Teatro de sombras 1

30
TEATRO DE SOMBRAS - PARTE 1 Objetivos: Desenvolver a linguagem oral e corporal na construção das cenas. Estimular a criatividade e despertar suas potencialidades criadoras. Aprender a trabalhar em equipe mantendo respeito ao próximo e entendendo que depende do outro para o diálogo cênico. Comprometer-se com uma experiência coletiva prazerosa, deixando-se levar por situações de experimentação e descobertas. Aprender as técnicas do teatro de sombras e explorar suas capacidades de expressão e comunicação cênica. Experimentar o teatro com o corpo. Vivenciar práticas de ator, tais como trabalho corporal, improvisação cênica, construção de personagem e de roteiro teatral. Adquirir mais capacidade de refletir sobre seus processos criativos, expandindo seus horizontes numa busca incessante do aprimoramento como indivíduo pensante e atuante na sociedade. Saber relacionar as experiências práticas desenvolvidas no âmbito da ficção, tomando posicionamentos e tornando-se autônomo em seus pensamentos. Identificar e entender os conceitos inerentes ao teatro de sombras e suas variáveis, como objeto, fonte de luz dentre outros. Permitir-se ser instigado a compreender os conceitos estudados, por meio de investigação, do levantamento de hipóteses, da verificação prática e registro. Avaliação: Será contínua e processual, por meio da qual o aluno será avaliado por sua participação, interesse e desenvolvimento nas atividades. Avalie e possibilite o desempenho do aluno nas apresentações das improvisações, construções de cena e reflexões sobre os temas propostos. Analise se houve www.webzinecirandaarte.com.br

description

Aulas detalhadas elaboradas pela professora Rosane Christina, para a revista digital www.webzinecirandaarte.com.br

Transcript of Teatro de sombras 1

Page 1: Teatro de sombras 1

TEATRO DE SOMBRAS - PARTE 1

 Objetivos:

Desenvolver a linguagem oral e corporal na construção das cenas.

Estimular a criatividade e despertar suas potencialidades criadoras.

Aprender a trabalhar em equipe mantendo respeito ao próximo e entendendo que depende do outro para o diálogo cênico.

Comprometer-se com uma experiência coletiva prazerosa, deixando-se levar por situações de experimentação e descobertas.

Aprender as técnicas do teatro de sombras e explorar suas capacidades de expressão e comunicação cênica.

Experimentar o teatro com o corpo. Vivenciar práticas de ator, tais como trabalho corporal, improvisação cênica, construção de personagem e de roteiro teatral.

Adquirir mais capacidade de refletir sobre seus processos criativos, expandindo seus horizontes numa busca incessante do aprimoramento como indivíduo pensante e atuante na sociedade.

Saber relacionar as experiências práticas desenvolvidas no âmbito da ficção, tomando posicionamentos e tornando-se autônomo em seus pensamentos.

Identificar e entender os conceitos inerentes ao teatro de sombras e suas variáveis, como objeto, fonte de luz dentre outros. 

Permitir-se ser instigado a compreender os conceitos estudados, por meio de investigação, do levantamento de hipóteses, da verificação prática e registro. 

Avaliação:

Será contínua e processual, por meio da qual o aluno será avaliado por sua participação, interesse e desenvolvimento nas atividades. Avalie e possibilite o desempenho do aluno nas apresentações das improvisações, construções de cena e reflexões sobre os temas propostos. Analise se houve crescimento individual ou em grupo em relação ao aprendizado da linguagem teatral. Verifique se as aulas contribuíram para melhor desempenho do estudante enquanto cidadão, artista, criador e ser reflexivo.

Refletindo sobre a Avaliação

Sobre o Estudante

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 2: Teatro de sombras 1

Para nortear sua avaliação, estabeleça critérios bem objetivos: Os estudantes participaram com entusiasmo das atividades? Tiveram atitude e realizaram os exercícios? Conseguiram resolver os problemas cênicos apresentados com criatividade e qualidade? Contribuíram com seus colegas trazendo material criativo para as cenas? Desenvolveram os trabalhos práticos? Colaboraram nas discussões? Atuaram como plateia participativa, crítica e atuante? Criaram um repertório teatral e souberam relacionar a prática teatral com a realidade? Mostraram entendimento sobre o tema trabalhado? Apropriaram-se do conhecimento conceitual? Desenvolveram habilidades práticas necessárias para o trabalho no Teatro de Sombras?

