Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em...

30
Conteúdos 7 - Informações UEFA 1 - Retrospectiva 8 - Constituições das equipas 2 - Factos e números do jogo 9 - Factos e números da prova 3 - Plantel 10 - Factos e números das equipas 4 - Treinadores 11 - Informação sobre a competição 5 - Árbitros e delegados 12 - Legenda 6 - Competições internas Retrospectiva Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada terem ditado o destino das duas formações no Grupo F. • A derrota do Sporting por 2-1 no terreno do Manchester United FC acabou com as esperanças dos "leões" em seguirem em frente na UEFA Champions League, mas a derrota caseira do Dínamo, por 4-1, frente à AS Roma, nessa mesma noite, assegurou à formação portuguesa a consolação de garantir o terceiro lugar e passar para a Taça UEFA. • A equipa comandada por Paulo Bento chega ao último jogo com quatro pontos, contra os zero do Dínamo, o único conjunto que ainda não somou qualquer ponto na presente edição da UEFA Champions League. • O Sporting pode igualar a sua melhor prestação numa fase de grupos se vencer o Dínamo. Na primeira presença na competição depois da sua reformulação, em 1997/98, os "verde-e-brancos" somaram sete pontos - duas vitórias e um empate - e terminaram no terceiro lugar do grupo. Em 2000/01 (com dois pontos) e em 2006/07 (com cinco) o Sporting quedou-se pelo último lugar. • Quanto ao Dínamo, precisa de uma vitória para não bater o seu recorde negativo de pontos, que é actualmente de dois - número alcançado na última temporada e na época de 1994/95. • Foram seis as equipas que, até ao momento, deixaram a fase de grupos sem somar qualquer ponto: FC Levski Sofia (2006/07), SK Rapid Wien (2005/06), RSC Anderlecht (2004/05), FC Spartak Moskva (2002/03), Fenerbahçe SK (2001/02) e MFK Košice (1997/98). O Bayer 04 Leverkusen também registou tal feito negativo, mas na segunda fase de grupos, na temporada de 2002/03. • O Sporting esteve na frente do marcador em Manchester, na quinta jornada, graças a um golo de Abel a meio da primeira parte, mas o conjunto lisboeta acabou derrotado devido aos golos de Carlos Tévez e Cristiano Ronaldo no segundo tempo. Actualizado em 11.12.2007 10:05:07CET Retrospectiva 1 Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv DOSSIER DE IMPRENSA José Alvalade, Lisboa Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45 CET Grupo F - Jornada 6

Transcript of Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em...

Page 1: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Conteúdos7 - Informações UEFA1 - Retrospectiva8 - Constituições das equipas2 - Factos e números do jogo9 - Factos e números da prova3 - Plantel10 - Factos e números das equipas4 - Treinadores11 - Informação sobre a competição5 - Árbitros e delegados12 - Legenda6 - Competições internas

Retrospectiva

Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de osresultados da quinta jornada terem ditado o destino das duas formações no Grupo F.

• A derrota do Sporting por 2-1 no terreno do Manchester United FC acabou com as esperanças dos "leões" emseguirem em frente na UEFA Champions League, mas a derrota caseira do Dínamo, por 4-1, frente à AS Roma,nessa mesma noite, assegurou à formação portuguesa a consolação de garantir o terceiro lugar e passar para aTaça UEFA.

• A equipa comandada por Paulo Bento chega ao último jogo com quatro pontos, contra os zero do Dínamo, o únicoconjunto que ainda não somou qualquer ponto na presente edição da UEFA Champions League.

• O Sporting pode igualar a sua melhor prestação numa fase de grupos se vencer o Dínamo. Na primeira presençana competição depois da sua reformulação, em 1997/98, os "verde-e-brancos" somaram sete pontos - duas vitóriase um empate - e terminaram no terceiro lugar do grupo. Em 2000/01 (com dois pontos) e em 2006/07 (com cinco) oSporting quedou-se pelo último lugar.

• Quanto ao Dínamo, precisa de uma vitória para não bater o seu recorde negativo de pontos, que é actualmente dedois - número alcançado na última temporada e na época de 1994/95.

• Foram seis as equipas que, até ao momento, deixaram a fase de grupos sem somar qualquer ponto: FC LevskiSofia (2006/07), SK Rapid Wien (2005/06), RSC Anderlecht (2004/05), FC Spartak Moskva (2002/03), FenerbahçeSK (2001/02) e MFK Košice (1997/98). O Bayer 04 Leverkusen também registou tal feito negativo, mas na segundafase de grupos, na temporada de 2002/03.

• O Sporting esteve na frente do marcador em Manchester, na quinta jornada, graças a um golo de Abel a meio daprimeira parte, mas o conjunto lisboeta acabou derrotado devido aos golos de Carlos Tévez e Cristiano Ronaldo nosegundo tempo.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:07CETRetrospectiva 1

Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo KyivDOSSIER DE IMPRENSAJosé Alvalade, LisboaQuarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45 CETGrupo F - Jornada 6

Page 2: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

• A única vitória dos "leões" até ao momento no grupo ocorreu em Kiev, na segunda jornada, onde golos de Tonel eAnderson Polga selaram um triunfo por 2-1, com Vladyslav Vaschuk a apontar o tento do Dínamo. Nos restantesjogos, o Sporting perdeu em casa, por 1-0, com o Manchester e frente à Roma registou um empate a duas bolas,em Alvalade, e uma derrota em Itália por 2-1.

• O Dínamo perdia já por 3-0, na quinta jornada, quando Ismaël Bangoura apontou aos 61 minutos o tento de honrada equipa, que acabou derrotada por 4-1.

• Ao longo da fase de grupos, o Dínamo já teve três treinadores. Começou por ter Anatoliy Demyanenko na derrotapor 2-0 em Roma, na primeira jornada. József Szabó assumiu, depois, o comando técnico, nas derrotas em casafrente ao Sporting e ao Manchester (por 4-2), antes de Oleh Luzhny tomar o leme nos desaires frente ao Manchester,em Inglaterra, por 4-0, e à Roma, na Ucrânia.

• A desastrosa prestação do Dínamo no Grupo F está a dar continuidade à cinzenta história recente do clube naEuropa. Contando com esta época, a formação ucraniana não ultrapassou a fase de grupos em nenhuma das últimassete participações e não chega às derradeiras fases da UEFA Champions League desde que atingiu as meias-finaisem 1998/99.

• O Dínamo não venceu nenhum dos últimos 12 jogos, perdendo dez deles. A sua última vitória na competição datade 23 de Novembro de 2004, quando um autogolo de Traianos Dellas e um tento de Maxim Shatskikh valeram aosucranianos uma vitória por 2-0 sobre a Roma.

• Fora de casa, o Dínamo registou um empate e seis derrotas nos derradeiros sete jogos. A última vez que a equipaucraniana conquistou os três pontos fora de portas foi em Setembro de 2004, quando lhe foi atribuído um triunfo por3-0 sobre a Roma, depois de o jogo ter sido suspenso devido a um objecto que atingiu o árbitro Anders Frisk.

• Não contanto com esse triunfo, a última vitória fora dos ucranianos alcançada dentro das quatro linhas ocorreu a8 de Março de 2000, num triunfo por 2-1 em casa do Rosenborg BK.

• O Dínamo perdeu em todas nas suas três deslocações a Portugal. Foi derrotado por 2-1 pelo FC Porto na primeiramão das meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus de 1986/87 - acabando eliminado por 4-2 no conjuntodas duas mãos -, depois perdeu por 5-0 com o Benfica na fase de grupos de 1991/92 e por 3-1 com o Boavista naprimeira fase de grupos de 2001/02.

• Este será o primeiro encontro do Sporting, em casa, frente a adversários da Ucrânia.

• O treinador do Sporting, Paulo Bento, e o treinador do Dínamo, Luzhny, entraram ambos como suplentes no decorrerdo encontro de qualificação para o Mundial de 1998 entre Portugal e Ucrânia, disputado em Kiev, em Outubro de1996, que terminou com um triunfo dos ucranianos por 2-1. Na segunda volta, no Porto, Paulo Bento foi o único dosdois a marcar presença no encontro que terminou com uma vitória da selecção lusa por 1-0.

• O guarda-redes Olexandr Rybka, o médio Taras Mikhalik e o avançado Artem Milevskiy integraram a selecção deSub-21 da Ucrânia que esteve presente na fase final do Campeonato da Europa de Sub-21 em 2006, que decorreuem Portugal.

• Nessa competição enfrentaram os sportinguistas Vladimir Stojković e Milan Purović nas meias-finais, frente à Sérviae Montenegro, em Aveiro. Foi Purović quem, perante o guarda-redes Rybka, desperdiçou a grande penalidade quepossibilitou o apuramento da Ucrânia com 5-4 no desempate por penalties, depois de um empate a zero ao fim de120 minutos. O médio montenegrino do Sporting, Simon Vukčević, ficou no banco nesse encontro.

Factos e números do jogo

Sporting

Actualizado em 11.12.2007 10:05:07CETFactos e números do jogo 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 3: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

• Na próxima vez que vir um cartão amarelo, Anderson Polga será obrigado a cumprir um jogo de castigo.

• Liedson celebrou o seu 30º aniversário a 17 de Dezembro.

• Abel completa 29 anos cinco dias mais tarde.

• No sábado, dois golos de Milan Purović lançaram o Sporting para um triunfo moralizador sobre o Louletano, da IIDivisão, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os lisboetas venceram por 4-0, com golos de Purović(4 e 36 minutos), Simon Vukčević (76) e Marat Izmailov (85).

• "Foi um bom resultado para nós. O Sporting foi superior durante todo o jogo, marcámos cedo e controlámos o restodo encontro. O objectivo de ultrapassar esta eliminatória da Taça foi cumprido. Também é importante chegarmos àparagem de Natal a lutar em todas as frentes, embora não estejamos em boa posição no campeonato", explicou otreinador Paulo Bento.

• Paulo Bento não convocou Liedson, enquanto Yannick Djaló também não participou neste jogo, pois sórecentemente recomeçou a treinar, depois de ter sofrido uma lesão na coxa ao serviço da selecção portuguesa deSub-21.

• Neste jogo, o guarda-redes Vladimir Stojković regressou ao banco de suplentes, após uma ausência de cincojogos motivada por uma lesão na anca, mas Rui Patrício manteve a titularidade.

• Tiago, o outro guarda-redes do plantel, lesionou-se numa coxa, durante o treino de quinta-feira, e não foi convocado.

• A vitória sobre o Louletano foi apenas a terceira conseguida pelo Sporting nos últimos 11 encontros que disputouem todas as competições. A 31 de Outubro, os lisboetas foram vencer a casa do Fátima, por 3-2, em jogo da Taçada Liga e, quatro dias mais tarde, bateram a Naval, por 4-1, num encontro da Liga.

