Slide Psicologia Social Facam

29
PSICOLOGIA SOCIAL:

Transcript of Slide Psicologia Social Facam

Page 2: Slide Psicologia Social Facam

PSICOLOGIA

• Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...

Page 3: Slide Psicologia Social Facam

BREVE HISTÓRICO

• Em 1895, o cientista social francês Gustave Le Bon (1841-1931) apresentou, em seu pioneiro trabalho sobre a Psicologia das Multidões, a proposição básica para o entendimento de uma psicologia social: sejam quais forem os indivíduos que compõem um grupo, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados num grupo, coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os fazem sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento [9: p. 18].

Page 4: Slide Psicologia Social Facam

CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA...

• Na escola americana de psicologia social cabe ainda um destaque para William McDougall (1871-1938). Esse autor, britânico que viveu 24 anos na América, foi um dos primeiros a utilizar o nome de psicologia social (1908) e comportamento (behavior) e representa a tendência evolucionista americana, pós efeito da teoria da evolução de Darwin que veio a reforçar a tendência aos estudos de psicologia comparada e da abordagem comportamental apesar da diferença essencial entre as proposições quanto utilização do conceito de “instinto” como categoria explicativa aproximando-se portanto de um corrente representada por S. Freud e G. H. Mead.

Page 5: Slide Psicologia Social Facam

A história da Psicologia, cuja etimologia deriva de Psique (alma) + Logos (razão ou conhecimento), se confunde com a Filosofia até meados do século XIX. Sócrates, Platão e Aristóteles deram o pontapé inicial na instigante investigação da alma humana:

Page 6: Slide Psicologia Social Facam

• Para Sócrates (469/ 399 a C.) a principal característica do ser humano era a razão – aspecto que permitiria ao homem deixar de ser um animal irracional.

Page 7: Slide Psicologia Social Facam

• Platão (427/ 347 a C.) – discípulo de Sócrates, conclui que o lugar da razão no corpo humano era a cabeça, representando fisicamente a psique, e a medula tria como função a ligação entre mente e corpo.

Page 8: Slide Psicologia Social Facam

• Já Aristóteles (387/322 a C.) – discípulo de Platão – entendia corpo e mente de forma integrada, e percebia a psiqué como o princípio ativo da vida.

Page 9: Slide Psicologia Social Facam

Principais áreas de estudo da psicologia

• Estruturalismo : Trata-se de um estudo sistemático do uso coletivo da linguagem, de manifestações culturais, sistemas simbólicos, cujo principal expoente foi o lingüista e filósofo Ferdnand de Saussure. De forma introdutória, podemos ressaltar que a linguagem é a principal ferramenta de comunicação existente entre os seres humanos. Ela pode ser escrita, falada, gesticulada e sempre serve para alcançar algum objetivo: satisfazer necessidades, anunciar informações, produzir um efeito desejado ou até mesmo comunicar uma guerra;

• Behaviorismo:A palavra vem do inglês behavior, que significa comportamento, conduta. Trata-se de uma corrente teórica que se iniciou em 1913, com o estudioso John B. Watson, numa obra intitulada “A psicologia como um comportamentalista a vê.” Esta publicação defende a ideia de que a psicologia não deveria se ocupar de estudar os processos mentais internos, mas sim o comportamento, que é uma manifestação visível, passível de observação, análise e controle

• Gestalt: tem origem alemã. Corresponde a uma corrente teórica que estuda a percepção. Curiosamente, essa palavra surgiu de uma tradução da bíblia, significando “o que é colocado diante dos olhos, exposto aos olhares.”

Page 10: Slide Psicologia Social Facam

De acordo com ASSIS (2010):

• A psicologia da Gestalt influenciou os estudos e práticas em vários campos da atividade humana, como as artes plásticas, a arquitetura, o desenho industrial e o design gráfico. Trouxe também relevantes colaborações aos estudos da linguagem, da aprendizagem, da memória e do comportamento social, e foi importante para a inclusão do debate psicológico no interior da disciplina estética e para a psicologia e da filosofia da arte desenvolvida no século XX. (ASSIS, 2010)

Page 11: Slide Psicologia Social Facam

História da psicologia social no brasil

• A psicologia social no Brasil tem início nos estudos etnopsicológicos de Nina Rodrigues em 1900, O animismo fetichista dos negros africanos e As coletividades anormais, ou melhor, como coloca Laplantine (1998) nos estudos que revelam o confronto entre a etnografia e a psicologia. Materiais etnográficos recolhidos a partir de observações muito precisas são interpretados no âmbito da psicologia clínica da época. Nina Rodrigues considera os problemas da integração das populações européias às advindas da diáspora africana que segundo ele constituem o principal obstáculo para o progresso da sociedade global.

