Serra

109
 (DETALHE IMPORTANTE: ESTOU MONTANDO ESSE TUTORIAL AOS POUCOS E JÁ HOSPEDANDO ELE PARA QUE VOCÊS POSSAM IR ACOMPANHANDO, ENTÃO PERDOEM OS DIVERSOS ERROS DE PORTUGUÊS, MAS É QUE A CORREÇÃO FINAL SÓ SERÁ FEITA APÓS O TERMINO DESTE PROJETO.NA VERDADE O PROJETO JÁ TERMINOU (DOMINGO 21 DE SETEMBRO DE 2009), MAS O TUTORIAL ESTÁ NASCENDO AGORA... QUENTINHO!!!!) Olá... Apesar de ser analista de sistemas, Sempre gostei de mexer com marcenaria, porém sempre utilizando ferramentas e oficinas dos amigos. Depois de construir um condomínio para os meus três cães na marcenaria de um amigo, resolvi montar minha própria marcenaria caseira e comecei a buscar uma mesa multifuncional para minhas “brincadeiras”. Esbarrei em um problema sério, pois a única fabricante destas mesas é a FERRARI, que possui alguns modelos de multifuncionais interessantes. Pesquisando mais, descobri que os usuários destes equipamentos têm duas alegrias: a primeira quando compra e começa a usar e a segunda quando vende e nunca mais vê uma destas pela frente. Pude observar que a segurança é um item relevado nestes modelos, uma vez que ao acionar o motor, todos os itens da mesa são acionados também. Dando margem para vários tipos de acidentes (um formão voar de sua mão e encontrar a serra ou a plaina pelo caminho e voltar para a sua testa, de preferência com a ponta voltada para cima). Outro item que deixou a desejar é o material usado nestes equipamentos, que aparentemente são muito frágeis e de uma qualidade que deixa a desejar. A duas únicas coisas interessantes seria o preço (já que uma ”7 em 1” da Ferrari custa hoje em torno de R$ 900,00 e que pode ser adquirida pela internet em até 10 vezes sem entrada e sem juros) e o fato dela já chegar pronta para o uso. Antes de mais nada, vamos combinar uma coisa: brasileiro é antes de tudo um grande inventor de soluções técnicas não-documentadas (leia-se GAMBIARRA). O cidadão entra na escola, passa três anos no pré-escolar, depois rala mais cinco anos da primeira a oitava séria, depois passa mais três anos fazendo o antigo segundo grau, rala mais um ano de cursinho, entra na faculdade e lá passa mais cinco anos, consegue um estagio ao final e rala mais uns dois anos, entra em uma empresa e até chegar ao posto de projetistas rala e estuda mais uns 4 anos no mínimo. O cidadão passou 23 anos ESTUDANDO para desenvolver um projeto de uma suspensão de um carro (por exemplo), aí vem o brasileiro e corta as molas pela metade, pois acha que vai ficar melhor. O mesmo processo de estudos, passou o engenheiro que projeta uma cadeira de piscina, com todo o conforto, segurança e ergonomia, e lá vem o brasileiro e põe os pés na cabeceira e a cabeça na parte baixa, detonando o projeto do pobre engenheiro.

description

Serra para modelismo

Transcript of Serra

  • (DETALHE IMPORTANTE: ESTOU MONTANDO ESSE TUTORIAL AOS POUCOS E J HOSPEDANDO ELE PARA QUE VOCS POSSAM IR ACOMPANHANDO, ENTO PERDOEM OS DIVERSOS ERROS DE

    PORTUGUS, MAS QUE A CORREO FINAL S SER FEITA APS O TERMINO DESTE PROJETO.NA VERDADE O PROJETO J TERMINOU

    (DOMINGO 21 DE SETEMBRO DE 2009), MAS O TUTORIAL EST NASCENDO AGORA... QUENTINHO!!!!)

    Ol...

    Apesar de ser analista de sistemas, Sempre gostei de mexer com marcenaria, porm sempre utilizando ferramentas e oficinas dos amigos.

    Depois de construir um condomnio para os meus trs ces na marcenaria de um amigo, resolvi montar minha prpria marcenaria caseira e comecei a buscar uma mesa multifuncional para minhas brincadeiras.

    Esbarrei em um problema srio, pois a nica fabricante destas mesas a FERRARI, que possui alguns modelos de multifuncionais interessantes. Pesquisando mais, descobri que os usurios destes equipamentos tm duas alegrias: a primeira quando compra e comea a usar e a segunda quando vende e nunca mais v uma destas pela frente.

    Pude observar que a segurana um item relevado nestes modelos, uma vez que ao acionar o motor, todos os itens da mesa so acionados tambm. Dando margem para vrios tipos de acidentes (um formo voar de sua mo e encontrar a serra ou a plaina pelo caminho e voltar para a sua testa, de preferncia com a ponta voltada para cima).

    Outro item que deixou a desejar o material usado nestes equipamentos, que aparentemente so muito frgeis e de uma qualidade que deixa a desejar.

    A duas nicas coisas interessantes seria o preo (j que uma 7 em 1 da Ferrari custa hoje em torno de R$ 900,00 e que pode ser adquirida pela internet em at 10 vezes sem entrada e sem juros) e o fato dela j chegar pronta para o uso.

