[Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

6
ano 16 MAR 2016 Informativo Teatro Carlos Gomes - Blumenau www.teatrocarlosgomes.com.br O Teatro Carlos Gomes já voltou à rotina. Todas as escolas voltaram com as atividades normais e a agenda de eventos está com uma programação re- cheada. O ano de 2016 promete ser lin- do por aqui e contamos com você para tornar ele ainda melhor. Vale lembrar, que apesar desse momento de instabilidade vivido no país, não podemos deixar de lado as coisas boas da vida, que trazem alegria e tornam o dia a dia mais leve. Seja pelo aprendizado ou pelos cuidados com a saúde física e mental, através das aulas das escolas de mú- sica, dança e teatro, ou pelos eventos que nos ajudam a extravasar emoções, o Teatro Carlos Gomes é o maior e mais conhecido palco cultural da região e está pronto para oferecer dias e noites ines- quecíveis. Para este ano, estão sendo preparados muitos eventos especiais, buscando atender todos os públicos, gê- neros e estilos. Não vai ter como resistir. Prepare-se! Em março, por exemplo, a agenda do Teatro Carlos está diversificada e ani- mada. Está programado desde show de rock, com o Espetáculo Queen e Bee Gees (Argentina), até momentos de mui- ta risada com as comédias teatrais “Um Fenômeno da Internet”, com Whinders- son Nunes, e “Morrendo e Aprendendo” e o show do Patati Patatá para as crian- ças. E vem muito mais por aí, não deixe de acompanhar as nossas mídias e o in- formativo mensal. Esperamos por você! Venha para o Teatro! 2016 começou cheio de atrações

description

Informativo distribuído aos visitantes e sócios do Teatro Carlos Gomes em Março de 2016.

Transcript of [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

Page 1: [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

ano 16

MAR2016Informativo

Teatro Carlos Gomes - Blumenauw w w . t e a t r o c a r l o s g o m e s . c o m . b r

O Teatro Carlos Gomes já voltou à rotina. Todas as escolas voltaram com as atividades normais e a agenda de eventos está com uma programação re-cheada. O ano de 2016 promete ser lin-do por aqui e contamos com você para tornar ele ainda melhor. Vale lembrar, que apesar desse momento de instabilidade vivido no país, não podemos deixar de lado as coisas boas da vida, que trazem alegria e tornam o dia a dia mais leve.

Seja pelo aprendizado ou pelos

cuidados com a saúde física e mental, através das aulas das escolas de mú-sica, dança e teatro, ou pelos eventos que nos ajudam a extravasar emoções, o Teatro Carlos Gomes é o maior e mais conhecido palco cultural da região e está pronto para oferecer dias e noites ines-quecíveis. Para este ano, estão sendo preparados muitos eventos especiais, buscando atender todos os públicos, gê-neros e estilos. Não vai ter como resistir. Prepare-se!

Em março, por exemplo, a agenda do Teatro Carlos está diversificada e ani-mada. Está programado desde show de rock, com o Espetáculo Queen e Bee Gees (Argentina), até momentos de mui-ta risada com as comédias teatrais “Um Fenômeno da Internet”, com Whinders-son Nunes, e “Morrendo e Aprendendo” e o show do Patati Patatá para as crian-ças. E vem muito mais por aí, não deixe de acompanhar as nossas mídias e o in-formativo mensal. Esperamos por você!

Venha para o Teatro! 2016 começou cheio de atrações

Page 2: [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

ESCOLA DE TEATRO

Carona Escola de Teatro lança editais de bolsas de estudo

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARONA ESCOLA DE TEATRO www.ciacarona.com.br | [email protected] | (47) 3340-2317

Em 2016, a Carona traz novamente a oportunidade de bolsas de estudo para quem sonha em ser ator.

O benefício abrange qualquer um dos cursos que a es-cola oferece, de acordo com a faixa etária e a experiência de cada um. São três programas: Bolsas de Estudo, Bolsa Permuta e Programa Estágio Docente.

As inscrições foram feitas pelo site e o resultado será divulgado no dia 6 de março, às 20h, pelo www.ciacarona.com.br.

Conheça um pouco mais sobre eles:

• Bolsas de Estudo: é voltado para crianças e adoles-centes entre sete e 17 anos, que devem estar matricula-dos em escola pública municipal ou estadual de Blume-nau e região.

