Sexta 10 de abril de 2015

12
>> LITERATURA - QUE LANCE! Fundado em uma sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010 por Daniel Jaeger Marques O Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta | R$ 1,00 Jornal Sexta | Ano 6 | Edição 185 | Sexta, 10 de Abril de 2015 Viamão |Rio Grande do Sul || www.jornalsexta.com.br www.reidoespetao.com.br Câmara inaugura espaço de incentivo à leitura Na noite de ontem (9), a Câmara Municipal inaugurou o projeto Câmara de Leitura - que visa incentivar à leitura e a troca de livros entre funcionários, prestadores de serviços e vereadores na Câmara Municipal. A inauguração contou com a presença das autoras do livro Que Lance!, Eduarda Streb e Rafaela Meditsch, e o personagem principal, Celestino Valenzuela. O projeto Câmara de Leitura e a iniciativa do lançamento do livro em Viamão são do gabinete do presidente da Câmara, Dédo Machado (PT)| PÁGINA 4 FOTO: Daniel Jaeger Marques

description

Edição com a Câmara da Leitura e o começo do fim da era impressa.

Transcript of Sexta 10 de abril de 2015

Page 1: Sexta 10 de abril de 2015

>> LITERATURA - QUE LANCE!

Fundado em uma sexta-feira, 17 de Dezembro de 2010 por Daniel Jaeger MarquesO Sexta, Empresa Jornalística Livre e Atuante, é um produto exclusivo do Grupo Sexta | R$ 1,00

Jornal Sexta | Ano 6 | Edição 185 | Sexta, 10 de Abril de 2015 Viamão |Rio Grande do Sul || www.jornalsexta.com.br

www.reidoespetao.com.br

Câmara inaugura espaçode incentivo à leitura

Na noite de ontem (9), a Câmara Municipal inaugurou o projeto Câmara de Leitura - quevisa incentivar à leitura e a troca de livros entre funcionários, prestadores de serviços evereadores na Câmara Municipal. A inauguração contou com a presença das autoras dolivro Que Lance!, Eduarda Streb e Rafaela Meditsch, e o personagem principal, Celestino

Valenzuela. O projeto Câmara de Leitura e a iniciativa do lançamento do livro em Viamão sãodo gabinete do presidente da Câmara, Dédo Machado (PT)| PÁGINA 4

FOTO: Daniel Jaeger Marques

Page 2: Sexta 10 de abril de 2015

>> Editorial

EXPEDIENTEJornal Sexta

Empresa JornalísticaLivre e Atuante |

Viamão | Rio Grandedo Sul | Brasil.

CNPJ = 12.942.789/0001-89Diretor = DanielJaeger MarquesJornalista

Responsável:

Daniel Jaeger MarquesReg.Prof. 15.160Semanário

(sextas-feiras)

Tiragem: 5 milexemplaresDiagramação

Eletrônica: DanielJaeger Marques.Contato pelo [email protected] de

Reportagem:

Arruda Filho. O Jornal Sexta estáinscrito sob o número06, às folhas 001, doLivro B, número 2, doServiço de RegistroCivil das PessoasJurídicas, Jornais, Ofi-cinas Impressoras,Empresas de Radiodi-fusão e Agência de No-tícias de Viamão.O Jornal Sexta é umproduto exclusivo do

Grupo Sexta de

Comunicação de

Viamão/RS

TELEFONES:

(51) 9772.5707 (Vivo)

(51) 9414.4742 (Claro)(51) 8444.4877 (Oi)

(51) 8106.4767 (Tim)

As opiniões doscolunistas não refletem

necessariamente aopinião do JornalSexta de Viamão

PÁGINA 2 2

O Sexta quer disponibilizar ao leitor uma agendacom o que acontece na cidade e na região. Mande aatividade do seu bar, sua entidade, sua igreja, seu

CTG, sua banda, seu sítio de lazer para [email protected]. Se o evento não tiver cobrança de ingressoou entrada, a divulgação é gratuita. ATENÇÃO: isto é

para eventos, não para estabelecimentos comerciais emgeral. Consulte o departamento comercial.

PÁGINA 2Viamão - 10 de Abril 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

Esta semana foi marcada por um acontecimen-to inesperado, insólito, e significativo na imprensa:o jornal O Sul parou de circular como jornal depapel. Ficará apenas na Internet.

Seria apenas mais um fechamento de jornal.Afinal, jornal fecha e jornal abre o tempo todo. EmViamão, é um ciclo frenético. O cara funda um jor-nal, e depois vai à falência. Normal. Mas esse não éo caso do O Sul.

Imprimir jornal é caro. Nós sabemos o quanto.Sempre foi caro, mas só no ano passado, os custossubiram mais de 30%. Este ano já subiu mais de10%. Então, é preciso vender muito anúncio, ape-nas para poder rodar as máquinas e pegar na mãoos fardos com centenas de jornais cada um. E de-pois disso, tem o custo de distribuição.

Um jornal impresso tem que ter uma base muitosólida de bons anunciantes, só para empatar. Sópara sobreviver.

Até pouco tempo atrás, no entanto, só poderiapensar em fazer jornal quem estivesse disposto aencarar tudo isso. Noticiário, se não fosse rádio ouTV, era de papel. Foi assim até o fim da décadapassada.

Quando um ou outro jornal anunciava que iriavirar apenas virtual, todo mundo sabia que estavafalido. Mas os tempos mudaram.

O Sul é o jornal do grupo Pampa de comunica-ção, que tem emissoras de rádio e de TV. A rádio104, por exemplo, que pertence a Pampa, é líderisolada no Ibope do FM há mais de 10 anos. Temtambém a EldoradoFM, a Caiçara entre muitas ou-tras. No quesito lucratividade, ninguém duvida daexpertise do visionário Otávio Gadret, o Silvio San-tos do RS. Ele certamente poderia sustentar o jor-nal até o preço do dólar baixar e o custo de impres-são dar uma aliviada.

Mas os caras perceberam que praticamente nãotêm leitores que não possuam um computador ousmartphone. Perderão alguns leitores, mas nãomuitos. E pouparão zilhões de reais. Muitos, apos-tam que valerá a pena.

Quase todo mundo tem um telefone que navegana web. Em quase toda parte tem sinal 3G (mesmoque porcamente). Se o cara quer ler o jornal, ele vailer.

