Sexta-feira 26 Outubro de 2012 · Jornal de ... · de Invicta a Gaia. PORTO Cidadão em tribunal...

24
Sexta-feira 26 Outubro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1907 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell Só 30% dos fumadores admite deixar o tabaco com a subida de preço Grupo de especialistas defende «aumento substancial» do preço dos cigarros e dos impostos sobre o tabaco, mas a maioria dos fumadores deixa claro que apenas deixaria o vício devido a problemas de saúde. Vieira e Rangel disputam hoje a presidência do Benfica PUB DESPORTO PÁGINA 08 ACTUALIDADE PÁGINA 06 O Bond duro ARTE & LAZER PÁGINA 17 No dia em que estreia ‘Skyfall’ nos cinemas, Daniel Craig conta ao Destak como tem sido desempenhar uma personagem com 50 anos. DR PUB PUB GRANDE PORTO PÁGINA 04 Suicídios em várias pontes do Porto leva cidadãos a pedir vedações de segurança FAMA & TV PÁGINA 23 A actriz querida dos Estados Unidos, Julia Roberts, celebra 45 anos no próximo domingo DESPORTO PÁGINA 08 Sporting perde pela quarta vez consecutiva e (também) hipoteca futuro na Europa

Transcript of Sexta-feira 26 Outubro de 2012 · Jornal de ... · de Invicta a Gaia. PORTO Cidadão em tribunal...

Sexta-feira 26 Outubro de 2012 · www.destak.pt · Jornal de distribuição gratuita · Edição nº 1907 · Ano 10 · Directora: Isabel Stilwell

Só 30% dos fumadores admite deixar o tabaco com a subida de preçoGrupo de especialistas defende «aumento substancial» do preço dos cigarros e dos impostos sobre o tabaco, mas a maioria dos fumadores deixa claro que apenas deixaria o vício devido a problemas de saúde.

Vieira e Rangel disputam hoje a presidência

do Benfica

PUB

DESPORTO PÁGINA 08

ACTUALIDADE PÁGINA 06

O Bond duroARTE & LAZER PÁGINA 17

No dia em que estreia ‘Skyfall’ nos cinemas, Daniel Craig conta ao Destak como tem sido desempenhar uma personagem com 50 anos.

DR

PUB

PUB

GRANDE PORTO PÁGINA 04

Suicídios em várias pontes do Porto leva cidadãos a pedir vedações de segurança

FAMA & TV PÁGINA 23

A actriz querida dos Estados Unidos, Julia Roberts, celebra 45 anos no próximo domingo

DESPORTO PÁGINA 08

Sporting perde pela quarta vez consecutiva e (também) hipoteca futuro na Europa

6ª Feira · 26 de Outubro de 201202 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptCusto Zero

Se gosta de filmes alternativos, o melhor será ir a Serralves

GAIA

Mercado urbano vai às caves

A Portugal Lovers lança amanhã, das 10h

às 19h, uma edição especial do Urban Market, evento de mostra e venda de produtos de criadores portugueses, com o tema “Urban Market vai às caves”, numa parceria com as Caves Quevedo, em Gaia. Uma oportunidade para conhecer as caves, os aromas do Douro e as di-ferenças entre os diferentes tipos de vinhos do Porto.

AUDITÓRIO DE SERRALVES

O ‘Sabor do Cinema’ continua domingo O cinema continua este domingo no Auditório de

Serralves com a exibição dos filmes Le Train en Marche, de Chris Marker, e A Felicidade, de Alexandre Medvedkine, com início às 16h.

Medvedkine (1900-89) é um dos mais originais realizadores da primeira geração soviética e só foi plenamente reconheci-do nos anos 1970. Foi contem-porâneo de grandes cineastas soviéticos como Eisenstein, Pu-dovkin, Dovjenko e Vertov, mas nunca chegou a ter a projecção e o reconhecimento destes rea-lizadores compatriotas. Med-vedkine foi reconhecido em grande parte graças à inter-venção de Chris Marker, que se entusiasmou com a sua obra ao descobri-la tardiamente e rea-lizou Le Train en Marche para ser projectado como um prefá-

Ciclo de cinema com propostas fora do circuito comercial alegra uma vez mais o fim-de-semana no Auditório de Serralves. Hoje ao fim da tarde, há música para ouvir, ao vivo, numa estação de metro do Porto. Se preferir ver exposições, há duas propostas: uma de fotografia, outra de esculturas. POR RAQUEL MADUREIRA

TRINDADE

‘Música a Metro’ vai tocar na estação A Nova Era leva hoje a música ao metro do Porto. Entre as 17h e as 19h, na estação da Trindade, a equipa de DJ da rádio estará em directo com um convidado especial: Pedro Cazanova em ‘live set’. Também os Momen-tum Crew farão uma parti-cipação especial, num evento onde são esperadas muitas figuras públicas.

MATOSINHOS

Nova exposição na biblioteca municipal A Câmara de Matosinhos promove hoje, às 17h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a inau-guração da exposição As Aias – esculturas em Papel Machê, de Ana Paula Marques, patente até ao dia 24 de Novembro.

ÁGUEDA

Aló Django ao vivo no Espaço d’Orfeu O Espaço d’Orfeu, em Águeda, é hoje palco do concerto do grupo galego Aló Django, às 22h. É mais um concerto do OuTonali-dades, circuito de música ao vivo que está a aquecer as noites de Outono por todo o País, até Dezembro. Grupo reconhecido na esfera musical galega, com a sua sonoridade swing-jazz e música manouche, os Aló Django garantem um concerto divertido, ao estilo cabaret e music-hall.

DE

BORLA

cio ou introdução pa-ra o lançamento

em Paris de uma cópia restaura-da de A Felici-dade. Aquim Medvedkine re-lembra o traba-

lho do cinema-trem, uma unidade

móvel de produção ci-nematográfica, estúdio,

laboratório e sala de projecção ambulante, que ele criou no começo da década de 30.

A Felicidade é um notável filme sobre a repercussão da Re-volução Bolchevique no povo anónimo. Ao contrário da serie-dade dos filmes de Eisenstein, Medvedkine opta antes pelo gé-nero de comédia do burlesco, di-rectamente influenciado por Buster Keaton mas com um for-te cunho surrealista.

Ciclo ‘O Sabor do Cinema’ propõe

filmes que estão fora dos roteiros

do mercado audiovisual

PUB

FOZ

Volta ao mundo em fotografias

A Católica Porto está a promover a expo-

sição/concurso A Volta ao Mundo em 80 fotografias. A mostra integra fotos origi-nais, captadas pelos estudan-tes internacionais que fre-quentam a instituição. Poló-nia, Colômbia, França, Bra-sil, Itália, Bélgica, Hungria, República Checa, Turquia, Japão, Índia e Egipto são alguns dos pontos do mun-do retratados na exposição.

