Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos...

4
Campanha de Sindicalização 2012: Juntos somos mais fortes! Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos, Cerâmica, Mármores, Granitos e Produtos de Cimento Armado - Edição Julho 2012 Com o objetivo de unificar a categoria e fortalecer a luta pela manutenção e amplia- ção de direitos, o SIND’LADRILHOS inicia em julho de 2012 a Campanha de Sindicalização. O tema deste ano é “Juntos Somos Mais Fortes!” Entre os destaques da ação está o sorteio de prêmio no encerramento da campanha, que será em dezembro de 2012. Os já asso- ciados e os novos sócios concorrerão a três prêmios: o 1º lugar uma TV LCD de 29" , o 2º lugar um notebook e o 3º uma bicicleta. “A Campanha de Sindicalização é de fundamen- tal importância para fortalecermos nossa luta por mais direitos. A nossa união será nossa força em busca de mais conquistas”, afirma o presidente do SIND’LADRILHOS, Nelson Souza Santos. As sindicalizações poderão ser feitas via e- mail/fax (sob confirmação do Sindicato), pela visita do diretor nas empresas, ou presencial, na sede ou nas sub sedes, através do pre- enchimento de ficha de sindicalização. Os cadastramentos de novos sócios serão fei- tos até novembro de 2012. Saiba mais na página 03 O Sind´ladrilhos conectado com você O SIND’LADRILHOS está na rede! Agora, além do jornal “Linha da Pedra”, a categoria conta com um site moder- no, funcional e com conteúdo diário, que vai das infor- mações relacionadas à luta classista (mármores, granito, artefatos de cimento, cerâmica, olaria) a temas como economia, indústria, política, educação, conjuntura, esporte, lazer, dentre outros. Além disso, o SIND’LADRILHOS está nas redes sociais. Siga-nos: Site: www .sindladrilhos.org .br Facebook: Sind’ladrilhos Flickr: www .flickr .com/sindladrilhos SIND’LADRILHOS promove palestra sobre saúde e segurança no trabalho. Pág. 02 Sindicato inaugura mais uma sede. Pág. 03 Empresas descumprem a CCT e não pagam benefícios. Pág. 04

Transcript of Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos...

Page 1: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos ...sindladrilhos.com.br/site/wp-content/uploads/2011/10/SINDLADRILHOS... · tar esta categoria, e isso ... nocivos deverá

Campanha de Sindicalização 2012: Juntos somos mais fortes!

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos, Cerâmica, Mármores, Granitos e Produtos de Cimento Armado - Edição Julho 2012

Com o objetivo de unificar a categoria efortalecer a luta pela manutenção e amplia-ção de direitos, o SIND’LADRILHOS iniciaem julho de 2012 a Campanha deSindicalização. O tema deste ano é “JuntosSomos Mais Fortes!”

Entre os destaques da ação está o sorteiode prêmio no encerramento da campanha,que será em dezembro de 2012. Os já asso-ciados e os novos sócios concorrerão a trêsprêmios: o 1º lugar uma TV LCD de 29" , o 2ºlugar um notebook e o 3º uma bicicleta. “ACampanha de Sindicalização é de fundamen-tal importância para fortalecermos nossa lutapor mais direitos. A nossa união será nossaforça em busca de mais conquistas”, afirmao presidente do SIND’LADRILHOS, NelsonSouza Santos.

As sindicalizações poderão ser feitas via e-mail/fax (sob confirmação do Sindicato), pelavisita do diretor nas empresas, ou presencial,na sede ou nas sub sedes, através do pre-enchimento de ficha de sindicalização. Oscadastramentos de novos sócios serão fei-tos até novembro de 2012.

