SOCIOLOGIA · 2017-12-15 · da sociedade ou para a conservação de determinadas ... da economia...

51
SOCIOLOGIA PROF. JOSINO DA SILVA PROF. DARIO PINHEIRO 2° ANO ENSINO MÉDIO

Transcript of SOCIOLOGIA · 2017-12-15 · da sociedade ou para a conservação de determinadas ... da economia...

SOCIOLOGIAPROF. JOSINO DA SILVAPROF. DARIO PINHEIRO

2° ANOENSINO MÉDIO

Unidade IVMovimentos Sociais - a sociedade em ação

2

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Aula 7.2ConteúdoMovimentos Sociais

3

CONTEÚDOS E HABILIDADES

HabilidadeCompreender os movimentos sociais como manifestações coletivas, históricas e sua teorização.

4

CONTEÚDOS E HABILIDADES

Movimento social, o que é?São fenômenos que envolvem forças sociais e se formam no interior da estrutura social; uma forma de luta política de grupos e indivíduos organizados com fins de manter ou mudar uma situação, ou construir direitos de cidadania.

5

REVISÃO

Movimentos sociais na visão de alguns sociólogos • Não existe unanimidade no que se refere a definição dos

Movimentos sociais por parte dos estudiosos do tema. ○ Talcott Parsons

6

REVISÃO

• São manifestações coletivas e duradouras com o objetivo de reivindicar ou fiscalizar direitos não efetivados ou não garantidos pelo Estado.

○ Alain Touraine • Caracteriza-se como um grupamento de indivíduos

envolvidos em um esforço organizado para promover ou manter a mudança da sociedade ou no grupo do qual fazem parte.

7

REVISÃO

O que classifica um movimento como “social”Deve ter por objetivo alcançar um fim específico com intenção de transformar a realidade.

8

REVISÃO

Karl Marx e os movimentos sociaisMesmo que não tenha tratado diretamente do assunto, seus estudos, influenciam as análises sobre as questões sociais até hoje.

9

REVISÃO

Diferença entre Movimento Operário e Movimentos sociais (Jensen (2014, p. 134)

• O Movimento operário caracteriza-se pela organização e luta de classes, no caso do proletariado; trata-se de classes sociais e não grupos sociais.

• Os grupos sociais não são relacionais, ou seja, não é a relação entre eles que constituem e caracterizam os grupos.

10

REVISÃO

Movimentos sociais - sua classificação (VIANA, 2015) Podem ser: conservadores, reformistas e revolucionários.

11

REVISÃO

Observem a cena de um filme épico, lá do tempo dos Faraós no Egito Antigo e o povo conversando. O que a cena tem de parecido com outros grupos sociais de hoje?

12

DESAFIO DO DIA

Os DezMandamentos (2006)

13

DESAFIO DO DIA

Movimentos sociais como fenômenos históricosNa realidade histórica, os movimentos sempre existiram, e cremos que sempre existirão. Isso porque representam forças sociais organizadas, aglutinam as pessoas não como força-tarefa de ordem numérica, mas como campo de atividades e experimentação social, e essas atividades são fontes geradoras de criatividade e inovações (Maria Glória Gohn).

14

AULA

Movimentos Sociais

15

AULA

Ao longo da história os movimentos sociais foram estudados e percebidos de diferentes maneiras: 1. Uma corrente de pensamento compreende apenas no contexto específico das mudanças sociais, com a noção de mudanças repentinas que constituíam fonte de desordem.

16

AULA

2. Os movimentos sociais eram vistos principalmente como causa de conflitos e instigadores de revoltas e revoluções, portanto considerados anômalos e nocivos para a ordem social. 3. Um defensor desta corrente foi Talcott Parsons, que afirmava que qualquer tipo de greve, manifestação ou protesto perturbaria o bom funcionamento e o equilíbrio da sociedade. 4. Outra corrente de pensamento (predominante na Europa do século XX) fundamenta-se na perspectiva marxista. 17

AULA

Movimentos Sociais

18

AULA

2.2. Desse ponto de vista, a trajetória dos movimentos sociais era interpretada por meio do conceito de classe social e luta de classes, compreendidos, na análise contemporânea, no desenvolvimento do capitalismo.

