Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

36
DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009 A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |

description

Suplemento A TRIBUNA

Transcript of Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

Page 1: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |

Page 2: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||2

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

Page 3: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 | 3

Page 4: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||4

A conquista é de todos!

Suplemento Especial A TRIBUNA - ANO 40Prêmio Mérito Lojista 2008

Publicação do Jornal A TRIBUNA Mato GrossoPropriedade da Sociedade Impressora Souza Ltda.Fundador AROLDO MARMO DE SOUZA – Fundado em 07/06/1970

[email protected]

Comercial: Álvaro Luiz, Margareth Marmo, Patrick Nunes, Plínio Cândido eRosana LogradoRedação: Almir Rodrigues, Lucas Perrone e Márcio SodréFotografias: Dnei Matos, Fabiano/Tropical News e Roberto BarcelosArte-final: Araildes Souza, Daniel Sampaio, Francisnei Vasconcelos, MaikelNeris e AgênciasFotolitos, Impressão e Acabamento: Gráfica A TRIBUNA

Circulação no Jornal A TRIBUNA, domingo, 07 de junho de 2009

E X P E D I E N T E

O SUPLEMENTO DO JORNAL ATRIBUNA, que hoje circula, vem esteano com uma proposta diferenciada.Além de contar aos leitores como foi afesta de premiação do Mérito Lojista2008, na noite de sexta-feira (29/05), eservir de espaço de agradecimento paraas empresas vencedoras, traz um perfildiferente nessa produção. Afinal, hoje,dia 07 de junho, também é a data deaniversário do ATRIBUNA, e o jornalfoi um dos principaispremiados na grandenoite. Este ano, com-pletamos 39 anos eentramos no Ano 40de fundação e circu-lação ininterrupta.

A p r o v e i t a m o sessa coincidência dedatas para retratarum pouco sobre onovo Jornal A TRI-BUNA, que se mo-derniza, cresce eaposta no futuro.Esse também seráum espaço para quetodos possam conhecer as evoluçõespelas quais o Jornal vem passando, sejana estrutura física, no parque gráfico ouem seus projetos. E pensar que tudocomeçou em 1970, através do fundadorAroldo Marmo de Souza, com modes-tos equipamentos e acanhada estrutu-ra física, que foi sendo melhorada como respaldo da população.

A satisfação é maior levando em con-ta que, na véspera deste aniversário,conquistamos o título de melhor jornalescrito pela quarta vez e o prêmio “TopOf Mind” pela segunda vez, dentro do

Prêmio Mérito Lojista. Nesta ocasião,nos orgulha, principalmente, a conquis-ta do “Top Of Mind”, pois significa quesomos a empresa mais lembrada pelosconsumidores rondonopolitanos, mos-trando a liderança absoluta que o Jor-nal detém. E, acima de tudo, represen-ta a vontade popular, não sendo algoisolado.

Como sempre dizemos, o Jornal ATRIBUNA é uma es-pécie de patrimôniode Rondonópolis.Por isso, todas essaspremiações são tam-bém resultados dasconquistas dos nos-sos clientes. Afinal, agrande maioria dosvencedores do Prê-mio Mérito Lojista écliente do A TRIBU-NA, confiando noJornal como meio decomunicação. As-sim, parabenizamostodos os vencedorese incentivamosaqueles que não re-

ceberam o prêmio este ano para quebusquem investir mais, melhorar seusserviços e se qualificar mais, para quepossam estar presentes no ano que vemneste suplemento.

Parabenizamos a Câmara de Diri-gentes Lojistas pela festa do Prêmioe, acima de tudo, queremos parabe-nizar a todos os cidadãos desta cida-de. Pois, por representar os anseiosda população, a vitória do Jornal ATRIBUNA é uma conquista de todosos rondonopolitanos. A festa hoje éde todos nós!

Nesta ocasião, nosorgulha,

principalmente, aconquista do “Top OfMind”, pois significa

que somos a empresamais lembrada pelos

consumidoresrondonopolitanos

ÍNDICE

A festa doslojistaslocais

Prêmio trazmotivação aos

empresários09

05

O que faz ocliente escolheruma empresa? 16

Osvencedoresdo Prêmio

Mérito Lojista18

Ano 40 cominvestimentos ereconhecimento

20

Pesquisa doMérito

passa poradequações

28

Eu não ganhei.E, agora, oque fazer? 32

Page 5: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 | 5

O SALÃO SOCIAL DO CAIÇARA TÊNIS CLUBE FOI Opalco. As estrelas da festa foram os empresários. A organizaçãofoi da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis... A festafoi o Prêmio Mérito Lojista 2008! A solenidade de entrega dapremiação ocorreu na noite de sexta-feira (29/05), com a pre-sença maciça do empresariado local. Em torno de 700 pessoasprestigiaram o evento, segundo os organizadores. Novamente, aemoção maior ficou por conta dos prêmios máximos da noite,com o “Top of Mind”. Acompanhe como foi a cerimônia.

A festa doslojistas locais

PASSO A PASSO

A festa começou com o dispositivo de honra, em que são apresentadas as autori-dades presentes. Foram convidados para compor o dispositivo de honra as seguin-tes autoridades (de acordo com a foto, da esquerda para direita): José Orsi, presi-dente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (ACIR);Dulcineu Rodrigues, diretor da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas deMato Grosso; major Vanderlei Bonoto Cante, comandante local do Corpo de Bombei-ros; deputado estadual Herminio J. Barreto; prefeito Zé Carlos do Pátio; a presiden-te da Câmara de Dirigentes Lojistas, Eliane do Rocio Queiroga; vereador OlimpioAlvis, representando a Câmara Municipal; o tenente Braulio, representando o 18ºGAC; e Dalmi Vaz, gerente do Trabalho em Rondonópolis.

A apresentação da festa ficou por conta dos jornalistas Heidy Lyana (TVRondon – Grupo Roberto Dorner de Comunicação) e Jota Lima (TV Cidade –TV Record), profissionais de Rondonópolis.

