Setembro de 2013

4
Com a parceria da companhia norueguesa Statoil, um novo laboratório do Departamento de Engenharia de Petróleo (DEP) vai ser montado no Bloco L da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp para sediar as pesquisas do grupo coordenado pela professora Rosângela Barros Zanoni Lopes Moreno, vice-chefe do DEP. Com atuação em 34 países, dentre os quais os Estados Unidos, a China e o Canadá, a Statoil apoia pesquisas em universidades brasileiras, além de ser parceira de empresas como a Petrobras. No Brasil, a empresa concentra suas atividades no Rio de Janeiro e opera também o Campo de Peregrino, na Bacia de Campos. Os dois projetos sob a coordenação da professora Rosângela visam à análise da recuperação de petróleo por injeção de polímeros através de experimentos de laboratório e à representação dos fenômenos físicos em modelos de simulação de pequena escala. “O interesse por métodos químicos de recuperação tem aumentado, pois há a necessidade de ampliação da produção de óleo e também da melhoria do gerenciamento de água”, destacou a coordenadora. De acordo com ela, a injeção de água é um dos métodos mais usados para recuperar o petróleo, porém, o processo torna-se menos efetivo quando a eficiência de varrido – parte do reservatório tomada pelo fluido inserido - é baixa e uma grande quantidade de água Statoil financiará novo laboratório na FEM Boletim Eletrônico Boletim Eletrônico Setembro Setembro 2013 2013 Edição nº 46 Edição nº 46 Representantes da Unicamp e da Statoil reunidos, tendo à frente a professora Rosângela – à direita (Foto: Talita Matias) é produzida; isso faz com que os limites econômicos da operação sejam atingidos bem antes, no tocante ao campo e aos poços produtores. Uma das grandes contribuições da parceria será a montagem de um laboratório no Bloco L da FEM, denominado LABORE. O novo espaço será aparelhado com vários equipamentos, entre o quais um tomógrafo, para auxiliar na realização das pesquisas. “A injeção de polímero é um método químico de recuperação melhorada indicado para reservatórios com heterogeneidade moderada ou em casos nos quais a razão de mobilidades entre a água e o óleo é alta”, afirmou a professora. Na Statoil, o projeto de Modelagem de Reservatório ficará a cargo do especialista de projeto Vegard Kippe e o projeto de Injeção de Polímero será coordenado por Arild Moen, ambos baseados na Noruega. Além disso, o coordenador local Thiago Dutra, do Rio de Janeiro, acompanhará a realização das pesquisas. Segundo a professora Rosângela, o contato inicial com a operadora de petróleo aconteceu em 2011, quando foi convidada para participar de uma reunião na Statoil, na capital fluminense, em uma conferência com a Noruega. Com a evolução das discussões chegou-se à assinatura dos projetos.

Transcript of Setembro de 2013

Page 1: Setembro de 2013

Com a parceria da companhia norueguesa Statoil, um novo laboratório do Departamento de Engenharia de Petróleo (DEP) vai ser montado no Bloco L da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp para sediar as pesquisas do grupo coordenado pela professora Rosângela Barros Zanoni Lopes Moreno, vice-chefe do DEP. Com atuação em 34 países, dentre os quais os Estados Unidos, a China e o Canadá, a Statoil apoia pesquisas em universidades brasileiras, além de ser parceira de empresas como a Petrobras. No Brasil, a empresa concentra suas atividades no Rio de Janeiro e opera também o Campo de Peregrino, na Bacia de Campos. Os dois projetos sob a coordenação da professora Rosângela visam à análise da recuperação de petróleo por injeção de polímeros através de experimentos de laboratório e à representação dos fenômenos físicos em modelos de simulação de pequena escala. “O interesse por métodos químicos de recuperação tem aumentado, pois há a necessidade de ampliação da produção de óleo e também da melhoria do gerenciamento de água”, destacou a coordenadora. De acordo com ela, a injeção de água é um dos métodos mais usados para recuperar o petróleo, porém, o processo torna-se menos efetivo quando a eficiência de varrido – parte do reservatório tomada pelo fluido inserido - é baixa e uma grande quantidade de água

Statoil financiará novo laboratório na FEM

Boletim EletrônicoBoletim Eletrônico

SetembroSetembro 2013 2013 Edição nº 46Edição nº 46

Representantes da Unicamp e da Statoil reunidos, tendo à frente a professora Rosângela – à direita (Foto: Talita Matias)