Aqui no Sexta, até nós nos assombramos como público que nos acessa via Internet. Mas somosum jornal pequeno. É diferente.

Começa lá, "do alto": O Sul desembarcou. A ZHfoi mudando o perfil do seu impresso, que hoje pa-rece uma revista, e tem dias da semana que sai com,no máximo, 32 páginas. Um horror. Os jornalõesdo Brasil todo têm medo de dar esse salto. Adia-seo inevitável. Teme-se a afobação. Quando será ahora certa? Ninguém sabe.

Os jornais do interior, até por terem muitos lei-tores mais velhos e chegarem a lugares mais remo-tos, onde a Internet ainda não tem força, devemseguir mais longe em suas versões impressas.

Mas no fim, não vai sobrar ninguém. O últimoque sair, limpe os roletes e desligue a impressora.Sendo ela plana ou rotativa.

Começoua migração

(51) 3108-7330 | (51) 9986-3865

ONDE ENCONTRAR O SEU JORNAL SEXTA:Banca Leia (Banca do Banrisul)

Casa de Carnes ViamonenseGulla’s Restaurante e Pizarria

FormigãoBoteco do GuaráRei do EspetãoCafé da Praça

Restaurante Sabor Viamonense (antigo Bar do Manoel)Posto Canquerini ( Capão da Porteira)

Padaria, Confeitaria e Minimercado Bianchi

>> EMPRESARIADO

CDL REALIZOU O 1º COQUETEL DENEGÓCIOS PARA O LANÇAMENTO DA

CAMPANHA CONSUMIDOR LEGALNa noite de 07 de abril de 2015 ocorreu na CDL Viamão o Coquetel de Lança-

mento da Campanha Consumidor Legal - Edição especial Instituições Financeiras.O Consumidor Legal é uma campanha de renegociação de débitos que se baseia

principalmente em dar uma melhor oportunidade ao consumidor que deseja quitarsuas dívidas. O objetivo desta campanha é oportunizar um encontro entre as insti-tuições financeiras e clientes que desejam renegociar seus débitos junto ao SistemaCentral deProteção aoCrédito -SCPC commaiores fa-ci l idades,como par-celamentose reduçãode juros,contribuin-do para aconstruçãode um siste-ma de cré-dito susten-tável na ci-dade.

N e s t aedição teremos a participação do Banrisul, Caixa e Sicredi que estarão do dia 13 a30 de abril atendendo seus clientes que desejam resgatar seu crédito nesta oportu-nidade única de renegociação.

Na abertura o presidente da CDL, Maurício Carravetta, agradeceu a participa-ção de todos os associados e parceiros presentes e apresentou as últimas açõesque a entidade tem desenvolvido no comércio. Logo após, os gerentes das institui-ções, Alberto Haefliger, Alexandre Ziero e Solange Domingues explanaram sobreanálise e concessão de crédito, a importância desta campanha para Viamão entreoutros assuntos ligados à economia local.

Confira as fotos do evento e acompanhe as atividades da CDL através da fanpagefacebook.com/cdlviamao e pelo site www.cdlviamao.com.br

Fonte: Marketing CDL Viamão.

Page 3: Sexta 10 de abril de 2015

PÁGINA 3Viamão - 10 de Abril de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SUCULENTO MOCOTÓApenas com ingredientes

selecionadosFONES: (51) 9972.4488 e (51)3493.7080 com Clóvis ou Néca

Condenação do Alex - O assunto polêmico da semana foi àcondenação que o Tribunal de Justiça do Estado aplicou ao ex-prefeito Alex Boscaini (PT) com pena a cumprir de dois anos,sete meses e vinte dias de reclusão no regime semiaberto por terno exercício do cargo de Prefeito Municipal, autorizado com-pras, cujas despesas não poderiam ser pagas no mesmo exercí-cio financeiro, assim como inscreveu em restos a pagar parcelasque não tinham contrapartida suficiente de disponibilidade nocaixa da secretaria municipal da fazenda. Alex já recorreu aoSupremo Tribunal em Brasília.

Esclarecendo o fato - O ex-prefeito Alex (PT) não foi punidopor roubo. Foi punido por ter autorizado no último quadrimestredo seu primeiro mandato cerca de nove compras sem aportefinanceiro no caixa da prefeitura como blocos de concreto, ar-mários de aço, execução de obras de infraestrutura em pavimen-tação com pedra irregular e redes de drenagem pluvial nas ruasPlanalto e Campos Real, aquisição de chapas de compensado,lonas de PVC e escavação e reaterro de valas da rede e galerialocalizado dentro da quadra de esporte da Escola EstadualMinuano. Vejam que as obras foram realizadas.

Cargo importante - Então, concluímos que o cargo maisimportante na atividade de uma prefeitura é o cargo do secretáriomunicipal da fazenda.

O secretário da fazenda é o agente público que tem a obriga-ção de controlar o financeiro para orientar o prefeito, se este podeou não autorizar as compras com aporte financeiro e capacida-de de pagamento, e também ser responsabilizado em caso deautorizar compras para outras secretarias sem capacidade depagamento aos fornecedores da prefeitura.

Alerta ao Bonatto - O prefeito Bonatto que fique de olhobem aberto nos gastos da prefeitura, pois também está passan-do pelo vexame de responder uma CPI, que ainda não ficou bemresolvida, ao autorizar no ano passado uma despesa de R$ 150mil para uma festança promovida pelo Movimento TradicionalistaGaúcho. Segundo a Procuradoria Geral da Câmara de Vereadoreso caso está sendo investigado pelo Ministério Público. Enquantoisso, a oposição engorda o porquinho para o Natal.

Solução temporária - O vereador Serginho (PT) apresentouum projeto na Câmara de Municipal de Vereadores que proíbe oexecutivo e legislativo de contratar empresas que tenham efetu-ado doações eleitorais e partidárias na última eleição municipal.O agente público Rozalino Lencina entende que o projeto édemagogo.

Resistência reforçada - Com o convite do presidente doPDT, Alexandre Godoy, o ex-prefeito Alex estava se assanhandopara ingressar no PDT, mas havia resistência de uma correnteideológica no partido. A condenação do ex-prefeito só vemreforçar os argumentos dos contrariados que questionam: “Seráque vão ainda querer o cara no PDT?”.

