Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

19
1 WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR 91 - No Período Clássico, a expansão das fronteiras geográficas das cidades gregas foi resultado de um processo histórico envolvendo as condições culturais, sociais, políticas e do conhecimento. Com base na figura e nos conhecimentos sobre o Período Clássico grego, assinale a alternativa correta. a) No Período Clássico, a civilização grega teve seu domínio hegemônico da região do Mediterrâneo e Mar Negro, após vencerem o Império Macedônico. b) As Pólis gregas, ainda que diferentes em seus aspectos políticos, e com a proximidade cultural na formação de seu povo heleno, sempre se manteve unida a qualquer forma de invasão de outros povos. c) O mundo grego era diverso em organizações políticas, enquanto Esparta se mantinha uma diarquia e o poder da aristocracia, Atenas ampliava o conceito de Democracia a todos os habitantes da Pólis. d) No contexto político, a Grécia clássica viveu seu auge no período helenístico, com maior organização e expansão por parte de Alexandre da Macedônia. e) A criação da pólis ateniense no período arcaico propiciou aos cidadãos um espaço público para defenderem, por meio do argumento oral, seus interesses, reforçando a gestão de seus poderes, por mais que a Democracia fosse limitada aos eupátridas. 92 - Império Romano, após a profunda crise do século III, tentou a sobrevivência através do estabelecimento de novas estruturas, que não impediram (e algumas até mesmo aceleraram) sua decadência, mas que permaneceriam vigentes por séculos. Foi o caso, por exemplo, do caráter sagrado do imperador, da aceitação de germanos no exército imperial, da petrificação da hierarquia social, do crescente fiscalismo sobre o campo, do desenvolvimento de uma nova espiritualidade. (Hilário Franco Junior. A Idade Média: nascimento do Ocidente, 1988.) O texto apresenta alguns elementos que se aprofundaram nos dois séculos seguintes e caracterizaram a transição entre a) a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média, marcada, entre outros elementos, pela penetração de povos estrangeiros nos domínios do Império Romano e pelo paganismo como religião preponderante nessa transição. b) a Idade Média e a Idade Moderna, marcada, entre outros elementos, pela centralização do poder político nas mãos dos reis e o renascimento, com o culto ao greco-romano. c) a Antiguidade e a Idade Média, marcada, entre outros elementos, pelo crescimento do cristianismo, que se tornou a religião oficial de Roma através do Édito de Tessalônia, no ano de 380 d.C. d) Da Antiguidade a Idade Média, marcada pela formação dos burgos, as cidades medievais, com a presença das corporações de ofício. e) o Mundo Antigo e o Mundo Moderno, marcada, entre outros elementos, pelo desaparecimento dos grandes impérios e a consolidação dos Estados nacionais europeus.

Transcript of Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

Page 1: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

1

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

91 - No Período Clássico, a expansão das fronteiras geográficas das cidades gregas foi resultado de um processo histórico envolvendo as condições culturais, sociais, políticas e do conhecimento.

Com base na figura e nos conhecimentos sobre o Período Clássico grego, assinale a alternativa correta. a) No Período Clássico, a civilização grega teve seu domínio hegemônico da região do Mediterrâneo e Mar Negro, após vencerem o Império Macedônico. b) As Pólis gregas, ainda que diferentes em seus aspectos políticos, e com a proximidade cultural na formação de seu povo heleno, sempre se manteve unida a qualquer forma de invasão de outros povos. c) O mundo grego era diverso em organizações políticas, enquanto Esparta se mantinha uma diarquia e o poder da aristocracia, Atenas ampliava o conceito de Democracia a todos os habitantes da Pólis. d) No contexto político, a Grécia clássica viveu seu auge no período helenístico, com maior organização e expansão por parte de Alexandre da Macedônia. e) A criação da pólis ateniense no período arcaico propiciou aos cidadãos um espaço público para defenderem, por meio do argumento oral, seus interesses, reforçando a gestão de seus poderes, por mais que a Democracia fosse limitada aos eupátridas. 92 - Império Romano, após a profunda crise do século III, tentou a sobrevivência através do estabelecimento de novas estruturas, que não impediram (e algumas até mesmo aceleraram) sua decadência, mas que permaneceriam vigentes por séculos. Foi o caso, por exemplo, do caráter sagrado do imperador, da aceitação de germanos no exército imperial, da petrificação da hierarquia social, do crescente fiscalismo sobre o campo, do desenvolvimento de uma nova espiritualidade.

(Hilário Franco Junior. A Idade Média: nascimento do Ocidente, 1988.)

O texto apresenta alguns elementos que se aprofundaram nos dois séculos seguintes e caracterizaram a transição entre a) a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média, marcada, entre outros elementos, pela penetração de povos estrangeiros nos domínios

do Império Romano e pelo paganismo como religião preponderante nessa transição. b) a Idade Média e a Idade Moderna, marcada, entre outros elementos, pela centralização do poder político nas mãos dos reis e o renascimento, com o culto ao greco-romano. c) a Antiguidade e a Idade Média, marcada, entre outros elementos, pelo crescimento do cristianismo, que se tornou a religião oficial de Roma através do Édito de Tessalônia, no ano de 380 d.C. d) Da Antiguidade a Idade Média, marcada pela formação dos burgos, as cidades medievais, com a presença das corporações de ofício. e) o Mundo Antigo e o Mundo Moderno, marcada, entre outros elementos, pelo desaparecimento dos grandes impérios e a consolidação dos Estados nacionais europeus.

Page 2: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

2

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

93 - O homem, para Aristóteles, é por “natureza um animal político”, isto é, nele é inata a tendência a viver em sociedade com os próprios semelhantes, não só porque tem a necessidade dos outros para a sua conservação, mas também porque não poderia ser virtuoso sem as leis e a educação.

Adaptado de: MORAES NETO, J. J. Aristóteles. Londrina: Eduel, 2012. p. 34.

Aristóteles foi um dos principais pensadores da Antiguidade, tratando de todos os grandes temas da Filosofia. Sobre as ideias de Aristóteles, assinale a alternativa INCORRETA: a) A virtude, para Aristóteles, é a equidistância entre dois vícios, um por excesso, outro por falta.

b) O conhecimento científico fundamenta-se no conhecimento das causas e dos princípios das coisas. c) Para Aristóteles, o homem virtuoso será o bom cidadão, ou seja, aquele que vive sob as normas da justiça. d) Aristóteles defende que a sociedade corrompe o caráter naturalmente bom do homem. Assim, somente a vida contemplativa e isolada pode levar o indivíduo a atingir suas potencialidades de forma plena. e) A concepção de Justiça, defendida por Aristóteles, consiste em dar a cada um o que lhe é devido.

94 -

A carta topográfica acima, com um trecho de uma bacia hidrográfica, foi sujeita a uma análise multidisciplinar para o desenvolvimento da prática agrícola em um município. Uma das observações do estudo a partir das curvas de nível, conclui a) As maiores declividades na margem direita do rio favorecem maiores processos erosivos. b) A montante o rio apresenta menores declividades. c) A margem esquerda do rio é menos susceptível aos processos erosivos. d) A margem direita do rio, em seu curso inferior, é mais favorável ao cultivo de lavouras temporárias. e) A porção noroeste da carta indica as maiores altitudes.

