TAIUIÁ

4
TAIUIÁ PARTES USADAS: Raiz ORIGEM DO PRODUTO: Brasil DESCRIÇÃO: A Tayuya é utilizada na medicina popular dos países da América do Sul no alívio de dores e como analgésico. As suas propriedades analgésicas e antiinflamatórias foram validadas cientificamente num estudo realizado em 1991, que dão suporte a muitos usos nativos e populares. Da Tayuya foram isolados curcubitacinas, glicósidos e compostos com propriedades antioxidante, antiinflamatória e analgésica. De acordo com um estudo realizado em 1990, os flavonóides encontrados na Tayuya demonstraram uma potente ação seqüestrante de radicais livres, promotora do efeito antioxidante. INDICAÇÃO: Chá de TAIUIÁ >>> Diurético, depurativo, reumatismo, artritismo, úlceras, nervo ciático, sífilis, dermatoses, diarréia, dilatação do estômago, dispepsias, doença da pele, erisipelas, escrofulose, hidropisia e leucorréia. USO EXTERNO: manchas do rosto, acne, feridas e furúnculos. COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 3 de 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. MACERAÇÃO: (uso externo) O material é esmagado ou triturado e deixado em água fria, formando uma papa que se coloca sobre o local , diretamente entre dois panos, quentes, mornos ou frios. Tayuya "Cayaponia tayuia" Depurativo poderoso, desintoxica o sangue. Tem ação laxativa, age na PRISÃO DE VENTRE e desobstrui o FÍGADO E BAÇO . Princípios Ativos: amido e alcalóides, Flavonóides: datiscentina, robinetina; Triterpenos: trianospermina, trianospermitina; Resinas vegetais; Glicosídeos, Ácidos orgânicos: ácido málico. Propriedades medicinais: raiz verde: drástica; raiz seca: anti-anêmico, indicado para FRAQUEZA , antidiarréico, anti- hidrópica, antinevrálgica, usado contra ARTRITE E REUMATISMO , anti-sifilítica, calmante das dores, depurativa, desintoxicante, desobstruente do FÍGADO E BAÇO , DIURÉTICO , emenagoga, emética, febrífugo, purgativa. Possui atividade analgésica e antiinflamatória em cobaias.

Transcript of TAIUIÁ

Page 1: TAIUIÁ

TAIUIÁPARTES USADAS: Raiz

ORIGEM DO PRODUTO: Brasil

DESCRIÇÃO: A Tayuya é utilizada na medicina popular dos países da América do Sul no alívio de dores e como analgésico. As suas propriedades analgésicas e antiinflamatórias foram validadas cientificamente num estudo realizado em 1991, que dão suporte a muitos usos nativos e populares.  Da Tayuya foram isolados curcubitacinas, glicósidos e compostos com propriedades antioxidante, antiinflamatória e analgésica. De acordo com um estudo realizado em 1990, os flavonóides encontrados na Tayuya demonstraram uma potente ação seqüestrante de radicais livres, promotora do efeito antioxidante. 

INDICAÇÃO: Chá de TAIUIÁ >>> Diurético, depurativo, reumatismo, artritismo, úlceras, nervo ciático, sífilis, dermatoses, diarréia, dilatação do estômago, dispepsias, doença da pele, erisipelas, escrofulose, hidropisia e leucorréia.

USO EXTERNO: manchas do rosto, acne, feridas e furúnculos.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por 3 de 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. 

COMO BEBER: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

MACERAÇÃO: (uso externo) O material é esmagado ou triturado e deixado em água fria, formando uma papa que se coloca sobre o local , diretamente entre dois panos, quentes, mornos ou frios.

 Tayuya  "Cayaponia tayuia"  

Depurativo poderoso, desintoxica o sangue.

Tem ação laxativa, age na PRISÃO DE VENTRE e desobstrui o FÍGADO E

BAÇO.

Princípios Ativos: amido e alcalóides, Flavonóides: datiscentina, robinetina;

Triterpenos: trianospermina, trianospermitina; Resinas vegetais; Glicosídeos,

Ácidos orgânicos: ácido málico.

Propriedades medicinais: raiz verde: drástica; raiz seca: anti-anêmico, indicado

para FRAQUEZA, antidiarréico, anti-hidrópica, antinevrálgica, usado contra

ARTRITE E REUMATISMO, anti-sifilítica, calmante das dores, depurativa,

desintoxicante, desobstruente do FÍGADO E BAÇO, DIURÉTICO, emenagoga,

emética, febrífugo, purgativa.

Possui atividade analgésica e antiinflamatória em cobaias.

Possui ação laxativa por estímulo direto da mucosa intestinal e aumento do peristaltismo.

São utilizadas as  folhas e a raiz fresca ou seca. 

Os índios sul-americanos vêm usando Tayuya desde tempos pré-históricos, e planta o valor é bem conhecida.

Ela tem sido usada como um tônico e depurativo do sangue tradicional (e, geralmente, com um pouco de mel ou estévia adicionado ao tom baixo o amargo, o sabor forte).

Page 2: TAIUIÁ

Na Amazônia, os índios usaram a raiz de Tayuya para picada de cobra, ARTRITE E REUMATISMOdurante séculos.

Indígenas na Colômbia usam a planta para os olhos; tribos indígenas do Peru usá-lo para problemas de pele.

Contra-indicações: Não ultrapassar a dose recomendada. Não usar em pacientes com história de diarréia frequente.