1

3

Em seguida, todos foram convidados a ficar de pé,para a entrada dos pavilhões do Brasil, do Estado deMato Grosso, do Município, e da Câmara de DirigentesLojistas. O pavilhão nacional foi conduzido pelo tenen-te Bráulio, do 18º GAC. Conduziu o pavilhão do Estadode Mato Grosso o tenente Brasil, do 5º BPM. O pavilhãodo Município foi conduzido pelo tenente Edinaldo, doCorpo de Bombeiros de Rondonópolis. Conduziu a ban-deira da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópo-lis, o Nilo Varela, diretor tesoureiro da entidade.

2

Page 6: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||6

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

A premiação também teve espaço reservado ao civismo, com a execu-ção e apresentação de vídeo do Hino Nacional e do Hino do Lojista, oqual sempre chama a atenção dos presentes pelo bom gosto da letra emelodia. Após a execução dos hinos, pela primeira vez nas edições doevento, houve um momento de oração efetuado pela cerimonialista Amé-lia Stefanini.

A organização abriu espaço para a fala de algumas autoridades presen-tes. Fizeram uso da palavra a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistasde Rondonópolis, Eliane do Rocio Queiroga; o prefeito José Carlos Jun-queira de Araújo; o deputado estadual Herminio J. Barreto (foto à direita);o vereador Olimpio Alvis (foto à esquerda); e o diretor da Federação dasCâmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso, Dulcineu Rodrigues.

4

5

Page 7: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 | 7

Em sua oportunidade, o prefeito Zé Carlos do Pátio destacou a capaci-dade empreendedora de comerciantes, empresários e produtores da ci-dade. “O que orgulha a todos nós que vivemos nesta cidade é a visãocorajosa do empresariado que fez Rondonópolis acontecer e se transfor-mar na segunda maior economia do Estado. Isso faz com que o PoderPúblico tenha a mesma visão”, comparou, dizendo que segue o exemplodo setor empresarial desde que assumiu a administração local.

O diretor de produtos e serviços da Câmara deDirigentes Lojistas, Mauricio Pugas, explicou ao pú-blico presente, em resumo, como foram feitas as pes-quisas de mercado para o Prêmio Mérito Lojista 2008.Ele foi o coordenador da pesquisa de mercado.

9

Um vídeo sobre o IBG (Instituto Business Group)foi apresentado. Isso porque a pesquisa Mérito Lojis-ta 2008 contou com o apoio do IBG, empresa rondo-nopolitana, na tabulação dos dados coletados, utili-zando-se do software SPSS versão 18.0, a mais recen-te existente no mercado.

8

A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistasaproveitou a festividade para fazer o lançamentodo seu site oficial na internet, com acesso a consul-tas, serviços, produtos, notícias e informações daentidade. Para isso, foi convidado Paulo Sergio,vice-presidente da entidade e proprietário da In-nova Propaganda, empresa que desenvolveu o site,a fazer uso da palavra.

7

6

Page 8: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||8

Dando prosseguimento ao evento, começou a entrega do Prêmio MéritoLojista 2008, destinado às pessoas jurídicas eleitas pelos consumidores.Foram 84 categorias premiadas com o Mérito Lojista. Depois, foi a vez dapremiação dos empresários no Mérito Destaque 2008, com oito categorias.

Finalizando a entrega dos prêmios, todos conhece-ram os grandes vencedores da noite, contemplados como troféu Top Of Mind 2008, que tiveram sua marca des-tacada como a mais lembrada pelos consumidores e pelaclasse empresarial de Rondonópolis, respectivamente:Jornal A TRIBUNA (Mérito Lojista) e O Boticário (Mé-rito Destaque).

Ao longo da festa, os presentes desfrutaram de um co-quetel e, encerrando, prestigiaram a apresentação da du-pla Paulo Sérgio e Antônio Marcos.

10

11

12

Page 9: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 | 9

Prêmio traz motivaçãoaos empresários

ENQUETE/LOJISTAS O ANO DE 2008 FOI DE MUITOS PLANOS, lutas e dificuldades para a classe empresarial deRondonópolis, que, no segundo semestre, também sentiu as agruras da crise financeira global.Mesmo assim, os empresários da cidade arregaçaram as mangas e mostraram todo o seu poderempreendedor para sobressair no competitivo mercado local. Mas também foi um ano de reali-zações e conquistas, as quais estão sendo evidenciadas agora com o Prêmio Mérito Lojista 2008,realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas. Entre alguns dos ganhadores, o Jornal A TRIBU-NA perguntou: essa premiação tem trazido motivação às empresas? De que forma? O querepresenta a premiação? Confira o que os vencedores disseram...

JAIR MATIAS, JAIR MATIASCABELEIREIROS“Com certeza, amotivação é nosentido de estaraprimorando, emconhecimentotécnico e investindoem equipamentos eprodutos de 1ªqualidade. Isso é oque faz com que agente melhore aperformance juntoaos clientes. Agora,conquistar o prêmiouma vez érelativamente fácil.Manter essaconquista, como agente temconseguido, é bem

mais difícil. Temos que estar semprebuscando aprimorar”.

GIVAETE FERREIRA SILVA,MOTOART“A conquista doprêmio é umamotivação a maispara continuarmosinvestindo empublicidade,motivação para osnossoscolaboradores. Sefomos a empresamais lembrada,com certeza,estamos fazendoalgo mais que asoutras empresas dosegmento, seja empreço, atendimentoou produtos. Oprêmio nos motivaa investir mais emais na nossaempresa”.

NELES WALTER FERREIRA DE FARIAS,OPERÁRIO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO“Quando você trabalha em prol àcomunidade e do ser humano,pensando em um todo, nodesenvolvimento da cidade, e acomunidade percebe isso, émuito significativo para nós. Trazmuita motivação aoscolaboradores, pois é umreconhecimento da comunidade.Até os fornecedores nos olhamde forma diferente. Acredibilidade é fruto de umtrabalho que é feito há muitotempo. Agradeço a população deRondonópolis pela premiação.Somos uma empresa 100%rondonopolitana, que nasceu aquie faz todos os seus investimentosaqui. Nós não exploramos omercado, participamos domercado de Rondonópolis”.