DR

DR

TIAGO SOUSA DIAS/CM

PUB

6ª Feira · 26 de Outubro de 201204 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptGrande Porto

‘A Casa do Mickey Mouse: Mickey no País das Maravilhas’

Prepara-te para te juntares a Mickey e amigos na sua mais

incrível aventura – um novo clássico inspirado pela versão da Disney de Alice no País das Maravilhas! Não te atrases para um encontro muito importante: a festa-surpresa do aniversário da Margarida! O presente dela é um relógio de cuco mágico, mas quando o cuco voa para longe, o Mickey e o Donald vão atrás dele através de um maravilhoso mundo de contos de fadas. Será que eles vão escolher as ferramentas certas para localizarem o cuco e voltarem para casa a tempo?

As posições de sete morado-res, a que se juntou a de um polícia, foram expressas ontem, ao Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, no início do jul-gamento da acção interposta pelo cidadão Amadeu Noguei-ra para que a empresa Metro do Porto dote a Ponte do Infan-te de vedações com altura suficiente para impedir quedas ou suicídios.

Praticamente todas as teste-munhas presenciaram ou evi-taram actos suicidários na Pon-te do Infante, mas também re-conheceram que situações simi-lares ocorrem noutras pontes sobre o Douro, citando sobretu-do a de Luís I, mas também a da Arrábida e a do Freixo.

As testemunhas admitiram, igualmente, que a Ponte do In-fante tem guardas de segurança de altura similar às das demais travessias do Douro. Indepen-dentemente das barreiras físi-cas que se adoptem, é difícil travar intenções suicidárias, admitiu uma das testemunhas.

Moradores das Fontai-nhas, no Porto, assinala-

ram ontem, em tribunal, um crescendo de suicídios na «amaldiçoada» Ponte do Infan-te, mas admitiram que o proble-ma é comum às diversas traves-sias do Douro que ligam a cida-de Invicta a Gaia.

PORTO Cidadão em tribunal para pedir vedações de segurança no tabuleiro

Nem só na Ponte do Infante há suicídios Presenciados casos na Arrábida, Freixo e D. Luís I. Ainda assim, a do Infante é tida como «amaldiçoada».

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

LUÍS ANICETO

Ponte sobre o Douro tem sido palco de variados casos de suicídio

UM EVENTO COM MUITA ANIMAÇÃO!

LOCAL: Cinemas ZON Lusomundo

no Parque Nascente, Rio Tinto

DIAS: 3 e 4 de Novembro

PREÇO: 4€ por bilhete (Inclui uma

sessão de cinema – filme Disney

a escolher – acesso a workshops

e várias actividades, jogos e insufláveis,

ofertas e muitas surpresas)

ONDE COMPRAR: www.zonlusomundo.pt

ou em qualquer Bilheteira dos Cinemas

ZON Lusomundo www.destak.pt/festivaldecinema

O evento apoia a Associação

“Make-a-wish”

Animação garantida

‘Sininho Salva as Fadas’ O que farias se encontrasses uma fada a sério? Testemunha

o momento em que Sininho conhece pela primeira vez um ser humano, e não é quem tu estás a pensar. Durante a habi-tual visita de Verão às planícies floridas de Inglaterra, as amigas fadas de Sininho aventuram-se numa corajosa missão de salvamento, e a própria Sininho arrisca-se imenso, colocando a sua segurança em causa e o futuro de todas as fadas em risco. Um filme deslumbrante repleto de animação e entreteni-mento mágico que promete agradar a toda a família, do mais velho ao mais novo. Quem sabe até aprendes a voar...

‘John Carter’ Inspirado no clássico de Edgar Rice Burroughs, John Carter é

um capitão veterano de guerra que é inexplicavelmente trans-portado para Marte onde, e ainda que relutantemente, é envolvido num conflito de proporções épicas. Num mundo à beira do colapso, Carter redes-cobre a sua humanidade quando percebe que a sobrevivência de Barsoom e do seu povo está nas suas mãos. Com deslumbrantes efeitos visuais e repleto de per-sonagens e vilões intensos, John Carter é uma aventura heróica e inspiradora que vai levar-te para lá da tua imaginação. Um filme do mesmo realizador do afamado Wall-E.

‘Aprendiz de Feiticeiro’ A magia está em toda a parte em O Aprendiz de Feiticeiro.

Balthazar Blake (Nicolas Cage) é um mestre feiticeiro na moderna Manhattan dos dias de hoje, que tenta defender a cidade do seu inimigo Maxim Horvath (Alfred Molina). Como não consegue fazê-lo sozinho, Balthazar recruta Dave Stutler (Jay Baruchel), aparentemente um rapaz vulgar que demonstra um talento escondido. O feiti-ceiro oferece ao seu cúmplice involuntário um curso intensivo na arte e ciência da magia e, juntos, estes parceiros imprová-veis lutam para travar as forças das trevas. Será necessária toda a coragem que tiverem.

22h30, Sexta

PORTO PALÁCIO VIP LOUNGE

O Porto Palácio VIP Lounge, localizado no piso superior do Porto Palácio Congress Hotel & SPA, na Avenida da Boavista, é um espaço ímpar com uma vista panorâmica única sobre a cidade, o rio Douro e o mar. Ideal para um início de noite, tem uma carta internacional

com mais de 200 whiskies consagrados, uma selecção variada de chás das principais origens mundiais e uma vasta selecção de cafés dos melhores países produtores do mundo, com fusões de cafeeiras de diferentes regiões, solos e climas que proporcionam aromas e paladares únicos. 24h00, Sábado PLANO B

Mais do que um bar, é um espaço interdisciplinar que se divide em dois pisos e três salas com música, tendo em cima uma galeria e cafeta- ria/bar com DJ. Em baixo há a sala Palco, destinada a concer-tos, e a sala Cubo, virada para música electrónica, recebendo DJ, ‘live acts’ e video jamming.

ANIMAÇÃO

FORA DE HORAS

DR

6ª Feira · 26 de Outubro de 2012 · 05

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptActualidade

País é dos mais endividados As medidas ganham um rele-vo ainda maior quando vemos que Portugal é o terceiro país na Europa com a maior car-teira de crédito por família, uma situação que se mantém há quatro anos consecutivos. No entanto, a tendência de consumo das famílias tem vin-do a sofrer quebras, revela o Observador Cetelem.

Os clientes bancários em risco ou que já estejam

em situação de incumprimen-to das suas obrigações contra-tuais vão poder recorrer gra-tuitamente a uma rede extra-judicial de apoio. O diploma publicado ontem no Diário da República justifica a criação

BANCA Sistema de aconselhamento a consumidores em dificuldades financeiras

Devedores com rede extrajudicial gratuita Portugal é terceiro no endividamento por família há quatro anos. Mas o crédito ao consumo está a cair.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

NATÁLIA FERRAZ

Bancos serão proibidos de cobrar comissões por renegociar contratos

PUB

Taxa de 6% no IRS será aplicada sem excepções

Para não baixar o va-lor mínimo do subsídio

de desemprego em 10%, o Governo decidiu alargar a todos os desempregados a taxa de 6% no IRS. Na práti-ca, o subsídio mais baixo passa de 419 para 394 euros. O Executivo espera assim controlar a despesa com as prestações sociais, que ab-sorveram 90% dos recursos da Segurança Social em 2011.

