Talladega Superspeedway - Indy Car...

13
Talladega Superspeedway Talladega Superspeedway, circuito favorito de quase todos os fãs de NASCAR. Velocidades altíssimas o tempo todo, linhas de 3 ou mais carros disputando 1 posição e todos os carros andando juntos praticamente o tempo inteiro. Talladega, em sua grande maioria de corridas, é decidida em pouco metros ou mesmo centímetros e é palco dos grandes “Big Ones”. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta pista do Alabama. História Localizado em Lincoln, Estado do Alabama, o Talladega Superspeedway nasceu com um objetivo, concorrer com o Daytona International Speedway como um dos maiores e mais rápidos circuitos ovais do mundo. O responsável pela construção foi, o presidente da NASCAR, na época, Bill France Sr. A princípio a ideia não era construir a pista no Estado do Alabama, mas sim, em North Carolina. Ela seria construída na cidade de Orange County e substituiria a atração local que era o oval de Occoneechee Speedway, em Hillsboro, um lendário oval de terra batida e que recebeu a NASCAR de 1949 até 1968. Contudo, o governo da cidade rejeitou a construção. Depois disto, outros lugares foram cogitados como Raleigh, também em North Carolina e até mesmo na fronteira entre o Estado da Georgia e o do Alabama, mais precisamente na cidade de Birmingham, porém, todos tiveram problemas para serem aceitos. Até que em 1968, em volta do Anniston Air Force Base, uma antiga base aérea na cidade de Lincoln, no Alabama, Bill France Sr. viu a oportunidade para construir a pista que desejava. As obras começaram em 23 de maio de 1968 e France contou com a ajuda do arquiteto Bill Ward na construção do autódromo. A pista custou U$4,000.000.00. Em 13 de setembro de 1969 o circuito estava pronto e foi aberto para as competições automobilísticas. No princípio, a pista se chamava Alabama International Motor Speedway, nome este que durou até 1989, quando passou a se chamar Talladega Superspeedway. E só para deixar claro, o Anniston Air Force Base existe até hoje e parte dele é dentro do autódromo de Talladega. De vez em quando ele é utilizado pela força aérea dos Estados Unidos.

Transcript of Talladega Superspeedway - Indy Car...

Talladega SuperspeedwayTalladega Superspeedway, circuito favorito de quase todos os fãs de NASCAR. Velocidadesaltíssimas o tempo todo, linhas de 3 ou mais carros disputando 1 posição e todos os carros andandojuntos praticamente o tempo inteiro.

Talladega, em sua grande maioria de corridas, é decidida em pouco metros ou mesmo centímetros eé palco dos grandes “Big Ones”. Vamos conhecer um pouco mais sobre esta pista do Alabama.

HistóriaLocalizado em Lincoln, Estado do Alabama, o Talladega Superspeedway nasceu com um objetivo,concorrer com o Daytona International Speedway como um dos maiores e mais rápidos circuitosovais do mundo. O responsável pela construção foi, o presidente da NASCAR, na época, Bill FranceSr.

A princípio a ideia não era construir a pista no Estado do Alabama, mas sim, em North Carolina. Elaseria construída na cidade de Orange County e substituiria a atração local que era o oval deOcconeechee Speedway, em Hillsboro, um lendário oval de terra batida e que recebeu a NASCARde 1949 até 1968. Contudo, o governo da cidade rejeitou a construção.

Depois disto, outros lugares foram cogitados como Raleigh, também em North Carolina e até mesmona fronteira entre o Estado da Georgia e o do Alabama, mais precisamente na cidade deBirmingham, porém, todos tiveram problemas para serem aceitos. Até que em 1968, em voltado Anniston Air Force Base, uma antiga base aérea na cidade de Lincoln, no Alabama, Bill FranceSr. viu a oportunidade para construir a pista que desejava.

As obras começaram em 23 de maio de 1968 e France contou com a ajuda do arquiteto Bill Ward naconstrução do autódromo. A pista custou U$4,000.000.00.