Page 10: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||10

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

ROBERTO LUÍS MARCHIORO, CAIADOPNEUS“Motiva principalmente osnossos funcionários. A gentepercebe que eles recebem oprêmio como umreconhecimento pela prestezado seu atendimento. Se ocliente está nosreconhecendo, ele também sesente valorizado. Para aempresa, é muito importanteessa percepção do cliente edo colaborador em relação àempresa. O prêmio é umreconhecimento do cliente.Afinal, a nossa principal razãode viver é o cliente”.

PAULA RAFHAELLY SILVA CAMPOS, PANTANAL’S IMÓVEIS“Exatamente. Cada conquista dessesprêmios é um autoestímulo para a gentepoder fazer o melhor. Nós, do segmentode imobiliária, fazemos a felicidade daspessoas, pois estamos ajudando naconquista da moradia. Levamos felicidadeàs pessoas. Cada prêmio que a genterecebe, a gente fica mais fortalecido paracontinuar a jornada junto à população.Aproveitamos a oportunidade eagradecemos aqueles que votaram emnós. Pode ter certeza que procuraremoscada vez mais fazer o melhor, pois nossaempresa é dirigida por uma família, mãe,filhas e genros”.

ÉRICO MORAIS, XAOLIN“A motivação é a mola-mestra doaprimoramento diário na nossaatuação. Com esse prêmio,mostra que estamos no caminhocerto. Agradeço a todos os meusclientes, amigos, equipe detrabalho, fornecedores, minhafamília e a toda Rondonópolis. Ededico esse 3º prêmioconsecutivo da CDL à pessoamais pura e mais importante daminha vida: minha filha Bárbara”.

RENATO DEL CISTIA, ELÉTRICA SERPAL“Há algum tempo as melhores empresas eramas líderes em preço. O mercado se apercebeudisso e, ter preço competitivo, virou algocomum entre os concorrentes. Para destacar-se perante o consumidor, as empresascomeçaram a oferecer produtos de qualidade eagregar serviços. Atualmente, na acirrada lutapela atenção do consumidor, somente preço,qualidade e serviço ficaram pouco paraconquistar o cliente. Na verdade, conquistá-loainda é pouco, temos que encantá-lo. Portanto,receber quatro vezes consecutivas o PrêmioMérito Lojista, nos traz uma satisfação que nãoexistempalavras paradescrever.Afinal é umreconhecimentodo cliente pelotrabalho quehá 30 anos aSerpal vemdesenvolvendoemRondonópolis.Só nos restaagradecer aosque acreditamem nossaempresa,afinal é paraele queexistimos. Suamajestade onosso cliente.”

Page 11: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |11

Page 12: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||12

LEO RABELO, PANIFICADORAPÃO DOCE PÃO“Quando você buscaalternativas paramelhorar, vocêalmeja terresultados. Esseprêmio, assim comoo da ACIR, nos dáuma motivação tãogrande, porque agente passa orecebimento dapremiação para ofuncionário que nãoesteve presente pararecebê-la. Só trazbenefícios para as

empresas e quem acaba sendo beneficiado é oconsumidor. O prêmio da CDL faz com que vocêbusque alternativas para atender melhor osclientes. É muito gratificante receber esseprêmio. Desde o dia 30 estou trabalhando paraestar lá o ano que vem de novo.”

OLINDO RESMINI,CHURRASCARIACONCÓRDIA“Para nós, receberesse prêmio é oreconhecimento aoserviço queestamos prestando,o que nos deixamuito alegre emuito mais dispostoa continuar essetrabalho, vamosmelhorar aindamais!”

LETÍCIA KOGA E MÁRIO ALVES, RÁDIO 105 FM“Tem trazido motivação. Aumenta a nossaresponsabilidade diante dos ouvintes eanunciantes. O prêmio mostra que estamosno caminho certo, mas que temos decontinuar investindo e melhorando a cadadia. Cada funcionário é reconhecido atravésdesse prêmio da CDL. Isso gera satisfaçãonos funcionários. Nós temos orgulho detrabalhar na 105 FM.”

RAFAEL MOREIRA LÍBANO, OPÇÃOINFORMÁTICA“Esse prêmio representa oesforço nosso paraproporcionar o que tem demelhor no segmento para apopulação. É o resultado deum trabalho e temos queagradecer ao público pelalembrança e, agora, temos acerteza de continuar estetrabalho pensando sempre emoferecer o melhor. Um grandereconhecimento sem dúvidaalguma!”

ANÍBAL FAUSEN, UNIÃOFAMILIAR FUNERÁRIA SÃOJOSÉ“O prêmio motivamuito. A gentetrabalha maiscontente, sabendoque a população estános reconhecendo, oque nos motiva amelhorar cada vezmais o atendimento,para continuarmossempre assim... É oquarto ano que agente recebe esseprêmio.”

ROBERTO SHIMADA, CICLOSPORT“O prêmio aumenta onosso compromissoem atender melhor ocliente. A partir domomento que somos onúmero 1 da cidade,temos que manter oserviço, o atendimentoe melhorar, porque osclientes começam aexigir mais da gente.Junto com o Jornal ATRIBUNA, estamosganhando o prêmiopelo 4º ano”.

SÉRGIO CAPURRO RODRIGUES, GERENTEPLANTONISTA SUPERMERCADO MODELO“Para nossa empresa, serlembrada por essa pesquisa émotivo de satisfação e, seestamos sendo lembradospelos nossos clientes, issomostra que há satisfação porparte dos clientes e, dessaforma, o prêmio acaba, no fim,sendo reflexo do nossotrabalho”.