Page 3: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

3

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

95 - A divisão do trabalho produz a solidariedade, não apenas por fazer de cada indivíduo um trocador, como dizem os economistas, mas por criar entre os homens um sistema completo de direitos e deveres que os unem uns aos outros de modo durável. Da mesma forma que as similitudes sociais dão origem a um direito e a uma moral que os protegem, a divisão do trabalho dá origem às regras que garantem o concurso pacífico e regular das funções divididas

DURKHEIM, Émile. Da Divisão do Trabalho Social. 3ª ed. São Paulo: Martins fontes, 2008. p.429.

Sob a perspectiva de Émile Durkheim, a solidariedade ocorre nas etapas pré-industrial, de forma mecânica e pós-industrial, de forma orgânica, nas quais a sociedade a) tem como objetivo a contribuição dos indivíduos uns com os outros de forma racional e objetiva. b) é um organismo vivo, que age de forma natural, podendo ocorrer anomias. c) se estabelece com a ação social, de forma racional ou irracional. d) depende das ações humanas para sua criação, manutenção e transformação revolucionária. e) se aproxima da religião ao passo que sua forma natural reconhece a origem na mitologia. 96 -

A Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha, situado em Jerusalém, foi construído no século VII e é um dos lugares mais sagrados da religião islâmica. O Islamismo surgiu:

a) Através do profeta Maomé (séculos VI e VII), que após a visita do anjo Gabriel, iniciou a propagação do monoteísmo baseado em Ala, sofrendo inicial resistência da cidade sagrada de Meca. b) Através das tribos na Península Arábica, que peregrinavam para Medina, quando Maomé, através da visão do anjo Gabriel, passou a propagar o monoteísmo inspirado em Ala. c) Através de conceitos influentes entre o cristianismo, que através do monoteísmo inspirou o profeta Maomé, gerando a grande cisma do oriente rompendo com as religiões monoteístas, atingindo rapidamente as tribos arábicas. d) Através da abdicação de valores ligados aos pecados preponderantes nas religiões orientais, aos quais foram fundamentais para que o islamismo surgisse em antigas civilizações no continente africano. e) Através de religiões pagãs, propagadas ainda nas dependências do Império Romano, quando o profeta Maomé passou a peregrinar entre a população pobre, encontrando resistência do Estado romano. 97 - Solo fortemente lixiviado por intemperismo químico que se desenvolve em climas tropicais a temperados úmidos, pobre em nutrientes e com alta concentração residual de hidróxidos de Fe e Al. A alta concentração residual acompanhada do ressecamento desses hidróxidos de Fe e Al pouco solúveis leva a formação de uma crosta muito resistente aos agentes erosivos.

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL – CPRM – Glossário Geológico Ilustrado

http://sigep.cprm.gov.br/glossario/index.html (adaptado) Acesso em: 03 ago. 2021

O processo geológico indicado no texto é mais comum em um dos biomas brasileiros, exigindo o uso de insumos agrícolas para garantir maior fertilidade do solo. O bioma e a prática agrícola estão indicados, respectivamente, em: a) Caatinga / fertilização química. b) Amazônia / adubação orgânica. c) Mata Atlântica / calagem. d) Pampa / fertilização química. e) Cerrado / calagem.

Page 4: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

4

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

98 -

Figura 1: Esquema de circulação da célula de Hadley, segundo Nieuwolt (1977)

Disponível em: <http://meteosinotica.blogspot.com/2015/05/zcit.html>.

Acesso em: 30 ago. 2021

Figura 2: Imagem de satélite – Zona de Convergência Intertropical – ZCIT

Disponível em: <http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/edicoes

/2007/abr/fig24.shtml>. (adaptada) Acesso em: 30 ago. 2021

De acordo com as figuras 1 e 2 é possível verificar diferentes características na circulação atmosférica nas latitudes de 0° e 30°. A dinâmica geral da atmosférica (pressão atmosférica, ventos e pluviosidade) nas referidas latitudes, indicam, respectivamente. a) sistemas de baixa pressão e menor pluviosidade / sistemas de alta pressão e maior pluviosidade. b) sistemas anticiclonais e maior pluviosidade / sistemas de ciclonais e menor pluviosidade. c) sistemas de baixa pressão e maior pluviosidade / sistemas de alta pressão menor pluviosidade. d) sistemas de alta pressão e menor pluviosidade / sistemas de baixa pressão e maior pluviosidade. e) sistemas ciclonais e menor pluviosidade / sistemas anticiclonais e maior pluviosidade.

99 - Da parte dos bárbaros, tudo parece indicar que a forte estrutura hierárquica favoreceu a conversão das populações, em particular das tribos, uma vez que essa era a forma de estrutura social mais comum. Aqui e ali aparecem resistências de chefes, mas no conjunto a conversão dos chefes leva à conversão da população.

(Jacques Le Goff. O Deus da Idade Média, 2017.) A Idade Média da Europa central, tem no feudalismo a sua característica marcante enquanto modo de produção, que se formou a partir a) dos costumes preponderantes dos povos bárbaros, guerreiros e cristãos, que levaram Roma ao seu declínio total, erradicando qualquer forma de culto pagão na Europa. b) dos costumes hierárquicos entre líderes germânicos e a forma de exploração de terras advindas dos costumes romanos. c) das tradições pagãs romanas e da forma de exploração de terras germânicas, através da escravização de povos dominados em guerras; d) da formação homogênea de organização política e social de Roma, que massificou seus costumes, sobrepondo aos costumes dos povos bárbaros. e) da constituição de valores greco-romanos e a aptidão guerreira dos povos germânicos, como as estruturas políticas democráticas do período clássico, e a hierarquia militar. 100 -

Mapa de calor das ocorrências de desmatamento identificadas no PRODES 2019, nas 229 cenas que compõem a Amazônia Legal Brasileira.

Disponível em: <http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=546

5>. Acesso em 03 set. 2021

Page 5: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

5

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

A região da Amazônia Legal indicada no mapa, enfrenta inúmeros desafios, com destaque para: ambientais, como o desmatamento e as queimadas; sociais, nos conflitos por terra e a invasão de terras indígenas; jurídicos e econômicos, na especulação fundiária com documentos falsos. Por fim, todos são desafios da geografia agrária brasileira. Os principais agentes dos desafios ambientais e jurídico-econômicos estão identificados, respectivamente, em: a) pecuária bovina / grileiros. b) extrativismo de madeira / posseiros. c) cultivo de soja / garimpeiros. d) garimpos de ouro / posseiros. e) extrativismo do látex / grileiros. 101 – No final da Idade Média surgiu um provérbio: “O ar da cidade torna o homem livre”.

(PAIS, Marco Antonio de O. O despertar da Europa. São Paulo: Atual, 1992, p. 38).