PTB larga na frente - O Partido Trabalhista Brasileiro, emViamão, larga na frente para as eleições municipais de 2016.Com a sede do partido superlotada pela militância e a presençado radialista Sérgio Zambiase, dos deputados Lara, Maurício,Ronaldo Santini e os vereadores Guguzinho e Jorge Batista ospetebistas lançaram a pré-candidatura para prefeito do vereadorEraldo Roggia.

A presidente do PTB, Andrea Gutierres, disse que o pré-candidato a prefeito e a militância está unida, consciente e prepa-rada o novo desafio.

Aviso aos navegantes - Se não ocorrer uma coligação depelo menos quatro partidos fortes, o atual governo pode eleger oseu candidato, pois está com a máquina pública entre os dedos.

Última Hora - Avisaram o colunista que o PMDB de Sarico jáestá fechadinho com o candidato do governo municipal. Ointerlocutor foi o governador Ivo Sartori quando esteve em Viamão.Sartori exigiu a presença do secretário de obras, Valdir EliasRussinho, como pré-candidato na chapa majoritária da situa-ção.

Ligação urgente - Ligaram de Itapuã para o colunista. “Ondeforam parar às máquinas que o prefeito Bonatto foi levar commuita festa dizendo que as mesmas iriam permanecer na regiãofazendo manutenção nas estradas?

Questionaram se as máquinas que foram entregues nasubprefeitura de Itapuã são as mesmas que mostraram comalarido no Calçadão Tapir Rocha e agora buscaram de volta?”

Respondi: vou me informar!!!!

Seja muito bem vindo ao Jornal Sexta. Participe e ajude a fazero SEU jornal todas as sextas-feiras.CONTATO: [email protected]

Fones: (51) 9772-5707 – Vivo | (51) 9414-4742 – Claro |(51) 8444-4877 – Oi | (51)8106-4767 – Tim

PÁGINA [email protected]

(51) 9845-4422

Arruda

Filho

>> TRÂNSITO

Paradas sem numeraçãoconfundem passageiros na ERS-040

Quem é de Viamão sabe: os números das paradas de ônibus da ERS-040 (também conhecida como rodovia TapirRocha, estrada que corta o município, estão entre as principais referências de localização da cidade tanto para quemvive lá quanto para os visitantes. A identidade com os números é tão forte, que batizam até estabelecimentos comer-ciais. Porém a realidade é outra, e mostra que, no trecho principal, 27% das paradas estão com seus númerosapagados.

Das 52 paradas existentes nos dois sentidos da ERS-040, entre a entrada de Viamão por Porto Alegre até o trevode acesso ao Centro – na Parada 57 – 14 não têm nenhuma numeração que as identifique. Percorremos a rodovia atéa divisa de Viamão com Capivari do Sul e percebemos que o problema se concentra nas paradas localizadas na entradada cidade por Porto Alegre, justamente as com maior fluxo de veículos oriundos da Capital.

Até quem mora em Viamão se embaralha com a falta dos números. O agricultor aposentado Oraci da Silva Kipper,que vive na localidade de Passo do Morrinho, na Zona Rural do município, admite que se confunde. Como vem poucoao Centro, tem dificuldade para achar as paradas de ônibus certas ou mesmo para utilizá-las como referência de local.

LÓGICA DIFÍCIL DE ENTENDER - “Temos que nos guiar por outra coisa, porque, pelos números, não dá.Aqui, sozinho, eu não me acho, fico perguntando a localização para as pessoas ou no comércio”, comentou.

Seu Oraci aguardava o ônibus na parada conhecida como 61, que nãoestá identificada, mas que fica logo após a 57. Ou seja, além da falta denúmero, há uma lógica que poucos entendem.

De acordo com a prefeitura, a parada é chamada de 61 porque, háalguns anos, várias linhas de ônibus iam até a Parada 57, pela ERS-040,ingressavam no Centro da cidade pelo trevo, transitavam por outras para-das e retornavam para a rodovia, na Parada 61. A maioria das linhas já nãofaz mais este trajeto, mas os números continuam os mesmos.

As paradas 32, 33, 34, 35 e 36, no sentido Capital/Viamão, sem nenhu-ma numeração, atrapalham até mesmo os moradores. Na Parada 33, é oBar da 33 que serve como referência. Lucia Fraga, 47 anos, dona doestabelecimento, conta que, há 28 anos, escolheu o nome do bar em fun-ção do número da parada. Só que, atualmente, o bar é que ajuda na localização: “Muita gente de Porto Alegre para aquipara pedir informação”.

O porteiro Cristiano Veiga, 37 anos, admite que também fica perdido na numeração. “Só sei porque moro aqui”Na quinta-feira, ao ser questionado em qual parada estava, Cristiano não soube responder. “Não sei. É fácil se

perder nos números. Para quem não mora em Viamão é ainda pior”, opinou ele, na parada 34.“Ontem mesmo, ajudei um homem que era de fora e perguntou sobre a numeração das paradas. Eu sei que esta é

a 35 porque moro aqui”, contou a aposentada Maria Scola.É MUITA CONFUSÃO - Após o perímetro urbano da cidade de Viamão, a numeração de paradas segue até o

número 141, próximo à divisa com o município de Capivari do Sul. Neste trecho, a confusão é em relação à ordemdos números.

Em alguns casos, os números ainda são acompanhados pelas letras A ou B. Outro caso curioso ocorre com aParada 71 que, em vez de ser seguida pela 72, tem na sua sequência a 70 e a 71, que, por isso, se repetem. Na 127,apenas uma placa, sem número ou cobertura, sinaliza o terminal.

SÓ APÓS A LICITAÇÃO - Embora a conservação da ERS-040 seja de responsabilidade da Empresa Gaúcha deRodovias (EGR), a manutenção das paradas de ônibus fica a cargo da prefeitura de Viamão. O município informouque a empresa que ganhar a licitação do transporte coletivo municipal terá que reservar um valor para a revitalizaçãodas paradas de ônibus. Viamão tem 1,2 mil paradas. A audiência pública para apresentação do edital da concorrênciaocorrerá em 16 de abril. A licitação será aberta para propostas no dia 8 de maio, e em 22 de junho deve ser conhecidaa empresa vencedora.

Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) é quem cuida das pistas, masas paradas de ônibus é de responsabilidade da Prefeitura de Viamã

Page 4: Sexta 10 de abril de 2015

PÁGINA 4Viamão - 10 de Abril de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

JORNAL O SUL, SÓ VIRTUALO Sul, primeiro diário 100% colorido do Brasil,

abandonou a versão em papel. E os diretores dos

demais jornais nem podem debochar: é inevitável

que todos vão pelo mesmo caminho. Uns agora,

outros só depois de mais alguns aumentos do pre-

ço do papel-jornal.

SOU FÃ DA PAMPASério. Adoro. Desde criancinha, quando a rede

retransmitia a Manchete e nos fazia felizes com

clássicos como Jaspion e Changeman.

E dava alegrias aos pré-adolescentes com a

novela "Pantanal". Quem pode esquecer?

Estamos falando de um grupo com emissoras

de rádio sem programa algum, que só tocam mú-

sica (afinal, se eu quiser pensar, leio um livro e se

eu quiser debate, vou ao Boteco Guará).

E que exibe o Studio Pampa, em toda sua car-

ga filosófica e dramática! Só merece elogios.

NÃO ENTENDO MAIS NADADeixando de lado as futilidades midiáticas, fa-

lemos das políticas.

O DEM pode acabar fundindo-se ao PTB, o

que não faz, claro, nenhum sentido. Se fosse ao

PSDB ou ao PP, até faria. As lideranças regionais

do partido estão P da cara. Vai haver debandada.

Eu tenho dificuldades para decifrar qual é a

ideologia do PTB. Já a linha do DEM é bem mais

clara. Não que isso seja uma vantagem.

FUTILIDADE?Sim, no Brasil, fusão e criação de partido são

coisas fúteis. Costumeiras. Acostume-se. Vai pi-

orar.

FALANDO NO DEM...O líder maximus do DEM viamonense, Rubens

Rebés, disse que lutaria por uma cidade melhor

para viver. E de fato, agora vive. Foi-se para Ca-

xias do Sul, de mala e cuia.

E QUEM O BONATTO FABRICARÁ?Valdir Bonatto diz que não quer ir para a ree-

leição. Mas, faltando um ano e pouco para a elei-

ção, não conseguiu emplacar nome algum.

Os mais fortinhos estão no PMDB, cuja ban-

cada nunca foi coesa nesse negócio de governis-

mo, e agora nem tem mais a vice-prefeitura.

Ou concorre denovo, ou vou dar uma ideia:

manda o Francinei raspar a cabeça. Dá para usar

o slogan "vote Bonatto" sem mentir.

O povo anda tão "por fora" da política, que é

capaz de a ideia dar certo.

A NOVA CONDENAÇÃO DO ALEXHá poucos dias, o ex-prefeito Alex Boscaini

foi condenado por crime contra as finanças públi-

cas pela 4ª Câmara Criminal. Ou seja, ele deve

continuar livre, leve e solto.

E seria injusto se assim não fosse: ex-verea-

dores e ex-secretários, enrolados e condenados,

andam pelas ruas e planejam a volta às urnas. E

têm quem lhes dê voto!

>> PARTIDOS

Andréia Gutierres continua a frente do PTB Viamãoe Eraldo Roggia é pré-candidato a prefeito em 2016

A executiva municipal do PTB definiu na noite da última terça-feira (7), durante reunião no diretório municipal, umaprovisória prorrogando a gestão da atual presidente do partido, Andréia Gutierres, ao cargo e aproveitou a oportunida-de para lançar o vereador Eraldo Roggia (PTB) como pré-candidato a prefeito em 2016. De acordo com a presidenteda sigla, Andréia Gutierres, o PTB continua unido e forte. "Nossa luta por um Viamão melhor é contínua e hoje coma casa lotada, nossa primeira reunião do mês, reflete bem isso que estou dizendo. Vamos em frente", empolgou-seAndréia.

Os militantes do PTB receberam a visita de integrantes da executiva estadual do partido, entre eles, os deputadosestaduais, Ronaldo Santini e Luis Augusto Lara (vice-presidente do PTB Estadual), Alexandre, o Xaxá, que veiorepresentando o presidente estadual do PTB e deputado, Luis Carlos Busato, que por motivos de agenda não podeestar presente.

O radialista Gugu Streit e os vereadores Guguzinho Streit e Jorge Batista, além de outros nomes importantes doPTB Viamão, Chico Gutierres, Vitor Marilei, Atidor da Crus e José Venâncio, o Kiko, também participaram do encon-tro.

Faça do seu eventoum sonho realizado !!!!

(51) 9251-4651 | (51) 9876-3481Som | Luz | Decoração | Buffet

>> LITERATURA | QUE LANCE!!!

Câmara inaugura espaço de incentivo à leituraEspaço foi criado pelo gabinete do presidente Dédo Machado e recebeu a visita das jornalistas Eduarda Streb e

Rafaela Meditsch, e do personagem do livro Que Lance!, Celestino Valenzuela.

Na noite de ontem (9), a Câmara Municipal inaugurou o projeto Câmara de Leitura - que visa incentivar à leitura ea troca de livros entre funcionários, prestadores de serviços e vereadores naCâmara Municipal. A inauguração contou com a presença das autoras dolivro Que Lance!, Eduarda Streb e Rafaela Meditsch, e o personagem prin-cipal, Celestino Valenzuela.

O projeto Câmara de Leitura e a iniciativa do lançamento do livro emViamão são do gabinete do presidente da Câmara, Dédo Machado (PT).Dédo acredita ser uma iniciativa importante para chamar a atenção, não sódos funcionários da Câmara, como de toda a comunidade, para uma ques-tão fundamental que é a leitura e o incentivo a leitura.

A sessão de autógrafos com as autoras e o ex-narrador esportivo, acon-teceu no hall de entrada da Câmara Municipal, onde o público pode interagircom o trio do Que Lance!. A apresentadora e repórter da RBS TV, EduardaStreb, parabenizou os envolvidos pela iniciativa.

Rafaela Meditsch, que trabalha como produtora, editora e coordenadorade transmissões esportivas da RBS TV, disse que a comunidade de Viamãofoi muito receptiva e o projeto criado na Câmara é um verdadeiro lance decraque.

O PERSONAGEM - Após 20 anos ausentes da vida pública, Celestinodisse estar feliz em retornar aos holofotes com a dupla de jornalistas da RBSTV. "A partir de agora a gente convida nossos servidores e a comunidade para que utilizem esse espaço e façam comque a leitura se torne um hábito constante no dia a dia das pessoas", disse o presidente Dédo Machado.

