Série Temperamentos o Melancólico

10
Série: Temperamentos Introdução: O temperamento é o conjunto básico de nosso ser; é a combinação de diferentes características, transmitidas geneticamente, as quais inconscientemente controlam nosso procedimento. Nosso temperamento possuem qualidades e defeitos, nosso alvo, melhorar nossas qualidades e trabalhar nos nossos defeitos. Nosso alvo com esse estudo é o equilíbrio, por isso que exagero nos defeitos, justamente para darmos mais atenção a eles e com a ajuda de Deus poder trabalhar neles. Por que estudar os Temperamentos? Estudar os temperamentos irá ajudar a você a se conhecer melhor, a conhecer melhor as pessoas, a entender que cada um tem um jeito de ser. Nem todos somos iguais , mas todos somos úteis. É nesse choque de temperamentos que crescemos, que aprendemos, que aprendemos a entender melhor o outro...O temperamento é o conjunto básico de nosso ser; é a combinação de diferentes características, transmitidas geneticamente, as quais inconscientemente, controlam nosso procedimento. Devido à diferença dos temperamentos, as pessoas poderão ter reações ou comportamentos diferentes perante a mesma situação. Já estudamos até aqui sobre o temperamento sanguíneo: Linha de frente, falante, pulsante, vivaz, sempre pronto para tudo, faz muita coisa ao mesmo tempo, começa e não termina, indisciplinado. Certa vez ouvi, sabiamente, alguém dizer: “as vezes nas melhores pessoas encontramos os maiores defeitos e nas piores pessoas, as maiores virtudes”. As pessoas podem ser classificadas em quatro grupos de temperamentos: SANGUÍNEO, MELANCÓLICO, COLÉRICO e FLEUMÁTICO. O correto desenvolvimento de uma pessoa deve passar pelo aperfeiçoamento das características positivas de seu temperamento e a luta constante por vencer seus pontos fracos.

Transcript of Série Temperamentos o Melancólico

Page 1: Série Temperamentos o Melancólico

Série: Temperamentos

Introdução: O temperamento é o conjunto básico de nosso ser; é a combinação de diferentes características, transmitidas geneticamente, as quais inconscientemente controlam nosso procedimento. Nosso temperamento possuem qualidades e defeitos, nosso alvo, melhorar nossas qualidades e trabalhar nos nossos defeitos. Nosso alvo com esse estudo é o equilíbrio, por isso que exagero nos defeitos, justamente para darmos mais atenção a eles e com a ajuda de Deus poder trabalhar neles. Por que estudar os Temperamentos? Estudar os temperamentos irá ajudar a você a se conhecer melhor, a conhecer melhor as pessoas, a entender que cada um tem um jeito de ser. Nem todos somos iguais , mas todos somos úteis. É nesse choque de temperamentos que crescemos, que aprendemos, que aprendemos a entender melhor o outro...O temperamento é o conjunto básico de nosso ser; é a combinação de diferentes características, transmitidas geneticamente, as quais inconscientemente, controlam nosso procedimento. Devido à diferença dos temperamentos, as pessoas poderão ter reações ou comportamentos diferentes perante a mesma situação.

Já estudamos até aqui sobre o temperamento sanguíneo: Linha de frente, falante, pulsante, vivaz, sempre pronto para tudo, faz muita coisa ao mesmo tempo, começa e não termina, indisciplinado.

Certa vez ouvi, sabiamente, alguém dizer: “as vezes nas melhores pessoas encontramos os maiores defeitos e nas piores pessoas, as maiores virtudes”. As pessoas podem ser classificadas em quatro grupos de temperamentos: SANGUÍNEO, MELANCÓLICO, COLÉRICO e FLEUMÁTICO.

O correto desenvolvimento de uma pessoa deve passar pelo aperfeiçoamento das características positivas de seu temperamento e a luta constante por vencer seus pontos fracos.

AJUDAR VOCÊ A SE CONHECER MELHOR E A CONHECER O OUTRO TAMBÉM, TEMOS OS QUATRO TEMPERAMENTOS, MAS HÁ SEMPRE UM QUE DESTACA, EM ALGUNS MOMENTOS UM OU OUTRO APARECERÁ MAIS!