• Depois da derrota, por 2-1, em Old Trafford, o Sporting regressou aos jogos do campeonato e não conseguiu melhorque uma igualdade, a um golo, na recepção à União de Leira, que ocupa o último lugar da classificação. Marat Izmailovcolocou os "leões" em vantagem, aos 52 minutos, mas Toñito, antigo médio do Sporting, aproveitou um erro do jovemguarda-redes Rui Patrício para fazer o empate, a oito minutos do final. Pouco tempo antes, Polga tinha desperdiçadouma grande penalidade.

• "Foi um mau resultado que complica os nossos objectivos nesta competição. A situação é difícil, mas não vamosdesistir. Esta insegurança resulta de más exibições no campeonato e de alguma falta da maturidade. O meu futurosó depende do Sporting. Quando chegarmos à conclusão que é altura de eu sair, não haverá problemas. Mas nestemomento continuam a existir condições para ficar. Em relação à Taça UEFA, ainda é cedo para falar, mas não somosfavoritos à vitória final", afirmou Paulo Bento.

• Simon Vukčević entrou para o lugar de Izmailov, aos 64 minutos, mas o internacional montenegrino só esteveem campo durante 18 minutos, pois sentiu-se mal depois do golo do Leiria. Pontus Farnerud ocupou a vaga nomeio-campo.

• Esta temporada, na Liga, o Sporting já sofreu dez golos, enquanto em toda a época anterior tinha sofrido apenas15.

• João Moutinho e Liedson são totalistas nos 12 encontros da Liga, enquanto Abel, Miguel Veloso eLeandro Romagnoli também participaram em todas as jornadas, mas não estiveram todo o tempo em campo.

• Abel é o único jogador do Sporting que participou nos 22 jogos disputados esta época (12 na Liga, cinco na UEFAChampions League, três na Taça da Liga, um na SuperTaça e um outro na Taça de Portugal).

Actualizado em 11.12.2007 10:05:07CETFactos e números do jogo 3

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 4: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

• O sorteio da fase de grupo da Taça da Liga determinou que o Sporting vai disputar a primeira jornada frente aoVitória, em Setúbal, a 9 de Janeiro, recebendo depois duas equipas da Liga de Honra, o Beira-Mar, a 23, e o Penafiel,no dia 30 de Janeiro.

• João Moutinho foi eleito melhor jogador jovem da Liga no mês de Outubro, pelo Sindicato de Jogadores Profissionaisde Futebol.

• Polga estreou-se a marcar pelo Sporting na segunda jornada da UEFA Champions League, quando fez o golo davitória, por 2-1, em casa do FC Dynamo Kyiv. O defesa brasileiro, que chegou a Alvalade em 2003, ainda nãoconseguiu marcar na Liga portuguesa.

• Pedro Silva e Derlei foram operados ao joelho no início da época e só devem voltar a jogar em Março.

• Paulo Bento e Liedson vão ser homenageados na 45ª edição dos Prémios Stromp, que vão ser entregues emLisboa, na próxima sexta-feira. Bento será galardoado como técnico do ano e Liedson será o escolhido como omelhor futebolista. O internacional Miguel Veloso vai ser distinguido na categoria "Especial Revelação", enquantoo roupeiro Paulo Gama, mais conhecido por Paulinho, também receberá um prémio especial.

Dínamo

• Oleh Gusev é o único jogador do Dínamo que participou nos seis encontros efectuados pela equipa na presentecampanha da UEFA Champions League, incluindo nas pré-eliminatórias.

• O próximo encontro de Valentin Belkevich será o 50º do bielorrusso na UEFA Champions League.

• Andriy Nesmachniy completou 50 jogos nas competições europeias, na quinta jornada, um marco que será atingidopor Goran Gavrančić no próximo encontro.

• Pape Diakhate e Carlos Corrêa terão de cumprir um jogo de castigo quando virem o próximo cartão amarelo.

• O Dínamo sofreu 16 golos nas primeiras cinco jornadas, mais do que qualquer outra equipa na UEFA ChampionsLeague.

• Na primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Ucrânia, o Dínamo não evitou uma derrota, por 2-0, frente ao SCTavriya Simferopol mas, no sábado, a equipa de Kiev venceu por 3-0, na segunda mão, e garantiu a passagem àronda seguinte. Ismaël Bangoura marcou dois golos, um dos quais de grande penalidade, enquanto Gusev tambémconseguiu um tento de belo efeito.

• A precisar de golos, o treinador interino Oleh Luzhny apostou numa formação ofensiva, em 3-5-2, que setransformava num 4-4-2 quando o Dínamo não tinha a posse de bola. Vladyslav Vaschuk e Ruslan Rotan começaramo jogo no banco de suplentes, enquanto Olexandr Rybka cedeu o lugar, na baliza, ao experiente Taras Lutsenko.

• A dois minutos do final do encontro, Artem Butenin fez a estreia pelo Dínamo em jogos oficiais.

• Serhiy Fedorov foi obrigado a falhar este encontro, devido a uma lesão sofrida na primeira mão, a 5 de Dezembro.

• Olexandr Shovkovskiy (tornozelo) e Diakhate (ombro) só estarão aptos para jogar no próximo ano, enquantoVitaliy Mandzyuk tem um problema num joelho e também só deve regressar em 2008. Na mesma situação estãoos defesas-esquerdos Bard El Kaddouri e Vitaliy Fedoriv, com problemas no joelho. Ayila Yussuf (adutores) eTaras Mikhalik (joelho) também estão impedidos de treinar a cem por cento.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:07CETFactos e números do jogo 4

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 5: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

• Os cinco brasileiros do Dínamo estão todos lesionados. Rodrigo e Kleber foram operados ao joelho, em Novembro,e estão a fazer a recuperação no Brasil, no centro de estágio do Santos FC. Michael e Diogo Rincón também foramautorizados a regressar ao seu país para recuperarem igualmente de problemas no joelho, enquanto Corrêa sofreuuma lesão nos ligamentos do joelho e só deve voltar a jogar em Janeiro.

• "É difícil recuperar de uma desvantagem de 2-0. Depois do resultado da primeira mão, estávamos sob grandepressão, mas mantivemos a confiança e tivemos força para seguir em frente", explicou Gavrančić.

• "Ainda estamos numa fase muito atrasada, para podermos derrotar equipas como o Manchester United ou a Roma.Hoje fiquei agradado pela forma como a defesa, e toda a equipa se comportou. Mas é preciso manter este nível emtodos os encontros", acrescentou Luzhny.

• O jogo com o Sporting será o último em que Luzhny vai dirigir a equipa, pois o Dínamo anunciou que Yuri Seminvai tomar conta da equipa a 8 de Janeiro. O antigo treinador do FC Lokomotiv Moskva e da selecção russa assinouum contrato válido por dois anos e meio.

• O Dínamo fez o último jogo da Liga ucraniana a 2 de Dezembro, triunfando, por 5-2, na recepção ao FC ChornomoretsOdesa. A equipa de Kiev está no terceiro lugar, com 39 pontos, a quatro do líder FC Dnipro Dnipropetrovsk e commenos dois que o FC Shakhtar Donetsk, que tem um jogo em atraso.

• Os visitantes ganharam vantagem, aos seis minutos, com um golo de Paolo de la Haza mas, 11 minutos depois,Bangoura empatou para o Dínamo, na conversão de uma grande penalidade. Tiberiu Ghioane marcou aos 35minutos e colocou a equipa da casa na liderança, mas De la Haza bisou, a três minutos do intervalo, e fez o empatepara o Chornomorets. Na segunda parte, os golos foram todos do Dínamo, que conquistou os três pontos. MarcaramMaksimShatskikh (54 minutos), Gusev (60) e Miloš Ninković (90).

• "Estivemos perfeitos na segunda parte", exclamou Luzhny, que decidiu poupar Carlos Corrêa, Diogo Rincón eBadr El Kaddouri, enquanto Ruslan Rotan ficou no banco de suplentes. Goran Gavrančić foi colocado nomeio-campo, abandonando o lugar habitual de defesa-central, enquanto Bangoura foi substituído ao intervalo.

• Vaschuk e Fedorov jogaram no centro da defesa e Valentin Belkevich foi titular numa das alas. Rybka jogou nabaliza, substituindo o lesionado Shovkovskiy.

• "Os jogadores cumpriram tudo aquilo que lhes pedi", explicou Luzhny. "No encontro com a Roma, pedi paradefenderem com nove jogadores e reduzirem os espaços, mas isso não aconteceu. Hoje tudo foi excelente".

• A 5 de Dezembro, o Dínamo perdeu por 2-0 na primeira mão dos quartos-de-final da Taça da Ucrânia, frente aoSC Tavriya Simferopol, que venceu graças aos golos de Andrius Jokšas e Andriy Zborovskiy. O melhor que o Dínamoconseguiu foi atirar duas bolas à trave, através de Bangoura e Gavrančić.

• "Esta noite faltou-nos classe, mas este embate ainda vai a meio", explicou Luzhny.

• Luzhny voltou a colocar Gavrančić no meio-campo, enquanto Fedorov e Vaschuk continuaram no eixo da defesa,com Oleh Dopilka a jogar a defesa-direito. Belkevich foi colocado a organizar o jogo ofensivo, com Ninković ajogar, surpreendente, na ala esquerda. O ataque foi entregue a Artem Milevskiy e Maksim Shatskikh. Rotan,Marjan Marković e Bangoura entraram na segunda parte, com Fedorov a lesionar-se e a ter de ser substituído aointervalo.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:07CETFactos e números do jogo 5

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 6: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Plantel

SportingPresente temporada

UEFAUCLLigaUCLUCLQGlsJGlsJGlsJGlsJGlsJBLIdadeDNNac.JogadorNr

Guarda-redes-1-1-2-1---1915.02.1988PORRui Patrício1-13-3-1-2---3216.04.1975PORTiago16-12-2-9-2---2428.07.1983SRBVladimir Stojković34-----------1812.10.1989PORAndré Martins50

Defesas-----------2625.04.1981BRAPedro Silva2-1-1-4-1---2516.09.1982SVKMarián Had3128110-1114--*2809.02.1979BRAAnderson Polga4-5-5-11-4---2111.05.1986BRARonny811411121115---2713.04.1980PORTonel13-1-113-1---2229.01.1985ITAGladstone26-----------2014.05.1987PORPaulo Renato44-----------1704.06.1990PORMichael Santos46-----------1829.03.1989PORJorge Abreu52-----------1804.09.1989PORRui Figueiredo54-----------1815.06.1989PORTiago Pedrosa5611117-1215---2822.12.1978PORAbel78

Médios132-18---2---3116.07.1976PARCarlos Paredes5-----1-----1815.03.1989PORAdrien Silva643722139-5---2521.09.1982RUSMarat Izmailov7315-329-3---2207.05.1985MNEMilan Purović9222-5211-5---2129.01.1986MNESimon Vukčević10322111-6-1---2704.06.1980SWEPontus Farnerud21-10-10-12-5---2111.05.1986PORMiguel Veloso24-3-3-7-3---1902.03.1988PORBruno Pereirinha25-24-11312-5---2108.09.1986PORJoão Moutinho28-6-6-11-5---2617.03.1981ITALeandro Romagnoli30-----------1721.02.1990PORDiogo Jorge Rosado40-----------1721.01.1990PORAndré Martins42-----------1721.01.1990PORDiogo Amado43-----------1722.02.1990PORDiogo Viana45-----------1802.03.1989PORAndré Santos49-----------1804.03.1989PORBruno Matias51-1-1---1---1925.08.1988BRACelsinho88

