Sintonia News LatAm
-
Upload
ronaldo-albuquerque -
Category
Documents
-
view
223 -
download
1
Embed Size (px)
description
Transcript of Sintonia News LatAm

www.arystalifescience.com.br
p. 8Lançamentos,
eventos técnicos e parcerias
Cada vez mais presente na amériCa Latina
p. 11atencÃo À postura!
sua coluna aGraDece
p. 12JÁ proVou cazuela,
chipa Guazu ou paisa?
News LatAmNúmero 8 Outubro 2013
ArgeNtiNAdesde 2001
PArAguAidesde 1999
ChiLe desde 1978
BoLíviAdesde 2002
BrAsiLdesde 1968
CoLômBiAdesde 1968
CAriBe & AmériCA CeNtrAL desde 2000
méxiCodesde 1999

12RelaxConheça os pratos típicos de
Chile, Paraguai e Colômbia
Sintonia News LatAm: Veículo online do projeto Sintonia LatAm. Coordenação Geral: Antonio Carlos Costa. Supervisão: Claudine Divitis e Viviane Eloi. Correspondentes: Argentina: Eduardo Maier; Bolívia: Carlos Sossa; Colômbia: Andrea Rojas; Chile: Rodrigo Bravo; México: Heberto Lerma; Paraguai: Nicolas Zarate. Produção Editorial: Texto Comunicação Corporativa. Revisão Espanhol: Andrea Rojas. Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291). Projeto Gráfico e Design: Ronaldo Albuquerque. Fale com a Redação: +5511 3054-5034 ou [email protected]
Editorial Flavio Prezzi, Presidente & CEO 3
DestaqueCada vez mais presente na América Latina 4
Aconteceu na LatAmIniciativas realizadas pela empresa nos países
da América Latina onde está presente8
Qualidade de VidaCuidado com a postura! 11
Índice
2
12
10
8
6
Fatos RelevantesProjetos da Arysta LatAm que reforçam
o compromisso da empresa com os colaboradores, a sociedade e o mercado
6
participe do sintonia news Latam!cLique no ícone da pÁgina de interesse e enVie suas sugestões
e comentÁrios
MovimentoCarlos Angulo na Argentina

A vida nos ensina que temos de aprender com as lições do passado. Nos negócios, a lógica é a mesma: devemos festejar as conquistas alcançadas e avaliar com profundidade eventuais tro-peços. No mundo empresarial, estamos sempre voltados para a busca de resultados e é no futuro imediato que está o sucesso.
Trazendo para a realidade, 2013 tem sido um ano desafiador para a Arysta. E isso ocorre em quase todos os países da Latam. Os três primeiros trimestres foram vencidos com muito planeja-mento, foco na estratégia e empenho das nossas equipes. Para-béns a todos.
Porém, é o 4º trimestre que faz a diferença e é determinante para a vitória. Em outras palavras, se queremos vencer esse jogo, o período entre Outubro e Dezembro é chave.
Por isso, é preciso que o nosso time esteja concentrado, empe-nhado e com espírito de vencedor. Vamos ganhar o jogo, crescer no mercado, mas isso exige esforço extra de todos.
É preciso destacar que temos tido muito êxito nos últimos anos. Temos tido crescimento de dois dígitos, sempre acima do mercado, com a introdução de produtos, novas áreas de atua-ção, crescimento com produtos proprietários em culturas cha-ve, além, é claro, da melhoria da qualidade do negócio. Estamos crescendo com consistência! Temos esse reconhecimento da nossa matriz.
Em relação a 2013, há pontos positivos e outros desafiadores. O Brasil está fazendo a sua parte e, mesmo enfrentando dificul-dade como a elevação da taxa de câmbio e aumento dos cus-tos, deverá fechar o ano com crescimento superior ao mercado.
Colômbia e Caribe & América Central convivem com merca-dos internos adversos além de problemas de inventários, o que tem dificultado o avanço das vendas conforme o planejado. Mas também contamos com a garra das equipes para entregar a nova meta negociada.
Paraguai e Bolívia seguem certos de seu crescimento, mas é preciso confirmar o bom desempenho no quarto trimestre e contribuir para o resultado da região.
Flavio PrezziPresidente & CEO Arysta LatAm
Editorial
3
Vamos ganhar esse jogo!O Chile reformulou a distribuição e melhorou a rentabilidade
em alguns segmentos, estando nos trilhos para superar os resul-tados esperados. É preciso manter o foco para comemorar o bom desempenho.
