Suplemento Do Paradidatico

10
1 NOME: N o : SÉRIE/ANO: ESCOLA: A natureza multifacetada da personalidade humana e uma at- mosfera de suspense são alguns dos ingredientes que tornam O médico e o monstro uma narrativa inesquecível e surpreendente, que cativa gerações há mais de 120 anos. O escocês Robert Louis Stevenson foi ainda o autor de vários outros romances clássicos de aventura, como A ilha do tesouro e Raptado. O diabrete da garrafa e Markheim, dois célebres contos do autor, também fascinam pelo seu mergulho investigativo acerca da mo- ral e da subjetividade humana, expondo fraquezas e virtudes. As atividades a seguir pretendem ampliar a compreensão desses textos e da época em que foram compostos. Desenvolva-as após a leitura do livro, dos Diários de um Clássico, da Contextualização Histórica e da Entrevista Imaginária. Bom trabalho! SUPLEMENTO DE ATIVIDADES Este suplemento de atividades é parte integrante da obra O médico e o monstro e outras histórias. Não pode ser vendido separadamente. © SARAIVA S.A. Livreiros Editores. R. L. STEVENSON O MEDICO E O MONSTRO E OUTRAS HISTORIAS

Transcript of Suplemento Do Paradidatico

Page 1: Suplemento Do Paradidatico

1NOME: No : SÉRIE/ANO:ESCOLA:

A natureza multifacetada da personalidade humana e uma at-mosfera de suspense são alguns dos ingredientes que tornam O médico e o monstro uma narrativa inesquecível e surpreendente, que cativa gerações há mais de 120 anos. O escocês Robert Louis Stevenson foi ainda o autor de vários outros romances clássicos de aventura, como A ilha do tesouro e Raptado.O diabrete da garrafa e Markheim, dois célebres contos do autor, também fascinam pelo seu mergulho investigativo acerca da mo-ral e da subjetividade humana, expondo fraquezas e virtudes.As atividades a seguir pretendem ampliar a compreensão desses textos e da época em que foram compostos. Desenvolva-as após a leitura do livro, dos Diários de um Clássico, da Contextualização Histórica e da Entrevista Imaginária.Bom trabalho!

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

Este

sup

lem

ento

de

ativ

idad

es é

par

te in

tegr

ante

da

obra

O m

édic

o e

o m

onst

ro e

out

ras h

istó

rias

. N

ão p

ode

ser

vend

ido

sepa

rada

men

te. ©

SA

RA

IVA

S.A

. Liv

reir

os E

dito

res.

R. L. STEVENSON

O MEDICO E O MONSTROE OUTRAS HISTORIAS

Page 2: Suplemento Do Paradidatico

2

UMA OBRA CLÁSSICA

1. Em O médico e o monstro, os experimentos realizados pelo Dr. Jekyll revelavam um grande interesse pela duplicidade da natureza humana. Explique que papel tal complexidade exerce na história.

2. O que representa o espaço londrino em O médico e o monstro?

3. Que visão acerca dos métodos científicos de pesquisa pode ser identificada em O médico e o monstro?

Page 3: Suplemento Do Paradidatico

3

4. Identifique os elementos componentes do personagem Markeim, protagonista do conto homônimo, que podem ser considerados semelhantes aos traços característicos do sr. Hyde.

AS NARRATIVAS

5. O que levou Dr. Jekyll a entrar em crise após alcançar o su-cesso de suas experiências?

Page 4: Suplemento Do Paradidatico

4

6. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirma-ções sobre O médico e o monstro, O diabrete na garrafa e Markheim:

( ) Dr. Jekyll não tinha a alma atormentada porque conseguia controlar seus experimentos com total segurança, respeitando os limites éticos da investigação científica convencional. ( ) Os personagens Dr. Jekyll e sr. Hyde podem ser considerados um harmônico caso de duplicidade: suas características são exatamente as mesmas e constituem exemplos de comportamentos virtuosos.( ) Markheim pode ser considerado um exemplo de personagem plano, pois não apresenta conflitos internos ou contradições psi-cológicas. Suas ações são coerentes com a natureza de uma pes-soa simples e equilibrada. ( ) Em O diabrete na garrafa, Stevenson explora os poderes e a história fantástica de um objeto aparentemente banal, mas capaz de transformar a vida de quem o possuir.( ) A história O diabrete na garrafa se desenvolve em um espaço familiar aos cidadãos londrinos do século XIX e não estimula a imaginação dos leitores para compor mentalmente a imagem de cenários exóticos.( ) Em O médico e o monstro, os conflitos internos do perturbado Dr. Jekyll acabam por conduzi-lo ao suicídio, após inúmeros tor-mentos e inquietações.( ) A obra O médico e o monstro antecipa as investigações sobre a natureza complexa da mente humana, desenvolvidas posterior-mente pelos estudos psicanalíticos de Sigmund Freud. Da mes-ma forma, sua atmosfera de mistério e suspense pode ser con-siderada precursora das tramas dos modernos filmes policiais e os de terror.

Page 5: Suplemento Do Paradidatico

5

PONTOS DE VISTA NARRATIVOS

7. Em O médico e o monstro, a narração se divide entre os tes-temunhos de diversas personagens. Associe as colunas abaixo e identifique os diferentes narradores que participam da história:

( 1 ) Sr. Utterson( 2 ) Sr. Enfield( 3 ) Dr. Lanyon( 4 ) Dr. Jekyll

( ) Na última parte da novela, deixa um depoimento destinado ao sr. Utterson, revelando os antecedentes de suas experiências e as inquietações que atormentaram sua alma.( ) No início da história, relata ao sr. Utterson um estranho epi-sódio de violência envolvendo o sr. Hyde e uma criança. Suas ob-servações são o ponto de partida das investigações do sr. Utterson.( ) É o narrador central da história e empreende uma longa bus-ca para tentar decifrar o enigma escondido por trás da identidade do sr. Hyde. ( ) Testemunha das experiências desenvolvidas por Dr. Jekyll, morre devido ao abalo causado pela visão da metamorfose do monstro/cientista. Seu longo depoimento possibilita ao sr. Utterson solucionar o mistério acerca da identidade obscura do sr. Hyde.

Page 6: Suplemento Do Paradidatico

6

PERSONAGENS

8. As características dos personagens principais de O médico e o monstro estão desencontradas. Relacione as duas colunas:

1. Dr. Henry Jekyll a) Mordomo de Dr. Jekyll que, por ocupar a posição mais alta na hierarquia de criados da casa, ti-nha um contato maior com as es-tranhas transformações sofridas pelo patrão.

2. Sr. Hyde b) Advogado austero que passa a investigar a enigmática identidade do sr. Hyde, terminando por so-lucionar o mistério por meio de depoimentos dos indivíduos en-volvidos no caso.

3. Sr. Utterson c) Duplo monstruoso e perverso que emergiu da interioridade de Dr. Jekyll a partir dos experimentos rea-lizados com uma estranha poção.

4. Dr. Lanyon d) Membro ilustre do Parlamento que foi assassinado pelo sr. Hyde e cuja morte alcançou enorme re-percussão na sociedade londrina.

5. Sr. Richard Enfield e) Médico ambicioso que se pro-pôs investigar as contradições da natureza humana, mas acabou perdendo o controle sobre a pró-pria experiência.

Page 7: Suplemento Do Paradidatico

7

6. Poole f) Principal auxiliar do sr. Utter-son, tinha enorme habilidade para o estudo de caligrafias e conseguiu identificar semelhanças entre as letras de Dr. Jekyll e do sr. Hyde.

7. Mr. Guest g) Médico que testemunhou a transformação do sr. Hyde em Dr. Jekyll e morreu em função do abalo emocional sofrido ao pre-senciar a terrível experiência.