Sobre a atuação do professor: 

Consegui alcançar os objetivos da proposta? Propiciei momentos de reflexão e crítica sobre a importância do teatro na compreensão de nossa cultura? Consegui mediar a relação afetiva, altruísta e colaborativa dos estudantes? Foi possível perceber entendimento dos conceitos do Teatro de Sombras, dentre outros conceitos? Proporcionei momentos de interação e participação dos alunos em sala? Ampliei o repertório de ações dramáticas dos alunos, através de diferentes ações relacionadas às técnicas de projeção de imagem? Relacionei teoria e prática de forma a ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o Teatro de Sombras? Consegui auxiliar na evolução do manuseio dos aparatos cênicos e na compreensão do jogo de luz e sombra? Organizei-me a ponto de realizar todas as atividades previstas no planejamento? Soube conduzir as aulas, mediando as discussões com clareza? Posicionei-me, opinando, instigando os estudantes a terem atitudes e posicionamentos? Soube aproveitar o material criativo oferecido pelos estudantes, de forma a enriquecer meu trabalho? De que forma eu venho construindo e me apropriando do conhecimento? Que tipo de relação quero ter/tenho com meus alunos? Qual a maneira mais produtiva para se construir conhecimento em sala de aula?

Recursos Materiais:

Data show, aparelho de som e CDs, textos, tecido, jogos e objetos cênicos, 1 caixa de papelão, 1 folha de cartolina guache preta, 1 folha de cartolina branca comum, 1 régua, 1 cola branca, tesoura, estilete, lápis grafite, palitos de churrasco, uma lanterna ou vela, papel crepom, papel celofane, papel cartão, faca, grampos, plásticos coloridos, Fios de nylon (linha de pescar), elásticos, arames de flores, lâmpadas (com soquetes, fio e tomadas para serem ligadas), pedaços

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 3: Teatro de sombras 1

de tecido, madeira, papel vegetal, tachinhas, pregos de 1,5 cm, martelo.

Aula 1

“O que caracteriza a maioria desses trabalhos é o afastamento da estética realista-naturalista. De fato, a reprodução da realidade já não estimula os artistas que fazem Teatro de Sombras. Interessa a recriação do real e por isso se percebe o predomínio de três modalidades nos processos criativos: a sombra de silhuetas recortadas em diversos tipos de materiais; a sombra obtida com objetos tridimensionais; e as sombras corporais. É comum os grupos misturarem propositalmente essas modalidades.”

http://www.ceart.udesc.br/ppgt/revista_moin_moin_9.pdf

Conteúdo:Conceito e origem do Teatro de Sombras

 Expectativas de aprendizagem: Compreender o conceito de Teatro de Sombras. Conhecer as diversas formas de se trabalhar com o Teatro de

Sombras. Entender as técnicas básicas para a projeção de sombras e de

representação por meio dela.

Atividades: A proposta desta aula é discutir sobre os conceitos e origens do Teatro de Sombras; para isso, antes da aula leia os textos no anexo 1. (Todo anexo encontra-se disponível nos ícones dispostos no final da aula)

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 4: Teatro de sombras 1

Apresente o slide do anexo 2 e faça uma explanação dos conceitos, características e contextualize o slide com o conteúdo do material estudado. Feito isso, divida a turma em pequenos grupos, divida também o texto anexo em 3 partes e distribua uma parte para cada grupo.Os grupos deverão fazer a leitura de sua parte, debaterem entre si e, após algum tempo, peça para improvisarem uma forma diferente de apresentar o texto para a turma. Pode ser por dramatização de uma cena, contação de história, história em quadrinho etc., desde que consigam expressar as ideias principais do texto. Após as apresentações, reúna os grupos e inicie o debate.Avaliação:1 - Qual é a história mostrada pelos grupos? Passe por todos para que discutam o texto na íntegra.2 - De acordo com o que foi mostrado, definam o que é Teatro de Sombras.3 - Quais são as principais características do Teatro de Sombras?4 - Quais as características e diferenças do Teatro de Sombras oriental (China, Índia, Indonésia e Turquia) com o ocidental?5 - Os grupos conseguiram transmitir a ideia principal do texto?6 - O que poderia ser melhorado?7 - Ficou alguma informação que consideram importante sem apresentar?8 - Qual a importância do Teatro de Sombras como atividade humana?

