Taxa Selic

3
Taxa SELIC, PIB e Inflação Antes de começar propriamente o post, quero deixar claro que este texto é voltado principalmente para alunos do Ensino Médio, e portanto os conceitos estão bem simplificados. Você já deve ter lido ou ouvido falar sobre inflação, aumentos dos juros ou da Selic, reunião do Copom, aumento do PIB devido aos juros, e talvez tenha ficado sem entender nada. A ideia deste post é esclarecer um pouco o assunto, pelo menos para você compreender as notícias e as discussões em geral. Mas enfatizo, a ideia não é dar conceitos detalhados sobre essas questões. Vamos lá. Já expliquei em outro post o que são juros. Mas quando você escuta que querem aumentar ou diminuir os juros, de quais juros eles estão falando? Basicamente, é da taxa Selic, que serve como referência para as outras taxas de juros cobradas em nossa economia (refiro-me aqui ao Brasil). A taxa Selic é, segundo o próprio Banco Central, "a taxa apurada no Selic , obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários." Não ficou claro? Provavelmente não. Infelizmente ainda não é cultura em nossa país tornar os conceitos financeiros

Transcript of Taxa Selic

Taxa SELIC, PIB e InflaoAntes de comear propriamente o post, quero deixar claro que este texto voltado principalmente para alunos do Ensino Mdio, e portanto os conceitos esto bem simplificados.

Voc j deve ter lido ou ouvido falar sobre inflao, aumentos dos juros ou da Selic, reunio do Copom, aumento do PIB devido aos juros, e talvez tenha ficado sem entender nada. A ideia deste post esclarecer um pouco o assunto, pelo menos para voc compreender as notcias e as discusses em geral. Mas enfatizo, a ideia no dar conceitos detalhados sobre essas questes.

Vamos l. J expliquei em outro post o que so juros. Mas quando voc escuta que querem aumentar ou diminuir os juros, de quais juros eles esto falando? Basicamente, da taxa Selic, que serve como referncia para as outras taxas de juros cobradas em nossa economia (refiro-me aqui ao Brasil).

A taxa Selic , segundo o prprio Banco Central, "a taxa apurada no Selic, obtida mediante o clculo da taxa mdia ponderada e ajustada das operaes de financiamento por um dia, lastreadas em ttulos pblicos federais e cursadas no referido sistema ou em cmaras de compensao e liquidao de ativos, na forma de operaes compromissadas. Esclarecemos que, neste caso, as operaes compromissadas so operaes de venda de ttulos com compromisso de recompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidao no dia til seguinte. Ressaltamos, ainda, que esto aptas a realizar operaes compromissadas, por um dia til, fundamentalmente as instituies financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econmicas, sociedades corretoras de ttulos e valores mobilirios e sociedades distribuidoras de ttulos e valores mobilirios."

No ficou claro? Provavelmente no. Infelizmente ainda no cultura em nossa pas tornar os conceitos financeiros mais claros para a populao em geral (talvez intencionalmente). Ento vamos l.

Para comear, Selic (Sistema Especial de Liquidao e Custdia) um sistema informatizado para registrar e realizar as operaes com ttulos pblicos. Os ttulos pblicos so uma maneira de o governo pegar dinheiro emprestado, j que voc, ao compr-los, empresta dinheiro ao governo, recebendo depois seu dinheiro de volta mais juros. Como o governo , a princpio, a entidade mais confivel para se emprestar dinheiro, os ttulos pblicos so os que menos pagam juros (quanto maior o risco, maiores os juros), e portanto a Selic a menor taxa de juros para emprstimos do pas, sendo referncia para todas as outras. H ttulos pblicos que "pagam" outra taxa que no a Selic (ttulos cujos "juros" pagos so a taxa de inflao, por exemplo), mas trataremos disso em outro post.

Mas o Banco Central consegue definir o valor da Selic? De maneira geral, sim. Periodicamente, realiza-se a reunio do Copom (Comit de Poltica Monetria), que estabelece a meta para a Selic. A partir dessa meta, pode-se controlar a oferta de ttulos pblicos, controlando-se assim o preo e, consequentemente, os juros pagos (a prpria Selic).

Mas o que isso tem a ver com o resto?

Bem, quando um banco pega dinheiro emprestado (de outro banco, por exemplo), por ser um credor (aquele que deve dinheiro) quase to confivel quanto o governo, ele paga em geral uma taxa um pouco acima da Selic. Agora, quando o banco empresta dinheiro para empresas ou pessoas, ele cobra juros ainda mais altos, j que empresas e pessoas quebram mais fcil (a princpio) que um banco ou o governo. Alm disso, se no cobrasse taxas mais altas, o banco no teria lucro.

Ou seja, quando o Banco Central aumenta a Selic (na verdade ele aumenta a meta, para depois aumentar-se na prtica no mercado), os bancos acabam aumentando a taxa que cobram de seus clientes. Com isso, as empresas e pessoas tendem a pegar menos dinheiro emprestado, e consequentemente tm menos dinheiro para gastar. Isso significa menores investimentos, e tambm menos consumo. Isso leva a uma reduo do PIB, j que cerca de 60% de nosso PIB baseado no consumo (essa porcentagem chega a 70% nos EUA). E se h menos consumo e investimentos, ento h menos dinheiro circulando na economia, e portanto a inflao cai.

Resumindo: se a taxa Selic sobe, o PIB diminui e a inflao cai.

Por outro lado, se a taxa Selic diminui, os bancos tendem a diminuir as taxas que cobram de seus clientes, e assim conseguem emprestar mais. Com mais dinheiro disponvel, as empresas investem mais e as pessoas consomem mais, o que faz o PIB crescer. Com esse aumentos de gastos, entretanto, a inflao tende a subir, j que h mais dinheiro circulando na economia.

Resuminado: se a taxa Selic diminui, o PIB aumenta e a inflao sobe.

O cmbio tambm tem um papel importante nessa histria, mas vou deixar de lado no momento.

Esse um modelo econmico muito aceito, embora receba crticas. claro que esses efeitos no so imediatos. Estima-se que entre a mudana da Selic e os efeitos efeitos econmicos exista um intervalo de seis a doze meses.

Importante ressaltar que a meta da Selic estipulada pelo Banco Central, que oficialmente independente do governo central. Se essa independncia existe na prtica. j outra histria.

Alm disso, a funo principal do Banco Central defender o valor da moeda, ou seja, combater a inflao. Aumento do PIB no a prioridade principal do BC.

Obs: caso algum queira discutir ou entender melhor a situao atual dessa briga entre PIB e inflao, est convidado a faz-lo nos comentrios.