Tatuario - UNESP: Câmpus de Bauru · de produzir uma revista que aborde a arte da tatuagem como...

17
Tatuario ´ Relatório do trabalho de conclusão de curso - 2º Semestre - 2010 Título: Tatuário Orientador: Prof. Dr. Milton Koji Nakata Discente: Daniel de Aguilar Galli RA 532703 Instituição: Universidade Estadual Paulista - UNESP

Transcript of Tatuario - UNESP: Câmpus de Bauru · de produzir uma revista que aborde a arte da tatuagem como...

Tatuario´

Relatório do trabalho de conclusão de curso - 2º Semestre - 2010

Título: TatuárioOrientador: Prof. Dr. Milton Koji NakataDiscente: Daniel de Aguilar Galli RA 532703Instituição: Universidade Estadual Paulista - UNESP

Tatuario´Tatuario´Agradecimentos

Muitas pessoas foram importantes não só neste trabalho mas ao longo de todo o período da faculdade, e é a essas pessoas que acredito dever meus sinceros agradecimentos.

Em primeiro lugar agradeço à minha família, em especial à minha mãe, Jarlete, seu apoio e confiança, paciência e serenidade, sempre fizeram com que eu caminhasse para frente, buscando o meu melhor caminho. Obrigado mãe, você sempre foi e continuará a ser a minha fortaleza, o meu porto seguro. Agradeço também às minhas irmãs, Graziela e Ana Elisa, pelo companheirismo e amizade, e ao meu pai, Dante, que mesmo estando em outro plano, com certeza não deixa de olhar por nós. À minha namorada, noiva, amiga e amante, Rhani, sou grato pelos muitos momentos de apoio e paciência, principalmente diante dos momentos estressantes de finalização deste trabalho; seu carinho, amor e companheirismo resumem tudo o que um homem pode sonhar em ter em sua mulher.

Agradeço a todos os amigos que fizeram com que os últimos anos fossem cheios de alegria e experiências, principalmente aos da fac-uldade, responsáveis por me trazer amadurecimento em alguns mo-mentos, e “re-vivências” quase infantis em outros. Devo lembrar aqui principalmente de um amigo em especial, o Abraão, que foi em muitos momentos consultor e professor, me ajudando não só com o trabalho final, mas também no meu crescimento como profissional.

Agradeço finalmente aos professores, não apenas aos professo-res da faculdade, mas a todos que participaram da minha formação como pessoa, me ensinaram a “pensar” e a ter análise crítica do mun-do. Ao professor e orientador, Sergio Koji Nakata, devo agradecimen-to especial, sou grato por sua paciência e perseverança, espero estar honrando com este trabalho todo o conhecimento que me foi passado ao longo da faculdade.

Finalmente agradeço a Deus e a todos os envolvidos de alguma forma nesse projeto. Fé e energia positiva para todos! Obrigado!

Resumo

A partir da proximidade do autor deste trabalho com a expressão artística da tatuagem, como tatuador amador e tatuado, foi possível notar a carência que o mercado de revistas sofre com a quase total ausência de publicações que abordem o tema de maneira artística e com qualidade. Assim, o tema deste trabalho de conclusão de curso foi estabelecido. Visando suprir esta carência, foi construída uma revista que prima por expor a arte da tatuagem com tratamento editorial onde prevalece o olhar artístico, e traz ao leitor a história e a cultura de povos e organizações sócias, que têm a tatuagem como traço importante na construção de sua identidade.