Para saber mais:http://ocoletivociganos.wordpress.com/revista-eletronica/reflexoes-sobre-%E2%80%9Co-ator-sombrista%E2%80%9D-de-um-teatro-de-sombras-tradicional-para-um-teatro-de-sombras-contemporaneo/http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-teatro-de-sombrashttp://www.ceart.udesc.br/ppgt/revista_moin_moin_9.pdf

ANEXOS:

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 5: Teatro de sombras 1

Anexo 1: "Alumbramentos de um corpo em sombras", "A pré-expressividade no trabalho do ator no Teatro de Sombras" e "Teatro de Sombras: história e características"

Anexo 2: http://pt.slideshare.net/complementoindirecto/o-teatro-de-sombras

Anexo 3: http://www.lenderbook.com/sombras/

Aula 2

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 6: Teatro de sombras 1

http://muquiraninhas.com.br/teatro-de-sombras-com-as-maos-para-criancas/

A simples projeção da silhueta de uma mão proporciona a construção e composição de imagens poéticas e oníricas. Experiências com a criação de silhuetas através do corpo já foram experimentadas por diversos grupos e companhias do mundo todo e este é um campo ainda muito fértil para pesquisas técnicas e estéticas em formas animadas.

http://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/02/teatro-de-sombras-com-as-maos/

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 7: Teatro de sombras 1

Conteúdo:Sombras com as mãosExpectativas de aprendizagem:

Que os alunos percebam que as sombras variam de acordo com a posição da luz

Que sejam capazes de relacionar o conhecimento construído com outras situações do cotidiano.

Deverão utilizar suas mãos como material criativo na elaboração e projeção de imagens.

Será importante que experimentem várias possibilidades de produção de imagens com o jogo luz e sombra.

Atividades:

O intuito com esta aula é desenvolver o Teatro de Sombras com as mãos. Para isso, peça para os estudantes levarem uma lanterna para a aula. Leve uma caixa de velas, caso não levem o material solicitado. Conduza-os para um local escuro, que não tenha produto inflamável ou papel. Fique atento às velas para não incendiarem o local. Passe os três vídeos dispostos no anexo ao final da aula.Comente sobre os vídeos assistidos, faça a contextualização, explique sobre a importância da luz na criação e projeção das imagens; comente que há várias dinâmicas de projeção e que elas dependem da distância entre o objeto projetado e o local da projeção. As mãos formam imagens muito interessantes que, ao olharmos naturalmente, não visualizamos exatamente o que é criado com o jogo de luz na sombra. Por isso, peça para explorarem ao máximo as possibilidades de formar imagens de sombras. Projete diversos exemplos de imagens (seguem, anexas, algumas imagens). Peça para acenderem suas lanternas na sala escura e produzirem um foco de luz na parede.

Eles podem, após experimentarem individualmente, começar a interagir com as sombras dos colegas. Após algum tempo de experimentação coletiva, divida a turma em grupos de três ou quatro integrantes. Dê uns quinze minutos para pensarem em uma história e experimentarem na sombra como será a representação da mesma. Ao término, os grupos apresentarão o que conseguiram produzir para a turma. Você pode, ainda, seguir as instruções sugeridas no site constante do anexo 2. Em círculo, faça a avaliação.

Avaliação:

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 8: Teatro de sombras 1

1 - Como a posição do foco de luz interfere na produção de sombras?2 - O que foi preciso fazer para alternar os tamanhos das sombras?3 - Foi possível interagir com a sombra do colega?4 - O que foi preciso fazer para que as sombras parecessem vivas ou reais?5 - Por que fazer sombras com as mãos pode ser considerada uma atividade teatral?6 - Conseguiram construir cenas coerentes? Ficaram somente na experimentação?7 - Quais semelhanças podem ser observadas nos vídeos?