Este provérbio indica que está acontecendo uma mudança no cenário europeu, marcado pelo declínio do feudalismo e o ressurgimento das cidades, refletindo a nova visão do homem daquele tempo diante do mundo. Considerando as transformações decorrentes da transição do feudalismo para o capitalismo e o provérbio acima, é correto afirmar: a) as Cruzadas (1096-1270) propiciaram um intercâmbio religioso entre o Oriente e o Ocidente, resultando numa maior tolerância religiosa nas cidades medievais, que passaram a seguir o modelo da cidade de Jerusalém. b) a vida no mundo rural era marcada por uma estrutura social estratificada, enquanto nos novos centros urbanos as práticas comerciais e artesanais criaram condições para a ascensão social do homem urbano, surgindo as corporações de ofício. c) nas cidades, denominadas de burgos, a independência em relação ao credo religioso e aos reinos aos quais estavam inseridas, era total, não havendo qualquer ligação com o mundo feudal.

d) as cidades medievais eram livres e protegidas pelos próprios feudos, aos quais forneciam parte da produção artesanal, explicitadas em muros que as cercavam, como uma obrigação feudal. e) os avanços tecnológicos das cidades medievais se destoaram do modo arcaico praticado nos feudos, levando a Europa a eclosão da primeira revolução industrial no século XIV. 102 - Na Sociologia de Max Weber (2016), a ação social é o dado central para a compreensão dos fenômenos de qualquer realidade social. Conforme a perspectiva weberiana, uma ação é social quando é orientada pelas ações de outras pessoas. Uma ação social está referendada em ações passadas, presentes ou esperadas como sendo futuras e essas “outras pessoas” podem ser indivíduos conhecidos ou desconhecidos daquele que pratica a ação. O praticante da ação age referendado em ações de outros e, assim, toda ação para ser social, não importa se moralmente boa ou reprovável, não importa se racional ou não, possui um sentido (uma direção) na mente do indivíduo, o qual tem como referência subjetiva (na mente dele ou dela que pratica a ação) as ações de outros. Sobre o conceito de ação social racional em Max Weber a) pode ser vista como ações tradicionais e em relação a fins. b) pode ser vista como ações tradicionais e afetivas. c) pode ser vista como afetivas e solidárias. d) pode ser vista como valores e em relação a fins. e) pode ser vista como valores e afetivas.

Page 6: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

6

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

103 - As figuras a seguir representam o ciclo hidrológico de uma bacia hidrográfica. A armazenagem, em cada etapa do ciclo, corresponde à área pontilhada conforme a porcentagem do total de água que processa. A espessura dos fluxos é proporcional à importância de cada etapa do fluxo da água. FLUXO PARA OS OCEANOS

DREW, D. Processos interativos homem-meio ambiente. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 1998. (adaptado)

1 - Armazenagem da superfície 2 - Armazenagem do solo 3 - Armazenagem subterrânea 4 – Saída para o oceano O ciclo da água apresentado nas duas situações apresenta dinâmicas diferentes. As mudanças ocorridas na situação 1 para situação 2 indicam possíveis causas e consequências, como a) o desmatamento em áreas rurais e impermeabilização do solo urbano / maior escoamento superficial da água e a possibilidade de inundações na bacia hidrográfica. b) o reflorestamento com mata nativa em áreas degradadas / maior volume de água que chega até os rios pelo escoamento superficial. c) a prática do terraceamento agrícola na ocupação de encostas / menor o fluxo do escoamento superficial até os rios da bacia hidrográfica. d) maior uso da água coletada da chuva por atividades industriais / menor escoamento superficial e da ocorrência de inundações. e) recuperação das áreas de mata ciliar e de encostas / redução dos processos erosivos e de assoreamento dos rios.

Page 7: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

7

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

104 – “Eu já me persuadira de que não havia nada no mundo, de que não havia céu algum, terra alguma, espíritos alguns, nem corpos alguns; não me persuadi, então, de que eu tampouco existia? Com certeza, não; eu existia sem dúvida, se me persuadi de algo ou se apenas pensei algo”.

(DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. In: MARÇAL, J.; CABARRÃO, M.; FANTIN, M.E. (Orgs.) Antologia de Textos

Filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 160-1.) Sobre o método cartesiano, que levou à descoberta do cogito (“penso, logo sou”), assinale a alternativa correta:

a) A dúvida deve integrar a busca pelo conhecimento inabalável. b) Descartes elimina a subjetividade na produção do conhecimento. c) O método cartesiano busca fundamentação na experiência sensível. d) A etapa da síntese consiste na divisão do objeto a ser conhecido em suas menores partes constituintes. e) A descoberta do cogito se origina da conclusão de que o homem é “res extensa” apenas.

105 - Em meio às queimadas no Pantanal, Rio Paraguai enfrenta seca À pior crise hídrica que atinge a região centro-sul do Brasil em 91 anos, soma-se um ritmo acelerado de focos de incêndio em um dos mais ricos e importantes biomas do País 27 de agosto de 2021 – Estadão – Sustentabilidade Sem conseguir enxergar mais do que poucos metros e assustada com a fumaça do incêndio que queimava as casas de ribeirinhos, Luciene Oliveira conduziu seu barco pelas margens do Rio Paraguai para tentar voltar ao Porto de Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense. Entre o fogo e a possibilidade de se chocar com outros barcos, a marinheira teve de lidar com o medo de encalhar em algum ponto. “Nunca vi tão baixo assim o nível da água”, diz. “Faz três anos que o Paraguai não sobe neste pedaço e foi exatamente onde pegou fogo agora.” (...) Em 2020, o número de focos de fogo no bioma bateram todos os recordes históricos. “Os incêndios no Pantanal estão diretamente ligados ao regime de cheia dos rios. Áreas que eram alagadas periodicamente antes, agora não são mais”, diz a bióloga e secretária executiva do Instituto do Homem Pantaneiro, Letícia Larcher. “Esses casos, agora, estão escalonando muito mais rápido.” Disponível em: https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,em-meio-as-queimadas-no-pantanal-rio-paraguai-enfrenta-

seca,70003822866. Acesso em: 01 set. 2021

Page 8: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

8

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

De acordo com a sazonalidade das cheias no bioma do Pantanal e o Rio Paraguai indicadas no excerto da reportagem, pode-se concluir que o bioma e a bacia estão sob domínio do clima a) I. Equatorial úmido b) II. Tropical típico ou semiúmido. c) III. Tropical continental. d) IV. Tropical semiárido. e) V. Subtropical úmido. 106 - Hoje em dia [...] as máquinas, dotadas da propriedade maravilhosa de encurtar e tornar mais frutífero o trabalho humano, provocam a fome e o esgotamento do trabalhador. [...] O domínio do homem sobre a natureza é cada vez maior; porém, [...] todos os nossos inventos e progressos parecem dotar de vida intelectual as forças materiais, enquanto que reduzem a vida humana ao nível de uma força material bruta.