Avançados153431313-----3214.07.1975BRADerlei11-9-9-9-4---2105.05.1986PORYannick Djaló20

142931041235---2917.12.1977BRALiedson31-----------1708.07.1990PORWilson Eduardo41-----------1810.05.1989PORMarco Matias53-----------1828.06.1989PORVivaldo57-----------1719.12.1989ESPLuís Paez58

Treinador-5-5---5---3820.06.1969PORPaulo Bento-

Actualizado em 11.12.2007 10:05:10CETPlantel 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 7: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Dynamo KyivPresente temporada

UEFAUCLLigaUCLUCLQGlsJGlsJGlsJGlsJGlsJBLIdadeDNNac.JogadorNr

Guarda-redes-1-1-------3301.02.1974UKRTaras Lutsenko23-----------1816.05.1989UKRKychak Artem54-3-2-4-1---2010.04.1987UKROlexandr Rybka55-----------1929.01.1988UKRDenys Boyko89

Defesas229123-3-2---3218.02.1975UKRSerhiy Fedorov2-12-2-9-2-2*2321.06.1984SENPape Diakhate3113-7113-4-2*2629.12.1980BRACarlos Corrêa7-----3-----2021.10.1987UKRVitaliy Fedoriv24-50-34-9-2-1-2828.02.1979UKRAndriy Nesmachniy26464342-1213---3202.01.1975UKRVladyslav Vaschuk27349130-11-4-2-2902.08.1978SRBGoran Gavrančić32-8-4-6-----2727.08.1980BRARodrigo44-38-6212-2-2-2628.09.1981SRBMarjan Marković81-1-1-4-1---2112.03.1986UKROleh Dopilka98

Médios237227314-4-1-2618.06.1981ROUTiberiu Ghioane4

1278449-2-2-1-3427.01.1973BLRValentin Belkevich8325-4-10-3-1-2629.10.1981UKRRuslan Rotan14113662441315---2718.04.1980BRADiogo Rincón15-9-619-2-1-2428.10.1983UKRTaras Mikhalik17235-21113-5-2-2425.04.1983UKROleh Gusev20-2-1-------2124.01.1986UKRVitaliy Mandzyuk29-22-13-8-3-1-2631.01.1981MARBadr El Kaddouri30-3-115-1-1-2225.12.1984SRBMiloš Ninković36220113-5-3---2304.11.1984NGAAyila Yussuf37

Avançados3171204019-212-3303.06.1974UKRSerhiy Rebrov5-14-9-9-1-1-2412.08.1983BRAKleber936249142412-2202.01.1985GNBIsmaël Bangoura10-3-138-1-2-2416.02.1983BRAMichael11

23691143512-412-2930.08.1978UZBMaksim Shatskikh16-----------1803.06.1989UKRKravets Artem19111110110-4---2212.01.1985UKRArtem Milevskiy25-----3-----1920.04.1988UKRVolodymyr Lysenko78-2-1-1-----2203.02.1985UKROlexandr Aliyev88

Treinador-2-2---2---3905.08.1968UKROleh Luzhny-

Actualizado em 11.12.2007 10:05:10CETPlantel 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 8: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Treinadores

Sporting Clube de Portugal: Paulo BentoData de Nascimento: 20 de Junho de 1969Nacionalidade: PortuguêsCarreira como Jogador: Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Benfica, Real Oviedo CF, SportingCarreira como treinador: Sporting

Paulo Bento é um antigo internacional português que chegou a treinador do Sporting em Outubro de 2005 e que nãoprecisou de muito tempo para causar sensação. Os triunfos estiveram sempre presentes na carreira deste antigocentrocampista, que começou no Estrela da Amadora, onde conquistou a Taça de Portugal de 1989/90. Transferiu-separa o Vitória de Guimarães, mas trocou o clube vimaranense pelo Estádio da Luz, onde ajudou o Benfica a conquistara Taça de Portugal de 1995/96. Mais tarde, emigrou para Espanha, onde representou o Real Oviedo CF durantequatro épocas.

Em 2000/01, voltou ao futebol português para representar o Sporting, e no ano do regresso ajudou os "leões" aconquistar o campeonato e a Taça. Terminou a carreira de jogador no final da época 2003/04 e aceitou o convitepara fazer parte da equipa técnica do Sporting, tendo levado a equipa de juniores a sagrar-se campeã nacional em2004/05. Em Outubro de 2005, foi promovido a treinador principal depois do despedimento de José Peseiro e nãodemorou muito a melhorar o rendimento da equipa. Conseguiu mesmo uma série de dez vitórias consecutivas entreJaneiro e Abril de 2006.

Na época 2005/06 conseguiu 18 vitórias e seis empates em 27 jogos do campeonato, embora uma derrota por 1-0num encontro decisivo com o FC Porto tenha remetido o Sporting para o segundo lugar. O FC Porto também afastouos "leões" da Taça de Portugal, num emocionante desempate por grandes penalidades nas meias-finais. Paulo Bentogarantiu o apuramento para a fase de grupos da UEFA Champions League de 2006/07 e foi recompensado com arenovação de contrato por mais duas temporadas em Maio de 2006. Apesar de ter sido novamente batido pelo FCPorto na luta pelo título, o jovem técnico conquistou o primeiro título ao comando dos "leões" em 2007, tendo vencidoa Taça de Portugal diante do Belenenses, graças a uma vitória por 1-0. A temporada 2007/08 foi a primeira de PauloBento enquanto treinador certificado para todos os jogos das competições de clubes da UEFA.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:11CETTreinador 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 9: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

FC Dynamo Kyiv: József SzabóData de nascimento: 29 de Fevereiro de 1940Nacionalidade: Húngaro/UcranianoCarreira enquanto jogador: FC Khimik Kalush, FC Spartak Uzhgorod, FC Dynamo Kyiv, FC Zarya Lugansk e FCDinamo MoskvaCarreira enquanto treinador: FC Zarya Lugansk, FC SKA Kyiv (agora FC Arsenal Kyiv), FC Dnipro Dnipropetrovsk,FC Dynamo Kyiv (três vezes) e Ucrânia.

József Szabó foi um dos melhores médios da história do futebol da antiga União Soviética. Este natural de Uzhgorodvenceu a Liga soviética em quatro ocasiões (1961, 1966, 1968 e 1969), sempre ao serviço do Dínamo Kiev, tendoainda conquistado duas Taças da União Soviética (1964 e 1966) também pela mesma formação. Actuou em 40 jogosao serviço da selecção da USSR, tendo apontado oito golos. Marcou presença na fase final do Mundial de 1966,tendo, depois, ganho a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1972.

Após dois anos ao serviço do Dínamo, equipa pela qual chegou à final da Taça das Taças de 1972, Szabó colocoutermo à sua carreira de jogador. Cinco anos depois regressou ao futebol, na qualidade de treinador, no final dosanos 70, tendo orientado o Zarya Lugansk, o SKA Kyiv e o Dnipro. Após ter vivido experiências agridoces, Szabófez um intervalo na sua carreira, regressando apenas em 1990. Foi então que regressou ao activo, assumindo ocargo de vice-presidente no Dínamo Kiev.

Em 1993, Szabó tornou-se treinador do Dínamo pela primeira vez. O técnico conduziu a equipa à vitória na Ligaucraniana na sua época de estreia e garantiu um lugar na fase de grupos da UEFA Champions League em 1994/95.Foi então que aceitou a proposta de treinar a selecção nacional ucraniana tendo ficado à beira da qualificação parao Mundial de 1998 e para o UEFA EURO 2000™ - perdendo apenas nos "play-offs" em ambas as ocasiões. Depoisde duas anteriores passagens pelo clube onde foi mais feliz, regressou ao Dínamo em Setembro de 2007, substituindoAnatoliy Demyanenko. Conta, até ao momento, com três campeonatos ucranianos e duas Taças da Ucrâniaconquistadas enquanto treinador.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:11CETTreinador 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 10: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Árbitros e delegados

Stuart Dougal (SCO)ÁrbitroFrancis Andrews (SCO), James Bee (SCO)Árbitros assitentesWilliam Collum (SCO)Quarto árbitroAndreas Akkelides (CYP)Delegado da UEFAAnders Mattsson (FIN)Observador

Árbitro

UEFAUCLDNNac.Nome421006.11.1962SCOStuart Dougal

Jogos na UEFA Champions League entre equipas dos países dos clubes que se encontram nesta partidaLocalResFaseComp.DataZurique2-3Grasshopper-Club - FC Porto3ª PEUCL22.08.2001Kiev3-1FC Dynamo Kyiv - NK Dinamo Zagreb3ª PEUCL12.08.2003Porto0-0FC Porto - Paris Saint-Germain FCGr.UCL02.11.2004Kiev3-0FC Dynamo Kyiv - FK Sarajevo3ª PEUCL29.08.2007

Outros Jogos - Jogos arbitrados nos quais participaram equipas de um dois paísesLocalResFaseComp.Data

5-1Portugal - Croácia1/4SUB1606.05.1996Parma3-2Parma FC - FC Kryvbas Kryvyi Rih1ªUCUP16.09.1999

Actualizado em 11.12.2007 10:05:12CETÁrbitros e delegados 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 11: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Competições internas

Sporting Clube de Portugal (SuperLiga)MarcadoresResAdversárioDataComp.Derlei 26, Liedson 45, Tonel 69, JoãoMoutinho 90(pen)

4-1A. Académica de Coimbra (C)17-08-07Liga

0-1FC Porto (F)26-08-07LigaLiedson 801-0CF Os Belenenses (C)02-09-07LigaLiedson 8, Vukčević 292-0CF Estrela da Amadora (F)16-09-07LigaJoão Moutinho 65(pen), Purović 862-2Vitória FC (C)23-09-07Liga

0-0Vitória SC (F)26-09-07Taça0-0SL Benfica (F)29-09-07Liga

Izmailov 61, 69, Tonel 863-0Vitória SC (C)06-10-07LigaLiedson 521-2Fatima (C)20-10-07Taça

0-0CD Nacional (F)27-10-07LigaLiedson 35, 83, Purović 643-2Fatima (F)31-10-07TaçaJoão Moutinho 10, Liedson 62, Vukčević85, Gladstone 90

4-1A. Naval 1° Maio (C)04-11-07Liga

0-3SC Braga (F)11-11-07LigaPurović 871-1Leixões SC (F)24-11-07Liga

Equipas: Rui Patrício, Polga, Ronny (Purović 28), Gladstone, Tonel (Farnerud 80), Abel, Vukčević (Pereirinha 63),Izmailov, Miguel Veloso, João Moutinho, Liedson