Para saber mais:

http://muquiraninhas.com.br/teatro-de-sombras-com-as-maos-para-criancas/

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 9: Teatro de sombras 1

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7833

Para saber mais:http://formasanimadas.wordpress.com/2010/08/02/teatro-de-sombras-com-as-maos/

ANEXOS

Anexo 1:

https://www.youtube.com/watch?v=Q3wnpbnxa_Ihttps://www.youtube.com/watch?v=2ZGW2jP8xl4https://www.youtube.com/watch?v=vUmqRA_PdoU

Anexo 2:

http://www.ehow.com.br/instrucoes-teatro-sombras-maos-como_64327/

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 10: Teatro de sombras 1

Aula 3

http://poeticasdavoz.ufsc.br/espetaculos/

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 11: Teatro de sombras 1

“No Teatro de Sombras, o animador é simultaneamente criador e espectador das sombras que projetam seu corpo, a silhueta ou o objeto que anima”. (CASTILLO: 2005)

Conteúdo:Sombras com o corpoExpectativas de aprendizagem:

Que o aluno saiba utilizar seu corpo como objeto expressivo no Teatro de Sombras.

Que ele tenha noção de como lidar com as questões de espaço, ação e silhueta, ao mesmo tempo, dentro da composição plástica das cenas.

Que possa perceber o jogo de sombra e luz na elaboração imagética de seu corpo.

Atividades:

A proposta desta aula é experimentar as diversas formas de se produzir uma imagem na sombra. Para a aula, providencie o material necessário para a projeção de sombra (um tecido grande, branco, uma luz, abajur, vela etc), assim como um ambiente escuro e balões.Apresente os três vídeos disponíveis no anexo ao final da aula e discuta com eles sobre as projeções corporais, as silhuetas e as formas que os corpos podem construir no Teatro de Sombras. Após a discussão, peça para andarem pela sala escura e projete a luz necessária. Eles devem procurar a sombra deles, projetada, e buscar formas com as mesmas. Posteriormente, distribua balões para que os incorporem à imagem deles. Quando já tiverem experimentado bastante a atividade individualmente, diga para interagirem com as sombras dos outros.

1 - Simulem um jogo de futebol (mas cada um deve ficar de olho na sua sombra).2 - Simulem uma luta de espadas (podem utilizar os balões)3 - Simulem pessoas varrendo (cuidado para que a silhueta fique o mais clara possível)4 - Simulem animais brigando.

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 12: Teatro de sombras 1

http://vipertdblog.blogspot.com/2012/04/loool-uma-vaca-de-patinete.html

Após as experimentações, divida a turma em grupos e estes devem treinar as ações acima citadas e apresentar para os outros grupos. Quando todos apresentarem as ações propostas, solicite que criem uma história com início, meio e fim com uma das ações (simulação de briga de animais, por exemplo. Eles devem pensar onde estão, o que estão fazendo, como chegaram lá e para onde irão depois). Quando as histórias estiverem prontas, mostrá-las à plateia. A cena deve ser realizada atrás do tecido branco. A luz deve ser projetada por trás dos estudantes.

O objetivo é que construam cenas com o corpo, sem a utilização da fala, mas pode haver sons; que explorem ao máximo seus corpos como material criativo para a cena.

Ao final da aula, proponha que assistam ao vídeo: Vivência no teatro de sombras para a próxima aula.

Avaliação:

1 - O que acharam dos vídeos apresentados?2 - O que mais lhe chamou a atenção?3 - Como foi criar a sombra com seu corpo?4 - Fale sobre a atividade de criar as ações e ao mesmo tempo prestar atenção na sombra.5 - Quais características são necessárias para se fazer Teatro de Sombras com o corpo?

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 13: Teatro de sombras 1

6 - As histórias apresentadas tiveram coerência?7 - Conseguiram projetar a história de forma que todos compreendessem?

Para saber mais:http://www.ceart.udesc.br/ppgt/revista_moin_moin_7.pdf

Vivência no Teatro de Sombras:

http://www.youtube.com/watch?v=5SGA339qwYU&list=PLAEC87BF232E05034#aid=P-cnafwp6tU

http://www.youtube.com/watch?v=4xY0PBfInZY&list=PLAEC87BF232E05034

http://www.youtube.com/watch?v=7awMPQxUD7U&list=PLAEC87BF232E05034

CASTILLO, Domingo. Hágase La sombra! In: La sombra desvelada: um viaje por El teatro de sombras. 1ª Edición. Zaragoza: Imprenta Provincial de Zaragoza, 2004.