WALDEMAR AKIRA KOIKE, ESTÉCOCONTABILIDADE“Este prêmio é resultadode muito trabalho e muitaconfiança da populaçãoque acredita no nossotrabalho. Nestes 33 anosque estamos emRondonópolis, estamosagradecidos pela escolhada população e vamossempre valorizar aindamais as pessoas que nosprocuram”.

JOÃO RÔMULO FAGUNDES, AGRO-BOI“Este prêmio partido de umainstituição tão importante comoCâmara de Dirigentes Lojistas édigno de ser respeitado e nós,da Agro-Boi, temos imensoorgulho de sermos lembradospela quarta vez. Temos queagradecer à população e àCâmara de Dirigentes Lojistaspor essa lembrança.”

ALUÍSIO DE CASTRO LESSA, SUPERVISOR DOGRUPO FLAMBOYAN“Olha, para nós, esse prêmio éa validação que a população dáao nosso trabalho. Isso mostraque o nosso grupo, que tem 40anos, está presente e vaicontinuar ainda por mais tempo.Esse prêmio, a partir de agora,é encarado por todos nós comouma responsabilidade aindamaior”.

ANTÔNIO ROLIN, MARMORARIARONDONÓPOLIS“Foi uma grande felicidadereceber esse prêmio; é aresposta que a população estádando ao que estamosfazendo. É uma demonstraçãodo que fizemos pelos nossosclientes foi aceito ereconhecido por eles.”

Page 13: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |13

FERNANDO MIRON,BIPTELMONITORAMENTO“Este prêmionos motiva aaumentar osinvestimentosna nossaempresa, poisé um setor dealta tecnologia.É, sem dúvida,também umreconhecimentodo nossotrabalho, jáque estamosemRondonópolisdesde 1990;trata-se de umorgulho paratodos nós.”

FÁBIO CARNEIRO LEITE, DIRETOR DENTE CLIN“Queremos deixar o nossoagradecimento a todos osrondonopolitanos e cidades vizinhaspor essa escolha, querendocontinuar a ser uma clínicamerecedora da confiança de nossosclientes e esforçando sempre paramelhor atendê-los. A diretoria daDente Clin, com muito orgulho esatisfação, agradece a todos osfuncionários, os profissionais liberaisque prestam serviços, osfornecedores e amigos clientes. Pois,sem o esforço e dedicação destesnão seríamos merecedores destahomenagem”.

NILO VARELA, PALÁCIO DOS MÓVEIS“Pelo quarto ano, tivemos afelicidade de receber esseprêmio, graças à nossaclientela, que é a razão danossa existência. Tambémtemos que agradecer a nossaequipe de trabalho, quesempre esteve comprometidaconosco. Mas, a nossa meta émelhorar ainda mais, namedida das nossaspossibilidades. E ficamos aindamais felizes pelo fato da nossaempresa ser genuinamenterondonopolitana: nascemos,crescemos e investimos aqui.”

JOSÉ ARIMATÉIA RIBEIRO,GERENTE GERAL BANCO DO BRASIL“Este prêmio é o reconhecimento dosnossos clientes e usuários que estãoacompanhando as melhorias em nossoatendimento que estamos fazendo acada momento. E o nossocompromisso, a partir deste prêmio, émelhorar ainda mais o atendimento atodos”.

Page 14: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||14

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

SEBASTIÃO BUGUIGARÉ, BIJOUTERIARONDONÓPOLIS“Este prêmio representa ovalor que os nossos clientesdepositaram em nós e é aconfiança que eles têm nonosso trabalho e na nossaempresa. Mas, por outro lado,a nossa responsabilidadeaumenta ano a ano eestamos no mercado desde1982 pensando justamente nocliente”.

ARMANDO BRUNO E ROSI-CLERARALDI, VIDRAÇARIA TÓKIO“Motiva muito serreconhecido pelasociedade. É muito bomser lembrado quando agente faz um bomserviço. A maiormotivação doempresário é serreconhecido. E o objetivonosso agora é trabalharpara conquistar o prêmiono ano que vemtambém”.

ENEDINA QUEIROGA, SOMED“Sempre é bom ganhar umprêmio. Agradecemos àcomunidade por essaconquista. É o segundo anoconsecutivo que ganhamoso prêmio, que é o resultadoda força de todo mundo daSomed. A conquista doprêmio mostra que estamosno caminho certo, e amotivação é muito grandepara, no ano que vem,possamos ganhar de novo.O nosso grande diferencialestá no atendimento aosusuários, como o trabalhocom um centro médicopróprio”.

ADILSON ANTÔNIO DE SOUZA,ADILSON VEÍCULOS“Trouxe muitamotivação, para mim emeus funcionários. Oprêmio é oreconhecimento de umserviço prestado, quenos motiva a melhorarmais, atender melhor,para que ano que vema gente possa ganharde novo. Queroagradecer a populaçãode Rondonópolis quenos elegeu como anúmero 1 do setor.”

GLEYSON E MARCO AURÉLIO, CONSTRUTORA SALAS“Nós consideramos como uma sabatinaanual, para saber como está nossoatendimento e receptividade junto aosclientes. É uma resposta de como os clientesvêm recebendo os nossos produtos quetemos apresentado. O fato de termos sidoagraciados nos deixa muito agradecidos aosnossos clientes, por ter nos dado essavotação favorável. É um incentivo e umamotivação para a gente continuar fazendojus a esse prêmio. Queremos darcontinuidade aos nossos projetos sempreprocurando satisfazer os clientes.Entendemos que esse tipo de prêmio deveser muito bem recebido por todos, mesmopor aqueles que não ganharam, no sentidode buscar uma melhoria contínua. Todosganham com isso. Gera uma competiçãosalutar. Por isso queria agradecer ao ATRIBUNA, por divulgar esse prêmio, e àCDL, por realizá-lo”.

Page 15: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |15

Page 16: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||16

O que faz ocliente escolheruma empresa?