8. Sir Danvers Carew h) Parente do sr. Utterson, com quem o advogado realizava cami-nhadas semanais e que primeiro chamou a atenção para o estranho comportamento do sr. Hyde.

9. Em O diabrete da garrafa, que vantagens a aquisição da garra-fa traria para Keawe? Por que um objeto misterioso como aquele estimularia tanto o desejo das pessoas?

10. Por que o protagonista de Markheim pode ser considerado uma personagem complexa?

Page 8: Suplemento Do Paradidatico

8

ANÁLISE DIALÓGICA

11. Histórias como O médico e o monstro e Markheim tratam da natureza multifacetada de mente humana sob a perspectiva da batalha eterna entre o bem e o mal. No entanto, a complexidade humana pode também ser encarada, em outros contextos, de for-ma positiva, relacionando-se à extrema flexibilidade e à capacidade de adaptação diante da vida e do mundo. Observe a seguinte letra de canção e reflita a respeito do tema:

METAMORFOSE AMBULANTE

[...]Eu quero dizer,Agora, o oposto do que eu disse antes

Eu prefiro ser Essa metamorfose ambulanteDo que ter aquela velha opinião Formada sobre tudo

Sobre o que é o amorSobre o que eu nem sei quem sou

Se hoje eu sou estrelaAmanhã já se apagouSe hoje eu te odeioAmanhã lhe tenho amor[...]

SEIXAS, Raul. Metamorfose ambulante. In: Krig-Ha, Bandolo! (LP). Philips/Phonogram, 1973.

Page 9: Suplemento Do Paradidatico

9

Que elementos característicos da duplicidade da natureza hu-mana estão presentes na letra de música reproduzida? De que maneira a abordagem da complexa natureza humana se aproxima e/ou se afasta da perspectiva explorada por Stevenson?

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A seguir, responda a algumas questões relacionadas às seções Diá-rio de um Clássico e Contextualização Histórica, situadas na parte final do livro.

12. Leia o seguinte trecho complementar:

Stevenson, por sua vez, via o bem e o mal como duas entidades diferentes e separadas, e acreditava que o mundo se dividia por decisão própria entre os filhos da luz e os filhos da escuridão. Isso não quer dizer que ele se negasse a perceber matizes: era um artis-ta bom demais para não fazer isso. Mas os matizes não ocultavam a brecha entre o que estava bem e o que estava mal, ainda que ele mesmo percebesse, às vezes, a sedutora atração do escuro.

MANGUEL, Alberto. À mesa com o Chapeleiro Maluco. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 153.

Page 10: Suplemento Do Paradidatico

10

A NOVA DO CADÁVER – A SUA ENTREVISTA IMAGINÁRIAAgora é com você, caro leitor. Valendo-se das orientações a se-guir e das suas respostas às atividades de leitura, elabore uma nova entrevista com o autor. Ainda que Robert Louis Stevenson não esteja mais entre nós, sua obra permanece atual ao tratar, por meio de uma escrita concisa e elegante, da complexa natu-reza da mente humana.Jovem de saúde frágil, Stevenson cresceu no seio de uma famí-lia puritana e rígida. Seu pai insistia que ele seguisse carreira na engenharia, mas o rapaz sonhava em ser escritor. Estudou Direito em Edimburgo e, assim que concluiu a faculdade, foi viver em Londres, no desejo de se libertar do austero ambiente familiar. Apesar da tuberculose que o atormentou toda a vida e culminou na sua precoce morte, aos 44 anos, Stevenson viajou o globo e viveu em diversos lugares, incluindo as ilhas de Sa-moa, onde faleceu. Casou-se com uma viúva norte-americana que já tinha um filho.Procure reunir outras informações sobre a vida do escritor, o momento histórico de composição de suas obras fundamentais, as ideias que circulavam em seu tempo, os estilos artísticos e a recepção das produções literárias.Bom trabalho!

Explique como a afirmação de Manguel acerca de Stevenson se aproxima da abordagem dos polos entre o bem e o mal feita em obras como O médico e o monstro.