Em 13 de setembro de 1969 o circuito estava pronto e foi aberto para as competiçõesautomobilísticas. No princípio, a pista se chamava Alabama International Motor Speedway, nomeeste que durou até 1989, quando passou a se chamar Talladega Superspeedway.

E só para deixar claro, o Anniston Air Force Base existe até hoje e parte dele é dentro do autódromode Talladega. De vez em quando ele é utilizado pela força aérea dos Estados Unidos.

Foto do Anniston Air Force Base em 1947 em comparação a 2007, fazendo parte da região internado autódromo de Talladega

Atualmente o Talladega Superspeedway pertence a ISC (International Speedway Corporation), umadas organizações responsáveis por regulamentar os circuitos das principais categorias da NASCAR,da qual, fazem parte circuitos como Daytona, Martinsville,Richmond, Kansas, Darlington entre outros.

CaracterísticasO Talladega Superspeedway é um tri oval que lembra muito o oval de Daytona, porém um poucomaior e bem mais largo. Possui as seguintes inclinações:

33º de inclinação nas curvas 1 e 232.4º na curva 332.5º na curva 43º na reta oposta16º na curva de partida/chegada (ou curva do tri oval).

O oval possui 2.66 milhas (4.280 metros) e é o maior oval de toda a NASCAR na atualidade.

Talladega é um oval considerado grande e um superspeedway, pois ultrapassa as 2.5 milhas deextensão. Praticamente não se usam os freios nas corridas e o vácuo é de extrema importância para aefetuação de ultrapassagens e para ficar próximos dos demais carros. O consumo de pneus não é tãogrande assim, porém, o de combustível sim. Além disso, a média de velocidade por volta, no vácuo,é de 200mph (321km). Esta média poderia ser bem maior, se não fosse a utilização das placasrestritoras desde 1988. Pilotos abaixo de 18 anos nem devem pensar em entrar na pista dirigindo umcarro.

Layout do autódromo de Talladega

Desenho do traçado de Talladega

Fatos e curiosidadesAs 3 categorias principais da NASCAR, a Sprint Cup, a Xfinity Series e a Camping World TruckSeries realizam corridas em Talladega, porém, apenas a Sprint Cup realiza 2 vezes por ano. Istodesde 1970.

A 1ª corrida da Sprint Cup em Talladega ocorreu em 1969 e teve vitória de Richard Brickhouse. PelaXfinity Series, a 1ª corrida ocorreu em 1992 e quem a venceu foi Ernie Irvan. Já pela Truck Series o1º evento em Talladega ocorreu em 2006 e Mark Martin o venceu.

As provas de Talladega são nomeadas por milhagem e não por número de voltas e/ouquilometragem.

Assim como a Daytona 500, as duas corridas em Talladega pela Sprint Cup possuem 500 milhas(804.5km), o que dá 188 voltas em Talladega. Já pela Xfinity a prova possui 300 milhas (482km) oque dá 113 voltas e pela Truck Series a corrida possui 250 milhas (402km), o que dá 94 voltas.A 2ª corrida de Talladega pela Sprint Cup e a corrida da Truck Series são válidas pelos seusrespectivos Chases. Na Sprint Cup é a última prova do Round of 12, na qual, eliminam 4 pilotos,deixando os 8 restantes para a continuação da briga pelo título. Já na Truck Series, a prova também éa última, porém, do Round of 8, na qual, eliminam 2 pilotos, deixando os 6 restantes para quecontinuem brigando pelo título.

O oval de Talladega é considerado o oval mais rápido do mundo, devido as suas altas inclinações e,praticamente, a não utilização dos freios durante as provas.

Atualmente Talladega é o oval que possui as maiores inclinações nas curvas de toda a NASCAR,sendo o seu ponto máximo nas curvas 1 e 2 com 33º de inclinação.

Corrida em Talladega pela Sprint Cup em 2013

Talladega possui um apelido “Dega”.

Antes de se chamar Talladega Superspeedway a pista se chamava Alabama International MotorSpeedway. Isso ocorreu entre 1969 e 1989.