Izmailov 521-1UD Leiria (C)02-12-07LigaEquipas: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Had, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (Pereirinha 64), Romagnoli(Vukčević 64, Farnerud 83), Purović, Liedson

Purović 4, 36, Vukčević 77, Izmailov 844-0Louletano (C)08-12-07TaçaEquipas: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Ronny, Miguel Veloso (Adrien Silva 61), João Moutinho, Romagnoli(Farnerud 69), Vukčević, Izmailov, Purović (Luís Paez 78)

CS Marítimo (F)16-12-07LigaFC Paços de Ferreira (C)23-12-07LigaBoavista FC (F)06-01-08LigaA. Académica de Coimbra (F)13-01-08LigaFC Porto (C)27-01-08LigaCF Os Belenenses (F)03-02-08LigaCF Estrela da Amadora (C)17-02-08LigaVitória FC (F)24-02-08LigaSL Benfica (C)02-03-08LigaVitória SC (F)09-03-08LigaCD Nacional (C)16-03-08LigaA. Naval 1° Maio (F)30-03-08LigaSC Braga (C)06-04-08LigaLeixões SC (C)13-04-08LigaUD Leiria (F)20-04-08LigaCS Marítimo (C)27-04-08LigaFC Paços de Ferreira (F)04-05-08LigaBoavista FC (C)11-05-08Liga

Actualizado em 11.12.2007 10:05:13CETCompetições internas 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 12: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

PtosGSGMDEVJClubesPos.32421021012FC Porto12572214712SL Benfica222121624612Vitória SC320101825512Sporting Clube de Portugal419131917412Vitória FC518121343512SC Braga61791452512CS Marítimo715121136312CF Os Belenenses815191053412A. Naval 1° Maio913131337212CF Estrela da Amadora101311954312CD Nacional1111141138112Leixões SC129221056112Boavista FC13917973212FC Paços de Ferreira148201065112A. Académica de Coimbra15517675012UD Leiria16

Actualizado em 11.12.2007 10:05:13CETCompetições internas 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 13: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

FC Dynamo Kyiv (Premier League)

MarcadoresResAdversárioDataComp.Diogo Rincón 251-1FC Shakhtar Donetsk (F)15-07-07LigaMichael 34, 662-2FC Arsenal Kyiv (C)22-07-07Liga

0-0FC Chornomorets Odesa (F)01-08-07LigaRebrov 71-3FC Dnipro Dnipropetrovsk (C)05-08-07LigaMarković 311-0FC Metalurh Zaporizhya (F)11-08-07LigaShatskikh 15, Auto-golo, Bangoura 29, 61,81, Marković 43, Corrêa 90

7-3FC Karpaty Lviv (C)19-08-07Liga

Bangoura 561-0FC Kryvbas Kryvyi Rih (F)25-08-07LigaBangoura 31, Michael 552-0FC Kharkiv (C)01-09-07LigaShatskikh 49, Mikhalik 902-1FC Metalurh Donetsk (F)15-09-07LigaMilevskiy 42, Diogo Rincón 48, 60,Shatskikh 64

4-1SC Tavriya Simferopol (F)22-09-07Liga

Shatskikh 18, 692-0FC Dnipro Dnipropetrovsk (C)26-09-07Taça0-1FC Naftovyk-Ukrnafta Okhtyrka (C)29-09-07Liga

Shatskikh 46, Ghioane 902-1FC Zorya Luhansk (F)06-10-07LigaDiogo Rincón 601-0FC Zakarpattya Uzhgorod (C)20-10-07LigaBangoura 91-0FC Vorskla Poltava (F)27-10-07LigaShatskikh 5, Corrêa 7, Bangoura 14,Ghioane 89

4-1Dynamo Igroservis (F)31-10-07Taça

0-1FC Metalist Kharkiv (C)03-11-07LigaBangoura 45, 532-1FC Shakhtar Donetsk (C)11-11-07LigaGhioane 451-0FC Arsenal Kyiv (F)24-11-07LigaBangoura 17(pen), Ghioane 35, Shatskikh54, Gusev 60, Ninković 90

5-2FC Chornomorets Odesa (C)01-12-07Liga

0-2SC Tavriya Simferopol (F)05-12-07TaçaBangoura 2, 48(pen), Gusev 383-0SC Tavriya Simferopol (C)08-12-07Taça

FC Dnipro Dnipropetrovsk (F)01-03-08LigaFC Metalurh Zaporizhya (C)08-03-08LigaFC Karpaty Lviv (F)15-03-08LigaFC Kryvbas Kryvyi Rih (C)22-03-08LigaFC Kharkiv (F)29-03-08LigaFC Metalurh Donetsk (C)05-04-08LigaSC Tavriya Simferopol (C)12-04-08LigaFC Naftovyk-Ukrnafta Okhtyrka (F)19-04-08LigaFC Zorya Luhansk (C)26-04-08LigaFC Zakarpattya Uzhgorod (F)03-05-08LigaFC Vorskla Poltava (C)11-05-08LigaFC Metalist Kharkiv (F)18-05-08Liga

Actualizado em 11.12.2007 10:05:13CETCompetições internas 3

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 14: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

PtosGSGMDEVJClubesPos.431532311418FC Dnipro Dnipropetrovsk1411236221317FC Shakhtar Donetsk2391733331218FC Dynamo Kyiv3391628331218FC Metalist Kharkiv427191973818FC Chornomorets Odesa527262173818SC Tavriya Simferopol623181675618FC Metalurh Zaporizhya721242293618FC Kryvbas Kryvyi Rih820221492617FC Zorya Luhansk919252594518FC Arsenal Kyiv1019251794518FC Karpaty Lviv1117181295418FC Kharkiv1217231878318FC Metalurh Donetsk1317161178318FC Vorskla Poltava1414229105318FC Naftovyk-Ukrnafta Okhtyrka15142510105318FC Zakarpattya Uzhgorod16

Actualizado em 11.12.2007 10:05:13CETCompetições internas 4

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 15: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Informações UEFA

UEFA apela à união dos adeptosO Presidente da UEFA, Michel Platini, apelou aos grupos de adeptos de cada país a aproveitarem a oportunidadee criarem uma rede europeia independente, para melhorarem os canais de comunicação entre os adeptos e a própriaUEFA. Platini aproveitou a oportunidade para encorajar esta evolução durante o primeiro encontro entre a organizaçãotutelar do futebol europeu e vários grupos de adeptos, que teve lugar na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

“Gostava de conhecer as vossas opiniões para a protecção do jogo. Vocês são a base do futebol. Sabemos que osadeptos são os únicos que juram fidelidade a um clube ou equipa, praticamente desde que nascem até que morrem.Aqueles que ocupam cargos oficiais, chegam e partem, sejam presidentes, treinadores, jogadores ou outros e, porvezes, esquecem a verdadeira identidade do clube que representam. Por vezes, têm até objectivos diferentes, levamo que pretendem do clube e partem”, defendeu Platini.

Concurso para fornecimento de bolasA UEFA lançou um concurso público para encontrar o fornecedor das bolas oficiais para a UEFA Champions League,Taça UEFA e SuperTaça Europeia durante três épocas, a partir de 2009/10. Todos os jogos dessas provas serãodisputados com uma bola específica. Havendo já um acordo firmado para todas as partidas da UEFA ChampionsLeague e da SuperTaça Europeia para os anos de 2006 a 2009, a Taça UEFA passará também a ter uma bolaexclusiva, de 2009 em diante.

As empresas interessadas (firmas internacionais de equipamento desportivo) poderão solicitar o documento decandidatura à TEAM Marketing AG, agente de marketing exclusivo da UEFA para a exploração dos direitos comerciaisdos eventos mencionados. O formulário poderá ser solicitado pelo e-mail [email protected] ou através do fax+41 41 368 18 00. O prazo para recepção das propostas termina a 5 de Fevereiro, terça-feira, às 16h00 (de PortugalContinental).

Novo ciclo de marketingA UEFA lançou o processo de venda dos direitos de patrocínio para o novo ciclo de marketing da UEFA ChampionsLeague, Taça UEFA e SuperTaça Europeia que se iniciará em 2009/10 e terá a duração de três temporadas. Oformato da UEFA Champions League neste novo ciclo inclui uma série de significativas modificações: O marketingcentralizado inclui agora a terceira pré-eliminatória; os jogos dos oitavos-de-final estender-se-ão por quatro semanas,em vez de duas; a final será disputada num sábado, às 19h45 (Portugal Continental); A SuperTaça Europeia seráincluída no pacote de direitos da UEFA Champions League; o sistema de patrocínios para 2009-12 vai manter oconceito de seis patrocinadores, que tem dado provas de sucesso e é reconhecido como um marco na indústria.

O Director de Marketing da UEFA, Philippe Le Floc, afirmou: "Com o desenvolvimento da UEFA Champions Leaguee do conceito de marketing, esperamos potenciar a emoção dos adeptos e promover ainda mais a UEFA ChampionsLeague a nível global. No que diz respeito à Taça UEFA, o aumento da centralização do marketing é um passoimportante na construção de uma marca mais próxima do patamar da principal competição de clubes da UEFA.Juntamente com a introdução de um formato mais claro, a total concentração dos direitos dos media e o novo sistemade patrocínios, estamos prontos para colocar a Taça UEFA no lugar que a competição merece no panorama dodesporto europeu".

Datas-chaveA fase de grupos da UEFA Champions League de 2007/08 será disputada em seis jornadas – 18/19 de Setembro,2/3 de Outubro, 23/24 de Outubro, 6/7 de Novembro, 27/28 de Novembro e 11/12 de Dezembro, embora o Grupo Dseja concluído no dia 4 de Dezembro. Os oitavos-de-final, cujo sorteio se realiza a 21 de Dezembro, serão disputadosa duas mãos nos dias 19/29 de Fevereiro e 4/5 de Março. O sorteio dos quartos-de-final, meias-finais e final serárealizado a 14 de Março, com a primeira destas eliminatórias a realizar-se nos dias 1/2 e 8/9 de Abril. As meias-finaisterão lugar a 22/23 e 29/30 de Abril, enquanto o jogo decisivo terá lugar em Moscovo no dia 21 de Maio, a poucosdias do início do UEFA EURO 2008™, cujo pontapé de saída será dado no dia 7 de Junho.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:15CETInformações UEFA 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 16: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Constituições das equipas - Grupo F

PtosGSGMDEVJClube153120055Manchester United FC105101135AS Roma4863115Sporting Clube de Portugal01645005FC Dynamo Kyiv

Estádio, LocalResultadoJogoDataStadio Olimpico, Roma2-0Roma - Dynamo Kyiv19.09.2007

Golos: 1-0 Perrotta 9 , 2-0 Totti 70Dynamo Kyiv: Shovkovskiy, Fedorov, Bangoura (Diogo Rincón 46), Michael (Rebrov 56), Shatskikh, Mikhalik, Gusev(Corrêa 71), El Kaddouri, Gavrančić, Yussuf, Marković

