SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL

2
SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL Sistema tático 2 x 2 Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque. Um dos jogadores da defesa tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada. Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, e o outro desempenha a função de ala, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário. O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura. Sistema tático 3 x 1 Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixo definido e um pivô que ampara equipe em todos os momentos difíceis. O sistema é completado pelo trabalho das pontas, que armam, atacam e defendem. Táticas Defensivas: Por zona: Nesta marcação temos um jogador que joga “na frente”, dois “alas”, direito e esquerdo, ficando atrás um fixo. Marcação homem x homem: Neste tipo de marcação cada jogador marcará um adversário. Pode ser meia quadra ou quadra inteira. Marcação mista: Como o próprio nome indica, é a conjugação das duas marcações. Sua aplicação será de grande valia quando, tendo o adversário um jogador muito habilidoso, se faça sobre ele a marcação individual e nos outros a marcação em zona.

description

contém alguns sistemas de futsal, assim como seus pontos positivos e negativos

Transcript of SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL

Page 1: SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL

SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL  

Sistema tático 2 x 2  

            Este sistema utiliza dois jogadores na defesa e dois no ataque.

            Um dos jogadores da defesa tem a função de fazer o papel de homem fixo, enquanto o outro cuida da armação da jogada e da infiltração na defesa adversária. Eles podem inverter as suas funções, conforme a jogada.

            Quanto aos atacantes, um deles ocupa a posição de pivô, e o outro desempenha a função de ala, recuando para ajudar a defesa sempre que necessário.

            O recuo e o avanço dos jogadores devem ser muito cautelosos e devem ser feitos com uma estruturação garantida por uma cobertura eficiente e segura. 

Sistema tático   3 x 1  

            Neste sistema, a equipe defende-se e ataca com três atletas. Deve haver um homem fixo definido e um pivô que ampara equipe em todos os momentos difíceis. O sistema é completado pelo trabalho das pontas, que armam, atacam e defendem. 

Táticas Defensivas: 

            Por zona: Nesta marcação temos um jogador que joga “na frente”, dois “alas”, direito e esquerdo, ficando atrás um fixo.

            Marcação homem x homem: Neste tipo de marcação cada jogador marcará um adversário. Pode ser meia quadra ou quadra inteira.

            Marcação mista: Como o próprio nome indica, é a conjugação das duas marcações. Sua aplicação será de grande valia quando, tendo o adversário um jogador muito habilidoso, se faça sobre ele a marcação individual e nos outros a marcação em zona.   

Page 2: SISTEMAS TÁTICOS DO FUTSAL