Sólidos platónicos josé miguel e joão bonito

5
Sólidos platónicos

Transcript of Sólidos platónicos josé miguel e joão bonito

Page 1: Sólidos platónicos   josé miguel e joão bonito

Sólidos platónicos

Page 2: Sólidos platónicos   josé miguel e joão bonito

TETRAEDRO (Modelo do Fogo):Sólido formado por 4 faces, triângulos equiláteros, e em cada vértice concorrem 3 faces. O prefixo tetra, deriva do grego e significa quatro (quatro faces). Este sólido representa o fogo, porque segundo Platão (séc. IV a.C.), o átomo do fogo teria a forma de um poliedro com 4 lados (tetraedro).

Cubo (Modelo da Terra):O cubo é o único poliedro regular com faces quadrangulares. O cubo tem 6 faces, pelo que também se pode chamar de hexaedro (hesa significa seis em grego).Este sólido representa a terra, porque Platão acreditava e afirmava que os átomos de terra seriam cubos, os quais permitiam ser colocados perfeitamente lado a lado, conferindo-lhes solidez ..

OCTAEDRO (Modelo do Ar):As faces deste poliedro são triângulos equiláteros, mas em cada vértice reúnem-se quatro triângulos. É formado por 8 faces, pelo que o poliedro se chama octaedro (octa significa oito em grego). Este sólido representa o ar, porque o modelo de Platão para um átomo de ar era um poliedro com 8 faces (octaedro).

DODECAEDRO (Modelo do Cosmos):O dodecaedro é o único poliedro regular cujas faces são pentágonos regulares. É formado por 12 faces, pentágonos regulares, e em cada vértice concorrem 3 faces. O prefixo dodeca, significa doze em grego. Este sólido representa o universo, porque para Platão o cosmos seria constituído por átomos com a forma de dodecaedros .

ICOSAEDRO (Modelo da Água):Neste poliedro, os cinco os triângulos equiláteros que se encontram em cada vértice, perfazendo vinte faces. Por isso, o poliedro se chama icosaedro (icosa significa 20 em grego).Este sólido representa a água, porque Platão defendia que a água seria constituída por icosaedros.

Page 3: Sólidos platónicos   josé miguel e joão bonito

PLATÃO

Os sólidos platónicos são sólidos convexos cujas arestas formam polígonos planos regulares congruentes. A sua designação deve-se a Platão, que os descobriu em cerca de 400 a.C.. A existência destes sólidos já era conhecida pelos pitagóricos, e os egípcios utilizaram alguns deles na arquitetura e noutros objetos que construíram.

Page 4: Sólidos platónicos   josé miguel e joão bonito

Bibliografiahttp://avrinc05.no.sapo.pt/

Page 5: Sólidos platónicos   josé miguel e joão bonito

Trabalho feito por:

José Miguel

João Bonito