José Alvalade, Lisboa0-1Sporting - Man. United19.09.2007Golos: 0-1 Cristiano Ronaldo 62Sporting: Stojković, Polga, Izmailov (Vukčević 56), Ronny (Pereirinha 74), Tonel, Yannick Djaló, Miguel Veloso, JoãoMoutinho, Romagnoli (Purović 68), Liedson, Abel

Old Trafford, Manchester1-0Man. United - Roma02.10.2007Golos: 1-0 Rooney 70

NSC Olympiyskiy Stadium, Kiev1-2Dynamo Kyiv - Sporting02.10.2007Golos: 0-1 Tonel 14 , 1-1 Vaschuk 28 , 1-2 Polga 38Dynamo Kyiv: Shovkovskiy, Ghioane (Gusev 56), Corrêa, Diogo Rincón, Shatskikh, Mikhalik, Milevskiy (Kleber 58),Vaschuk, El Kaddouri, Gavrančić, YussufSporting: Stojković, Polga, Ronny, Vukčević (Izmailov 68), Tonel, Yannick Djaló (Gladstone 92), Miguel Veloso, JoãoMoutinho, Romagnoli (Paredes 77), Liedson, Abel

NSC Olympiyskiy Stadium, Kiev2-4Dynamo Kyiv - Man. United23.10.2007Golos: 0-1 Ferdinand 10 , 0-2 Rooney 18 , 1-2 Diogo Rincón 34 , 1-3 Cristiano Ronaldo 41 , 1-4 Cristiano Ronaldo68 , 2-4 Bangoura 78Dynamo Kyiv: Shovkovskiy, Diakhate, Ghioane (Milevskiy 46), Corrêa (Rotan 83), Bangoura, Diogo Rincón, Shatskikh(Belkevich 46), Gusev, Nesmachniy, Gavrančić, Yussuf

Stadio Olimpico, Roma2-1Roma - Sporting23.10.2007Golos: 1-0 Juan 15 , 1-1 Liedson 18 , 2-1 Vučinić 70Sporting: Tiago, Izmailov (Celsinho 81), Ronny (Purović 77), Vukčević (Paredes 71), Tonel, Yannick Djaló, MiguelVeloso, João Moutinho, Romagnoli, Liedson, Abel

Old Trafford, Manchester4-0Man. United - Dynamo Kyiv07.11.2007Golos: 1-0 Piqué 31 , 2-0 Tévez 37 , 3-0 Rooney 76 , 4-0 Cristiano Ronaldo 88Dynamo Kyiv: Shovkovskiy, Fedorov, Diakhate, Ghioane, Corrêa, Rotan (Rebrov 46), Gusev (Diogo Rincón 46),Milevskiy (Bangoura 76), Vaschuk, El Kaddouri, Marković

José Alvalade, Lisboa2-2Sporting - Roma07.11.2007Golos: 0-1 Cassetti 4 , 1-1 Liedson 22 , 2-1 Liedson 64 , 2-2 Polga 90 (o.g.)Sporting: Tiago, Polga, Izmailov (Pereirinha 89), Ronny, Tonel, Yannick Djaló (Vukčević 63), Miguel Veloso, JoãoMoutinho, Romagnoli, Liedson, Abel

Actualizado em 11.12.2007 10:05:15CET 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 17: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

NSC Olympiyskiy Stadium, Kiev1-4Dynamo Kyiv - Roma27.11.2007Golos: 0-1 Panucci 4 , 0-2 Giuly 32 , 0-3 Vučinić 36 , 1-3 Bangoura 63 , 1-4 Vučinić 78Dynamo Kyiv: Rybka, Ghioane, Bangoura, Rotan (Belkevich 46), Diogo Rincón (Milevskiy 69), Gusev, Nesmachniy,Vaschuk, Gavrančić, Ninković (Shatskikh 55), Dopilka

Old Trafford, Manchester2-1Man. United - Sporting27.11.2007Golos: 0-1 Abel 21 , 1-1 Tévez 61 , 2-1 Cristiano Ronaldo 90+2Sporting: Rui Patrício, Had, Polga, Izmailov (Pereirinha 82), Purović (Farnerud 82), Tonel, Miguel Veloso, JoãoMoutinho, Romagnoli (Vukčević 68), Liedson, Abel

Stadio Olimpico, Roma-Roma - Man. United12.12.2007José Alvalade, Lisboa-Sporting - Dynamo Kyiv12.12.2007

Actualizado em 11.12.2007 10:05:15CET 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 18: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Factos e números da prova

• UEFA Champions League: Factos relevantes da fase de grupos

O detentor do título, AC Milan, evitou tornar-se no primeiro campeão em título a não ir além da fase de grupos desdeque a UEFA Champions League teve início. (Este registo, assim como outros, inclui as temporadas 1999/00 e 2002/03,em que houve duas fases de grupos).

Em 1992/93, o FC Barcelona era detentor da Taça dos Clubes Campeões Europeus e foi batido, por 4-3, no conjuntodas duas mãos pelo PFC CSKA Moskva na segunda eliminatória.

O guarda-redes da S.S. Lazio, Marco Ballotta, tornou-se o jogador mais velho a participar na UEFA ChampionsLeague, tendo alinhado na deslocação ao terreno do Olympiacos CFP, por ocasião da primeira jornada, com 43 anosde idade e 168 dias. O guardião pulverizou o recorde de Alessandro Costacurta, que participou na quinta jornada daépoca 2006/07, frente ao AEK Athens FC, com 40 anos e 211 dias. Ballotta tinha 43 anos e 239 dias quando defrontounovamente o Olympiacos, desta feita na quinta jornada. Laurent Blanc é o jogador com mais idade a marcar na prova,com 36 anos e 339 dias, tendo assinado um tento pelo Manchester United FC na vitória, por 3-2, frente ao OlympiacosCFP, a 23 de Outubro de 2002.

Celestine Babayaro é o jogador mais jovem a marcar presença na UEFA Champions League. Tinha 16 anos e 87dias quando foi titular ao serviço do RSC Anderlecht, frente ao FC Steaua Bucuresti, a 23 de Novembro de 1994.Acabou expulso aos 37 minutos.

Em 2006/07, o PFC Levski Sofia juntou-se ao 1. FC Košice, tornando-se nas duas únicas equipas que alinharam naUEFA Champions League e nunca averbaram quaisquer pontos. A formação eslovaca não regressou a esta competiçãodesde que perdeu os seis jogos da única presença que conseguiu, em 1997/98. Apenas cinco outras equipaspassaram pela fase de grupos sem conseguir pontuar e são elas o Rapid Wien (05/06), RSC Anderlecht (04/05), FCSpartak Moskva e Bayer 04 Leverkusen (02/03, primeira e segunda fase de grupos, respectivamente) e o FenerbahçeSK (01/02, primeira fase de grupos).

Ao longo dos seis encontros que disputou na época passada, o Levski sofreu 17 golos, ficando a apenas dois dedistância do recorde da competição, estabelecido pelo Ferencvárosi TC (19) na campanha de 1995/96.

Antes da vitória frente ao Sporting, por 3-1, na sexta jornada da época 2006/07, o FC Spartak Moskva esteve 22jogos sem vencer nesta prova, superando o infeliz recorde do AEK Athens FC, que venceu na terceira jornada damesma edição.

O menor número de pontos conseguido por uma equipa que se apurou para além da fase de grupos foram sete. Aprimeira a consegui-lo, desde que foi introduzido o sistema de três pontos por vitória, em 1995/96, foi o Legia Warszawanessa mesma época, antes de o Bayer 04 Leverkusen ter repetido o feito em 1999/00 e o Liverpool FC em 2001/02.O FC Lokomotiv Moskva e a equipa que viria a sagrar-se campeã, a Juventus, seguiram em frente com apenas setepontos em 2002/03, um feito também conseguido pelo Rangers FC e pelo Werder Bremen em 2005/06.

• UEFA Champions League: Sabia que?

Campeões nacionais: Esta edição da prova conta com 13 campeões da época passada das diversas Ligas, masapenas o Grupo G, dos oito existentes, conta com quatro campeões, nomeadamente o PSV Eindhoven, o FCInternazionale Milano, o Fenerbahçe SK e o PFC CSKA Moskva. Juntamente com os 13 campeões, há dez segundosclassificados e seis terceiros. O detentor do troféu, AC Milan, mais o Arsenal FC e o Valencia CF são os únicosclubes que estão na prova tendo terminado na quarta posição.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números da prova 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 19: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Participações consecutivas: Esta época, o Manchester United FC alargou para 12 o número de presençasconsecutivas na UEFA Champions League, recorde da competição. PSV Eindhoven, Olympiacos CFP e Real MadridCF estão na 11ª participação, mais uma que o Arsenal FC.

Presenças nos oitavos-de-final: Na qualificação para os oitavos-de-final de 2006/07, o Real Madrid CF superou oregisto do Manchester United FC de nove presenças consecutivas (que terminou em 2005/06), quando passou afase de grupos. O Real esteve sempre presente nos oitavos-de-final desde a época 1996/97. Nos últimos dez anos,o Real venceu a competição por três vezes, tendo ficado duas vezes pelas meias-finais e outras tantas pelos quartos.No entanto, nas últimas três épocas a participação dos "merengues" ficou-se pelos oitavos-de-final.

Regresso à Europa: Dos 32 clubes presentes, S.S. Lazio, Rosenborg BK e VfB Stuttgart não participaram emcompetições europeias durante a temporada 2006/07.

Mestres do passado: Seis dos clubes da UEFA Champions League de 2007/08 estavam também em prova quandoa competição teve início em 1992/93. O Olympique de Marseille foi campeão, vencendo o AC Milan na final, ao passoque PSV Eindhoven, PFC CSKA Moskva, FC Porto e Rangers FC participaram todos na fase de grupos. Para alémdestes, VfB Stuttgart, AEK Athens FC e FC Barcelona foram eliminados nas duas rondas que antecederam a fasede grupos, que marcava o início da competição propriamente dita.

Caminho difícil para estreantes: Seis clubes alcançaram a fase de grupos a partir da segunda pré-eliminatória daTaça dos Clubes Campeões Europeus, incluindo um dos dois estreantes desta época, o SK Slavia Praha. Tal comoo Rangers, FC Shakhtar Donetsk, FC Steaua Bucuresti, Beşiktaş JK e Rosenborg, todos tiveram de disputar quatrojogos para garantirem a presença na fase de grupos. Desde a Juventus, em 1995/96, que uma equipa estreante nãovence a prova, com a turma transalpina a tornar-se no terceiro clube a fazê-lo, depois do Olympique de Marseille(1992/93, primeira final da UEFA Champions League) e AFC Ajax (1994/95).

O Sevilla FC juntou-se ao Slavia na estreia na UEFA Champions League, apesar de ambos os clubes já teremmarcado presença na Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Sem passar na qualificação: Dos 32 clubes presentes na fase de grupos, apenas a AS Roma e o FC Schalke 04nunca marcaram presença numa pré-eliminatória como forma de garantirem presença na UEFA Champions League.A Roma está pela quinta vez na prova e o Schalke pela terceira.