Tatuario´Índice

INTRODUÇÃO.................................................... Pag. 04

APRESENTAÇÃO.............................................. Pag. 05

CONSTRUÇÃO – Identidade Visual.................... Pag. 07

Formato...................................................... Pag. 07

Material...................................................... Pag. 08

Acabamento............................................... Pag. 08

Grid............................................................ Pag. 09

Fonte.......................................................... Pag. 10

Elementos Gráficos.................................... Pag. 11

Tabela de Cores.......................................... Pag. 12

Imagens..................................................... Pag. 12

CONSTRUÇÃO – Identidade Contextual............. Pag. 13

Conteúdo Textual....................................... Pag. 13

Lógica no uso de images............................. Pag. 13

CONCLUSÃO..................................................... Pag. 15

BIBLIOGRAFIA................................................... Pag. 16

Introdução

O presente trabalho foi construído tendo como ponto inicial o objetivo de produzir uma revista que aborde a arte da tatuagem como expressão artística e cultural, e para isso faz uso da linguagem artística tanto para a construção de seu layout, como para a escolha criteriosa das imagens, assuntos e propagandas que expõe. A decisão de criar uma revista que aborde o tema da forma proposta acima, foi tomada devido à constata-ção de que o mercado é extremamente carente de publicações semel-hantes ao proposto. O público consumidor de tatuagens é formado, em sua maioria, por pessoas de poder aquisitivo razoável, e que buscam informação e conteúdo nos meios de comunicação que abordam temas de seu interesse. Dessa forma fica evidente a carência do mercado em publicações que atendam as exigências do público consumidor. A grande maioria dos similares analisados se assemelha a catálogos de tatuagem, com poucas informações relevantes, e em geral, com pés-simo gosto na escolha das imagens utilizadas.

Para atingir este objetivo, escolhas importantes tiveram que ser to-madas no planejamento gráfico e editorial. O capítulo que trata da con-strução da identidade visual, trará informações quanto a escolha do for-mato utilizado, que apresenta boa durabilidade e portabilidade, o papel, fator de suma importância para o resultado impresso, a escolha do grid, limpo e objetivo, a fonte, elegante e com boa legibilidade, e por fim, os el-ementos gráficos que ajudam a organizar e direcionar o leitor.

Finalizando o processo de construção, serão apresentadas as es-colhas contextuais. Esse capítulo é responsável por esclarecer a escol-ha do conteúdo textual, a opção pela utilização de imagens com “olhar artístico”, e a ordem organizacional de matérias e anúncios.

Por fim será apresentada a conclusão, ponto onde ficam evidencia-dos os objetivos atingidos e os pontos fortes e fracos deste trabalho.

4

Tatuario´Apresentação

Revista Tatuário

A escolha do nome Tatuário para esta revista tem como motivo re-meter ao uso ambíguo da palavra diário, pois diário tanto pode ser um caderno onde as pessoas registram memórias e histórias, como pode ser um jornal que traz notícias e assuntos pertinentes à cultura e acon-tecimentos rotineiros. Assim, o nome Tatuário, usa os dois sentidos da palavra diário, e associa ambos os sentidos à um diário de tatuagens.

A palavra “Tatuário” não existe nos dicionários da língua portugue-sa, é um nome próprio criado originalmente para este trabalho, mas pode ser considerado também como um neologismo.

Objetivos

O trabalho de trabalho de curso intitulado “Tatuário” tem por objeti-vo apresentar uma alternativa para o nicho mercadológico de revistas que aborda a tatuagem como tema principal.

Usando como referência, para análise de similares, publicações nacionais e internacionais ( Revista T@tuadores e Body Piercers; Coleção Pratique Tatoo; Art Book Tattoo; USA Tattoo Tour; Revista Inked; Tatuagem - Arte e Comportamento; Tattoo Brazil Magazine ) pode-se identificar que a grande maioria das publicações apresentam uma organização pouco convidativa para o público que procura uma abordagem artisticamente refinada sobre o tema. Salvo poucas ex-ceções , a regra estabelecida nessas publicações é de um “catálogo de tatuagens”, onde são apresentadas inúmeras imagens de tatuagens em uma mesma página, priorizando assim a quantidade e não a quali-dade dos trabalhos e das fotografias. Foi percebido também que pou-cas matérias abordam a cultura e a história da tatuagem, o foco principal está sempre em entrevistas e paginas inteiras com desenhos e fotos, colaborando assim para o aspecto de catálogo anteriormente citado.

5

Sendo assim, o trabalho “Tatuário” tem como objetivo principal fugir desse estereótipo de publicação, e para isso tem como base de construção da sua identidade uma abordagem que busca o olhar artístico sobre o tema, tratando da cultura e da história que envolvem essa expressão artística, optando também por trabalhar com imagens que valorizam a tatuagem, sem deixar de lado o contexto da fotografia e a identidade de quem carrega a arte no corpo. Somado a isso, o trab-alho apresenta ilustrações de diferentes artistas que colaboram com a construção de sua identidade, utilizando imagens que não tem por ob-jetivo servirem de “pasta de desenhos”, mas inspirar o leitor a buscar originalidade para sua própria tatuagem.