ANEXOS

Anexo 1:

1 - http://www.youtube.com/watch?v=BGYlwYKolRc#aid=P-OBMz4CG7w

2 - http://www.youtube.com/watch?v=Ned6eeCGl4A

3 - http://www.youtube.com/watch?v=Su1Kip-_-n8

Aulas 4 e 5

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 14: Teatro de sombras 1

http://www.cofaloo.com/2011/07/como-fazer-um-teatro-de-sombras.html

"Personagens, objetos e cenários, concebidos em suas formas mais típicas, tem uma elaborada e demorada confecção" e “Sempre utilizando o jogo de luz e sombra”.

http://www.festivalsaci.com.br/2014/haze_portfolio/contos-de-sombra-e-luz-agosto/

http://www.pinterest.com/pin/225954106279691166/

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 15: Teatro de sombras 1

Conteúdo:Construindo cenáriosExpectativas de aprendizagem:

Que os alunos possam aprender a construir seu próprio instrumento de trabalho.

Que desenvolvam habilidades práticas de criação de cenário para o Teatro de Sombras.

Que possam conceber o espaço cênico de suas experimentações, pelo menos em dois modelos diferentes.

Atividades: A proposta da aula é experimentar fazer sombras com o corpo. Inicie projetando os dois vídeos do Youtube, disponíveis no anexo.Explique os vídeos; um trata da construção de um mini teatro para as experimentações com sombra. O outro consiste nas experimentações do grupo de Teatro de Sombras, "Alumbramentos".Materiais para o primeiro cenário:1 caixa de papelão, 1 folha de cartolina, guache preta, 1 folha de cartolina branca comum, 1 régua, 1 cola branca, tesoura, estilete, lápis grafite, palitos de churrasco, uma lanterna ou vela, papel crepom e papel celofane.Modo de fazer o cenário 1: Siga os passos do vídeo 1 para a construção do primeiro cenário.Atenção! Você pode dividir a turma em dois grupos; cada grupo faz um tipo de cenário.Materiais para o segundo cenário:Papel cartão ou cartolina, Tesouras, Faca, Grampos, Cola, Plásticos coloridos, Papel celofane colorido, Fios de nylon (linha de pescar), Elásticos, Arames de flores, Lâmpadas (com soquetes, fio e tomadas para serem ligadas), Pedaços de tecido, Madeira, Papel vegetal, Tachinhas, Pregos de 1,5 cm, Martelo.Modo de fazer o cenário:O Teatro de Sombras passa-se em uma armação que deverá ser montada numa altura razoável para que se possa permanecer sentado durante a representação. Assim, montar com madeira fina (ripas) o perfil do teatro, que deverá ter 1,40 m de altura por 90 cm de largura.

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 16: Teatro de sombras 1

http://docontoaoencanto.blogspot.com.br/2010/05/teatro-de-

sombras.html

Cubra a frente e as laterais com tecido que pode ser de um algodão bem colorido e barato, de forma que fique como uma caixa de tecido preso pelos preguinhos ou mesmo tachinhas pelo lado de dentro. Na parte da frente há uma janela, de aproximadamente 80 cm de comprimento pela mesma medida de largura. Esta janela deverá ser recoberta com tecido tipo gaze branca transparente, ou com papel vegetal da mesma largura; ela deve ser presa pelo lado de dentro com as tachinhas. A janela poderá ser enriquecida, fazendo com tecido de uma só cor uma cortina pelo lado de fora do teatrinho.Para garantir o efeito de sombra desejado, o cenário do teatrinho deverá estar localizado próximo a um ponto de luz e deverá ser montado a cerca de 1 metro de onde será colocada a lâmpada. Esta deverá ser colocada atrás do teatrinho, de modo a ficar exatamente na altura da janela; para esse efeito ideal, é conveniente utilizar lâmpada de 150 Watts transparente. A sala onde se fará o teatrinho deverá estar absolutamente escura quando começar a encenação e os educadores deverão ter o cuidado de trocar os bonecos de sombras e manter suas cabeças abaixo da luz, pois dessa maneira não atrapalharão o efeito desejado do teatro. Texto de orientações retirado do blog encontrado no anexo 2.Cuidado com a utilização de materiais pontiagudos ou que venham a oferecer perigo aos estudantes! Deixe que façam o que não oferece risco e o restante faça você mesmo, para evitar qualquer problema.Avaliação: 1 - Todos participaram da elaboração dos cenários?