Antigos vencedores: Quatro dos antigos vencedores da prova, desde que foi instituída a fase de grupos na época1992/93, não estão presentes nesta edição da UEFA Champions League, nomeadamente o AFC Ajax (1994/95), aJuventus (1995/96), o BV Borussia Dortmund (1996/97) e o FC Bayern München. Os últimos dez vencedores dacompetição, Real Madrid CF (três vezes), AC Milan (duas vezes), Manchester United FC, FC Bayern München, FCPorto, Liverpool FC e FC Barcelona estão em prova. Apenas dois dos vencedores dos últimos dez anos da TaçaUEFA não marcam presença nesta fase de grupos da UEFA Champions League, nomeadamente o Parma FC(1998/99) e o Feyenoord (2001/02). Liverpool e FC Porto venceram as duas provas durante a última década, enquantoos restantes são Internazionale Milano, Galatasaray SK, Valencia CF, PFC CSKA Moskva e Sevilla FC (duas).

• UEFA Champions League: Recordes de todos os temposVitórias mais dilatadas8-0: Liverpool FC v Beşiktaş JK (06.11.2007)7-0: Arsenal FC v SK Slavia Praha (23.10.2007)7-0: Juventus v Olympiacos CFP (10.12.2003)7-1: Manchester United FC v AS Roma (10.04.2007)6-0: Olympique de Marseille v PFC CSKA Moskva (17.03.1993)6-0: Leeds United AFC v Besiktas JK (26.09.2000)6-0: Real Madrid CF v KRC Genk (25.09.2002)

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números da prova 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 20: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Maior número de golos num jogo8-3: AS Monaco FC v RC Deportivo La Coruña (05.11.2003)7-2: Paris Saint-Germain FC v Rosenborg BK (24.10.2000)7-2: Olympique Lyonnais v Werder Bremen (08.03.2005)Apenas uma equipa marcou mais do que cinco golos num jogo fora, feito esse que pertence ao Manchester UnitedFC, vencedor (6-2) do embate com o Brøndby IF, em 1998/99.

Melhor marcador na mesma época12: Ruud van Nistelrooy (Manchester United FC, 2002/03)Kaká terminou como melhor marcador em 2006/07, com dez golos pelo AC Milan.

Quatro golos num jogoMarco van Basten (AC Milan 4-0 IFK Göteborg, 25.11.1992)Simone Inzaghi (S.S. Lazio 5-1 Olympique de Marseille, 14.03.2000)Dado Pršo (AS Monaco FC 8-3 RC Deportivo La Coruña, 05.11.2003)Ruud van Nistelrooy (Manchester United FC 4-1 AC Sparta Praha, 03.11.2004)Andriy Shevchenko (Fenerbahçe SK 0-4 AC Milan, 23.11.2005)Destes quatro golos apontados pelo mesmo jogador, os de Dado Pršo frente ao Deportivo foram os mais rápidos.Aos 26 minutos apontou o seu primeiro tento e 23 minutos volvidos conseguiu o quarto.

Golo mais rápido10.03 segs: Roy Makaay (FC Bayern München 2-1 Real Madrid CF, 07.03.2006)20.07 segs: Gilberto (PSV Eindoven 0-4 Arsenal FC, 25.09.2002)20.12 segs: Alessandro Del Piero (Manchester United FC 3-2 Juventus, 01.10.1997)21.20 segs: Clarence Seedorf (FC Schalke 04 2-2 AC Milan, 28.09.2005)25.40 segs: Marek Kincl (Club Brugge KV 3-2 SK Rapid Wien, 02.11.2005)

"Hat-tricks" mais rápidos9 mins: Mike Newell (Blackburn Rovers FC 4-1 Rosenborg BK, 06.12.1995)19 mins: Marco Simone (Rosenborg BK 1-4 AC Milan, 25.09.1996)19 mins: Dado Pršo (AS Monaco FC 8-3 RC Deportivo La Coruña, 05.11.2003)21 mins: Sigurd Rushfeldt (Rosenborg BK 3-0 Galatasaray SK, 21.10.1998)21 mins: Simone Inzaghi (S.S. Lazio 5-1 Olympique de Marseille, 14.03.2000)

Jogador mais jovem a marcar17 anos, 195 dias: Peter Oforiquaye (Rosenborg BK 5-1 Olympiacos CFP, 01.10.1997)17 anos, 218 dias: Cesc Fabregas (Arsenal FC 5-1 Rosenborg BK, 07.12.2004)17 anos, 241 dias: Martin Klein (Panathinaikos FC 2-1 AC Sparta Praha, 27.02.2002)17 anos, 353 dias: Karim Benzema (Olympique Lyonnais 2-1 Rosenborg BK, 06.12.2005)18 anos, 61 dias: Sammy Kuffour (FC Bayern München 2-2 FC Spartak Moskva, 02.11.1994)18 anos, 70 dias: Andriy Shevchenko (FC Dynamo Kyiv 1-4 FC Bayern München, 07.12.1994)Peter Oforiquaye tornou-se no mais jovem jogador a marcar, mas Celestine Babayaro é ainda o mais novo futebolistaa actuar na prova, quando foi titular pelo RSC Anderlecht no encontro frente ao FC Steaua Bucuresti, a 23 deNovembro de 1994, com 16 anos e 87 dias.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números da prova 3

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 21: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Presenças: UEFA Champions LeagueNota: A lista refere-se a jogos da fase de grupos até à final;113 Raúl González (Real Madrid CF)112 Roberto Carlos (Real Madrid CF, Fenerbahçe SK)107 Paolo Maldini (AC Milan)103 David Beckham (Manchester United FC, Real Madrid CF)103 Oliver Kahn (FC Bayern München)100 Luís Figo (FC Barcelona, Real Madrid CF, FC Internazionale Milano)100 Clarence Seedorf (AFC Ajax, Real Madrid CF, AC Milan)99 Ryan Giggs (Manchester United FC)98 Gary Neville (Manchester United FC)97 Paul Scholes (Manchester United FC)92 Andriy Shevchenko (FC Dynamo Kyiv, AC Milan, Chelsea FC)89 Thierry Henry (AS Monaco FC, Arsenal FC, FC Barcelona)88 Claude Makelele (FC Nantes Atlantique, Real Madrid CF, Chelsea FC)88 Fernando Morientes (Real Madrid CF, AS Monaco FC, Liverpool FC, Valencia CF)

Golos: UEFA Champions League

58 Raúl González (Real Madrid CF)53 Ruud van Nistelrooy (PSV Eindhoven, Manchester United FC, Real Madrid CF)47 Andriy Shevchenko (FC Dynamo Kyiv, AC Milan, Chelsea FC)44 Thierry Henry (AS Monaco FC, Arsenal FC, FC Barcelona)42 Filippo Inzaghi (Juventus, AC Milan)37 Alessandro Del Piero (Juventus)

Presenças: Competições de clubes da UEFA

170 Paolo Maldini (AC Milan)139 Luís Figo (Sporting, FC Barcelona, Real Madrid CF, FC Internazionale Milano)134 Oliver Kahn (Karslruher SC, FC Bayern München)131 Clarence Seedorf (AFC Ajax, UC Sampdoria, Real Madrid CF, FC Internazionale Milano, AC Milan)130 Frank de Boer (AFC Ajax, FC Barcelona, Galatasaray SK)127 Karl-Heinz Rummenigge (FC Bayern München, FC Internazionale Milano, Servette FC)124 Roberto Carlos (FC Internazionale Milano, Real Madrid CF, Fenerbahçe SK)122 Zinédine Zidane (AS Cannes, FC Girondins de Bordeaux, Juventus, Real Madrid CF)121 Alessandro Costacurta (AC Milan)121 Phillip Cocu (SBV Vitesse, PSV Eindhoven, FC Barcelona)

Golos: Competições de clubes da UEFA

63 Filippo Inzaghi (Parma FC, Juventus, AC Milan)62 Gerd Müller (FC Bayern München)60 Andriy Shevchenko (FC Dynamo Kyiv, AC Milan, Chelsea FC)60 Raúl González (Real Madrid CF)57 Ruud van Nistelrooy (PSV Eindhoven, Manchester United FC, Real Madrid CF)56 Eusébio (SL Benfica)55 Henrik Larsson (Feyenoord, Celtic FC, FC Barcelona, Manchester United FC, Helsingborgs IF)52 Thierry Henry (AS Monaco FC, Juventus, Arsenal FC, FC Barcelona)50 Alfredo Di Stéfano (Real Madrid CF)47 Carlos Santillana (Real Madrid CF)

Golos: UEFA Champions League/Taça dos Campeões EuropeusNota: Esta lista compreende os marcadores em ambas as competições, incluindo todos os jogos de qualificação

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números da prova 4

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 22: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

58 Raúl González (Real Madrid CF)57 Ruud van Nistelrooy (PSV Eindhoven, Manchester United FC, Real Madrid CF)56 Andriy Shevchenko (FC Dynamo Kyiv, AC Milan, Chelsea FC)49 Alfredo Di Stéfano (Real Madrid CF)47 Eusébio (SL Benfica)46 Filippo Inzaghi (Juventus, AC Milan)44 Thierry Henry (AS Monaco FC, Arsenal FC, FC Barcelona)

Última actualização: 05.12.2007

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números da prova 5

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 23: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Factos e números das equipas

Sporting

Marcos nas competições europeias• Dos "três grandes" do futebol português, o Sporting foi o único que nunca se conseguiu vencer a Taça dos ClubesCampeões Europeus. O clube de Alvalade conquistou, ainda assim, a Taça dos Vencedores das Taças na temporada1963/64, graças a uma vitória por 1-0 na finalíssima frente o MTK Budapest, isto depois do empate (3-3) registadono primeiro jogo.

• O Sporting voltou a estar perto de erguer um título europeu em 2004/05, na Taça UEFA, quando conseguiu chegaraté à final, curiosamente disputada no Estádio José Alvalade, em Lisboa. No entanto, os "leões" acabaram por serderrotados por 3-1 pelo PFC CSKA Moskva. A melhor campanha do Sporting na Taça dos Campeões ocorreu em1982/83, quando o clube atingiu os quartos-de-final, onde foi eliminado pela Real Sociedad de Fútbol com 2-1 nototal dos dois jogos, apesar da vitória por 1-0 no encontro da primeira mão, em Alvalade.

Marcos na UEFA Chapions League• Nas três participações do Sporting nesta competição (1997/98, 2000/01 e 2006/07), o clube lisboeta nunca passoualém da fase de grupos.