O México conta com uma equipe vibrante e renovada e tem toda a confiança para também fechar 2013 nos níveis desejados e até superar o mercado.
A Argentina terá um grande crescimento em relação ao ano passado. Recentes reforços na equipe nos dão confiança de que estamos no caminho certo.
Vale ressaltar o comprometimento da equipe de Supply Chain no atendimento das estimativas de vendas; saímos de 7.000 t de ORTHENE® para mais de 12.000 t em 2013. É um exemplo de superação!
A bola está no nosso campo. Temos excelentes produtos, uma estratégia clara, uma equipe preparada e motivada e iniciativas de todas as áreas que fazem a diferença.
Mais uma vez conto com o empenho de todos para fechar mais um ano de muito sucesso.
envie seu comentário

A Arysta sente-se orgulhosa
em ter papel de destaque na
produção de alimentos na
América Latina
Destaque
4
A Arysta LatAm é uma das unidades mais importantes para nossa empre-sa. E não é para menos. Afinal, desde o início das atividades na América Latina, são muitos anos de trabalho, dedicação e investimentos. A marca Arysta nasceu em junho de 2005 e, desde sua criação, se posiciona como um dos mais impor-tantes fornecedores de agroquímicos e produtos de nutrição vegetal do mer-cado latino-americano, sendo reconhe-cida pela parceria com os produtores rurais e novas tecnologias em produtos e serviços, além de boas práticas, res-ponsabilidade socioambiental e engaja-mento dos colaboradores.
Essa sólida presença é comprovada pelas unidades industriais no Brasil, na
Colômbia e no México, centro de pes-quisas de novos produtos no Brasil, mais de 780 colaboradores e bases instala-das no Brasil, Chile, Colômbia, México, Argentina, Paraguai, Bolívia e Caribe & América Central.
A importância da América Latina para a Arysta decorre, também, do grande potencial de produção de alimentos da região. Em 2013, mais de 250 milhões de toneladas de grãos estão sendo co-lhidas entre o México e a Argentina. Esse volume equivale a mais de 10% da ofer-ta global. No caso da soja, por exemplo, a América Latina participa com mais de
presença Forte na américa Latina
60% da produção mundial, estimada em 284 milhões/t. Os exemplos de lide-rança se sucedem na cana, no milho, no café, na laranja e nas carnes. No caso da carne bovina, mais de ¼ da oferta mun-dial sai da América Latina.
“A Arysta sente-se orgulhosa em ter papel de destaque na produção de alimentos na América Latina. Não se pode esquecer que a região conta com a maior área agriculturável do mundo para expansão. Assim, a Arysta dá sua contribuição para alimentar, com qua-lidade e segurança, cerca de 600 mi-lhões de pessoas na região e mais de 150 países no mundo todo”, assinala Flavio Prezzi, Presidente & CEO da Arysta para a América Latina.
“A razão do nosso crescimento na América Latina está na construção de um relacionamento de confiança com
“
“
Flavio Prezzi, Presidente & CEO da Arysta
para a América Latina
envie seu comentário

os nossos parceiros e a preocupação de oferecer condições de trabalho motiva-doras aos nossos colaboradores”, refor-ça o Presidente.
Brasil e Colômbia completam 45 anos de história de sucesso na América Latina. O Brasil é, hoje, a sede da divisão regio-
5
Jaime Salazar é o Gerente da fábrica da Colômbia. Ele está há 35 anos na empresa, tendo acompanhado de per-to o processo de transforma-ção dela até se tornar Arysta. “O crescimento da nossa empresa é impressionante. Após tantos investimentos, novos produtos e inovações, fico feliz em fazer parte de uma organização parceira do campo e que respeita os seus colaboradores”, afirma Salazar.
Ele começou como office- boy e atualmente é Analista de Importação e Exportação na sede da Arysta LatAm, em São Paulo. Valdir Ferreira está na empresa há 31 anos, mas – segundo ele – “parece que foi ontem”. Ele se sente feliz por
JAIME SALAzAR“Fico feliz em fazer parte de uma organização parceira do campo e que respeita os seus colaboradores”
VALDIR FERREIRA“É uma empresa
sempre em crescimento que valoriza os seus
colaboradores”
SOLON SANtOS“A empresa faz parte da minha vida e aqui é minha casa”
nal e responsável pelo abastecimento do mercado interno e também dos países vizinhos.