Saiba mais na página 03

O Sind´ladrilhos conectado com vocêO SIND’LADRILHOS está na rede! Agora, além do jornal“Linha da Pedra”, a categoria conta com um site moder-

no, funcional e com conteúdo diário, que vai das infor-mações relacionadas à luta classista (mármores,granito, artefatos de cimento, cerâmica, olaria) a

temas como economia, indústria, política, educação,conjuntura, esporte, lazer, dentre outros. Além disso, o

SIND’LADRILHOS está nas redes sociais. Siga-nos:

Site: www.sindladrilhos.org.brFacebook: Sind’ladrilhosFlickr: www.flickr.com/sindladrilhos

SIND’LADRILHOS promove palestrasobre saúde e segurança no trabalho.

Pág. 02Sindicato inaugura mais uma sede.

Pág. 03Empresas descumprem a CCT e

não pagam benefícios.Pág. 04

Page 2: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos ...sindladrilhos.com.br/site/wp-content/uploads/2011/10/SINDLADRILHOS... · tar esta categoria, e isso ... nocivos deverá

Foi realizado no dia 15 de junhona sede do SIND’LADRILHOS, emSalvador a palestra: Saúde e Se-gurança no Ambiente de Traba-lho: desafios para a categoria. Ocurso, destinado aos diretores dosindicato, foi ministrado pelo gestorambiental e de segurança no traba-lho, Luiz Araújo.

Na ocasião foram apresentadosos principais riscos à saúde aosquais os (as) trabalhadores (as) daindústria da transformação (mármo-res, granitos, ladrilhos, artefatos decimento e cerâmica) estão expos-tos. Dentre eles, problemas respi-ratórios graves ocasionados pelainalação da poeira da cerâmica e

2

Palestra sobre Saúde e Segurança discutedireitos dos (as) trabalhadores (as)

das fibras de amianto.O manejo destas substâncias e as

condições insalubres de trabalhocaracterizam a profissão como umaocupação de risco, que de acordocom o Decreto de Lei 3.048/99 daPrevidência Social, dá direito a apo-sentadoria especial.

O que é o Perfil Profissiográfico Previdenciário - PPP?

Olá, companheiros (as)!

Chega a suasmãos mais uma edi-ção do Linhas dePedra, com desta-que especial para aCampanha deS i n d i c a l i z a ç ã o2012. Nosso maiororgulho é represen-tar esta categoria, eisso só é possívelgraças ao trabalho de unidade que temsido realizado entre o Sindicato e os (as)trabalhadores (as) ao longo dos anos. Foiessa atuação conjunta que possibilitou,inclusive, garantias fundamentais noacordo coletivo. Por isso a sindicalizaçãoé tão importante. Além de garantir que anossa categoria esteja fortalecida e mo-bilizada para enfrentar as lutas do dia adia e avançar nas conquistas, ela ofere-ce condições ao sindicato de defenderos (as) trabalhadores (as).

Nossa luta tem surtido efeito. Conquis-tamos cesta básica, anuênio, participa-ção nos lucros e produtividade e reajus-tes salariais com ganhos reais acima damédia nacional. Portanto, se você aindanão é sócio, não perca tempo! Sindicali-ze-se! Procure um diretor doSIND’LADRILHOS ou a Secretaria Ge-ral em nossa sede ou em nossas subsedes em Feira de Santana eAlagoinhas. Teremos o maior prazer ematendê-lo (la)!

Para comemorar a sua sindicalização,ao final da campanha sortearemos trêsbrindes: 1 TV LCD de 29", 1 notebook e1 bicicleta.

Benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições pre-judiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito à aposentadoria es-pecial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho, efetivaexposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associaçãode agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício(15, 20 ou 25 anos).

A aposentadoria especial será devida ao segurado empregado, trabalha-dor avulso e contribuinte individual. Além disso, a exposição aos agentesnocivos deverá ter ocorrido de modo habitual e permanente, não ocasionalnem intermitente.