Títulos nas competições europeias• Taça dos Vencedores das Taças: 1963/64

Registo nas últimas dez temporadas2006/07: UEFA Champions League - fase de grupos2005/06: Taça UEFA - primeira eliminatória (proveniente da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League)2004/05: Taça UEFA - finalista vencido2003/04: Taça UEFA - segunda eliminatória2002/03: Taça UEFA - primeira eliminatória (proveniente da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League)2001/02: Taça UEFA - terceira eliminatória2000/01: UEFA Champions League - fase de grupos1999/00: Taça UEFA - primeira eliminatória1998/99: Taça UEFA - primeira eliminatória1997/98: UEFA Champions League - fase de grupos

Temporada 2006/07Registo nas competições nacionais: O Sporting voltou a terminar no segundo lugar do campeonato atrás docampeão FC Porto, desta feita apenas a um ponto dos "dragões", depois dos sete de desvantagem em 2005/06. Oconjunto leonino ficou com um ponto de vantagem sobre o terceiro classificado, o Benfica, e conseguiu conquistara 14ª Taça de Portugal do seu historial, batendo o Belenenses na final, por 1-0.

Registo nas competições europeias: O Sporting não conseguiu brilhar no Grupo B, tendo somente vencido umjogo e terminado no último lugar. A única vitória foi alcançada logo na primeira jornada, um triunfo por 1-0 sobre oFC Internazionale Milano, que depois bateu os "leões" pelo mesmo resultado no desafio da segunda volta. De resto,o Sporting averbou um empate e uma derrota quer frente ao FC Spartak Moskva, quer diante do FC Bayern München.

Factos importantesRegisto nas competições europeias• Jogos: 198 V: 81 E: 43 D: 74 GM: 315 GS: 254

UEFA Champions League (desde a fase de grupos até à final)• Jogos: 23 V: 4 E: 6 D: 13 GM: 23 GS: 40

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números das equipas 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 24: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Taça dos Campeões Europeus/UEFA Champions League• Jogos: 57 V: 14 E: 13 D: 30 GM: 69 GS: 94

RecordesCompetições europeias• Maior vitória16-1: Sporting - APOEL FC13.11.1963, Taça dos Vencedores das Taças de 1963/64, primeira eliminatória, primeira mão

• Maior vitória em casa16-1: Sporting - APOEL FC (ver detalhes em cima)

• Maior vitória fora0-9: ÍA Akranes - Sporting17.09.1986, Taça UEFA de 1986/87, primeira eliminatória, primeira mão

• Maior derrota5-0: Celtic FC - Sporting02.11.1983, Taça UEFA de 1983/84, segunda eliminatória, segunda mão6-1: Hibernian FC - Sporting27.09.1972, 72/73 Taça dos Vencedores das Taças de 1972/73, 27.09.1972, UEFA Cup Winners' Cup first roundsecond leg5-0: Vasas SC - Sporting05.10.1966, Taça dos Campeões Europeus de 1966/67, primeira eliminatória, primeira mão

5-0: Vasas SC - Sporting05.10.1966, Taça dos Campeões Europeus de 1966/67, primeira eliminatória, primeira mão

• Maior derrota em casa0-3: Sporting - Gençlerbirligi SK27.11.2003, Taça UEFA de 2003/04, segunda eliminatória, segunda mão0-3: Sporting - FC Spartak Moskva17.10.2000, UEFA Champions League de 2000/01, primeira fase de grupos

• Maior derrota fora5-0: Celtic FC - Sporting (ver detalhes em cima)6-1: Hibernian FC - Sporting (ver detalhes em cima)5-0: Vasas SC - Sporting (ver detalhes em cima)

UEFA Champions League (desde a fase de grupos até à final)• Maior vitória3-0: Sporting - AS Monaco17.09.1997, UEFA Champions League de 1997/98, fase de grupos

• Maior vitória em casa3-0: Sporting - AS Monaco (ver detalhes em cima)

• Maior vitória fora1-2: FC Dynamo Kyiv v Sporting02.10.2007, Fase de grupos da UEFA Champions League

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números das equipas 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 25: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

• Maior derrota4-0: Real Madrid CF - Sporting25.10.2000, UEFA Champions League de 2000/01, primeira fase de grupos

• Maior derrota em casa0-3: Sporting - FC Spartak Moskva (ver detalhes em cima)

• Maior derrota fora4-0: Real Madrid CF - Sporting (ver detalhes em cima)

Última actualização: 29.11.2007

FC Dynamo Kyiv

Marcos nas competições europeias• O Dínamo venceu por duas vezes a Taça dos Clubes Vencedores das Taças, em 1974/75 e 1985/86, triunfandopor 3-0 em ambas as finais. Em Basileia, bateu o Ferencvárosi TC e em Lyon derrotou o Club Atlético de Madrid.

• O Dínamo chegou às meias-finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus em três ocasiões. A primeira vezaconteceu na época de 1976/77, altura em que perdeu por 2-1, no total, com o VfL Borussia Mönchengladbach. Nasépocas de 1986/87 e 1998/99, perdeu diante de FC Porto e FC Bayern München, respectivamente, em eliminatóriasrealizadas a duas mãos.

Marcos na UEFA Champions League• Essa campanha de 1998/99 continua a ser o ponto alto do clube que disputa a 11ª época na prova. Desde a estreia,em 1994/95, apenas falhou a presença em 1996/97 e 2005/06.

Títulos nas competições europeias• Taça dos Vencedores das Taças: 1974/75, 1985/86• SuperTaça Europeia: 1975

Registo das últimas dez temporadas2006/07: UEFA Champions League - fase de grupos2005/06: UEFA Champions League - segunda pré-eliminatória2004/05: Taça UEFA - 16-avos-de-final (tendo transitado da fase de grupos da UEFA Champions League)2003/04: UEFA Champions League - fase de grupos2002/03: Taça UEFA - terceira eliminatória (tendo transitado da primeira fase de grupos da UEFA Champions League)2001/02: UEFA Champions League - primeira fase de grupos2000/01: UEFA Champions League - primeira fase de grupos1999/00: UEFA Champions League - segunda fase de grupos1998/99: UEFA Champions League - meias-finais1997/98: UEFA Champions League - quartos-de-final

Temporada de 2006/07Registo nas competições nacionais: Doze vezes campeão da Ucrânia desde 1992, o Dínamo Kiev reconquistouo título em 2006/07, numa excelente campanha concluída com uma vantagem de 11 pontos sobre o rival FC ShakhtarDonetsk. Venceu igualmente, pela terceira vez consecutiva, a Taça da Ucrânia, levando a melhor sobre o Shakhtar,na final, por 2-1.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números das equipas 3

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 26: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Registo nas competições europeias: O Dínamo regressou à fase de grupos da UEFA Champions League apósum ano de ausência. Assegurou a presença com um triunfo total de 5-3 frente ao Fenerbahçe SK, depois de terpassado a segunda pré-eliminatória mercê de uma vitória global por 8-1 sobre o FHK Liepajas Metalurgs. O GrupoE revelar-se-ia bastante complicado e os ucranianos concluíram-no na derradeira posição, com dois empates equatro derrotas, atrás de Olympique Lyonnais, Real Madrid CF e FC Steaua Bucureşti.

Factos importantesRegisto nas competições europeias• J: 246 V: 114 E: 53 D: 79 GM: 375 GS: 276

UEFA Champions League (fase de grupos até à final)• J: 77 V: 22 E: 16 D: 39 GM: 101 GS: 124

Taça dos Clubes Campeões Europeus/UEFA Champions League• J: 179 V: 80 E: 36 D: 63 GM: 264 GS: 216

RecordesCompetições europeias• Maior vitória8-0: FC Dynamo Kyiv v Barry Town AFC22.07.1998, Taça dos Clubes Campeões Europeus, primeira mão da primeira eliminatória

• Maior vitória em casa8-0: FC Dynamo Kyiv v Barry Town AFC (ver detalhes em cima)

• Maior vitória fora0-5: Beşiktaş JK v FC Dinamo Kiev14.03.1987, Taça dos Clubes Campeões Europeus, primeira mão dos quartos-de-final1-6: Coleraine FC v FC Dinamo Kiev02.09.1965, Taça dos Vencedores das Taças, primeira mão da pré-eliminatória

• Maior derrota5-0: Juventus v FC Dynamo Kyiv24.09.2002, UEFA Champions League, fase de grupos5-0: SL Benfica v FC Dinamo Kiev01.04.1992, Taça dos Clubes Campeões Europeus, fase de grupos final

• Maior derrota em casa1-4: FC Dynamo Kyiv v AS Roma27.11.2007, fase de grupos da UEFA Champions League0-3: FC Dynamo Kyiv v Olympique Lyonnais17.10.2006, UEFA Champions League, fase de grupos1-4: FC Dynamo Kyiv v FC Steaua Bucuresti13.09.2006, UEFA Champions League, fase de grupos1-4: FC Dynamo Kyiv v Juventus18.03.1998, UEFA Champions League, segunda mão dos quartos-de-final1-4: FC Dynamo Kyiv v FC Bayern München07.12.1994, UEFA Champions League, fase de grupos0-3: FC Dynamo Kyiv v RSC Anderlecht04.11.1992, Taça UEFA, segunda mão da segunda eliminatória0-3: FC Dinamo Kiev v Hamburger SV02.03.1983, Taça dos Clubes Campeões Europeus, primeira mão dos quartos-de-final

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números das equipas 4

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 27: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

• Maior derrota fora5-0: Juventus v FC Dynamo Kyiv (ver detalhes em cima)5-0: SL Benfica v FC Dinamo Kiev (ver detalhes em cima)

UEFA Champions League (apenas desde a fase de grupos até à final)• Maior vitória4-0: FC Dynamo Kyiv v RSC Anderlecht26.09.2000, UEFA Champions League, primeira fase de grupos

0-4: FC Barcelona v FC Dynamo Kyiv05.11.1997, UEFA Champions League, fase de grupos

• Maior vitória em casa4-0: FC Dynamo Kyiv v RSC Anderlecht (ver detalhes em cima)

• Maior vitória fora0-4: FC Barcelona v FC Dynamo Kyiv (ver detalhes em cima)

• Maior derrota5-0: Juventus v FC Dynamo Kyiv (ver detalhes em cima)

• Maior derrota em casa1-4: FC Dynamo Kyiv v AS Roma (ver detalhes em cima)0-3: FC Dynamo Kyiv v Olympique Lyonnais (ver detalhes em cima)1-4: FC Dynamo Kyiv v FC Steaua Bucureşti (ver detalhes em cima)1-4: FC Dynamo Kyiv v Juventus (ver detalhes em cima)1-4: FC Dynamo Kyiv v FC Bayern München (ver detalhes em cima)

• Maior derrota fora5-0: Juventus v FC Dynamo Kyiv (ver detalhes em cima)

Última actualização: 28.11.2007

Actualizado em 11.12.2007 10:05:16CETFactos e números das equipas 5

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 28: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Informação sobre a competição

A mais prestigiada competição de clubes da UEFA foi originalmente criada em 1955/56, sob o nome de Taça dosClubes Campeões Europeus, antes de ser reformulada e dar lugar à UEFA Champions League, no ano de 1992.

