Sub dhjpic orientações

4
Subsecretaria Regional DHJPIC ( Direitos Humanos Justiça, Paz e Integridade da Criação) O que é a Subsecretaria de DHJPIC? É a subsecretaria responsável pela luta do direito, preservação e respeito à vida, ou seja, tudo que relaciona-se com o bem mais precioso que Deus nos dá gratuitamente a VIDA. Forma para a cidadania, o apostolado do leigo na Igreja e no mundo ”. De acordo com a lei, com o que é justo e democrático, tendo como referência o Santo Evangelho e o testemunho autêntico de São Francisco e Santa Clara de Assis. Objetivos: Promover a conscientização e o entendimento sobre o bom relacionamento entre os homens e todas as formas de vida; Promover e construir a paz, a justiça, a harmonia entre as pessoas e o respeito com a dignidade humana; Promover e construir a paz, a justiça e a harmonia com o meio ambiente; Formar e informar sobre as realidades humanas e da criação; Valorizar a vida fraterna e a convivência; Aplicar na vida da fraternidade o testemunho e irradiar este diferencial para a sociedade; Pensar e questionar a sociedade dentro de cada realidade em diferentes aspectos: político, econômico, educacional, social, ambiental, cultural e religioso; Testemunhar a vivência consciente do carisma jovem franciscano secular; Apresentar um carisma que traz o Evangelho para a vida e a vida ao Evangelho; Reafirmar o ser Instrumento de Deus no mundo. Justificativa A Juventude Franciscana - JUFRA integra a família franciscana que existe há mais de 800 anos em todo o mundo. “É formada por aqueles jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã”. Inspirada pelo carisma FrancisClariano que sonha viver um mundo mais igual, justo e solidário com os pobres e com as criaturas de Deus.

Transcript of Sub dhjpic orientações

Page 1: Sub dhjpic orientações

Subsecretaria Regional DHJPIC( Direitos Humanos Justiça, Paz e Integridade da Criação)

O que é a Subsecretaria de DHJPIC?É a subsecretaria responsável pela luta do direito, preservação e respeito à vida, ou seja, tudo que relaciona-se com o bem mais precioso que Deus nos dá gratuitamente a VIDA. “Forma para a cidadania, o apostolado do leigo na Igreja e no mundo”. De acordo com a lei, com o que é justo e democrático, tendo como referência o Santo Evangelho e o testemunho autêntico de São Francisco e Santa Clara de Assis.

Objetivos: Promover a conscientização e o entendimento sobre o bom relacionamento entre os

homens e todas as formas de vida; Promover e construir a paz, a justiça, a harmonia entre as pessoas e o respeito com

a dignidade humana; Promover e construir a paz, a justiça e a harmonia com o meio ambiente; Formar e informar sobre as realidades humanas e da criação; Valorizar a vida fraterna e a convivência; Aplicar na vida da fraternidade o testemunho e irradiar este diferencial para a

sociedade; Pensar e questionar a sociedade dentro de cada realidade em diferentes aspectos:

político, econômico, educacional, social, ambiental, cultural e religioso; Testemunhar a vivência consciente do carisma jovem franciscano secular; Apresentar um carisma que traz o Evangelho para a vida e a vida ao Evangelho; Reafirmar o ser Instrumento de Deus no mundo.

