SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARA … tomada de cresci-mento, isso se a conjuntura...

4
Edição nº 274 • Fevereiro/2016 Destaques Pág. 4 Pág. 3 SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL FOI TEMA DE DEBATE NA PLENÁRIA REALIZADA PELO SINTRAPEL-SP VEM AÍ! EDIÇÃO 2016 DO FESTIVAL DE FUTEBOL SOCIETY DO SINTRAPEL-SP Pág. 2 SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARA DISCUTIR AS PERSPECTIVAS DA ECONOMIA PARA 2016 CONFIRA A OPNIÃO DAS NOSSAS AUTORIDADES ESCOLA DE FORMAÇÃO DO SINTRAPEL-SP INICIA ATIVIDADES DE 2016 SINTRAPEL ASSUME A SECRETARIA NACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL DOS PAPELEIROS DA CNTI No dia 22 de janeiro de 2016, o Sintrapel-SP realizou Plenária no auditório do Sindicato, que abordou o tema abordado “As Perspectivas da Economia para 2016”. Durante a Plenária foram realizadas duas palestras ministradas pelos economistas Ilmar Ferreira da Silva, do Dieese, e por Ladislau Dowbor, professor da pós-graduação da PUC de São Paulo, que falaram sobre a situação econô- mica do Brasil e das consequências na vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Além das palestras, também tivemos a parti- cipação de toda a diretoria do Sintrapel-SP; do presidente, Luiz Gonçalves, da Nova Central São Paulo, e de outros companheiros da entidade, que colaboram e muito com o debate. “Não se trata de ajuste fiscal e excesso de gastos do governo. Me- nos ainda, os fi- nanciamentos de políticas sociais, pelo contrário, as políticas sociais trouxeram avan- ços significativos para o país.”, La- dislau Dowbor, professor da pós-graduação da PUC “Para 2016, é possível que haja alguns avanços em termos de re- tomada de cresci- mento, isso se a conjuntura políti- ca não atrapalhar muito. Mas, ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa. Temos que esperar!”, Ilmar Ferreira da Sil- va, economista do Dieese “Todo mun- do está bastante preocupado com a atual situação eco- nômica do nosso país. Por isso, foi fundamental ter realizado esse de- bate e deixado nos- sos diretores muito bem informados sobre a atual con- juntura”, Geraldo Cândido de Mo- raes, presidente do Sintrapel-SP “Palestras e de- bates como esses que tivemos aqui no Sintrapel-SP são muito impor- tantes. Visto que a classe traba- lhadora precisa estar bem infor- mada sobre como está a atual situ- ação econômica do Brasil”, Luiz Gonçalves, presidente da NCST-SP

Transcript of SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARA … tomada de cresci-mento, isso se a conjuntura...

Page 1: SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARA … tomada de cresci-mento, isso se a conjuntura políti-ca não atrapalhar muito. Mas, ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa.

Edição nº 274 • Fevereiro/2016

Destaques

Pág. 4

Pág. 3

SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL FOI TEMA DE DEBATE NA PLENÁRIA REALIZADA PELO SINTRAPEL-SP

VEM AÍ! EDIÇÃO 2016 DO FESTIVAL DE FUTEBOL SOCIETY

DO SINTRAPEL-SP

Pág. 2

SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARADISCUTIR AS PERSPECTIVAS DA ECONOMIA PARA 2016

CONFIRA A OPNIÃO DAS NOSSAS AUTORIDADES

ESCOLA DE FORMAÇÃO DO SINTRAPEL-SP INICIA

ATIVIDADES DE 2016

SINTRAPEL ASSUME A SECRETARIA NACIONAL DO

DEPARTAMENTO NACIONAL DOS PAPELEIROS DA CNTI

No dia 22 de janeiro de 2016, o Sintrapel-SP realizou Plenária no auditório do Sindicato, que abordou o tema abordado “As Perspectivas da Economia para 2016”.

Durante a Plenária foram realizadas duas palestras ministradas pelos economistas Ilmar Ferreira da Silva, do Dieese, e por Ladislau Dowbor, professor da pós-graduação da PUC de São Paulo, que falaram sobre a situação econô-mica do Brasil e das consequências na vida dos trabalhadores e trabalhadoras.