Público Alvo

O público alvo projetado para a construção deste trabalho é carac-terizado por jovens e adultos de ambos os sexos, com média de idade de 20 a 40 anos, participantes das classes econômicas A, B e C.

Uma característica importante projetada para o público a que a re-vista se destina é o interesse por informação, foi planejado atingir com o trabalho pessoas que procuram informações mais completas quanto ao universo da tatuagem, pessoas com interesse na cultura que existe por trás da arte. Para tanto a revista se vale de sua identidade visual re-finada e limpa, abordando temas de forma direta e informativa.

Relevância comercial

Por apontar para um mercado consumidor exigente quanto ao nível de informação e carente de publicações de qualidade na área, o trab-alho se mostra comercialmente relevante. Entretanto, por se tratar de um trabalho acadêmico, o planejamento feito para esta revista não tem como finalidade sua publicação.

6

Tatuario´Construção - Indentidade Visual

A primeira preocupação com a construção da identidade visual deste trabalho foi fugir do padrão “revista/catálogo”, como citado an-teriormente. Para isso o formato, o conteúdo, o layout e o acabamento dados à revista foram pensados de maneira que sua identidade fosse limpa e objetiva, mas sem perder o olhar artístico.

A seguir será explicitado, item por item, as escolhas e as ferramen-tas utilizadas para atingir a identidade visual desejada para a revista Tatuário.

Formato

O formato trabalhado na revista é de 180 mm de largura por 260 mm de altura fechada. Este formato foi estabelecido com o intuito de trazer para a revista o tamanho aproximado de um caderno, ou diário. Essa escolha é explicada por 3 motivos.

Primeiramente por ser um formato de fácil manuseio e portabi-lidade, ao contrário de formatos maiores (210 mm x 285 mm) normal-mente utilizados para revistas do mesmo nicho. O segundo motivo é a preservação do material. Os formatos maiores e mais comuns trazem pontos negativos como a degradação do material, por meio de dobras, orelhas e rasgos em suas capas e paginas, ao serem carregados em bolsas e pastas, pois são normalmente maiores que cadernos e livros. O terceiro, mas não menos importante motivo é a aproximação do for-mato da revista com o de um diário, posto que o nome dado para a re-vista é Tatuário, como explicado anteriormente no item “Apresentação – Revista Tatuário”.

Para a escolha deste formato foram analisadas publicações simi-lares que disputam o mesmo mercado (revista Inked; Tattoo Brazil Magazine), ou mercados com público alvo parecido, como o de design (revista ZUPI, revista Computer Arts). Entre todos os formatos anali-sados, a revista ZUPI foi escolhida como referência, pois seu formato responde a todas as necessidades citadas no parágrafo acima.

7

280 mm

210 mm

170 mm

245 mm

Material

Para a escolha adequada do papel em que a revista será impressa, foi levado em consideração a durabilidade do material e a sua quali-dade de absorção de tinta. Esses fatores são muito importantes na qualidade do produto final. Por se tratar de um trabalho direcionado a um publico alvo seletivo, papeis de qualidade inferior, como papel jornal utilizado em publicações nacionais (Coleção Pratique Tatoo) foram descartados.

O papel escolhido para ser utilizado no miolo do trabalho foi o papel Couché, com revestimento fosco e com gramatura 115g. Essa escolha foi feita por este papel apresentar ótima qualidade de impressão, lei-tura confortável, alta reprodução de cores, destaque e brilho às partes onde recebe tinta, e por a gramatura 115 dar suporte adequado para as páginas, evitando dobras e facilitando a leitura.

Para a capa foi escolhido também o papel Couché,com o revesti-mento fosco, mas com gramatura de 250g, para que além das vanta-gens citas anteriormente, o material também forneça suporte e pro-teção para o miolo do trabalho.