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 17: Teatro de sombras 1

2 - Qual a sensação de produzir o cenário?3 - O que mais chamou a atenção nos vídeos apresentados?4 - Quais são os dois elementos essenciais necessários no Teatro de Sombras (Sombra e luz)? Por quê?

Para saber mais:http://www.ceart.udesc.br/ppgt/revista_moin_moin_9.pdf

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264

ANEXOSAnexo 1: Vídeo 1 - http://www.youtube.com/watch?v=BUqpQVbEX9M

Vídeo 2 - http://www.youtube.com/watch?v=jGvGz3L-X58

Anexo 2: http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2012/06/teatro-de-sombras.html

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 18: Teatro de sombras 1

Aula 6

http://www.avidaquer.com.br/teatro-de-sombras-chines/

Conteúdo:Sombras com figuras de papel.Expectativas de aprendizagem:

Utilize sua criatividade para desenhar e produzir os personagens que serão utilizados em sua história.

Compreenda como é realizado o Teatro de Sombras com figuras de papel.

Aprenda a interagir com essa forma de representação cênica.

www.webzinecirandaarte.com.br

As técnicas transmitidas, de geração em geração, trabalham a pele do animal até que esta se torne "transparente" ou se utiliza a seda (tecido) ou o papel. Em outra etapa, a pele, o papel ou a seda são recortados tomando a forma do personagem pretendido e trabalhados a partir da feitura de minúsculos furinhos e recortes por onde a luz passará, projetando a sombra. Algumas peças, de tão transparentes, permitem a passagem de luz e, se trabalhadas em cores, refletem figuras coloridas.

Page 19: Teatro de sombras 1

Atividades:A aula de hoje consiste nas experimentações de projeção de sombras com objetos. Comece contando a história a seguir e peça para prestarem bastante atenção.

Pescando

Um velho pescador estava no seu barco e sente na ponta de sua linha um puxão. Claro! Era um peixe! Bom dia para a pescaria! O velho pescador estava com sorte e já tinha pego um peixe bom. Momentos depois outro puxão, este mais forte que fez o barco balançar. O que seria isso? -pensou o pescador, que não teve nem tempo de responder a si mesmo, quando das águas escuras apareceu uma enorme boca. Uma confusão se seguiu: o dono da boca era um crocodilo que havia mordido o peixe fisgado pelo pescador e agora tentava arrancar sua presa da linha, balançando o barco. 

Espertamente o pescador, por alguns segundos, conseguiu tirar o peixe fora da boca do crocodilo que, enraivecido, ficou rondando o barco. O pescador, que não era bobo nem nada, pensou rapidinho, tirou a bota e a meia que estava usando e os colocou no anzol. Como o dia era quente e a bota fechada, o aroma naturalmente não era dos melhores. E ele jogou a bota na água e o crocodilo, pensando que se tratava do peixe que lhe seria restituído, engoliu a bota de uma só vez.

O pescador esperto cortou a linha de sua vara e ficou observando o crocodilo, mastigando a bota, não gostando nadinha do sabor, enquanto ia se afastando, cada vez mais do velho pescador, que não parava de rir.

Após a leitura do texto, dialogue com eles; pergunte sobre a história, qual é o conflito, onde se passou a história, quem são os personagens e quais as características deles.

Montagem dos personagens:

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 20: Teatro de sombras 1

 

http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2012/06/teatro-de-sombras.html

"Em cartão grosso recortar o barco, o pescador, o peixe, a bota e a boca do crocodilo, conforme a ilustração acima. As mandíbulas do crocodilo são cortadas separadamente e depois furadas no local indicado e, presas por uma tachinha, são fixadas nos dedos do ‘ator’ por elásticos. A varinha é feita com palito de churrasco e presa ao peixe com uma linha fina; deve-se fazer outra varinha para usar-se com a bota.

Para fazer-se a encenação preparam-se as sombras, devendo uma pessoa ser o pescador e outra o crocodilo; é recomendado que um do grupo fique responsável por auxiliar na apresentação, [mais precisamente] nas trocas de objetos".

A turma pode ser dividida em grupos de quatro pessoas e cada grupo deverá confeccionar os personagens acima.Texto e imagens retirados do site em anexo 3.

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 21: Teatro de sombras 1

Apresente o vídeo no anexo 1 para auxiliá-los na elaboração das cenas. Apresentação dos alunos:Escolha um grupo para fazer a representação da história contada. Depois da apresentação desse grupo, os participantes dos demais grupos deverão inventar uma outra história com esses personagens para uma pequena e rápida encenação no Teatrinho de Sombras.