    Antes de mais nada, vamos combinar uma coisa: brasileiro antes de tudo um grande inventor de solues tcnicas no-documentadas (leia-se GAMBIARRA). O cidado entra na escola, passa trs anos no pr-escolar, depois rala mais cinco anos da primeira a oitava sria, depois passa mais trs anos fazendo o antigo segundo grau, rala mais um ano de cursinho, entra na faculdade e l passa mais cinco anos, consegue um estagio ao final e rala mais uns dois anos, entra em uma empresa e at chegar ao posto de projetistas rala e estuda mais uns 4 anos no mnimo.

    O cidado passou 23 anos ESTUDANDO para desenvolver um projeto de uma suspenso de um carro (por exemplo), a vem o brasileiro e corta as molas pela metade, pois acha que vai ficar melhor. O mesmo processo de estudos, passou o engenheiro que projeta uma cadeira de piscina, com todo o conforto, segurana e ergonomia, e l vem o brasileiro e pe os ps na cabeceira e a cabea na parte baixa, detonando o projeto do pobre engenheiro.

  • E agora vamos ns esculhambar os projetistas das ferramentas usadas neste meu projeto!

    Fuando na internet, achei dois projetos interessantes onde os projetistas utilizaram ferramentas manuais e adaptaram em uma mesa, produzindo resultados interessantes.

    Os links para esses dois projetos so:

    http://www.youtube.com/watch?v=SiEZbUyDzJU

    http://www.youtube.com/watch?v=bKh-vSQYae4&feature=related

    Nos dois projetos, encontrei uma certa falha de segurana. Todas as ferramentas eltricas manuais partem do principio que voc ir segurar elas com as mos, ento o corpo torna-se a base de apoio e consequentemente, seus braos que seguram as manoplas que por sua vez seguram o corpo da ferramenta, ficando a base delas (a parte que entra em contato com a madeira) penduradas na ferramenta. Voc fora a base contra o corpo da ferramenta e a base por sua vez comprime o material a ser trabalhado, e ao inverter elas, pondo-as de ponta cabea e presas pela base, voc inverte toda a fsica envolvida no projeto inicial dessas ferramentas. No caso da serra circular, ela vai ficar pendurada APENAS por dois pinos que tambm servem de ponto de piv para ajustes de altura e de ngulo.

    Por isso, neste meu projeto, vou utilizar a serra sempre na altura mxima e sem ngulo, mas no se desesperem! Nosso centro de projetos de solues tcnicas no-documentadas j est analisando uma forma de contornar esse problema!

    DETALHE IMPORTANTE!

    bom ler todo esse material antes de meter a mo na massa, pois durante a execuo ocorreram vrias falhas e detalhei passo-a-passo todos os procedimentos com fotos e explicaes necessria para a finalizao do projeto.

    No me responsabilizo por nenhum dano material, fsico, financeiro, mental ou matrimonial que esse projeto possa a vir causar!

    As ferramentas adaptadas na mesa foram:

    Serra circular MALLORY MSC 1200 LASER Serra tico-tico BLACK & DECKER 400W KS405 Plaina Eltrica BLACK & DECKER 650W 7698

    Os preos das ferramentas e de todo o material utilizado, detalharei ao final do projeto.

    Bom vamos l!

    Agradeo ao Sr. Sidney, experiente marceneiro que emprestou sua sabedoria e sua lixa orbital. Ao Alex que fez a parte de soldagem alem da doao de uma das ferramentas e o emprstimo da tupia e trouxe uma picanha para ajudar na montagem, ao Pedro que cedeu sua marcenaria e a madeira utilizada na construo dos ps da mesa, ao Denilson

  • que alm da ajuda geral ainda serviu de transportadora para levar e trazer vrios dos materiais necessrios, ao Oswaldo pelas dicas e ao Valter pela sua consultoria para assuntos aleatrios.

    Consideraes tcnicas iniciais:

    - O desenho dos cortes da chapa, dos ps da mesa e de todo o restante do projeto devem ser seguidos risca, pois esta mesa receber ainda uma lixa circular, uma tupia e um torno que sero desenhados e acoplados seguindo esse projeto inicial. - A base do projeto parte de uma chapa de metal A36 (ao carbono), onde os parafusos (barras rosqueadas) foram soldados. - Na soldagem dos parafusos, utilizamos solda MIG, que alm de ser mais forte, trabalha mais rpido e desta forma provoca menos dilatao e deformao da placa de ao. - Todo o projeto foi feito de forma que nenhuma das ferramentas tivesse que ser aberta, alterada, perfurada ou ter alguma parte retirada, desta forma teremos a garantia total em caso de falha do equipamento. - As ferramentas sempre estaro firmemente presas a placa de ao que recobre a mesa, nunca estaro presas madeira que neste projeto serve apenas para fixa, firmar e servir de base para a chapa metlica. - Toda a parte eltrica fica em um lado da mesa, possibilitando sua desmontagem sem necessidade de mexer na fiao.

    Vamos iniciar pela mesa, o desenho das peas dela mostrado a seguir:

    Frente e trs:

    850 mm850 x 60 x 25 mm

    850 x 60 x 25 mm

    870 x 50 x 45 mm

    870 x 50 x 45 mm

    50 mm

    870 m

    m

    200 mm

    550 mm

  • Essas duas peas (so duas estruturas iguais a mostrada acima) devem ser parafusadas e coladas, pois no precisaro nem devero serem desmontadas.