DESEMPREGADOS

Ministro Pedro Mota Soares apresentou alternativa à UGT

VÍTOR MOTA/CMOs bancos vão ficar proibidos de cobrar comissões pela

renegociação dos contratos, nomeadamente pela sua aná-lise e formalização, podendo apenas cobrar despesas justifi-cadas, como pagamentos a con-servatórias, cartórios ou encar-gos fiscais. De salientar que no 1.º semestre deste ano aumen-taram em 7% as reclamações sobre instituições financeiras.

Bancos proibidos de cobrar comissões

desta rede face às «assime-trias de informação entre con-sumidores e instituições de crédito» e define que esta servirá para aconselhar os consumidores em dificuldades financeiras, a nível da negocia-ção com os bancos.

A rede de apoio será cons-tituída por «pessoas colecti-vas, de direito público ou pri-vado», reconhecidas pela Di-recção-Geral do Consumidor, após parecer do Banco de Por-tugal», promovendo-se assim «ampla cobertura territorial».

A par desta rede, o diplo-ma fixa ainda novas obriga-ções para os bancos, que terão de criar um Plano de Acção para o Risco de Incumprimen-to a fim de detectarem preco-cemente «indícios de risco de incumprimento» e adoptar medidas susceptíveis de o pre-venir. Por exemplo, os bancos vão passar a ter de contactar o cliente no prazo máximo de 15 dias após o vencimento da obrigação em mora.

6ª Feira · 26 de Outubro de 2012Actualidade · www.Destak.pt · 06

grupos, as quais ainda não transparecem nas orientações do Plano Nacional de Preven-ção e Controlo do Tabagismo. Tal só será possível com a im-plementação de uma política 100% livre de fumo e com medidas de educação para a saúde e promoção dos espaços livres de fumo».

Legislação em causa Embora em vigor, a lei que de-fine os espaços livres de fumo fica aquém. É que, referem os especialistas do Think Tank Portugal sem Fumo 2012, «fal-tam meios para garantir o cumprimento da lei», a que se junta «uma fiscalização inefi-ciente por parte de estruturas públicas com competência nes-ta matéria».

Os peritos concordam com 16% dos inquiridos, que

defendem a comparticipação dos medicamentos para deixar de fumar, já que «são uma “arma terapêutica efectiva”. Na actual conjuntura econó-mica, é muito importante garantir o auxílio financeiro às famílias com fumadores para a aquisição dos medicamentos e cumprimento do tratamento.»

Os fumadores portugue-ses estão pouco motiva-

dos para deixar de fumar, con-firma o estudo Tabagismo em Portugal 2012, ontem apresen-tado. E nem um aumento anun-ciado do preço do tabaco servi-ria de grande incentivo. De facto, refere o inquérito, uma subida de 50% no preço dos maços levaria apenas um terço (33%) dos fumadores inquiridos a admitir abandonar o vício. Ainda assim, 15% confirmam o preço como o principal motivo para deixar de fumar, embora a esmagadora maioria (77%) só pense largar os cigarros por motivos de saúde.

Até porque há alternativas para contornar os aumentos: 37% mudavam para uma mar-ca mais barata, 21% fumavam menos e 9% passavam para o tabaco de enrolar. Dados que levam os peritos convidados a discutir os resultados a consi-derar prioritário, neste âmbito, «o aumento substancial do Preço Final de Venda ao Públi-co para todos os produtos de tabaco, acompanhado pelo aumento de impostos».

Das receitas obtidas, acres-centam os especialistas, «o Es-tado deverá fazer reverter uma percentagem para a prevenção e o controlo do tabagismo, de-signadamente para o tratamen-to de cessação tabágica, a for-mação de profissionais de saú-

TABAGISMO Problemas de saúde são a única razão que leva a maioria a pensar abandonar vício dos cigarros

Só um terço admite deixar de fumar se tabaco for mais caro

Comparticipação para medicamentos

Eespecialistas dizem que faltam meios para garantir cumprimento da lei no nosso país.

CARLA MARINA MENDES [email protected]

JOÃO CORTESÃO

Ainda que alguns defendam a subida dos preços, poucos dizem parar

Médico de família e cen-tro de saúde são reconhe-

cidos como os locais mais habi-litados ao apoio à ceçassão ta-bágica. Mas, referem os peri-tos, «os Cuidados de Saúde Primários necessitam ainda de tornar mais efectiva a actual Rede de consultas, as com-petências profissionais», assim como «melhorar/aumentar os recursos, a motivação, os incen-tivos e o modelo de monitori-zação». Até porque apenas 11%

Campanhas de informação precisam-sedos ex-fumadores dizem ter tido apoio profissional para deixar de fumar. Ainda segun-do as recomendações, perante o aparente desconhecimento dos direitos e dos recursos dis-poníveis para auxiliar no pro-cesso de cessação tabágica, é preciso aumentar «o esforço de comunicação e informação à população», com campanhas e a «garantia de acesso dos fuma-dores a esses mesmos recursos, concretamente às consultas».

Proteger os mais sen-síveis só será possível com «uma política 100% livre de fumo»

Francisco Louçã comunicou a decisão aos deputados

O coordenador do Blo-co de Esquerda (BE)

comunicou ontem à presi-dente da Assembleia da Re-pública o fim do seu manda-to como deputado, função que ocupou durante 13 anos, mas diz que continuará na vida política com «a mesma dedicação», avança a agên-cia Lusa. «Ao fim de 13 anos, reclamo a liberdade de influenciar o meu tempo, é agora o momento de uma renovação que fará um Blo-co mais forte», lê-se numa carta aberta assinada por Francisco Louçã, que não se recandidatará à função de coordenador do BE.

POLÍTICA

Suspeita de concertação motiva queixa

A Ordem dos Médi-cos Dentistas apre-

sentou à Entidade Regula-dora da Saúde, Autoridade da Concorrência e Instituto de Seguros de Portugal uma queixa contra empresas que comercializam planos de saúde oral. Em comunica-do, dá conta das suspeitas de abuso de posição domi-nante e concertação de preços, já que uma única empresa controla mais de metade da área de planos. A suspeita de concertação deve-se ao facto de as tabe-las analisadas serem «pra-ticamente idênticas».