20

AULA

3.1 A partir dos anos de 1990, os movimentos sociais passaram a se apresentar de maneira difusa, organizados em redes nacionais e internacionais que reuniam bandeiras de reivindicações locais e globais.

21

AULA

Os sociólogos se viram diante da tarefa de encontrar semelhanças, diferenças entre os movimentos existentes em lugares e tempos muito diferentes desde o século XVIII e em países da Europa, da América do Norte e da América do Sul.

22

AULA

Características estruturais dos movimentos sociais • Os movimentos sociais podem ser classificados pelo

caráter de suas ações, voltadas para as transformações da sociedade ou para a conservação de determinadas conquistas;

• São manifestações coletivas e duradouras, que reivindicam ou fiscalizam direitos não efetivados ou garantidos pelo Estado e até podem fiscalizar o trabalho do Estado.

23

AULA

Duas características são muito comuns:1. Não apresentam coordenação única, pois comportam diversidade de ideias e de valores, bem como de atuação e de organização;

2. Suas ações se desenvolvem em torno de interesses e necessidades, mas também de reconhecimento, para criar uma nova forma de interação e relacionamento.

24

AULA

• Em alguns casos o Estado é visto como adversário na luta política, a relação entre ele e a população é de confronto. Em outros casos, porém, o Estado é o único aliado capaz de concretizar as demandas dos movimentos.

• Os movimentos se pautam por um repertório formado pelos recursos, por meio dos quais chamam a atenção da sociedade para sua causa ou procedimentos usados na luta, a fim de tornar a reivindicação uma realidade.

25

AULA

Estruturas dos movimentos sociais

26

AULA

Movimentos sociais tradicionais e novos movimentos sociaisA classificação de movimentos sociais tradicionais ou novos deve estar acompanhada da contextualização histórica e espacial em relação ao surgimento e ao desenvolvimento dos movimentos sociais.

27

AULA

Movimentos sociais tradicionais: • Se constituíram principalmente com base nas lutas dos

trabalhadores desde a consolidação do capitalismo; • Possuem organização vertical e rígida estrutura

hierárquica e seus integrantes seguem as determinações do grupo dirigente;

• Travam fortes embates políticos com o Estado porque buscam transformações nas estruturas econômica e social para superar as condições de opressão da classe trabalhadora;

28

AULA

• Os movimentos tradicionais (em grande parte) pretendem assumir o controle do Estado ou, ao menos, transformar sua estrutura.

• Esses movimentos deram origem aos sindicatos, às associações nacionais e internacionais de trabalhadores e aos partidos políticos trabalhistas ou dos trabalhadores; foram responsáveis por conquistas sociais permanentes referentes a direitos trabalhistas e garantias sociais.

29

AULA

Movimentos tradicionais

30

AULA

Novos movimentos sociais: • Redirecionaram o centro das demandas sociais do âmbito

da economia para o da cultura; • São inspirados em relações horizontais, seus integrantes

têm maior autonomia, e não deixam somente nas mãos do Estado a responsabilidade de atender suas reivindicações;

• Transformam comportamentos e valores dos diversos segmentos sociais;

31

AULA

• Atuação como uma rede de troca de informação e cooperação, em contraponto a centralização dos movimentos tradicionais;

• Emergência de novas dimensões de identidade, a exemplo do que acontece com o movimento feminista, com o movimento negro ou com os movimentos pelos direitos dos homossexuais;

• Incorporação de aspectos íntimos e individuais da vida humana em suas agendas de ação;

32

AULA

• Alternativa aos canais convencionais de participação das democracias ocidentais que vêm sofrendo com seguidas crises de credibilidade, como partidos políticos e organizações sindicais.