    Laterais:

    650 mm

    650 x 60 x 25 mm

    650 x 60 x 25 mm

    870 x 50 x 45 mm

    870 x 50 x 45 mm

    45 mm

    870 m

    m

    100 m

    m200 mm

    Nas laterais, vo apenas duas travessas de cada lada para unir a parte da frente e a parte de trs, ento no desenho acima ignore as duas laterais verticais, pois as mesmas j esto inclusas no desenho anterior.

    Estas duas travessas (de cada lado), devem ser fixadas com parafusos tipo borboleta, para facilitar a desmontagem da mesa para posterior transporte.

    A forma final ficar conforme as imagens a seguir:

  • Observem o detalhe das porcas borboletas, fixando apenas as travessas laterais:

  • Ok... temos a base da mesa!!!

    Vamos para a placa de metal A36 (ao carbono). O tamanho do tampo da mesa (e conseqentemente da chapa de metal... D...) de 1000 x 800 x 2 mm

    muito importante que essa chapa seja cortada a laser, pois caso seja usado plasma ou oxicorte, ela sofrer deformaes devido a temperatura empregada nestas tcnicas de corte. Caso algum queira se arriscar a tentar cortar com uma tico-tico, o resultado tambm poder ser bom (duvido muito!!!), dependendo da habilidade de quem vai cortar. Porm importante lembrar: todas as medidas, furaes e margens, se baseiam nos cortes efetuados na chapa, e por isso qualquer medida fora de esquadro ou com 2 ou 3 milmetros de erro, vai fazer com que o projeto final seja falho. Ento pra de ser mo de vaca e corta essa bagaa a laser!!!

    O desenho do corte da chapa mostrado a seguir:

  • 04 CORTES NA CHAPADE 1 METRO POR 80 CM(ARREDONDAR CANTOS

    DA CHAPA)800

    MM

    1000 MM

    40 MM

    358,3 MM

    448,2 MM

    526,9 MM

    160,8 MM220 M

    M29

    0,0

    MM

    700,0

    MM

    264,9

    MM 38

    2,3

    MM

    83 MM

    10 MM

    270 M

    M

    3 MM

    3 5

    MM

    128,6 MM

    770,7 MM

    Em www.dusistemas.com.br/chapa.rar voc vai encontrar o desenho acima mostrado.

    Agora vem uma parte bem complicada: uma vez a chapa cortada e recortada, necessrio marcar os pontos onde os parafusos (barras rosquedas de 6 mm cortadas em pedaos de tamanhos variados) sero soldados.

    Para isso, imprima 3 gabaritos em tamanho real . Qualquer copiadora faz isso para voc, no tente fazer isso na rgua que no vai dar certo! O mesmo desenho que voc vai utilizar para a maquina laser cortar a chapa, voc vai utilizar para imprimir esse gabarito para efetuar a solda nos pontos certos.

  • LEMBRA DE DEIXAR A CHAPA COM O RASGO DA TICO-TICO

    DO LADO ESQUERDO

    LEMBRA DE DEIXAR A CHAPA COM O RASGO DA TICO-TICO

    DO LADO ESQUERDOLE

    MBR

    A DE

    DE

    IXAR

    A

    CHAP

    A CO

    M O

    RASG

    O DA

    TI

    CO-TI

    CO

    DO LA

    DO ES

    QUE

    RDO

    Em www.dusistemas.com.br/gabarito.rar voc vai encontrar o gabarito pronto para imprimir, imprima um gabarito em cada folha, em tamanho natural e igual ao arquivo.

    Recorte a parte interna (onde vai ficar o rasgo na chapa) com um estilete, e encaixe o corte do papel com o corte da chapa e com um puno marque o lugar onde ser soldado os parafusos. No sabe o que um puno? Pergunte ao soldador!

    Lembre-se que se voc marcar isso errado, as ferramentas no iro encaixar, voc perder a chapa, receber 7 anos de azar, pegar frieira no p alm de sua sogra ir morar com voc!

    Todos os parafusos (que na verdade so duas barras rosqueadas de 6 mm por um metro) tem 7 centmetros de altura, porem os dois que ficaro na lateral da tico-tico tem 15 centmetros de altura.

    Sero 13 parafusos soldados na chapa, utilizando solda mig conforme explicamos anteriormente.

    O resultado mostrado nas imagens a seguir (frente e verso)

  • Bom... caso voc no saibam, impossvel soldar essas peas j no esquadro e na angulao perfeita, j que a alta temperatura envolvida impede a colocao no grau

  • perfeito. Tem que se esperar esfriar a chapa para depois com um esquadro e com um martelo leve dando suaves golpes (No! No pode usar marreta, alavancas ou prensas hidrulicas!) alinhar eles em ngulos retos de 90 graus em relao a chapa conforme as imagens a seguir:

    Com os parafusos j alinhados, vamos marcar onde sero os cortes feitos na placa de madeira. No meu caso eu utilizei MDF de 15 milmetros, mas indico que usem compensado naval (tambm de 15 milmetros) pois o MDF no segura parafuso, no

  • tem resistncia a umidade, e ao contrrio das sandlias havaianas, solta as tiras, deforma e tem cheiro.

