TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois...

22
TEATRO DO ABSURDO

Transcript of TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois...

Page 1: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

TEATRO DO ABSURDO

Page 2: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a nossa sociedade... Ou será que não?

Page 3: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

•Estamos falando de um teatro que foi criado no século XX e procura representar no palco a crise social que a humanidade vivia.

Page 4: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.
Page 5: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.
Page 6: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.
Page 7: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• O teatro do absurdo utiliza um estilo moderno para a criação de um enredo, dos personagens, do diálogo e dos elementos chocantes do Ilógico, com o objetivo de reproduzir diretamente o desatino e a falta de soluções em que estão imersos do homem e sociedade.

Page 8: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.
Page 9: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

É um tipo de teatro que quase não existe história,

enredo, começo e fim.

Page 10: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• Devemos naturalmente inserir o teatro do absurdo num contexto europeu, pós- Segunda Guerra Mundial.

Page 11: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• Com os escombros deste conflito, emerge também uma identidade fragmentada, despedaçada por uma descrença e cepticismo generalizados: Todos os pilares, nos quais assentava a nossa civilização estavam também reduzidos a pó.

Page 12: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

Politicamente e ideologicamente, o “homem” tinha falhado, já que tanto os sistemas capitalistas democráticos, como as ditaduras, não haviam conseguido evitar a guerra, e, como tal, tinham impedido o “homem” de avançar de forma otimista para a perfeição e progresso ilimitado. Filosoficamente e cientificamente a crença no positivismo tinha falhado, pelas razões já enunciadas anteriormente

Page 13: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• Do ponto de vista religioso, a Homem sentia-se órfão, perdido do ponto de vista espiritual. Que Deus era aquele que permitira tanta atrocidade?

Page 14: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• Podemos dizer que o teatro do absurdo nasce assim de uma reflexão profunda sobre a realidade, sobre o homem, sobre a linguagem e da relação do teatro com todas estas variáveis.

Page 15: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• Para além de proceder a uma crítica à realidade exterior ao próprio teatro, este também vai proceder a um mecanismo de auto refletividade, já que, se as propostas teatrais anteriores e contemporâneas ao conflito mundial (nomeadamente o teatro da linha épica e dramática), faziam parte dessa ordem.

Page 16: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

• Quando falamos de teatro épico, imediatamente associamos a Brecht. Quando falamos em teatro dramático, imediatamente associamos ao Stanislavski. Então, quando falamos em teatro do absurdo, imediatamente lembramos de Samuel Beckett .

Page 17: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.
Page 18: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

•O livro mais conhecido do escritor irlandês: Samuel Beckett (que morou na França por

muito tempo) é “Esperando Godot”

Page 19: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.

Mas quem é Godot??

Page 20: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.
Page 21: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.
Page 22: TEATRO DO ABSURDO. As peças do teatro do absurdo podem ser descritas como surreais também, pois contam histórias que são simplesmente absurdas para a.