sintese encontro 4_2014.docx file · Web viewSÍNTESE DO 4º ENCONTRO DAS TICS....

4

Click here to load reader

Transcript of sintese encontro 4_2014.docx file · Web viewSÍNTESE DO 4º ENCONTRO DAS TICS....

Page 1: sintese encontro 4_2014.docx file · Web viewSÍNTESE DO 4º ENCONTRO DAS TICS. Data: 05/06/14. Realizada com a colaboração de Fernanda Andrade . Estiveram presentes 14 pessoas,

SÍNTESE DO 4º ENCONTRO DAS TICSData: 05/06/14Realizada com a colaboração de Fernanda Andrade

Estiveram presentes 14 pessoas, representando os seguintes projetos/instâncias: Prêmio Itaú Unicef, Plataforma do Letramento, Olimpíada de Língua Portuguesa, GPA, NTIC, PGE/Progestão, Comunidade Integrada/TO; Educação com Arte; Coordenação Técnica; GPL; Programa Jovens Urbanos.

APRESENTAÇÃO: Daniel Gelini Quaresma – O uso das tecnologias na escola de ensino integral (diretor da Escola Estadual Ayres de Moura - Escola de Ensino Integral – Fundamental, SP)

Perfil da Escola

● Localizada na Vila Jaguara, na zona noroeste de São Paulo;● Escola de Educação Integral de Ensino Fundamental II e EJA e ETEC no período noturno, mas com

intenção de ampliar sua atuação para o Ensino Médio, também com a proposta de Ed. Integral;● 15 salas de aula, com uma população escolar de 525 alunos.

Infraestrutura tecnológica disponível na escola:

● Lousa digital● 120 netbooks para uso dos alunos● Todos os professores ganharam um notebook● Wifi, que no entanto não é acessível aos alunos● Ponto Acessa

Relação da escola com a tecnologia

● Professores não recebem formação para uso da tecnologia. Aqueles que conhecem um pouco mais ensinam os colegas.

● Na orientação de estudos usam muitos recursos tecnológicos – o quê? Por quê?

● Computadores disponíveis na biblioteca para uso dos alunos para elaboração de pesquisas

● Ainda não há eletivas que conciliem sua proposta pedagógica e tecnologia

Ensino Integral na rede de São Paulo

● Surge inicialmente me 500 escolas da rede estadual durante a 1ª gestão de Geraldo Alckmin (2003 – 2006) como Escola de Tempo Integral, com proposta de ampliação da carga-horária de 05 para 09 horas diárias.

Page 2: sintese encontro 4_2014.docx file · Web viewSÍNTESE DO 4º ENCONTRO DAS TICS. Data: 05/06/14. Realizada com a colaboração de Fernanda Andrade . Estiveram presentes 14 pessoas,

● Reestruturada em 2012, durante a 2ª gestão Alckmin (2011-2014), a proposta que tem inspiração no modelo pernambucano é implementada em escolas-piloto (como a EE Ayres de Moura). Hoje há 182 escolas nesse modelo em SP (lei 1164 – 2012). O plano é de chegar a 2000 mil escolas até 2020.

● Pela proposta, escolas de educação integral passaram a receber forte investimento em infraestrutura tecnológica.

● Escolas que aderem à proposta assumem o compromisso de disseminar o modelo e suas práticas para outras escolas da rede estadual.

Ensino Integral na EE Ayres de Moura

● Pedagogia da presença: todos os professores e gestores trabalham 40h/semana na escola com remuneração e regime de contratação adequados.

● Proposta trabalha a partir do princípio da gestão democrática, respeitando os ATPCs, ampliando espaços de participação de toda a população escolar e da comunidade (ex. Assembleias aos sábados, Grêmio Estudantil, Clube Juvenil (11 espaços criados a partir da proposta dos jovens e coordenados pelos diretores e vice-diretores)) → No início, havia conflito entre os jovens e as famílias, que esperavam uma escola tradicional e encontravam outra situação.

Proposta pedagógica

● Todos os dias, nos últimos 50 minutos do expediente, é feito trabalho pedagógico com todos os professores.

● Trabalha com a perspectiva de projeto de vida, que passa a ser trabalhado com o aluno desde o início da sua trajetória na escola, momento em que acontece também o processo de acolhimento, promovido por outros alunos da escola que já estão no final do ciclo.

● Currículo Comum aliado a Parte Diversificada (Orinetação de Estudos, Projeto de Vida, Projetos, Eletivas e Culminância (apresentação do resultado final do processo)).

Avaliação

● Sistema de avaliação ADEI – usam a ferramanta Geek (será que é isso mesmo? Ele não tinha certeza do nome.

● Escola apresentou bom desempenho nas avaliações educacionais estadual e nacional.

Page 3: sintese encontro 4_2014.docx file · Web viewSÍNTESE DO 4º ENCONTRO DAS TICS. Data: 05/06/14. Realizada com a colaboração de Fernanda Andrade . Estiveram presentes 14 pessoas,

ENCAMINHAMENTOS:1. O capítulo sobre inovação do Guia TIC Cenpec será finalizado por uma comissão formada por: Cacá

Charoux, Márcia Coutinho e Regina Estima. Esse texto será apresentado no 5º encontro, a ser realizado em 14 de agosto.

2. Texto sobre recomendações para a elaboração dos projetos: uma comissão (Adriana Vieira, Denise Lotito e Thiago Pereira) vai fazer uma proposta e trazer para o 5º encontro, a ser realizado em 14 de agosto. Esse grupo vai repensar a possibilidade de reorganização do Guia a partir das recomendações de inserção dos temas Marco Civil (que vira o 5º ponto da 1ª parte do Guia “Iniciando a conversa”), Inovação e os destaques da pesquisa TIC na Educação 2012.

3. Conclusão sobre a pesquisa TIC na Educação 2012: até 5º encontro do GD (agosto) o grupo vai ler as anotações feitas no Gdocs e completar o documento com perguntas/dúvidas que serão enviadas ao organizador da pesquisa (Juliano Capri). Tentaremos convidá-lo para um hangout em agosto/setembro para fazer essas perguntas a ele. Fazer contato com ele para saber quando sairá a pesquisa com os dados de 2013. Tentar fazer coincidir o hangout com a data em que ele já tenha algo para nos contar sobre a pesquisa nova.

4. Elaborar um projeto de formação de professores para o uso pedagógico da tecnologia digital para a escola EE Ayres de Moura. Ideias iniciais:

● Não há financiamento: precisamos nos organizar para fazer no tempo que temos, com os recursos que temos;

● Fazer uma visita à escola para conhecer;● Comunidade de aprendizagem para os professores – proposta de troca de ideia e

experiência com “pares avançados” – se essa ideia permanecer, utilizar os encontros do GD sobre Redes/Comunidade virtual para pensar sobre isso.

● Conversar com os professores para saber o que eles já sabem, usam e o que gostariam de conhecer

● Usar os materiais que já temos: coleção Ensinar e aprender no mundo digital, p. ex.5. Incrementar o Guia com Recursos Digitais6. Fazer oficinas de uso de tecnologia para nossos formadores: essa ideia pode ser levada para o GD de

Formação