    Detalhe importante:

    Usei uma folha de 1 metro e MEIO centmetro por 0,80 e MEIO centmetros, deixando uma margem de meio centmetro para ajustes finos aps a colocao. Se voc acha que tem a manha de fazer j no tamanho exato de 1 x 0.80, voc esta mentindo! Ou ento sofre de alguma esquizofrenia grave.

    Para marcar sem muitos problemas, alinhe a chapa metlica no meio da chapa de madeira e prenda com sargentos para evitar erros. Depois s riscar e cortar com uma serra tico-tico conforme as imagens a seguir:

  • PRESTATENO!!!!!!!!!! No corte o rasgo fino e comprido do meio, onde ser a guia do gonimetro! Ele ser feito com uma tupia, pois no um corte vazado, apenas aprofundado na madeira. H! Voc no sabe o que um gonimetro? Tsc...tsc...tsc... at 15 dias atrs eu tambm no sabia. E se voc ainda no sabe, porque no viu os links para os vdeos que eu pus l em cima. uma pessoa que no segue instrues... um mal para a humanidade... j pensou em se matar?

    Agora confira se no fez nenhuma caca nos cortes, verifique se ficaram precisamente iguais a chapa voltando a chapa de metal por sobre a de madeira e conferindo seu trabalho!

  • Conseguiu? PARABNS!!! No conseguiu? Vai atrs de outra chapa de madeira caso tenha ficado sobrando metal, ou volte para a tico-tico caso tenha ficado sobrando madeira. Melhor: chama algum que saiba fazer isso!

    Agora, usando a mesma tcnica que usamos para marcar os furos na chapa de metal, vamos usar o gabarito para marcar os furos na chapa de madeira. Voc no guardou os gabaritos que usou na chapa metlica? Volta na copiadora e imprime outros!

  • Uma vez marcados os lugares para efetuar os furos, faa-os utilizando uma broca de 10 milmetros, para poder ajustar possveis distores na chapa de metal, na chapa de madeira, na soldagem, nos cortes, na furao ou na sua sanidade mental.

    Feito os furos, reze um pai-nosso, 10 ave-marias e tente encaixar a chapa de madeira nos parafusos soldados na chapa metlica conforme as imagens a seguir:

  • Caso no consiga fazer com que a chapa de metal fique centralizada na de madeira, veja se a diferena menor que 5 milmetros, caso seja igual ou menor que 5 milmetros, voc pode reabrir os furos na chapa onde o parafuso esteja impedindo a centralizao. Mas de 5 milmetros de diferena j comea a dificultar e inviabilizar o projeto. Se quiser tentar assim mesmo, vai na f! Quem avisa amigo ...

    Conforme a imagem a seguir, voc vai ver que o parafuso de 6 milmetros dentro do furo de 10 milmetros, permite uma boa margem para ajustar as duas chapas.

  • Agora vamos ver o tamanho mdio de rebarba que a solda deixou junto ao p do parafuso e a chapa, pois esse ressalto de solda vai atrapalhar o encaixe perfeito das superfcies. Na imagem a seguir, apresento-lhe uma das maiores invenes da humanidade: O PAQUIMETRO! Voc no conhece ou no sabe usar um paqumetro? E ainda quer usar uma serra eltrica? Melhor desistir enquanto ainda tem tempo (ou dedos).

    Ok, definido qual a rea mdia dos ressaltos das soldas, vamos utilizar um tupia de coluna para abrir um pequeno caminho para a solda penetrar na madeira. Esse processo chama-se escareao (ou arrombamento parcial, caso no queira usar normas e nomenclaturas tcnicas). Nas imagens a seguir, mostramos como deve ficar o resultado:

  • OK... agora volte a chapa de madeira para a de metal e verifique se o encaixe est perfeito, se no ficou nenhuma solda de nenhum parafuso separando as superfcies das duas chapas.

    Caso esteja tudo nos conformes, vamos comear a serrar a chapa para encaixar cada uma das ferramentas, comearemos pela serra circular, onde vamos encaixar o rasgo da base no rasgo da placa, marcar e serra conforme as imagens a seguir:

  • Mesmo que o corte atinja de leve alguns dos furos (conforme mostrado na imagem a seguir) , isso no tem importncia, pois as ferramentas estaro presas chapa metlica, a chapa de madeira serve apenas para dar apoio e rigidez placa metlica. Entendeu? (j a segunda vez que explico isso, por favor! Releia tudo de novo!)

    Agora, vamos verificar o perfeito encaixe da base da serra circular, marcar a posio do motor dela e efetuar o corte para que a serra encaixe com perfeio dentro da chapa de madeira conforme as imagens a seguir:

  • Muito bem jovem gafanhoto! Finalizamos mais uma etapa!

    Vamos agora para a plaina:

    Encaixe ela no corte e risque suas laterais e efetue o corte da chapa de madeira conforme as imagens a seguir

  • Voc vai notar que existe um apndice na parte anterior e que na parte posterior existe uma curvatura que vai impedir o perfeito encaixe conforme mostrado nas imagens a seguir:

  • Com a tupia, execute um corte at que o encaixe fique preciso, como ilustrado a seguir:

  • MUITO BEM!!!! Caso voc no tenha dado nenhuma cabeada e tenha ido na madeireira comprar outra chapa, podemos seguir para o prximo passo: a serra tico-tico.