Page 5: Sexta 10 de abril de 2015

PÁGINA 5Viamão - 10 de Abril de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

>> FALTA DE SEGURANÇA

O carnê com a última parcela por pagar e o documento de circulação foi o que restou da moto CG 125,roxa, placa IPV 3447, que o promotor de vendas Airton Moraes de Souza Júnior, 41 anos, usava paratrabalhar. Já a aposentada Marisa Brasil, 75 anos, ficou sem sua tevê e o rancho do mês. Ambos sãomoradores da Rua Nevada, no Parque Índio Jari, aqui em Viamão, e receberam um indesejável presentede Páscoa, no final da noite do último domingo.

Assim como já haviaocorrido em outras duasfamílias da mesma quadraem que moram, Airton eMarisa tiveram, respecti-vamente, o pátio e a casainvadidos por ladrões. E,para eles, foram os mes-mos criminosos, que vêmagindo com frequência naregião.

A moto do represen-tante comercial estava nopátio, presa por uma cor-rente. Justamente naquelanoite, por estar chovendo,ele havia colocado a pe-quena Lara, sua cachorri-nha de estimação, para

dentro de casa. Quando fica na rua, a qualquer movimentação diferente, ela costuma latir.“Acredito que eles já estivessem observando há algum tempo. Por isso, entraram justamente naquela

noite”, afirma.Como a moto estava com o guidom e uma das rodas travadas, Airton acredita que os ladrões a tenham

arrastado.“Eu iria pagar a última parcela da compra e iria come-

çar a pagar o seguro”, lamenta.A suspeita de que os criminosos vinham observando

os moradores ganha força na medida em que a invasão àcasa da aposentada também foi feita na noite de domin-go, quando ela não estava.

“Esses ladrões deveriam estar com fome. Levaramtodo o meu rancho”, conta ela, tentando se descontrair,apesar das perdas.

Além da tevê e das compras, foram furtados todos ospratos e talheres. Os ladrões reviraram a casa, deixandoem seu interior a corrente que prendia a moto de Airton eos documentos que estavam no baú do veículo.

“Com pobre é assim mesmo. Eu trabalho em dois lo-cais, o Airton também se mata trabalhando e somos rou-bados. Dá medo até de sair na rua”, desabafa a compa-nheira do representante comercial, Viviane Alves de Oli-veira, 23 anos.

HÁ POUCOS REGISTROS - Por telefone, o sar-gento Brito, do 18º BPM, afirmou que não têm sido co-municados muitos casos de furtos ou roubos no ParqueÍndio Jari. As ocorrências se mantêm dentro da normalidade. Mas assegurou que devem aumentar asrondas pelo local.

Já o comissário Adalmiro Alano, da 1ª DP de Viamão, disse que houve um aumento de casos desde quea 2ª DP do município, que atendia a região, foi transformada em Delegacia de Homicídios.

Onda de assaltos assustamoradores do Parque Índio Jari por Hélio Ortiz

[email protected]

DILMA É VICE PRESIDENTESó no Brasil poderia acontecer isto. A Presidente

Dilma Roussef, eleita de forma legítima e democrática,virou vice presidente. Vejam só: nesta semana o até en-tão, Ministro das Relações Institucionais, PepeVargas\PT, foi substituído (saiu contrariado) pelo VicePresidente, Michel Temer. A Presidente Dilma argumen-tou a saída de Pepe porque ele vinha enfrentando difi-culdades no relacionamento com o Senado e a Câmarados Deputados.

Parecia que as coisas iriam andar de acordo com osinteresses do governo federal. Nesta mesma semanafoi votado o projeto que terceiriza a mão de obra noBrasil. O governo era contra o projeto, mas ele foi apro-vado mesmo o governo tendo maioria na Câmara. Aconclusão que se chega é que o Michel Temer jogoucontra o Chile. O PMDB está mandando mais que o PTno Governo. Guardando as proporções, seria o mesmoque aqui em Viamão o André Pacheco mandasse maisque o Prefeito Valdir Bonatto.

TERCEIRIZAÇÃO DA MÃO DE OBRAO maior interessado em saber sobre este projeto de

terceirização da mão de obra no Brasil seria o trabalha-dor brasileiro, só que aquele cidadão que acorda às cin-co horas da manhã para ir ao trabalho, nem é consulta-do ou informado sobre o que ocorre no CongressoNacional.

Sinceramente, eu que costumo me informar diaria-mente, lendo, ouvindo ou vendo as notícias, não sei enão tenho opinião formada a respeito deste assunto.Aprovar um projeto sem ele chegue às mãos dos traba-lhadores é no mínimo uma grande falta de respeito comos brasileiros.

INFLAÇÃOSe tem uma coisa que os brasileiros se borram de

medo da inflação, e os índices deste mês que chegarama 8,13 % começam a preocupar. Começo a lembrar aépoca do Sarney em que a inflação chegou a 86% aomês. Por favor Presidente Dilma, nos livre deste mal.

OS COXINHAS VOLTARAMNeste domingo, no Parcão, (no núcleo da burguesia

moderna) os coxinhas voltarão a mostrar suas roupas ecalçados de marca em mais uma manifestação contra aPresidente Dilma.

Os coxinhas que no passado tinham vergonha demostrarem a cara, agora gostaram de dar um passeiopela cidade, mas só se não chover, porque aí estraga ocabelo.

CINCO CANDIDATOSNão é por falta de candidatos que o PT vai deixar de

disputar as próximas eleições municipais. Na reuniãodo diretório do partido na última segunda-feira, cincocandidatos colocaram seus nomes a disposição do par-tido.

Ridi, Dédo, Serginho, e Maninho confirmaram suaspré candidaturas. A novidade ficou por conta do ex pre-feito, Alex Boscaini, que por telefone, pediu à Presiden-te do PT, Estela, para, também, por seu nome na lista.

GAUÇÃO É MARMELADAFoi uma vergonha o que aconteceu no jogo do co

irmão colorado contra o modesto time do Cruzeiro PortoAlegrense na quarta-feira. O árbitro marcou dois pênal-tes contra o Cruzeiro em lances que podem ter váriasinterpretações.