Acabamento

Todo o acabamento do projeto foi pensado de forma que propor-cione o melhor custo benefício, considerando uma tiragem pequena (10 exemplares), o custo de acabamentos sofisticados como laminação bopp e reserva de verniz ficaria extremamente alto. Entretanto, o forma-to, o número de paginas e o público a que se destina o trabalho exigem que haja ao menos algum refinamento em seu acabamento. Para suprir essa necessidade foi escolhida a encadernação com lombada quadra-da e o papel couché com revestimento fosco e de alta gramatura ( 250g ).

Devido à pequena tiragem, a impressão utilizada foi a impressão dig-ital, pois para utilização de uma impressora rotativa, ou mesmo o off-set, o valor unitário de produção seria extremamente alto.

8

Tatuario´

Grid

Neste trabalho foram utilizados dois diferentes tipos de grid, o retan-gular, o de 2 colunas iguais. A utilização destes diferentes tipos de grid se justifica pelas necessidades encontradas no conteúdo. O grid mais utilizado foi o de 2 colunas. A decisão de utilizar um grid de duas colu-nas iguais para a maior parte do conteúdo foi fundamentada no fato de que este tipo de grid proporciona maior capacidade de acomodação de texto, e deixa a diagramação mais limpa e óbvia, também facilita a adaptação da mancha de texto à imagens, por ser extremamente flexível. A característica de fácil adaptação foi fundamental na escolha do grid, pois por trabalhar com muitas imagens, se fez necessário um padrão de grid que suportasse grande quantidade de texto sem almen-tar muito o numero de paginas do trabalho.

As imagens ao lado e abaixo demonstram o padrão de grid e as me-didas de construção das páginas

9

00

13 mm

35 mm

15 mm 15 mm

85 mm

5 mm20 mm

15 mm

10 mm

Fonte

Na construção do trabalho foram utilizadas quatro diferentes famí-lias de fontes, sendo duas as principais, utilizadas em todo o corpo de texto, títulos, gravatas e marcações, e duas decorativas, utilizadas ap-enas na construção de alguns títulos.

As famílias principais, utilizadas em praticamente todo o conteúdo, foram as famílias Helvética e AvantGarde. A família Helvética foi uti-lizada em todo o corpo de texto, incluindo boxes. Foi escolhida para o corpo de texto devido a sua grande legibilidade, e aspecto moderno e limpo, proporcionando maior leveza a grandes massas de texto. Em todo o corpo de texto a fonte foi usada com corpo de 9 pt e leading de 16 pt, exceto nos campos chamados de “olho”, onde apresenta corpo de 16 pt e leading de 18 pt. A família AvantGarde foi utilizada para alguns títulos, e todas as gravatas e marcações. A decisão de utilizar esta família foi tomada em função da sua linha moderna e geometrizada, conferindo movimento e leveza. O corpo utilizado varia de acordo com a aplicação.

Foram usadas também duas famílias de fontes decorativas, ambas para título. As famílias utilizadas foram a Pristina e a Shoguns Clan. Es-sas são famílias de fontes gratuitas, obtidas a partir da internet. A Pris-tina foi utilizada no título da matéria que trata sobre máscaras do teatro “noh”, a decisão de utilizar esta fonte foi tomada tendo como base o seu traço fluido e de boa legibilidade, com características de escrita a mão com pincel, como é tradicional da cultura japonesa. A segunda família de fonte decorativa utilizada foi a Shoguns Clan, essa fonte foi utilizada no título da matéria que trata sobre a Yakusa, conhecida organização criminosa do Japão. A escolha desta fonte foi motivada por ela possuir um traço rápido, com detalhes que lembram gotas de líquido derra-mado, e utilizando a cor vermelha foi possível obter um resultado que remete a uma escrita feita com sangue e movimentos rápidos de angu-lares, como o de uma espada.

10

Helvetica

ABab123Helvetica

AvantGardeAvantGardeA B a b12 3

PristinaShoguns

Tatuario´

Elementos Gráficos

Devido à opção feita pelo uso de imagens grandes, que em sua maioria sangram as páginas, poucos acessórios gráficos foram uti-lizados. A decisão de usar poucos acessórios foi tomada levando em consideração a intenção de manter o trabalho com layout limpo, que causasse pouca interferência nas imagens, evitando assim que um ruído excessivo viesse a prejudicar a legibilidade geral da revista. Os acessórios gráficos utilizados ao longo do trabalho se resumem aos identificadores de seções, destaques de títulos, destaques de crédi-tos e numeração de paginas. Entre estes acessórios os que mais se destacam são os identificadores de seções. Para eles foram atribuí-das cores, entretanto essas cores não possuem um processo lógico ou hierárquico estabelecido para sua seleção, foram escolhidas de acordo com a necessidade do layout da página em que se encontram, dessa maneira trabalhar o equilíbrio do layout e a distribuição do olhar do leitor pela pagina se tornou uma atividade mais rápida e prática de ser executada.