Resumo geral dos 4 temperamentos

SANGUÍNEO Atores, Vendedores, Oradores, Recepcionistas, Desportistas. Qualidades: Comunicativo, Destacado, Entusiasta, Amável, Delicado, Simpático, Bom companheiro, Compreensivo, Crédulo. Defeitos: Pusilânime (falta de decisão, de coragem), Instável, Inconstante, Indisciplinado, Impulsivo, Inseguro, Egocêntrico, Barulhento, Exagerado, Medroso.

Page 2: Série Temperamentos o Melancólico

FLEUMÁTICO Diplomatas, Administradores, Professores, Técnicos, Cientistas, Líderes, Médicos, Artistas Plásticos, Donas de Casa. Qualidades: Calmo, Tranqüilo, Cumpridor, Eficiente, Conservador, Prático, Líder, Diplomata, Bem-humorado. Defeitos: Calculista, Temeroso, Indeciso, Contemplativo, Desconfiado, Pretensioso, Introvertido, Desmotivado.

COLÉRICO Produtores, Construtores, Líderes, Professores, Ditadores, Políticos, Gerentes. Qualidades: Enérgico, Corajoso, Otimista, Prático, Eficiente, Decidido, Líder, Audacioso. Defeitos: Se ira facilmente, Sarcástico, Impaciente, Prepotente, Intolerante, Vaidoso, Auto-suficiente, Tem habilidade para o mal.

HOJE FALO DO TEMPERAMENTO MELANCÓLICO

O melancólico percebe as emoções de todo mundo, amorosa, atenciosa, recebe as emoções, carrega problemas de todo mundo, deprimida, retirada, sem expressão pública, MUITO SENSÍVEL AS SUAS EMOÇÕES!

Lembrando que irei sempre exagerar, isso é de propósito, assim conseguimos enxergar um pouco mais dos nossos defeitos e assim com a ajuda de Deus poder vencê-los.

Características do melancólico

Em termos gerais - Pontos negativos:

Depressivo e triste. Pessimista; está sempre olhando o lado negativo das coisas. Gosta de sofrer- do tipo mártir. Hipocondríaco. Introspectivo ao ponto de prejudicar-se. Orgulhoso.

Relacionamento com os outros

Pontos positivos: Amigo de quem se pode confiar. Amigo ao ponto do auto-sacrifício. Faz amigos cautelosamente. Tem profunda afeição pelos amigos.

Pontos negativos nos relacionamentos:

Critica os defeitos dos outros. Busca sempre a perfeição e julga tudo de acordo com seus ideais. Temeroso do que outros pensam dele; desconfia de todos. Recebe as tristezas de todos para sim mesmo. Pode ter um violento acesso de cólera, após um prolongado período de animosidade. Muitas vezes sente-se ferido profundamente. Pode conservar uma mágoa as vezes por

anos e ser vingativo. Desgosta daqueles que se lhe opõem .

Page 3: Série Temperamentos o Melancólico

É de difícil convivência.

Atividades

Pontos positivos: Fortes tendências para o perfeccionismo gosta de trabalho analítico e detalhado . Tem autodisciplina. Sempre leva a cabo o que começa. Grande pendor para o trabalho intelectual e criativo. Com tendências para gênio. Conhece suas próprias limitações.

Pontos negativos:

Indeciso. Muito teórico, e pouco prático. Cansa-se facilmente Hesita muito para iniciar novas empreitadas . Analisa exageradamente , o que a leva a

desencorajar-se. Sua ocupação na vida tem que exigir o máximo de sacrifício, abnegação e serviço. Fica deprimido com suas criações.

Outras características

É o mais sofredor dos temperamentos... vive descontente com tudo, tenta construir um mundo perfeito e a frustração vem por não atingir seu objetivo. São tardios em irar-se, porém quando ocorre ficam descontrolados.

Como o sangüíneo é de temperamento alegre, o melancólico é o de sofrimento, de tristeza. O que ajuda a causar seu sofrimento não é somente pensar em si, mas sua tendência inata para julgar, avaliar todas as impressões que ele recebe de fora. Naturalmente ele é decepcionado. O resultado é que o presente tem pouco interesse para ele. E ele passa tanto deste mundo quanto para o mundo de pensamentos e sonhos. Lá ele vive do passado ou do futuro. Por isso aproveita muito pouco da vida no presente! Se for para escolher entre investir no hoje ou no futuro, ele preferirá o futuro.