• Bolsa Permuta: atende a partir dos 18 anos. O bol-sista tem a oportunidade de colaborar ativamente com a instituição, prestando serviços internos.

Na integral, o aluno terá desconto de 100% no valor da anuidade do curso da Carona Escola de Teatro e a carga horária será de 120 horas por ano, totalizando uma média de três horas semanais.

Já na parcial, o desconto será de 50%, e a carga horá-ria será de 60 horas por ano, média de uma hora e meia por semana.

• Programa Estágio Docente: também atende a partir dos 18 anos, é um estágio anual, com carga horária de 100 horas de aula e não é remunerado.

Na primeira etapa (março a julho), consiste em acom-panhar as aulas da turma para a qual for designado, auxi-liar o professor no planejamento e aplicação das ativida-des pedagógicas.

Já na segunda etapa, (agosto a novembro), atuará como assistente de direção da montagem de final de ano da turma.

Tema do ano“Provocadores do teatro brasileiro”. Este será o tema

que norteará o aprendizado dos alunos da Carona Escola de Teatro em 2016. Nelson Rodrigues, Qorpo Santo, Augusto Boal, Plínio Marcos, Oswald de Andrade, Antonio Abujamra, José Celso Martinez Correa, Antunes Filho e Gerald Thomas são algumas das inspirações. “A ideia é, a partir deste gran-de tema, mergulhar no universo transgressor destas men-tes privilegiadas que, com seu inconformismo, suscitam novos olhares, novos sentires, novos pensares acerca das relações humanas. Em tempos onde a regra geral é emitir opiniões em redes sociais, sobre todo e qualquer assunto, ou simplesmente registrar suas ações cotidianas em mui-tas mídias, como se isso interessasse ao mundo, buscamos os provocadores afim de, no mínimo, rever alguns velhos conceitos, sacudir a poeira que cobre o livre pensar, ques-tionar tabus, quebrar paradigmas e preconceitos”, comenta o diretor, Pépe Sedrez.

Vale lembrar que as aulas iniciam no dia 7 de março, mas os alunos podem entrar mesmo depois do curso já ini-ciado, até o mês de abril. Se você ficou interessado entre em contato pelo telefone (47) 3340-2317 ou e-mail: [email protected]

ACONTECEU

Entre os dias 27 e 31 de janeiro, a Carona Escola de Te-atro promoveu a oficina “Entre a voz e a escuta: a prepara-ção vocal para a cena”, com Bárbara Biscaro. O workshop foi aberto ao público e contou com participação de pro-fessoras das Escolas de Teatro e Música do Carlos Gomes.

Page 3: [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

Pró-DançaESCOLA DE MÚSICA

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE MÚSICA [email protected] | (47) 3037-3400

Aperfeiçoamento profissionalO ano começou com muito aprendizado para os professores da Escola de Música. Todos passaram por cursos de desenvolvi-

mento docente agora em 2016, alguns em Blumenau e outros em cidades como São Paulo. Carolina Coelho Wachholz, professora de Musicalização para Bebês e Musicalização 1, e Dayro Bornhausen, professor de Canto e Regente do Coro do Teatro Carlos Gomes, passaram sete dias na terra da garoa em cursos intensivos de Verão.

Carolina participou do Instrumental Orff - Jogos Musicais - Musicalização Para Bebês, e Dayro, do Música e Movimento. Ao todo, foram 56 horas de troca de conhecimento e aprendizado no estúdio do Mawaca, em São Paulo. Quem também esteve pela cidade foi o professor de Musicalização Infantil 2, Júlio Bach. O educador participou do 8º Curso Internacional Orff-Schulwerk no Brasil de Música e Dança Elementar na Educação. Foram cinco dias e, ao todo, 53 horas de um curso que ofereceu experiências básicas em música, movimento e dança, além de incentivar os participantes a utilizar elementos artísticos de maneira criativa.

O professor Marcelo de Paula também teve um momento de aprendizado, mas aqui em Santa Catarina. Durante duas semanas ele participou de aulas de contrabaixo acústico ministradas por dois ícones do instrumento, Catalin Rotaru e Thibaut Delor, no Fes-tival de Música de Santa Catarina (Femusc), em Jaraguá do Sul. Ele ainda participou com o contrabaixo acústico nos concertos de Orquestra do Femusc. E quem ficou em Blumenau nesse período participou de uma oficina pedagógica com a professora Melita Bona, da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Confira na galeria como foram esses momentos de desenvolvimento docente.