A Arysta Colômbia é um dos maiores players do mercado local, já tendo mul-tiplicado por dez suas vendas anuais, e atende também os países vizinhos, como
Equador, Peru e Bolívia e a América Central.“Nossa atuação tem um importante
componente de inovação. Um exemplo: somente nos últimos dois anos lança-mos 14 produtos para diferentes cultu-ras na Colômbia”, destaca Miguel Andrés Toro, Diretor Geral da Arysta Colômbia.
“a arysta faz parte da minha vida”ter trilhado essa longa traje-tória na Arysta e construido uma carreira. “É uma empresa sempre em crescimento que valoriza os seus colaborado-res. Além de tudo, me sinto bem aqui”, explica Valdir.
O Especialista em Negó-cios Solon Santos é outro veterano feliz. Ele entrou na empresa com 23 anos – seu primeiro emprego – e já está às portas dos 60 anos. “Sou um homem satisfeito pelo que construí na Arysta. Tive algumas propostas mas nun-ca considerei sair porque me sinto em casa. A empresa faz parte da minha vida e aqui é minha família”, diz Solon, provavelmente o funcioná-rio em atividade com mais tempo de empresa.
Destaque envie seu comentário

Fatos Relevantes
6
EQUIPE DE MARKETING GLOBAL NO BRASILO Brasil foi escolhido para sediar, em julho, a reunião do “Global Team de Marketing”. A escolha do país decorre da infraestrutura que inclui unidade fabril e centro de pesquisa e desen-volvimento de produtos.O chamado Category Team envolve profissionais de marketing das áreas de inseticidas, fungicidas, herbicidas e nu-trição vegetal. Eles realizaram um field tour pelo CPDA, no interior do Estado de São Paulo. Lá, puderam acompanhar ex-perimentos de vários produtos, visua- lizando os seus benefícios e pontos fortes, além de conhecer novas formu-lações e misturas, com o suporte da equipe técnica responsável.O Category Team realiza uma reunião anual muito importante para a com-panhia, pois os responsáveis pela área de marketing aprofundam discussões sobre oportunidades de negócios, novos produtos e portifólio, além de tendências de mercado. Com isso, é feito o planejamento para os próxi-mos anos.O Brasil foi escolhido porque é um dos países estratégicos, além, é claro, pela importância do seu Centro de Pesqui-sa e Desenvolvimento para a Arysta LifeScience globalmente.
envie seu comentário
UNA EM AçãO NO MéxICO E NO BRASILFoi dada a largada para a Universidade de Nutrição
Arysta (UNA) no México. Em julho, foi formada a
primeira turma, composta por 98 profissionais –
incluindo estudantes de outros países da América
Latina. O México segue, assim, o exemplo da Colômbia. No Brasil, o programa
iniciou em Setembro com essa importante iniciativa, que objetiva contribuir para
o contínuo aperfeiçoamento profissional dos colaboradores na área de Nutrição.
INSTITUTO JAvARI EM NOvA FASEA iniciativa fortalece a preocupação
social da nossa empresa: criar projetos
de apoio à educação em regiões ribei-
rinhas da tríplice fronteira (Brasil, Peru
e Colômbia) do Amazonas. O Instituto
de Desenvolvimento Socioambiental
do Vale do Javari está em um novo e
fértil momento, novamente sob a co-
ordenação de Adriana Taguchi, convi-
dada para retornar devido ao bom tra-
balho realizado em sua gestão na ONG.
Compartilharemos os avanços propor-
cionados pelo Instituto nas próximas
edições. Conheça mais sobre esta ini-
ciativa no site www.idsavj.org.
ATUALIzAçãO TéCNICA NECESSáRIAOs resultados de 2012 e o plano de tra-
balho para 2013 e 2014 foram os temas
centrais da 1ª Reunião Técnica LatAm,
realizada no final de julho e início de
agosto, em São Paulo. O encontro contou
com a presença dos representantes de
desenvolvimento e registro de todos os
países da região. A programação incluiu,
também, um dia de campo no CPDA,
em Pereiras (SP), momento em que os
profissionais puderam conferir de perto
os resultados de desempenho dos prin-
cipais produtos proprietários no Brasil.