Page 12: Slide Psicologia Social Facam

AINDA NO BRASIL• Com o título de Psicologia Social vamos encontrar o trabalho de Arthur

Ramos (1903-1949) que foi o professor convidado para ministrar o curso de psicologia social na recém criada Universidade do Distrito Federal no Rio de Janeiro (1935) e logo desfeita pelo contexto político da época. Este não fugiu à clássica abordagem do estudo simultâneo das inter-relações psicológicas dos indivíduos na vida social e a influência dos grupos na personalidade mas face a sua experiências anteriores nos serviços de medicina legal e médico de hospital psiquiátrico na Bahia tinha em mente os problemas da inter-relação de culturas e saúde mental (com atenção especial aos aspectos místicos - primitivos da psicose) retomando-os a partir das proposições da psicanálise e psicologia social americana situando-se criticamente entre as tendências de uma sociologia psicológica e uma psicologia cultural.

Page 13: Slide Psicologia Social Facam

Os principais campos de atuação da psicologia são:

• Psicológico Clínico – atua na área da saúde;

• Psicológico do Trabalho - atua individualmente ou com equipe multiprofissional;

• Psicológico do Trânsito – atua na área relacionado a problemas do trânsito;

• Psicológico Educacional – atua no âmbito da educação;

Page 14: Slide Psicologia Social Facam

Os principais campos de atuação da psicologia são:

• Psicológico Social – entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social;

• Psicológico Jurídico – atua no âmbito da justiça;

• Psicológico do Esporte – atua nas áreas da características psicológicas dos esportistas

Page 15: Slide Psicologia Social Facam

Psicologia e o serviço social

• a psicologia, enquanto ciência, apresenta um leque de objetos de estudo, metodologias e teorias, o que nos permite falar em psicologias, no plural. Dentro deste universo, encontramos a Psicologia Social, que é um campo da psicologia que se ocupa com a análise das relações entre os indivíduos, instituições, grupos e representações sociais. Este campo constitui o principal elo entre a Psicologia e o Serviço Social. Conforme Eidelwein (2007):

Page 16: Slide Psicologia Social Facam

A psicologia social

• Estuda a relação essencial entre o indivíduo e a sociedade, esta entendida historicamente, desde como seus membros se organizam para garantir sua sobrevivência até seus costumes, valores e instituições necessários para continuidade da sociedade. [...] a grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive (LANE apud Eidelwein 2007, p. 305).

Page 17: Slide Psicologia Social Facam

A perspectiva biopsicossocial e a multidisciplinaridade :

• A enorme quantidade de perspectivas e de campos de pesquisa psicológicos corresponde à enorme complexidade do ser humano. O fato de diferentes escolas coexistirem e se completarem mutuamente demonstra que o ser humano pode e deve ser estudado, observado, compreendido sob diferentes aspectos.

Page 18: Slide Psicologia Social Facam

Quais os fatores da perspectiva biopsicossocial e a multidisciplinaridade

• Fatores biológicos - como a predisposição genética e os processos de mutação que determinam o desenvolvimento corporal em geral e do sistema nervoso em particular, etc.;

• Fatores psicológicos - como preferências, expectativas e medos, reações emocionais, processos cognitivos e interpretação das percepções, etc.;

• Fatores socioculturais - como a presença de outras pessoas, expectativas da sociedade e do meio cultural, influência do círculo familiar, de amigos, etc., modelos de papéis sociais, etc.9

Page 19: Slide Psicologia Social Facam

O INÍCIO DE TUDO...

• Mesmo antes de estabelecer-se como psicologia social as questões sobre o que é inato e o que é adquirido no homem permeavam a filosofia mais especificamente como questões sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade, (pré-científicas segundo alguns autores) avaliando como as disposições psicológicas individuais produzem as instituições sociais ou como as condições sociais influem o comportamento dos indivíduos. Segundo Jean Piaget (1970) é tarefa dessa disciplina conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influencia sociais.

Page 20: Slide Psicologia Social Facam

SUA ÁREAS E APLICAÇÕES

• Enquanto área de aplicação distingue-se por tomar como objetos as massas ou multidões associada à prática jurídica de legislar sobre os processos fenômenos coletivos como linchamento, racismo, homofobia, fanatismo, terrorismo ou utilização por profissionais do marketing e propaganda (inclusive política) e associada aos especialistas em dinâmica de grupo e instituições atuando nas empresas, coletividades ou mesmo na clínica (terapia de grupos). Nessa perspectiva poderemos estabelecer uma sinonímia ou equivalência entre as diversas psicologias que nos apresentam como sociais: comunitária, institucional, dos povos (etnopsicologia) das multidões, dos grupos, comparada (incluindo a sociobiologia), etc.