Muito detalhista: “Por se apegar muito aos detalhes ele se perde no todo” Dificilmente esquece insultos – ninguém acha tanta dificuldade em esquecer um

insulto como ele. É porque as impressões são profundas. Ele pensa muito e estas coisinhas começam a tornarem-se grandes, até que se torna muito difícil perdoar.

Pessimista – por causa do seu alto ideal, vê falhas e erros em tudo. Orgulhoso – seu olhar para os erros dos outros dá lugar para desprezar. Tem a

tendência de não ver seus próprios erros. Pensativo – por natureza, vive mais no mundo de pensamentos. Ele é indeciso – reflete todos os lados do caso, todas as possibilidades, conseqüências

antes de fazer, ou melhor, tomar a decisão. Ele pensa, pensa, pensa e...vai ficando mais confuso ainda... Quanto mais ele pensa, mais difícil torna o problema.

O Melancólico é muito voltado para si mesmo, e, às vezes. É do tipo: Ocupado demais consigo mesmo, Sensíííível demais.... – porque ele compara todas as impressões com

Page 4: Série Temperamentos o Melancólico

seu próprio eu, facilmente fica ofendido e magoado. Portanto, facilmente supersticioso: “Por que ele fez aquilo?” “Por que ele diz isso?” Tais perguntas o sangüíneo quase nunca pensa, mas o melancólico diariamente está atormentado em si mesmo.

Os melancólicos têm como grande qualidade à profundidade. Mergulham fundo em cada questão que analisam. Remoem muito tempo sentimentos, magoas e ressentimentos. Tendem a ser mais tristes podendo chegar a depressivos. São persistentes com o que analisam, mas não são muito excitáveis. São seletivos com os assuntos que os interessam. Seu grande problema é que se tornam facilmente pesados e tristes. A vida pode passar a ser difícil, um grande fardo. Precisam adquirir a alegria e a leveza, que lhe faltam, qualidades básicas do temperamento oposto, sanguíneo.

O melancólico como pai/mãe

Tem padrões altos, quer que tudo seja feito corretamente, mantém a casa em ordem, arruma a desordem dos filhos, sacrifica-se pelos outros, incentiva estudos e talentos, extremamente perfeccionista com os filhos, não os deixa brigar, se sujar ou comer sozinhos.

O melancólico no trabalho

Orientado por horário, Perfeccionista, Detalhista, leal, dedicado, Persistente e minucioso, Ordeiro e organizado, suuuuuper econômico (mão de vaca), Vê os problemas, Encontra soluções criativas, Precisa terminar o que começou, gosta de gráficos, tabelas e listas, gosta de pesquisas (tem sempre uma pesquisa em mente), Habilidoso, minucioso.

Não há ninguém que sofra como o melancólico. Enquanto o sanguíneo imediatamente esquece uma injúria ou uma crítica, o colérico é tão cabeça dura que não o nota e o fleumático olha de alto, com um sorriso, do tipo senhor da situação. O melancólico é profundamente ofendido e desaba.

Nosso personagem de hoje: Nós iremos estudar hoje um personagem das escrituras muito melancólico , vamos aprender com sua história e tirar lições eternas para a nossa própria vida. Nosso personagem é JONAS, o profeta. Vamos analisar um melancólico usando mal seus dons. Mas antes vamos fazer um pano de fundo para sua história. Este livro conta a história de um profeta, provavelmente esse livro se trata de um conto, mas vamos analisar como obra literária mesmo e histórica pra podermos analisar o personagem principal do livro, JONAS. Escrito provavelmente no período babilônico. Objetivo desse livro, ensinar ao povo grandes lições através da vida desse profeta. A forma narrativa é de uma novela! Isso mesmo. Você verá isso no decorrer do livro, é uma grande novela, mas o principal é tirarmos lições para as nossas vidas. Para início de conversa a Nação de Israel estava sendo destruída por uma outra Nação, a Assíria, capital Nínive. Para Jonas aquela era uma missão que confrontava profundamente seu nacionalismo e sua consciência ideológica. Ele prefere fugir a ela, deixando assim de sacrificar sua coerência político-ideológica.