ENQUETE

UM DOS MOTIVOS DA CREDIBILIDADEdo Prêmio Mérito Lojista, além de ser orga-nizado por uma entidade reconhecida emRondonópolis, é que os premiados são o re-sultado da expressão popular, através depesquisas feitas junto à população. NoMérito Lojista, os entrevistados são osconsumidores. Mas, na hora da escolha,quais critérios ou fatores fazem o consu-midor escolher uma empresa como a me-lhor? E o que faz com que uma marca ouempresa seja a mais lembrada pelos cli-entes? A reportagem do Jornal A TRI-BUNA foi às ruas da cidade ouvir algunsconsumidores sobre esses questiona-mentos. E perguntou ainda: você já ou-viu falar do Prêmio Mérito Lojista? Vejaas respostas:

“Já ouvi falar do Prêmio. Paraescolher a melhor empresa, euapontaria o atendimento, o preço e aqualidade. Isso porque produtosvocê encontra em qualquer lugar... Oque me faz lembrar de uma marca éa propaganda.”RUTH VALÉRIA INOCÊNCIO, TÉCNICA EMEDIFICAÇÕES

“Já ouvi falar sobre o Prêmio. Aoescolher a melhor empresa, eulevo em consideração,principalmente, o atendimento, queé tudo. Depois, em seguida, avisibilidade e o conforto que a lojate oferece, além dos seusprodutos. O que me faz ficar comuma marca ou empresa na cabeçaé a vitrine, o produto que elaexpõe”.JORGE HENRIQUE ALVES FERREIRA, ESTUDANTE

“Ouvi comentar algumas vezes doPrêmio. O critério que eu levo emconta para indicar a melhor empresa,primeiro, é o atendimento. Se vocêchega em um lugar e não é bematendido, você não vai falar bemdaquele lugar e vai ser mal visto. Oque faz ficar com uma marca nacabeça é chegar em um lugar,procurando um produto e meagradar com a loja. Lógico, que voulembrar sempre da empresa”.ROSELI COSTA, DONA DE CASA

Page 17: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |17“Ouvi falar do Prêmio MéritoLojista. Para escolher a melhorempresa, eu levo em conta,principalmente, o atendimentoao cliente, que é essencial,com agilidade e rapidez. O queme faz sempre lembrar deuma empresa é ser bemacolhido e atendido, comprofissionais treinados equalificados”.NAILSON ARRAIS DE SOUZA,CLASSIFICADOR DE CEREAIS

“Já ouvi comentários. O critérioque levo em conta paraescolher a melhor empresa é oatendimento, porqueatendimento é primordial. Sevocê atende uma pessoa bem,com certeza, ela voltará acomprar de novo. O que mefaz lembrar sempre de umaempresa, primeiro, é o produtodessa empresa, além doatendimento e ter um nomeconceituado no mercado”.SALMO TORQUATO, OPERADOR DEMÁQUINAS

“Não sou da região, mastrabalho em uma firma daqui.Ao definir a melhor empresa,em primeiro lugar, levo emconsideração o atendimento, aboa visão da empresa, ondevocê chega e vê tudo bemarrumado...”.CARLOS ALEXANDRE SOARES, MOTORISTA

“Já ouvi falar. Para dizer qualempresa é a melhor, eu levoem conta o melhoratendimento, a mercadoria, opreço. O que me faz lembrarsempre de uma empresa, alémdo bom atendimento, é olayout da empresa e se ela fazdivulgação, se é bemdivulgada”.SAULO SANTOS, EMPRESÁRIO

“Nunca ouvi falar. O que eulevo em conta para escolheruma empresa como a melhor éo atendimento ao cliente. Aempresa que divulga bem oseu nome faz a gente lembrardela”.PRISCILA DE SOUZA CARDOZO,ESTUDANTE

Page 18: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||18

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

Page 19: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |19

Page 20: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||20

ANO 40 COMINVESTIMENTOS ERECONHECIMENTO

A TRIBUNA O Jornal A TRIBUNA, de propriedade da Sociedade Impressora Souza,completa hoje 39 anos e entra para o Ano 40 de circulação ininterrupta,tendo como presente antecipado a conquista do prêmio “Top of Mind”,isto é, pela segunda vez é a empresa mais lembrada pelos consumidoreslocais no Prêmio Mérito Lojista. Além disso, chega a essa data investindoainda mais no setor de comunicação impressa de Rondonópolis e regiãosul de Mato Grosso, com investimentos no seu parque gráfico, estruturafísica, tecnologia (equipamentos de última geração) e mão-de-obra, semprepautados pela responsabilidade social e respeito ao meio-ambiente.

ANO 40

Terceira sede do Jornal A TRIBUNA, na esquina da AvenidaMarechal Rondon com a Rua Dom Pedro II

Visual de parte do prédio novo do Jornal A TRIBUNA, resultadode ampliação, com fundo para a travessa Belinho

Em 07 de junho de 1970 ini-ciou uma nova fase na imprensade Rondonópolis, a partir da ini-ciativa do visionário Aroldo Mar-mo de Souza, que fundou o en-tão Tribuna do Leste. Foi o co-meço de um sonho que, mesmoa morte do seu fundador em1980, não foi capaz de impedirque o jornal progredisse e se tor-nasse no sucesso editorial que éhoje. Desde 1978, com a divisãodo estado de Mato Grosso, o jor-nal passou a ser denominado ATRIBUNA.

Ao longo dessa história, o pe-riódico sempre passou por eta-pas, tendo começado por sema-nário, bissemanário, depois tris-semanário e, por fim, diário. Doantigo sistema tipográfico pas-sou por todas as evoluções daimprensa escrita, sempre acom-panhando os avanços tecnológi-cos e marcando seu pioneirismoem todas as etapas. Hoje chegoua um alto nível tecnológico, coma informatização total, tanto ad-ministrativa como técnica.

Diretoria

Departamento de Assinatura

Departamento Comercial

Departamento Financeiro

Page 21: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |21

O Jornal A TRIBUNA não para. Quem oconhece sabe que sempre está evoluindo e setransformando para melhor. Nesse sentido, adireção do Jornal iniciou em 2008 as obras demais uma ampliação da sua sede e parquegráfico, cuja primeira etapa já foi concluída.Vale salientar que o parque gráfico confecci-ona impressos comerciais em geral, atravésda Gráfica A TRIBUNA.