• Formato: No sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, realizado a 31 de Agosto, no Mónaco, as 32equipas foram divididas em oito grupos de quatro. Clubes oriundos da mesma federação não puderam ser sorteadosno mesmo agrupamento. As equipas do grupo jogam entre si, em casa e fora. São atribuídos três pontos por vitória,um por empate e nenhum por derrota. Caso duas equipas terminem o grupo com o mesmo número de pontos, sãoaplicados os seguintes critérios de desempate:a) maior número de pontos obtidos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;b) maior diferença de golos nos jogos do grupo entre as equipas em questão;c) maior número de golos marcados fora nos jogos do grupo entre as equipas em questão;d) maior diferença de golos em todos os jogos disputados no grupo;e) maior número de golos marcados;f) maior coeficiente de pontos acumulado pelos clubes em questão e pelas respectivas federações nas cincotemporadas anteriores.Os oito vencedores e segundos classificados dos grupos qualificam-se para os oitavos-de-final, disputados a duasmãos, a 19/20 de Fevereiro e 4/5 de Março de 2007. Os clubes que terminarem no terceiro lugar do seu grupo seguempara os 16 avos-de-final da Taça UEFA. Os clubes que terminarem no quarto lugar do seu grupo são eliminados dascompetições europeias desta temporada. Esta época, a final da UEFA Champions League está agendada para odia 21 de Maio de 2008, em Moscovo.

Informação disciplinar: Por norma, um jogador que tenha sido expulso num determinado jogo falha o próximodesafio relativo às competições da UEFA. O Comité de Controlo de Disciplina tem ainda o poder de aumentar oscastigos. No caso das advertências, o jogador é suspenso depois de três advertências, bem como no caso dosamarelos vistos de forma ímpar (quinto, sétimo, nono, etc.) Os cartões amarelos e as suspensões aplicam-se mesmose a prova tiver fase de grupos ou noutra competição na mesma época.

• Regra dos jogadores formados no clube: Em Fevereiro de 2005, a UEFA anunciou que a lista A dos jogadoresinscritos para as competições europeias enviada pelos clubes continuaria limitada a 25 atletas, sendo que a partirda temporada 2007/08 pelo menos seis desses jogadores teriam que ser produto da escola de formação do clubee, destes, metade podiam ter sido formados em clubes da mesma federação. A lista B continuará a existir - envolvendoum ilimitado número de jogadores Sub-21 que estejam no clube há pelo menos dois anos. Em 2006/07, o númerode jogadores no plantel formados no clube começou por ser de quatro, mas passou a seis esta época e vai subirpara oito em 2008/09, mantendo-se a possibilidade de metade deles serem formados em clubes da mesma federação.Um jogador formado no clube é definido como alguém que tenha passado pelo menos três temporadas no emblemaque representa, entre os 15 e 21 anos. Um atleta formado num clube da mesma federação é aquele que, tambémentre os 15 e os 21 anos, esteve registado pelo menos três épocas no clube que representa ou noutro emblemapertencente à mesma federação.

• Inscrição dos jogadores: Os regulamentos da UEFA expressam que, para todos os jogos da UEFA ChampionsLeague a partir dos oitavos-de-final, cada clube pode inscrever na sua lista de 25 atletas um máximo de três novosjogadores elegíveis para disputarem as restantes partidas na competição. Estas inscrições terão de ser apresentadas,no máximo, até 1 de Fevereiro. Um dos jogadores da quota de três acima referida que na mesma temporada tenhadisputado um jogo nas provas da UEFA por outro clube pode, excepcionalmente, ser inscrito, desde que não tenhaainda actuado por outra equipa na presente edição da UEFA Champions League.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:17CETInformação sobre a competição 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 29: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

• Informação financeira: A UEFA estima que os lucros previstos com a edição 2007/08 da Taça UEFA se situarãonos 824,5 milhões de euros - um pouco mais do que na campanha de 2006/07. Segundo o regulamento da competição,75 por cento dos lucros provenientes da cedência dos direitos de transmissões televisivas e de contratos comerciais,num valor máximo de 530 milhões de euros, serão distribuídos pelos 32 participantes na fase de grupos da maisprestigiada competição europeia de clubes da UEFA. Os restantes 25 por cento ficam reservados para o futeboleuropeu e serão utilizados pela UEFA para cobrir custos organizacionais e administrativos, assim como para donativosa federações, clubes e ligas.

Está também estipulado que os clubes participantes receberão 82 por cento de qualquer lucro da mesma origemque ultrapasse os 530 milhões de euros, ficando os restantes 18 por cento destinados à UEFA e ao futebol europeu.Para além disso, 50 por cento dos ganhos provenientes de novos contratos com os media concluídos pela UEFAtambém estarão disponíveis para serem distribuídos pelos clubes, enquanto os restantes 50 por cento serão destinados,conforme mencionado, à UEFA e ao futebol europeu.

O lucro total previsto para a época de 2007/08 é de 824,5 milhões de euros e, de acordo com a mesma projecção,será constituído por 819 milhões de euros provenientes de contratos de cedência de direitos televisivos e comerciaise 5,5 milhões de euros resultantes de novos contratos com os media. A quantia a atribuir aos clubes é de 588,6milhões de euros. Cada um dos 32 clubes da fase de grupos recebe um prémio inicial de três milhões de euros. Paraalém disso, receberá ainda um bónus de 400 mil euros por jogo. Os prémios por desempenho na fase de gruposserão de 600 mil euros por vitória e 300 mil euros por empate. As 16 equipas que disputam os oitavos-de-finalreceberão 2,2 milhões de euros cada, as oito dos quartos-de-final 2,5 milhões de euros e as quatro semifinalistastrês milhões cada. O vencedor da UEFA Champions League ganhará um prémio de sete milhões de euros, enquantoo finalista vencido receberá quatro milhões de euros.

Isto significa que cada clube participante na fase de grupos tem desde logo garantida uma quantia de 5,4 milhõesde euros. Um clube poderá receber, no máximo até 23,7 milhões de euros, sem contar com os seus próprios lucroscomerciais e as receitas de bilheteira. Os restantes 280 milhões de euros serão distribuídos consoante o valorproporcional do mercado televisivo representado pelos clubes participantes na UEFA Champions League e divididosentre o número de equipas - quatro, três, duas ou uma - de cada federação.

• Cláusula de desresponsabilização: Apesar de a UEFA ter o máximo cuidado com a informação veiculada nestedocumento na altura da sua publicação, nenhuma representação ou garantia (incluindo responsabilidade de terceiros),expressa ou implícita, é feita em relação à exactidão e fiabilidade do mesmo. Por isso, a UEFA não assume qualquerresponsabilidade pela interpretação da informação nele contida.

Actualizado em 11.12.2007 10:05:17CETInformação sobre a competição 2

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA

Page 30: Sporting Clube de Portugal - FC Dynamo Kyiv...Quando Sporting e FC Dynamo Kyiv se encontrarem em Lisboa, em jogo estará apenas o orgulho, depois de os resultados da quinta jornada

Legenda

:: Estatísticas de sempreAs estatísticas dos clubes em prova nas competições da UEFA.Competições de clubes da UEFA: Estas são as estatísticas consideradas válidas para comunicar oficialmente os registos das competições declubes da UEFA - Taça dos Campeões Europeus, UEFA Champions League, Taça dos Vencedores das Taças (1960-1999), Taça UEFA, SuperTaçaEuropeia (a partir de 1973), Taça Intertoto e Taça Intercontinental (1960-2004). Os jogos referentes à Taça das Cidades com Feira e à SuperTaçaEuropeia de 1972 são incluídos apenas a título informativo, uma vez que não se realizaram sob os auspícios da UEFA, ao passo que o Campeonatodo Mundo de Clubes foi excluído.Golos a favor/contra: Os totais de golos incluem os que resultam de decisões disciplinares (ex.: penalizações que englobam uma derrota por3-0). Os totais de golos não incluem os que foram marcados na decisão por grandes penalidades, como recurso para desempatar eliminatóriasou finais.:: Lista de equipasA lista de jogadores disponíveis obedece, primeiro, às posições ocupadas no terreno e só então à ordem numérica.Época em curso - UCLQ: Número de presenças apenas nas pré-eliminatórias da UEFA Champions League.Época em curso - UCL: Número de presenças a partir da fase de grupos até à jornada que se segue.Registo total - UCL: Número de presenças na UEFA Champions League desde a época 1992/93, apenas em jogos disputados entre a fase degrupos e a final. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais na competição.Registo total - UEFA: Número de presenças em partidas das competições europeias (segundo a definição acima publicada), incluindo jogos daspré-eliminatórias. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

:: ÁrbitrosÁrbitros designados para dirigir o encontro.UCL: Número de jogos dirigidos na UEFA Champions League a partir da época 1992/93, apenas referentes à fase de grupos. Os jogos nos quaiso juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estão contemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apuraros recordes oficiais das competições.UEFA: Números de jogos dirigidos nas competições europeias. Os jogos nos quais o juiz desempenhou funções de quarto árbitro não estãocontemplados nestas estatísticas. Estes são os registos considerados válidos para apurar os recordes oficiais das competições.

:: CompetiçõesClubesECCC: Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos CampeõesUCUP: Taça UEFA • UCWC: Taça dos Vencedores de TaçasSCUP: SuperTaça Europeia • UIC: Taça Intertoto

SelecçõesEURO: Campeonato Europeu da UEFA • U21: Campeonato da Europade Sub-21Mundial: Campeonato do Mundo • : Taça das ConfederaçõesPart: Encontros particulares • : Jogos particulares Sub-21U21: Campeonato da Europa de Sub-21SUB19: Europeu de Sub-19 • SUB18: Europeu de Sub-18

:: Outras abreviaturas:: Fases da competiçãoNr: NúmeroPR: Presenças3ª PE: 3ª pré-eliminatóriaF: FinalJ: Jogos disputadosComp.: Competição1ª: Primeira eliminatóriaGS: Fase de gruposPos.: PosiçãoE: Empates2ª: 2ª eliminatória1ª Gr.: 1ª fase de gruposPtos: PontosDN: Data de nascimento3ª: Terceira eliminatória2ª Gr.: 2ª fase de gruposV: Expulso (cartão vermelho)GS: Golos sofridos4ª: Quarta eliminatóriaKO1: Oitavos-de-finalRes: ResultadoGM: Golos marcados1/2: Meias-finaisPrelim.: Fase preliminarV: VitóriasD: Derrotas1/8: Oitavos-de-final1/4: Quartos-de-finalCA: Cartão amareloNac.: Nacionalidade1/16: 16-avos-de-finalPré-el.: Pré-eliminatóriaDA: Expulso (duplo cartão amarelo)N/a: Não se aplica1ª: primeira mão1ªPE: Primeira pré-eliminatória

2ª: segunda mão2ªPE: Segunda pré-eliminatóriaPOff: Play-offFF: Fase final

:: Estatísticas(+) : Indica um jogador recém-entrado(-) : Indica um jogador substituído(+/-) : Indica um jogador recém-entrado e substituído(*) : Indica um jogador expulso

Actualizado em 11.12.2007 10:05:17CETLegenda 1

Quarta-feira 12 de dezembro de 2007 - 20.45CET

Sporting Clube de Portugal - FC DynamoKyiv

José Alvalade, LisboaDOSSIER DE IMPRENSA