SOBRE DOENÇAS ESTOMATOLOGICAS. O que a ......Estas são as razões pelas quais o Governo do Estado...

2
Câmara Técnica de Estomatologia CROSP Conselho Regional de Odontologia de São Paulo O que a Estomatologia pode fazer pelos pacientes e profissionais de saúde. Existe uma especialidade odontológica denominada Estomatologia (do grego estomatos = boca; logos= estudo), que os norte-americanos chamam de Medicina Bucal ou Odontologia Hospitalar. Realização Câmara Técnica de Estomatologia Conselho Regional de Odontologia de São Paulo Os cirurgiões-dentistas de São Paulo preocupados com a saúde bucal da população. Para informações: [email protected] Respostas: 1.A; 2.A; 3.B; 4.B; 5.C; 6.C TESTE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE DOENÇAS ESTOMATOLOGICAS. (respostas na última página) Quais são as doenças representadas nessas figuras? A. Hiperplasia fibrosa inflamatória B. Mucocele C. Fibroma cemento ossificante periférico A. Granuloma piogênico. B. Abscesso periodontal. C. Carcinoma epidermóide. A. Hiperplasia fibrosa inflamatória. B. Linfoma C. Paracoccidioidomicose A. Líquen plano. B. Leucoplasia C. Candidose pseudomembranosa A. Ulceração por trauma protético B. Carcinoma epidermóide intraósseo C. Osteonecrose A. Queilite B. Herpes C. Afta 1 4 5 6 2 3 Existem diversas doenças que podem se manifestar na cavidade bucal, procure um especialista que possa identificá-las corretamente e promover o tratamento adequado! Folder Estomatologia ter a-feira, 23 de abril de 2013 10:02:56

Transcript of SOBRE DOENÇAS ESTOMATOLOGICAS. O que a ......Estas são as razões pelas quais o Governo do Estado...

Page 1: SOBRE DOENÇAS ESTOMATOLOGICAS. O que a ......Estas são as razões pelas quais o Governo do Estado de São Paulo determinou a obrigatoriedade da presença de cirurgiões dentistas

Câmara Técnica deEstomatologia

CROSP

Conselho Regional de Odontologia de São Paulo

O que a Estomatologia podefazer pelos pacientes eprofissionais de saúde.

Existe uma especialidade odontológicadenominada Estomatologia (do grego

estomatos = boca; logos= estudo), que os norte-americanos chamam de

Medicina Bucal ouOdontologia Hospitalar.

Realização

Câmara Técnica de EstomatologiaConselho Regional de Odontologia de São Paulo

Os cirurgiões-dentistas de São Paulo preocupadoscom a saúde bucal da população.

Para informações:[email protected]

Respostas: 1.A; 2.A

; 3.B; 4.B; 5.C; 6.C

TESTE SEUS CONHECIMENTOSSOBRE DOENÇAS ESTOMATOLOGICAS.

(respostas na última página)Quais são as doenças representadas nessas figuras?

A. Hiperplasia fibrosa inflamatóriaB. MucoceleC. Fibroma cemento ossificante periférico

A. Granuloma piogênico.B. Abscesso periodontal.C. Carcinoma epidermóide.

A. Hiperplasia fibrosa inflamatória.B. LinfomaC. Paracoccidioidomicose

A. Líquen plano.B. LeucoplasiaC. Candidose pseudomembranosa

A. Ulceração por trauma protéticoB. Carcinoma epidermóide intraósseoC. Osteonecrose

A. QueiliteB. HerpesC. Afta

1

4

5

6

2

3

Existem diversas doenças que podem se manifestar nacavidade bucal, procure um especialista que possa identificá-las

corretamente e promover o tratamento adequado!