    Encaixe a lamina dela no corte e risque suas laterais e efetue o corte da chapa de madeira conforme as imagens a seguir

  • At agora foi tudo fcil, certo? No? Tem certeza est seguindo as instrues? Ok.. vamos seguir em frente, afinal... Assim como a paternidade, a vida uma questo de acreditar e ter f...

    A seguir: a chapa aps os cortes de encaixe das ferramentas:

  • E agora, a chapa de madeira devidamente recortada e encaixada na chapa metlica:

    Muito bem... esto todos a ainda? Algum dormiu? Entre mortos e feridos, escaparam todos? Algum j foi abandonado pela esposa por estar gastando os tubos e por ficar trancado dentro do quartinho dos fundos mandando p-de-serra pela casa inteira?

    Espero que estejam gostando... se no estiverem, porque ainda no viram como ficou... e eu no vou mostrar a obra terminada antes de mostrar cada um dos passos dados... Eu sei... Sou chato...

    Antes de comearmos a fixao das ferramentas na mesa, precisamos efetuar um rasgo na chapa de madeira para fazer a guia da serra, como todos ns j conhecemos as propriedades malignas do MDF, e como esse rasgo ter 1 centmetro de profundidade numa chapa de 1,5 centmetros, achei melhor fixar duas madeiras na chapa para evitar que a mesma se parta ao meio.

    Como todos sabem, o MDF no segura parafusos, por isso vamos colar as duas peas de madeira no MDF, e pelo lado de cima (entre a chapa metaliza e a chapa de madeira) vamos parafusar as duas peas. Tenham o cuidado de medir as posies delas para que a mesa possa encaixar na base.

    Usei dois pedaos de pinos com as seguintes medidas: 67,0 x 4,5 x 2,0 centmetros. As cabeas delas ficaram a 17 centmetros da borda, e suas laterais ficaram a 12 centmetros da borda conforme a imagem a seguir:

  • Observem na figura a seguir que os furos foram escareados e as cabeas chatas dos parafusos no vo ficar levantando a chapa metlica.

  • Para fazer a guia do gonimetro, eu utilizei uma esquadria de alumnio que tem exatos 1 x 1 x 72 centmetros (dois centmetros a mais que o rasgo da chapa, para que fique presa por baixo dela)

    Agora, faa uma rgua com um pedao de madeira BEM RETA (Lgico, n? Se no num seria RGUA...) e prenda com sargentos para usar a tupia para fazer o rasgo da guia do gonimetro... tendeu? A profundidade deste rasgo deve ser de 1 centmetro (igual a profundidade da esquadria de alumnio) e a largura tambm de 1 centmetro (tambm igual a esquadria de alumnio)

  • OK meninos (e meninas...no sei como anda a invaso da mulherada nos nichos masculinos... vai que j perdemos a exclusividade nesse tambm...). vamos fixao das ferramentas na mesa.

    Para comear, vamos precisar de alguns pedaos de cantoneiras, a medida da cantoneira em polegada e infelizmente sou extremamente incompetente no fator polegadas. Ento vou passar a media dela em milmetros e na hora de vocs irem comprar, levem um paqumetro!

    A cantoneira em L, e tem 39 milmetros de altura (medida externa e a parede tem 3 milmetros de espessura. Vamos precisar de 4 com 6 centmetros e de 3 com 3 centmetros. Elas devem ter um furo central de 10 milmetros conforme imagens a seguir:

  • Para a fixao da serra, vamos usar 4 cantoneiras de 6 centmetros e duas de 3 centmetros. Vamos usar porcas borboletas, as arruelas devem ser as maiores possveis (desde que o furo centra tenha 6 milmetros). As cantoneiras menores iro na parte mais prxima do disco da serra. Entre as cantoneiras e a chapa de madeira, voc deve por um sarrafo de madeira macia (pinus uma boa sada) esses sarrafos devem ter a espessura um pouco menor do que o ideal para que a cantoneira ficasse em ngulo reto. No meu caso usei sarrafos com 18 milmetros. As cantoneiras devem ficar levemente inclinadas para fora dos rasgos, para que o aperto da porca-borboleta possa forar a cantoneira a ir para posio de ngulo reto, forando a base da ferramenta contra a chapa metlica. (soa estranho essa coisa no? porca-borboleta imagino uma leitoa enorme com asas de borboleta passeando entre as flores... das duas uma: ou meus tarjas-pretas esto se vencendo ou preciso de terapia... sei l... mil coisas...)

    A seqncia est mostrada a seguir: Sigam-me os bons!

  • Bom... No precisei ir muito longe para cometer uma sandice. Quando comecei a tirar as medidas da serra, retirei um dos parafusos que controlam o ngulo da serra e no pus no lugar novamente. Resultado? Na hora da montagem pus um dos parafusos da placa EXATAMENTE na frente deste parafuso de ajuste da serra.

    A estupidez por minha pessoa cometida mostrada nas imagens a seguir:

    Como podem ver na prxima imagem, o parafuso da chapa deveria estar a cinco centmetros esquerda da posio fixada.

  • Como expliquei no inicio do projeto, eu no pretendo usar os sistemas de ngulo e de profundidade originais da serra, pois usando desta forma, toda a serra fica pendurada praticamente apenas pelos dois pinos pivs. Ento neste caso, substitui o parafuso com borboleta original da serra por outro sem a borboleta para poder usar o parafuso da chapa que ficou no lugar errado.