JustificativaA Juventude Franciscana - JUFRA integra a família franciscana que existe há mais de 800 anos em todo o mundo. “É formada por aqueles jovens que se sentem chamados pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã”. Inspirada pelo carisma FrancisClariano que sonha viver um mundo mais igual, justo e solidário com os pobres e com as criaturas de Deus. Vivenciando os mandamentos de Jesus Cristo: “1º Amai ao Senhor teu Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, e com todo o seu entendimento. 2º Ame ao seu próximo como a si mesmo” (Mt. 22, 37-39). Portanto a função de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação está mais que relacionada com o nosso carisma e está inclusa dentre as funções básicas da JUFRA em seus níveis local, regional e nacional.No manifesto da JUFRA propomos construir com entusiasmo um mundo mais humano, onde haja fraternidade, justiça e paz, com nossa presença consciente, desafiadora na realidade onde vivemos, captando nela os anseios e busca de libertação, sendo agentes na construção de uma nova sociedade. O mundo, cabe a nós salva-lo ou perdemo-nos com ele.Por cremos que o Amor que vem de Deus, que está em nós, que está no nosso irmão, que está nas criaturas que nos rodeiam e que nos conduz para uma visão otimista e esperançosa do mundo, do homem e da história.

O que fazer?A função da subsecretaria local de DHJPIC é atuar na equipe de formação desenvolvendo temas que se relacionem com os objetivos para o desenvolvimento da fraternidade e crescimento pessoal de cada irmão e irmã.

Page 2: Sub dhjpic orientações

Outras diversas atividades são propostas e já realizadas com êxito por algumas fraternidades como:

Apoio a manifestações de defesa e preservação do meio ambiente; Promover palestras de conscientização, campanhas (plantio de árvores, doação de

sangue, etc), debates e conferências com autoridades, grupos e pessoas comprometidas e atuantes nessa área;

Caminhadas ecológicas e pela paz, semana ecológica; Engajamento nos processos políticos em ano eleitoral; conscientização política por

parte dos jufristas e na comunidade; Participação em semana social, grito dos excluídos, ceias franciscanas de Natal; Visitas e arrecadações de doações para entidades beneficentes e necessitados; Visitas e estudos culturais local, nacional e internacional; Participação e discussão em campanhas da fraternidade; Informar ao regional as atividades desenvolvidas para que contribua com a

divulgação e inspiração para outras fraternidades.

E tantas outras que se identifiquem com a realidade local, de forma a colaborar com a sociedade e envolvendo todos os irmãos da fraternidade. Destacando a importância do anúncio e divulgação das atividades uma maneira eficiente de uma maior participação e resultados.

Quem e como fazer?Esta função requer amor a todas as criaturas de Deus, ou seja, qualquer franciscano pode assumi-lá. Caracterizando uma pessoa que busca a castidade, ser otimista, de oração, obediente, de escuta, cordial, alegre, questionadora, caridosa, esperançosa e corajosa. Porém, como sabemos, todas as funções da fraternidade apresentam um bom êxito quando todos irmãos(ãs) trabalham juntos. Experiências com trabalhos em conjunto com a OFS tem mostrado bons resultados. Por ser uma função que requer informações atualizadas e formação do carisma franciscano, o irmão responsável deve estar disposto a buscar leituras e fontes confiáveis de pesquisa como: livros franciscanos, escritos de São Francisco, o manifesto da JUFRA, Subsídios da Campanha da Fraternidade de qualquer ano, livros Bíblicos, o Evangelho, a revista Paz e Bem, jornais, Declaração Universal dos Diretos Humanos, Carta da Terra, informações enviadas do regional e nacional da JUFRA, sites e blogs da JUFRA/ OFS/ FFB/ FRANCISCANOS/ CNBB, etc.Valorizando as necessidades da fraternidade e da sua realidade local, de forma dinâmica e motivadora. Promovendo os eventos e envolvendo toda a fraternidade para participar.

Referências:Atribuições da Subsecretaria Regional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação. J.F.B. Regional NE A2 CE/PI 2006-2009.Relatório Sub. DHJPIC – Secretariado Regional Sudeste III – SP, 2008.Livro de Formação Básica da Jufra.Evangelho de Mateus.Estatuto Nacional da Juventude Franciscana no Brasil.

Maria Aparecida Pereira Brito

Subsecretária Regional DHJUPICSECRETARIADO FRATERNO REGIONAL DE SÃO PAULO

E-mail: [email protected] MSN: [email protected]