SAÚDE ORAL

JOÃO RELVAS/LUSA

Ordem defende que há concertação de preços

LAURA HAANPAA

Louçã diz adeus ao Parlamento 12 anos depois

ESTRANHO QUOTIDIANO

*PSIQUIATRA E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

J. L. PIO ABREU*

Odrama e a complexi-dade da situação europeia

é que a Europa do Sul está dependente de um pequeno grupo de cidadãos: os eleitores da senhora Merkel. Ou antes: está dependente das expectativas que a senhora Merkel tem sobre os seus eleitores. E essas expectativas podem mudar a qualquer momento. É essa a chave do problema e a oportuni-dade possível. O problema europeu resolva-se facilmente pela intervenção do BCE, assim o governo alemão o per-mita. E, sob pena de tam-bém ruir, permitirá algum dia, talvez depois das eleições internas. Até lá, os países do Norte só têm a ganhar. Podem emprestar a juros usurários o que pedem emprestado a juros irrisórios. Baixarão os cus-tos do trabalho para as suas empresas deslocali-zadas na Europa do Sul, cujo património podem também comprar a saldo. Beneficiam ainda da imigração de recursos humanos qualificados para cuja formação não despenderam um cêntimo. Por isso, o governo alemão adia a decisão, sem perce-ber que o tempo de espera pode ser fatal para os povos do Sul e para os próprios alemães. Mas a situação pode mudar, desde que alguém abra os olhos do eleitorado alemão, por enquanto ins-talado comodamente na sua cegueira. Não pode-mos contar com o Governo português para o fazer. Mas as demonstrações populares têm revelado uma maturidade, uma brandura, uma inteligên-cia, uma imaginação e uma eficácia que não têm paralelo em qualquer parte do mundo. A visita da senhora Merkel a Por-tugal pode ser uma nova oportunidade.

A visita

TABAGISMO EM PORTUGAL 2012

15,4% SÃO FUMADORES O estudo, que inquiriu mais de mil pessoas em todo o País em Junho e Julho passado, revelou ainda que 20,9% são ex-fuma-dores e 57% não fumam e nunca experimentaram. 15 CIGARROS POR DIA Este é o valor que, em média, os fumadores consomem. Ainda segundo o inquérito, 16 anos foi a idade com que expe-rimentaram cigarros pela pri-meira vez, tendo começado a fumar regularmente aos 19. 21,7% FUMAM NO CARRO A estes juntam-se 15% que fumam com regularidade dentro de casa. 45,9% NÃO RECLAMAM É quase uma maioria os que nunca chamaram a atenção aos fumadores para que evitem fumar na sua presença em locais fechados. 36% FORAM MOTIVADOS Os médicos motivaram apenas uma minoria para deixar de fumar, a que se juntam 20% que dizem que os clínicos ofereceram ajuda para deixar o tabaco ou informaram sobre como o fazer. 11% PROCURARAM AJUDA São poucos os ex-fumadores que tiveram apoio profissional para deixar o vício. Apenas 9% tomaram um produto ou medicamentos. 62% PENSARAM DEIXAR Ao todo, 38% dizem nunca ter tentado deixar de fumar. 85% DE ACORDO COM LEI A maioria dos inquiridos está de acordo com a lei que protege a população do fumo do tabaco. Apenas 12% se manifestaram contra. 22% QUEREM CAMPANHAS São pedidas mais campanhas de divulgação. A compartici-pação de medicamentos é um desejo de 16% dos inquiridos; 11% consideram que cabe às pessoas deixar de fumar, enquanto 10% são defensores de um aumento do preço dos maços de tabaco.

de e de outros actores, cam-panhas de prevenção», etc.

Proteger os mais sensíveis A esmagadora maioria (90%) dos inquiridos concorda com a proibição de fumar dentro dos carros na presença de crianças. Mas, diz quem sabe, a pro-tecção dos não fumadores, so-bretudo menores e grávidas, só será alcançada «com medidas precisas dirigidas a estes dois

Actualidade · www.Destak.pt · 076ª Feira · 26 de Outubro de 2012

PUB

NO

GLOBOTURISMO

Crise não prejudica ima-gem do País no estrangeiro, sendo que numa escala de 0 (muito pobre) a 10 (muito atrac-

tivo), 70% dos inquiridos dá no-ta igual ou superior a 8 a Portu-gal enquanto destino turístico. As praias e o clima são o que torna o nosso país num destino

tão atractivo. As conclusões são do Eurobarómetro internacional que aconselha, contudo, o País a apostar mais na Cultura para promoção externa.

ÁUSTRIA

Fritzl divorcia-se porque mulher nunca o visitou na pri-são desde que foi preso por abu-sar durante 24 anos da filha que

manteve sequestrada numa cave. O pedido de divórcio significa que Rosemarie Fritzl perde os direitos à sua parte da pensão do marido.

Portugal tem financiamento garantido

Portugal tem o finan-ciamento do progra-

ma Erasmus assegurado até Março, sendo um dos poucos países que não teve necessidade de pedir mais fundos. Mas a Comissão Europeia alertou ontem que «se os Estados não se comprometerem a mobili-zar recursos suficientes para as bolsas, voltaremos a enfrentar problemas» no próximo ano.

ERASMUS

A Associação Sindical dos Funcionários de In-

vestigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ) denun-cia que as vagas não têm sido preenchidas, o que levou a um défice no número de investi-gadores criminais.

Segundo o presidente da ASFIC, mais de 50% das vagas estão por colmatar, ou seja, num quadro previsto de 2500 investigadores, a PJ tem apenas 1200. Carlos Garcia sublinha que não entrou nin-guém na polícia de investiga-ção nos últimos três anos, o que pode vir a ter consequên-cias na actividade da PJ.

«As pessoas estão a chegar ao limite daquilo que é possí-vel, trabalham vários dias seguidos, sem descanso. É uma situação que não pode continuar e que pode começar a pôr em causa algumas inves-tigações e a própria operacio-

CRIME Número de investigadores criminais caiu de 2500 para 1200

PJ perde mais de 50% dos efectivos em 3 anosJudiciária chega ao fim de 2014 com o mesmo efectivo de 1996. Sindicato pode avançar para a greve.

PATRÍCIA SUSANO FERREIRA [email protected]

NATELIA FERRAZ/CM

nalidade da PJ», acrescenta o responsável da ASFIC.

Carlos Garcia lembra ain-da que a situação pode agra-var-se uma vez que, nos pró-ximos três anos, 42% dos ac-tuais inspectores-chefes e 50% dos actuais coordenadores e coordenadores superiores vão atingir a reforma e vão ter

de ser substituídos. O espe-cialista vai mais longe ao garantir que a Judiciária vai «chegar a finais de 2014 com o mesmo efectivo de 1996». A ASFIC/PJ preten-de definir um plano de luta com os associados e admi-te aderir à greve de 14 de Novembro.

Falta de investigadores põe em causa operacionalidade da PJ

Ministro quer País com taxa de IRC mais baixa

Ter a taxa de IRC mais baixa da União

Europeia é um dos desejos do Governo, que define os 10%, mas só para novos in-vestimentos acima de três milhões de euros, lançados entre 2013 e 2017. De acor-do com o Jornal de Negó-cios, a proposta, que está a ser preparada pelo minis-tro da Economia, Álvaro Santos Pereira, visa atrair novos investimentos.

ECONOMIA

Governo fará o necessário para cumprir metas

O Governo português compromete-se a to-

mar «as medidas de con-tingência necessárias» em 2013 no caso de uma nova derrapagem orçamental. Uma informação que cons-ta na quinta revisão do me-morando de entendimento, ontem divulgada pelo Fun-do Monetário Internacional, onde o Governo explica as medidas para cumprir a meta revista para o défice.