Só quero que me respondam uma coisa: se fossecontra o Inter o árbitro teria coragem de marcas asduas penalidades em pleno Beira Rio?

CAFÉ ORTIZHoje, 10 de abril tem música boa no Café Ortiz.

Maiores informações pelo fone 9748-3888.

Page 6: Sexta 10 de abril de 2015
Page 7: Sexta 10 de abril de 2015
Page 8: Sexta 10 de abril de 2015

PÁGINA 8Viamão - 10 de Abril de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

VitorOrtiz

[email protected]

O SÉCULO XIX EM VIAMÃODOCUMENTO HISTÓRICO INÉDITO

Detalhe da capa do Livro de Atas das Eleiçõesem Viamão de 1822 a 1828

A primeira eleição constituinte depois da Inde-pendência

O LIVRO DE ATAS DAS ELEIÇÕES ENTRE1822 E 1828 QUE SE ENCONTRA NO ARQUIVOHISTÓRICO MOYSÉS VELLINHO, EM PORTOALEGRE, GUARDA A ATA DA PRIMEIRA ELEI-ÇÃO CONSTITUINTE DO BRASIL, OCORRIDAAPÓS A PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA,EM VIAMÃO.

A exemplo da eleição anterior, de 01/09/1822 (vercoluna anterior), no dia 01 de fevereiro de 1824 sereuniram novamente na Igreja de Viamão os que po-diam votar e ser votados, ou seja: os homens do Ar-raial (mulheres não votavam) que possuíssem algumbem de raiz, fossem católicos e comprovassem a ren-da mínima de pelo menos 100 mil réis (para se candi-datar ao colégio eleitoral da Província do Rio Grandedo Sul, a renda tinha que ser de 400 mil réis). Em quepese estas restrições, votaram 56 viamonenses. Umnúmero menor que os 81 votantes do pleito de 1822.Era a elite da elite local formada por estancieiros, co-merciantes, padres e burocratas. Quase todos compatentes militares.

O pleito visava a formação da Assembléia Nacio-nal Constituinte que Dom Pedro I mandara convocar,conforme o Decreto Real de 07/11/1823 e que foiposteriormente desautorizada. Conduzia a reunião oVereador Manoel José de Campos Porto, da Câmarade Porto Alegre, à qual Viamão estava subordinada. Opadre da época, que acolheu os eleitores, era o Vigá-rio Bartholomeu Lopes de Azevedo. O viamonenseBento José Garcia secretariou a reunião e foram es-crutinadores o Álferes Francisco Caetano de Souza eJosé Antônio Vieira de Araújo.

O escrutínio apontou como eleitos o então MajorFrancisco dos Santos Guterres, o Tenente AméricoAntunes Pinto, o Coronel Ignácio dos Santos Abreu eo Capitaõ Joaquim da Costa Moreira. Estes foramparticipar do Colégio em Porto Alegre que se reuniudias depois para eleger os deputados que seguiriampara o Rio de Janeiro a fim de comporem a primeiraAssembléia Constituinte da história do Brasil indepen-dente de Portugal.

(51) 9192-0744

>> LEI

O projeto 053/15 sugere a proibição, mesmo reconhecendo que nem todas as doações parapartidos políticos e para campanhas eleitorais escondam práticas ilícitas, mas quer propor e

instituir medidas protetivas

Vereador Serginho entrega projeto queproíbe contratos com empresas que

efetuam doações eleitorais

O vereador Serginho Kumpfer (PT) indicou Projeto de Lei que proíbe o Executivo e o Legislativo de Viamão decontratar ou prorrogar contratos com empresas que tenham efetuado doações eleitorais e partidárias a candidatos,comitês financeiros e partidos, por quatro anos, contados da data de doação.

O projeto 053/15 sugere a proibição, mesmo reconhecendo que nem todas as doações para partidos políticos epara campanhas eleitorais escondam práticas ilícitas, mas quer propor e instituir medidas protetivas. A partir de agorao projeto vai tramitar na Câmara Municipal, e posteriormente encaminhado para votação. O vereador Joãozinho daSaúde (PMDB) disse que não existe doação de campanha. “Quero dizer que o que existe é empréstimo”, ironizou overeador.

>> CÂMARA

A Lei empresa amiga escola de autoria do Vereador Guguzinho mostra-secomo um incentivo para parcerias entre escolas municipais e empresas

Vereador Guguzinho prestigiadoação de matérias esportivos

Na última quarta-feira, 01 de abril, o Vereador Guguzinho juntamente com as Farmácias Associadas de Viamão,realizou uma doação de materiais esportivos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Viamar. A iniciativada doação se deu através da Lei Municipal 4338/2014 de autoria do Vereador Guguzinho que cria o programa Empre-sa Amiga da Escola no Município de Viamão. A Lei sancionada no início do ano visa fomentar a contribuição deempresas públicas e privadas do município para melhorias na educação pública. A primeira participação no Programa

ocorreu por iniciativa da empresa Farmá-cias Associadas através da doação de bo-las de futsal e vôlei para a Escola Munici-pal Jardim Viamar. O Vereador Guguzinhoesteve presente prestigiando o momento deentrega da doação e aproveitou a oportuni-dade para acompanhar as obras que estãosendo realizadas na reconstrução da Esco-la, que teve sérios problemas estruturaiscausados pelas chuvas do último ano. OVereador Guguzinho acredita que está seráapenas a primeira de muitas doações quecontribuirão para uma transformação naeducação básica viamonense e agradece oengajamento dos empresários locais.

APOIO EM EVENTOS CULTURAISNO FINAL DE SEMANA - Na tarde dequarta-feira do dia 25 de março, o Verea-dor Guguzinho atendeu em seu gabinete, oSr. Manoel Rodrigues. A visita do Sr. Ma-noel teve como objetivo convidar o Verea-

dor Guguzinho e o seu gabinete para um grande almoço que ocorrerá no CTG Alegria dos Pampas, na Rua Caminhodo Meio, nº 3997, a partir das 10 horas.

O Almoço que ocorrerá no dia 12 de abril, tem como finalidade arrecadar fundos para a reforma do CTG e, vaicontar com uma grande tertúlia que terá inúmeras personalidades da música gaúcha. O preço é 13 reais individual e,25 reais para o casal.