Talladega é o único oval que permite linhas com 3 carros disputando posições durante uma voltainteira, o chamado “3 wide”. Em vários momentos das provas ocorrem de haver linhas com 4 carros(“4 wide”) e, em raras ocasiões, 5 linhas (“5 wide”).

Talladega é o único circuito oval da NASCAR que possui a linha de partida/chegada após a reta dopit line.

O único oval da NASCAR a possuir a linha de partida/chegada após o pit line

O autódromo de Talladega é um dos poucos da NASCAR que não possui iluminação artificial.

Em 2010, pela Sprint Cup, na corrida Aaron’s 499 (atual GEICO 500), tivemos a maior quantidadede mudanças na liderança na história da NASCAR e na história do automobilismo mundial.Foram nada mais nada menos que 88 mudanças na liderança durante a prova, envolvendo 29 pilotosdiferentes de um total de 43 que haviam largado. Quer saber como foi a prova, é só clicar no linklogo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=aroXwssmgTk

O campeão da Sprint Cup Brad Keselowski conquistou a sua 1ª vitória na categoria em Talladega noano de 2009. Corrida está em que Carl Edwards sofreu um grave acidente na última volta, provocadopelo próprio Keselowski.

Talladega foi palco das últimas vitórias dos campeões da Sprint Cup Dale Earnhardt, Dale Jarrett eBobby Labonte. Earnhardt conquistou sua última vitória na Sprint Cup em Talladega no ano 2000.Já Labonte o fez em 2003 e Jarrett em 2005.

A pista é larga, mas, um simples deslize de alguém e estas filas não terão um final feliz

Assim como em Daytona, Talladega é popular por seus “Big Ones”. Big ones são os acidentes queenvolvem muitos carros ao mesmo tempo e causam um verdadeiro pandemônio na pista. Apesar deTalladega ser o maior oval da NASCAR, onde os freios praticamente não são utilizados, os Big Onesnão são tão frequentes quanto em Daytona, devido à grande largura da pista de Talladega, mas,quando tem um Big One em Dega é tão gigante quanto em Daytona.

Quer conhecer mais sobre os Big Ones, então clique aqui.O pior Big One até hoje em Talladega foi o de 2012, provocado por “The Smoke” Tony Stewart. 25carros se envolveram. Matt Kenseth escapou da destruição em massa e venceu a corrida. Este foiconsiderado o 2º pior Big One da história da NASCAR, perdendo apenas para o da Daytona 500 de1960.

Talladega tem até um filme. É o “Talladega Nights: The Ballad of Ricky Bobby” (Talladega Nights:A Toda Velocidade). O filme é de comédia e conta sobre a vida de um piloto da NASCAR que ébem fanfarrão. Apesar de Talladega estar no nome do filme, ele não tem apenas o oval do Alabamacomo foco central.

Um tipico Big One em Talladega. Este ocorreu em 2012, provocado por Tony Stewart

Talladega e altas velocidadesTalladega é conhecido como o oval mais rápido do mundo. E foi nele que alguns recordes develocidade na NASCAR foram atingidos conforme o tempo. Vamos ver quais foram:

Em 1970, Buddy Baker se tornou o 1º piloto da história da NASCAR a atingir 200mph (322km/h)com um carro da Sprint Cup (Grand National na época) no oval de Talladega.

Assim como em Daytona, Bill Elliott é o detentor da volta mais rápida da história de Talladega naNASCAR e, a volta mais rápida da história da NASCAR em média de velocidade. Em 1987, noqualifying para a 1ª prova do ano (na época a Winston 500), ele fez o tempo de 00:44:998 e médiade velocidade de 212.809 mph (342.483 km/h).

Depois de atingir tamanha média de velocidade na pista e depois do grave acidente de Bobby Allisonna mesma corrida onde Elliott conseguiu o recorde no classificatório, a NASCAR determinou o usode placas restritoras em Daytona e Talladega desde 1988. Ou seja, oficialmente, o recorde de BillElliott possivelmente nunca mais será batido.