33

AULA

Novos movimentos sociais

34

AULA

“Os movimentos são o coração, o pulsar da sociedade. Eles expressam energias de resistência ao velho que oprime ou de construção do novo que liberte.”

(Alain Touraine).

Questão 01Os movimentos sociais são classificados em tradicionais e novos movimentos sociais. Marque, abaixo, a alternativa que indica uma característica de um novo movimento social:a) ( ) São rígidos na sua organização.b) ( ) Os comandos são realizados de forma horizontal.c) ( ) São precursores dos sindicatos.d) ( ) Contribuíram para consolidação de direitos sociais.e) ( ) Têm orientação teórica de Parsons.

37

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Questão 02Você já presenciou (ou soube) de algum movimento social em seu município?

a) Se SIM, descreva-o brevemente.____________________________________________________________

b) Se NÃO, comente sobre algum movimento social que você teve conhecimento através das mídias.________________________________

38

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Movimentos sociais como fenômenos históricosNa realidade histórica, os movimentos sociais sempre existiram, foram estudados e percebidos de diferentes maneiras. 1.1 Constituíam fonte de desordem e eram considerados anômalos e nocivos para a ordem social. Um defensor desta corrente foi Talcott Parsons.

39

RESUMO DO DIA

2.1 Outra corrente de pensamento (predominante na Europa do século XX) fundamenta-se na perspectiva marxista, interpretados por meio do conceito de classe social e luta de classes.3.1 A partir dos anos de 1990, os movimentos sociais passaram a se apresentar de maneira difusa, organizados em redes nacionais e internacionais que reuniam bandeiras de reivindicações locais e globais.

40

RESUMO DO DIA

Características estruturais dos movimentos sociaisa) Não apresentam coordenação única;b) Suas ações se desenvolvem em torno de interesses e necessidades;c) Em alguns casos o Estado é visto como adversário ou único aliado a fim de tornar a reivindicação uma realidade.

41

RESUMO DO DIA

Movimentos sociais tradicionais: • Se constituíram principalmente com base nas lutas dos

trabalhadores desde a consolidação do capitalismo; • Possuem organização vertical e rígida; • Travam fortes embates políticos com o Estado; • Pretendem assumir o controle do Estado ou, ao menos,

transformar sua estrutura. • Esses movimentos deram origem aos sindicatos, às

associações nacionais e internacionais de trabalhadores.

42

RESUMO DO DIA

Novos movimentos sociais: • São inspirados em relações horizontais; • Transformam comportamentos e valores dos diversos

segmentos sociais; • Atuam como uma rede de troca de informação e

cooperação; • Incorporação de aspectos íntimos e individuais da vida

humana em suas agendas de ação.

43

RESUMO DO DIA

Movimento social, o que é?São fenômenos que envolvem forças sociais e se formam no interior da estrutura social.

44

RESUMO DO DIA

Movimentos sociais na visão de alguns sociólogos Não existe unanimidade no que se refere a definição dos Movimentos sociais por parte dos estudiosos do tema.

• Talcott Parsons • Alain Touraine

45

RESUMO DO DIA

O que classifica um movimento como “social”Deve ter por objetivo alcançar um fim específico com intenção de transformar a realidade.

46

RESUMO DO DIA

Karl Marx e os movimentos sociaisDiferença entre Movimento Operário e Movimentos sociais (Jensen, 2014, p. 134)

Movimentos sociais - sua classificação (VIANA, 2015) Podem ser: conservadores, reformistas e revolucionários.

47

RESUMO DO DIA

Depois de assistir atentamente ao vídeo, responda:Qual o papel dos movimentos sociais na transformação política e a ampliação e manutenção dos direitos de cidadania da população?

48

DESAFIO DO DIA

Greenpeace

49

DESAFIO DO DIA

Observem a cena de um filme épico, lá do tempo dos Faraós no Egito Antigo e o povo conversando. O que a cena tem de parecido com outros grupos sociais de hoje?

50

DESAFIO DO DIA

Os DezMandamentos (2006)

51

DESAFIO DO DIA