Page 21: Slide Psicologia Social Facam

INTERAÇÕES E INTERDEPENDÊNCIAS

• A Psicologia Social - é a ciência que procura compreender os “como” e “porquês” do comportamento social. A interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social

Page 22: Slide Psicologia Social Facam

QUEM COM QUEM? OU COM O QUÊ?

• - interacção pessoa/pessoa;

• - interacção pessoa/grupo (os grupos sociais);

• -interacção grupo/grupo. (enfoques nacionais, regionais e locais).

Page 23: Slide Psicologia Social Facam

A subjetividade como categoria central

• De modo global, estudar subjetividade é procurar no indivíduo as marcas da sociedade. Ou seja, dizer que o indivíduo é mediado socialmente, não significa que ele seja afetado externamente pela sociedade, mas sim que se constitui por ela, isto é, pela sua introjeção. Assim, a psicologia, para entender questões que se referem à subjetividade, deve compreender as finalidades, as instâncias, os meios pelos quais uma determinada cultura forma o indivíduo. Este argumento só pode ser efetivo a partir do momento em que se admite que a cultura modela a subjetividade, disponibilizando seus hábitos e costumes, valores e padrões de comportamento. Tais elementos que incorporamos ou que nos formam advém das várias experiências de sociabilidade pelas quais passamos: nossa família, a escola, nossos colegas e amigos, a comunidade local, a igreja. (BRANDÃO apud Catonio 2009, p. 51-52)

Page 24: Slide Psicologia Social Facam

A PSICOLOGIA SOCIAL INSTITUCIONAL

• A psicologia social mantém-se aqui como uma área de conhecimento da psicologia, que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico.

• Conhecimento interno, aplicado, as relaçoes sociais (a natureza humana, ligada ao conhecimento).

• O homem como ser social, e suas relaçoes.

Page 25: Slide Psicologia Social Facam

As categorias fundamentais da psicologia social

• Valor;

• Atitude;

• As representações sociais;

• Cognição social;

• Identidade social;

• Psicologia ambiental

Page 26: Slide Psicologia Social Facam

PSICOLOGIA SOCIAL NO SISTEMA ORGANIZACIONAL

• A nossa vida humana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo relacionando com outras pessoas.

• Analisar as organizações como estruturas sociais nos dá a evidente vantagem de entendê-las como invenções humanas, e portanto sujeitas aos mesmos erros e limitações que outras manifestações de humanidade. Assim podemos verificar os diversos tipos de interações sociais que se desenvolvem dentro das organizações.

Page 27: Slide Psicologia Social Facam

CONSIDERAÇÕES FINAIS

• Um dos maiores problemas da psicologia está na demarcação de fronteiras entre ela e outras ciências "vizinhas" como a sociologia, a antropologia social, a etnologia e a própria psicologia, porque todas elas utilizam uma mesma extensa gama de conceitos e estudam uma série de problemas em comum.

Page 28: Slide Psicologia Social Facam

E FINALMENTE...

• A história científica desta ciência é, assim, caracterizada pela guerra entre o social e o individual, entre a importância daquilo que nós somos enquanto membros de um grupo e daquilo que nós somos enquanto indivíduos fora deles.

Page 29: Slide Psicologia Social Facam

BIBLIOGRAFIA

• FARR, ROBERT. M. As raízes da psicologia social moderna. RJ, Vozes. 2008• FURTADO, O.; BOCK, A.M. e TEIXEIRA, M.L. Psicologias : uma introdução ao estudo da

psicologia. São Paulo, Saraiva, 2002.• LANE, S. & SAWAIA, B. (orgs.). Novas veredas da psicologia social. São Paulo: Brasiliense:

EDUC, 1995.• LANE, S. T. M e CODO, W. (orgs). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo:

Brasiliense, 1984.• LAPLANTINE, FRANÇOIS. Aprender etnopsiquiatria. SP, Brasiliense, 1998• McDAVID, J. W. e HARARI, H. Psicologia e comportamento social. Rio de Janeiro:

Interciência, 1980• PIAGET, JEAN. A psicologia. Lisboa, Livraria Bertrand, 1970• PARIGUIN, B.D. A psicologia social como ciência. RJ Zahar, 1972• RAMOS ARTHUR. Introdução à psicologia social. RJ, Casa do estudante do Brasil, 1957• RODRIGUES, A., ASSMAR, E. M. L., & JABLONSKI, B. Psicologia social (22ª ed.). Petrópolis,

RJ. Vozes, 2003