Fatos Relevantes
7
Una e arysta FLy são destaqUes do arysta GLobe awards
Uma feliz tradição se repete: a Arysta LatAm aparece novamente com cases vencedores do Globe Awards, projeto global da empresa para valorizar inicia-tivas internas diferenciadas em termos de Produto, Mercado, Custos, Pessoas, Compliance e Caixa. São eles: Arysta Fly, no Brasil, e Universidade de Nutrição Arysta (UNA), na Colômbia.
Pesam na escolha do Arysta Globe Awards vários aspectos, incluindo dife-renciação, inovação, criatividade, rele-vância da iniciativa e redução de custos, entre outros.
O Programa Arysta Fly foi criado em 2011 pela equipe Cana de Açúcar da Arysta Brasil. A proposta é simples, mas muito importante: oferecer aos clientes voos panorâmicos para ajudá-los a avaliar em detalhes o desenvolvimento do ca-navial, contribuindo para o combate a er-vas daninhas e, consequentemente, para melhoria da produtividade dos talhões.
Caio Giusti, Gerente de Negócios Cana da Arysta, dá um exemplo do sucesso do Arysta Fly: ele foi iniciado com seis usinas e, após pouco mais de um ano, já foi feito para 25 usinas. “Esse reconhe-cimento deve-se ao trabalho de equipe das áreas de Desenvolvimento de Merca-do, Vendas e Marketing mais a percepção de valor do cliente”, destaca Caio.
A Universidade de Nutrição Arysta (UNA) também foi agraciada com o Arysta Globe Awards. Destaque na edi-ção passada do Sintonia News LatAm, trata-se de um programa iniciado na Colômbia e já disseminado por Brasil, México e demais países da região, que oferece treinamento e capacitação aos colaboradores, de forma on-line e inte-rativa, sobre fertilidade do solo, fisiolo-gia e nutrição vegetal. Melhor prepara-dos, os profissionais podem aplicar esse conteúdo na prática, compartilhando-o com os clientes e os auxiliando a au-mentar a produtividade e, consequen-temente, o lucro.
“Tanto eu como a equipe ganhadora nos sentimos extremamente orgulho-
sos e honrados em receber este prê-mio, que é muito valioso para toda a Arysta Colômbia e, por extensão, para a Arysta LatAm. Com esse reconhecimen-to, a UNA consolida-se como uma estra-tégia chave para alavancar e fortalecer o negócio de Nutrição e como um exem-plo de prática de destaque, que com-partilhamos com toda a organização”, diz Miguel Toro, Diretor Geral da Arysta Colômbia.
Miguel ressalta o valor do Arysta Glo-be Awards. “Trata-se de uma iniciativa de destaque, que orienta e incentiva os colaboradores a uma cultura de inova-ção e criatividade, gerando em toda a equipe os valores de entrega, compro-misso e impacto positivo”.
envie seu comentário

8
novos proDutos no portifóLiotores, técnicos e representantes
comerciais estão agendadas
para os próximos meses, objeti-
vando o uso do produto para o
cultivo de Soja.
ORTHENE 75 SP® também entra
na linha da Arysta Argentina,
constituindo uma oportunida-
de importante para a empresa
na cultura da Soja, especial-
Seguindo planejamento minu-
ciosamente preparado, nossa
empresa acaba de colocar no
mercado argentino mais dois
produtos estrela. Um deles é
PACK EVITO T®, cujo lançamen-
to enalteceu os diferenciais do
produto e seus principais bene-
fícios para os agricultores de Tri-
go. Novas reuniões com agricul-
Argentina
passo a passo em nutrição veGetalOs investimentos da Arysta
em nutrição vegetal conti-
nuam. Os produtos da linha,
incluindo BIOZyME®, RAIZAL®,
BIOTRON PLUS®, K-FOL® e
K-TIONIC®, estão em teste em
lotes demonstrativos distribu-
ídos pela Argentina. A cultura
de Soja surge como uma im-
portante oportunidade para
crescimento das vendas de
bioestimulantes. Em outubro,
será realizada reunião com
agricultores e técnicos em
Buenos Aires para o lança-
mento do “Clube de Nutrição”.
O objetivo dessa iniciativa é
integrar e trocar experiências
sobre a linha de nutrição ve-
getal da Arysta, ressalta Carlos
Angulo, Diretor Comercial da
Arysta Argentina.