Tema: Meu mundo caiu!

Vamos Ler Jn 1:1

Page 5: Série Temperamentos o Melancólico

Foi assim que tudo começou

Um dia Jonas estava em casa, lá pelo ano 750 aC, quando Deus falou com ele.

Vamos ler: “Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: (verso 2) “Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela porque a sua malícia subiu até mim”.

Sem dúvida, esta era uma tarefa para a qual Jonas não tinha absolutamente o coração disposto. Era como pedir hoje a um israelense que levasse a palavra de Deus ao Iraque. Era um pedido de Deus para que ele levasse a mensagem de Deus a alguém, ou a um povo que ele não gostava! (NACIONALISTA; PRECONCEITUOSO, HOMOFÓBICO; EVANGÉLICO)

(verso 3) “Tendo descido a Jope (OPA!!!), achou um navio que ia para Társis. Pagou pois sua passagem, e embarcou nele, para ir com eles para Társis, longe da presença do Senhor”.

Assim é que Jonas gasta tudo o que tem para não ter que se engajar numa missão na qual não acreditava.

Sua opção é ir para o fim do mundo. Vai então para Társis, no sul da Espanha, o lugar mais longínquo de todo o planeta, naqueles dias. A viagem para lá durava no mínimo um ano. Era literalmente o fim da linha.

(verso 4) “Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar”.

“De repente os até então bem sucedidos planos de Jonas são confrontados pelo pior de todos os oponentes: o amor apaixonado de Deus”

Isso porque nenhuma fuga de Deus dura para sempre. É melhor viver como um ateu alienado de Deus do que como um cristão fugindo de Deus..segue a leitura verso 5

Jonas tenta fugir de Deus e cai dentro de uma fervorosa reunião de oração . Talvez em navio nenhum do mundo se tenha orado tanto quanto naquele navio em que se encontrava Jonas. “Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente”. Como conseguia dormir? Ele não queria que Nínive se convertesse, ele queria que as coisas fossem do seu jeito. Hummm, “é o jeitinho melancólico de ser, as coisas são boas quando acontecem do se jeito” O melancólico sofre muito quando as coisas não saem do jeito que plenejou.

No texto da versão grega do Velho Testamento, chamada de Septuaginta, se diz que Jonas não só dormia, mas “roncava profundamente”.

Ele foi capaz de abandonar a mais fervorosa reunião de oração da sua vida e afundar-se em um profundo sono.

(verso 6) “Chegou-se a ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim esse Deus se lembre de nós para que não pereçamos”.

Page 6: Série Temperamentos o Melancólico

O estado de alienação da vontade de Deus torna Jonas menos humano e menos cristão do que os pagãos. Eles lutavam pela vida; Jonas dormia. Eles invocavam cada qual o seu Deus; Jonas não tinha prece em seus lábios, estava totalmente silencioso.

(verso 7) “Então os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus, e lançavam ao mar a carga que estava no navio para o aliviarem do peso dela”. ( que coisa!!!)

(verso 8) “Declara-nos agora por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu? Ele lhes respondeu: Sou hebreu, e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra”.

( verso 9) Olhe a resposta de Jonas...ele não perde a pose: “ Eu sou Hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra” (Se você precisa falar que é, então você não é!!!)

Então eles disseram o que faremos com você e ele disse: lancem-me ao mar!!!!

...Então lançaram no mar e o mar cessou sua fúria. Não é uma novela? Então não ficaremos aqui discutindo o tamanho do peixe, se era uma baleia, um cachalote. Isso não é importante. O importante são as lições que tiramos dessa história!

Olhe a oração de Jonas de dentro do grande peixe: Não se esqueça do teor poético do texto...

Capítulo 2:2 – Vamos ler...Verso 9 (ahahaha)...o final é o melhor: “O que eu prometi cumprirei totalmente...”

Depois disso no capítulo 3:1-5, depois capítulo 4:1-3.

