Sumário Preliminar

5
Identificação do Projeto: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Aluna: Janiny Schimidel de Oliveira Orientadora: Profª. Drª. Renata Rezende Ribeiro Descrição do tema de pesquisa: Este trabalho visa estudar as mudanças de comportamento nas relações sociais provocadas pelo uso dos comunicadores instantâneos, sobretudo do Windows Live Messenger, em nossa sociedade atual. Título provisório do trabalho: “Seus amigos sempre por perto”? : Breve estudo sobre o uso do Windows Live Messenger e seu impacto nas relações sociais da contemporaneidade. Delimitação do objeto de estudo: Objeto macro de estudo são as relações sociais da sociedade contemporânea. Daí, partimos para como o comunicador instantâneo se insere nesse cenário e, mais especificamente, o Windows Live Messenger. A ideia é questionar se “os amigos estão sempre por perto”, como propõe o banner localizado no site da ferramenta (http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/17 ).

Transcript of Sumário Preliminar

Page 1: Sumário Preliminar

Identificação do Projeto:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOCENTRO DE ARTES

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Aluna: Janiny Schimidel de Oliveira

Orientadora: Profª. Drª. Renata Rezende Ribeiro

Descrição do tema de pesquisa:

Este trabalho visa estudar as mudanças de comportamento nas relações sociais provocadas pelo uso dos comunicadores instantâneos, sobretudo do Windows Live Messenger, em nossa sociedade atual.

Título provisório do trabalho:

“Seus amigos sempre por perto”? : Breve estudo sobre o uso do Windows Live Messenger e seu impacto nas relações sociais da contemporaneidade.

Delimitação do objeto de estudo:

Objeto macro de estudo são as relações sociais da sociedade contemporânea. Daí, partimos para como o comunicador instantâneo se insere nesse cenário e, mais especificamente, o Windows Live Messenger. A ideia é questionar se “os amigos estão sempre por perto”, como propõe o banner localizado no site da ferramenta (http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/17 ).

Problema principal:

Page 2: Sumário Preliminar

A questão principal é se o comunicador instantâneo Windows Live Messenger realmente mantem os seus amigos sempre por perto, como diz o banner, ou não, acaba por afastar as pessoas, rareando os antigos encontros face-a-face.

Hipóteses:

Principal:- O Windows Live Messenger não mantem os seus amigos sempre por perto.

Secundárias:- O uso dos comunicadores instantâneos é produto do ritmo de vida contemporâneo;- O uso dos comunicadores instantâneos privilegia a comunicação escrita em detrimento da oral;- A comunicação feita através dos comunicadores instantâneos perde em qualidade não verbal (expressões faciais, tom de voz, gestos).

Objetivos:

- Iniciar um estudo sobre os comunicadores instantâneos e seu impacto nas relações sociais;

Justificativas:

Este tema é importante porque os comunicadores instantâneos são ferramentas muito utilizadas no processo de comunicação pela sociedade contemporânea, sendo que o Windows Live Messenger é o mais usado no Brasil e no mundo e carece de pesquisas sobre o impacto que o mesmo causa nessas relações.

O assunto proposto sempre me provocou inquietação, o que levava a formular hipóteses que eu sempre quis saber se eram possíveis, já há algum tempo. Este trabalho, portanto, é uma forma de tentar desvendar um pouco mais sobre algo, pelas minhas pesquisas preliminares, até discutido, porém, pouco pesquisado efetivamente.

Recepção ou produção?

Enfoque (teoria)?

Metodologia:

Neste trabalho vamos utilizar:

- Análise do banner localizado na página oficial do programa Windows Live Messenger, com enfoque na frase de destaque “Seus amigos sempre por perto” (análise do discurso?);- Formulário de pesquisa enviado a 1000 pessoas com perguntas de múltipla escolha e espaço para comentário livre no final;- Apreciação das respostas do formulário de pesquisa.

Referencial teórico:

Page 3: Sumário Preliminar

??????

Referências Bibliográficas:

BERGER, Peter L. Modernidade, pluralismo e crise de sentido: a orientação do homem moderno. Petrópolis, Vozes, 2004.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Vol. 1. Paz e Terra, 1996.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. RJ: DPA, 2003.

MAFFESOLI, Michel O Tempo das Tribos. O declínio do individualismo na sociedade da massas. Forense Universitária, Rio de Janeiro, 1987.

_________________.Perspectivas tribais ou a mudança do paradigma social. In: Famecos: mídia,cultura e tecnologia. Faculdade de Comunicação Social, PUCRS. Nº 23 Abril de 2004 p. 23-29.

MORAES, Denis (org). A sociedade midiatizada. RJ: Mauad, 2006.

______________. Mutações do visível: da comunicação de massa a comunicação em rede. RJ: Pão e Rosas Editora, 2006.

VELHO, Gilberto. Projeto e Metamorfose. RJ: Jorge Z. Editor, 1994.

Cronograma (em anexo)

Page 4: Sumário Preliminar