FESTA DE SÃO JORGE NO ESPIGÃO - Além do evento que ocorrerá no CTG, o vereador Guguzinho tambémacompanhará a festa em honra a São Jorge. O evento que será dia 12 de abril começara às 10 horas da manhã comuma cavalgada de São Jorge, terá um almoço ao meio dia e terminará com uma domingueira no fim da tarde. O localde realização será na Estrada do Espigão, na Capela São Jorge e o almoço terá o custo de R$ 20,00.

Na foto junto ao vereador, um dos coordenadores da Festa de São Jorge, seu José.

Page 9: Sexta 10 de abril de 2015

PÁGINA 9www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

TRADIÇÃO

Viamão - 10 de Abril 2015

Com 30 carros no grid, Copa Classicabre temporada em Tarumã

>> VELOCIDADE

Um volta ao passado em alta velocidade. Assim pode ser definida a Copa Classic RS, categoria de velocidade emasfalto do Rio Grande do Sul que reúne veículos de turismo com 30 anos ou mais de fabricação.

E é com previsão de 30 carros inscritos, um grid considerável, que a 1ª etapa do Campeonato Gaúcho de CopaClassic será realizada no próximo final de semana (11 e 12 de abril), no veloz Autódromo Internacional de Tarumã,aqui em Viamão (RS).

Conhecidos como os "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho, relíquias como Carretera ano 1936 (o carromais antigo do Brasil em atividade em categorias de velocidade em asfalto), DKW com motor original de dois tempos,Opalas Stock, Puma GTB (única do Brasil em atividade de pista) e até mesmo um superesportivo alemão Porsche 914dos anos 70 estarão disputando a vitória em uma das 4 categorias existen-tes (A, B, C e FL), divididas por cilindrada do motor e nível de preparação.

Em crescimento constante nos últimos quatro anos, além de corridascom muitos carros na pista, a Classic RS vem atraindo participantes devários estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro,por exemplo. É o caso de Mauro Kern, que participa com o Porsche 914das etapas da Classic Cup paulista, mas optou por participar na categoriagaúcha, pelo menos em algumas etapas: "A expectativa é grande, sei queos carros da Classic gaúcha são muito fortes e a competitividade é gran-de", disse Kern. Quanto à participação nas demais etapas, completou: "Avontade é participar de todas, mas vai depender dos compromissos pro-fissionais e viagens", disse o piloto da equipe paulista LF Competições.

Outros nomes que vem ao RS para correr são: Dagoberto Moraes (SC), Rodrigo Bonora (PR) e Wagner Wilke(SP), que optou por trazer seu Fusca com motor refrigerado "a ar" para o RS, aos cuidados da Lacombe Motorsport/Mascarello Preparações, que também estará com um Gol "BX" no grid, para a alegria dos entusiastas dos motores"boxer". Além dos nomes de fora, muitos gaúchos estrearão ou voltarão a correr nesta temporada: Felipe Bertuol.com o lendário Opala #4; Everton Braz, ex-piloto de velocidade na terra, que estréia no Uno #333 ao lado de CleitonKrause, já piloto da categoria; Gastão Piccoli e Alexandre Braga, no Voyage #17; Vianei Pereira com o Opala #82;Vinetou Zambon, com o Voyage #6, entre outros.

Sobre a expectativa da temporada, Roberto Lacombe, um dos coordenadores da categoria, declara: "A categoriase renova em 2015, com novos pilotos e carros, além dos tradicionais. O grid médio deverá ficar em torno de 30carros, e a pontuação crescente por bateriavai deixar o campeonato ainda mais disputa-do", disse Lacombe.

Em termos comerciais, os troféus da ca-tegoria FL na primeira serão oferecidos pelamarca argentina de pneus de competição NACarrera para os cinco primeiros, e os troféushomenagearão o preparador recém falecidoArlindo Marx, uma lenda das pistas gaúchase pai do piloto Luciano Marx, do Escort #32.Jhonny Bonilla, representante da marca noBrasil, fala sobre a iniciativa: "É um prazerestar apoiando a Copa Classic, categoria queestá acreditando no nosso trabalho. É impor-tante para os pilotos terem mais uma opçãode pneu", disse Bonilla. Sobre a homenagema Arlindo Marx, completa: "É uma homena-gem merecida por sua história nas pistas".

A programação inicia no sábado, com ostreinos livres e o classificatório. Já as duasbaterias serão disputadas no domingo, às9h50min e às 15h40min, respectivamente. Aprova de duas horas da Endurance Brasil éoutra atração do dia, e tem largada às 13h.Ingressos a R$ 20 na bilheteria do autódro-mo. Maiores informações no site da catego-ria, www.copaclassic.com.br.

TEXTO: Niltão Amaral.

Conhecidos como os "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho, relíquias comoCarretera ano 1936 (o carro mais antigo do Brasil em atividade em categorias de velocidade

em asfalto), DKW com motor original de dois tempos, Opalas Stock, Puma GTB (única doBrasil em atividade de pista) e até mesmo um superesportivo alemão Porsche 914 dos anos70 estarão disputando a vitória em uma das 4 categorias existentes (A, B, C e FL), divididas

por cilindrada do motor e nível de preparação

Page 10: Sexta 10 de abril de 2015

PÁGINA 10Viamão - 10 de Abril de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

“RETRATOS” DA CIDADE12 Contato:

[email protected] e edição Daniel Jaeger Marques e Hélio Ortiz

Receba você também a visita do Sexta em sua casa, e abra o baú com as fotos antigas de sua família . . .

(51) 3485- 3544

A foto ao lado foi retirada do Site Viamão Antigo(www.viamaoantigo.com.br) do nosso amigo e par-ceiro Paulo Lilja.

Ela mostra ao fundo o Colégio Stella Maris.Linda foto e também muito antiga... Infelizmente

não temos a data dela . . .

Page 11: Sexta 10 de abril de 2015

PÁGINA 11Viamão - 10 de Abril de 2015 www.jornalsexta.com.br | www.viamaoagora.com.br

SeuLauro

OctacílioSeu Lauro Octacílio é um velho senhor,jornalista aposentado, profundo conhecedordos viamonenses e dos problemas desta

sofrida [email protected]

SURTO DE RAIVA BOVINAA redação do Jornal Sexta recebeu várias liga-

ções durante a última semana informando que estáocorrendo um surto de Raiva Bovina na cidade.Tudo começou em Itapuã, e agora já esta se espa-lhando por todo Viamão.

