SIMULADO 2º E 3º filosofia

3
SIMULADO 2º E 3º ANO NOTURNO DE FILOSOFIA Texto para as questões de 36 e 37: Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade - e não um simples regime de governo - é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (Marilena Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 430 (com adaptações). 36- Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta. (A) - Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado. (B) - Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania. (C) - Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo. (D) - Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia. 37- Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes. (A) - Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político. (B) - Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude. (C) - Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política". (D) - A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos. 38 -A organização e acumulação de conhecimento são características do saber. Entre os vários tipos de saber, o saber ético aborda (A) - o conhecimento místico transcendental, que considera o homem um ser religioso. (B) - a aquisição do conhecimento científico feito por meio das pesquisas embasadas na física de Newton. (C) - a moral enquanto epistemologicamente considerada. (D) - os fundamentos técnicos do como fazer todas as coisas no

Transcript of SIMULADO 2º E 3º filosofia

Page 1: SIMULADO 2º E 3º filosofia

SIMULADO 2º E 3º ANO NOTURNO DE FILOSOFIA

Texto para as questões de 36 e 37: Há, na prática democrática e nas idéias democráticas, uma profundidade e uma verdade muito maiores e superiores ao que a ideologia democrática percebe e deixa perceber. Dizemos que uma sociedade - e não um simples regime de governo - é democrática, quando, além de eleições, partidos políticos, divisão dos três poderes da república, respeito à vontade da maioria e das minorias, institui algo mais profundo, que é condição do próprio regime político, ou seja, quando institui direitos. (Marilena Chauí. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995, p. 430 (com adaptações).

36- Tendo em vista os assuntos abordados no texto, bem como as noções de democracia, ética e política, assinale a opção correta. (A) - Timocracia, na Grécia antiga, é o mesmo que Monocracia, pois ambos os termos se referem ao governo unificado. (B) - Na democracia grega antiga, mulheres, escravos, estrangeiros, pessoas de classe social inferior, simples soldados e camponeses pobres não participavam dos benefícios da cidadania. (C) - Oligarquia é a forma de governo que reúne os melhores cidadãos para o exercício do governo. (D) - Na ética a Nicômaco, Aristóteles entende que a melhor constituição de governo é a democracia e a pior é a monarquia.

37- Tendo em vista as correlações entre ética e política, julgue os itens seguintes. (A) - Platão relata, no mito da caverna como alegoria da realidade, que alguém tem a missão de resgatar os seus irmãos. Essa pessoa é o político. (B) - Segundo Maquiavel, no seu livro O Príncipe, o governante tem que assegurar e manter o poder político. Desenvolve, então, uma teoria em que os meios justificam os fins, afirmando que a principal qualidade do príncipe é a virtude. (C) - Para Aristóteles, o correto agir principia na esfera individual, com a "ética"; passa para a família, com a "economia"; e culmina na sociedade, com a "política". (D) - A ética e a política são duas ciências independentes; a ética trata dos costumes e a política dos hábitos.

38 -A organização e acumulação de conhecimento são características do saber. Entre os vários tipos de saber, o saber ético aborda (A) - o conhecimento místico transcendental, que considera o homem um ser religioso. (B) - a aquisição do conhecimento científico feito por meio das pesquisas embasadas na física de Newton. (C) - a moral enquanto epistemologicamente considerada. (D) - os fundamentos técnicos do como fazer todas as coisas no ambiente em que se vive.

39 - Assim, a virtude é uma disposição para agir de uma maneira deliberada, consistindo numa mediania relativa a nós, a qual é racionalmente determinada e como a determinaria o homem prudente. Mas é uma mediania entre dois vícios, um pelo excesso, outro pela falta. Aristóteles. Ética a Nicômaco.

Com base no trecho acima, julgue as seguintes conclusões formuladas. I - A virtude é uma mediania. II - A mediania é um vício entre dois vícios. III - O homem prudente determina racionalmente a virtude. IV - Os vícios são excessos ou faltas. V - O homem prudente não reconhece o vício.

Estão certas apenas as conclusões (A) - I, III e IV. (B) - I, IV e V. (C) - II, III e IV. (D) - II, III e V.

Page 2: SIMULADO 2º E 3º filosofia

40 - Nada pode, de modo algum, manchar a alma, a não ser aquilo que procede da própria alma, isto é, o consentimento, pois só nele há maldade. Não há maldade nem no desejo que o precede nem na ação que a ele segue. (...) Deus leva em conta não as coisas que fazemos, mas o ânimo com que são feitas, e o mérito e o louvor de quem age consistem não na ação, mas na intenção. Pedro Abelardo. Scito te ipsum (ed. M.DalPrà) (com adaptações).

De acordo com o texto acima, julgue os itens a seguir. I - A maldade encontra-se nas ações que são feitas. II - A intenção é a chave de compreensão da bondade ou maldade dos atos. III - Decidir-se a matar alguém não é maldade; o mal é matar alguém de fato. IV - Bondade ou maldade dos atos ou omissões medem-se pela intenção, não pelo resultado. V - Deus julga os homens não pelas ações, mas pela intenção com que elas são realizadas.

Estão certos apenas os itens

(A) - I e II. (B) - I e IV. (C) - II e III (D) - II, IV e V.

GABARITO: 36 - B 37 - C 38 - C39 - A40 - D