    Eu sei... foi um erro primrio, infantil... eu sei... foi deveras desastroso... eu sei... foi uma grande M...

    Mas vamos continuar com a fixao da serra... (Gnios tambm erram p!!!)

  • Ok... com a serra fixada (eu j sei... eu errei o parafuso... podemos continuar sem tocar mais neste assunto?) vamos para a fixao da plaina. (SIM!!! Os parafusos da plaina esto na posio correta!!!!)

    Bom... vamos l... por alguma razo por mim ainda desconhecida, a plaina tem um dos lados mais profundo que o outro (5 milmetros para ser mais exato), ento peguei uma pequena barra de ao e colei na chapa metlica (usando silicone) para que a plaina fique nivelada com a chapa.

  • Como j falei anteriormente, no vamos furar ou fazer qualquer tipo de alterao nas ferramentas, ento para fixar a plaina na mesa vou utilizar duas peas de madeira forte (para agentar o aperto dos parafusos) recortadas conforme as imagens a seguir. No meu caso, utilizei carvalho (a coitada da tico-tico sofrei para efetuar estes cortes...). observem que na pea que vai na parte anterior, os furos foram escareados de forma que a madeira possa se ajustar na superfcie irregular da plaina.

  • Agora, fixe a plaina conforme as imagens a seguir:

  • Errrrrrr... a estria do parafuso colocado errado mexeu com meus cansados neurnios... coleu a barra de ao no lado errado... disfarcem!!! O lado coreto mostrado na imagem a seguir...

    Montem a plaina novamente por favor...

  • Agora vamos para a serra tico-tico, desta vez acho que no teremos nenhuma burrada no processo. Na tico-tico, iremos usar apenas uma cantoneira das pequenas para fixar a frente da base e um pedao de carvalho para fixar o corpo da serra.

  • Nas imagens a seguir, temos o resultado final da fixao das maquinas no tampo da mesa:

  • E finalmente a mesa montada com as mquinas, ainda falta o acabamento das sobras laterais da chapa de madeira e o escovamento (lixamento) da chapa metlica afim de remover riscos (na verdade, transformar tudo em um nico riscado) e tambm para remover as marcas que a solda deixou no lado a ser usado nos trabalhos:

  • Observem que como no removemos nenhuma parte de nenhuma das ferramentas, a guarda da serra continuou funcional e protegendo o marceneiro da gana sangrenta da serra circular.

  • Aqui encontramos algumas falhas... as laminas da plaina esto perigosamente prximas placa metlica, assim como a lamina da tico-tico. Vamos marcar uma rea de segurana e usando a prpria tico-tico, vamos abrir mais um pouco conforme as imagens a seguir:

  • Depois do ajuste, dever ficar assim:

  • Ok... vamos para as dobradias do tampo da mesa. Como j falamos, o MDF uma bela porcaria no tocante fixao com parafusos, ento teremos que prender uma madeira no MDF, transpassando a placa com parafusos para fixar essa madeira e depois prender as dobradias nesta madeira, conforme as imagens a seguir:

    Obs. Mais uma caca homrica... eu poderia ter posto as duas traves de reforo da mesa um pouco mais para fora, dessa forma eu j usaria ela para fixar as dobradias...

    Enfim...

    Mais uma caca...

    Continuemos....

    A seguir, as imagens da colocao das dobradias

  • Muito bem!!! Tampo da mesa articulada base.

    Vamos discorrer um pouco sobre a parte eltrica da mesa:

    Vamos usar um sistema onde teremos uma chave geral para toda a mesa,. Atravs de chaves reversoras vamos impossibilitar o acionamento de mais de uma mquina de cada vez. Alm desta chave, teremos um pedal de acionamento. Outro detalhe do projeto so

  • as luzes piloto, que ficaro acessas indicando qual das trs mquinas ser acionada quando voc baixar o pedal.

    Parece complicado, mas no . Vamos l!

    Utilizaremos lmpadas-piloto de 110 volts (alias, todas as maquinas no meu projeto so de 110 volts, esse um detalhe importante para o projeto: todas as maquinas devem estar com a mesma voltagem.) conforme mostrado nas imagens a seguir:

    Faremos um furo e vamos escarear esse furo para que a lmpada fique enterrada na chapa de madeira, de modo que na fique forando a chapa metlica.

  • Feito esse encaixe, teremos que escarear o outro lado da chapa para podermos fixar a lmpada atravs da porca que a acompanha, como nossa chapa tem 1,5 cm, e a rea de

  • roca da lmpada tem bem menos que isso; teremos que escavocar do outro lado para podermos fixar as lmpadas.

  • Agora vamos voltar a unir as duas chapas para podermos fazer o furo correspondente de cada lmpada piloto na chapa metlica:

  • Agora, j podemos usar uma lixadeira orbital com lixa de ferro e j retirar as marcas da solda e j deixa a superfcie mais apresentvel:

  • Agora vamos para o painel de controle da mesa, iremos utilizar trs chaves bipolares reversoras (duas posies), em uma delas (a chave-geral) ser colocada uma proteo tipo chave-de-caa que impede a acionamento por acidente, alm de facilitar o desligamento. O nome chave-de-caa, pois do tipo que vemos nos filmes onde o piloto levanta a tampinha do boto antes de disparar e exterminar os inimigos do bem, da Amrica, de Deus e do dlar.