Atenção! Para complemento da aula, peça para os estudantes lerem outras histórias e criarem outras personagens para a próxima aula. Sugira o site no anexo 2 que mostra uma outra forma mais simplificada de produzir os personagens.

Avaliação:1 - Como foi a experiência de produção dos personagens?2 - Como foi criar outra história com os mesmos personagens?3 - Conseguiram manipular os personagens de forma a parecerem reais? 4 - Os personagens construídos expressaram algum sentimento em cena? Quais?5 - As histórias criadas tiveram coerência, conflito, meio e fim?

Para saber mais:http://www.youtube.com/watch?v=4D02iHXJKV8

Como fazer Teatro de Sombrashttp://www.youtube.com/watch?v=jGvGz3L-X58

http://www.youtube.com/watch?v=BUqpQVbEX9M

ANEXOS

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 22: Teatro de sombras 1

Anexo 1: http://www.youtube.com/watch?v=4D02iHXJKV8

Anexo 2: http://unawe.passeiopeloceu.org/sombras.html

Anexo 3: http://fabianaeaarte.blogspot.com.br/2012/06/teatro-de-sombras.html

Aula 7

"Teatro de Objetos é quando temos o objeto em si, construído pelo homem, pronto e tomado como tal, em seu volume, peso,

forma, movimentos (ocasionais ou mecânicos) com função definida e que por isso tem claramente um texto. São as suas referências reais que criam as metáforas, sempre ligadas a

situações da vida humana.O teatro de objetos conta uma história, o objeto é um

personagem e nele o ator não interpreta exatamente, mas brinca, joga com o objeto, quase sempre com ironia e muito

humor.Teatro do Objeto-Imagem é o objeto criado pelo

autor/ator/artista ou manipulador como concretização de uma ideia abstrata. Em geral é mais sutil, mais volátil. Não tem

função prática. É uma forma que sintetiza um conceito ou uma emoção. Ao contrário do objeto pronto, o objeto imagem não tem referências claras. O teatro do objeto-imagem não conta história alguma, apenas desperta emoções. A história é a sua

imagem, a sua forma ou seus movimentos e sons.

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 23: Teatro de sombras 1

No teatro do objeto-imagem, a imagem em si sintetiza uma ideia e o ator repassa ao público as emoções que esta

imagem lhe despertam."( Ana Maria Amaral, 1996)

Conteúdo:Sombras com objetosExpectativas de aprendizagem:

Explore, artístico e pedagogicamente, objetos animados no teatro como linguagem específica e como instrumento para a reflexão sobre o fazer teatral.

Trabalhe os princípios específicos do teatro de animação mediados pelos objetos.

Aprenda a criar imagens em sombras com objetos inanimados.

Atividades: Nessa aula nos ateremos no Teatro de Sombras com objetos; por isso, peça para os estudantes levarem diversos objetos para essa aula, incite-os para que busquem os mais inusitados, como: bule, penico, lamparina, pente, bacia etc.

Criando formas – Selecione e junte materiais diversos: isopor, fios, cordas, pedaço de papelão, papel, pedaço de madeira, arame, pedaços de metal, peças de máquinas, sucata industrial, materiais naturais (frutos secos, galhos secos, folhas secas, capim seco, cascas etc.). Se preferir, peça a ajuda dos estudantes para recolher todo esse material. Crie com eles objetos e formas bi e tridimensionais (abstratos ou não). Junte os materiais e una-os amarrando e colando. Logo, peça-os para analisarem seus ângulos, formas, equilíbrios e desequilíbrios, movimentos e estruturas. Este exercício ajuda a explorar as possibilidades da forma. Solicite que façam experimentações de manipulação com estes materiais. Manuseando cada um deles, explorando suas texturas, resistências, sons, formatos, maleabilidades (podendo embolar o jornal, esticar ou enrolar o cordão, etc.). Posteriormente, peça para relacionarem os materiais (aproxime o cordão com o celofane, o tecido com o jornal)

Faça a filmagem da execução do exercício e mostre para eles na próxima aula.