Os destaques de títulos e créditos seguem conceitos básicos de legibilidade. Mantém sempre contraste com o fundo e o texto que fa-zem destacar, entretanto não chegam a se destacar de maneira que in-comode o olhar do leitor. Como dito anteriormente, a intenção é de que a revista possua o mínimo ruído possível para a legibilidade de textos e imagens. Essa é a razão pela qual se justifica a discrição de seus de-staques. Também não foi atribuído aos destaques cores específicas, a utilização de cores tem como fator decisivo apenas o seu encaixe no layout. Entretanto as “cores” branco e preto foram mais utilizadas dev-ido ao seu auto grau de contraste e aplicabilidade. Esse critério quanto ao uso de cores também foi adotado para a numeração de paginas.

11

Tabela de cores

Para a criação deste trabalho o sistema de cores utilizado foi o sistema de quadricromia (CMYK), pois é o sistema de cores padrão utilizado para impressão. Nenhuma cor especial foi criada ou utilizada, evitando assim o aumento do custo de impressão para cores especi-ais.

Imagens

O uso de imagens foi parte importante na construção deste trab-alho, pois por se tratar de uma revista de tatuagem era imprescindível a utilização de imagens que trouxessem ao leitor referências que ilus-trassem a cultura desta expressão artística. A escolha de cada ima-gem utilizada foi cuidadosa, pois todas elas deveriam carregar consigo o olhar artístico planejado para a identidade visual da revista. Somado a isso, cada imagem teve também como objetivo inspirar o leitor a bus-car identificação para uma possível tatuagem, pois essa é uma função natural de toda revista que aborda este tema.

A interação das imagens com as caixas de texto foi planejada para trazer ao layout oxigenação, é possível notar esta interferência nas paginas das matérias principais. Estas imagens cumprem também a função de fornecer ao leitor boas referências de trabalhos relaciona-dos a cada cultura abordada, assim cada imagem cumpre não só uma função estética, mas também informativa.

Todo o trabalho é permeado por paginas onde são apresentadas fotografias e ilustrações. O motivo para esta utilização de imagens foi reforçar a identidade visual artística da revista e ao mesmo tempo di-vulgar trabalhos que servirão de repertório visual para o leitor.

12

Tatuario´

Conteúdo textual

A pauta para a realização deste trabalho teve como objetivo princi-pal trabalhar a cultura da tatuagem e suas manifestações em diferen-tes sociedades. Para isso foram realizadas pesquisas que abordaram o tema em organizações sociais reconhecidas principalmente por sua tradição na arte da tatuagem, a sociedade Maori e a organização social japonesa conhecida como Yakusa. A partir destas pesquisas foram criadas as matérias centrais do trabalho. Entre estas matérias, con-sideras o foco principal da revista, foram inseridas outras, que foram planejadas como matérias de ligação entre os dois trabalhos centrais.

O conteúdo deste trabalho teve como ponto principal de ancora-gem o oriente e sua cultura na arte da tatuagem, essa abordagem está claramente estabelecida em praticamente todas as matérias da revis-ta, excetuando apenas as matérias introdutórias.

Ficam perceptíveis muitas semelhanças entre os hábitos de cada sociedade, um exemplo é o fato de que tanto as tatuagens Maoris, como as tatuagens da Yakusa serviam como demonstração de força e poder, principalmente em tempos de guerra. As semelhanças entre as culturas são muitas. O traço orgânico da arte de Jun Matsui é uma refer-ência óbvia à cultura Maori, enquanto o preenchimento de grandes áreas do corpo é influenciado pela tradição japonesa da Yakusa. A arte estampada por membros da Yakusa possui, muito comumente, máscaras que representam estados demoníacos de espírito, estas máscaras são originárias do secular teatro japonês conhecido como Teatro Noh. Assim, tendo estes fatos evidenciados fica fácil perceber a ligação contextual estabelecida entre cada matéria produzida para este trabalho.