Além das palestras, também tivemos a parti-cipação de toda a diretoria do Sintrapel-SP; do presidente, Luiz Gonçalves, da Nova Central São Paulo, e de outros companheiros da entidade, que colaboram e muito com o debate.

“Não se trata de ajuste fi scal e excesso de gastos do governo. Me-nos ainda, os fi -nanciamentos de políticas sociais, pelo contrário, as políticas sociais trouxeram avan-ços signifi cativos para o país.”, La-dislau Dowbor, professor da pós-graduação da PUC

“Para 2016, é possível que haja alguns avanços em termos de re-tomada de cresci-mento, isso se a conjuntura políti-ca não atrapalhar muito. Mas, ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa. Temos que esperar!”, Ilmar Ferreira da Sil-va, economista do Dieese

“ T o d o m u n -do está bastante preocupado com a atual situação eco-nômica do nosso país. Por isso, foi fundamental ter realizado esse de-bate e deixado nos-sos diretores muito bem informados sobre a atual con-juntura”, Geraldo Cândido de Mo-raes, presidente do Sintrapel-SP

“Palestras e de-bates como esses que tivemos aqui no Sintrapel-SP são muito impor-tantes. Visto que a classe traba-lhadora precisa estar bem infor-mada sobre como está a atual situ-ação econômica do Brasil”, Luiz G o n ç a l v e s , presidente da NCST-SP

Page 2: SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARA … tomada de cresci-mento, isso se a conjuntura políti-ca não atrapalhar muito. Mas, ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa.

O P

apel

do

Sind

icat

o /

274

/ F

ever

eiro

de

2016

2

Geraldo Cândido de Morais

Dir. Responsável: Geraldo Cândido de Morais • Rua Professor Batista de Andrade, 44 - Brás Tel.: 3228-2677 • Site: www.sintrapel.org.br • E-mail: [email protected]

Produção e Impressão: QS Mídia • Telefone: (11) 3326-4565 • e-mail: [email protected] • Projeto Gráfi co: Keite SoaresRedação: Denis Santos (MTb 73.013/SP) • Fotos: Eric Paixão Arquivo Sindicato • Tiragem: 10.000 exemplares

O jornal “O Papel do Sindicato” é órgão informativo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Artefatos

de Papel, Papelão e Cortiça de São Paulo, ABCDM, Osasco, Taboão da Serra e Região. Expediente

Filiado à

O Brasil iniciou o ano de 2016 em meio a um grande mar de incertezas, em função da conjuntura política indefi nida e com 2 dos 3 poderes da nação colocados sob desconfi an-ça: o executivo tem pedido o impeachment da presidente, a câmara dos deputados com o pedido de cassação do Presidente Eduardo Cunha em análise do Conselho de Ética da Casa e o Presidente do Senado tem contra si denuncias do Ministério Público Federal por um suposto recebimento de propinas da construtora Mendes Junior.

É claro que todo esse nó político tem refl exos diretos na economia do país, que em 2015 encolheu 3,6%. Com o país em recessão e uma taxa de desemprego que já atinge 7%, a classe trabalhadora através de seus legítimos representantes (Sindica-tos, Federações, Confederações e Centrais Sindicais) deve fi car atenta, pois todo e qualquer ajuste proposto até hoje pelo governo ou pelo Congresso tem penalizado quem trabalha e produz.

Vale lembrar que uma radiografi a bem atual da Câmara Federal mostra o dese-quilíbrio de representações naquela casa legislativa: enquanto as empreiteiras e construtoras controlam 226 Deputados, a Bancada Ruralista controla 207 Depu-tados, os empresários 208 Deputados e a Bancada Sindical apenas 43 Deputados.

É claro que a soma dessas “Bancadas” é maior que o total de 513 Deputados, entre-tanto deve-se considerar que os Deputados de uma Bancada como é o caso de Ruralis-tas, também defendem interesses de em-presários e empreiteiras, principalmente para reduzir direitos dos trabalhadores.