MARX, K. Discurso pronunciado na festa de aniversário do “People’s Paper”, MARX, K.; ENGELS, F. Obras Escolhidas,

V.1. São Paulo: Editora Alfa - Ômega. p. 298 Na concepção marxista, o materialismo histórico e dialético é o método de identificação das relações humanas ao longo da história, e na conjuntura capitalista ao qual o autor observava, que a) a propriedade privada era a causa das desigualdades sociais, em oposição as ideais liberais de John Locke. b) a estrutura da sociedade é baseada na cultura política dominante, que a exercia através da estrutura estamental. c) a superestrutura, enquanto aspectos econômicos, tinha poder de influência sobre a estrutura, enquanto cultura. d) A riqueza e o valor da mercadoria se mediam através do tempo de trabalho empregado na mão de obra. e) A estrutura econômica tinha prioridade, influenciando a superestrutura cultural. 107 - Leia o texto a seguir: As rebeliões quase sempre se identificam com mobilizações de massas contra um governo, tendo um caráter violento, mas esse termo também pode ser aplicado com referência a sublevações que não chegam a conseguir a participação das massas e permanecem em um nível de minorias.

SILVA, B. (coord). Dicionário de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1987, p. 1031.

Sobre as revoltas na História do Brasil Colonial, podemos afirmar a) a Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, buscou a independência da Capitania da Bahia, de caráter popular, sem o ideal de abolição. b) a Inconfidência Baiana tinha como principal embasamento os ideais iluministas da Independência dos EUA de 1776, e ficou conhecida pela defesa da monarquia parlamentar, contra o Antigo Regime. c) A Revolta dos Beckman, sediada em Pernambuco, buscou solucionar os problemas relacionados a crise da lavoura açucareira, confrontando Olinda e Recife na questão dos impostos. d) A Inconfidência Mineira foi um movimento importante, principalmente em relação a propagação dos ideais iluministas na colônia, mas não deixava de mostrar o seu caráter elitista. e) A Guerra dos Mascates, colocou em prática os revoltosos com a Companhia do Comércio do maranhão, que lhes prometia ajuda na resolução da crise açucareira, sem cumprir. 108 - No que dizia respeito ao Estado a ser construído, genericamente o modelo disponível era aquele que prevalecia no mundo ocidental. Tratava-se de organizar um aparato político-administrativo com jurisdição sobre um território definido, que exercia as competências de ditar as normas que deveriam regrar todos os aspectos da vida na sociedade, cobrar compulsoriamente tributos para financiá-lo e às suas políticas, exercer o poder punitivo para aqueles que não respeitassem as normas por ele ditadas.

(Miriam Dolhnikoff. História do Brasil império, 2019.) O primeiro momento independente do Brasil, de forma oficial, se deu em 1822, e através da Constituição de 1824, foi estabelecido o primeiro aparato político-administrativo. Sobre esse contexto

Page 9: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

9

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

a) a Constituição de 1824, promulgada por D. Pedro I, estabeleceu a centralidade das ações políticas nas mãos do imperador e de uma elite próxima. b) a Confederação do Equador, de 1824, questionava os três poderes da Constituição, que eram exercidos pelo imperador, reerguendo o antigo regime nos trópicos, ao mesmo modelo dos exemplos europeus. c) a centralização do poder se dava pelo poder moderador, que definia o imperador acima dos outros três poderes, como forma de equilibrá-los e evitando a vontade popular. d) a centralização do poder do imperador se deu após os embates da Guerra da Cisplatina, ao qual, derrotado, o Estado brasileiro procurou encontrar medidas de controle e evitar crises. e) de acordo com a carta magna de 1824, de caráter liberal, foi estabelecido o direito ao sufrágio direto e universal para as escolhas políticas do país. 109 - O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que são contrárias a nossas paixões naturais.

HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).

Locke […] admite, a título de direito natural, o direito de propriedade fundado sobre o trabalho e limitado, por consequência, à extensão de terra que um homem pode cultivar, e o poder paterno, sendo a família instituição natural e não política. […] O pacto social não cria nenhum direito novo. É um acordo entre indivíduos que se reúnem para empregar a força coletiva no sentido de executar as leis naturais, renunciando a executá-las por sua própria força.

(Émile Bréhier. História da filosofia, 1979.)

A partir dos textos acima e dos seus conhecimentos sobre o Contratualismo, assinale a alternativa correta. a) Segundo John Locke, o pacto social é instituído para retirar os homens do estado de guerra de todos contra todos. b) Segundo Thomas Hobbes, a passagem do estado de natureza ao estado de sociedade ocorre espontaneamente, ou seja, como decorrência do processo de propensão natural dos indivíduos ao consenso. c) Para Locke, o poder do Estado deve ser absoluto para a garantia dos direitos naturais da humanidade, como a vida, a liberdade e a propriedade. d) Hobbes compara o Estado a uma criação monstruosa do ser humano. e) Hobbes e Locke concordam com a concepção aristotélica de que a vida social e o Estado são naturais ao ser humano, já que o homem é um animal político. 110 -

GILMAR. Blog do cartunista Gilmar

Disponível em: http://gilmaronline.blogspot.com/2018/08/charge-lixo.html

Acesso em: 02 set. 2021 Em 2010 o Brasil lançou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) para tratar da gestão do “lixo” no país. Segundo a lei os rejeitos deveriam seguir para os aterros sanitários, uma realidade que atinge aproximadamente 60% do que é coletado atualmente. Um benefício dos aterros sanitários e o impacto ambiental evidenciado na charge, estão indicados, respectivamente

Page 10: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

10

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

a) incineração / o uso de resíduos em aterros. b) queima do metano / proliferação de insetos. c) tratamento do chorume / inundações urbanas. d) coleta seletiva / aterros clandestinos. e) reciclagem / os alagamentos urbanos. 111 - Foram os próprios liberais que defenderam a nomeação do presidente da província pelo governo central, de modo que garantisse a articulação das partes em um todo dirigido pelo governo do Rio de Janeiro. O que a experiência em 1831 ensinou à elite brasileira é que a autonomia regional tinha de conviver com um controle mais rígido do governo central para manter a ordem interna.

(Miriam Dolhnikoff. “Elites regionais e a construção do Estado Nacional”. In: István Jancsón (org.). Brasil: formação

do Estado e da Nação, 2003. Adaptado.)

Sobre o período denominado como regencial, podemos afirmar a) Foi um período instável politicamente, exemplificado nos debates entre liberais e conservadores e a adoção de medidas de contenção de sublevações provinciais. b) Foi um período instável politicamente, que contou com a participação decisiva de D. Pedro II, que aos 14 anos de idade, teve de sancionar a criação da guarda nacional, para evitar conflitos provinciais. c) Foi um período de agitação política em diversas províncias, de caráter popular e republicano, contra a ordem vigente e centralização regencial. d) Foi um período estável politicamente e economicamente, com o crescimento do café como produto base da exportação, o que se seguiu nas próximas décadas. e) Foi um período estável, herdado pela confiança dos setores políticos a D. Pedro I, o que refletiu a coroação precipitada de D. Pedro II. 112 - [Na América Latina], considerava-se que a economia internacional se baseava numa forma de “neocolonialismo”, porque as matérias-primas e os bens alimentares eram trocados por importações industriais de elevado valor, num processo que se julgava implicar a subordinação aos interesses do mundo desenvolvido. Os países latino-americanos precisavam, então, se industrializar para se libertar dessa dependência. Porém, só o Estado podia reunir os recursos para dirigir semelhante iniciativa, pelo que, a partir do

fim dos anos 30 [do século XX], os principais países seguiram uma política de industrialização.