Um importante parceiro
da Arysta Paraguai, a Co-
operativa Colônias Unidas
(Obligado – Departamento
de Itapúa) foi palco de um
evento que incluiu pales-
tras técnicas e dia de campo
para capacitação e orienta-
ção sobre o uso adequado
de BIOZyME® e RAIZAL 400®
na cultura de Trigo. O públi-
co foi composto por técni-
cos da Cooperativa de várias
regiões do Paraguai e alguns
produtores cooperados.
A palestra teve como foco
a linha de Nutrição Vegetal
da Arysta. Os participantes
obtiveram esclarecimentos
sobre os produtos e pude-
ram verificar, no campo, os
resultados obtidos. A prova
dos nove foi a comparação
entre área plantada e con-
trole com o excelente resul-
tado dos produtos da Arysta.
dia técnico valoriza Biozyme® e raizal® no triGo
Paraguai
mente após as restrições de
comercialização de endosulfan.
ORTHENE® foi classificado com a
cor verde pelo SENASA – Serviço
Nacional de Saúde e Qualidade
Alimentar –, o que reforça os
seus níveis de segurança. Tam-
bém estão programados even-
tos técnicos para apresentação
do produto aos agricultores.
prêmio peLo apoio à inDústria De frutasVerônica Soffia, Gerente de De-senvolvimento Técnico e Servi-ços Regulatórios da Arysta Chi-le, recebeu no mês de agosto o Prêmio Guacolda, oferecido pela Associação dos Exportado-res de Frutas do Chile. A honraria reconhece a contribuição das mulheres no desenvolvimento da indústria de Frutas do Chile.
Chile
O prêmio é tão importante que a cerimônia de entrega foi rea- lizada no Palácio de la Mone-da, sede do governo federal. A primeira dama do país, Cecília Morel, comandou o evento, ao lado da ministra do Serviço Nacional da Mulher, Loreto Se-guel, e do ministro da Agricul-tura do Chile, Luis Mayol.
Aconteceu na LatAm envie sua suGestão

meLhoria contínuaO Projeto ECO objetiva ampliar o espaço
para os colaboradores do México coloca-
rem suas ideias e propostas para melhoria
contínua do ambiente de trabalho.
A iniciativa está focada nas seguintes áreas:
desenvolvimento profissional, remunera-
ção e benefícios, liderança, planejamento
de trabalho e relações entre as pessoas.
Como parte do projeto, estão programadas
atividades que impactem positivamente
nos resultados da pesquisa de clima orga-
nizacional da empresa em 2013. Nesse sen-
tido, o trabalho busca identificar as princi-
pais demandas dos colaboradores e, claro,
propostas de melhoria.
Segue a lista dos participantes do ECO: Dia-
na Almanza (Finanças), Beatriz Trejo (Centro
de Serviços), Julia Garza (Pesquisa e Desen-
volvimento), Brenda Garcia (Compras), Ser-
gio Tovar e Rosario Tello (Unidade Ramos
Arizpe), Argelia Balcells (Promotora), Socor-
ro Regalado (Recursos Humanos) e Alex So-
mera (Análise de Mercado).
O herbicida CURRIER® (picloram) é o mais
novo item da linha de pastagem da empresa
no México, segmento que movimenta cerca
de US$ 45 milhões/ano. A Arysta confia na
performance do produto, que certamente
contribuirá para aumentar a participação da
empresa na área. Seus principais benefícios
são: ampliação do espectro de controle, con-
trole das plantas daninhas presentes e dos
rebrotes, segurança para os animais, longe-
vidade das pastagens e aumento da capaci-
dade de carga. Este é o primeiro de quatro
herbicidas programados para lançamento
pela empresa para o mercado mexicano nos
próximos três anos.
noVo herbicida para pastaGens
México
9
Aconteceu na LatAm
certificaçÃo internacionaL no méxicoA área de Gerenciamento de
Sistemas de Qualidade da fábri-
ca da Arysta, em Ramos Arizpe
(México), atende a todos os re-
quisitos internacionais e, por
isso, este prestes a conquistar a
Certificação ISO 9001:2008.