Em função de todo esse quadro de incertezas, o Sintrapel-SP, junto com a Nova Central de trabalhadores, realizou uma plenária de avaliação de conjun-tura, no último dia 22 de janeiro, dessa avaliação participaram toda diretoria executiva e de base.

Ao fi nal do evento, todos foram unâ-nimes: independentemente da conjun-tura política e econômica do país, vamos manter a unidade, garra e determinação para defender nossos empregos, salários e direitos da Convenção Coletiva.

ESCOLA DE FORMAÇÃO DO SINTRAPEL-SP INICIA ATIVIDADES DE 2016

Após o recesso de final de ano, o já consolidado trabalho de qualificação profissional do Sintrapel-SP volta as suas atividades agora em fevereiro de 2016. Trabalhadores de 18 empresas do setor papeleiro sairão de Barueri, Osasco, Taboão, Santana de Parnaíba e das regiões Leste, Norte e ABCD para assistir as aulas, que serão ministradas no bairro do Brás (sede do Sindicato), em São Paulo e em Barueri (Escola do Senai), cidade da Grande São Paulo.

Serão duas turmas, a de Formação de Impressores e a turma do Curso

de Lideranças. Como já foi dito, as aulas começarão agora em fevereiro e o encerramento está previsto para o início de maio. As aulas para a turma do curso de Formação de Impressores serão ministradas nas instalações do Sindicato, no bairro do Brás, sempre nas segundas e terças, e o Curso de Lideranças nas quartas e quintas, no Senai em Barueri.

Para mais informações, entre em contato com o nosso Sindicato pelo telefone: (11) 3228-2677. Falar com os professores Brandão e Adilson.

As inscrições estão abertas, contato com o setor de Integração de Pessoal pelo telefone: (11) 3228-2677 – falar com Aristides (Ari).

Ou pelo email: [email protected] .

30/05/2016 a 16/08/2016 - no Brás - Curso de Formação Profissionalizante01/06/2016 a 18/08/2016 - no Brás - Curso de Formação Profissionalizante12/09/2016 a 29/11/2016 - no Brás - Curso de Formação Profissionalizante14/09/2016 a 30/11/2016 - no Brás - Curso de Formação Profissionalizante

Pensando sempre no melhor para os trabalhadores e trabalhadoras, o Sin-trapel-SP continua investindo pesado na questão da integração e recolocação no mercado dos nossos companheiros e companheiras papeleiros.

Inclusive , em março de 2016, o Departamento de Integração de Trabalhadores(as) e Recolocação nas Empresas estará utilizando o moderno Software Cart Master. Com esse pro-

grama poderemos atender com mais rapidez as empresas e os trabalhado-res, com pesquisas por região, cargos disponíveis, currículos cadastrados de operadores, Líderes, cargos adminis-trativos e cargos técnicos, que estarão disponíveis em nosso banco de dados. Deste modo, conseguiremos com mais eficácia as necessidades dos trabalha-dores das empresas do setor.

O Departamento de Integração conta também com um novo profissional para atender os trabalhadores e trabalhado-ras. Esse profissional é o companheiro Aristides Francisco (Ari), 20 anos na categoria, que fará todo o trabalho de entrevistas, contatos e encaminhamen-to dos trabalhadores de diversas áreas para as empresas.

Para mais informações, ligue no tele-fone: 3228-2677 - falar com Aristides. Ou pelo email: [email protected] .

CALENDÁRIO DE CURSOS PARA 2016

DEPARTAMENTO DE INTEGRAÇÃO INVESTINDO NA EFICÁCIA DO ATENDIMENTO PARA OS TRABALHADORES

É O MOMENTO DE UNIR NOSSAS FORÇAS PARA SUPERAR OS MOMENTOS

DIFÍCEIS QUE O PAÍS ATRAVESSA

Page 3: SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARA … tomada de cresci-mento, isso se a conjuntura políti-ca não atrapalhar muito. Mas, ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa.

3

O P

apel

do

Sind

icat

o /

274

/ F

ever

eiro

de

2016

Lamentavelmente o ano de 2015 não foi dos me-lhores, principalmente para classe trabalhadora que enfrentou muitas dificuldades em razão dos rumos que a economia Brasileira tomou.