AUSTERIDADE

6ª Feira · 26 de Outubro de 201208 ·

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptDesporto

A candidatura de Luís Filipe Vieira, da Lista A, não en-viou uma resposta ao nosso desafio. Por isso, resumimos as posições recentes toma-das pelo actual presidente: - não vai renovar contrato com Olivedesporto e o Benfica transmitirá os jogos no seu canal; - Rui Costa foi e é o director desportivo, tem sempre a última palavra e lidera a prospecção.

última década, as águias ven-ceram quatro vezes em Bar-celos, empataram duas e per-deram uma. Já o FC Porto tem seis vitórias nos últimos jogos no Estoril e a última der-rota já data da época 1977/78.

Com os rivais igualados no topo da Liga, com 14 pontos, a única equipa que pode aspirar a “apanhar” FC Porto e Ben-fica é o Sp. Braga, que tem uma deslocação complicada

Van Hout Dani Fernández Koulibaly Nadson Hamalainen Anele Buffel Gorius Monrose (Barda, 83’) De Ceulaer (Plet, 62’) Vossen (Kumordzi, 90+3’) Técnico: Mario Been

Rui Patrício Cédric Boulahrouz Rojo Insúa Rinaudo Adrien (Xandão, 79’) Schaars Pranjic (Capel, 58’) Jeffrén (Viola, 61’) Wolfswinkel Técnico: Oceano Cruz

Disciplina: Amarelos: Boulahrouz (12’ e 77’), Rinaudo (37’), Gorius (40’), Rojo (68’) e Koulibaly (80’) Golos: Schaars (7’), De Ceulaer (25’) e Barda (87’)

GENK 2 - 1 SPORTINGCristal Arena, Genk

Árbitro: Szymon Marciniak (Polónia)

Com o novo capitão, o bel-ga Franky Vercauteren,

ainda afastado do leme e sem encontrar Oceano seguro, o barco sportinguista levou on-tem mais um rombo, ficando mais perto do naufrágio defini-tivo do que de chegar a porto seguro. Depois da tempestade costuma vir a bonança, mas começa a parecer impossível remendar tantos buracos.

Praticamente afastado da luta pelo título e eliminado da Taça de Portugal, o Sporting também já olha para a Liga Europa como uma miragem, restando-lhe vencer os próxi-mos jogos para voltar à luta pelo apuramento. E tudo po-deria ser diferente não fossem os erros do costume: ineficá-

LIGA Dois erros em lances de bola parada ditaram a quarta derrota consecutiva, terceira de Oceano

Encostados a um canto

Falta de criatividade no ataque e erros em demasia na defesa valem novo desaire. Vida difícil na Europa.

JOÃO MONIZ [email protected]

EPA

cia no ataque, perdas de bola no meio-campo e letargia na defesa.

As falhas do costume Ao terceiro jogo à frente dos leões, Oceano mostrou a mes-ma tendência de Sá Pinto: não repetir um 11 titular. Se as entradas de Rojo e Cédric na defesa eram expectáveis, as apostas em Pranjic (esquerda do ataque) e Adrien foram mais surpreendentes. É ver-dade que a equipa ganhou consistência no miolo, mas perdeu imaginação no último terço do terreno.

E se a ineficácia atacante foi colmatada com um rema-te de ressaca feliz de Schaars, os erros na defesa não tiveram salvação possível. Os jogado-res sportinguistas voltaram a adormecer nos cantos, permi-

tindo ao Genk empatar pri-meiro e depois virar o resulta-do na sequência desses lances.

Uma reviravolta potencia-da pela expulsão de Boulah-rouz: mais um lance em que uma perda de bola em ataque organizado permitiu um con-tra-ataque adversário sem a devida cobertura defensiva por parte dos leões. A partir de terça-feira, Franky tem de ‘inventar’ uma equipa nova.

Belgas não justificaram o triunfo, mas foram a equipa mais eficaz

«Custa perder assim. Sofremos 2 golos de bola parada que são muito penalizadores» OCEANO CRUZ TREINADOR DO SPORTING

A luta pela liderança da Liga continua renhida

entre FC Porto (que bateu na última jornada o Sporting) e o Benfica. Depois de 20 dias sem campeonato, a prova está de volta com deslocações opos-tas para dragões (descem até ao Estoril) e águias (sobem até a Barcelos, para enfrentar o 4º da Liga, o Gil Vicente). O Benfica é quem tem a missão teoricamente mais difícil. Na A época passada, o Benfica não foi além de um empate em Barcelos

LIGA

Luta de líderes pelo Minho e EstorilLUSA

LIGA JORNADA 7 SEXTA-FEIRA

V. GUIMARÃES 20H15 V. SETÚBAL *

SÁBADO

BEIRA-MAR 16H P. FERREIRA OLHANENSE 16H MOREIRENSE GIL VICENTE 20H30 BENFICA *

DOMINGO RIO AVE 16H NACIONAL MARÍTIMO 18H SP. BRAGA * ESTORIL 20H15 FC PORTO *

SEGUNDA-FEIRA

SPORTING 20H15 ACADÉMICA * *SPORT TV

à Madeira, onde enfrenta o Marítimo. A equipa de José Peseiro tem menos três pon-tos do que os dois da frente.

Já o Sporting, ainda sem o novo técnico, Vercauteren, no comando da equipa (só co-meça dia 30), joga segunda- -feira, em Alvalade, com a Aca-démica sob a orientação de Oceano. Com seis pontos, os leões estão a oito da liderança mas apenas a três do 4º lugar.

À semelhança do Sporting, também a Académica e o

Marítimo estão em último lugar nos seus grupos, ainda sem qualquer vitória ao fim de três jogos. Os estudantes foram ontem a Madrid perder (2-1) com o At. Madrid, num jogo em que passaram por vários momentos de aflição para depois acabarem a dar luta. Já os insulares não foram além de um empate caseiro (1-1) com o Bordéus, mas o resultado podia ter sido pior, uma vez que os franceses até estiveram a vencer.

Equipas portuguesas ainda sem vitórias

JORNADA 3 GRUPO B AT. MADRID 2-1 ACADÉMICA HAPOEL 1-2 PLZEN JOGOS PONTOS AT. MADRID 3 9 PLZEN 3 6 HAPOEL 3 1 ACADÉMICA 3 1 GRUPO D NEWCASTLE 1-0 BRUGGE MARÍTIMO 1-1 BORDÉUS * JOGOS PONTOS NEWCASTLE 3 7 BORDÉUS 3 4 BRUGGE 3 3 MARÍTIMO 3 2 GRUPO G VIDEOTON 2-1 FC BASEL GENK 2-1 SPORTING JOGOS PONTOS GENK 3 7 VIDEOTON 3 6 BASILEIA 3 2 SPORTING 3 1

Em dia de eleições no Benfica, os sócios do clube vão poder escolher o presidente.