(Edwin Williamson. História da América Latina, 2018.) Sobre a História do Brasil no século XX, no contexto de industrialização a) houve expressivo e consolidado crescimento com a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando o país teve de diversificar sua economia, abalada pela diminuição da exportação agrícola. b) as indústrias de bens de consumo não duráveis obtiveram maior êxito na década de 1930, com a chegada do setor automobilístico, com incentivos fiscais e empréstimos junto ao FMI. c) o potencial industrial brasileiro se concretizou devido as duas grandes guerras, pois a chegada de imigrantes, que foram utilizados para trabalhar em fábricas de primeira necessidade, ocupavam os maiores cargos e todas as funções do processo produtivo. d) o Brasil passou a obter crescimento industrial através de incentivos públicos, com abertura de capitais, tendo por objetivo o projeto de modernização. e) O setor alimentício foi o primeiro e o que teve maior êxito industrial na Era Vargas, mascarando as potenciais crises geradas pela Segunda Guerra Mundial (1839-1945). 113 - A origem operária do 8 de março Para muitos, o 8 de março é apenas um dia para dar flores e fazer homenagens às mulheres. Mas, diferentemente de outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio. Oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher era celebrado muito tempo antes, desde o início do século XX. E se hoje a data é lembrada como um pedido de igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo, no passado nasceu principalmente de uma raiz trabalhista. Foram as mulheres das fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa que começaram uma campanha dentro do movimento socialista para reivindicar seus direitos – as condições de trabalho delas eram ainda piores do que as dos homens à época.

Adaptado de bbc.com.

Page 11: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

11

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

Com base na reportagem, a criação do Dia Internacional da Mulher tem origem nas manifestações sociais em defesa de: a) superação do trabalho masculino b) erradicação do feminismo c) luta pela diversidade jurídica étnica d) extensão da cidadania e) resolução de conflitos laborais 114 - Em 1940, após a radical transformação da estrutura dos serviços de estatística no País – criação do Conselho Nacional de Estatística - CNE e do Conselho Nacional de Geografia - CNG, que, juntos, passaram a integrar o IBGE por força do Decreto-Lei n. 218, de 26.01.1938 – o Instituto realizou, em 1o de setembro, o V Recenseamento Geral do Brasil, que correspondeu ao quinto censo populacional. Desde então, ocorreram alterações e aprimoramentos em variados aspectos técnicos, tecnológicos e operacionais da pesquisa, que lhe conferiram um salto de qualidade. Dentre eles, se destacam a instituição de parcerias, visando ampliar a integração entre o IBGE e as comunidades locais, bem como a utilização, de forma intensiva, de tecnologias digitais que permitem levar a cada segmento de usuários as mídias mais apropriadas.

Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/228

27-censo-2020-censo4.html?=&t=o-que-e. Acesso em: 30/08/2021

Com periodicidade decenal, o Censo 2020 foi postergado para 2021 por uma questão de segurança sanitária diante da pandemia da COVID-19. Entre os resultados esperados para o próximo Censo Demográfico do IBGE, pode-se destacar a) a superioridade numérica da população masculina. b) a elevação da taxa de fecundidade. c) maior crescimento populacional das metrópoles em relação às cidades médias. d) crescimento da migração inter-regional, sobretudo Nordeste – Sudeste. e) as menores taxas de crescimento vegetativo já registradas.

115 - “O idealismo consiste na afirmação de que não existe outro ser senão o pensante; as demais coisas seriam apenas representações nos seres pensantes, às quais não corresponderia nenhum objeto. Eu afirmo, ao contrário: são-nos dadas coisas como objetos de nossos sentidos, existentes fora de nós, só que nada sabemos do que eles possam ser em si mesmos, conhecemos apenas as representações que produzem em nós ao afetarem nossos sentidos”.

Kant. Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Lisboa: Edições 70, 1987. p.68.

Estabelecer as condições de possibilidade do conhecimento foi um dos principais desafios ao qual Kant se propôs a partir de sua filosofia transcendental. De acordo com a teoria do conhecimento de Kant, é correto afirmar que a) A razão pura é capaz de conhecer as coisas em si mesmas, ou seja, os números. b) Os juízos a priori dependem fundamentalmente da experiência para serem elaborados. c) A teoria crítica de Kant é uma tentativa de resolver a disputa entre Racionalistas e Empiristas. d) Os juízos sintéticos, tais como “o triângulo tem três lados”, expressam a identidade entre sujeito e predicado. e) Somente a fé pode levar o homem à verdade, uma vez que a razão é impotente de acordo com o pensamento de Kant. 116 - Campinas, Florianópolis e Vitória são as novas metrópoles brasileiras

25/06/2020 – Agência de Notícias – IBGE Entre 2008 e 2018, o Brasil formou três novas metrópoles e 32 cidades foram elevadas a capitais regionais em 12 estados. Apesar disso, é baixa a mobilidade na rede urbana brasileira, pois, nesse período de dez anos, 86% das cidades não sofreram alteração. É o que revela a pesquisa Regiões de Influência das Cidades - Regic, divulgada hoje (25) pelo IBGE. A pesquisa é realizada a cada dez anos e visa a identificar e analisar a rede urbana brasileira, estabelecendo a hierarquia dos centros urbanos e as regiões de influência das cidades.

Page 12: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

12

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

Campinas, Florianópolis e Vitória subiram de nível e passaram a integrar o grupo de 15 metrópoles, que tem São Paulo no topo da hierarquia como grande metrópole nacional e Rio de Janeiro e Brasília como metrópoles nacionais. As outras metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.

Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-

noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novas-metropoles-brasileiras>

Acesso em: 28 ago. 2021 Campinas, Florianópolis e Vitória ascenderam na hierarquia urbana brasileira à categoria de metrópoles, por a) passarem a compor as 15 cidades mais populosas do país. b) estarem conurbadas às cidades vizinhas em malhas urbanas densamente povoadas. c) constituírem cidades polo nas mesorregiões onde estão situadas. d) aumentarem sua participação no produto interno bruto do país. e) ampliarem a polarização na rede urbana aumentando sua centralidade.

117 -

A charge da revista “O Malho”, de 29 de outubro de 1904, parecia prever a revolta que se instalaria na cidade do Rio de Janeiro poucos dias depois: nem com um exército, o “Napoleão da Seringa e Lanceta”, como muitos se referiam a Oswaldo Cruz na época, conseguiria conter a fúria da população contra a vacinação compulsória. Em relação à Revolta da Vacina, é correto afirmar que a) a população se voltou contra as propostas de reurbanização da cidade do Rio de Janeiro, questionando a estrutura elitista da vacinação, que em vias de fato tinha por objetivo o extermínio dos mais pobres. b) o movimento elitista se voltou exclusivamente contra Oswaldo Cruz, por questões políticas referentes a conjuntura da época. c) a grande reivindicação era a implementação de uma política habitacional e de um sistema de saúde público para as novas áreas de expansão urbana. d) a vacinação obrigatória contava com políticas públicas eficazes e propagandas esclarecedoras sobre a importância do ato. e) a revolta popular teve o apoio de um grupo de militares que tentou usar a massa insatisfeita para derrubar, sem sucesso, o presidente Rodrigues Alves.

