traz uma página encimada pelo título O novo calvário dos cristãos e diz que na Síria, havia milhão e meio de cristãos

E, quando se acabar de destruir o poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão (Daniel 12.7).

Page 2: ELO Série 5 Nº 980 4 junho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Igreja Esta semana conclui a leitura de Dani-el. O último

2 4 jun. 2017

• 10h00 – Escola Bíblica Dominical.

Classe Maternal: Reúne-se no pri-meiro piso. Leve os seus filhos até lá, entregue-os e participe na classe de adultos.

Classe de Pré-Primários: Atos 4.36, 37,; 9.26-31 – Um amigo diferente.

Classe de Primários: Atos 11:19-30 – A igreja de Antioquía.

Classe de Juniores: João 13.1-17 – O exemplo de Jesus.

Classes de Jovens e Adultos: Lição nº 1: Salmo nº 1 – O caminho. Texto áu-reo: Porque o Senhor recompensa o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios traz destruição (Salmo 1.6).

• 11h00 – Culto de louvor e pregação. Direção do culto e mensagem a car-go do irmão João Pedro Tapada San-tos.

• 18h30 - Culto de adoração. A direção do culto é da responsabilidade da irmã Rute Figueiredo e a mensagem será trazida pela irmã Edite Briosa.

Agenda para hojeem 2011, quando começou a guerra civil. Agora não devem chegar a 600 mil (…) No Iraque havia perto de 1,5 milhões de cristãos em 1987. Hoje estima-se que não cheguem a 250 mil. Em países como a Somália, o Afeganistão, o Pa-quistão, o Irão e o Iemen os cristãos podem ser acusados de apostasia e cas-tigados com a pena de morte. (op. cit., p. 26). Circulam na Internet vídeos com imagens de cristãos a serem cha-cinados pelo Daesh. Provavelmente nunca na história houve um tempo de tanta perseguição aos cristãos. Nos primeiros séculos o sangue dos márti-res era a semente da igreja. Hoje os cristãos estão a desaparecer. Neste contexto ocorrem-me as palavras de Jesus em Mateus 16 quando disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja. Qual será a sua e a mi-nha responsabilidade no cumprimen-to desse propósito e promessa de Je-sus?

Fico alarmado ao ver como o mundo se torna cada dia mais perigoso para a fé cristã. Ao mesmo tempo fico sur-preendido com relatos de centenas de conversões a Cristo entre os muçul-manos; conversões pela simples leitu-ra da Bíblia!

Que fazer num mundo assim? Entre a esperança e o desespero, prefiro a es-perança de que o cristianismo não morrerá, que o evangelho é eterno, que Cristo é a esperança dos homens, que a igreja sobreviverá e que Deus está ativo entre nós. E prefiro fazer parte dessa transformação. Vamos evangelizar começando pelos da nos-sa própria casa?

Pastor J. Pinto Ferreira

Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir a razão da esperança que há em vós. (I Pedro 3.15)

Introdutores: Pedro e Lúcia Jerónimo • Diaco-nisa: Bertília Pires • Música: Samuel Oliveira (órgão); Rute Figueiredo (piano); Jónatas Ferrei-ra (piano, violino) • Audiovisual: João Pedro T. Santos; Noemi Ferreira; Miguel Leal • Orna-mentação: Eunice e Raquel Santos.

escala de serviço

Page 3: ELO Série 5 Nº 980 4 junho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Igreja Esta semana conclui a leitura de Dani-el. O último

3ELO 980

O púlpito hojeO nosso Pastor estará hoje a cooperar com as igrejas da Acção Bíblica do Al-garve, reunidas no centro bíblico em Bias do Sul. Agradecemos aos irmãos que assumiram a responsabilidade dos cultos, a saber: João Pedro T. San-tos (culto da manhã), Rute Figueiredo e Edite Briosa (culto da tarde).

Da agenda para junhoA nossa ênfase em junho será a igreja. A assembleia geral prevista para o próximo domingo realizar-se-á no se-gundo domingo de julho (09). O acampamento do Centro Social Bap-tista decorrerá de 12 a 16 de junho corrente em Água de Madeiros.O passeio da EBD, previsto para dia 15 foi adiado para o outono devido a in-compatibilidade de datas.

Infantes do ReiOntem os Infantes do Rei estiveram na Quinta das Boas Novas em Vendas Novas a celebrar o Dia da Criança. Agradecemos aos líderes que organi-zaram e geriram este evento. No pró-ximo sábado haverá atividade às 10h00 nas instalações da Igreja. Dia 24 (sábado) será a atividade final deste ano letivo. No dia seguinte o culto será de gratidão a Deus e encerramen-to das atividades. As atividades reco-meçarão dia 30 de setembro com um evento especial com Infantes de ou-tras Igrejas no Centro de Formação Cristã em Ramada.

Festival da EsperançaOre por este evento evangelístico que deverá acontecer no Meo Arena dias 21 e 22 de abril de 2018. Há informa-ção impressa a circular.

Fotografia de grupo dos Infantes do Rei, ontem, à chegada à Quinta das Boas Novas, Vendas Novas.

Page 4: ELO Série 5 Nº 980 4 junho 2017 Para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor. (Colossenses 2:2) Igreja Esta semana conclui a leitura de Dani-el. O último

Propriedade: Igreja Evangélica Baptista do CacémEquipa Redatorial: Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira, Samuel OliveiraE-mail: [email protected]: SemanalTiragem: 120 exemplaresÍcones de Freepik e Simpleicon em flaticon.com

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

website: www.igrejabaptistacacem.orgE-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Geral: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificação

Quarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblico

Quinta-feira:16.00 - História bíblica no infantário

Sábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto Ferreira

Telef.: 219 260 420, 933 400 367

ficha técnica

09/junho – Arminda Neto Matos

Gratidão:AniversarianteNossa EBD – Professores

Saúde e / ou Idosos:Aida Pires; Augusta Melo; Beatriz Carvalho;Georgete Silva;Isabel Gonçalves; Laura M. Ribeiro;Laurentina Amaro; Mª Conceição Capão (lar idosos)M.ª Helena Santos Ferreira;M.ª Luísa Pereira; M.ª Luísa Pereiro;Paulina Campos; Telmo Cunha e esposa (Aida).

Ex-pastores da Igreja:António dos Santos;Orlando Caetano e esposaJ. Sérgio Felizardo e esposa

Outros:Acampamento do CSBInfantes do Rei – salvaçãoCrescimento da IgrejaPastor e obreirosFestival da Esperança

Parabéns

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Salmo 90:12

Motivos de oração