Pode ocorrer aumento do número de evacuações, ou diarréia pastosa em intestinos com tendência à diarréia.

TAIUIÁ

Lobelia inflata

Descrição : Planta da família das Campanulaceae. Também conhecida como lobélia. Herbacea de raiz fibrosa, haste ereta, pouco ramificada, esparsamente hirsuta, toda a planta produz latex resinoso. Folhas alternas, pubescentes, crenadas-serreadas, agudas, sésseis espatuladas na base e lanceoladas no apice, pecíolos curtos, alados. A inflorescencia forma racemos de flores solitarias, axilares e terminals. A flor tem formato campanular, a corala e penta-lobada, cor branco-azulada. O fruto e uma capsula inflada, com sementes.

Habitat: Nativados EE.UU.

História: Usada tradicionalmente para afecgoes respiratórias e para combater o tabagismo.

Indicações: Asma, bronquite, coqueluche, enfizema crônico, tosse. Depurativa do Sangue e do aparelho respiratório. ( Utilizada pelos naturopatas adventístas). É normalmente usada como substituto da nicotina por pessoas que querem deixar de fumar cigarros.

Modo de usar : A lobelia inflata pode ser usada como chá, usando uma pequena quantidade, um quarto ou meia colher de chá da erva numa chávena de água a ferver durante 10 a 15 minutos.

Princípios ativos : alcalóide piperidina, isolobelanine

Origem : América do Norte.

Efeitos colaterais: A overdose pode causar sufocamento e/ou pressões na garganta ou peito.

Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/taiuia.html#.UeVQo5e5e1s#ixzz2ZDUZ1s4u

Page 3: TAIUIÁ

Nome comum: Taiuiá     Uso principal: Os índios da Amazônia as usam há séculos com bons resultados até para picada de cobra. Poderoso antiinflamatório; purificador do sangue (depurativo), ajuda no reumatismo agudo e crônico, dores das juntas, artritismo, hidropsia, escrófulas, úlceras externas, osteoporose, nevralgias, analgésica, anti-sifilítica (manifestações sifilíticas) , erisipela, infusão, um pedaço de raiz (3 dedos de comprimento) (NA: pelo fato desta planta estar praticamente em extinção, usar as folhas ao invés das raízes, em maior quantidade, que também tem fitofármacos e mantém a planta viva), em 3 xícaras de chá. Preparar a noite e tomar uma xícara de chá na manhã seguinte em jejum, outra antes do almoço e outra antes do jantar. Ajuda no tratamento da epilepsia (conjuntamente com alopáticos) e dermatoses, acne. Nos EEUU, estão usando esta planta para: dispepsia, digestão lenta, neuralgia, (dor do nervo ciático) ciática, gota, dor-de-cabeça, reumatismo, regulador do metabolismo em geral. Em 1991, estudos a validaram para analgesia (dores em geral. Antiinflamatória de boa intensidade. Estudo recente provou ser inibidor do vírus Epstein-Barr (EBV) e como anti-tumoral em pele de ratos.

Uso normal: Como é desintoxicante, e purificador do sangue (depurativo), é usado nos eczemas, herpes, acnes, problemas de pele. Fonte: https://www.commercefacil.com.br/loja/Default.asp?Loja=129&Pagina=PagDetalhesProduto&produtoid=3024&vc=1DESCRIÇÃO: A Tayuya é utilizada na medicina popular dos países da América do Sul no alívio de dores e como analgésico. As suas propriedades analgésicas e antiinflamatórias foram validadas cientificamente num estudo realizado em 1991, que dão suporte a muitos usos nativos e populares. Da Tayuya foram isolados curcubitacinas, glicósidos e compostos com propriedades antioxidante, antiinflamatória e analgésica. De acordo com um estudo realizado em 1990, os flavonóides encontrados na Tayuya demonstraram uma potente ação seqüestrante de radicais livres, promotora do efeito antioxidante. INDICAÇÃO: Diurético, depurativo, reumatismo, artritismo, úlceras, nervo ciático, sífilis, dermatoses, diarréia, dilatação do estômago, dispepsias, doença da pele, erisipelas, escrofulose, hidropisia e leucorréia. -------------------------------------------------- Fonte: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id=4333 >>>> Os cientistas das universidades Estadual Paulista (Unesp) e Federal de Santa Catarina (UFSC) mostraram também que uma trepadeira conhecida como taiuiá ( Wilbrandia ebracteata ) pode ser empregada para tratar úlceras e problemas digestivos, como já sabiam os moradores da região. A taiuiá é da mesma família que o chuchu ( Sechium edule ) - tem uma folhagem parecida, com folhas palmadas, e gavinhas, extensões que parecem molas e fixam a planta sobre outras. No entanto, diferentemente do que pensavam os habitantes do Vale do Ribeira, a melhor parte da planta a ser explorada não é a raiz - na verdade um tipo de caule diferenciado chamado rizoma -, que apresenta efeitos tóxicos, mas a folha, que tem a mesma ação farmacológica sem toxicidade, como mostraram os testes de laboratório. "A venda do rizoma elimina a planta, enquanto a da folha, não", afirma Luiz Claudio Di Stasi, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu. "Sugerimos novas formas de exploração econômica e colaboramos para a conservação dessa espécie." Usos populares para renovação de tecidos das mucosas.

 

   Uso associado: A ação da Taiuiá é potencializada positivamente (aumenta sua ação) quando a mesma é associada com a planta Pacová.