118 - O Censo Agro 2017 contou 5.073.324 estabelecimentos agropecuários no Brasil, com redução de 2,0% em relação a 2006. Mas a área dos estabelecimentos cresceu 5,8% no período e chegou a 351.289.816 hectares.

Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25789-censo-

agro-2017-populacao-ocupada-nos-estabelecimentos-agropecuarios-cai-8-8. Acesso em: 25/08/2021.

Page 13: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

13

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

As informações acima sobre o espaço agrário brasileiro permitem concluir que: a) houve redução na concentração de terras no Brasil com o avanço do agronegócio. b) a estrutura fundiária no país ficou inalterada com a redução do pessoal ocupado. c) houve maior concentração de terras e a redução de estabelecimentos mais voltados ao abastecimento do mercado interno. d) as mudanças ampliaram a participação de estabelecimentos não familiares, propriedades com destaque na produção de gêneros como a mandioca e feijão. e) houve maior concentração de terras, devido ao maior incentivo aos produtores agropecuários voltados ao mercado interno como leite e hortaliças. 119 - O bêbado e o equilibrista

(João Bosco e Aldir Blanc) Caía a tarde feito um viaduto E um bêbado trajando luto me lembrou Carlitos A lua, tal qual a dona de um bordel Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel E nuvens lá no mata-borrão do céu Chupavam manchas torturadas Que sufoco Louco O bêbado com chapéu-coco Fazia irreverências mil Pra noite do Brasil Meu Brasil Que sonha com a volta do irmão do Henfil Com tanta gente que partiu Num rabo de foguete Chora A nossa Pátria mãe gentil Choram Marias e Clarisses No solo do Brasil Mas sei que uma dor assim pungente Não há de ser inutilmente esperança Dança na corda bamba de sombrinha E em cada passo dessa linha Pode se machucar Azar A esperança equilibrista Sabe que o show de todo artista Tem que continuar A canção de autoria de Aldir Blanc e João Bosco, que ficou famosa na voz de Elis Regina, contextualiza um momento importante durante a ditadura militar no Brasil, referente a a) Lei da Anistia de 1979, que mesmo com duras críticas aos encaminhamentos do governo, permitiu o retorno de exilados. b) Lei Falcão, que estabeleceu limites para a propaganda política, como forma de não gerar estresse no status do governo militar;

c) Diretas Já, de 1983, que buscava a aprovação da emenda Dante de Oliveira, ao qual, se aprovada, a ditadura terminaria pelo voto direto. d) Milagre Brasileiro, ao qual o PIB voltava a crescer e a qualidade de vida do trabalhador passava a ser uma realidade após anos de ditadura. e) Fim do Ato Institucional número 2, ao qual os partidos políticos tiveram maior autonomia para conduzir o processo direto de redemocratização. 120 - “O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer "isto é meu" e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras assassínios misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas, tivesse gritado aos semelhantes: "Defendei-vos de ouvir esse impostor"”.

Rousseau, J.J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo. Abril Cultural,

1978. P.259.

De acordo com o pensamento político de Rousseau, assinale a alternativa correta. a) De acordo com o contratualismo de Rousseau, o pacto social significa o retorno ao momento originário em que o homem apresentava suas capacidades instintivas, pulsionais e naturais. b) No estado de natureza, todos os homens podiam ser considerados maus, no aspecto moral. c) O estado de natureza é, segundo Rousseau, um estado de guerra generalizado. d) A propriedade privada é, para Rousseau, a origem da desigualdade social. e) Rousseau defende uma democracia representativa, descartando a participação direta dos cidadãos na política.

Page 14: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

14

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

121 - “Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo o homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens. [...] Com efeito, não há dos nossos atos um sequer que, ao criar o homem que desejamos ser, não crie ao mesmo tempo uma imagem do homem como julgamos que deve ser.”

SARTRE, J-P. O existencialismo é um humanismo. In: ARANHA, M. L. de A. Filosofar com textos: temas e história

da filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 2012, p. 478. Considerando o excerto acima e seus conhecimentos sobre o existencialismo de Sartre, assinale a alternativa INCORRETA. a) Conforme Sartre, liberdade é condição ontológica do ser humano. b) Para Sartre, o homem “não escolhe a liberdade, é lançado nela.” c) O existencialismo sartreano é uma filosofia cristã, que procura a razão de ser no mundo a partir da moral religiosa. d) Sartre afirma que primeiro nós existimos e, somente depois, definimos a nossa identidade. e) Para Jean-Paul Sartre, o homem está condenado a ser livre. Condenado porque não se criou a si mesmo, e, todavia, livre, pois, uma vez lançado no mundo, ele é responsável por tudo o que faz. 122 - Lei nº 601 de 18 de Setembro de 1850 “Dispõe sobre as terras devolutas do Império. Dispõe sobre as terras devolutas no Império, e acerca das que são possuídas por título de sesmaria sem preenchimento das condições legais, bem como por simples título de posse mansa e pacífica; e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a título oneroso, assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colônias de nacionais e de estrangeiros, autorizado o Governo a promover a colonização estrangeira na forma que se declara. D. Pedro II, por Graça de Deus e Unanime Aclamação dos Povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brasil: Fazemos saber a

todos os Nossos Súditos, que a Assembleia Geral Decretou, e Nós queremos a Lei seguinte: Art. 1º Ficam proibidas as aquisições de terras devolutas por outro título que não seja o de compra.” O trecho retirado da primeira lei de terras da História do Brasil independente a) dificultou a posse dos latifundiários, denominados coronéis, devido a burocracia estatal. b) possibilitou o maior acesso a terras, tendo em vista a grande quantidade de terras devolutas no território nacional. c) dificultou o acesso a terra de populações mais pobres, como ex-escravos e imigrantes recém-chegados. d) erradicou conflitos no campo, de natureza social, ao estabelecer uma legislação própria. e) Intensificou o fluxo de imigrantes pobres advindos do sul da Itália e Alemanha, com a promoção de terras cultiváveis. 123 - O que é a 4ª revolução industrial - e como ela deve afetar nossas vidas

22 outubro 2016 – BBC No final do século 17 foi a máquina a

vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. (...)

Também chamada de 4.0, a revolução acontece após três processos históricos transformadores. A primeira marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830. A segunda, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa. E a terceira aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações.

Agora, a quarta mudança traz consigo uma tendência à automatização total das fábricas - seu nome vem, na verdade, de um projeto de estratégia de alta tecnologia do governo da Alemanha, trabalhado desde 2013 para levar sua produção a uma total independência da obra humana.