OBS: Lembrando que em 2001 a NASCAR também tentou implantar as placas restritoras no oval de NewHampshire após as mortes de Kenny Irwin Jr. e Adam Petty, porém, a determinação foi revogada no anoseguinte devido a não ter surtido os resultados esperados, ficando apenas, a Whelen ModifiedTour a utilizar as placas no “Magic Mile”.Para saber mais sobre este recorde, recomendo o post sobre a volta mais rápida em média develocidade na história da NASCAR. Sò clicar aqui.

Em 2004, Rusty Wallace fez um teste com um carro da NASCAR, sem placa restritora, e bateu orecorde de Bill Elliott com o tempo de 00:44:270 e média de velocidade de 216.309 mph (348km/h).Contudo, este recorde não foi reconhecido, devido a ter se tratado de um teste particular.

Outro recorde, também não reconhecido oficialmente pela NASCAR, porém, que entrou para ahistória, ocorreu em 23 de janeiro de 1990. Patty Moise se tornou a 1ª mulher a atingir velocidademáxima com um carro da NASCAR. Foi em um teste particular em Talladega e a velocidadeatingida no final da reta foi de 217.498mph (350km/h).

OBS: Apenas esclarecendo que, média de velocidade é diferente de velocidade máxima. Ou seja, umavolta como a de Bill Elliott com média de 212.809 mph, significa que ele andou praticamente a voltainteira nesta velocidade, atingindo velocidades maiores no final das retas e diminuindo consideravelmenteao realizar a tangência das curvas devido a força da gravidade. Já velocidade máxima, como no caso daPatty Moise, foi a velocidade máxima que ela atingiu em determinado ponto da pista.

Corridas mais longas e mais curtas já feitas em Talladega pela NASCAR (em tempo e em distância)Em tempo, a corrida mais longa pela NASCAR Sprint Cup Series foi a 1ª corrida em 2004 com03h51min53. Já a mais curta foi a 2ª corrida em 1996 com 02h34min21. Ambas foram vencidas porJeff Gordon.OBS: A corrida de 1996 foi encerrada antes das 188 voltas previstas devido à falta de luz natural.Consequência de uma chuva que caiu durante a tarde e teve que paralisar a corrida por um bom tempo.Como corrida completa, a mais curta foi a 1ª prova em 1997 com 02h39min18, vencida por Mark Martin.

A corrida mais longa pela NASCAR Xfinity Series foi a de 2005 com 02h36min50 e vitória de MartinTruex Jr. A mais curta foi a de 1997 com 01h50min32 e vitória de Mark Martin.

Já a corrida mais longa da NASCAR Camping World Truck Series ocorreu em 2009 com 02h02min21e vitória de Kyle Busch. A mais curta foi a de 2008 com 01h43min06 e vitória de Todd Bodine.

Com isso, a corrida mais longa em Talladega, em tempo, na história da NASCAR foi a de 2004 pelaSprint Cup com 03h51min53 e vitória de Jeff Gordon e a mais curta foi a de 2008 pela TruckSeries com 01h43min06 e vitória de Todd Bodine.

Em distância, a corrida mais longa foi a 1ª corrida de 2010 pela Sprint Cup com 532 milhas (856km)e vitória de Kevin Harvick. Já as mais curtas foram todas as corridas da Truck Series que tiveram250 milhas (402km). Foram 6 no total (2006, 2007, 2008, 2011, 2012 e 2013).

Maior vencedor em Talladega pela NASCARAssim como em Daytona, “The Intimidator” Dale Earnhardt é o maior vencedor da história dosuperspeedway de Talladega na NASCAR. Foram 11 vitórias, sendo 10 só na Sprint Cup nosseguintes anos:

1983;1984;As duas corridas de 1990;1991;1993;1994;As duas corridas de 1999;2000.

A outra vitória foi pela Xfinity Series (Busch Grand National na época) em 1993.

Outro ponto a se destacar é que, assim como em Daytona, Talladega e a família Earnhardt possuemuma forte ligação.

Além das 11 vitórias de Dale Sr., o seu filho, Dale Earnhardt Jr. já conta com 7 vitórias no oval, 6 sópela Sprint Cup (2001, as duas provas de 2002, 2003, 2004 e 2015).