O espaço físico foi ampliado de 600 m² paramais de 1.500 m² de área construída, com frentepara a Avenida Bandeirantes e fundos para aTravessa Belinho. A parte nova tem 900 m², com-preendendo parque gráfico, depósito, laborató-rios, auditório, redação e setor de distribuição.Agora, a empresa concretizará a parte de mobi-liário da redação e auditório, assim como come-çará a reforma da parte antiga da sede, com frentepara Avenida Bandeirantes. A meta é concluiressas novas etapas até o fim de 2009.

EM FASE DE EXPANSÃORecepção Parte da equipe do Departamento de Circulação

Equipe da Redação e ArtesParte da equipe do Parque Gráfico

Amélia StefaniniDaniele VianaDiana MonteiroEleri HamerEmanuel Ormond

Colaboradores com colunas fixas no Jornal:

Flávio CearáJoão Batista ToledoSueli IgnotiTitany Morais

Page 22: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||22

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

Os assinantes também ganham prêmios com a chegada do Jornal A TRIBUNAao seu Ano 40. Com o slogan “Você sempre tem muitos motivos para ser assinanteA TRIBUNA”, o Jornal está realizando uma promoção para incentivar ainda maisas pessoas a se tornarem assinantes. Está havendo a realização de um sorteiomensal até março de 2010, totalizando 12 prêmios. Concorrem aos prêmios os no-vos assinantes e todos os assinantes em dia.

Dois sorteios da promoção já foram feitos. O primeiro prêmio foi 01 MP9 Vaio,cujo sorteio transcorreu no dia 25 de abril. A biomédica Leni de Freitas, em nomedo Laboratório de Freitas (São João), recebeu o prêmio. O segundo sorteio foirealizado no dia 29 de maio. O consultor empresarial John Gabriel Heitz, moradordo bairro La Salle, foi o assinante sorteado e ganhou um notebook Semp Toshiba,processador Dual Core. Entre os prêmios ainda a serem sorteados está 01 moto 0km 150 cc, Dafra, em dezembro de 2009.

ASSINANTES TAMBÉM GANHAM

Durante o Prêmio Mérito Lojista 2008, cuja festa de revelação dos vence-dores ocorreu no dia 29 de maio, no Caiçara Tênis Clube, o Jornal A TRIBU-NA conquistou dois troféus. Além de ser escolhido o melhor jornal escrito dacidade pela quarta vez (todos os Prêmios CDL até hoje), foi reconhecido,pela segunda vez, como a marca mais lembrada pelos consumidores de Ron-donópolis, com o Prêmio “Top of Mind” – Mérito Lojista. Ao todo, o periódicoconquistou o Mérito Lojista dos anos de 2005, 2006, 2007 e 2008. O “Top ofMind” foi conquistado pelos anos de 2006 e agora, 2008.

À véspera do aniversário, o A TRIBUNA recebeu as premiações com or-gulho e felicidade, pois representa o reconhecimento da população paracom os serviços prestados pelo jornal ao longo de quase 40 anos. A conquistado “Top of Mind”, em especial, motiva toda a direção, funcionários e colabo-radores a continuar sua trajetória em prol de uma Rondonópolis melhorpara se viver e, ao mesmo tempo, representa uma responsabilidade muitomaior, haja vista a importância de saber que se trata de uma empresa admi-rada e lembrada pela maioria da população.

O JORNAL É TOP

Equipe do Jornal A TRIBUNArecebe o prêmio Top of Mind

Prêmios da campanha deassinatura do Jornal

Page 23: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |23

O pioneirismo na área tecnológica e a qualidade sempre foramdiferenciais do parque gráfico do Jornal A TRIBUNA, que tam-bém produz impressos em geral. Com a ampliação das instala-ções, modernas máquinas na área de pré-impressão, impressão eacabamento já chegaram e estão em pleno funcionamento.

Um dos propósitos é incrementar a qualidade do parque gráfico,com produção de impressos no mesmo padrão dos grandes centrosdo País, somado ao fator tempo, uma vez que a agilidade na produ-

ção de impressos hoje é fundamental paraqualquer empresa quando lança uma cam-panha. Nesse contexto, o Jornal A TRIBU-NA tem uma parceria muito grande juntoàs agências de publicidade, que exigem fa-tores como qualidade e agilidade.

Atualmente, todos os tipos de serviços gráfi-cos podem ser feitos em Rondonópolis, através da Gráfica A TRIBUNA,sem a necessidade de recorrer a outros centros que realizam trabalhos ter-ceirizados de acabamento, como ocorre com a maioria das empresas dosegmento gráfico local e regional. Hoje, o novo parque gráfico está preparadopara atender Rondonópolis com uma população de até 500 mil habitantes.

Sempre à frente, o A TRIBUNA foi o primeiro veículo de comuni-cação de Mato Grosso a adotar o sistema de impressão offset; a pri-meira empresa do interior de Mato Grosso a possuir uma imagesetter;e a primeira impressora rotativa no interior do Estado, com impressãode 30 mil exemplares por hora; pioneira na fotografia digital no interi-or do Estado, entre outros.

É importante destacar que sempre foi uma das premissas doJornal se modernizar, acompanhar o mercado e trazer essa expan-são e seus benefícios para a região. Agora, consolida o seu pionei-rismo com a aquisição de uma série de equipamentos gráficos.

PIONEIRISMO NA ÁREA GRÁFICA AS ESTRELAS DO NOVO PARQUE GRÁFICOImpressora offset 4 cores - A Ryobi 524 GE veio do Japão e trata-se de uma máquina de altatecnologia e totalmente computadorizada. Enquanto uma máquina convencional bicolordemora 2 etapas, de 30 a 40 minutos, para a realização do acerto de tintas, registro e papel,totalizando 1 hora e 20 minutos, ela demora em torno de nove minutos. Possui programaçãopara todos os ajustes, entre entradas e saídas de serviços diferentes, chegando a produzir 10vezes mais que uma offset bicolor tradicional. Esta máquina foi projetada para realizar im-pressões de alta qualidade com grande agilidade. Além de tudo isso, gera um desgaste muitomenor ao meio ambiente. É a primeira da região sul de Mato Grosso.