Page 15: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

15

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

A automatização acontece através de sistemas ciberfísicos, que foram possíveis graças à internet das coisas e à computação na nuvem.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/geral-37658309>. Acesso em: 02 set. 2021

A 4ª revolução industrial apresentada no texto impactará questões sociais e a demanda de novas tecnologias, como, respectivamente a) desemprego conjuntural / maior extensão das redes de fibra óptica. b) desemprego friccional / expansão da tecnologia 5G. c) subemprego / ampliação dos sinais digitais de televisão. d) desemprego estrutural / avanço da tecnologia 5G. e) hipertrofia do setor terciário / maior comunicação transoceânica por cabos de fibra óptica. 124 - Desde o ano de 2015, as contas de energia passaram a trazer uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as seguintes modalidades: verde, amarela e vermelha – as mesmas cores dos semáforos – e indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo; Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,01874 para cada quilowatt-hora (kWh) consumidos; Bandeira vermelha - Patamar 1: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,03971 para cada quilowatt-hora kWh consumido. Bandeira vermelha - Patamar 2: condições ainda mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 0,09492 para cada quilowatt-hora kWh consumido.

Disponível em: https://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias. Acesso em: 03/09/2021

A adoção da bandeira tarifária vermelha nas contas de energia elétrica no Brasil resulta do(a): a) maior consumo de energia termelétrica, mais cara e poluente.

b) arrecadação para construção de novas hidrelétricas para manter o abastecimento. c) campanha de conscientização ao uso racional da energia. d) ativação das usinas nucleares de Angra durante as crises hídricas, fonte de maior custo. e) importação de energia hidrelétrica da Argentina e Paraguai para garantir o abastecimento durante as estiagens. 125 - Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei; A Constituição de 1988, apelidada de Cidadã, definiu o racismo como crime inafiançável, tendo por objetivo a) reparação histórica dos mais de trezentos anos de escravização com preceitos étnicos no Brasil, aos quais deixaram sequelas profundas na contemporaneidade. b) resolução de conflitos étnicos no contexto da modernidade, adequando as diferenças ao mundo do trabalho. c) extensão da cidadania aos descendentes de europeus por sofrerem com o racismo reverso. d) normatização em lei de punições a atos racistas ocorridos em repartições públicas do governo federal. e) direito ao voto aos negros, que até então não tinham direito a extensão da cidadania a participação política.

Page 16: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

16

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

126 - Retrato do Velho (Haroldo Lobo, 1950) Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar Bota o retrato do velho outra vez Bota no mesmo lugar O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar O sorriso do velhinho faz a gente trabalhar Eu já botei o meu E tu, não vais botar? Já enfeitei o meu E tu, vais enfeitar? O sorriso do velhinho faz a gente se animar O sorriso do velhinho faz a gente se animar A marchinha “Retrato do Velho, composta por Haroldo Lobo em 1850, expressa um importante momento político brasileiro durante a República Democrática (1946-1964), se referindo a a) campanha presidencial de Eurico Gaspar Dutra, que se apoiou ao carisma de seu antecessor, Getúlio Vargas, para vencer as eleições. b) campanha “O petróleo é nosso”, de caráter político para a nacionalização das jazidas petrolíferas, com amplo apoio popular. c) apelo midiático e populista de Juscelino Kubitschek, após êxito como governador de Minas Gerais e prefeito de Belo Horizonte. d) campanha eleitoral de Getúlio Vargas, que se candidatou a presidência após ter sido deposto em 1945. e) campanha presidencial de Getúlio Vargas em 1930, que se caracterizou contra as oligarquias, estabelecendo um novo projeto republicano. 127 - “A miscigenação que largamente se praticou aqui corrigiu a distância social que de outro modo se teria conservado enorme entre a casa-grande e a senzala. O que a monocultura latifundiária e escravocrata realizou no sentido de aristocratização, extremando a sociedade brasileira em Senhores e escravos, com uma rala e insignificante lambujem de gente livre sanduichada entre esses dois extremos antagônicos, foi em grande parte contrariado pelos efeitos sociais da miscigenação. A índia e a negra-mina a princípio, depois a mulata, a cabrocha, a quadrarona, a oitavona, tornando-se caseiras, concubinas e até esposas legítimas dos senhores brancos, agiram poderosamente no sentido de democratização social do Brasil. Entre

os filhos mestiços, legítimos e mesmo ilegítimos, havidos delas pelos Senhores brancos, subdividiu-se parte considerável das grandes propriedades, quebrando-se assim a força das sesmarias feudais e dos latifúndios do tamanho de reinos”.

FREYRE, Gilberto. Casa-Grande & Senzala: formação da família brasileira sob o regime patriarcal. 52ª ed. São Paulo:

Global, 2013. marias feudais e dos latifúndios do tamanho de reinos”.

Sobre a concepção dos estudos de Gilberto Freyre, na formação da sociedade brasileira, podemos afirmar a) a escravização de africanos foi algo natural aos moldes do mundo moderno, não havendo qualquer forma de controle do processo social. b) as relações entre brancos, índios e negros no Brasil tenderiam a ser harmônicos, não fosse pela instituição da empresa açucareira. c) as relações sexuais entre as diversas culturas no país, provocaram conflitos étnicos que se estenderam após a abolição da escravidão. d) o mito da democracia racial corrobora com concepções sociológicas dos anos de 1950, através dos estudos de Florestan Fernandes e Sérgio Buarque de Holanda. e) a cidadania foi estendida a todos os sujeitos históricos da colônia, como forma de aumentar a cadeia produtiva do reino de Portugal. 128 - Segundo Michel Foucault, “as disciplinas se tornaram no decorrer dos séculos XVII e XVIII as fórmulas gerais da dominação”. Tais fórmulas diferem da escravidão, “pois não se fundamentam numa relação de apropriação dos corpos”. Elas consistem num “trabalho sobre o corpo, uma manipulação calculada de seus elementos, de seus gestos, de seus comportamentos”.

(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 164.)

De acordo com o texto e com a filosofia de Michel Foucault, marque a alternativa correta. a) A função do poder disciplinar do Estado é conferir autonomia ao indivíduo, para que cada um desenvolva plenamente suas capacidades. b) Foucault identifica no Estado o ponto de partida necessário e absoluto de todo tipo de poder social, em conformidade com os filósofos contratualistas. c) Segundo Foucault, as relações de dominação e poder perpassam as interações humanas, mas não atingem as relações afetivas.

Page 17: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

17

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

d) Para o filósofo, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são lugares onde os indivíduos aprendem a conviver uns com os outros. e) Para Foucault, a dominação se exerce em níveis variados e em pontos diferentes da rede social como micro poderes integrados, ou não, ao Estado e por meio das práticas culturais. 129 -

A partir da esquerda: líder italiano Benito Mussolini, o chanceler alemão Adolf Hitler, um intérprete alemão e o primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain. No dia 28 de Setembro de 1938, líderes de potências mundial se reuniram na Conferência de Munique para discutir questões políticas e territoriais, aos quais estabelecia a) política de contenção da URSS, que havia avançado na Polônia, representando uma ameaça as potências centrais. b) política de apaziguamento, com a aceitação britânica com a anexação dos sudetos da Checoslováquia pela Alemanha. c) acordo de paz entre as nações em seus avanços pela frente ocidental, incluindo Bélgica, França e Países Baixos d) política da salvação, com a retirada de cerca de três milhões de alemães no leste europeu. e) partilha do continente africano entre as potências imperialistas, para a exploração de recursos naturais. 130 - “A máquina ideológica que sustenta as ações preponderantes da atualidade é feita de peças que se alimentam mutuamente e põem em movimento os elementos essenciais à continuidade do sistema. Damos aqui alguns exemplos. Fala-se, por exemplo, em aldeia global para fazer crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa

as pessoas. A partir desse mito e do encurtamento das distâncias – para aqueles que realmente podem viajar – também se difunde a noção de tempo e espaço contraídos. É como se o mundo se houvesse tornado, para todos, ao alcance da mão.”

