Soluções Reciclagem de Lixo Eletrônico

3
Soluções reciclagem de lixo eletrônico Empresas adotam a prática da chamada logística reversa. O produto volta para onde foi fabricado e é reaproveitado como matéria-prima ou na forma de componente. Os brasileiros entraram com grande entusiasmo na era da eletrônica, mas com pouquíssima disposição de reciclar o lixo eletrônico. Segundo Ministério do Meio Ambiente, guardamos, no Brasil, 500 milhões de aparelhos sem uso em nossas casas. É muito lixo eletrônico. Quando se pensa em mundo, então, o número é mais impressionante. O que se produz de lixo eletrônico por ano encheria tantos vagões de trem que daria a volta no planeta. A situação se agrava na proporção em que a vida útil dos aparelhos diminui. Um computador é trocado, em média, a cada dois anos. O celular, menos que isso (22 meses); a TV dura 10 anos; um DVD, entre quatro e cinco anos. Isso faz com que o Brasil descarte, por ano: 97 mil toneladas de computadores; 115 mil toneladas de geladeiras; 140 mil toneladas de TVs; 2,2 mil toneladas de celulares; um bilhão de pilhas. Muitos não sabem é que também existe a logística reversa - traduzindo: o produto volta para onde foi fabricado. É reciclado e reaproveitado, seja na forma de componente, seja como matéria-prima. A Política Nacional de Resíduos Sólidos tornou a logística reversa uma obrigação para todas as empresas do país. Deu prazo para que funcione e as empresas estão tratando de se adequar. Numa grande empresa de computadores e impressoras, o conceito de reciclagem está em todas as etapas da produção. As folhas de teste das impressoras viram caixa para embalar o produto. As caixas de papelão são reutilizadas oito vezes pelos fornecedores. Os cartuchos devolvidos viram matéria-prima e cada impressora, por exemplo, sai do local com um chip de

description

Solução para o lixo eletrônico

Transcript of Soluções Reciclagem de Lixo Eletrônico

Solues reciclagem de lixo eletrnico

Empresas adotam a prtica da chamada logstica reversa. O produto volta para onde foi fabricado e reaproveitado como matria-prima ou na forma de componente.Os brasileiros entraram com grande entusiasmo na era da eletrnica, mas com pouqussima disposio de reciclar o lixo eletrnico.Segundo Ministrio do Meio Ambiente, guardamos, no Brasil, 500 milhes de aparelhos sem uso em nossas casas. muito lixo eletrnico. Quando se pensa em mundo, ento, o nmero mais impressionante.O que se produz de lixo eletrnico por ano encheria tantos vages de trem que daria a volta no planeta. A situao se agrava na proporo em que a vida til dos aparelhos diminui. Um computador trocado, em mdia, a cada dois anos. O celular, menos que isso (22 meses); a TV dura 10 anos; um DVD, entre quatro e cinco anos.Isso faz com que o Brasil descarte, por ano: 97 mil toneladas de computadores; 115 mil toneladas de geladeiras; 140 mil toneladas de TVs; 2,2 mil toneladas de celulares; um bilho de pilhas.Muitos no sabem que tambm existe a logstica reversa - traduzindo: o produto volta para onde foi fabricado. reciclado e reaproveitado, seja na forma de componente, seja como matria-prima.A Poltica Nacional de Resduos Slidos tornou a logstica reversa uma obrigao para todas as empresas do pas. Deu prazo para que funcione e as empresas esto tratando de se adequar.Numa grande empresa de computadores e impressoras, o conceito de reciclagem est em todas as etapas da produo. As folhas de teste das impressoras viram caixa para embalar o produto. As caixas de papelo so reutilizadas oito vezes pelos fornecedores. Os cartuchos devolvidos viram matria-prima e cada impressora, por exemplo, sai do local com um chip de identificao prprio, uma espcie de DNA da mquina.Portanto, se voc est a em casa pensando nos aparelhos que no usa mais, mos obra. Afinal, segundo a ONU, se ningum fizer nada, a previso de que em 2015 o mundo esteja produzindo 150 milhes de toneladas de lixo eletrnico por ano. Imagina s como o nosso planeta vai ficar.

O correto tambm seria fazer o descarte deste lixo eletrnico em locais apropriados, como por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na rea da reciclagem. Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular, ficando estas responsveis no encaminhamento destes resduos de forma adequada, evitando assim danos ao meio ambiente. Outra opo seria doar tais equipamentos, que ainda se encontram em boas condies de uso, porm que no esto mais em uso, para entidades sociais que atuam na rea de incluso digital. Alm de no contaminar o meio ambiente, esta ser uma boa ao em prol de pessoas que precisam.Portanto, o primeiro passo para evitar a poluio do meio ambiente e evitar os riscos sade fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. Os resduos devem ser sempre separados por tipos (orgnicos, eletrnicos, papis, plsticos, metais, vidros, etc.) facilitando assim a reciclagem e reaproveitamento dos mesmos...se voc realmente precisa compr-lo, ou pode alugar ou pedir emprestado....se voc pode consertar o antigo....se realmente est quebrado sem possibilidade de conserto, como voc pode recicl-lo....se ele ainda funciona, mas voc no precisa dele, voc pode reduzir o impacto ambiental doando ou vendendo, ao invs de reciclar ou jogar fora.