Quem deve ser o presidente do clube?

LUÍS FILIPE VIEIRA

FRENTE-A-FRENTE

“A minha candidatura é o regresso à essência do Ben-fiquismo: vitórias, valores, tradição. Estarei de corpo e alma no Sport Lisboa e Benfica, para um Benfica Europeu. Candidato-me contra uma liderança caóti-ca, marcada por graves erros estratégicos que cul-minaram em apenas dois campeonatos em nove anos e no chumbo das contas do Benfica, resultado de um gigantesco passivo. Comigo regressará a democratici-dade, o respeito pelos sócios e pelas suas opiniões e, acima de tudo, uma cultura de vitória, com o regresso de grandes figuras do Benfica para fomentar e trans-mitir a mística do Benfica. Precisa-se urgentemente de talentos portugueses de sucesso, preferencialmen-te oriundos da formação do clube. A minha candidatu-ra quer consolidar a equipa para recuperar a lide-rança no futebol nacional e uma presença anual rele-vante na Liga dos Campeões, planear a manutenção dos seus jogadores mais influentes e racionalizar as compras e vendas de jogadores. Rumo à vitória, viva o Benfica!

RUI RANGEL

LUÍS COSTA

PEDRO FERREIRA

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

6ª Feira · 26 de Outubro de 2012 · 17

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptArte & Lazer

O que fez para descontrair depois desta rodagem?

Voltei a casa para me voltar a ligar aos meus hábitos normais. Foi o mais importante. Estive fora nove meses e só queria voltar a ser normal. Estava convencido com a ‘parce-ria’ Sam Mendes e Bond? Via muito potencial no Sam. Ganhou vários Óscares pelo seu 1º filme e o timing era certo, pelo menos depois de umas quantas bebidas (risos). Encon-trámo-nos numa festa, esta-vámos a falar de tradição e ci-nema e saiu-me: ««Queres rea-lizar o próximo Bond?» Foi sem querer, até porque não estou na profissão de contratar realiza-dor, mas a ideia era boa e sabia que o Sam seria perfeito até porque temos a mesma idade e a mesma paixão pelos filmes Bond. Felizmente, concorda-ram comigo. Que ideias é que ele trouxe? Tem tudo a ver com o espírito de colaboração. E foi isso que ele trouxe. A formação dele vem do teatro e daí essa procura pela colaboração. Mas não há dúvidas, ele é o chefe. Ele lida com a pressão com muito à- -vontade. Custa deixar a personagem para trás? Quando termino de gravar, ter-minei tudo. Quando estou a gra-var não levo propriamente a personagem para casa, mas tenho muito em que pensar.

Daniel Craig Ao 3.º filme como 007, o britânico Craig, Daniel Craig, revela nesta entrevista a admiração pelo Bond de Sean Connery e a forma como foi ele a convidar e a sugerir o realizador Sam Mendes para dirigir ‘Skyfall’, o 23.º filme de Bond que estreia hoje em Portugal e no mundo. Craig fala ainda de Judi Dench, Javier Bardem (vilão de ‘Skyfall’), a evolução de Bond e o tom menos negro do novo filme da saga que cumpre agora 50 anos.

«Bond não está preso aos seus hábitos e é muito independente e isso apela a todas as gerações»

Passo o dia a ‘viver’ Bond, nas sequências de acção, treinos, cenas. É como trabalhar num emprego stressante e intenso com um deadline. A personagem evoluiu muito de Casino Royale até Skyfall? Com o Casino Royale e o Quan-tum [of Solace] havia uma his-tória para contar e no caso do Casino estávamos a adaptar o 1º livro de Bond, por isso pudé-mos começar o conceito desde o início. E a verdade é que aca-bámos por sair ‘lixados’ pela sa-ga Austin Powers, porque eles

esgotaram as piadas todas sobre espiões. Por isso fiz do Bond o mais realista que consegui. E, sem querer ser arrogante, sempre tive na minha cabeça o desejo de começar o Bond mais duro, como em Casino Royale, e desconstruí-lo um pouco em Skyfall. Passou tempo suficien-te desde Austin Powers e o guião tem piadas bem conseguidas, por isso sinto que Bond evoluiu para melhor. Qual é o seu James Bond

(actor) favorito? Sean Connery. É curioso,

porque quando ele foi escolhido como 1º Bond ninguém o via como o favorito. Era escocês e

havia actores britânicos mais bem colocados. Mas os produ-tores não britânicos viram no Sean algo que os outros não vi-ram: potencial. E o Sean mudou a forma como vemos os heróis de acção e a sua interpretação é uma das razões pelas quais a saga dura há tanto tempo. Timothy Dalton tentou dar um ar mais sério a Bond… Eu gosto desses filmes com ele, lidam com assuntos muito sé-rios. Mas há uma leveza neste filme [Skyfall] que, sem ser uma comédia, atinge um conceito que queríamos alcançar e pen-so que o conseguimos. E eu sou apenas uma parte disso. A Ju-di (Dench) tem um papel cru-cial, tal como o Javier (Bardem) e o Ralph (Fiennes) todos têm papéis importante em Skyfall e aquilo que trazem à ‘festa’, para mim, muda tudo. Por isso há momentos negros, mas muito mais do que isso. O que é que faz com que a personagem seja intemporal? É difícil responder, mas diria que a resposta real é que não se pensa muito nisso. É não tentar obrigar o público a gostar dele, não haver esforço para ser tendy ou moderno. Ele é o que é, e ou gostas dele ou o odeias. Ele não está preso aos seus há-bitos e é muito independente. E isso apela a todas as gerações. Quais são os seus filmes de Bond favoritos? From Russia With Love e Goldfinger. © Twentieth Century Fox

Quais foram os desafios físicos de Skyfall? É um trabalho muito físico parti-cipar nestes filmes. Eu tento manter-me em forma por causa deles. Temos de encontrar uma maneira que o público acredite que sou eu ali e, por isso, faço o máximo que consigo das cenas de acção. E estou ali rodeado de duplos incríveis, são os melhores do mundo e fazem coisas incrí-veis. O duplo que guiou por mim consegue pôr o carro a fazer coisas espectaculares. Existem coqueluches de toda a saga. As Bond girls, armas, carros. Agora volta a conduzir um Aston Martin, mas clássico... Sim, o Aston Martin DB5. É lindo. Um carro clássico. É um pouco mais difícil de conduzir do que um carro moderno, mas é épico e tão icónico que chega a ser ridículo. E nós usámo-lo no filme, faz parte integrante do guião.