Com essa chancela, prevista
para março de 2014, a Arysta
México avança no seu projeto
de reconhecimento de lide-
rança no mercado de agro-
químicos no país, reforçando
o compromisso de contribuir
efetivamente para o sucesso
®
A Arysta México deu um im-
portante passo para fortalecer
a imagem corporativa e preser-
var a segurança e a integridade
da empresa e dos colaborado-
res. Foi criado o CASE (Comitê
de Administração de Situações
Especiais). Trata-se de uma sé-
rie de procedimentos proativos
para casos de crise ou poten-
cialmente de risco, cujos obje-
tivos principais são:
atençÃo À Gestão De riscosdos agricultores, além de pro-
porcionar qualidade de vida
para as pessoas, segurança para
a comunidade e imagem posi-
tiva perante a sociedade como
um todo. Esse processo inclui a
atualização das políticas e pro-
cedimentos internos na fábrica
de Ramos Arizpe, inclusive para
os fornecedores.
O trabalho foi liderado pelo di-
retor geral Roberto Escalante,
tendo à frente Beatriz Oyer-
vides, Israel Rodríguez e José
María Gil.
• Proteger a reputação da Arysta México
• Promover a cultura de prevenção e gerenciamento de crises
• Desenvolver atividades estratégicas e práticas para situações de risco
• Desenvolver ações que possibilitem reduzir os danos à imagem e os efeitos negativos em caso de incidentes
• Estar preparado para comunicação rápida e efetiva
envie sua suGestão

A Arysta Colômbia incorpora ao seu portifó-
lio o regulador fisiológico de última geração
para o cultivo de rosas tipo exportação. Tra-
ta-se de ATONIK®, produto global da com-
panhia, que comprovadamente contribui
para a produtividade, aumentando o núme-
ro de flores por m2 e demais parâmetros de
qualidade para exportação, como espessu-
ra do talo e tamanho do botão floral. Além
disso, ATONIK® possibilita menos aplicação
de fungicidas, diminuindo o consumo desse
insumo por hectare/ano.
10
Colômbia
teste de campo Diferencia Dinamic®
Contra fatos não há argumentos, já diz o di-
tado popular. Essa constatação leva a Arysta
a colocar os seus produtos à prova em tes-
tes de campo contra outras marcas.
Uma dessas provas foi realizada pela equi-
pe da Bolívia na Fazenda Paraíso, da empre-
sa Pino, propriedade nas proximidades de
Santa Cruz de la Sierra, administrada por
Richard Correa. O teste comparativo en-
volveu seis produtos (incluindo DINAMIC®)
e um lote-testemunha. As áreas possuem
solo arenoso, com baixa presença de ma-
téria orgânica (1,2%), rico em Nitrogênio,
Enxofre e Potássio e deficientes em Fósforo.
Os resultados de DINAMIC® foram bastan-
te positivos, proporcionando um excelente
controle após 90 dias do nascimento das
plantas, ressaltando a segurança do produto.
Bolívia
dinamic® na GuatemalaUma apresentação especial de DINAMIC®
foi feita a representantes da cadeia da
Cana de Açúcar no Centro de Investiga-
ção do Cultivo de Cana (Cengicaña), ins-
tituição oficial de pesquisas da cultura da
Guatemala.
A ação fez parte de um seminário sobre o
uso de herbicidas e recebeu mais de uma
centena de técnicos das usinas.
O especialista brasileiro Pedro Christoffo-
leti participou como convidado especial.
Sua apresentação focou os indiscutíveis
beneficios de DINAMIC® para o controle
de ervas daninhas na Cana. O resultado
do encontro foi muito positivo, refor-
çando a parceria da Arysta com a cadeia
Sucroalcooleira da Guatemala.
Caribe & América Central
Aconteceu na LatAm
Antonio Carlos Costa, Diretor de Marketing
LatAm, esteve na Colômbia para acompa-
nhar os resultados de ATONIK® e de fungici-
das para Arroz e Batata. Além de entrevista
ao jornal Diário Colombiano, ele participou
de demonstração do programa Aplique
Bem no país.
agenda cheia
atonik®, para rosas
envie sua suGestão

5
4321
Qualidade de Vida
CUidadocom a coLuna!
11
Você é daquelas pessoas que se sen-tam corretamente na cadeira (no traba-lho ou em casa) e sempre se policiam em relação à postura correta? Parabéns, você está entre os menos de 20% que levam essa questão a sério e provavel-mente não terá nenhum tipo de proble-ma de coluna.