A ligação da família com o oval é muito grande. Abaixo segue um vídeo, onde Dale Jr. fala sobre aimportância que a pista de “Dega” tem para ele, assim como o legado que o seu pai deixou no ovaldo Alabama.

https://www.youtube.com/watch?list=PLukR7-ZdiIpzWjn8UG1dZUVsnwWbv35l0&v=143yJeZpRf0

“The Intimidator”, o maior vencedor em Talladega

Maior número de pole positions já feitas em Talladega pela NASCARBill Elliott e Joe Nemechek são os pilotos com o maior número de pole positions já feitas emTalladega na história da NASCAR. Foram 9 para cada um nas seguintes ocasiões:

Bill Elliott:

8 pela Sprint Cup (nas 2 provas de 1985; nas duas provas de 1986; nas duas provas de 1987;1990 e 1993);

1 pela Xfinity Series (1993).

Joe Nemechek:

4 pela Sprint Cup (1999, 2000, 2004 e 2008);5 pela Xfinity Series (1996, 1997, 1998, 2001 e 2003).

Acidentes fatais em Talladega pela NASCARTalladega teve 2 mortes em sua história pela NASCAR. Ambas na década de 70. Larry Smith em1973 e Tiny Lund em 1975. Ambas pela Sprint Cup (Winston Cup na época).

Nomes das atuais provas de Talladega pela NASCARAs provas atuais de Talladega por Sprint Cup, Xfinity Series e Truck Series já tiveram vários nomes.Vamos ver quais foram:

NASCAR Sprint Cup Series – A 1ª prova do ano:Alabama 500 (Em 1970)Winston 500 (De 1971 até 1993 e em 1997)Winston Select 500 (De 1994 até 1996)DieHard 500 (De 1998 até 2000)Talladega 500 (Em 2001)Aaron’s 499 (De 2002 até 2014)GEICO 500 (De 2015 até o momento)

NASCAR Sprint Cup Series – A 2ª prova do ano:Talladega 500 (De 1969 até 1987)Talladega DieHard 500(De 1988 até 1989)DieHard 500 (De 1990 até 1997)Winston 500 (De 1998 até 2000)EA Sports 500 (De 2001 até 2004)UAW-Ford 500 (De 2005 até 2007)AMP Energy 500 (De 2008 até 2009)AMP Energy Juice 500(Em 2010)Good Sam Club 500 (Em 2011)Good Sam Roadside Assistance 500 (Em 2012)Camping World RV Sales 500 (Em 2013)GEICO 500 (Em 2014)CampingWorld.com 500 at Talladega (Em 2015)Alabama 500 (Em 2016)

OBS: A Talladega 500 de 1969 foi a única corrida em Talladega naquele ano pela Sprint Cup.

NASCAR Xfinity Series:Fram Filter 500k (De 1992 até 1994)Humminbird Fishfinder 500K (De 1995 até 1996)Birmingham Auto Dealers 500K (Em 1997)Touchstone Energy 300 (De 1998 até 2000)Subway 300 (Em 2001)Aaron’s 312 at Talladega (Em 2002)Aaron’s 312 (De 2003 até 2014)Winn-Dixie 300 (Em 2015)Sparks Energy 300 (Em 2016)

NASCAR Camping World Truck Series:John Deere 250 (Em 2006)Mountain Dew 250 (De 2007 até 2010)Coca-Cola 250 Powered by Fred’s (Em 2011)

Fred’s 250 (De 2012 até o momento)

ConclusãoÉ só Talladega, o circuito mais rápido do mundo, uma das corridas mais acompanhadas daNASCAR e onde tudo pode acontecer. Claro que os pilotos das equipes grandes são semprefavoritos, mas, quando se fala de Talladega, isto não conta muito, pois, até um piloto de uma equipemenor pode vencer.

Mais do que recomendado os eventos em Talladega pela NASCAR, pois, valem a pena.

Para saber mais sobre a pista e sobre seus eventos, segue o link com o site oficial dapista: http://www.talladegasuperspeedway.com/?homepage=true