Violão em Grupo, oportunidade de acessoO Violão em Grupo é uma das modalidades de Prática Musical em Conjunto oferecidas pela Escola de Música do Teatro Carlos Go-mes. Nesta categoria, orientada pelo músi-co argentino Claudio Romero, o violonista tem a oportunidade de, além do desenvol-vimento técnico e teórico do instrumento, praticar em conjunto, sob orientação. É possível aprender sobre harmonia funcio-nal, leitura, construção e interpretação de acordes, levadas rítmicas e ampliação de repertório desde o pop, passando pelo rock, sertanejo, MPB e blues, até o exercício do próprio repertório do participante. Se você ficou interessado em conhecer um pouco sobre esse universo especial, as inscrições para este curso ainda estão abertas. Passe na secretaria da Escola de Música e busque mais informações. Esperamos você!

Page 4: [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

ESCOLA DE DANÇA

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA DE DANÇAwww.prodanca.com | [email protected] | (47) 3326-9669

Bruna Hank – Nova professora de Dança de Rua e Femme Style

Bruna Oechsler Georgi – Professora de Dança de Rua

Bettina Rudolph – Nova professora de Sapateado e Ballet Clássico

Time de talentosO ano de 2016 começa com algumas novidades no corpo docente

da Escola de Dança. Neste informativo, vamos mostrar o rosto de to-dos os professores, os antigos e também os novatos, que compõem essa equipe de peso.

Carlos Augusto Almada (Guto) – Novo professor de Dança de Rua

Giovana Zimmermann Vieira – Profes-sora de Ballet Clássico

Jeane Franz Civiero – Professora de Ballet Clássico, Dança Contemporânea e Sapateado

Lúcia Helena Martins – Professora de Ballet Clássico, Jazz e Sapateado

Michelle Silveira Nicoletti – Professora de Sapateado

Patrícia Schneider – Professora de Ballet Clássico

No ritmo da saúde – Os benefícios do ballet para adultos

Às vezes precisamos de algo que nos faça, nem que seja por alguns minutos, esquecer dos problemas e espantar as energias negativas. Buscar mais positividade para o dia a dia ajuda a aliviar o estresse diário. Muitos entram na acade-mia, outros investem em esportes e tem aqueles que testam o artesanato. Mas uma opção que ajuda, e muito, a espantar os males é a dança. O universo das sapatilhas envolve passos e com-passos que contribuem tanto para a saúde física quanto mental.

A Escola de Dança do Teatro Carlos possui hoje 31 turmas com aulas de diferentes gêneros e um, em especial, já é bem conhecido: o ballet clássico. A prática não tem restrição de idade e pode ser divertido para adultos dar esse primeiro passo na dança.

Os professores do Pró-Dança listaram sete benefícios do ballet clássico, seguindo dicas da Dancelova Dance Academy, da Califórnia (EUA).

1- Músculos alongados e flexíveis;2- Uma postura melhor, que irá melhorar sua maneira de andar, sentar e mover-se; 3- Autoconfiança motora, pois você terá mais consciência e domínio sobre o corpo, o que gerará segurança; 4- Redução de peso e fortalecimento da musculatura, desde que adotando uma alimentação saudável. 5- Flexibilidade, diminuindo as chances de ter dores ou machucar-se na vida cotidiana;6- Saúde mental e emocional;7- Dissolução do estresse.

Page 5: [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

INSTITUCIONAL Aniversários

Desejamos felicidades aos aniversariantes de março e abril de 2016.

MARÇO 01. DIANA GELHARDT ELISABETH M. I. DA SILVA03. ARNO GARBE RONALD SCHMIDT ÚRSULA FOUQUET BRANDT04. WALLY OTTE GUIDO OTTE05. CURT JENSEN06. ANSELMO JOSÉ DE SOUZA08. OSNY DE NORONHA09. ETELVINA BUZZI RAYMUNDI KÁTIA DEEKE10. CARL HEINZ LUEDERS15. RAUL DE AGUIAR HERING17. JOSÉ JACIEL KAROLESKI IVO JOSÉ BRACHT19. JOSÉ MARINHO BARBIERI JOSÉ VILMAR PETERS LUISA WIELE REINKE MARILENE DE TONI20. AZIZ SCHEAD21. MARGARETE SILVIA KARSTEN 23. AVELINO LOMBARDI25. JOSÉ MANUEL CARDOSO DE LEMOS JOÃO ALBERTO PRIM26. CHIROCHI SHIMIZU MAX HERMANN MOHR27. AMIR CARLOS MUSSI28. JOÃO DE AZEVEDO COUTINHO SUELI MARIA VANZUITA PETRY29. ALEXANDRE MARCELO REICHOW31. NAIR NUNES RODACKI