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 24: Teatro de sombras 1

Após essa atividade, passe o vídeo do anexo 1:

Com o término do vídeo, divida a turma em grupos, um a um começa a fazer experimentações com os objetos construídos no Teatrinho de Sombras, explorando possibilidades de projeção de imagem (sombras) desses objetos. Enquanto uns exploram, outros direcionam os colegas nas experimentações.

Avaliação:

1 - O que você percebeu? 2 - Quais texturas e sons vindos do material chamaram sua atenção? 3 - Qual material você teve facilidade e qual você teve dificuldade para manusear?4 - Conseguiram dar vida aos objetos?5 - Conseguiram estabelecer interação entre os objetos?6 - Houve dificuldade na construção de imagem no Teatrinho de Sombras?

Para saber mais:AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. http://books.google.com.br/books?id=InGKrQSeK1AC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

 http://formasanimadas.wordpress.com/2010/11/02/o-que-e-o-teatro-do-inanimado-por-ana-maria-amaral/

ANEXOS

Anexo 1: http://www.youtube.com/watch?v=f5c4Gi1j8I4

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 25: Teatro de sombras 1

Aula 8

"A encenação teatral apresenta-se, então, como uma manifestação artística complexa, em que elementos verbais e não-verbais coexistem em uma espécie de interdependência, pois não deve ser possível dissociá-los durante uma representação."

http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe2/2006-eSSe2-J.M.FERNANDES.pdf

Conteúdo:Criando uma cena de sombrasExpectativas de aprendizagem:

Que os alunos consigam sintetizar os conhecimentos apreendidos nas aulas anteriores.

Expressem-se cenicamente, utilizando as técnicas do Teatro de Sombras.

Desenvolva a criatividade na criação das cenas. Produza um roteiro teatral coletivo.

Atividades: Como já experimentaram muitas formas de Teatro de Sombras propostas nas aulas anteriores, agora chegou a hora de construir cenas para apresentar para os colegas. Divida a turma em grupos de 4 alunos e em coletivo escolham um tema para ser desenvolvido.Escreva em um papel: 1 - Teatro de Sombras com as mãos.2 - Teatro de Sombras com o corpo.3 - Teatro de Sombras com objetos.4 - Teatro de Sombras com desenhos de papel.Recorte-os separadamente, enrole-os e peça para um integrante do grupo retirar o papel. O grupo deverá montar uma cena de acordo com a modalidade que estiver no papel que for retirado. Um dos integrantes de cada grupo formará um novo grupo, o qual se responsabilizará por elaborar um roteiro que inclua as quatro cenas com as modalidades acima citadas. O roteiro deve ser coerente, ter início, meio e fim, sob sua constante mediação. Enquanto esse grupo elabora o roteiro, constrói a história, os demais integrantes dos

www.webzinecirandaarte.com.br

Page 26: Teatro de sombras 1

grupos irão para o laboratório pesquisar sobre o tema escolhido para a montagem. Escolha, na turma, um monitor para se responsabilizar pela pesquisa com as seguintes orientações: A pesquisa deve responder as questões abaixo: 1 - O que é? (Conceito)2 - Quais as características?3 - Onde existe?4 - Onde podemos encontrar perto de nós?Você pode sugerir temas como: abandono, sentimento, família, medo etc. Mas que permaneça o que partir dos estudantes, o que a maioria aprovar.Quando o roteiro estiver pronto, chame os outros que estavam pesquisando para voltarem e, em círculo, inicia-se uma discussão sobre os dados pesquisados. O grupo roteirista apresenta a história para os demais e fala como foi criada e faz as adaptações que surgirem com o debate.Atenção! Não precisa ser um roteiro complexo; pode ser simples e fácil de executá-lo na projeção. Na próxima aula iniciarão as experimentações e montagem. Para a criação das cenas, deverá ser utilizado todo o material construído nas aulas anteriores, inclusive o teatrinho.

Avaliação:

1- Como foi criar um roteiro teatral em grupo?2 - Quais as dificuldades?3 - O roteiro criado tem coerência? Tem início, meio e fim?4 - Qual o conflito do texto?5 - O que precisa ser mudado na história apresentada?6 - Como foi a pesquisa no laboratório? Quais dificuldades encontradas?7 - Conseguiram responder às questões?8 - Conseguiram explanar suas pesquisas com clareza?

Para saber mais:http://dramaturgiasurgentes.com.br/textos.php?t=12

www.webzinecirandaarte.com.br