Surgimento Da Escala Musical

2
Surgimento da Escala Musical A partir da descoberta de artefatos musicais pré-históricos, supõe-se que a primeira escala desenvolvida tenha sido a escala de cinco sons ou pentatônica. Observando-se, no entanto, que a palavra “pentatônica” é, em verdade, substituída no vocabulário musical, pela palavra “pentafônica”; uma vez que a pentatônica, remete uma idéia de cinco notas tônicas em uma mesma escala ou tonalidade, o que não é a verdade sonora musical; a pentafônica, refere-se mais claramente a escala ou tonalidade formada por cinco sons ou notas diferentes. As escalas de 7 notas foram prováveis desenvolvimentos da escala pentatônica e tem-se o registro de sua utilização pelos gregos, A música grega morreu junto com o Império Romano deixando apenas uma nota de rodapé do que seria todo o sistema musical utilizado na época. Na Idade Média, a elaboração de um sistema de escalas, levava em conta não somente a nota fundamental, mas também a chamada corda de recitação, que era a nota ao redor da qual a melodia se desenvolvia, sendo essa nota a mais utilizada na música. Essas escalas foram chamadas de modos eclesiásticos e compunham-se de quatro: protus, deuterus, tritus e tetrardus. Esse sistema, chamado modal, não é um sistema totalmente definido; como há variação da corda de recitação entre duas músicas, elas podem estar dentro de um mesmo modo, mas se desenvolvem em direções diferentes, sendo reclassificadas dependendo do âmbito em que elas se desenvolveram, como estando no modo plagal ou autêntico. Posteriormente, dois modos receberam a preferência dos compositores o modo chamado jônico ou (tritus plagal) e o chamado eólio ou (protus plagal), sendo estes a origem das escalas diatônica maior e menor: iniciava-se o período tonal da música. A partir do temperamento da música, ocorrido no séc. XVIII, onde se procurava dar os mesmos valores proporcionais aos intervalos da escala diatônica, surge uma nova escala, em que todas as notas têm o mesmo valor dentro desta: a escala cromática.

description

Surgimento Da Escala Musical

Transcript of Surgimento Da Escala Musical

Surgimento da Escala Musical

A partir da descoberta de artefatos musicais pr-histricos, supe-se que a primeira escala desenvolvida tenha sido a escala de cinco sons ou pentatnica. Observando-se, no entanto, que a palavra pentatnica , em verdade, substituda no vocabulrio musical, pela palavra pentafnica; uma vez que a pentatnica, remete uma idia de cinco notas tnicas em uma mesma escala ou tonalidade, o que no a verdade sonora musical; a pentafnica, refere-se mais claramente a escala ou tonalidade formada por cinco sons ou notas diferentes. As escalas de 7 notas foram provveis desenvolvimentos da escala pentatnica e tem-se o registro de sua utilizao pelos gregos,

A msica grega morreu junto com o Imprio Romano deixando apenas uma nota de rodap do que seria todo o sistema musical utilizado na poca.Na Idade Mdia, a elaborao de um sistema de escalas, levava em conta no somente a notafundamental, mas tambm a chamada corda de recitao, que era a nota ao redor da qual a melodia se desenvolvia, sendo essa nota a mais utilizada na msica. Essas escalas foram chamadas de modos eclesisticos e compunham-se de quatro: protus, deuterus, tritus e tetrardus.

Esse sistema, chamado modal, no um sistema totalmente definido; como h variao da corda de recitao entre duas msicas, elas podem estar dentro de um mesmo modo, mas se desenvolvem em direes diferentes, sendo reclassificadas dependendo do mbito em que elas se desenvolveram, como estando no modo plagal ou autntico.

Posteriormente, dois modos receberam a preferncia dos compositores o modo chamado jnico ou (tritus plagal) e o chamado elio ou (protus plagal), sendo estes a origem das escalas diatnica maior e menor: iniciava-se o perodo tonal da msica.

A partir do temperamento da msica, ocorrido no sc. XVIII, onde se procurava dar os mesmos valores proporcionais aosintervalosda escala diatnica, surge uma nova escala, em que todas as notas tm o mesmo valor dentro desta: a escala cromtica.

Com o segundo perodo do romantismo musical, fez-se necessria a incorporao de escalas exticas nas quais as msicas de muitos pases se baseavam. s escalas ciganas, j conhecidas sculos antes, juntam-se escalas mozrabes, russas, eslavas, etc.. Debussy incorpora a escala de tons inteiros, onde se divide a oitava em seis intervalos iguais de um tom, na msica.

Posteriormente, novas escalas surgiram com a chamada msica micro-tonal, alm de incorporaes de escalas antigas como a indiana, que divide a oitava em 22 sons, e a escala nordestina brasileira, mistura dos modos ldios e mixoldio.

Na cultura ocidental as escalas mais utilizadas so:

Escala cromtica Escala Maior Escala menor

Sendo que aEscala menorse divide em 3:

Escala Menor Natural Escala Menor Harmnica Escala Menor Meldica

Os Nomes Das Notas Musicais

Foi dado pelomongeGuido d'Arezzoque retirou a primeira slaba de cada verso de um hino aSo Joo Batista.

UTqueant laxisREsonare fibrisMIra gestorumFAmuli tuorumSOLve pollutiLAbii reatumSancteIoannes

No sculo XVIIJoo Batista Donialterou o UT para D.