ABRIL

02. KARL F STRAUSS05. DARCY LOBE WOLFGANG H ENDERS06. ANITA NARA ARAÚJO DE SOUZA07. DIETER D SIEBERT10. JOÃO KARSTEN NETO LEOPOLDO ADOLFO SCHMALTZ11. SELMA ULLRICH HAUSMANN14. DOROTY VIEIRA BENTA TOMELIM17. RUI ALTENBURG22. EDSON ROGÉRIO TAMBOSI23. MERCEDES HAERTEL24. HEINZ SCHWANKE25. CARLOS ODEBRECHT26. SANDRO L. REICHOW27. ROLF MARIO KLEINE ARI LEANDRO GONÇALVES28. MARY WEICKERT ALFREDO HEINZ BREITKOPF JOÃO TELLES29. JEAN JACKSON KUHLMANN30. BRÁULIO M SCHLOEGEL MARIA LUCIA ROSA

O ano de 2015 teve algumas novidades no Teatro Carlos Gomes. E tudo isso foi pos-sível devido a ajuda do Projeto de Aquisição de Instrumentos Musicais, aprovado pela Lei de Incentivos Fiscais do Ministério da Cultura. Com isso, foram realizadas algumas melhorias para os colaboradores, alunos, frequentadores e usuários da casa. O projeto, que tem três anos e foi finalizado no último ano, adquiriu instrumentos musicais como: baterias, pratos, peles, baixo rock bass covertte, guitarra, instrumentos de percussão, pianos de armário Yamaha, Sax Alto, Violinos, violoncelos, cordas para instrumentos musicais. Foram comprados também novos amplificadores de som Roland, blocos sonoros, apitos, surdinhos, pandeiretes castanholas, material pedagógico, mesa de iluminação, ares-condicionados, praticáveis de alumínio, impressora, computadores, geladeira, cortinas e televisões. Ainda podemos citar o restauro de mecanismos de pianos antigos fazendo toda sua manutenção, inclusive a afinação de todos, restauro de violinos, de violoncelos e do contrabaixo, a Escola de Música que foi pintada, e a divulgação do trabalho em diversas escolas regulares de ensino de Blumenau. Tam-bém foram feitas melhorias como a instalação de um novo sistema e cabeamento de rede de dados e o sistema de navegação Wi-Fi, linha profissional com abrangência de aproximadamente mil pessoas simultaneamente. Também teve o complemento de 11 câmeras de segurança IP, que somadas as já existentes totalizam 23. O objetivo era, além da aquisição de instrumentos musicais para a escola, a obtenção de equipamen-tos alinhados com o crescimento da instituição. Estes recursos também atendem a demanda do Teatro em proporcionar qualidade e segurança aos usuários. www.facebook.com/TeatroCarlosGomes

O ano de 2016 começou bonito por aqui. Já temos duas empresas que aderiram ao programa de bolsas, a Cartondruck Gráfica Ltda e 43 SA Gráfica Editora. A casa e os alunos agradecem a parceria e estímulo. Muito obrigada! Mas vale lembrar, que ainda dá tempo de apoiar a inclusão e a valorização de talentos no mundo das artes. Se você ficou interessado pode entrar em contato com Elisete pelo telefone (47) 3144-7166. Contamos com seu apoio. O Projeto Cultura Para Todos do Teatro Carlos Gomes promove e estimula a sensibilidade para a arte em crianças, jovens, adultos e melhor idade ao ofertar bolsas nas escolas de música, dança e teatro, através de um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal. O prazo para a captação de recursos em 2016 foi prorrogado, conforme divulgado no Diário Oficial da União dia 5 de janeiro. Com essa iniciativa, através da Lei Rouanet - Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, é possível que as empresas interessadas usem o imposto de renda a favor da arte e cultura. Onde podem abater 100% do valor investido, desde que seja até 4% do valor devido, na modalidade de lucro real.