Gostaria de saber o que o nosso prefeito deViamão, Walmir Bonatto, tem a dizer sobre isso.Será que ele já sabe, ou, mais uma vez, ele nãosabe de nada, como diz o nosso colega colunistaArruda Filho.

A raiva bovina é geralmente transmitida pelamordedura de morcegos hematófagos, que atuamcomo portadores, reservatórios e transmissores dovírus da raiva. No Brasil, a espécie mais importan-te é a Desmodus rotundus. O vírus encontra-se nasaliva do animal e, obviamente, é necessário que asaliva tenha contato com a ferida, pois o vírus nãoatravessa a pele íntegra. Existem também relatosda transmissão por via aérea que ocorre em caver-nas (muito importante entre os morcegos) e locaisfechados que abrigam animais doentes.

Pode-se ainda, ocorrer a transmissão acidentalatravés da utilização de vacinas vivas e durante anecropsia de animais afetados pela doença.

PLANO DE CARREIRANa campanha a dupla dinâmica Walmir Bonatto

e André “Sessim” Pacheco prometeram que fari-am um plano de carreira para o funcionalismo. Coitados funcionários que cairam nesta história.

ANDRÉ “SESSIM” PACHECO NO PPMe contaram que o Prefeito Bonatto já avisou e

ordenou que o seu atual vice, André Sessim Pa-checo, para concorrer novamente como seu viceterá de se filiar no Partido Progressista.

MEU AMIGO NADIMSe Pacheco se filiar no PP e concorrer a vice,

quero ver o que o prefeito Bonatto falará para omeu amigo vereador Nadim Harfouche (PP), queera um dos principais pré-candidatos a prefeito naúlima eleição, e abriu mão para, em 2016, possí-velmente ser apoiado por Bonatto. E agora ?!?!?!

PROTESTO . . .Os funcionários da Secretaria da Fazenda de

Viamão, promoveram um protesto silêncioso e or-deiro na última quarta-feira. O ato se deu por cau-sa do arrocho salarial que estão sofrendo há anos.

A grande maioria trabalhou vestindo preto. Às13h10min houve uma manifestação pacifica e or-deira na Praça Central do Centro da cidade, conhe-cida popularmente como a Praça da Borracheira.

No fim do dia um manifesto, foi entregue aoprefeito municipal, Valdir Bonatto (PSDB),

>> LEGISLATIVO

A audiência pública na Câmara Municipal, que tratou sobre o Projeto de Lei 019/15 – que dá nova redação aoCódigo de Posturas, realizada na noite desta quarta-feira (8), foi de casa cheia e reuniu várias lideranças de diversasentidades e mais de 250 pessoas ligadas à religião de matriz africana, serviu para encaminhar propostas e defesassobre tema. A audiência pública serve como ferramenta democrática, onde a comunidade pode contribuir para aformatação do projeto.

Antes de passar o comando da audiência ao presidente da Comissão Especial da proposição, Maninho Fauri (PT),o presidente do Legislativo, vereador Dédo Machado (PT), disse em nome da Câmara de Vereadores, que o Código dePosturas é um dos projetos mais importantes, porque é através dele que são baseadas as regras de convívio nomunicípio. “O Código de Posturas compreende em torno de 250 artigos e é de suma importância fazermos essedebate”, definiu Dédo.

Dédo lembrou que em janeiro, quando o projeto chegou ao Legislativo, os vereadores entenderam a necessidade deampliar a discussão, antes de qualquer decisão, principalmen-te porque o assunto interfere na vida social dos viamonenses,inclusive nas práticas religiosas. “Precisamos melhorar e casonão chegarmos a uma conclusão hoje, vamos continuar deba-tendo”, analisa o presidente da Câmara.

Dédo sugeriu que os três principais pontos do projeto, queestão diretamente ligados à situação dos povos de terreiro,fossem tratados primeiramente, em respeito à grande partici-pação dos religiosos. O relator da Comissão Especial do Pro-jeto, Dilamar de Jesus (PSB), pediu aos colegas de tribunaque qualquer posição com relação ao projeto fosse tratada deforma segura. “Nós sabemos como funciona o povo de ter-reiro lá dentro da vila e hoje a gente presencia a união destepovo nesta audiência”.

Mesa acata novas propostas sugeridas pelos religiososDe acordo com o presidente da Comissão Especial do Pro-

jeto, vereador Maninho Fauri (PT), o papel da mesa é acataras propostas sugeridas pela população, discutir a constitucio-nalidade dos artigos e a partir daí encaminhar para a definição com a comissão. Maninho pediu que todos os vereado-res participassem, através de sugestões e propostas.

POLÊMICA – No artigo 7º, os religiosos sugeriram a retirada das palavras ‘religião, atividades sociais e recreati-vas’. Acatada a supressão destas palavras, o Povo de Terreiro mostrou-se satisfeito e com a solicitação da Mãe Vera,que representa o Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul, a proposta de nova redação do artigo 7º, será encaminhadaà Comissão com o auxílio de 14 integrantes do Povo de Terreiro, que participarão das reuniões.

A proposta para os artigos 122 e 123 foi a supressão total de seu texto. O vereador Maninho Fauri, disse que épreciso cuidado no momento de fazer qualquer alteração. “Alteração reflete mudança no artigo que gera mudança emoutros artigos. Precisamos estar atentos e nosso objetivo é único, melhorar o projeto”.

Religiosos formarão comissão para criar propostasUma comissão formada por 14 representantes da religião de matriz africana de Viamão foi criada durante a audiên-

cia pública e no dia 17 de abril, às 18h, um novo encontro será realizado na Câmara Municipal para a formulação finaldo projeto. Já nesta segunda-feira, dia 13, às 11h, os representantes deverão se reunir com o prefeito.

Câmara lotada para discutirnovo Código de Postura

Peugeot 207 | 2012Ar, direção hidráulica,vidro e trava elétrica.Lacrado. Único dono.

Só R$ 23 milDireto com o proprietário

(51) 9832.4709 . . .

Page 12: Sexta 10 de abril de 2015

Jornal Sexta | Edição 185 | Sexta-Feira,10 de Abril de 2015 | Viamão

Rio Grande do Sulwww.jornalsexta.com.br | R$ 1,00

VISITE: www.JORNALSEXTA.com.br