Folder Estomatologia

ter a-feira, 23 de abril de 2013 10:02:56

Page 2: SOBRE DOENÇAS ESTOMATOLOGICAS. O que a ......Estas são as razões pelas quais o Governo do Estado de São Paulo determinou a obrigatoriedade da presença de cirurgiões dentistas

O que a Estomatologia pode fazer pelos pacientes e profissionais de saúde

O estomatologista dedica-se a prevenir,

diagnosticar, tratar ou encaminhar e/ou orientar para outras especialidades odontológicas e médicas pacientes portadores de variações da normalidade nos tecidos moles e ósseos da boca e terços médio e inferior da face e manifestações de doenças sistêmicas nestas regiões.

Especificando um pouco melhor ele cuida de:

· Doenças dos tecidos mineralizados e não mineralizados dos dentes e seus tecidos de suporte e proteção.

· Doenças labiais, linguais e demais áreas da mucosa bucal.

· Doenças benignas das glândulas salivares e diagnóstico das doenças malignas que afetam as mesmas.

· Doenças ósseas do terço médio e inferior da face.

· Defeitos de desenvolvimento da região bucal, maxilomandibular e facial.

· Doenças nas regiões acima como parte de processos sistêmicos (que podem afetar todo o organismo).

Além disso, ele deve ter noções básicas das alterações de todo o organismo que possam modificar ou contra indicar alguns proce-dimentos odontológicos.

.. ..

..

..

..

..

.. ..

A Estomatologia e os outros profissionais de saúde

A Estomatologia é uma especialidade odontológica que atua isoladamente ou que pode complementar e ajudar nos tratamentos feitos por outros cirurgiões dentistas ou por médicos e outros profissionais de saúde pois é uma ciência que demanda estudo e conhecimento particularizados.

Profissionais de saúde dedicados às suas outras especialidades poderão não ter familiaridade e condições de acompanhar sua literatura e prática características. Isto é um fato normal diante do crescimento enorme das publicações de todo campo científico.

É perfeitamente natural que profissionais de outras áreas costumem indicar um estomatologista para cuidar das doenças estomatológicas.

A complexidade e variedade das doenças próprias da boca e as influências mútuas entre os micro- organismos bucais e o hospedeiro provocaram esta mudança na filosofia de trabalho dos citados profissionais da saúde.

A Estomatologia e as doenças sistêmicas

Doentes internados nas várias clínicas médicas hospitalares estão sendo encaminhados antes, durante e depois do tratamento nestes locais para uma avaliação com o estomatologista. É o que se poderia chamar de Estomatologia Hospitalar.

As doenças mais comuns nas regiões citadas são as infecciosas, começando pela cárie dental.

M icro - organismos presentes nas infecções bucais liberam toxinas e substâncias reguladoras da resposta inflamatória que, ao caírem na corrente sanguínea, podem provocar ou agravar respostas por todo organismo.

Pessoas internadas em unidades de tratamento intensivo podem ter seu quadro intensificado por pneumonias associadas às intubações para respiração mecânica causada por conteúdo acumulado de micro-organismos bucais por falta de higiene bucal tecnicamente adequada.

Estas são as razões pelas quais o Governo do Estado de São Paulo determinou a obrigatoriedade da presença de cirurgiões dentistas nas UTIs dos hospitais públicos, e alguns hospitais particulares já os possuem.

Tais profissionais deverão possuir conhecimentos estomatológicos consistentes c o m a c i r c u n s t â n c i a , i s t o é , s e r e m estomatologistas.

São exemplos de algumas das ciências da saúde que podem ter relações benéficas com a Estomatologia são: Cardiologia, Clínica de Check-up, Clínica da Dor, Clínica Médica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Dermatologia, Endocrinologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, G astroenterologia, Hematologia e O nco -Hematologia, Infectologia, Medicina do Sono, I m a g e n o l o g i a e R a d i o l o g i a , O r t o p e d i a , Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Psicologia, Reumatologia, Terapia Ocupacional, Unidades de Terapia Intensiva, e Unidades de Transplantados

Folder Estomatologia

ter a-feira, 23 de abril de 2013 10:02:56