Para ter direito à aposentadoria especial, é necessário também o cumprimentoda carência, que corres-ponde ao número mínimo de contribuições mensais in-dispensáveis para que o segurado faça jus ao benefício. Os inscritos a partir de25 de julho de 1991 devem ter, pelo menos, 180 contribuições mensais.

A comprovação de exposição aos agentes nocivos será feita por formuláriodenominado Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), preenchido pela em-presa ou seu preposto, com base em Laudo Técnico de Condições Ambientaisde Trabalho (LTCAT) expedido por médico do trabalho ou engenheiro de se-gurança do trabalho.

Aposentadoria Especial

O PPP é o documento histórico-laboral do trabalhador que reúne dadosadministrativos, registros ambientais e resultados de monitora-ção biológi-ca, entre outras informações, durante todo o período em que este exerceusuas atividades.

O PPP deverá ser emitido e mantido atualizado pela empresa empregado-ra, no caso de empregado. O sindicato da categoria está autorizado a emitir oPPP somente para trabalhadores avulsos a ele vinculado.

A empresa é obrigada a fornecer cópia autêntica do PPP ao trabalhador emcaso de rescisão do contrato de trabalho ou de desfiliação do sindicato.

E X P E D I E N T EInformativo Linhas da Pedra -Publicação do Sindicato dosTrabalhadores nas Indústrias de

Ladrilhos Hidráulicos, Produtos de Cimento, Mármore, Grani-to, Artefatos de Cimento Armado, Olaria e Cerâmica para aConstrução da Cidade do Salvador - Nº 9 - Julho/2012 - End:Av.Luís Tarquínio,44, Boa Viagem- Salvador/Ba- Tel/fax: (71)3312-6377 - E-mail: [email protected] - Presiden-te: Nelson Santos Souza;Vice Presidente: Edmilson do CarmoSilva; Secretário Geral:Osmario Batista de Oliveira; Secretáriode Administração e Finanças: Evandro Sales da Rocha; Secre-tário de Assuntos Jurídicos e Saúde: Daniel Reis Silva; Secre-tário para Formação e Comunicação: Lourival da Silva; Sec. p/Ass. Sociais e Aposentado: Cipriano Menezes de OLiveira;Suplente: Jefithe dos Santos Cruz; Suplente: Onofre AraujoAlmeida; Suplente: Joselito Bezerra de Jesus; Suplente:Ulisses Santana de Jesus; Suplente: Elinaldo de Araujo Alves;Suplente: Gildo Teles dos Santos; Suplente da Diretoria:Renivaldo Alves dos Santos; Conselho Fiscal - Efetivo: JoséManuel Peixoto; Conselho Fiscal – Efetivo: Paulo Robertoda Silva Santos; Conselho Fiscal – Efetivo: Marcos dos San-tos; Conselho Fiscal – Suplente: Nelson de Jesus dos Anjos;Conselho Fiscal – Suplente: Roberto de Souza Santos; Con-selho Fiscal – Suplente: Ildefonso Bispo dos Santos. Jorna-lista Responsável: Camila França (MTE/BA 4087);Editoração eletrônica e arte final: Lívia Marinho; Impressona gráfica do SINTRACOM-BA.

Edição fechada em 6/7/2012.

Nelson SouzaPresidente/

SIND’LADRILHOS

E D I T O R I A L

Page 3: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos ...sindladrilhos.com.br/site/wp-content/uploads/2011/10/SINDLADRILHOS... · tar esta categoria, e isso ... nocivos deverá

3

Ser sócio (a) do Sindicato é fortalecer a luta contra os patrões, que, na sede delucros, exploram os trabalhadores de várias formas.

Um Sindicato forte e de luta é a melhor forma de resistir a esses ataques eavançar em nossas conquistas. Nisso entra a força dos (as) trabalhadores (as).

Quanto mais sócios o SIND’LADRILHOS tiver, mais força ele terá paragarantir nossas reivindicações. Além de fortalecer nossa luta, os (as) sócios(as) e seus dependentes podem usufruir de diversos benefícios.