é produzida; isso faz com que os limites econômicos da operação sejam atingidos bem antes, no tocante ao campo e aos poços produtores. Uma das grandes contribuições da parceria será a montagem de um laboratório no Bloco L da FEM, denominado LABORE. O novo espaço será aparelhado com vários equipamentos, entre o quais um tomógrafo, para auxiliar na realização das pesquisas. “A injeção de polímero é um método químico de recuperação melhorada indicado para reservatórios com heterogeneidade moderada ou em casos nos quais a razão de mobilidades entre a água e o óleo é alta”, afirmou a professora. Na Statoil, o projeto de Modelagem de Reservatório ficará a cargo do especialista de projeto Vegard Kippe e o projeto de Injeção de Polímero será coordenado por Arild Moen, ambos baseados na Noruega. Além disso, o coordenador local Thiago Dutra, do Rio de Janeiro, acompanhará a realização das pesquisas. Segundo a professora Rosângela, o contato inicial com a operadora de petróleo aconteceu em 2011, quando foi convidada para participar de uma reunião na Statoil, na capital fluminense, em uma conferência com a Noruega. Com a evolução das discussões chegou-se à assinatura dos projetos.

Page 2: Setembro de 2013

Boletim Eletrônico Setembro, 2013

2

Os projetos terão duração de 3 anos e as informações sobre o andamento das pesquisas serão compartilhadas por meio de relatórios, reuniões e workshops envolvendo os participantes da Statoil e da Unicamp. O primeiro workshop será realizado em Novembro, no Rio de Janeiro, com a presença dos representantes da matriz.

Além da parceria com o projeto de Injeção de Polímeros, coordenado pela professora Rosângela, a Statoil firmou convênio para pesquisa com o professor Antonio Carlos Bannwart, coordenador do projeto Desempenho de Bombas Centrífugas com Misturas Óleo-Água e Óleo-Água-Gás. O objetivo é verificar como uma bomba centrífuga se comporta no fundo de um poço de petróleo. “A bomba e seu motor instalados no fundo do poço fornecem energia adicional para que o fluido possa chegar à superfície com a vazão desejada”, afirmou.

O objetivo é estudar como a bomba se comporta com uma emulsão de água e óleo, óleo e água ou óleo, água e gás. De acordo com o docente, a pesquisa procurará descobrir o que ocorre com a emulsão, se fica mais estável ou desestabiliza devido ao campo centrífugo. Serão feitas diversas medidas de ganho de pressão, potência e eficiência da bomba que permitam à empresa dimensionar os equipamentos mais adequados às operações da empresa. “A bomba centrífuga deverá ser cedida ou montada a partir das especificações da empresa, com geometria tal a permitir visualizar e medir as propriedades da emulsão ao passar pela bomba”, disse Bannwart. O dispositivo de testes será construído no LabPetro e diversos instrumentos serão adquiridos para permitir a coleta dos dados e análises de bancada. Com uma equipe formada por pesquisadores internos do Cepetro, como Natache Arrifano Sassim e Vanessa Bizotto Guersoni, além de doutorandos como Jorge Biazussi e William Monte Verde, o projeto, que durará cinco anos, irá incorporar também alunos de mestrado e doutorado e pós-doutorado.

Pesquisa irá melhorar eficiência

de bombas centrífugas

Além do aporte financeiro, especialistas da empresa acompanharão o projeto através de relatórios reuniões periódicas com a equipe. A empresa se preocupa igualmente com a questão da Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Um profissional ficará responsável pela antecipação e avaliação de possíveis riscos para o trabalho dos pesquisadores, além de observar o descarte adequado de resíduos através do sistema já existente na Unicamp.