SANTOS, MILTON. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2000.

A globalização como uma fábula é umas das abordagens de Milton Santos sobre o fenômeno em sua obra. Muitos fatos atuais do mundo globalizado corroboram com a crítica ao termo aldeia global, como: a) A difusão dos fatos ocorridos em várias regiões do planeta quase instantaneamente. b) Os fluxos de mercadorias em escala sem precedentes entre oriente e ocidente. c) A construção de muros fronteiriços para contenção dos fluxos de refugiados deslocados por perseguições ou de zonas de guerra. d) Ao fluxo seletivo de capital entre as diferentes regiões do planeta. e) Ao protecionismo econômico do governo Trump nos Estados Unidos. 131 - Países da Ásia-Pacífico assinam um dos maiores acordos de livre-comércio da história 15.nov.2020 – Folha de São Paulo Líderes de 15 países da Ásia-Pacífico selaram no domingo (15) um dos maiores acordos comerciais da história, que pretende reduzir as barreiras em uma área que cobre um terço da população e da produção econômica mundiais. A Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, na sigla em inglês) representa um grande passo para a integração econômica na região e nasce após quase uma década de negociações. (...) O RCEP inclui a maioria dos acordos existentes assinados pelos dez membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) — Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnã — e os mescla em um único pacto multilateral com Austrália, China, Japão, Nova Zelândia e Coreia do Sul.

Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/11/paises-

da-asia-pacifico-assinam-um-dos-maiores-acordos-de-livre-comercio-da-historia.shtml. Acesso em 01 set. 2021

Page 18: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

18

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

Após o governo de Donald Trump ter abandonado a Parceria Transpacífico (TPP), a China surpreende com a criação um bloco de grandes proporções na Bacia do Pacífico. Algumas questões de ordem geopolítica histórica chamaram a atenção após a composição do novo bloco, como: a) O Vietnã compor o bloco com a China, países com divergências ideológicas e políticas. b) Austrália e Nova Zelândia aceitarem compor um bloco econômico pela primeira vez. c) Japão e Coreia do Sul, tradicionais aliados dos Estados Unidos na região, formarem o bloco com a China, país com o qual tiveram animosidades no passado. d) O primeiro bloco econômico de grande expressão econômica sem um país-membro do G7. e) Atrair Tigres Asiáticos de diferentes gerações como Laos, Camboja e Vietnã. 132 -

(Mucama e o menino. Pernambuco, 1860)

As relações entre senhores e escravizados, ao longo da História do Brasil, demonstrou o caráter econômico e os interesses de uma classe sobre a outra, aos quais

a) a escravização de africanos se tornou a principal fonte de renda no período republicano, para os antigos senhores e agora coronéis. b) a escravidão no Brasil tem suas bases na escravidão do mundo antigo, aos quais uma pessoa se tornava escravizada por conflitos ou por dívidas. c) a escravização de africanos se tornou das mais rentáveis e duradouras atividades econômicas nos períodos colonial e imperial. d) a escravização de africanos era voluntária, visto que os próprios africanos já tinham em seu continente essa cultura. e) a escravização de africanos no Brasil substituiu e superou a escravização indígena no contexto colonial. 133 - “Tales foi o iniciador da reflexão sobre a physis, pois foi o primeiro filósofo a afirmar a existência de um princípio originário e único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio de tudo é a água. Tudo se origina a partir dela. Essa proposta é importantíssima [...] podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar de começo da formação do universo.”

REALE, Giovanni. História da filosofia. São Paulo: Loyola, 1990.

Sobre os filósofos pré-socráticos e o surgimento da filosofia, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO: a) Os filósofos eleatas, entre os quais Parmênides e Zenão, defenderam a ideia de que o movimento seria ilusório. b) Os primeiros filósofos, como Tales de Mileto, apresentaram uma justificação religiosa para os fenômenos naturais. c) Os filósofos pré-socráticos preocuparam-se primordialmente com a questão cosmológica e buscaram na natureza (physis) os princípios geradores da realidade. d) Heráclito afirmava que o real resulta do embate e da conjunção de aspectos contrários, a guerra entre os opostos. e) Demócrito defendia que o universo era composto por partículas indivisíveis que se movimentam no vácuo, os átomos.

Page 19: Simuladão ENEM 2021 - Ciências Humanas

19

WWW.PROFESSORFERRETTO.COM.BR

134 - Jogos Olímpicos de Verão de 2020 conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXII Olimpíada, ou como Tóquio 2020, foi realizado em 2021 devido à pandemia de COVID-19. O horário dos jogos foi um desfio para os brasileiros, pois Tóquio adota o fuso horário 135º E (GMT+9) e a Hora de Brasília adota o fuso 45º W (GMT-3). O jogo de futebol masculino Brasil x Alemanha ocorreu às 20h30 do dia 22 de julho no Japão. Que horas a partida foi transmitida ao vivo para Alemanha (15°E)¹ e para o Estado do Acre (75°W), respectivamente? 1. No momento da partida a Alemanha adotava o horário de verão. a) 13h30 e 6h30 do mesmo dia. b) 12h30 e 8h30 do mesmo dia. c) 12h30 e 7h30 do dia anterior. d) 14h30 e 5h30 do mesmo dia. e) 13h30 e 7h30 do mesmo dia. 135 - Livro de Registro dos Saberes - Criado para receber os registros de bens imateriais que reúnem conhecimentos e modos de fazer enraizados no cotidiano das comunidades. Os Saberes são conhecimentos tradicionais associados a atividades desenvolvidas por atores sociais reconhecidos como grandes conhecedores de técnicas, ofícios e matérias-primas que identifiquem um grupo social ou uma localidade. Geralmente estão associados à produção de objetos e/ou prestação de serviços que podem ter sentidos práticos ou rituais. Trata-se da apreensão dos saberes e dos modos de fazer relacionados à cultura, memória e identidade de grupos sociais. (IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

Segundo a concepção do Registro dos Saberes do IPHAN, corresponde ao patrimônio

Segundo a concepção do Registro dos Saberes do IPHAN, corresponde ao patrimônio

a) Floresta Amazônica

b) Igreja São Francisco de Assis, em Ouro Preto-MG

c) Desfile de escolas de samba no Rio de Janeiro

d) Arraial de Campina Grande-PB

e) Produção de viola de cocho

notas