Trabalhador (a), nossa luta não temsentido sem a sua participação!

SINDICALIZAÇÃO

Departamento JurídicoO Departamento Jurídico está voltado para a defe-sa dos interesses dos (as) trabalhadores (as). En-tre eles, reintegração por demissões ilegais e paga-mento de direitos e benefícios, etc. .

Saúde do trabalhador (a)O SIND’LADRILHOS possui convênios com clínicasem Salvador, Camaçari e em Feira de Santana, queoferecem serviços nas seguintes especialidades:clinica, cardiologia, ginecologia, odontologia e pedi-atria, para o (a) trabalhador (a) e seus familiares.

Comunicação e Informação. Os (as) trabalhadores (as) podem contar com os se-guintes canais de comunicação : jornal Linhas de Pe-dra, o site da entidade e os perfis nas redes sociais.FormaçãoO SIND’LADRILHOS promove e realiza cursos, pa-lestras e seminários sobre assuntos de interessegeral e da categoria.Sede própriaO SIND’LADRILHOS cresceu e teve que ampliar anúmero de sedes para atender os (as) trabalhado-res. Hoje já são três: Salvador, Feira de Santana e arecente inaugurada: Alagoinhas.

Sócio tem mais vantagens!

Inaugurada nova sede doSIND’LADRILHOS

CONVÊNIOS SALVADOR/BA• Assistência Jurídica Trabalhista - Drº MiguelÂngelo Cerqueira - Horário: todas as quartas-feiras das 10:00 às 12:00 - End. Sede do Sindicato. Tel.: (71) 3312-6377.• Clinico/Cardiologista- Drº Adernoel - Horário: De Terça a Sexta-Feira das13:00 às 17:00 - End. Av. Garibaldi Edifício Centro Médico Itamaraty 5º Andar- Sala 503 - Tel: (71) 3235-6591.• Odontologia - Drº Marcio (Ligar e marcar através do Tel.: (71) 3322-6093em seguida ligar para o sindicato (71) 3312-6377) - Horário: Segunda a Sexta-Feira - End. Av. Sete de Setembro, 88, Edf. Barão do Rio Branco, Sala 304,Próximo ao Relógio de São Pedro.

CAMAÇARI/BA• Clinica Odontológica - QUALIODONTOHorário Quartas e Quintas-Feiras das 08:00 ás 12:00 horas e das 13:00 às 17:30- End. Av. Getúlio Vargas nº 218, 1º Andar - Salas 103/104 Centro Camaçari -Tel:(71) 3627-1721• Assistência Jurídica - Drº Gilson C. Santana - Tel.: (71) 4111-0858• Valmir S. Magalhães (71) 3378-3893 - End: Rua Francisco Drumond, Nº 41C,Centro 1º Andar .

FEIRA DE SANTANA-BA• Ginecologista Sexta-Feira às 7:30• Pediatria: Segunda- Feira às 8:00 e Quinta-Feira às 7:00• Clinico Geral: Quinta- Feira às 7:00 e Sexta-Feira às 11:00• Odontologia: - Todos os dias a partir das 8:00Local: Sindicaver - End.: Rua Fernando Ferraz, nº 589, Bairro Brasília, Feirade Santana/Ba - Tel.: (75) 3221-4868 /(71) 9972-4288

A nova sede que fica localizada na RuaAnísio Cardoso, nº01, Sala 203, em cima daFarmácia do Trabalhador, no bairro de Cal-çadão, em Alagoinhas, foi criada com o ob-jetivo de melhor atender os (as) trabalhado-res (as) da região.

Todo tipo de assistência ao trabalhadorserá prestada no local, desde as denúnciascontra as empresas que descumprem a CCTe a sindicalização, à marcação e realizaçãode homologação.