    Usei um pedao de compensado de 27 x 6 cm. E coloquei as chaves nas seguintes posies:

  • A parte de fixao do painel na mesa mostrada a seguir:

  • Muito bem... agora vamos confeccionar o pedal de acionamento, para isso usei um sarrafo de madeira de pinho com 74 x 8 x 2 cm com uma das quinas cortadas em ngulo de 45 graus conforme a imagem a seguir:

    Para fixar este pedal nos ps da mesa, confeccionei dois suportes com duas peas cada um. Essas peas esto presas uma as outras atravs de parafusos e o conjunto foi

  • parafusado na mesa. Mais uma vez, observem que toda a parte mvel do pedal, alem de toa a parte eltrica fica montada na pea da frente da mesa, possibilitando a desmontagem da mesma sem que seja necessrio mexer no mecanismo do pedal nem na parte eltrica. As peas que serviro de suporte para o pedal so mostradas nas imagens a seguir:

  • Agora vamos por dobradias ligando os dois suportes ao pedal:

  • Agora, no lado esquerdo, vamos por uma mola para tencionar o pedal de forma que ele sempre fique levantado:

  • No lado direito do pedal, vamos por um parafuso que ir segurar (sem prender o movimento do pedal) um arame que vai at o topo da mesa.

    Uma dica: para deixar o arame 100% reto, prenda a ponta dele numa morsa ou num sargento e a outra ponta prenda no mandril da furadeira. Depois s acionar a furadeira por breves segundos. O movimento de toro no arame vai deixar ele super reto!

    No topo da mesa, acima da chave geral, vamos por um micro swith NA/NF utilizado em portas de fornos de micro-ondas que ser o acionador eltrico do pedal.

  • Observem que acima do swith, pus um pequeno sarrafo de madeira com um parafuso que permite o movimento de sobe-e-desce. Esse sarrafo que vai acionar o pequeno dispositivo de liga e desliga.

    Como o curso do arame no acionamento do pedal muito maior que o curso de acionamento do swith, vamos por uma mola que vai acionar o swith mesmo que o curso do pedal seja maior, evitando que o switch seja danificado.

  • Para guiar o arame, fiz um pequeno grampo com um pedao do prprio arame e preguei ele de forma que o arame possa correr sempre na mesma direo com o acionamento do pedal.

    Agora vamos efetuar as ligaes eltricas no painel de controle. Faa um JUMP (No sabe o que um JUMP? um teco de fio que liga dois pontos... tendeu?) ligando o

  • terminal inferior do swith ao terminal central direito da chave geral (lado direito de quem olha por trs, como est na foto meu filho!!!)

    ligue o terminal central do swith ao terminal central esquerdo da primeira chave secundria (UHAUHAUHUAHUA se no tivesse foto passo-a-passo, imagino a facilidade que seria entender essa troada toda.... uhauhuahuhau)

  • Agora, faamos outro JUMP ligando o terminal inferior esquerdo da primeira chave secundria ao terminal inferior esquerdo da segunda chave secundria.

  • Agora vamos ligar a tomada que vai alimentar a serra circular. Para isso, ligue um dos lados do fio ao terminal inferior esquerdo da chave principal e o outro lado do fio ligue no terminal superior esquerdo da primeira chave secundria.

    Agora vamos ligar a tomada que vai alimentar a serra tico-tico. Para isso, ligue um dos lados do fio ao fio que sai do terminal inferior esquerdo da chave principal (voc sabe que vai ter que descascar o fio, certo? Espero que sim...) e o outro lado do fio ligue no terminal superior esquerdo da segunda chave secundria.

  • Agora vamos ligar a tomada que vai alimentar a serra plaina. Para isso, ligue um dos lados do fio ao fio que sai do terminal inferior esquerdo da chave principal (sabe aquele fio que acabei de lhe lembrar que vai ser preciso descascar? Ento... ELE!) e o outro lado do fio ligue no terminal inferior esquerdo da segunda chave secundria.

    Eis como deve ficar as chaves secundrias:

    Eis a viso geral da parte eltrica:

  • Agora vamos ligar as lmpadas piloto, a funo destas lmpadas a de mostrar qual das maquinas vai ser acionada quando voc abaixar o pedal. Uma vez que a chave geral liga as lmpadas mas no liga as maquinas, apenas libera para que o pedal faa a conexo final, acionando uma das maquinas escolhidas, SEMPRE UMA DE CADA VEZ, pois esse sistema que montei impede que duas ou mais maquinas sejam ligadas ao mesmo tempo. O primeiro passo ligar um dos fios de cada lmpada em um nico fio.

  • Como j falamos antes (se voc no sabe ainda, porque no prestou ateno ou daqueles que sai lendo pedaos ou que apenas v as figurinhas. Volte e leia tudo desta vez...), esta mesa poder ser desmontada para transporte, por isso todo o projeto voltado para que a desmontagem e a montagem sejam rpidas e sem a necessidade de mexer na fiao. Por isso, todos os fios das lmpadas piloto tero um conector que vai ligar elas ao painel. Assim em caso de desmontagem, retiram-se as maquinas da mesa, retira-se o tampo da mesa desligando o conector das lmpadas piloto, retiram-se as travessas laterais fixadas com porcas-borboletas e pode-se transportar a sua mesa facilmente.