Jonas vai até Nínive, e como um bom melancólico, o que demoraria 3 dias para fazer faz em um, corre, prega, e o que acontece?....o povo se arrepende, se converte, toda cidade em festa, amando a Deus, servindo a Deus e Jonas? (capítulo 4:1). Jonas fica profundamente triste com tudo isso. Como pode isso? Hummmm....Por que o nosso melancólico Jonas fica triste? Porque as coisas mais uma vez não saíram do seu jeito!!! Que garoto mimado!!!

Seguindo...(capítulo 4) Verso 2 – Olhe a oração de Jonas!!!!!!!...

IMPORTANTE: Encontramos aqui um defeito muito grande de um melancólico: trazer as coisas de dentro do Baú. Agora essa expressão de Jonas é demais...olha o que ele fala para Deus: “não foi isso que eu disse?” Eu sabia que o senhor iria se arrepender e não iria destruir ninguém..., ele falou isso pra Deus, ou seja...ele estava certo e Deus errado.

O que ele faz depois disso? (verso 3) PEDE A MORTE!

Então Deus pergunta a Jonas (verso 4): “você tem alguma razão para essa fúria?” O que Jonas respondeu? NADA! Ele ignorou Deus!!!!!!!!Mimado ou não é!!!

Então Jonas sai e constrói um abrigo para si. Se fecha e fica remoendo, remoendo, desenterrando coisas, e remói e remói...Então Deus através de uma parábola da planta e da lagarta...E Deus fala pro melancólico Jonas que pessoas são mais importantes que plantas. Em

Page 7: Série Temperamentos o Melancólico

outras palavras, pessoas são mais importantes que coisas, que dinheiro, do que qualquer coisa.

Esse é o nosso melancólico Jonas.

Jonas... extremamente egoísta, só pensava em sua opinião, quando contestado, ele fugiu e construiu um abrigo para si. Os melancólicos são na sua maioria, construtores de abrigo!!!Como um caramujo, quando é ferido, ele se fecha dentro de si mesmo!!!

QUERO FINALIZAR DEIXANDO AQUI ALGUMAS LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM ESSA HISTÓRIA:

1. O mundo não gira em torno das suas vontades: A vontade de Deus é sempre melhor do que a sua. A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Jonas só queria fazer sua vontade e Deus mostrou a Jonas que a vontade de Deus é melhor, ela é ampla e abençoadora, NÃO É INDIVIDUALISTA.

2. Deus não irá te tratar como um garoto mimado: Quando as coisas não saíram da forma que Jonas gostaria o que ele fez? Fugiu, se escondeu...do tipo: vou dar um tempo! Sabe o que prova a imaturidade de Jonas? Olha como Deus fala com ele. A historinha da plantinha (Quase podemos ouvir Deus usando "linguagem infantil" em suas respostas a Jonas — "Pobrezinho, está magoado comigo? Venha, sente-se aqui debaixo da sombra desta planta. Epa, o verme malvado comeu a planta e o sol e o vento quente estão fazendo meu menino desmaiar?" Esta maneira infantil de Deus falar tem o objetivo de deixar Jonas constrangido por sua atitude infantil e, ao mesmo tempo, mostrar-lhe a grandeza da graça de Deus para um povo que não merecia Sua misericórdia)Então...pare de se esconder, pare de fugir. Quanto mais você foge, maior fica o problema!!! Vença esse defeito do seu temperamento, o de sempre fugir, de se esconder, se isolar, de achar que o mundo caiu sobre sua cabeça porque as coisas saíram do lugar, ou não aconteceram da forma que gostaria. Deus deseja que você cresça!

3. Pessoas são mais importantes que coisas: Nunca troque o valor das pessoas pelo valor das coisas. Jonas ficou com pena da planta e não das pessoas.

4. O melhor que você tem a fazer é confiar em Deus: Na dúvida fique com Deus! Deus tem o melhor, os feitos de Deus são notáveis, a forma de Deus agir é perfeita, ele tem prazer em abençoar, de perdoar até uma Nação como a ASSÍRIA, totalmente pagã, Seu amor se estende a todos. Se você está em uma situação difícil, fique com Deus, acredite Nele, deposite sua confiança Nele. Entregue-se a Deus, confie Nele, o mais ele fará!

É tempo de sair dos nossos casulos!Atos