Os desafio físicos de actuar em ‘Skyfall’

FICHA TÉCNICA Título Registado no E.R.C. sob o n.º 123881; Propriedade/Editor: Metro News, Publicações, SA; Empresa Jornalística n.º 223575; Matrícula n.º 505434229 da C.R.C. de Cascais; NIPC505434229; Capital Social: € 156.480,00; Principais Accionistas: Cofina, SGPS, SA, António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva; Conselho de Administração: António Stilwell Zilhão, Francisco Pinto Barbosa, Gonçalo Sousa Uva, Luís Santana, Pedro Araújo e Sá; Nome da Publi-

cação: Destak; Directora: Isabel Stilwell; Editores Executivos: João Moniz, Patrícia Naves; Redacção: Ana Rodrigues (assistente), Carla Marina Mendes, Filipa Estrela, João Tomé, Patrícia Susano Ferreira, Raquel Madureira, Vera Valadas Ferreira; Revisão: Catarina Poderoso; Co-lunistas: J.L. Pio Abreu, João César das Neves, João Malheiro, José Luís Seixas, Luísa Castel-Branco; Fotografia: Laura Haanpää; Projecto Gráfico: Carles Durán – Grupo CYAN; Paginação e Grafismo: Pedro Alves (Editor), Filipa Rosa, Rita Alves; Departamento Criativo: António Garcia, Rui Gonçalves; Marketing: Luís Rebola (Director), João Aleixo (Gestor de Produto) ([email protected]); Passatempos: Marta Tavares; Activações e Eventos: Alexandra Cayolla (Coordenadora), Joana Gil, Marta Brigham; Administração/Redacção/Publicidade: Arrua-mento D à Rua José Maria Nicolau, Nº. 3, 1549-023 Lisboa; Telefone: 21 049 40 00/Fax: 21 049 31 34; Departamento Comercial: DIRECTOR COMERCIAL: Ricardo Branco; AGÊNCIAS: Ana Silveira e Joana Santana (Coordenadoras), Adriana Macedo, Daniel Barata, Margarida Re-go, Paula Tavares, Raquel Pinto; DIRECTOS: Eva Oliveira, Filomena Mestre, João Rodrigues, Luis Farinha, Ricardo Afonso, Sónia Andrade; Maria da Luz Veiga (planeamento); Telefone: 21 049 42 04 ou 21 049 48 15/Fax: 21 049 31 34/E-mail: [email protected]; DEPARTA-MENTO ON LINE: Raquel Pinto; Porto: Tiago Medeiros (Coordenador); AGÊNCIAS: Ivone Pinheiro; DIRECTOS: Vitor Machado; Telefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99; Chefe de Distribuição: José Magalhães; Periodicidade: Diária; Preço de Capa: Gratui-to; Impressão Nacional: Lisgráfica, Impressão e Artes Gráficas S.A., Rua Consiglieri Pedroso, 90, Casal de Santa Leopoldina, 2730-053 Queluz de Baixo; Depósito Legal: n.º 170470/01. Delegação Porto: Rua Manuel Pinto de Azevedo, 80-1.º 4100-320 PORTO Te-lefone: 22 532 23 01/Fax: 22 532 23 99.

«A verdade é que acabámos por sair ‘lixa-dos’ pela saga ‘Austin Powers’ porque eles esgotaram as piadas todas sobre espiões»

«Sean Connery mudou a forma como vemos os heróis de acção»

6ª Feira · 26 de Outubro de 2012Arte & Lazer · www.Destak.pt · 18

Quem gosta das Au Re-voir Simone, sem dúvi-

da que esta noite vai querer desfrutar da doçura pop das Andromakers, uma dupla francesa de pop electrónico formada por Nadège Teri e Lucille Hochet, jovens oriun-das da histórica cidade de Aix--en-Provence situada, no sul de França.

As Andromakers com-põem e tocam música pop com muito amor e instrumen-tos da década de 80, como a

Mais um concerto inserido no circuito ‘Outonalidades’

AO VIVO Dupla francesa promete embalar o público com o seu encanto

Noite de pop electrónico com instrumentos vintage Andromakers em concerto esta noite. O amor vai andar no ar no bar do Cine-Teatro de Estarreja, às 23h.

DR

RAQUEL MADUREIRA [email protected]

foi lançado em 2010 com qua-tro temas e entretanto surgem novos trabalhos que inspiram a digressão deste ano.

Temas como Song for my dog e Autumn&Autumn pro-metem derreter a assistência que não resiste ao encanto e translucidez das suas vozes. Os bilhetes para assistir ao concerto custam dois euros.

PUB

Geocaching nas Aldeias de Montanha

A Serra da Estrela vai ser palco de uma

actividade inovadora, que desafia a três dias de grandes aventuras. O rep-to é lançado pelas Aldeias de Montanha e pelo Mu-nicípio de Seia, que pro-movem um Evento de Geocaching, nos próxi-mos dias 2, 3 e 4 de No-vembro.

Sabugueiro, Lapa dos Dinheiros, Valezim, Sazes da Beira, Loriga, Cabeça, Alvoco da Serra, Teixei-ra e Vide são as nove pai-sagens escolhidas, para que os geocachers encon-

trem quase 100 caches, num percurso que se aseemlha a uma caça ao tesouro pelas várias aldeias.

Além da demanda das caches, há inúmeras activi-dades paralelas. Da progra-mação fazem ainda parte tertúlias, caminhadas peda-gógicas de Geocaching em Loriga, um jantar-festa com música ao vivo, um work-shop de geocaching, a Noite das Caçoilas, uma activida-de de limpeza ecológica e mostra de artesanato, entre outros momentos.

Um verdadeiro tesouro por descobrir!

ViagensFAÇA AS MALAS SEM PENSAR DUAS VEZES

pandeireta, o xilofone e o ca-siotone. Um registo que leva esta noite, às 23h, o Bar do Ci-ne-Teatro de Estarreja (CTE) para bem perto das estrelas, num concerto inserido na edição de 2012 do circuito Ou-tonalidades.

Influenciadas pelo amor, as Andromakers surgiram em 2008. O EP The Golden Hours

Além da música, destaca-se como realizador de cinema

VASCO NEVES

Vitorino de Almeida e ‘As Luzes da Ribalta’

O drama As Luzes da Ribalta, com Charlie

Chaplin é o filme proposto por Vitorino de Almeida para animar a noite de hoje em Famalicão. O com-positor, maestro, pianista e escritor português é o convidado da sessão Um Livro, Um Filme, promovi-da pela Casa de Camilo, de S. Miguel de Seide.

Como habitualmente, a iniciativa decorre no au-ditório do Centro de Estu-dos Camilianos, na última sexta-feira do mês, pelas 21h30, com entrada livre, mas sujeita a marcação prévia.

FAMALICÃO

Na Casa de Camilo, o maes-tro Vitorino de Almeida irá ex-plicar as razões que o levaram a escolher esta película, deba-tendo com o público factos do filme.

MÚSICA

Jazz está de volta a Matosinhos As noites de jazz estão de volta a Matosinhos. Às 22h de amanhã, a Casa da Juventude abre as portas para receber o TAF – Trio António Ferro. Com Mário Santos no saxofone, Antó-nio Ferro no baixo e Zé Marrucho na bateria, o TAF é dirigido pelo músico profissional António Fer-ro, que já acompanhou e gravou com vários artis-tas nacionais e internacio-nais. Num edifício emble-mático dos finais do sécu-lo XIX, recuperado por Siza Vieira, o jazz encon-trou assim a sua “Casa”, onde os apreciadores de boa música encontram um espaço de convívio, num ambiente intimista decorado com sonorida-des jazzísticas sob égide do Matosinhos em Jazz.

