SIDA

14
HIV / SIDA

description

TOCA A TODOS MUDAR A REALIDADE DA SIDA

Transcript of SIDA

Page 1: SIDA

HIV / SIDA

Page 2: SIDA

A sida é causada por um vírus que se desenvolve sobretudo no sangue, no esperma, nas secreções vaginais e no leite materno. Este vírus ataca muito lentamente certas células do organismo, chamadas linfáticas, que têm como função a defesa contra doenças e infecções causadas por parasitas e microrganismos.

Page 3: SIDA

A prevenção é ainda actualmente o único meio de luta contra a propagação da SIDA. Somente uma mudança de comportamento pode proteger o mal, enquanto se aguarda o tratamento e a vacina.

Page 4: SIDA

■ Prevenção da transmissão sexual;■ Prevenção da transmissão pelo uso partilhado de agulhas e de seringas contaminadas;■ Prevenção da transmissão por transfusão sanguínea e injecção de derivados do sangue;■ Prevenção da transmissão da mãe injectada para o feto.

Existem quatro principais modos de prevenção:

Page 5: SIDA

1.Prevenção da transmissão sexual

A grande maioria das pessoas infectadas foram-no durante uma relação sexual. Quanto mais traumáticas forem as relações maior é o risco de ferimentos e o risco de transmissão aumenta.

Iniciar uma relação sexual com uma pessoa é um gesto do qual é necessário saber prever as consequências. Assim é importante ter tempo de se conhecer, de se tornar cúmplice um do outro e de se interrogar ao mesmo tempo acerca da possibilidade de uma infecção anterior ou sobre comportamentos actuais que poderiam representar uma fonte de infecção.

É muito importante utilizar sempre um preservativo bem lubrificado, durante a relação sexual.

Page 6: SIDA
Page 7: SIDA

2.A transmissão pelo uso compartilhado de agulhas e de seringas contaminadas

• Não partilhe as seringas e as agulhas;

• Não aceite, tatuagens ou outros procedimentos se as agulhas não forem esterilizadas;

• Os instrumentos cortantes de higiene pessoal devem ser desinfectados pelo calor ou com um anticéptico antes de ser usado por outra pessoa. Os cabeleireiros e manicures, em particular, devem respeitar estas medidas elementares.

Page 8: SIDA
Page 9: SIDA

3.A prevenção da transmissão por transfusão sanguínea e injecção de derivados do sangue

Hoje em dia, o sangue é testado e o risco de transmissão do HIV é muito baixo, mas não pode ser considerado como totalmente nulo. Uma vez que o vírus da SIDA pode ser eliminado através do aquecimento dos produtos derivados do sangue, o risco de transmissão por esta via, em particular aos hemofílicos, deve desaparecer.

Page 10: SIDA
Page 11: SIDA

4.Transmissão da mãe infectada para o feto.

Toda a mulher deveria consultar um médico antes de conceber uma criança ou o mais cedo possível se a gravidez já tiver ocorrido. O risco de transmissão da mãe infectada à sua criança situa-se 20 e 50% de acordo com o país.

Page 12: SIDA

Conclusão: As pessoas atingidas pelo HIV/SIDA e os “outros” (pessoas não afectadas) estão no mesmo barco. Quer queiram quer não, elas estão ligadas para o melhor e para o pior. Somente as atitudes responsáveis de uma e de outra parte podem prevenir os comportamentos de risco.

Uma boa educação sobre a sida abarca a prevenção, a assistência e o apoio eficaz das pessoas com HIV/SIDA.

A prevenção é a única “arma” que temos contra o HIV/SIDA, pois esta ainda não tem cura, apesar dos esforços feitos.

Uma boa educação tem demonstrado ajudar os jovens a retardarem as relações sexuais e, quando passam a ser sexualmente activos, a evitar os comportamentos de risco.

Page 13: SIDA
Page 14: SIDA

TRABALHO ELABORADO POR:

ANA PATRÍCIA 10ºB Nº2DÉBORA SOUSA 10ºB Nº4TERESA SILVA 10ºB Nº25

Escola Secundária de Vila Pouca de Aguiar