Projetos serão acompanhados por meio de relatórios e reuniões

Foto: Talita Matias

Bannwart ao lado da estrutura do projeto

Page 3: Setembro de 2013

Boletim Eletrônico Setembro, 2013

3

Pesquisadores do CEP conquistam prêmios internacionais

Alunos do programa de pós-graduação em Ciências e Engenharia de Petróleo (CEP) já conquistaram diversos prêmios em competições nacionais e internacionais. Recentemente dois alunos do Departamento de Engenharia de Petróleo (DEP) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp foram premiados no Paper Contest 2013 região América do Sul e Caribe. As pesquisas experimentais de Ivana Flores Luthi foram feitas no Centro de Estudos de Petróleo (Cepetro) e renderam a ela o primeiro lugar na categoria mestrado com o estudo de repartida de linhas bloqueadas com óleo parafínico gelificado, orientado pelo professor Antonio Carlos Bannwart. Na categoria mestrado, o aluno Eric Yasuda, do quarto ano de Engenharia Mecânica, conquistou o segundo lugar na mesma premiação com uma pesquisa sobre a dissolução das rochas carbonáticas e seus efeitos com a coordenação do professor Osvair Trevisan, diretor do Cepetro. Eric Yasuda fez a pesquisa com o objetivo de identificar o efeito de rochas carbonáticas em experimentos e campos de extração, uma demanda da Petrobras. O pesquisador Ronaldo Gonçalves Santos também orientou o estudo que propiciou um “melhor entendimento da cinética de dissolução das rochas carbonáticas sujeitas a condições de reservatório similares à do pré-sal”, disse Yasuda. Com a pesquisa, foi possível também obter conhecimentos experimentais para a determinação das mudanças em propriedades petrofísicas das amostras carbonáticas submetidas a condições de alta pressão e temperatura. O intuito foi levantar os parâmetros que precisam ser considerados ao repartir uma linha gelificada. “Quando a temperatura do óleo alcança valores abaixo da

temperatura de início do aparecimento dos cristais (TIAC), os cristais de parafina começam a se precipitar, depositando-se nas paredes da tubulação, o que pode bloquear a linha”, disse Ivana. O trabalho foi feito com o reômetro no Laboratório de Emulsões e no LabPetro – em uma linha de produção parecida com as usadas no campo. Para os ensaios, óleo parafiníco real foi usado na linha de testes que era banhada por água a uma temperatura contínua de 5 °C, a mesma da água do mar. A pesquisadora concluiu que a repartida das linhas gelificadas não pode ser calculada só considerando parâmetros como as dimensões da linha e a tensão mínima que o óleo necessita para o escoamento; mas também outras propriedades reológicas do óleo parafínico e do entendimento de como ocorre a propagação da pressão no interior da linha de produção. Segundo o professor Bannwart, o projeto, que foi patrocinado pela Repsol-Sinopec, será finalizado em 2013, mas a ideia é estendê-lo até 2014 . O próximo passo será analisar como os cristais se formam enquanto o óleo está fluindo e verificar se o próprio fluido ao escoar com velocidade alta será capaz de arrastar os cristais de parafina, desobstruindo a linha, ou se ocorre uma obstrução parcial quando os cristais começam a se acumular nas paredes dos dutos. A pesquisa de Ivana rendeu à ela , o prêmio na categoria regional e a oportunidade de participar da competição mundial na Exposição e Conferência Técnica Anual da SPE (ATCE), em New Orleans, nos Estados Unidos, entre 30 de setembro e 02 de outubro.

Ivana e Yasuda receberam o prêmio durante um evento do setor em Macaé, no RJ (Foto: Brasil Offshore 2013)

Page 4: Setembro de 2013

Boletim Eletrônico Setembro, 2013

4

Alunos do CEP já conquistaram 25 vezes prêmios no SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest, o primeiro em 1998 com a aluna Solange Guedes, que conquistou o 1º lugar na categoria doutorado, com uma pesquisa orientada pelo professor Denis José Schiozer. Três pesquisadores também já venceram a última etapa do concurso, o Intenacional Student Paper Contest. Nara Angélica Policarpo conquistou o 1º lugar pelo doutorado orientado pelo professor Paulo Ribeiro. Em 2010, Nilo Ricardo Kim, pesquisador interno do Cepetro, também conquistou o 1º lugar com o doutorado sob a orientação do mesmo docente. Na categoria mestrado, Francisco Exaltação Trevisan também foi laureado com o 1º lugar no prêmio, orientado pelo professor Bannwart, em 2004. É preciso destacar também a seleção do Capítulo Estudantil SPE/Unicamp como "2012 Gold Standard Studant Chapter” e premiações conquistadas por alunos da Universidade em conferências e eventos da área, como estudantes de destaque pelo SPE e em premiações promovidas pela Petrobras.

PRÊMIOS ANTERIORES

2013 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2013 1º Lugar na Categoria Mestrado à aluna Ivana Flores Luthi, orientada pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Bannwart e 2º Lugar na Categoria Graduação ao aluno Eric Yuji Yasuda, orientado pelo Prof. Dr. Osvair Vidal Trevisan.