A responsável poratender os (as) tra-balhadores (as)será a senhoraJacira. Dúvidas eagendamentos po-dem ser feitos atra-vés do te lefone:(75) 9927-3481.

Page 4: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Ladrilhos ...sindladrilhos.com.br/site/wp-content/uploads/2011/10/SINDLADRILHOS... · tar esta categoria, e isso ... nocivos deverá

4

Trabalhadores (as) da ETERNITrepudiam mudanças na PLREMesmo após o SIND’LADRILHOS

protocolar em 17 de dezembro de2011 a pauta de negociação PLRE(Participação de Lucros e Resulta-dos), e ter convocando uma reu-nião para início de janeiro de 2012,os (as) trabalhadores (as) não ti-veram nenhuma resposta da dire-ção da empresa.

Seis meses depois, no dia 06 dejunho de 2012 a Eternit mudou asmetas a serem atingidas para queos (as) trabalhadores (as) pudessemter os benefícios da PLRE. Revolta-dos, os (as) trabalhadores (as) re-pudiaram a proposta em assembleia.

A categoria não aceita as miga-lhas oferecidas pela Eternit, que noprimeiro trimestre de 2012 teve lu-cro líquido de cerca de R$ 30 mi-lhões. Um crescimento de 78% fren-te ao mesmo período de 2011.

Vamos repartir esse bolo em par-

T&AApós o paralização de sete dias, conforme

divulgado na edição de abril do Linhas de Pedra,em virtude do não pagamento do DSR e daprodução de mais de 33 mil toneladas de material,os (as) trabalhadores (as) já podem comemorar. Aempresa já realizou o pagamento e secomprometeu que não deixará mais os (as)trabalhadores (as) sem receber a produtividade.

Postes NordesteOs trabalhadores (as) que reclamavam das horas

extras não pagas já receberam o benefício, e aempresa se comprometeu a pagar as horas sempreque devidas.

tes justas. Ou não somos nós, os(as) trabalhadores (as), responsá-veis por toda esse lucro!?

Empresas descumprem CCTQuadra e DMO

A Quadra Comercio e Indústria deArgamassa e a DMO Indústria e Co-mercio de Argamassa Ltdas, ambasdo mesmo grupo, estão massacran-do os (as) trabalhadores (as). Elascombinaram para deixar o (a) traba-lhador (a) com fome e não estãopagando a cesta básica. OSIND’LADRILHOS já notificou asempresas e solicitou às mesmas queo benefício seja pago o mais rápidopossível ou serão denunciadas aoMinistério Público do Trabalho.

MolizaA Moliza Revestimentos Cerâmicos

também não está brincado em servi-ço no quesito judiar com o (a) traba-lhador (a). É atraso na entrega dacesta básica e do pagamento dasrescisões contratuais, e o pior: não

pagam o plano de saúde.Olha só a jogada. A empresa reco-

lhe a participação do (a) trabalhador(a) no plano de saúde, desconta nocontra cheque e não repassa para osplanos. O resultado disso tudo: tra-balhadores (as) e suas famílias ficamsem assistência médica. Isso é jus-to? Questiona o SIND’LADRILHOSà direção da Moliza.

Assédio MoralOs (as) trabalhadores (as) da Ce-

râmica Betel estão se queixandoque os encarregados os estão tra-tando com assédio moral. O assé-dio moral é uma forma de violênciano trabalho, e é definido como aexposição dos (as) trabalhadores(as) a situações humilhantes econstrangedoras, repetitivas e pro-longas durante a jornada de traba-lho. Para os que não sabem, ou fin-gem não saber, assédio moral é cri-me e pode dar de três meses a umano de detenção, além de multa.

Os pagamentos começam em agosto e ficam disponíveis parasaque até 28 de junho do ano que vem. Confira na lista abaixoa data para recebimento do seu PIS:

Governo começa a pagar emagosto abono salarial para

inscritos no PIS/Pasep

Empresas cumprem acordoe pagam benefícios