Por outro lado, se você está no time dos 80% que se sentam ora de lado, ora na pon-ta da cadeira, ora se inclinam para ler e para trabalhar no computador, preste atenção às dicas de como se sentar corretamente, preparadas pela fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, uma especialista no assunto.
Gosta de cruzar as pernas? Esque-ça. A recomendação da especialista é para não cruzar as pernas, deixando-as
ligeiramente afastadas e (impor-tante) com os pés bem apoiados no chão. Atenção especial à altu-ra da cadeira: tem de ser a mesma distância entre os joelhos e o chão!
Nada de costas curvadas. Essa dica é ainda mais importante: mantenha sempre as costas eretas. Com isso, a coluna ficará no ângulo correto, formando um suave S.
Costas apoiadas na cadeira? Sempre. Não se esqueça: mantenha os ombros levemente para trás de modo a que as escápulas fiquem bem apoiadas no en-costo da cadeira.
E o que fazer com os braços? Posi-cione-os pendidos ao longo do corpo. Se for necessário, apoie os antebraços na mesa de trabalho.
PEGAR uMA CRIANçA DO ChãOFlexione os joelhos até que um deles toque o chão e mantenha sua coluna ereta. Assim, o peso do seu corpo estará distribuído. Evite fazer flexão do tronco sem flexionar os joelhos.
Posição de sentido. Na dúvida so-bre a forma correta de se sentar, fixe o olhar no horizonte, mantendo o queixo paralelo ao chão. Evite ao máximo ter que baixar a cabeça para ler.
AMARRAR Ou COLOCAR O CALçADOSente-se e coloque o pé em um apoio mais baixo, cuidando para sua coluna se manter alinhada. Evite fazer uma flexão exagerada da coluna.
postura em situações diversasLEVANtAR E CARREGAR PESOSInicie com os joelhos flexionados e com o corpo próximo ao objeto que deve ser erguido. Faça força com as pernas, e não com a coluna.
POSIçãO AO DORMIRAo dormir de barriga para cima, procure um travesseiro mais baixo, que não deixe seu pescoço flexionado. A postura mais indicada, entretanto, é de lado. Evite dormir de bruços, pois sua coluna não estará alinhada na região do pescoço.
DIRIGIRProcure manter sua coluna mais próxima possível do assento, deixando-a alinhada e apoiada. Mantenha seus pés semi flexionados ao tocarem os pedais.
e você, o que faz?

em juntar feijões com carne moída, arroz branco, ovo frito, torresmo, salsicha, fatias fritas de banana e abacate, entre outros ingredientes. É rápido, consistente e completo para quem deseja se sentir satisfeito. Contribuição de Andrea Rojas.
Janina Borden, do Paraguai, enviou a sugestão da chipa guazu, torta de milho cozida ao forno, originária do país. O que a diferencia das outras comidas típicas do Paraguai, como a sopa, é a grande quantidade de queijo colocada com os seus ingredientes (leite, milho, queijo fresco, ovos e cebolas, entre outros).
na arGentinaVindo da Arysta Colômbia, Carlos Angulo assumiu a Diretoria Comercial e Administrativa da Arysta na Argentina. Agora, a equipe da Arysta Argentina passa a contar com 10 profissionais.
Carlos tem como desafio estruturar toda a operação na Argentina, definindo o novo modelo de negócios e revisão de acesso ao mercado, entre outras prioridades.
A Argentina é o segundo maior mercado da América Latina e temos grandes oportunidades de crescimento no país, afirma Antonio Carlos Costa, Diretor de Marketing LatAm.
Movimento
12
huuuummmm …Nossa colega Soledad Illanes, do Chile, enviou uma saborosa receita do prato típico do seu país: a cazuela (caçarola). Os ingredientes principais são carne (pode ser bovina, ovina, de frangos, peixe e até mariscos) e verduras diversas – de acordo com o gosto do freguês. O preparo é de mais ou menos uma hora: após colocar os ingredientes na cazuela, cozinhar por uns 40 minutos e depois mais 15 para as batatas estarem no ponto.
A bandeja paisa é um prato típico da Colômbia, especialmente da chamada região Antioqueña. A receita consiste
Relax
BANDEJA PAISAcomida forte que sustenta
ChIPA GUAzUtorta de milho com queijo
CAzUELA uma deliciosa
mistura de carne com verduras
envie sua suGestão