2012

- SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2012 - 1º Lugar na Categoria Doutorado à aluna Nara Angélica Policarpo, orientada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro. 2º Lugar na Categoria Doutorado à aluna Janeth Alina Vidal Vargas, orientada pelo Prof. Dr. Osvair Vidal Trevisan e 1º Lugar na Categoria Graduação ao aluno Ricardo Dantas Gadelha de Freitas Filho, orientado pelo Prof. Dr. Osvair Vidal Trevisan. - Internacional Student Paper Contest 2012 - 1º Lugar na Categoria Doutorado à aluna Nara Angélica Policarpo, orientada pelo Prof. Paulo Roberto Ribeiro. - Capítulo Estudantil SPE/UNICAMP foi selecionado como "2012 Gold Standard Studant Chapter".

2010

- Internacional Student Paper Contest 2010 - 1º Lugar na Categoria Doutorado ao aluno Nilo Ricardo Kim, orientado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro. - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2010 - 1º Lugar na Categoria Doutorado ao aluno Nilo Ricardo Kim, orientado pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro.

2009 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2009 - 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Guilherme Daniel Avansi, orientado pelo Prof. Dr. Saul Suslick e Prof. Dr. Denis José Schiozer.e 3º Lugar na Categoria Graduação ao aluno Guilherme Blaitterman Ribeiro Junior, orientado pelo Prof. Dr. Osvair Vidal Trevisan. - Melhores Trabalhos Santos Offshore Conference ao aluno de mestrado Ricardo de Melo Camizão, orientado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Bannwart.

2008 - SPE Lati American and Caribbean Student Paper Contest 2008 - 1º Lugar na Categoria Doutorado ao aluno Valcir Tadeu Beraldo, orientado pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer.

2007 - SPE Lati American and Caribbean Student Paper Contest 2007 - 1º Lugar na Categoria Doutorado à aluna Ana Teresa Ferreira S. Gaspar, orientada do Prof. Dr. Saul Suslick. 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Sérgio Henrique Guerra de Sousa, orientado pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer. - 1º Lugar do "Estudante Destaque 2007", concedido pelo SPE para a aluna de doutorado Ana Teresa Ferreira S. Gaspar.

2006

- SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2006 - 1º Lugar na Categoria Doutorado à aluna Cristina Cledia Mezzomo, orientada pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer. - Prêmio Petrobras de Tecnolgia - 1º Lugar na Categoria Graduação ao aluno Constantino Bornia Grecco, orientado pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer.

2005 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2005 - 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno José Sérgio de Araújo Cavalcanti Filho, orientada pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer. 1º Lugar na Categoria Graduação ao aluno Eduardo Nascimento Monteiro, orientada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Ribeiro.

2004 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2004 - 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Francisco Exaltação Trevisan, orientado pelo Prof. Dr. Antonio Carlos Bannwart. 1º Lugar na Categoria Graduação ao aluno Tiago Cardoso da Fonseca, orientado pelo Prof. Dr. José Ricardo Pelaquim Mendes. - Internacional Student Paper Contest 2004 - 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Francisco Exaltação Trevisan, orientado pelo Prof. Antonio Carlos Bannwart.

2003 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2003 - 2º Lugar na Categoria Doutorado à aluna Ana Paula de Araújo Costa, orientada pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer. 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Lincoln Nakajima, orientado pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer.

2002 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2002 - 1º Lugar na Categoria Graduação ao aluno Jones W. Shu, orientado pelo Prof. Dr. Sérgio Nascimento Bordalo.

2001 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2001 - 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Rafael Felipe Schiozer, orientado pelo Prof. Dr. Saul Suslick.

2000 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 2000 - 1º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Daniel Escobar Steagall, orientado pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer.

1999 - SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 1999 - 2º Lugar na Categoria Mestrado ao aluno Carlos Pedroso Junior, orientado pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer.

1998

- SPE Latin American and Caribbean Student Paper Contest 1998 - 1º Lugar na Categoria Doutorado à aluna Solange Guedes, orientada pelo Prof. Dr. Denis José Schiozer.

Reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos

por alunos do CEP

Centro de Estudo de Petróleo / Unicamp www.cepetro.unicamp.br Caixa postal: 6052 CEP: 13083-97 Fone: (19) 3521-4664 Fax: (19) 3289-4916

Jornalista responsável: Talita Matias