ESPOSENDE

Noite de fados com entrada livre Uma Noite de Fados com Filipa Menina é a pro-posta da Câmara de Espo-sende para este sábado. O espectáculo vai decorrer a partir das 21h30, no Fó-rum Municipal Rodrigues Sampaio e terá entrada livre. O amor, o ciúme, a tristeza ou simplesmente a saudade estarão pre-sentes neste concerto, onde serão recordados grandes nomes da história do fado.

PENAFIEL

Livro de António Lobo Antunes O escritor António Lobo Antunes estará este fim- -de-semana em Penafiel, cidade onde será apre-sentado o seu mais re-cente romance, Não é Meia-Noite Quem Quer, no âmbito da 5.ª edição do Escritaria, evento que este ano homenageia o autor de Memória de Elefante. A apresentação do obra, a cargo de Ana Paula Arnaut, terá lugar esta noite, às 21h00, no Museu Municipal de Penafiel. Até domingo, Penafiel transformar-se-á, assim, na cidade António Lobo Antunes.

TOME

NOTADR

PUB

Classificados · www.Destak.pt · 216ª Feira · 26 de Outubro de 2012

PUB

6ª Feira · 26 de Outubro de 2012 · 23

TODA A INFORMAÇÃO EM

www.destak.ptFama & TV

Hugh Jackman foi abandonado pela mãe doente

Em entrevista a uma revista australiana, o

actor Hugh Jackman reve-lou ter sido abandonado pe-la mãe, Grace, que sofria de depressão pós-parto, quan-do tinha apenas 8 anos de idade. «Achava que os meus pais reatariam. Final-mente percebi que não iria acontecer.» Após o divór-cio dos pais, Jackman con-tinuou na Austrália com o irmão Chris e o pai, en-quanto as irmãs Zoe e So-nia foram viver com a mãe em Inglaterra. «Nunca achei que a minha mãe não me amava. Sei que ela es-tava a sofrer», comenta o actor que superou o drama.

AOS 8 ANOS

man, já lá vão 22 anos. Flores de Aço, Notting Hill, Dormin-do com o Inimigo, O Casamen-to do Meu Melhor Amigo, Noi-va em Fuga, Ocean’s 11 e 12, ou Comer Amar Orar são outros dos filmes aos quais deve o tí-tulo de namoradinha dos EUA.

De momento está a filmar com Meryl Streep e Ewan McGregor, estando já prome-tida para o novo projecto de Ryan Murphy, com Alec Baldwin e Mark Ruffalo. Pa-rece que se fartou de estar em casa...

O canal Fox Movies emite no domingo, a partir das

17h35, um especial dedicado ao 45.º aniversário da actriz. O canal transmite três filmes do seu longo currículo: Erin Brockovich (o filme que lhe valeu o Óscar), A Mexicana (com Brad Pitt) e Dossier Pelicano (com Denzel Washington).

Se Julia Roberts conse-gue chegar aos 45 anos

com este bom aspecto, há es-perança para a restantes das mortais! A actriz que no domin-go, 28 de Outubro, sopra as ve-las, é a prova viva de que “os 40 são os novos 30”. E por isso não será de estranhar que as mais reputadas marcas de cosméti-cos continuem a convidá-la pa-ra ser rosto dos seus produtos. Acontece actualmente com La Vie Est Belle, o novo perfume da Lâncome, cujos anúncios te-levisivos passam diariamente nos canais portugueses.

Em 2010, esta mãe de três crianças foi eleita pela revista People “a pessoa mais bonita do mundo”. Foi a 12ª vez que figurou na célebre lista e a 4ª em que apareceu no 1º lugar. E a culpa é dos olhos amendoa-dos, dos cabelos ruivos escuros (quando não os pinta), do sorri-so rasgado de menina, das per-nas que nunca mais acabam e fizeram dela uma Pretty Wo-

EFEMÉRIDE Actriz Julia Roberts celebra 45 anos no próximo domingo

A querida dos EUA

Fox Movies exibe ciclo de 3 filmes

Mãe de três crianças, continua a ser rosto de importantes marcas de cosméticos

VERA VALADAS FERREIRA [email protected]

DR‘DANCIN’ DAYS’

Joana Ribeiro faz o seu 1.º ensaio de moda A actriz revelação de Dancin’ Days é capa da próxima edição da revista ACTIVA, nas bancas a partir de hoje. Numa pro-dução arrojada, Joana Ribeiro mostra o seu lado mais femi-nino, mas com a elegância dis-creta que a caracteriza. Aos 20 anos, a Mariana da novela de Carnaxide está a dar os primei-ros passos em várias frentes,

sendo esta produção a sua estreia na área da moda.

CONCURSO

‘The Glee Project’ estreia esta noite no Fox Life E a febre Glee continua em força com a estreia hoje, às 21h25, na Fox Life, da 2.ª temporada de The Glee Project. Este con-curso visa encontrar as próxi-mas estrelas a ingressar no elenco da fantástica produção de Ryan Murphy. Catorze jovens extraordinariamente talentosos competem para ganhar direito a uma participação especial de 7 episódios na 4.ª temporada série Glee. Durante 11 episódios, os concorrentes esperançosos vão sendo eliminados através de intensivos workshops de canto, dança e representação.

NAS

ESTRELASReality show sobre casamento de irmão Jonas O canal E! acompanha em exclusivo a vida de um

dos mais recentes casais-sensação da América: Danielle e Kevin Jonas, dos Jonas Brothers.

‘Married To Jonas’ estreia hoje às 21h00.

«Fui tratada com crueldade

depois da gravidez»

CARLA BRUNI CANTORA/ACTRIZ

MENINA

Paula Lobo Antunes e Corrula já foram pais O casal de actores Paula Lobo Antunes e Jorge Corrula deu as boas-vindas à sua 1.ª filha, nascida terça-feira, às 21h30, no Hospital da Luz (Lisboa). A bebé, ainda sem nome defi-nido, «é linda como a Paula», comentou o pai babado.

PUB

DIA 26, TVCINE1, 21H30

MILLENNIUM 1

‘Os Homens que Odeiam as Mulheres’ é a negra visão do talentoso David Fincher do volume 1 da trilogia sueca assinada por Stieg Larsson.

DIA 27, AXN WHITE, 21H50

CHARLIE E A FÁBRICA...

... de Chocolate é a colorida visão de Tim Burton do conto infantil galês de 1964. Johnny Depp (quem mais?!) é o protagonista desta aventura.

DIA 28, RTP1, 22H00

GRAN TORINO

Eis a visão crítica de Clint Eastwood sobre a relação de um veterano da Guerra da Coreia e um rapaz asiático. E sobre o preço da xenofobia...

CINEMA NO SOFÁ

PUB