Por enquanto, as perspectivas para o ano de 2016 não são das melhores e isso está preocupando demais a todos nós, da diretoria do Sintrapel-SP, que represen-tamos os trabalhadores e trabalhadoras papeleiros.

Pensando nisso, o Sindicato convocou toda a sua diretoria para participar de uma Plenária, que ainda contou com a participação de dirigentes da Nova Central São Paulo, que abordou o temas “As Perspectivas da Economia Brasileira em 2016”.

Para falar sobre o assunto, o Sintrapel-SP trouxe dois economistas Ilmar Ferreira da Silva, do Diee-

se, e Ladislau Dowbor, professor da pós-graduação da PUC de São Paulo.

Segundo Ilmar, o início deste ano apresenta um cenário econômico muito semelhante ao de 2015. Entretanto, ele afirmou que as mudanças no co-mando da economia podem proporcionar esperan-ças de melhoria, principalmente nas questões das negociações salariais do segundo semestre.

Para o professor Ladislau, os juros que são pagos aos bancos e as compras a prestação estão preju-dicando demais a economia brasileira. “O Brasil paga bilhões de juros sobre a dívida pública para os Bancos... Esse dinheiro tinha que ser investido em educação, saúde, infraestrutura... Para melhoria do país”, disse Dowbor.

SITUAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL FOI TEMA DE DEBATE NA PLENÁRIA REALIZADA PELO SINTRAPEL-SP

O Dia 8 de março consis-te em uma data emblemáti-ca para as mulheres de todo o mundo. A data, consolida-da como Dia Internacional da Mulher em 1910, veio como homenagem às ope-rárias de uma fábrica de tecidos, que ao protestarem pela redução da jornada de trabalho e equiparação salarial aos homens, foram trancafiadas dentro da fá-brica e queimadas.

Por isso, companheiras, o dia 8 de Março é um dia para celebrarmos a luta de

vocês e refletirmos sobre a igualdade de direitos e salários das trabalhadoras nas empresas.

Evento das Mulheres: No dia 15 de março, a CNTI estará realizando o 3º En-contro de Mulheres Traba-lhadoras, no Hotel Leques Brasil, das 9 da manhã às 17 horas. Estamos ao lado das mulheres da nossa categoria e contamos com a força e apoio das nossas companheiras papeleiras em todas as frentes de luta!

Nos dias 15 e 16 de fevereiro recentes, a convite da CNTI, o nos-so Sindicato participou de importante encontro de caráter nacional do Setor Papeleiro, para reativação do Departamento Nacional do Setor Papeleiro, Grupo profi ssional 11º do Plano da CNTI.

O convite partiu da própria Confederação Nacional dos Tra-balhadores da Indústria, na pessoa do seu Presidente José Ca-lixto Ramos, reconhecendo a importância e o peso que possui o SINTRAPEL-SP em nível nacional.

O evento também elegeu os principais cargos diretivos do De-partamento Nacional, sendo que ao nosso Sindicato coube a Secre-taria Nacional de Formação Profi ssional, justo reconhecimento ao trabalho desenvolvido nesse âmbito, já consagrado nacionalmente.

Por indicação do nosso Presidente Geraldo Cândido de Moraes, foi eleito para essa Secretaria, o nosso Diretor da Executiva Fran-cisco Amaro o Chicão, também assumiram a Secretaria Nacional do Departamento o Presidente da Federação dos Papeleiros de São Paulo Betinho, e Para Secretario Geral João Caldas, Presidente do Sindicato dos Papeleiros de Guaíba.

Esse Departamento trata da organização do Setor Papeleiro em nível Nacional no Plano da CNTI, importante trincheira em defesa dos nossos direitos.

MARÇO É O MÊS DAMULHER TRABALHADORA

SINTRAPEL ASSUME A SECRETARIA NACIONAL DO DEPARTAMENTO

NACIONAL DOS PAPELEIROS DA CNTI

Palestra do economista do DIEESE, Ilmar Ferreira da Silva

Palestra do professor da pós-graduação da PUC-SP, Ladislau Dowbor

Page 4: SINTRAPEL-SP REALIZA IMPORTANTE PLENÁRIA PARA … tomada de cresci-mento, isso se a conjuntura políti-ca não atrapalhar muito. Mas, ainda é muito cedo para afirmar alguma coisa.