Mais parceriaOs projetos que contam com apoio das empresas são muito importantes para o Teatro,

por isso é de grande relevância também agradecer esses parceiros que ajudam a cultura e a arte a seguir em frente. Em 2016 temos a Altenburg mantendo o Grupo de Sopros e a Fundação Fritz Müller com o Grupo de Cordas, pois ambas aderiram novamente ao Programa de Manutenção de Grupos de Prática Musical. Este é um programa sem a Lei Rouanet, o que impossibilita o abate do imposto de renda, mas que é muito importan-te para o desenvolvimento social de cidadãos. O objetivo é contribuir para a formação continuada em música, estimulando conhecimentos na prática orquestral e a preparação destes integrantes para apresentações em concertos públicos. Aos jovens integrantes, representa ainda uma ação de contraturno escolar. Os grupos planejados para o programa são: Grupo de Cordas, Violino Kids, Grupo de Sopros, Sopro Kids, Percussão, Bandas e Canto-Coral. Alguns já conseguiram apoio, mas outros aguardam esse importante auxílio. Em contrapartida, são realizadas audições com os inscritos, apresentações no Teatro e junto às empresas. Assim, esses grupos atuam na formação de plateia para as artes e fidelizam os participantes – empresas, integrantes e comunidade.

Você ainda pode ser um parceiro da cultura

Resultado do Projeto de Aquisição de Instrumentos Musicais

Page 6: [Teatro Carlos Gomes] Informativo - Março de 2016

Apoi

o Cu

ltura

l

3321.1300 - www.benner.com.br3041.2155 - www.brava.ag

Este informativo é uma publicação da Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes. Coordenação: Elisete Beck | Produção de Conteúdo: Oficina das Palavras Assessoria de Imprensa e Conteúdo | Jornalista Responsável: Ricardo Ruas (SC 1271 JP) | Projeto gráfico e editoração: Agência Brava | Impressão: Gráfica ZF | Periodicidade: mensal | Correspondência: Rua XV de Novembro, n. 1181 – CEP: 89010-003 | Tel.: (47) 3144-7166 | [email protected] | www.teatrocarlosgomes.com.br

RECITAL DE PIANOVITOR ZENDRON DA CUNHA

Música – Indicação livre – Duração 1h30min

17 de março, às 20hAuditório Heinz Geyer

Ingressos: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entradaÀ venda na bilheteria do Teatro e Clube do Piano

Informações: [email protected] Junkes (47) 9749-4090

MORRENDO E APRENDENDO

Comédia – Indicação Livre – Duração 1h

5 de março, às 19h30minAuditório Willy Sievert

Ingressos: R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada e promocional. À venda na bilheteria do Teatro ou com a produção do espetáculo.

Informações: (47) 8846-2084 - Gabriel

Agenda CulturalQuer ficar por dentro da nossa programação? Então cadastre seu e-mail no site www.teatrocarlosgomes.com.br e receba semanalmente as novidades.

PATATI PATATÁ

Infantil – Indicação livre – Duração 1h50min

19 de março, às 17hAuditório Heinz Geyer

Ingressos: Plateia: R$ 70 inteira e R$ 35 meia-entrada Mezanino: R$ 50 inteira e R$ 25 meia-entradaÀ venda na bilheteria do Teatro.

Informações: (19) 99201-7767 | (19) 3043-7346

WHINDERSSON NUNES “UM FENÔMENO DA INTERNET”

Comédia – Indicação 14 anos – Duração 1h15min

25 de março, às 20h30minAuditório Heinz Geyer

Ingressos: R$ 60 inteira e R$ 30 meia-entrada. R$ 30 Convênios, Lojas Koerich, Clube do assinante e Clube RBS. À venda na bilheteria do teatro e no site da Blueticket.

Informações: www.c5producoes.com

ESPETÁCULO AC/DC AND GUNS N’ ROSES

Rock – Indicação livre – Duração 2h

9 de abril, às 20h30minAuditório Heinz Geyer

Ingressos: 1° lote - R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entradaÀ venda na bilheteria do Teatro e no site da Blueticket.

Informações: (47) 96553890 | [email protected]

ESPETÁCULO QUEEN E BEE GEES (ARGENTINA)

Música – Indicação livre – Duração 2h

10 de março, às 20h30minAuditório Heinz Geyer

Ingressos: 1° lote - R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada. À venda na bilheteria do teatro e no site da Blueticket.

Informações: (47) 9655-3890 e [email protected]