Super Ce Lula

1
12. – Perturbações Atmosféricas 12. 5 – Supercélulas Denomina-se supercélula a uma formação convectiva única, semelhante a uma grande nuvem cumulonimbus, mas ostentando rotação própria e gerando tempestade violenta que usualmente produz chuva torrencial, granizo em abundância, fortes correntes de ar ascendentes e subsidentes, ventos violentos e, freqüentemente, tornados. A atividade das supercélulas pode durar várias horas. Embora na maioria das vezes estejam isoladas de outras tempestades, podem, também, se originar dentro de uma linha de instabilidade, cercadas por cumulonimbus. No entanto, é comum se desviarem da circulação média do vento. Acima da bigorna, bastante ampla, normalmente exibem uma “cúpula nebulosa”, devida ao forte movimento ascendente central. Os esquemas (Hemisfério Norte) mostram duas fases do desenvolvimento de uma supercélula: a fase de formação (painel à esquerda); e a fase de maturidade (painel à direita), quando surgem os tornados. Na fase de maturidade existe, também, uma intensa circulação ciclônica central constituindo o que se convencionou chamar de mesociclone. As imagens são cortesia da National Oceranic and Atmospheric Administration (NOAA), www.photolib.noaa.gov/.

description

definição supercelula

Transcript of Super Ce Lula

12. – Perturbações Atmosféricas

12. 5 – Supercélulas

Denomina-se supercélula a uma formação convectiva única, semelhante auma grande nuvem cumulonimbus, mas ostentando rotação própria e gerandotempestade violenta que usualmente produz chuva torrencial, granizo emabundância, fortes correntes de ar ascendentes e subsidentes, ventos violentos e,freqüentemente, tornados.

A atividade das supercélulas pode durar várias horas. Embora na maioria dasvezes estejam isoladas de outras tempestades, podem, também, se originar dentrode uma linha de instabilidade, cercadas por cumulonimbus. No entanto, é comum sedesviarem da circulação média do vento.

Acima da bigorna, bastante ampla, normalmente exibem uma “cúpulanebulosa”, devida ao forte movimento ascendente central.

Os esquemas (Hemisfério Norte) mostram duas fases do desenvolvimento deuma supercélula: a fase de formação (painel à esquerda); e a fase de maturidade(painel à direita), quando surgem os tornados. Na fase de maturidade existe,também, uma intensa circulação ciclônica central constituindo o que seconvencionou chamar de mesociclone.

As imagens são cortesia da National Oceranic and Atmospheric Administration(NOAA), www.photolib.noaa.gov/.