Um dos propósitosé incrementar a

qualidade doparque gráfico

Page 24: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||24Guilhotina computa-

dorizada – Faz cortes dealta precisão, com agilida-de, e extrema qualidade.A produtividade é 4 a 5vezes maior que um sis-tema semiautomático.Conta com sistema deprogramação para várioscortes diferentes e subse-quentes. A máquina pos-sui três níveis de seguran-ça que evitam, ao máxi-mo, acidentes de traba-lho. A primeira da regiãosul do estado.

Dobradeira – Dobra to-dos os tipos de serviços grá-ficos, com muita velocida-de e padronização. É capazde dobrar até 22 mil im-pressos por hora. Para se teruma idéia, em determina-dos serviços, a produtivida-de manual de dobraduraschega a 400 impressos porhora. Além de possuir altaprecisão nas dobras, geraganho no padrão de quali-dade. A primeira da regiãosul de Mato Grosso.

Envernizadora –Realiza todos os ti-pos de acabamen-tos especiais naárea de enverniza-mento, a exemplode verniz total, loca-lizado, brilho, fosco,texturizado e atéaromatizado. É aprimeira máquinada região sul deMato Grosso comesse nível de tecno-logia e desempenho.

Máquina deplastificação elaminação – Vol-tada a acaba-mentos especi-ais, como plasti-ficação (brilho efosca) e lamina-ção BOPP (altobrilho e fosca). Éa primeira lami-nadora do mer-cado a contarcom sistema ex-clusivo de segu-rança.

Page 25: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |25CtP (Computer to Plate, ou Impressão Direto na Chapa) – Está em

fase de instalação no novo parque gráfico da empresa. O equipamen-to amplifica a qualidade da impressão e elimina diversas etapas dapré-impressão baseada em filmes (fotolitos). O CtP transforma, aomenos, 10 etapas da pré-impressão em apenas 1, agilizando os im-pressos comerciais e, principalmente, a impressão do Jornal A TRI-BUNA, que ficará muito mais dinâmico. Haverá um ganho de 2 a 3horas com a eliminação dessas etapas. É a primeira do interior deMato Grosso.

Máquina de corte e vinco especial – Equipa-mento próprio para esse serviço, garantindo pre-cisão e agilidade no serviço. Faz cortes especi-ais em grande formato e alto-relevo. É a primei-ra máquina, desse porte, na região sul de MatoGrosso.

FOTO MERAMENTE ILUSTRATIVA

Equipamentos auxilia-res – Com a chegada dosnovos maquinários, hou-ve a necessidade de aqui-sição de equipamentosauxiliares, como labora-tórios apropriados, ferra-mentas de aferição dedensitometria e especto-fotometria (garantindocores precisas, do moni-tor ao impresso final),entre outros.

Atualização – Paraatender todas as suas ne-cessidades, sejam gráfi-cas, jornalísticas ou admi-nistrativas, o A TRIBU-NA vem fazendo a aquisi-ção de computadores dealta performance, servido-res de alto desempenho eequipamentos para estru-tura de rede, agilizando ofluxo de dados da empre-sa, formando o novo CPDda empresa.

Page 26: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||26

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

AVANÇOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Depósito de papéis do parque gráfico

Empilhadeira nova, usada no parque gráfico

Com esses equipamentos, trei-namento de funcionários e im-plantação de novas tecnologias,o novo parque gráfico do A TRI-BUNA passa a oferecer alta qua-lidade e rapidez em impressos eacabamentos especiais, para con-feccionar os mais diversos proje-tos gráficos.

As novas aquisições vierampreencher a lacuna existente nacidade e região sul de Mato Gros-so, uma vez que essa fase de aca-bamento de impressão, como ver-niz, plastificação e cortes especi-ais, era feita em Cuiabá, após a im-pressão em Rondonópolis.

O novo parque gráfico garantemuito mais agilidade na entregados serviços gráficos. Com a má-quina offset bicolor, por exemplo,o prazo médio de entrega de umserviço era de quatro dias emmáquina. Hoje passou para umprazo médio de 24 horas e, assimque todo o projeto for concluído,esse prazo será de 12 horas.

Pensando em uma logísticaeficiente, a estrutura física do

novo parque gráfico foi construí-da para facilitar e agilizar a pro-dução de impressos, observando-se desde a chegada da matéria-prima ao depósito até o serviçoacabado. Essas mudanças con-templam uma preocupação am-biental e também promovem re-dução de custos no serviço final.

Visando à responsabilidadesocial, os funcionários que ope-ravam as máquinas antigas es-tão sendo treinados e redirecio-

nados para operação dos novosmaquinários ou novas funções,não havendo demissões. Pelocontrário, houve aumento dovolume de trabalho e geração denovos empregos.

Toda a nova estrutura física foiprojetada dentro das normas desegurança de trabalho, observan-do ainda o uso de procedimentose equipamentos de proteção in-dividual, necessários para prote-ção de cada funcionário.

Page 27: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |27

Page 28: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||28

PESQUISA DO MÉRITO PASSA POR ADEQUAÇÕESMETODOLOGIA

A PESQUISA REALIZADApela Câmara de Dirigentes Lo-jistas, em parceria com o Ins-tituto Business Group - Edu-cação Corporativa (IBG), quedefine os vencedores do Prê-mio Mérito Lojista, mostrounovidades na edição que ocor-reu neste ano.

A principal delas é a inclu-são de novas categorias. O di-retor de serviços e produtos daCâmara de Dirigentes Lojistasde Rondonópolis e o responsá-vel pela pesquisa, MauricioPugas, explicou que, por outrolado, a categoria “político lo-cal” foi retirada. “A cada anovamos fazendo as adequaçõesnecessárias”, justificou Pugas.