O P

apel

do

Sind

icat

o /

274

/ F

ever

eiro

de

2016

4

www.sintrapel-sp.com.br na Fábrica na FábricaidaidaVV Recado do Justino

VEM AÍ! EDIÇÃO 2016 DO FESTIVAL DE FUTEBOL SOCIETY DO SINTRAPEL-SP

JÁ ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA MONTAGEMDAS COMISSÕES DO PLR NAS EMPRESAS DO SETOR

Trabalhadores, vem aí a edição 2016 do tradicional Festival de Futebol Society do Sintrapel-SP!

As partidas serão realizadas no dia 22 de maio de 2016, a partir das 8 horas, no Clube de Campo do Sintrapel-SP, que fica locali-zado na Rua Manoel Rodrigues Santiago, 200, Jardim Camargo Velho – Itaim Paulista-SP.

As inscrições começam no dia 01 de março de 2016 e encerram

em 29 de abril de 2016. O valor da inscrição é R$ 120,00 por equipe.

I M P O R T A N T E : s ó s e r á permitida a inscrição de dois times por empresa.

Companheiros, organize seu time e participe desta grande festa do futebol da categoria papeleira.

Para mais informações, entre em contato com o nosso Sindicato no telefone: (11) 3326-8086.

Companheiros e companheiras, atenção! O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa no dia 1º de março de 2016 e vai até o dia 29 de abril de 2016. Portanto, trabalhadores e trabalhadoras, fiquem atentos e não deixe para última hora para fazer sua declaração ou o pedido de isenção. Abaixo, veja a tabela do Imposto de Renda:

Flats Clube de Campo

TABELA DO IMPOSTO DE RENDAATENÇÃO: ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA COMEÇA DIA 1º DE MARÇO

ATENÇÃO: entrega da Declaração do Imposto de Renda começa dia 1º de março Companheiros e companheiras, atenção! O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda começa no dia 1º de março de 2016 e vai até o dia 29 de abril de 2016. Portanto, trabalhadores e trabalhadoras, fiquem atentos e não deixe para última hora para fazer sua declaração ou o pedido de isenção. Abaixo, veja a tabela do Imposto de Renda:

Base de Cálculo (R$)

Alíquota (%)

Parcela a Deduzir do IRPF (R$)

Até R$22.499,13 - - De R$22.499,14 até R$33.477,72 7,5 R$1.687,43 De R$33.477,73 até R$44.476,74 15 R$4.198,26 De R$44.476,75 até R$55.373,55 22,5 R$7.534,02 Acima de R$55.373,55 27,5 R$10.302,70

O Sintrapel-SP sempre en-carou com muita seriedade e grande importância a questão da montagem das Comissões de PLR (Programas de Lucros e Resultados) nas empresas.

Inclusive, a data para mon-tagem da Comissão no setor de Artefatos começa no dia 28 de fevereiro de 2016 até o dia 31 de março de 2016. As empresas que não cumprirem esses pra-zos, pagarão multa de 1 piso salarial a cada trabalhador. No

caso do setor de Papelão On-dulado, a data para montagem da Comissão vai do dia 28 de fevereiro de 2016 até o dia 30 de abril de 2016. Caso essas datas não sejam respeitadas pelas empresas, deverá ser pago como multa 1 piso salarial da catego-ria para cada trabalhador.

Importante: Muitas empre-sas colocam metas impossíveis de serem cumpridas para o re-cebimento do Prêmio do PLR. Entretanto, o nosso Sindicato

está de olho e não vai permitir que os trabalhadores sejam prejudicados.

Lembrando: ausências mé-dicas e questões de saúde e segurança NÃO se aplicam as metas referentes ao prêmio do PLR. A empresa que usar esse fator estará descumprindo a Lei. O Sintrapel-SP não permi-tirá que nenhum trabalhador deixe de receber o seu prêmio por questões de saúde e estará fiscalizando.