Lógica para o uso de imagens

As imagens utilizadas entre as matérias reforçam a unidade pro-posta, foram escolhidas de maneira que formassem um elo entre o conteúdo anterior e o seguinte. Estas imagens têm também como fun-

Construção - Identidade Contextual

13

ção servir como repertório visual e fixar a identidade artística do trab-alho, como citado anteriormente.

Alguns dos anúncios veiculados são anúncios fictícios, foram pro-jetados para demonstrar outra maneira de propagandear o nome dos estúdios, com identidade visual simples e refinada, sem os exageros que são cometidos normalmente em anúncios relativos ao meio.

A seção “galeria” apresenta a área aberta à publicação de trab-alhos. Nos similares analisados esta seção geralmente é chamada de “potifólio”, entretanto o termo galeria aparenta ser mais adequado para a identidade da revista devido ao seu cunho artístico. Nesta seção as imagens são apresentadas em paginas inteiras, desta forma o trab-alho mantém o objetivo de se diferenciar das publicações analisadas, conseguindo fugir do conceito de “catalogo de tatuagens” e sustentan-do sua identidade visual. Todas as imagens escolhidas para publica-ção nesta seção mantêm o olhar artístico proposto, valorizando não só a arte tatuada mas também a arte da fotografia como um todo.

14

Tatuario´Conclusão

A partir de todo trabalho realizado, levando em consideração tanto a pesquisa e análise de similares, como a produção deste original, foi possível concluir que este é um trabalho de extrema relevância para o nicho mercadológico a que se destina, mesmo se tratando de um projeto acadêmico. Foi possível chegar a esta conclusão observando a carência que existe nas publicações, principalmente nacionais, que tratam do assunto. Poucas têm a preocupação estética proposta neste trabalho. Entretanto, foi percebido ao longo da produção, que a preocupação com o olhar artístico estabelecida como meta neste trabalho, se mostra como fator importante para explicar a limitação estética identificada nas publicações similares. É importante citar a grande dificuldade encontrada para conseguir material com a capaci-dade artística necessária para suprir as exigências aqui estabelecidas como objetivo, e o alto custo de produção, devido ao refinamento do material usado.

O objetivo inicialmente proposto para este trabalho foi atingido, o produto final mostra que os pontos principais, estabelecidos como meta no planejamento editorial, foram todos cumpridos. A revista car-rega a linha editorial proposta, trabalha com imagens que corroboram com a linha artística, e informa o leitor de forma clara e objetiva, trazen-do a tona a cultura e a história da tatuagem.

15

Bibliografia

Samara, Timothy. GRID: Construção e Desconstrução. Editora Cosac Naify

S. Silva, Rafael. Diagramação: O Planejamento Visual na Comunicação Impressa. Editora Summus

Leslie, Jeremy. Novo Design de Revistas. Editora Gustavo Gili

Hurburt, Allen. O Design da Pagina Impressa. Editora Nobel

Lupton, Ellen. Pensar com Tipos. Editora Cosac Naify

Seolin, Janaina. Tribal Contemporâneo.

Fellman, Sandi. The Japanese Tattoo. Editora Abbeville

Referências

Revista ZUPI. Vol. 06; 08; 13Inked .Cultura.Estilo.Arte. Vol. 01Coleção Pratique Tattoo. Vol. 07Revista Tatuadores & Body pierciers. Mar/Abr 2006Art Book Tattoo. Vol. 03

Referências Virtuais

<http://www.tatuagem.com.br/maori.html><http://pt.wikipedia.org/wiki/Maori><http://history-nz.org/maori3.html>< http://lifeunderzen.com/>< http://www.lost.art.br/jun.htm>< http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/887402><http://yamasa.org/acjs/network/portugues/newsletter/things_japanese_12.html><http://historiofobia.blogspot.com/2010/02/tatuagens-e-seus-significados-yakuza.html>< http://pt.wikipedia.org/wiki/Yakuza>

16