Ele destacou que, para apesquisa Mérito Lojista, foi uti-lizado o programa SSPS ver-são 18.0. A pesquisa da premi-

PARA O MÉRITO LOJISTA

Foram entrevistadas 405 pessoas

Em nove regiões da cidade

Pesquisa realizada em março de 2009

Top of Mind: mais votada em toda apesquisa popular

PARA O MÉRITO DESTAQUE

Foram ouvidos 485 lojistas

Pesquisa foi feita via telefone

Top of Mind: mais votada em toda apesquisa junto aos associados

NOVAS CATEGORIAS

Divisão da categoria de empresa detransporte em transporte de passageirose de cargas

Empresa do segmento de segurançaeletrônica residencial e comercial

Empresa de comunicação visual

Loja de noivas

Site da cidade

QUEM FAZ A PESQUISA?

Realizada pela Câmara de DirigentesLojistas, com a participação do IBG.

Page 29: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |29

ação foi dividida em duas par-tes, uma feita à base da con-sulta popular, com 84 catego-rias, e outra junto aos lojistas.Esta segunda proporcionou aescolha do Mérito Destaque,dividida em oito categorias.

Na consulta popular, Pugasainda explicou que pesquisa-dores da CDL entrevistaram,em nove regiões diferentes dacidade, 405 pessoas. “Escolhe-

mos desde a praça Brasil, nocentro da cidade, até a VilaOlinda”, disse. Em cada re-gião, segundo Pugas foramaplicados em média 45 ques-tionários e, depois de tabula-do os números, saiu o resulta-do. Na abordagem, os entre-vistadores pedem a indicaçãoda empresa que, na opinião dapessoa, vem em primeiro lu-gar na lembrança na hora dacompra. “Foi um trabalho de15 dias de campo”.

Por outro lado, a pesquisaMérito Destaque, ouviu 485 lo-jistas do município e foi feitavia telefone. Com isso foramdefinidas também as empre-sas Top of Mind - as mais vota-das em toda a pesquisa. O Topof Mind Mérito Lojista, foi de-finido por meio da pesquisapopular, onde o A TRIBUNA foia empresa vencedora; e, noTop of Mind Mérito Destaque,a empresa foi escolhida pormeio da escolha dos lojistas.

Outros detalhes sobre a pes-quisa podem ser obtidos pelotelefone (66) 3423-1277.

“A pesquisa doPrêmio Mérito

Lojista visaconhecer quais

são asempresas maislembradas emRondonópolis”

Mesa de troféus na noite de premiação

Page 30: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||30

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

FLASHES DA NOITE DE PREMIAÇÃO

Page 31: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |31

Page 32: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||32

EU NÃO GANHEI. E, AGORA, O QUE FAZER?COMO APROVEITAR A PESQUISA

A PESQUISA FEITA PARAa definição do Mérito Lojistatem refletido diretamente naqualidade dos serviços presta-dos pelo comércio de Rondonó-polis. “O que a gente percebe éque o comerciante está muitoatento à pesquisa e, diante dosresultados, sempre busca me-lhorar e quem ganha com isso éo consumidor, que recebe umserviço ainda melhor”, desta-cou o diretor de serviços e pro-dutos da Câmara de DirigentesLojistas, Maurício Pugas.

O diretor garantiu que há ca-sos de empresas que acompa-nham a pesquisa e percebemque tem condições de melhorarmais. Ele cita que, em muitasoportunidades, o comercianteque aparece fora da lista de pre-miação em um ano, na outrapremiação apresenta evolução

e tira o lugar de quem está notopo. “Isto acontece em muitasvezes, pois o comerciante per-cebe que tem que melhorar etem melhorado”, disse Pugas.

Ele explica que existe umconjunto de fatores que fazcom que a empresa apareçabem destacada na pesquisa eo principal dos fatores é o in-vestimento em mídia. “Queminveste fatalmente vai apare-cer bem posicionado na pes-quisa”, disse. Por outro lado, amídia, segundo Pugas, tem queser aliada a outros fatores. Eleexplica que é necessário que aempresa também apresenteum atendimento eficiente eum produto de qualidade alia-do a um bom preço. “Tudo issoreflete na opinião final do con-sumidor e o comerciante jápercebeu isso”.

Maurício Pugas, coordenador da pesquisa: “Nós apresentamos os números aquimesmo na Câmara de Dirigentes Lojistas, mas somente para o proprietário daempresa interessada e no segmento dela e sem cobrar por isso”

Page 33: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |33GARANTIA

O dirigente ainda deixoubem claro que o trabalho feitoé totalmente idôneo. “Já tevedirigente do Câmara de Diri-gentes Lojistas que entregou oprêmio para o maior concor-rente, em algumas vezes. Issomostra que não há favoreci-mento de ninguém”, afirmou.Ele cita que, na oportunidade,o dirigente correu atrás de me-lhorias e no outro ano apare-ceu como a empresa mais lem-brada no segmento que ela re-presenta na pesquisa.

ACESSOO diretor destacou também

que os números da pesquisaMérito Lojista podem ser aces-sados pelas empresas, vence-doras ou não, na sede da Câ-mara de Dirigentes Lojistas.Porém há regras para isso.“Nós apresentamos os núme-ros aqui mesmo na Câmara deDirigentes Lojistas, mas so-mente para o proprietário daempresa interessada e no seg-mento dela e sem cobrar porisso”, disse. Pesquisa feita para a definição do Mérito Lojista tem refletido diretamente na qualidade dos serviços prestados pelo comércio de Rondonópolis

Page 34: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||34

CIANO MAGENTA AMARELO PRETO

Page 35: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

A TRIBUNA | PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008 |39

Page 36: Suplemento A TRIBUNA 40 Anos

DOMINGO, 7 DE JUNHO DE 2009

PRÊMIO MÉRITO LOJISTA 2008A TRIBUNA ||