    Para efetuar a conexo das lmpadas piloto ao painel, utilizei dois conectores de fonte de computador (Macho e fmea)

    O fio quer foi ligado aos plos de um lado de todas as lampadas, deve ser o primeiro a ser ligado, neste caso liguei no fio amarelo:

  • Agora vamos ligar a lmpada piloto da serra circular. Ligue o fio que sobrou da lmpada piloto da serra circular ao primeiro fio preto (ao lado do amarelo) no conector:

  • Agora vamos ligar a lmpada piloto da plaina. Ligue o fio que sobrou da lmpada piloto da plaina ao segundo fio preto (ao lado do vermelho) no conector:

  • Agora vamos ligar a lmpada piloto da serra tico-tico. Ligue o fio que sobrou da lmpada piloto da serra tico-tico ao fio vermelho no conector:

  • Agora organize a fiarada para que a coisa fique mais apresentvel:

    E vamos ligar os conectores macho e fmea para depois fazermos as ligaes no painel.

  • Vamos fazer um JUMP (em vermelho, para facilitar) ligando o terminal inferior direito da primeira chave secundaria ao terminal central direito da segunda chave secundria:

    Agora vamos ligar o terminal central direito da chave geral ao terminal central direito da primeira chave secundria

  • O fio amarelo que sai do conector das lmpadas piloto dever ser ligado naquele monte de fios desencapados no painel de controle:

    Aproveite e j isole eles:

  • O primeiro fio preto (ao lado do amarelo) deve ser ligado no terminal superior direito da primeira chave secundria:

  • O segundo fio preto (ao lado do vermelho) deve ser ligado no terminal inferior direito da segunda chave secundria:

  • O fio vermelho deve ser ligado no terminal superior direito da segunda chave secundria:

  • Antes de fechar o painel, abaixe o sarrafo de controle do contato e com ele totalmente abaixado, marque com um prego.

    Faa um furo que transpasse toda a madeira. Quando voc precisar acionar uma das maquinas e no puder usar o p (no caso de estar cortando uma pea grande, ou no caso de voc no ter o p,ou ainda se estiver pensando em suicdio cortando o pescoo na serra, etc), voc vai poder acionar o pedal, e enfiar um prego pela frente do painel travando o swith na posio de ligado

  • Agora, no p da mesa no lado direito, na parte de baixo, vamos fazer um furo de vis ou fianco ou de esguei para poder passar o fio de alimentao da mesa:

    A alimentao da mesa (a tomada que vai na parede!!!!) deve ser ligada nos dois terminais inferiores da chave geral e o fio j deve ficar devidamente fixado na mesa:

  • Eis a viso do inferno...OPS!!! do painel!!!!!

    Agora faa uma caixa para proteger toda essa fiarada:

  • Errrrrr... mais uma caca...

    Lembram-se das travessas utilizadas no reforo da mesa? Que a traseira deveria j ficar na posio de por as dobradias nelas? Ento... a dianteira ficou batendo na caixa do painel de controle... ento tive que dar um jeitinho nela:

  • Para empurra a madeira na serra, fiz duas peas iguais s mostradas nas imagens a seguir (uma com 90 graus e outra com 45 graus)

  • Agora vamos barra paralela (ou rgua se preferirem): para isso usei uma barra de metalom d9 9 cm de altura por 3 de largura com paredes reforadas, nos cantos usei duas cantoneiras para centralizar a barra o mais prximo possvel do ngulo de 90 graus em relao s maquinas:

  • Para travar a barra na mesa, utilizei dois pedaos de cantoneira com uma barra rosqueada soldadas nelas:

  • Outro erro de projeto: mesmo no aperto mximo, as duas cantoneiras no conseguiam morder a borda da mesa e assim fixar a barra nela. Tive que por um sarrafo na borda da mesa de fora-a-fora (ou de canto-a-canto se preferirem). Mais uma vez as travessas que pus para reforar a mesa foram a idia mais desastrosa de todas, deveria ter postos logo duas travessas de 5 centmetros por 1 metro por 3 centmetros de espessura nas bordas frontais e posteriores da mesa, teria acertado nas dobradias, no teria acertado com elas no painel, e j ficaria na espessura certa para os mordentes da barra paralela se fixarem. Mas tudo bem... vamos em frente...

    Peguei dois sarrafos de 1 metro por 3 centmetros por 3 centmetros e com cola e parafusos fixei nas bordas da mesa:

    Observem que uma delas eu ainda tive que recortar para poder livrar a madeira que est servindo de base para as dobradias:

  • Uma vez fixadas e coladas os sarrafos nas bordas da mesa, utilizei uma vela comum para rezar aos santos para essa porcaria toda no explodir no meu focinho... na verdade, usei a vela para passar nas bordas da mesa para lubrificar o caminho dos mordentes da barra paralela (ou rgua, como j deixei opcional antes), mas a idia de pedir uma ajuda divina no de toda m...

  • Feito isso, os mordentes agora j se ajustam perfeitamente mesa:

  • Por enquanto s... ainda falta o sistema de vedao da mesa, o coletor de p, o exaustor e o aspirador de serragem... mas isso fica para a prxima, a mesa j esta

    operacional!!!!